• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº. 129, DE 01 DE JULHO DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº. 129, DE 01 DE JULHO DE 2021"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ins tuto Federal do Norte de Minas Gerais

Campus Januária

Fazenda São Geraldo, S/N, Km 06 - Telefone: (38) 3629-4600 CEP: 39480-000 Januária/MG - h p://www.ifnmg.edu.br

EDITAL Nº. 129, DE 01 DE JULHO DE 2021

DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E

CONTINUADA (FIC) - DO IFNMG - CAMPUS JANUÁRIA (CURSO DA ÁREA DA SAÚDE)

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE MINAS GERAIS – CAMPUS JANUÁRIA, por intermédio de seu Diretor-Geral, nomeado pela Portaria nº 1.155, DOU de 15 de dezembro de 2020, usando das atribuições legais que lhe são conferidas pelo art. 13 da Lei nº 11.892, de 29/12/2008, pelo art. 23 do Estatuto do IFNMG, publicado no Diário Oficial da União em 21 de agosto de 2009 e pelo § 6º do art. 82 do Regimento Geral do IFNMG publicado no Diário Oficial da União em 05 de janeiro de 2011, torna público que estão abertas as inscrições para o curso de FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC), ofertados pela Diretoria de Extensão do IFNMG - Campus Januária, realizado sob as normas expressas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Este processo de inscrição é destinado ao preenchimento de vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ano de 2021, na modalidade à distância, conforme especificações no item 1.3.

1.2. Dúvidas e informações acerca dessa seleção poderão ser encaminhadas para o e-mail giuliano.viana@ifnmg.edu.br

1.3. Antes de se inscrever, o candidato deverá observar atentamente as especificações do curso, que estão dispostas no quadro I a seguir:

QUADRO I: CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CUIDADOR DE IDOSOS (CURSO

DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA).

a. Objetivo do Curso: Formar cidadãos com Qualificação Profissional em Cuidador de Idoso com capacidade

técnica, ética, humana e política para atuarem em Instituições de longa permanência, cuidados domiciliares e com as equipes multiprofissionais, estimulando a autonomia do cliente e atuando no processo saúde/doença, desenvolvendo ações de promoção, proteção, recuperação, reabilitação da saúde e prevenção de doenças.

Público

alvo de vagasNúmero Requisitomínimo Modalidade Período derealização

Duração total do

curso Ementa

Comunidade

em Geral - 35vagas Maior de 18anos e ensino

Ensino a

(2)

fundamental

completo a24/09/2021 - O profissional Cuidador de Idosos(funções e mundo do trabalho). Ética, responsabilidades e legislações voltadas ao cuidador formal.

- Processo Envelhecer: Senescência e Senilidade. Alterações comuns no envelhecimento. Independência e Autonomia na Terceira Idade. Patologias mais frequentes. Espiritualidade e religiosidade, atenção e memória, sexualidade, Deficiência e incapacidade; - Atividades de vida diária básica.

2. PERÍODO DO CURSO / LOCAL DE REALIZAÇÃO:

2.1. As informações de período de realização do curso, carga horária, número de vagas, pré-requisitos exigidos e outras informações pertinentes, estão descritas no item 1.3, no quadro de informações destinado ao curso. 2.2. O período de realização definido do curso poderá sofrer alterações de acordo com a necessidade e reorganização do calendário letivo do IFNMG - Campus Januária.

2.3. O curso será vinculado à Diretoria de Extensão do IFNMG - Campus Januária.

3. PÚBLICO ALVO:

3.1. As vagas serão de ampla concorrência, qualquer interessado poderá se inscrever desde que atenda aos requisitos mínimos para inscrição descritos no item 4 deste Edital.

4. REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO:

4.1. Ampla concorrência. 4.2. Ser maior de 18 anos.

4.3. Ser portador de diploma de Ensino Fundamental Completo

5. VAGAS:

5.1. Este Edital visa preencher vagas para curso de Formação Inicial e Continuada com o quantitativo total de 35 (trinta e cinco) vagas, distribuídas de acordo com o quadro I do item 1.3 deste Edital.

5.2. As vagas serão de ampla concorrência, qualquer interessado poderá se inscrever desde que atenda aos requisitos mínimos para inscrição descritos no item 4 deste edital.

(3)

5.3.1. Será gerada uma lista única de inscrição para o curso a partir da data e horário de inscrição.

6. DO CRONOGRAMA:

6.1. Quadro de detalhamento dos eventos e das respectivas datas

QUADRO II - Evento x Data

Evento Data

Publicação da chamada pública 01/07/2021

Recurso contra Edital 02/07/2021

Inscrições pela internet 05/07/2021 as 08:00h até 08/07/2021 as 17:00h

Publicação da lista de candidatos - Pré-classificados 12/07/2021

Recurso - Pré-classificação 13/07/2021

Publicação da lista de candidatos - Final 14/07/2021

Matrícula pela internet 15/07/2021 as 08:00h até 19/07/2021 as 17:00h

Publicação dos matriculados e lista de espera. 23/07/2021

6.2. Todas as informações decorrentes desse processo seletivo, resultado final com a lista de inscritos e classificados até o limite de vagas, serão publicadas no site do IFNMG - Campus Januária

https://www.ifnmg.edu.br/januaria, observando os prazos previstos no quadro acima.

7. DA INSCRIÇÃO

7.1. As inscrições serão GRATUITAS e ocorrerão, exclusivamente, via Internet através das páginas eletrônica: a. Cuidador de Idosos: https://forms.gle/mZXRbrDvy8ANx5Dr8

7.2. No ato da inscrição, via internet, o candidato deverá informar os dados pessoais exigidos no formulário eletrônico.

7.3. Será de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas na Ficha de Inscrição, em observância às normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre a quais não se poderá alegar desconhecimento.

(4)

7.4. O curso será ofertado na modalidade de educação à distância - EAD. As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do interessado, dispondo a Diretoria de Extensão do IFNMG

-Campus Januária o direito de desclassificar deste Processo Seletivo, a qualquer tempo, o interessado que

fornecer dados inverídicos e/ou sem a devida comprovação da veracidade das informações.

8. RECURSO

8.1. Recursos contra este Edital deverão ser enviados, devidamente justificados, para o e-mail:

giuliano.viana@ifnmg.edu.br, dirigido à Diretoria de Extensão do Campus Januária, até às 16h30 do dia 02/07/2021.

8.2. Recursos contra a pré-classificação deverão ser enviados, devidamente justificados, para o e-mail: giuliano.viana@ifnmg.edu.br, dirigido à Diretoria de Extensão do Campus Januária, até às 16h30 do dia 13/07/2021.

8.3. Quanto ao resultado da classificação final, somente será admitido recurso para impugnar erro de procedimento.

8.4. Expostas as razões que ensejam o recurso, este será interposto no prazo decadencial de até 24h (vinte e quatro horas) após a publicação do resultado, dirigido à Diretoria de Extensão do IFNMG – Campus Januária, enviados para o e-mail: giuliano.viana@ifnmg.edu.br

9. DAS MATRÍCULAS:

9.1. O candidato selecionado terá sua matrícula considerada válida se as informações fornecidas no ato da inscrição forem verídicas, confirmadas pelos documentos enviados na matrícula.

9.2. Documentos digitalizados para matrícula:

I - Cédula de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação; II - CPF;

III - Histórico Escolar ou declaração levando em consideração a escolaridade mínima exigida para o curso, de acordo item 4.

9.3. Os 70 (setenta) primeiros candidatos classificados, conforme edital de convocação a ser publicado,

deverão enviar os documentos exigidos no item 9.2, acessando o link do formulário eletrônico abaixo:

a) Cuidador de Idosos: https://forms.gle/MWR5bwvQY8TYhtgr5

9.4. Ressalta-se, quanto ao exigido no subitem 9.3, que inicialmente será analisada a documentação somente daqueles classificados dentro do limite de vagas, ficando os demais convocados como integrantes de cadastro de reserva, observando a qualquer tempo, se a documentação apresentada está de acordo com os critérios e leis que regem esse processo seletivo.

9.4.1. Os documentos deverão ser enviados no formato pdf ou jpeg e o nome dos arquivos deverão conter o nome do candidato.

9.5. O candidato que não apresentar a documentação em conformidade com o exigido neste edital estará

automaticamente desclassificado.

9.6. Para envio dos documentos é necessário que o candidato tenha uma conta no gmail.

9.7. Antes do início do curso o candidato receberá um e-mail ou mensagem via WhatsApp para acesso ao ambiente virtual.

(5)

10. DO MATERIAL DIDÁTICO

10.1. O material didático será elaborado e/ou disponibilizado única e exclusivamente em formato eletrônico -pelo professor responsável -pelo curso.

11. DA CERTIFICAÇÃO:

11.1. A certificação do curso será devida ao aluno que apresentar ao final do período letivo, aproveitamento mínimo de 60%. (Sessenta por cento).

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

12.1. Serão incorporadas a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer retificações que vierem a ser publicadas pelo IFNMG - Campus Januária.

12.2. Perderá o direito à vaga o candidato que deixar de acessar, até a segunda semana letiva do curso, a sala virtual disponibilizada pelo professor do curso.

12.3. Não será permitido o trancamento de matrícula durante o curso e nem o aproveitamento de estudos anteriores com o objetivo de dispensa de componente(s) curricular(es).

12.4. O IFNMG- Campus Januária reserva-se o direito de não oferecer o curso que não preencher o mínimo de 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas.

12.5. Este Edital é válido apenas para as vagas disponíveis para este Edital de Chamada Pública.

12.5.1. A lista de espera não gera expectativa de direito a chamadas posteriores nem ingresso a qualquer outro curso ora oferecido ou que venha a ser ofertado pelo IFNMG - Campus Januária.

12.6. A qualquer tempo, este Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito de indenização de qualquer natureza aos diretos interessados ou a outros terceiros.

12.7. Os casos não previstos ou dúvidas suscitadas, quando da aplicação desta Chamada Pública, serão deliberados e/ou dirimidas pela Diretoria de Extensão do IFNMG - Campus Januária.

Emanoelito Fernandes Vieira Júnior Diretor-Geral

Documento assinado eletronicamente por Emanoelito Fernandes Vieira Junior, Diretor(a) Geral, em 01/07/2021, às 10:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do

Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site

h p://sei.ifnmg.edu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0877464 e o código CRC D4B1478B.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

The presence of cellulose acetate contributed considerably to the increase of specific surface area in carbonized samples comparing with HPC derived samples.

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,