• Nenhum resultado encontrado

Cuidados e Conservação de Produtos em Aço Inox

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cuidados e Conservação de Produtos em Aço Inox"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Cuidados e Conservação

de Produtos em

(2)

A Franke em parceria com a fabricante de aços inoxidáveis Ape-ram South América apresenta este Manual de Cuidados com o Aço Inox para que os profissionais das áreas de Construção Civil e Arquitetura tenham acesso às informações necessárias para maximizar a beleza e durabilidade desse material tão versátil, bonito, prático, reciclável e mo-derno. O aço inoxidável exige rápida limpeza. cuidados simples que ga-rantem ótimo custo-benefício com fácil manutenção e rápida limpeza.

Manutenção e limpeza

Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil con-servação. Através da limpeza adequada e rotineira é possível manter inalteradas as ca-racterísticas originais, preservando sua re-sistência à corrosão, aparência e higiene.

A limpeza é essencial para obter a máxima resistên-cia à corrosão dos aços inoxidáveis. Mas lembre-se: o segredo da sua limpeza e manutenção está no uso de produtos e procedimentos cor-retos e no cuidado com que você trata o produto.

Mesmo no caso de sujeirinhas mais resistentes, ex-perimente começar a limpeza com o método mais suave.

Seja paciente e repita a operação um número razoável de vezes, antes de recorrer aos mé-todos mais severos.

Do brilho espelhado à su-perfície acetinada, o aço

inox permite os mais variados

acabamen-tos. Nenhum é me-lhor que o outro, nem requer trata-mento diferenciado. O mesmo aço inox que embeleza sua casa ou edifício, levando praticidade e beleza às

co-zinhas, banheiros e de-mais aposentos, tam-bém é usado com grande sucesso em fachadas e insta-lações industriais. Nelas entretanto, os cuidados com a limpeza devem ser re-dobrados para evitar im-previstos.

(3)

Limpeza inicial

O inox Aperam, destinado a aplica-ções destinadas às construaplica-ções civis e ar-quiteturais, pode ser fornecido com uma película plástica adesiva (polietileno), re-sistente a raios ultravioleta, que protege o acabamento superficial do inox, desde a sua entrega até o final da obra.

Essa película deverá ser removida, quando o inox não precisar mais desta proteção. Se o inox tiver sido adequadamente protegido, basta uma

simples limpeza com água e sabão, após a remoção da película plástica.

Inox em contato com alguns produtos

Respingos de massa e ci-mento podem ser tratados com uma solução contendo uma pe-quena quantidade de ácido fos-fórico. Enxágue com água limpa. Algumas empresas especializadas em limpeza possuem produtos co-merciais para esse fim.

Ácido clorídrico (conhe-cido popularmente como á(conhe-cido muriático) nunca deve ser usado em inox, mas, caso haja um derra-mamento acidental na superfície, enxágue rapidamente com água limpa em abundância. Nem sem-pre existe a consciência do perigo que esse produto representa para os materiais de inox.

É preciso total atenção para evitar maiores danos. Se possível, a sequência de

opera-ções deverá ser mudada para que qualquer assentamento e limpeza de azulejos e cerâmicas sejam concluídos antes dos componen-tes de inox serem colocados nas proximidades, tais como rodapés ou espelhos (parte vertical dos degraus de escadas).

Produtos clorados, como cloretos e hipocloritos (alvejan-tes), são prejudiciais ao inox e devem ser evitados. Caso entrem em contato com a superfície do inox, devem ser enxaguados ime-diatamente, com água limpa em abundância.

Partículas de ferro (pro-venientes de operações de sol-dagem, cortes, furações, esmeri-lhamento de aço

(4)

ino-xidável ou contato com ferramen-tas, estruturas de aço e andaimes tubulares) devem ser removidas imediatamente. Essas partículas corroem e podem danificar a ca-mada passiva do inox, gerando uma corrosão localizada.

Para a retirada dessas par-tículas, lave muito bem a superfí-cie com água, sabão e buchas de náilon comuns (como as utiliza-das em cozinha), imediatamente após o contato. Se não for possí-vel a limpeza imediata, utilize um produto específico para limpeza de inox, que contenha ácido fos-fórico.

Caso a corrosão localiza-da já tenha iniciado, poderão ser necessários tratamentos à base de decapagem ácida ou remoção mecânica, para restaurar a super-fície. Estes agentes decapantes são encontrados na forma de pas-ta, gel ou líquido, proporcionando uma aplicação localizada mais eficiente. O uso desses produtos, no entanto, requer cuidados especiais. É fundamental seguir as instruções cor-retamente, garantindo a segurança de quem aplica e evitando da-nos ao meio ambien-te. Caso não se sinta preparado para reali-zar os procedimentos, existem empresas espe-cializadas em limpeza,

ca-pazes de executar esse serviço no próprio local.

Apesar de sua eficiência, a decapagem e remoção mecâni-ca podem alterar a aparência do inox. Neste caso, todo o cuidado deve ser tomado, para preservar o acabamento original.

O melhor mesmo é preve-nir, evitando esse tipo de trans-torno: fazer uma proteção eficaz do inox, durante a realização dos serviços, ou executar as opera-ções que possam causar risco às peças, antes de instalá-las.

(5)

Limpeza de manutenção

A chuva é uma grande aliada na lim-peza do inox utilizado em áreas externas descobertas, como fachadas. Conforme a inclinação da peça, a chuva torna-se a maior responsável por retirar o acúmulo de sujeira e detritos, mantendo as carac-terísticas estéticas do material, por um bom tempo.

No caso das áreas externas cober-tas, é preciso mais atenção e cuidado, durante a limpeza de rotina, para retirar a sujeira

acumu-lada trazida pelo ar. Em áreas litorâneas e industriais, estas precauções devem ser dobradas, já que cloretos, sulfatos e sulfetos podem se fixar na superfície do inox, iniciando um processo de corrosão localizada. Mais uma vez, a prevenção é a melhor arma, nessa situação.

Marcas de dedos

Uma boa forma de minimizar esse problema é a escolha de um acabamento de inox menos sensível a marca de dedos, facilitando a lim-peza, a manutenção e garantindo o padrão estético. O inox escovado, muito usado em interiores, por exemplo, tende a exibir marcas de dedos em um primeiro momento, logo após a instalação. Mas com as primeiras operações de limpeza, a visibilidade dessas marcas é reduzida significa-tivamente. Como nem sempre é possível escolher o acabamento dentro dessas características, a limpeza bem-feita é fundamental.

Uma forma de prevenir as marcas de dedos é aplicando óleo de bebê ou vaselina líquida, na superfície do inox. Para a limpeza dessas marcas, água e sabão (ou um detergente neutro) bastam.

Alguns produtos de limpeza em spray, de uso extremamente sim-ples e facilmente encontrados, são excelentes removedores de marcas de dedos e ainda conferem ao inox uma camada brilhante, uniforme e suave, proporcionando uma proteção semelhante à alcançada com o óleo de bebê e reduzindo o aparecimento de novas manchas. Após a aplicação do spray, polir com pano macio e seco.

(6)

Manchas d’agua

Manchas surgem no inox, após a secagem de água, prejudicando a sua estética. Essas manchas são decorrentes de impurezas contidas no líquido, especialmente em regiões de água dura (contendo sais dissol-vidos). Para removê-las, utilize água limpa (de preferência destilada ou deionizada) e seque bem.

Tintas

Tintas devem ser retiradas com removedores de tinta alcalinos ou à base de solventes. Nunca use raspadores, facas ou esponjas de aço, que poderão arranhar a superfície do inox.

Agentes desconhecidos

Quando a superfície

esti-ver bastante suja e for impossí-vel identificar exatamente qual o agente a ser eliminado, polidores de metal usados para peças cro-madas (como os de uso automo-tivo) são recomendados. É im-portante notar que as superfícies extremamente polidas requerem cuidados redobrados, para evitar arranhões.

Outra alternativa são os limpadores de inox contendo áci-do fosfórico. Basta remover os resíduos com os limpadores, en-xaguar com água e secar.

Inox com acabamento tipo brilhante pode ser limpo com pro-dutos de limpeza de vidro, desde que não contenham cloreto.

Atenção: evite limpar apenas locais específicos da su-perfície, pois a limpeza completa oferece um resultado visual mais satisfatório, sem diferenças ao longo do inox.

Nunca inicie qualquer tra-balho de manutenção ou limpeza sem consultar o material conten-do informações conten-do fornececonten-dor, sobre saúde e segurança.

(7)

Intervalos de limpeza

O inox em interiores deve

ser tratado como parte da rotina de limpeza de um ambiente, sem nenhuma diferença em sua perio-dicidade.

Como qualquer outro ma-terial, o inox deve ser limpo antes que se forme uma camada de su-jeira ou marcas de dedos visíveis. Dessa forma, a limpeza fica mais simples, os custos menores e a conservação mais eficiente.

Nas áreas externas, o inox pode estar exposto a ambientes mais agressivos, como atmosfera marinha, poluentes industriais ou poluição urbana, que podem

cau-Produtos de limpeza

Água, sabão e detergente neutro são produtos simples, que podem fazer a diferença na rotina de limpeza do inox, aplicado em interiores e exteriores.

Os produtos de limpeza para vidros, que não contenham cloreto, são ideais para limpar o inox com acabamento tipo bri-lhante.

Pano macio e úmido pode ser usado para remover sujeiras leves, como poeira ou marcas de dedos.

sar o aparecimento de manchas, sobre a sua superfície.Essas áre-as externáre-as devem ser limpáre-as na mesma periodicidade que os vi-dros do local. O intervalo de lim-peza depende da quantidade e do tipo de sujeira a que o material está exposto.

Limpezas rotineiras, com intervalos entre 6 e 12 meses, devem ser suficientes para remo-ver as sujeiras leves. No caso de ambientes mais agressivos (como atmosferas industriais e, princi-palmente, atmosferas marinhas), o intervalo da limpeza deve ser reduzido para de 3 a 6 meses.

Buchas de náilon, utiliza-das em cozinha, atendem bem quando o assunto é uma limpeza pesada.

Em superfícies brilhantes, o uso da face mais abrasiva da bu-cha não é aconselhado.

Em acabamentos dire-cionados (escovados e lixados), como ST ou N° 04, a limpeza de-verá ser feita no mesmo sentido do escovamento e nunca perpen-dicular a ele.

(8)

Ácidos fosfórico e nítrico podem ser utilizados, desde que sejam seguidas as recomenda-ções do fabricante.

Decapantes devem ser utilizados quando houver um pro-cesso de oxidação (corrosão) das peças em inox.

Álcool, álcool isopropílico e acetona são indicados na remo-ção de graxas e óleos, e não ofe-recem risco de corrosão ao inox.

Polidores de metais (como os de uso automotivo) podem ser

Produtos de limpeza que não devem

ser usados

Ácido clorídrico, conheci-do popularmente como áciconheci-do mu-riático, nunca deve ser usado na superfície do inox.

Alvejantes são produtos clorados e prejudiciais ao inox e devem ser evitados. 

Polidores de prataria são abrasivos e podem arranhar o inox.

Manuseio e Estocagem

Cuidados com manuseio

O aço inox, originalmente desenvolvido para

apli-cações onde o requisito principal seria a resistência à corrosão, tem utilizados no inox. Superfícies extremamente polidas requerem cuidados redobrados, para evitar arranhões.

Removedores alcalinos po-dem ser utilizados para a limpeza de tintas.

Os equipamentos de lim-peza do inox devem ser utilizados especificamente para esse fim. Utensílios usados anteriormente em aços “comuns” podem conta-minar as superfícies de inox, com partículas de ferro.

Buchas abrasivas ou palha de aço, além de riscar a superfí-cie, podem gerar depósitos de aço carbono, o que poderá causar pontos de corrosão.

Ácidos (fosfórico e nítri-co), com exceção dos citados no tópico anterior, devem ser evita-dos.

(9)

sido largamente utilizado com apelos estéticos. A proteção do aço inox vem da resistência da camada superficial de óxido e cromo aos ataques do meio ambiente. Esta camada, invisível, de espessura finíssima e alta-mente aderente, apesar de estável, não é indestrutível e exige cuidados especiais para manter inalteradas suas características originais.

Desta forma, cuidados básicos devem ser observados, para a prevenção de danos mecânicos e contaminação desta película. Os da-nos mecânicos, como arranhões e sulcos, podem ocorrer facilmente com o manuseio inadequado. Ocasionando o rompimento do filme de óxido de cromo, deixando a área vulnerável a ataques corrosivos, além de comprometer seu aspecto estético.

A contaminação com impurezas, seja pela manipulação do aço inox com equipamentos utilizados em áreas sujas, podem comprometer a sua resistência à corrosão pela aderência de partículas em sua super-fície. A aderência de impurezas evitam o contato do cromo do aço com o oxigênio do meio ambiente e a regeneração da camada passiva de óxido de cromo, criando portas de entrada para a corrosão, danificando o ma-terial. 

Como evitar contaminação

Nem sempre é possível dispor de equipamentos específicos para o manuseio do aço inox, entretanto algumas soluções simples podem ser providenciadas, como correntes apropriadas ou peças de metal sin-tético. Todos os equipamentos devem ser limpos antes de sua utiliza-ção para trabalhos com o aço inox. Neste sentido, é aconselhável que o manuseio do aço inox seja planejada e programada, pois quando sua utilização é aleatória, estes cuidados com a limpeza dos equipamentos são negligenciados, ocasionando a contaminação.

Materiais de pequena espessura, laminados a frio, apresentam um acabamento superficial de melhor qualidade, com acabamento ine-rente ao processo de produção, brilhantes, polidas ou lixadas. O manu-seio deste produto exige o uso de luvas limpas, evitando que os dedos deixem marcas na superfície do material. Caso isso ocorra, as marcas só podem ser removidas com solvente orgânico suave, seguido de limpeza com uma solução morna de detergente. O procedimento de remoção das manchas termina com o enxágue cuidados, feito com água limpa e posterior secagem do material.

(10)

Procedimentos corretos de estocagem de produtos em inox são fundamentais para manter inalteradas as características estéticas e de resistência à corrosão necessárias às suas aplicações finais.

Os produtos chegam embalados com plástico de proteção e/ou polionda, que deve ser mantido o maior tempo possível, ajudando a

pre-venir danos no período entre a entrega e o momento de uso do material.

Quando o material for fornecido com a aplicação de PVC (filme protetivo de polietileno) este material não deverá ser exposto diretamente à luz do sol por longos períodos, podendo ocorrer aderência do plás-tico (filme protetivo) à superfície do aço liberando resí-duos sobre a superfície.

Cuidados com a estocagem

Onde estocar, evitando contaminação

Depósitos de poeira na superfície dos produtos podem causar manchas de ferrugem caso contenham partículas de materiais ferrosos (ferro e aço). O mesmo acontece com partículas de poeira em suspensão resultantes do esmerilhamento de baixo carbono, devem ser evitadas no local de estocagem. A camada de poeira também pode absorver sais agressivos, especialmente em atmosferas marinhas ou industriais. A contínua absorção e evaporação de qualquer umidade leva ao aumento da concentração destes sais e a camada de poeira pode vir a ser um meio de corrosão muito agressivo, danificando o aço inox.

A contaminação por óleo e graxa também deve ser evitada, prin-cipalmente em áreas afetadas por aquecimento, como o de soldagem, ou com resíduos de solda, nestas áreas a concentração do teor de car-bono do aço é afetada, ficando a resistência a corrosão comprometida. Caso aconteçam, os restos de óleo e graxa devem ser removidos por líquidos e vapores desengraxantes, seguidos de enxágue com solução detergente aquecida, lavagem com água fria e posterior secagem. A con-taminação pode ser evitada estocando os produtos em estantes de aço, utilizando-se peças de madeira de lei para evitar o contato direto com aço carbono. 

Recomenda-se cobrir o aço inox estocado evitando a contamina-ção por limalhas de ferro ou aço carbono.

(11)

Prevenção contra umidade

A umidade também pode danificar o aço inox, originando man-chas de água na sua superfície. Estas manman-chas não indicam necessaria-mente indícios de comprometimento na resistência à corrosão do aço inox, entretanto podem prejudicar a sua aparência, além de ser de difícil remoção. Combata a umidade nas áreas da junção de solda, pois ela pode originar a presença de porosidade no material. Evite estocar em áreas vulneráveis a goteiras ou gotejamento decorrente de condensa-ção.

Caso aconteça podem levar a manchas na superfície: as gotas provenientes de condensação formada nos tetos galvanizados podem conter traços de zinco e as manchas deste material são impossíveis de ser removidos do aço inox, a não ser por processos

me-cânicos de polimento.

O que não fazer

O que fazer

Não deixe exposto ao sol, em lugares úmidos, nem onde possa haver contaminação por

substân-cias dispersas no ar. Evite o contato com o aço

carbo-no ou outros aços e não use os mesmos equipamentos

emprega-dos no manuseio destes aços. Não ande sobre o aço ou risque

sua superfície com canetas ou pincéis atômicos.

Não arranhe o aço.

Evite o contato com substâncias externas, tal qual graxas, óleos.

Estoque os produtos sempre em local limpo e seco.

Estoque sempre longe de outros aços (tipo carbono).

Use equipamentos de estocagem e movimentação protegidos por plástico, madeira seca ou feltro, evitando marcar a superfície do

aço.

Manuseie com cuidado e evite danificar a superfície a forma do

produto.

Use luvas limpas para desempe-nhar operações de estocagem.

(12)

Franke Sistemas de Cozinha do Brasil

Matriz e Showroom / Casa Central y Showroom Rua / Calle Hellmuth Miers, 800 - BR 101 - km 31 Distrito Industrial - 89219-512

Joinville - SC - Brasil

Referências

Documentos relacionados

Relação entre a distancia medida entre dois pontos, na carta náutica, e a verdadeira distancia entre esses pontos, na superfície da Terra.. Linhas que unem os pontos

Des- tes onze itens que apresentaram diferença no valor logit dos dois grupos, sete atividades funcionais apre- sentaram índice de dificuldade relativa (valor logit) superior no

Comunicações: SDR, Cognitive Radio, Wireless Adhoc Networks – 1º produto disponível: mNET.. Comunicações: SDR, Cognitive Radio, Wireless Adhoc Networks – 1º produto

Após delimitação da área e inclusão dos dados de cada ponto amostral referente às características químicas do solo e produtividade de milho, foram interpolados os dados

O processo produtivo moderno, portanto, não tem começo e nem fim determinado – o que, segundo Arendt, é uma qualidade específica da atividade do trabalho – e, assim como o

O fato que esta praga afeta os homens na terra (9:3) serve como mais uma prova de que os 144.000 são servos de Deus na terra, não no céu..

2 Professora do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).. O objetivo geral do projeto é contribuir com a formação continuada de professores de

Em todas as suas obras, Legendre reproduziu demonstrações de trabalhos de outros matemáticos, a exemplo dos Teoremas de Fermat, números figurados, a infinidade dos