• Nenhum resultado encontrado

57 Eberhardt, Kessler, Soares, Dias, Fonseca, Muller et al. Rev. Saúde. AJES. Set, v.1, n.1, p.57-68, 2014.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "57 Eberhardt, Kessler, Soares, Dias, Fonseca, Muller et al. Rev. Saúde. AJES. Set, v.1, n.1, p.57-68, 2014."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE SÍNDROME DE FOURNIER: REVISÃO DA LITERATURA

NURSING CARE TO THE FOURNIER SYNDROM’S PATIENT: LITERATURE REVIEW CUIDADOS DE ENFERMERÍA AL PORTADOR DE SÍNDROME DE FOURNIER:

REVISIÓN DE LA LITERATURA

Thaís Dresch Eberhardt1, Marciane Kessler2, Rhea Silvia de Avila Soares3, Caren Franciele Coelho Dias4, Graziele Gorete Portella da Fonseca5, Luis Antonio Muller6, Alexsandra Micheline Real7, Suzinara Beatriz

Soares de Lima8,Terezinha Heck Weiller9,Liane Rocha Rodrigues10, Nathalia de Souza Farias11 RESUMO

Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem ao paciente portador de Síndrome de Fournier descritos na literatura científica. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, elaborada a partir de uma busca na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. A coleta de dados foi realizada em junho de 2014, resultando em 25 artigos, incluindo-se cinco após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. A análise dos dados foi qualitativa, de maneira descritiva. Resultados: Os artigos não trazem pesquisas referentes à assistência de enfermagem ao portador de Síndrome de Fournier, apenas um estudo cita que a equipe de enfermagem treinada na limpeza da ferida é um ponto fundamental no manejo desses pacientes. Apesar disso, os artigos se referem a práticas que fazem parte do processo de trabalho e de assistência de enfermagem. Considerações finais: Evidenciou-se uma lacuna no conhecimento produzido acerca da temática na área da enfermagem, uma vez que, os artigos foram da área médica e não abordavam os cuidados de enfermagem frente à patologia.

Descritores: Enfermagem; Gangrena de Fournier; Cuidados de Enfermagem; Revisão.

ABSTRACT

Objective: To identify nursing care provided to the Fournier Syndrome’s patient according to scientific literature. Method: It is a narrative literature review, conducted through a search in the Latin-American and Caribbean Center

on Health Sciences Information database. Data collection was performed in June 2014, resulting in 25 papers, from those five were selected after inclusion and exclusion applying. Data were qualitatively and descriptively analyzed.

Results: Papers do not show researchers concerning the nursing care to Fournier Syndrome’s patient. Only one paper

highlight that a nursing team trained to wound’s cleaning is an essential point in management of these patients. However, papers point the practices that compose the work and care process in nursing. Final Considerations: We found a gap in knowledge produced on the referred thematic in nursing field once papers were from medical field and do not include the nursing care face to the disease.

Descriptors: Nursing; Fournier Gangrene; Nursing Care; Review. RESUMEN

Objetivo: Identificar los cuidados de enfermería al paciente con Síndrome de Fournier según la literatura científica. Método: Se trata de una revisión narrativa de la literatura, conducida en la base de datos Literatura Latino-americana

y caribeña en Ciencias de la Salud. La recogida de datos fue realizada en juño de 2014, resultando en 25 artículos, incluyéndose cinco después de la aplicación de los criterios de inclusión y exclusión. Los datos fueron evaluados cuantitativamente y descriptivamente. Resultados: Los artículos no presentan estudios acerca de la asistencia de enfermería al portador de Síndrome de Fournier, solo un estudio describe que la equipe de enfermería preparada para la limpieza de la herida es un punto fundamental para manejar esos pacientes. Entretanto, los artículos tratan de las practicas componentes del proceso de trabajo y de asistencia en enfermería. Consideraciones Finales: Se destacó una brecha en la producción del conocimiento sobre la temática en el área de enfermería, visto que los artículos pertenecían al área médica y no incluyeran los cuidados de enfermería frente a la patología.

Descriptores: Enfermería; Gangrena de Fournier; Atención de Enfermería; Revisión.

1,2,3,4,5,6,7 Enfermeira, Especialista 8

Professora Doutora em Enfermagem

9

Professora Doutora em Enfermagem

(2)

INTRODUÇÃO

A Síndrome de Fournier, também denominada Gangrena de Fournier, é uma fasceite necrosante polimicrobiana grave. Acomete a região períneogenital, é caracterizada por produzir infecção, seguida por necrose tecidual, podendo se propagar por outras regiões do corpo (TAHMAZ et al., 2006; MAURO, 2011).

A necrose tecidual rápida é característica da Gangrena de Fournier, que com o estado toxêmico significativo pode levar o paciente a óbito, se não tratada precocemente (MAURO, 2011). A doença é rara, caracterizada pelo início agudo e progressão fulminante para sepse com altos níveis de morbimortalidade (MEHL et al., 2010). Apesar da doença ter sido definida como uma entidade idiopática, na descrição original (THWAINI et al., 2006), ela possui uma variedade de agentes causadores, envolvendo vários tipos de microrganismos (MAURO, 2011).

Estudo (MEHL et al., 2010) mostra, como principal fator predisponente para a formação da Gangrena, a diabetes mellitus. Dentre outros fatores, destaca a hipertensão arterial, paraplegia/tetraplegia, tabagismo, alcoolismo, idade avançada, obesidade, e alguns casos com ausência de fatores (MEHL et al., 2010). O foco inicial da doença geralmente está relacionada a um trauma ou infecção na região perianal e urogenital (THWAINI et al., 2006; BHATNAGAR; MOHITE; SUTHAR, 2008).

A Gangrena de Fournier é uma doença com uma variabilidade de manifestações clínicas e com crescente número de casos pelo aumento da população de imunodeprimidos. Ela pode afetar homens, mulheres e crianças (CANCINO et al., 2010), no entanto, o gênero masculino possui uma alta prevalência desta doença (MEHL et al., 2010). Esta é uma condição que deve ser suspeitada em todos os pacientes com comprometimento genital e região perineal independente de sexo e idade (CANCINO et al., 2010).

Diante de sua letalidade, a doença requer um diagnóstico precoce, tratamentos clínicos e cirúrgicos imediatos (JUDICE et al., 2010). Exames laboratoriais são considerados inespecíficos para este caso (MEHL et al., 2010). O diagnóstico clínico torna-se eminente, porém, os exames de imagem são de grande utilidade neste contexto (JUDICE et al., 2010).

Apesar de sua gravidade, as medidas terapêuticas de rápida intervenção, desbridamento precoce e antibioticoterapia de amplo espectro são oportunos, juntamente com a abordagem

(3)

multidisciplinar demonstraram-se bastante eficazes no controle da doença e obtenção de bons resultados, reduzindo a alta taxa de mortalidade (CANCINO et al., 2010; DORNELAS et al., 2012). Neste contexto, o papel da enfermagem é fundamental para a efetivação do cuidado ao paciente com Síndrome de Fournier. Através do gerenciamento, uma das dimensões vitais do cuidado de enfermagem, o enfermeiro busca o suporte essencial para prevenir, promover, recuperar e reabilitar a saúde do paciente (PROCHNOW, 2009).

No entanto, percebe-se, através da busca de literatura, uma carência de estudos voltados à temática da assistência de enfermagem ao paciente com Síndrome de Fournier. Assim, esta pesquisa parte da seguinte questão norteadora: Quais são os cuidados de enfermagem ao paciente portador de Síndrome de Fournier?

O objetivo deste estudo é identificar os cuidados de enfermagem ao paciente portador de Síndrome de Fournier descritos na literatura científica. Este estudo justifica-se na medida em que o cuidado de enfermagem é fundamental para o bom prognóstico do portador da síndrome, devendo o enfermeiro planejar e implementar assistência adequada ao paciente (SOARES et al., 2012).

MÉTODO

Trata-se de um estudo de revisão da literatura, com abordagem narrativa. De acordo com Rother (2007), a revisão narrativa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica ampla, sendo adequada para descrever e analisar o desenvolvimento de um determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou contextual.

Para responder à questão de pesquisa e ao objetivo proposto, foi realizada busca na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) utilizando-se a seguinte estratégia: “gangrena de fournier/NU” OR “gangrena de fournier/RH” OR “gangrena de

fournier/TH”; na qual NU refere-se ao aspecto enfermagem, RH reabilitação e TH terapia. A coleta

de dados foi realizada em junho de 2014, encontrando-se um total de 25 resultados.

Utilizaram-se como critérios de inclusão todos os artigos que abordassem de forma direta ou indireta os cuidados de enfermagem à pessoa portadora de Síndrome de Fournier, publicados de 2004 a 2013. Utilizaram-se como critérios de exclusão os estudos com resumo não disponível na base de dados e os artigos não disponíveis na integra online gratuitamente.

(4)

A partir da aplicação destes critérios de inclusão e exclusão, foram excluídos 14 artigos devido ao recorte temporal, sendo três publicações em 2003, uma de 2002, uma de 2001, duas de 2000, duas de 1999, uma de 1998, 1997, 1996, 1991 e 1988; três não estavam disponíveis online e três não estavam relacionados à temática, sendo selecionados cinco artigos.

Para a descrição dos artigos selecionados, foi elaborado um quadro sinóptico, contendo as seguintes informações: autor, título, ano de publicação, procedência da pesquisa, procedência do autor, subárea, objetivo, natureza, temática, tipo de pesquisa, abordagem metodológica, cenário/local do estudo, sujeitos da pesquisa e principais resultados. A análise dos dados foi realizada qualitativamente, de forma descritiva.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Como resultado da busca foram encontrados cinco artigos relacionados à temática Síndrome de Fournier que responderam à questão de pesquisa, destes houve uma publicação no ano de 2005, 2006, 2007 e duas publicações em 2010. Dos quais, dois artigos tiveram como autores principais pesquisadores brasileiros, dois de procedência Chilena e um Cubano.

Todos os artigos foram produzidos pela área da medicina, possuindo natureza clínica. Quanto ao tipo de estudo, três são de revisão da literatura, um refere-se a um relato de experiência e um utilizou a metodologia de revisão da literatura associada ao estudo de caso.

O quadro 1 traz uma síntese dos principais resultados encontrados nos artigos que respondem à questão de pesquisa.

Quadro 1: Artigos selecionados de acordo com os autores, título, ano, tipo de pesquisa e principais resultados. LILACS, 2014.

Autores Título Ano Tipo de

pesquisa Principais resultados BOCIC,G. et al Enfermedad de fournier 2010 Relato de experiência

A equipe de enfermagem treinada limpeza de feridas é um ponto fundamental no manejo de pacientes portadores da síndrome. O exame físico da região perineal é importante na

(5)

detecção precoce de sinais e sintomas. Em alguns casos é indicado o uso de colostomia. O tratamento com equipe multidisciplinar é necessário após a confirmação do diagnóstico. CANCINO, C. et al Gangrena de Fournier 2010 Revisão da literatura

Hemocultura, hemograma e estudo bioquímico auxiliam no diagnóstico médico. Durante o tratamento, é indicado desbridamento cirúrgico amplo, antibioticoterapia, manejo hidroeletrolítico e nutricional. Em alguns casos é indicado o uso de colostomia e cistostomia. Curativos diários são necessários, foi demonstrado que o uso do mel e da terapia por pressão negativa pode acelerar o processo cicatricial.

CARDOSO, J. B.; FÉRES, O. Gangrena de Fournier 2007 Revisão da literatura

A cultura da ferida auxilia no diagnóstico médico. Durante o tratamento, é indicado desbridamento cirúrgico amplo, antibioticoterapia, manejo hidroeletrolítico e nutricional. Em alguns casos é indicado o uso de colostomia e cistostomia. Os cuidados locais com a ferida devem ser motivo de atenção. Pode ser aplicado mel, papaína, carvão ativado, colagenase, entre outros. Entretanto, independente do produto utilizado, o aspecto mais importante na realização do curativo é a limpeza mecânica com soro fisiológico

(6)

ou água e sabão neutro. CRUZ, E. S. B.; CAMEJO, O. S.; TOLEDO, M. A. S. Gangrena de Fournier 2005 Revisão da literatura e estudo de caso

Durante o tratamento, é indicado desbridamento cirúrgico amplo,

antibioticoterapia, manejo

hidroeletrolítico e nutricional. Em alguns casos é indicado o uso de colostomia. A oxigenoterapia hiperbárica é um recurso terapêutico que pode auxiliar no processo cicatricial.

FERREIRA, M. C. et al.

Complexwounds 2006 Revisão da

literatura

É realizado desbridamento cirúrgico amplo e antibioticoterapia durante o tratamento. A terapia por pressão negativa é utilizada no preparo do leito da ferida para posterior enxerto de pele. Fonte: Arquivo do autor.

Ao nos reportarmos à assistência de enfermagem prestada ao portador de Síndrome de

Fournier, os artigos não trazem pesquisas referentes a esta temática, apenas um estudo cita que a

equipe de enfermagem treinada na limpeza da ferida é um ponto fundamental no manejo desses pacientes (BOCIC et al., 2010). Apesar disso, os artigos se referem a práticas que fazem parte do processo de trabalho e de assistência de enfermagem.

Neste contexto, como o enfermeiro é o responsável pela organização do processo de trabalho da enfermagem no cuidado ao portador de feridas, este profissional deve buscar estratégias que favoreçam as melhores condições para otimizar o processo cicatricial evitando com isso outras complicações (MORAIS; OLIVEIRA; SOARES, 2008).

O exame físico da região perineal é importante na detecção precoce de sinais e sintomas da síndrome relacionados ao diagnóstico de Fournier (BOCIC et al.; 2010). O enfermeiro, no seu ambiente de trabalho utiliza algumas ferramentas para identificar os problemas apresentados pelos pacientes, e dentre essas, incluí-se o histórico de enfermagem que se constitui a partir da realização

(7)

do exame físico, considerado o primeiro momento de contato com o paciente (SILVA: LIMA, 2012).

Por meio do exame físico, o enfermeiro pode conhecer o paciente e estabelecer diagnósticos de enfermagem, traçando metas e prescrições de enfermagem, avaliando o paciente e realizando registros (SANTOS; VEIGA; ANDRADE, 2011).

Além disso, para a confirmação do diagnóstico da síndrome, são utilizados alguns exames que auxiliam o profissional médico, entre eles, a hemocultura, o hemograma e o estudo bioquímico (CANCINO et al., 2010), em algumas situações pode-se realizar cultura no leito da ferida (CARDOSO; FÉRES, 2007).

O enfermeiro deve ter conhecimento teórico suficiente para analisar os exames complementares (LOPES; LUZ, 2014) a avaliação e interpretação dos resultados são constituintes para fundamentar as ações de cuidado na sistematização da assistência de enfermagem.

Durante o tratamento, muitas vezes, se faz necessária a realização de desbridamento cirúrgico amplo e antibioticoterapia (CANCINO et al., 2010; CARDOSO; FÉRES, 2007; CRUZ; CAMEJO; TOLEDO, 2005; FERREIRA et al., 2006). O enfermeiro traz na sua essência o cuidado ao ser humano, assim, o seu cotidiano consiste em assistir os pacientes durante seu tratamento e recuperação. Assim, um dos cuidados que a enfermagem realiza é a administração de medicamentos, entre os quais os antibióticos, e tais ações relacionadas aos fármacos exigem alguns cuidados essenciais.

O controle rigoroso de horários, da dose, o preparo da medicação, administração de forma adequada, observando via de acesso, velocidade de infusão, procedimento deve ser isento de contaminação, para que se consiga a máxima eficiência do fármaco e sucesso no tratamento (HOEFEL; LAUTERT, 2006). Ainda, existe a potencialidade da ocorrência de interação medicamentosa com outros fármacos durante a administração de antibiotecoterapia (SECOLI, 2001). Também, é indicado um bom manejo hidroeletrolítico e nutricional do paciente (CANCINO et al., 2010; CARDOSO; FÉRES, 2007; CRUZ; CAMEJO; TOLEDO, 2005). Diante disso, o paciente deve ser acompanhado pela equipe de enfermagem, pois o profissional enfermeiro realiza na sistematização da assistência de enfermagem a avaliação do estado nutricional do paciente, identificando diagnósticos de enfermagem relacionados ao estado nutricional do paciente contribuindo com possíveis riscos potenciais de integridade da pele relacionada a deficiências nutricionais.

(8)

O papel do enfermeiro consiste em identificar e monitorar os desequilíbrios hidroeletrolíticos e nutricionais, avaliando sempre a resposta ao tratamento e identificando as manifestações clínicas para que suas alterações nutricionais e hidroeletrolíticas sejam corrigidas (SMELTZER; BARE, 2005).

A evolução do estado clínico do paciente define algumas ações da equipe de saúde, sendo necessário em alguns casos a realização de colostomia (CANCINO et al., 2010; BOCIC et al., 2010; CARDOSO; FÉRES, 2007; CRUZ; CAMEJO; TOLEDO, 2005) e cistostomia (CANCINO et al., 2010; CARDOSO; FÉRES, 2007). A enfermagem atua de forma integral nos cuidados perioperatórios de pacientes que fazem uso de colostomia ou cistostomia, pois estes, após os procedimentos, necessitam de algumas mudanças no manejo de suas atividades diárias, alterações que podem gerar ansiedade e muitas vezes influenciá-los de forma negativa durante o tratamento.

Neste sentido, o enfermeiro, devido a sua proximidade e cuidados realizados na manutenção de uma ostomia, pode auxiliá-los a descobrir estratégias disponíveis para o melhor enfrentamento da condição de ser ostomizado, ajudando não só no processo do cuidado da ostomia, mas também no processo adaptativo neste período (SOUZA et al., 2011; COELHO; SANTOS; POGETTO, 2013).

Ainda, as pesquisas trazem a importância da realização de curativos ou cuidados gerais com as feridas (CANCINO et al., 2010; CARDOSO; FÉRES, 2007) utilizando-se diferentes tecnologias como o mel (CANCINO et al., 2010; CARDOSO; FÉRES, 2007), papaína, colagenase, carvão ativado (CARDOSO; FÉRES, 2007), oxigenoterapia hiperbárica (CRUZ; CAMEJO; TOLEDO, 2005) e terapia por pressão negativa (CANCINO et al., 2010; FERREIRA et al., 2006), entre outros.

A enfermagem participa ativamente na avaliação do processo cicatricial tecidual, estabelecendo a partir dos aspectos e evolução da ferida a melhor associação de produtos para a sistematização do tratamento (MORAIS; OLIVEIRA, 2008). O enfermeiro é o responsável pelo gerenciamento dos cuidados de feridas, portanto, durante a assistência, um dos procedimentos técnicos realizados pela enfermagem é o curativo. Este deve ser realizado conforme necessidade especifica do paciente, sendo importante a limpeza do local e a utilização de produtos adequados que favorecem o processo de restabelecimento tecidual, respaldado no conhecimento científico do profissional enfermeiro.

(9)

Também, a boa interação da equipe multidisciplinar se faz necessária após a confirmação do diagnóstico (BOCIC et al., 2010). A interdisciplinaridade em saúde ainda é confundida com o trabalho em equipe somente, mas é preciso esclarecer que ela vai além da justaposição de ações parcelares, fragmentadas.

A atuação interdisciplinar nas equipes de saúde e de enfermagem implica na construção deste conhecimento, na prática de inter-relação e interação entre as diversas disciplinas, com articulação dos conhecimentos (MEIRELLES; ERDMANN, 2005).

Quando abordamos a interdisciplinaridade em saúde nos referimos a um processo de trabalho onde os relacionamentos profissionais são construídos aproximando diferente saberes, mas que buscam a melhor atenção ao paciente (MATOS; PIRES; SOUZA, 2010).

Neste cenário, é necessário que a enfermagem se insira nas equipes interdisciplinares de saúde de forma a contribuir na qualidade do cuidado prestado aos pacientes portadores de síndrome de

Fournier.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao finalizar este estudo bibliográfico e com base na análise das produções científicas, percebeu-se que os artigos não trazem pesquisas referentes à assistência de enfermagem ao portador de Síndrome de Fournier, apenas um estudo cita que a equipe de enfermagem treinada na limpeza da ferida é um ponto fundamental no manejo desses pacientes.

Os artigos se referem a práticas que fazem parte do processo de trabalho e de assistência de enfermagem, como a realização de exame físico da região perineal, exames complementares, antibioticoterapia, manejo hidroeletrolítico e nutricional, cuidados com colostomia e cistostomia, realização de curativos e tratamento. Além disso, é citado que o tratamento com equipe multidisciplinar se faz necessário. Diante disto, a implementação da assistência de enfermagem é importante na recuperação do paciente, pois é a equipe de enfermagem quem irá monitorar e implementar os cuidados.

Sabe-se que o profissional enfermeiro é responsável pelo gerenciamento do cuidado ao paciente com lesões de pele, logo, o manejo dos cuidados relacionados a lesão na Síndrome de

(10)

Portanto, a equipe de enfermagem deve estar envolvida no principal objetivo que é a reabilitação do paciente, e ter o domínio dessas atividades na busca de uma assistência de qualidade, encorajando o paciente a aderir ao plano de regime terapêutico, para que se possa cuidar de forma humanizada através de um planejamento adequado.

Espera-se que este estudo possa contribuir para estimular a realização de pesquisas na área de enfermagem referentes ao tema, possibilitando ampliar o conhecimento na área, tendo como foco identificar os cuidados ao paciente portador de Síndrome de Fournier.

Concluindo, apesar de os artigos encontrados não tratarem especificamente de cuidados/assistência de enfermagem, foi possível observar que existe importância e necessidade de inserção da equipe de enfermagem na rotina de cuidado ao pacientes portadores da Síndrome de

Fournier.

Além disso, percebe-se uma lacuna no conhecimento publicado, pois não há produções acerca da temática relacionadas aos cuidados de enfermagem. Assim, esta investigação poderá auxiliar no cuidado, ampliando o saber científico.

REFERÊNCIAS

BHATNAGAR, A. M.; MOHITE, P. N.; SUTHAR, M. Fournier’s gangrene: a review of 110 cases

for aetiology, predisposing conditions, microorganisms, and modalities for coverage of necrosed scrotum with bare testes. New Zealand Medical Journal, Wellington, v. 121, n. 1275, p. 46-56,

jun. 2008.

BOCIC, G. et al. Enfermedad de fournier.Tratamiento. Revista Chilena de Cirurgía, Santiago, v. 62, n. 6, p. 635-638, dic. 2010.

CANCINO, C. et al. Gangrena de Fournier. Cuadernos de Cirurgía, Valdívia, v. 24, p. 28-33, 2010.

CARDOSO, J. B.; FÉRES, O. Gangrena de Fournier. Medicina, Ribeirão Preto, v. 40, n. 4, p. 493-499, out./dez. 2007.

COELHO, A. R.; SANTOS, F. S.; POGETTO, M. T. A estomia mudando a vida: enfrentar para viver. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 258-267, abr./jun. 2013. CRUZ, E. S. B.; CAMEJO, O. S.; TOLEDO, M. A. S. Gangrena de Fournier. Revista Cubana de Medicina General Integral, Habana, v. 21, n. 5-6, sept./dic 2005.

(11)

DORNELAS, M. T. et al. Síndrome de Fournier: 10 anos de avaliação. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 600- 604, 2012.

FERREIRA, M. C. et al. Complexwounds. Clinics,São Paulo, v. 61, n. 6, p. 571- 578, 2006.

HOEFEL, H. H. K.; LAUTERT, L. Administração endovenosa de antibióticos e resistência bacteriana: responsabilidade da enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v.8, n.3, p. 441- 449, 2006.

JUDICE, P. L. P. et al. Gangrena de Fournier: relato de três casos, achados tomográficos e revisão da literatura. Revista da Imagem, São Paulo, v. 32, n. 1/2, p. 21- 23, 2010.

LOPES, D. A.; LUZ, V. L. E. S. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre exames laboratoriais. Revista Interdisciplinar, Teresina, v. 7, n. 1, p. 101- 112, jan./mar. 2014.

MAURO, V. Retalho fasciocutâneo de região interna de coxa para reconstrução escrotal na síndrome de Fournier. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 707- 709, 2011.

MEHL, A. A. et al. Manejo da gangrena de fournier: experiência de um hospital universitário de Curitiba. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 37, n. 6, p. 435-441, 2010.

MATOS, Eliane; PIRES, Denise Elvira Pires de; SOUSA, Gastão Wagner de. Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: contribuições para novas formas de organização do trabalho em saúde. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 63, n. 5, out. 2010 .

MEIRELLES, B. H. S.; ERDMANN, A. L. A interdisciplinaridade como construção do conhecimento em saúde e enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 411- 418, jul./set. 2005.

MORAIS, Gleicyanne Ferreira da Cruz; OLIVEIRA, Simone Helena dos Santos;SOARES, Maria Julia Guimarães Oliveira. Avaliação de feridas Pelos Enfermeiros de Instituições Hospitalares da Rede Pública. Texto contexto enfermagem , Florianópolis, v 17, n. 1, mar. 2008.

PROCHNOW, A. G. Gestão e gerência no processo de trabalho em enfermagem. In:THOFEHRN, M. B. et al. Práticas de gestão e gerenciamento no processo de trabalho em saúde. Pelotas: editora Universitária/UFPel, 2009. p. 63-72.

ROTHER E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. vi, 2007.

(12)

SANTOS, N.; VEIGA, P.; ANDRADE, R. Importância da anamnese e do exame físico para o cuidado do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermeira, Brasília, v. 64, n. 2, mar./abr. 2011. SECOLI, S. R. Interações medicamentosas: fundamentos para a prática clínica da enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 28-34, 2001.

SMELTZER, S. C.; BARE, B. G. Brunner&Suddarth, Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

SOARES, R. S. A. et al. Sistematização da assistência de Enfermagem ao paciente com síndrome de Fournier. In: Jornada Internacional de Enfermagem UNIFRA, II, 2012, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UNIFRA, 2012. p. 1-6.

SILVA, Viviane vendas Freire; LIMA, Dalmo Valério Machado de; Fuly, Patrícia dos Santos Claro. Instrumento de para a Realização de Exame Físico:. Contribuindo par o ensino los Enfermagem Esc. Anna Nery , Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, set. 2012.

SOUZA, P. C. M.et al. As repercussões de viver com uma colostomia temporária nos corpos: individual, social e político.Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 50-59, jan./mar. 2011.

TAHMAZ, L. et al. Fournier’s gangrene: report of thirty-three cases and a review of the literature. International Journal of Urology, Tokyo, v. 13, n. 7, p. 960-967, jul. 2006.

THWAINI, A. et al. Fournier’s gangrene and its emergency management. Postgraduate Medical Journal, Oxford, v. 82, n. 970, p. 516-519, aug. 2006.

Referências

Documentos relacionados

Não existe um método perfeito, mas podemos elencar dentro do gradiente me- todológico, que são as vias empírico- indutiva e categórico-indutiva, cinco méto- dos que surgiram

Resultados: evidenciou-se um perfil característico para o pé em risco, caracterizado por idade avançada, longo tempo de doença e alterações decorrentes do

(8) investigaram os efeitos agudos de diferentes intervenções de exercícios na glicose capilar em 15 indivíduos com DM2 (faixa etária entre 55 e 75 anos), randomicamente alocados

As Unidades Curriculares (UC) que constituem o plano de estudos contemplam os conteúdos da formação expressos na legislação referida, estão organizadas em torno de temas/problemas

Com o nosso conjunto de ferramentas para planejamento da rede, você pode projetar e otimizar a rede completa, incluindo a rede de acesso rádio, a rede de transmissão e também a

Tipo de aquisição referente a compra de passagem para embarque em meios de transportes diversos (passagens áereas, rodoviárias ou hidroviárias, em âmbito municipal, estadual,

Verifica-se, portanto, irregularidades no processo conduzido pela Secretaria Municipal de Habitação para a Formação do Conselho Gestor da ZEIS 3 C016 Sé inserida no perímetro do

Sua identidade social se constrói na interação com o entorno, com o meio físico, e como esse entorno foi modificado pelo próprio Homem, nesse sentido o Homem alterou a si mesmo,