• Nenhum resultado encontrado

Evitar problemas com a gasolina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Evitar problemas com a gasolina"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Conselhos Motolusa #5

Evitar problemas com a gasolina

Que tipo de combustível devo usar no meu motor a gasolina?

A maioria dos motores a gasolina é projetada e certificada para funcionar com gasolina sem chumbo normal com um nível de octanas de 86 ou superior (verifique no seu manual de utilizador). A regulamentação permite à gasolina conter uma variedade de aditivos. Esta mesma regulamentação define igualmente os limites de aditivos ou oxigenantes, tais como o álcool, os quais podem ser incluídos no combustível de modo a que este possa continuar a ser vendido como gasolina. O máximo permitido são 10% de etanol. A grande maioria dos motores a gasolina é concebida para ter um bom desempenho e funcionamento eficiente usando gasolina contendo de 0 a 10% de etanol.

Percentagens de compostos oxigenados aprovadas pela EPA ("Environmental Protection Agency" dos EUA):

Etanol – (álcool etílico anidro ou álcool de grãos, cana-de-açúcar, mandioca, milho ou beterraba) 10% em volume (E10). Pode usar-se gasolina contendo 10% de etanol por volume. A gasolina contendo etanol poderá ser comercializada sob o nome de “gasool".

MTBE – (“methyl tertiary butyl ether” - éter metil terc-butílico ou éter metil terciário butílico) 15% em volume. Pode usar-se gasolina contendo 15% de MTBE por volume.

Metanol – (álcool metílico ou álcool de biomassa) 5% em volume. Pode usar-se gasolina contendo 5% de metanol por volume, desde que também contenha co-solventes e inibidores de corrosão para proteger o sistema de combustível.

Utilizar gasolina contendo mais % do que atrás referido, pode causar problemas de arranque e/ou problemas de desempenho. Pode igualmente danificar metais, borrachas e peças plásticas do seu sistema de combustível.

O E85 tem sido noticiado nos últimos tempos. Trata-se de uma mistura de 85% de etanol e 15% gasolina. O E85 é um combustível alternativo, mas não é gasolina. A maioria dos motores a gasolina não se encontra concebida ou certificada para funcionar com E85 ou qualquer outro combustível alternativo.

Consulte sempre o manual do proprietário para verificar os combustíveis recomendados e os aditivos aprovados.

Se notar quaisquer sintomas indesejáveis de funcionamento, tente outra estação de serviço ou mude para outra marca de gasolina.

Hoje em dia, os motores a gasolina funcionam geralmente com gasolina sem chumbo. A gasolina sem chumbo cria menos depósitos no motor e nas velas, prolongando a vida útil do sistema de escape (exaustão).

O combustível pode danificar a pintura e alguns tipos de plástico. Tenha cuidado para não derramar combustível quando estiver a encher o depósito de combustível.

p o r T ia g o P e te rs

(2)

Conselhos Motolusa #5

Nunca utilize gasolina deteriorada, contaminada ou uma mistura óleo/gasolina. Evite a entrada de sujidade ou água no depósito do combustível.

Ocasionalmente poderá ouvir um ligeiro “batimento” ou “silvo” (ruído de batimento metálico) quando operar com cargas elevadas. Tal não significa que exista uma anomalia.

Se estes ruídos ocorrerem a uma rotação constante do motor, com carga normal, mude de marca de gasolina. Se os ruídos subsistirem, consulte um concessionário autorizado com assistência.

Colocar o motor a funcionar com ruídos de batimento ou silvo persistentes pode provocar danos no motor e é considerada má utilização.

1. Com o motor parado e numa superfície nivelada, retire a tampa de enchimento do combustível e verifique onível. Reabasteça o depósito caso o nível do combustível esteja demasiado baixo.

2. Adicione combustível até à parte inferior do limite do nível do depósito de combustível. Não encha excessivamente.

Limpe o combustível derramado antes de arrancar com o motor.

Reabasteça numa zona bem ventilada antes de arrancar com o motor. Se o motor esteve em funcionamento, deixe-o arrefecer. Reabasteça com cuidado para evitar derrame de combustível. Não encha completamente o depósito do combustível. Encha o depósito até aproximadamente 25mm abaixo do topo do depósito para permitir a expansão do combustível. Pode ser necessário baixar o nível do combustível, dependendo das condições de funcionamento. Após reabastecer, aperte a tampa de enchimento do combustível com segurança.

Nunca reabasteça um motor dentro de um edifício onde os gases da gasolina possam entrar em contacto com chamas ou faíscas. Mantenha a gasolina afastada de luzes piloto de aparelhos, grelhadores, aparelhos elétricos, ferramentas elétricas, etc.

O combustível derramado não constitui apenas perigo de incêndio; provoca também danos ambientais. Limpe os derrames imediatamente.

Quanto tempo posso deixar a gasolina no depósito?

A duração do tempo que a gasolina pode permanecer no seu depósito de combustível e no carburador sem causar problemas funcionais dependerá de uma variedade de fatores.

• As fórmulas de combustíveis variam por região. Dependendo da região onde operar o seu motor, o combustível pode deteriorar-se e oxidar mais rapidamente (em menos de 30 dias). Por favor, verifique com o seu concessionário as recomendações de armazenamento e precauções específicas para a região em causa.

Outros fatores incluem:

• O volume de ar no depósito de combustível, parcialmente preenchido promove a deterioração do combustível.

• Ambiente muito quente, alta humidade e temperaturas variáveis aceleram a deterioração do combustível.

(3)

Conselhos Motolusa #5

• Os problemas de deterioração do combustível podem ocorrer em menos de 30 dias caso a gasolina já não seja fresca, quando atestou o depósito de combustível. É aconselhável comprar combustíveis num posto de gasolina respeitável e com grande tiragem.

Instruções referentes à manutenção e armazenamento para o seu modelo específico de motor, encontram-se no manual do proprietário. Esta secção deverá cobrir todos os aspetos de armazenamento, tais como a adição de um estabilizador de combustível, drenagem do depósito e carburador, bem como as precauções de armazenamento e remoção de armazenamento.

Que tipo de problemas pode ocorrer com gasolina velha?

Em armazenamento a gasolina começa imediatamente a oxidar e a deteriorar-se. Quanto mais velha fica, mais se deteriora, aumentando a probabilidade de dificuldades no arranque, problemas de desempenho e depósitos de goma que obstruem o sistema de combustível.

Se a gasolina no depósito e no carburador se deteriorou significativamente durante o armazenamento, poderá necessitar de reparar ou substituir o carburador e/ou outros componentes do sistema de combustível.

Como posso saber a percentagem de etanol no meu combustível? Combustíveis Oxigenados

Algumas gasolinas convencionais são combinadas com álcool ou um composto de éter. Estas gasolinas são denominadas de combustíveis oxigenados. De modo a cumprir com os standards, vários países utilizam combustíveis oxigenados para ajudar a reduzir as emissões.

Se utilizar combustível oxigenado, certifique-se de que é combustível sem chumbo e que corresponde aos requisitos de classificação mínima de octanas.

Antes de abastecer tente saber qual o conteúdo de etanol na gasolina.

Alguns postos de gasolina mencionam esta informação nas bombas. Encontra-se disponível um kit de teste de gasolina / álcool (número de ferramenta 07APJ-001A200) para determinar a percentagem de etanol na amostra de combustível. Este pode ser encomendado a partir da rede de concessionários Motolusa.

Outros factos interessantes sobre o etanol:

• É produzido a partir do milho, soja, cana-de-açúcar, ou outros materiais orgânicos e misturado com gasolina (10% de etanol, 90% de gasolina) para produzir E10.

• Tem menos 28% da densidade de energia da gasolina, pelo que reduz a eficiência do combustível.

• É um excelente agente de secagem de solventes e purificadores. O etanol consegue limpar ou dissolver algumas partes e depósitos nos sistemas de armazenamento e distribuição de combustível, incluindo alguns materiais do depósito de combustível. O material dissolvido pode entupir filtros ou passar e deixar depósitos em injetores de combustível, bombas de

(4)

Conselhos Motolusa #5

combustível, reguladores de pressão de combustível, “gicleurs” (difusores) do carburador, canais de admissão, válvulas e guias de válvula.

• O Etanol é higroscópico, o que significa que atrai e retém água. Quanto menor o nível de combustível no depósito, maior a probabilidade de contaminação com água. Uma contaminação grave, pode dar azo à formação de uma camada de álcool/água no fundo do depósito. Este fenómeno é chamado de separação por fases e pode causar danos ao depósito de combustível e ao motor.

Para ajudar a evitar problemas de contaminação da água na mistura gasolina / etanol: • Mantenha o seu depósito de combustível tão abastecido quanto possível com combustível fresco e longe da luz solar direta.

• Para motores em barcos, instale mais filtros separadores de água e mantenha filtros de reposição à mão.

• Use um estabilizador de combustível com o combustível fresco quando o seu motor (ou barco) for armazenado (PN 08CXZ-FSC-250 na rede de concessionários Motolusa).

• Informe-se sobre as leis referentes ao combustível, específicas para a sua região, já que as leis e composições do combustível alteram muito entre zonas distintas do globo.

Cinco passos para evitar a maioria dos problemas relacionados com a gasolina

As propriedades da gasolina podem levar rapidamente este combustível a ficar rançoso, causando problemas de arranque ou funcionamento e danificar, nalguns casos, o sistema de combustível, se as precauções não forem seguidas. A boa notícia é que a maioria dos problemas relacionados com o combustível pode ser evitada seguindo alguns passos simples. Os passos abaixo são recomendados para a maioria dos motores a gasolina.

Passo

1. Não use gasolina contendo mais de 10% etanol no seu motor, a não ser que este esteja especificamente preparado para isso.

Razão

A gasolina com altos níveis de etanol é corrosiva e atrai a água, podendo causar problemas no arranque e funcionamento ou até mesmo causar danos ao sistema de combustível do seu motor.

Passo

2. Armazene a gasolina num depósito de plástico, limpo, fechado e aprovado para o armazenamento de gasolina. Feche o respiro (se equipado), quando não em uso, e guarde o recipiente longe da luz solar direta. Se demorar mais de 3 meses a utilizar o combustível contido no depósito, sugerimos a adição de um estabilizador de combustível, ao atestar o depósito.

Adicione o estabilizador de gasolina ao depósito seguindo as instruções do fabricante. Ao adicionar um estabilizador de gasolina, encha o depósito de combustível com gasolina nova.

(5)

Conselhos Motolusa #5

Razão

Se estiver apenas parcialmente cheio, o ar no depósito de combustível irá promover a deterioração da gasolina durante o armazenamento.

Um depósito em plástico limpo aprovado para armazenamento de combustível ajuda a evitar a corrosão e contaminantes metálicos no sistema de combustível. A Gasolina deteriorar-se rapidamente quando exposta ao ar e à luz solar.

Gasolina não tratada (sem estabilizador de combustível) com mais de 30 dias de idade não deverá ser utilizada.

Nota:

- Todos os estabilizadores têm uma vida útil e o seu desempenho piora ao longo do tempo.

- Os estabilizadores de combustível não reconstituem combustível obsoleto ou podre. Passo

3. Mantenha o filtro de ar do seu motor devidamente limpo. Verifique-o antes de cada utilização.

Razão

Um filtro de ar com a manutenção adequada ajuda a evitar a entrada de sujidade no carburador do seu motor. Verifique o filtro antes de cada utilização.

Substitua-o as vezes necessárias, quando utilizado em condições de poeiras. A sujidade que entrar no carburador pode depositar-se nas pequenas passagens do carburador e causar desgaste prematuro do motor. Estas pequenas passagens podem ficar bloqueadas, causando problemas de arranque ou funcionamento. Utilize sempre filtros de ar genuínos para garantir uma boa vedação do filtro de ar e o desempenho conforme projetado.

Passo

4. Após cada utilização do motor, desligue a válvula de combustível e deixe-a na posição OFF até o utilizar novamente. Encha o depósito de combustível para minimizar a quantidade de ar no depósito. Se não pretende usar o motor durante 3 a 4 semanas, ligue o motor com a válvula de combustível em OFF, permitindo que o motor trabalhe até ficar sem gasolina. Razão

A pequena quantidade de gasolina que fica no carburador irá deteriorar-se mais rapidamente do que o combustível no depósito, devido ao seu pequeno volume e à possível proximidade com o calor residual do motor. A válvula de combustível permite parar o fluxo de combustível do depósito para o carburador, útil para armazenamento e transporte.

Encha o depósito de combustível após cada utilização (em vez de antes de cada utilização). Se o depósito de combustível estiver parcialmente cheio, o ar no reservatório irá promover a deterioração do combustível.

(6)

Conselhos Motolusa #5

Se não planeia usar o seu motor por mais de 30 dias, siga as diretrizes de armazenamento abaixo.

A gasolina não tratada (sem um estabilizador de combustível) no sistema de combustível deteriora-se, causando problemas de arranque ou funcionamento e, em alguns casos, danos ao sistema de combustível.

Armazenamento / hibernação do seu motor por mais de 30 dias Tempo de armazenamento: 30 a 90 dias

Se apenas utiliza o seu motor ocasionalmente durante o inverno, sugerimos a adição de um estabilizador de combustível ao depósito, quando atestar.

1. Adicione estabilizador de gasolina ao depósito ou recipiente de armazenamento de combustível ao atestar, seguindo as instruções do fabricante. Ao adicionar um estabilizador de gasolina, encha o depósito de combustível com gasolina nova. Se o reservatório está apenas parcialmente cheio, o ar irá promover a deterioração do combustível durante o armazenamento.

Nota:

• Todos os estabilizadores têm uma vida útil, e seu desempenho deteriora-se ao longo do tempo.

• Estabilizadores de combustível não reconstituem combustível rançoso.

2. Após a adição de um estabilizador de gasolina ao combustível pela primeira vez, arranque com o motor sem carga e deixe-o trabalhar durante 10 minutos para ter a certeza de que a gasolina tratada substituiu a gasolina obsoleta ao longo do sistema de combustível. Se adicionar regularmente estabilizador de combustível ao seu recipiente de armazenamento quando o atesta, poderá saltar esta etapa.

3. Desligue o motor e rode a válvula de combustível para a posição OFF.

4. Reinicie a marcha do motor e deixe-o trabalhar até ficar sem gasolina. Tempo de funcionamento deverá ser inferior a 3 minutos.

Tempo de armazenamento: Mais de 90 dias (longo prazo ou armazenamento sazonal)

Ligue o motor e deixe-o funcionar por tempo suficiente para esvaziar toda a gasolina de todo o sistema de combustível (incluindo o depósito de combustível). Não permita que a gasolina permaneça no seu motor por mais de 90 dias de inatividade.

Combustível obsoleto no seu reservatório de combustível

Se sobrar combustível no seu recipiente de armazenamento, no final da temporada, a EPA (“Environmental Protection Agency”) sugere que adicione a gasolina ao depósito de combustível do seu carro (http://epa.gov/reg5oair/mobile/winter.html), desde que o depósito de combustível do seu carro esteja bastante cheio e que o combustível seja adequado ao seu veículo.

Os nossos cumprimentos, Motolusa, Lda.

Tiago Peters Tel.: (+351) 214 241 823 Fax: (+351) 214 171 927 e-mail: motores@motolusa.pt www.motolusa.pt

Referências

Documentos relacionados

Até porque o vizinho que vive na barraca tem mais direitos do que o que vive na mansão, pois este talvez seja auto-suficiente, quando o outro pode ser

O processo de inventário poderá ser conduzido pela Defensoria Pública. A Defensoria é uma instituição pública que presta assistência jurídica gratuita as pessoas que não

Título: INVESTIGAÇÃO DAS MUTAÇÕES RESPONSÁVEIS PELA DOENÇA DE ACÚMULO DE GLICOGÊNIO TIPO II E PELA MIASTENIA HEREDITÁRIA EM BOVINOS DA RAÇA BRAHMAN NO

The main aims of the pilot study are to evaluate the effectivene ss of the screen for the proposed disorders ss of the screen for the proposed disorders by MS/MS, adapt the

број CZ457RH, те је возило са кокаином предао даљим посредницима у неовлашћеној продаји кокаина, Гаћеша Драгану и Стијеповић Милораду, који су по

Toxicidade reprodutiva : Nao classificado (Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são. preenchidos)

Duas semanas após o insucesso da terapêutica com mebendazol — 400 mg diários durante quatro dias consecutivos —, 101 indivíduos de uma comunidade semifechada, 50,5% infectados

Sabendo que colaboradores mais felizes são mais produtivos e contribuem para uma maior performance da organização, é fundamental que as organizações em Portugal saibam