• Nenhum resultado encontrado

235 Medicina Veterinária - Palotina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "235 Medicina Veterinária - Palotina"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NÚCLEO DE CONCURSOS

Edital n° 09/2016 – UOVR/COPAP/NC/PROGRAD / UFPR

Prova Objetiva – 16/10/2016

INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINO DECLARANDO QUE LI E COMPREENDI AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

ORDEM

235 – Medicina Veterinária - Palotina

INSTRUÇÕES

1. Confira, acima, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das

questões, confira a numeração de todas as páginas. 3. A prova é composta de 20 questões objetivas.

4. Nesta prova, as questões objetivas são de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas

perguntas aos aplicadores de prova.

6. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

7. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação.

8. Não serão permitidos empréstimos, consultas e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato. 9. A duração da prova é de 4 horas. Esse tempo inclui a resolução das questões e a

transcrição das respostas para o cartão-resposta.

10. São vedados o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de

registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas, relógios com calculadoras, relógios digitais, telefones celulares, tablets, microcomputadores portáteis ou similares, devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. São vedados também o porte e /ou uso de armas, óculos ou de quaisquer acessórios de chapelaria, tais como boné, chapéu, gorro ou protetores auriculares. Caso alguma dessas exigências seja descumprida, o candidato será excluído do concurso.

11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para entregar o caderno de prova e o cartão-resposta.

12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo

.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas

Conhecimentos

Específicos

 ... RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 02 - 07 - 12 - 17 - 03 - 08 - 13 - 18 - 04 - 09 - 14 - 19 - 05 - 10 - 15 - 20 -

(2)
(3)

01 - As tênias são cestódeos que em sua fase adulta habitam o intestino delgado de seus hospedeiros definitivos e na sua fase larval os tecidos de seus hospedeiros intermediários. Baseado nesse fato, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Taenia solium. 2. Taenia saginata. 3. Echinococcus granulosus. 4. Multiceps multiceps. ( ) Cysticercus cellulosae. ( ) Hidátide. ( ) Cysticercus bovis. ( ) Coenurus cerebralis.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.

a) 2 – 3 – 1 – 4. b) 3 – 4 – 2 – 1. ►c) 1 – 3 – 2 – 4. d) 2 – 4 – 1 – 3. e) 1 – 2 – 4 – 3.

02 - Na intoxicação por enxofre em bovinos, qual é a lesão primária observada no sistema nervoso central?

►a) Necrose da substância cinzenta do telencéfalo.

b) Necrose da substância branca do telencéfalo.

c) Desmielinização.

d) Hipoplasia do cerebelo.

e) Porencefalia.

03 - Assinale a alternativa que apresenta uma doença cutânea considerada uma dermatose autoimune.

a) Atopia.

►b) Pênfigo.

c) Fotodermatite.

d) Dermatite secundária a picada de pulgas.

e) Urticária.

04 - A partir de informações obtidas na anamnese e exame físico, muitas vezes é possível determinar a localização anatômica da afecção, aumentando a chance de sucesso do diagnóstico. Assim, considere as informações a seguir, obtidas a partir da anamnese:

Um canino, macho, 6 anos, é trazido ao hospital veterinário com queixa de diarreia há 2 meses. O proprietário relata que as fezes do animal estão pastosas, e frequentemente com melena. Defeca cerca de 3 vezes por dia, com volume fecal normal a aumentado. Relata também perda de peso progressiva. Nega dor ou dificuldade para defecar.

O local provável da afecção é:

a) o intestino grosso. ►b) o intestino delgado. c) a próstata.

d) o estômago e intestinos delgado e grosso.

e) todo intestino delgado e grosso.

05 - Acerca da correta aplicação da semiotécnica permite identificar alterações no interior de órgãos e cavidades, assinale a alternativa correta.

a) Durante a auscultação, a presença de crepitação em campos pulmonares é compatível com efusão pleural.

b) Durante a percussão, a presença de som maciço em terço ventral do tórax é compatível com enfisema pulmonar.

c) Durante a palpação abdominal, o teste do baloteamento (ou prova da ondulação ou sinal de piparote) quando positivo indica a presença de gás na cavidade abdominal.

►d) Durante a auscultação, a presença de crepitação em campos pulmonares é compatível com edema pulmonar.

e) Durante a auscultação, o abafamento de sons cardíacos e pulmonares é compatível com edema pulmonar.

06 - O termo hipersensibilidade é aplicado para designar uma resposta imune adaptativa que ocorre de forma exagerada. As reações de hipersensibilidade podem ser produzidas por vários antígenos e variam de um indivíduo para outro. Coombs e Gell classificaram as reações de hipersensibilidade em quatro formas, tipos I, II, III e IV. Os três primeiros tipos são mediados por anticorpos enquanto o quarto é mediado primariamente por células T e macrófagos.

Em relação ao tema, assinale a alternativa que apresenta a sequência dos eventos durante uma reação de hipersensibilidade do tipo I ou imediata.

a) O alérgeno é processado por células apresentadoras de antígeno e, em seguida, se liga aos mastócitos e os basófilos.

►b) O alérgeno se liga à IgE fixada em mastócito ou em basófilos.

c) O alérgeno é processado por células apresentadoras de antígeno e, em seguida, se liga aos receptores de histamina.

d) O alérgeno se liga à IgE circulante, e o complexo IgE-alérgeno se liga ao mastócito. e) O alérgeno se liga à IgA circulante, e o complexo IgE-alérgeno se liga ao mastócito.

(4)

07 - Um inquérito soro epidemiológico para a detecção de anticorpos contra rubéola detectou 50 pacientes positivos. O clínico geral diagnosticou a rubéola em 70 pacientes, dos quais 30 foram positivos também na sorologia. Com base nos dados, assinale a alternativa correta.

a) A sensibilidade da sorologia foi de 60%.

b) A especificidade do médico em excluir a rubéola foi de 50%.

►c) A sensibilidade do médico em detectar a rubéola foi de 60%. d) O valor preditivo positivo da sorologia foi de 42,9%.

e) O valor preditivo negativo da sorologia foi de 88,9%.

08 - A epidemiologia analítica é feita utilizando-se diferentes tipos de estudos. Em relação a esses tipos de estudos, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Ensaio clínico randomizado. 2. Estudo de caso-controle. 3. Estudo de coorte. 4. Estudo seccional.

( ) A associação entre a ingestão de bebida alcóolica e câncer de estômago foi testada. Para tanto, foram selecionados dois grupos. O primeiro grupo era formado por pessoas com histórico de ingestão de bebidas e o grupo controle foi formado por pessoas que não ingeriam bebidas alcoólicas. Foram acompanhados durante 30 anos.

( ) Um estudo foi feito para testar a eficácia de uma nova vacina.

( ) Foi testada a associação entre o cigarro e o câncer de pulmão. Para tanto foram selecionados dois grupos: grupo de pessoas com câncer de pulmão e grupo controle, composto por pessoas sem câncer de pulmão. ( ) Um estudo para verificar a associação entre a desnutrição e a

leishmaniose visceral foi realizada em um vilarejo. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 3 – 4. b) 3 – 4 – 2 – 1. c) 1 – 4 – 3 – 2. ►d) 3 – 1 – 2 – 4. e) 2 – 3 – 4 – 1.

09 - Os indicadores de saúde são ferramentas importantes para demonstrar a qualidade de vida de uma população. Assinale a alternativa que explica corretamente o indicador citado.

►a) O coeficiente de mortalidade geral demonstra o risco que o indivíduo corre de morrer morando em determinado local em determinado período.

b) O índice de mortalidade proporcional por causa demonstra o risco que o indivíduo corre de morrer morando em determinado local em determinado período.

c) O coeficiente de mortalidade infantil é calculado utilizando o número de crianças mortas com menos de um ano dividido

pelo número de crianças até um ano de idade.

d) O coeficiente de letalidade demonstra o risco que o indivíduo corre de morrer por uma doença morando em determinado

local em determinado período.

e) O coeficiente de morbidade prevalente se refere ao número de novos doentes dividido pelo número da população exposta

ao risco dividido pelo número da população total.

10 - Os anti-inflamatórios não esteroidais promovem ações periféricas e sobre o sistema nervoso central. Perifericamente apresentam ação anti-inflamatória, analgésica, antiendotóxica e antitrombótica. No sistema nervoso central, apresentam ação antipirética e analgésica. Em relação ao mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esteroidais e suas ações farmacológicas, assinale a alternativa correta.

a) A ação analgésica periférica se deve ao aumento dos níveis de PGE2 nos receptores nociceptivos.

b) A ação antiendotóxica se deve à inibição dos receptores das prostaglandinas.

c) A ação antitrombótica se deve à elevação dos níveis de tromboxana A2.

►d) A ação anti-inflamatória se deve à inibição da enzima ciclooxigenase. e) A ação antipirética se deve à redução dos níveis de PGF2α no hipotálamo.

11 - Em 1948, Ahlquist propôs a existência de dois diferentes tipos de receptores adrenérgicos de acordo com os efeitos simpaticomiméticos, que foram denominados de receptores α e β-adrenérgicos. Atualmente são conhecidos vários subtipos de receptores α e β. Os fármacos podem atuar diretamente sobre os receptores, podendo ser considerados agonistas ou antagonistas dos receptores adrenérgicos. Em relação ao fármaco e sua ação sobre os receptores adrenérgicos, assinale a alternativa correta.

a) A fenilefrina é um antagonista α1-adrenérgico. ►b) O salbutamol é um agonista β1-adrenérgico.

c) O isoproterenol é um antagonista β-adrenérgico.

d) A fenoxibenzamina é um agonista α-adrenérgico.

(5)

12 - Os fármacos colinomiméticos podem ser classificadas segundo a sua ação em colinomiméticos de ação direta e colinomiméticos de ação indireta. Os colinomiméticos de ação indireta mimetizam as ações da acetilcolina através da inibição da enzima colinesterase, responsável pela degradação da acetilcolina. É um exemplo de fármaco colinomimético de ação indireta:

►a) Organofosforado.

b) Atropina.

c) Betanecol.

d) Homatropina.

e) Muscarina.

13 - Considere as seguintes afirmativas:

1. Dois bens são ditos complementares se um decréscimo no preço de um deles provoca um acréscimo na demanda do outro.

2. Dado que “preço x qualidade” nos dá a Receita Total, é realmente fácil ver que se a demanda é inelástica, um declínio no preço leva a um decréscimo na mesma.

3. Quanto maior a essencialidade de um bem ou serviço, mais inclinada será sua curva de demanda.

4. Qualquer bem ou serviço deliberadamente consumido por uma família proporciona utilidade: quanto maior a taxa de consumo, maior a utilidade marginal associada ao consumo daquele bem.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

►c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

14 - A perda de detalhes do exame radiográfico abdominal em cão pode ter como possível causa:

a) Jejum alimentar.

►b) Efusão peritoneal.

c) Animal idoso.

d) Presença de gás livre em abdome.

e) Presença de gás em alças intestinais.

15 - A suinocultura é uma atividade de grande expressão na economia brasileira, dada sua relevância como atividade produtora de alimento de excelente qualidade para a nossa população e para os países exportadores. Com relação a essa atividade, assinale a alternativa correta.

a) A suinocultura na região Sul do Brasil é praticada atualmente principalmente por produtores independentes, visto que estes têm liberdade para escolher a genética, a assistência técnica e a nutrição utilizada, aliado a menor impacto das oscilações do mercado para comercialização de seus produtos.

b) Os índices de produtividade dos suínos no Brasil são muito baixos quando comparados com países como EUA e países

da União Europeia. Isto ocorre porque a atividade suinícola encara desafios sanitários de difícil resolução e apresenta patógenos que não existem em outros países, como o vírus da diarreia epidêmica suína (PEDv).

c) As genéticas utilizadas pelos sistemas de produção tecnificados de suínos destinados ao abate são puras, o que garante

maior produtividade dos animais e maior rendimento para a atividade.

►d) As granjas destinadas a produção de leitões para a comercialização denominam-se Unidades Produtoras de Leitões, e utilizam-se da prática da inseminação artificial na reprodução. Esta técnica confere várias vantagens, como melhoramento genético dos rebanhos, maior aproveitamento dos reprodutores e melhor controle sanitário.

e) A eficiência reprodutiva dos rebanhos suinícolas pode ser estimada pelo número de leitões desmamados por porca por

ano. Para este índice, granjas bem manejadas e com boa genética apresentam como meta o valor de 20 leitões desmamados/porca/ano.

16 - A ensilagem e a fenação são importantes formas de conservação de forragem para períodos de escassez de alimentos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

a) A produção de silagem não depende do teor de água da forrageira escolhida, uma vez que o processo é essencialmente

bioquímico, baseado na fermentação anaeróbica.

b) Uma vez que a produção de feno é basicamente dependente do processo de desidratação, a fenação não tem relação

com atividade bioquímica, mas sim com a ação física que assegure a evaporação da água.

c) O substrato prioritário na fermentação das silagens são as proteínas, as quais sofrem proteólise pela ação microbiana de

bactérias fermentadoras.

d) As roçadeiras são máquinas recomendadas para efetuar o corte da forragem para a fenação, uma vez que trituram a planta em múltiplos pedaços facilitando a desidratação.

►e) O processo básico de ensilagem e fenação não melhora o valor nutricional original das forrageiras utilizadas na conservação.

(6)

17 - Os alimentos utilizados na nutrição animal normalmente devem ter seus componentes nutricionais analisados antes de serem fornecidos aos animais. Um dos objetivos dessa análise é permitir a formulação de dietas que atendam às exigências nutricionais dos diferentes animais. Considerando a análise dos nutrientes dos alimentos, assinale a alternativa correta.

a) Os rendimentos energéticos dos carboidratos e lipídeos se equivalem ao serem oxidados no processo metabólico da digestão, sendo as principais fontes de energia para os animais.

b) Os alimentos classificados como concentrados se caracterizam por apresentarem alto teor de proteína, fibra e energia.

►c) Enquanto a energia digestível representa a energia bruta do alimento descontada das perdas energéticas nas fezes, a energia metabolizável representa a energia digestível descontada das perdas energéticas na urina.

d) Polissacarídeos como o amido e a celulose são encontrados tipicamente na parede celular dos alimentos de origem vegetal, representando a principal forma energia disponível presente em alimentos como o milho e o trigo.

e) Os nutrientes digestíveis totais dos alimentos são estimados como uma medida absoluta da energia disponível para atender as demandas dos animais.

18 - A nutrição e alimentação dos ruminantes envolvem aspectos metabólicos que não são intrínsecos apenas a essas espécies. Além das mudanças de natureza anatômica no trato digestório, a existência desses animais é fundamentalmente dependente de uma diversificada e complexa simbiose microbiana que os auxiliem na utilização eficiente dos alimentos. Considerando tais questões, assinale a alternativa correta.

a) A maior proporção de concentrado na dieta de ruminantes possibilita um aumento tanto na produção de leiteira quanto na

concentração de gordura do leite produzido.

►b) Os principais ácidos graxos de cadeia curta utilizados como fonte de energia pelos ruminantes são os ácidos acético, propiônico e butírico.

c) A simbiose que ruminantes possuem com microrganismos para degradação dos alimentos ocorre prioritariamente no ceco.

d) Os ruminantes não possuem ação microbiana na degradação do amido. O ataque enzimático proporcionado pelos

microrganismos é específico para os componentes da parede celular, sendo este um dos principais motivos para a evolução dessas espécies.

e) Entre os quatro compartimentos do estômago dos ruminantes, podemos considerar o omaso como o compartimento com

função mais próxima daquela apresentada pelo estômago simples dos não ruminantes.

19 - Sobre reflexos é correto afirmar, EXCETO:

a) Reflexos são respostas estereotipadas a estímulos específicos.

b) Um decréscimo na amplitude de um reflexo em um lado do corpo sugere que o arco reflexo está danificado naquele lado.

c) O arco reflexo inclui uma via aferente e uma via eferente.

►d) Reflexos espinhais não podem ser influenciados por atividade cerebral.

e) Todos os reflexos espinhais envolvem excitação de um grupo de neurônios motores e inibição de outro grupo, geralmente

os neurônios motores que inervam os músculos antagonistas. Esse padrão de resposta, embora primitivo, é referido como inervação recíproca ou inibição recíproca.

20 - Numere as glândulas endócrinas na coluna da direita de acordo com seu hormônio correspondente na coluna da esquerda. 1. Cortisol. 2. Ocitocina. 3. Estrógeno. 4. Melatonina. ( ) Glândula pineal.

( ) Hipófise (ou pituitária) posterior. ( ) Gônadas.

( ) Córtex da adrenal.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3 – 4. b) 4 – 3 – 2 – 1. c) 3 – 2 – 1 – 4. d) 3 – 4 – 2 – 1. ►e) 4 – 2 – 3 – 1.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

A partir dos estudos empíricos será possível (re)conhecer comportamentos de recusa e rejeição por parte de mulheres pentecostais, pois as práticas femininas de

À exceção de pouquíssimos nomes, entre os quais o de Manuel Guimarães (com destaque para Saltimbancos (1951), Nazaré (1953) ou Vidas sem rumo (1956), todos eles na esteira

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

num ritmo aproximado de uma flexão em cada 3 segundos, partindo da posição facial, mantendo o corpo em extensão, atingindo ou ultrapassando o nível de prestação definido (

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de propor e testar um modelo de níveis

Destacaram-se, pelo volume arrecadado, a Contribui- ção Para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com incremento de 12,8%, refletindo a melhoria das importações e