• Nenhum resultado encontrado

Uma nova maneira de estacionar veículos de passeio em grandes centros urbanos: proposta do aplicativo “minha vaga” / A new way of parking vehicles in large urban centers: proposal of the application "my vacancy"

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma nova maneira de estacionar veículos de passeio em grandes centros urbanos: proposta do aplicativo “minha vaga” / A new way of parking vehicles in large urban centers: proposal of the application "my vacancy""

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Uma nova maneira de estacionar veículos de passeio em grandes centros

urbanos: proposta do aplicativo “minha vaga”

A new way of parking vehicles in large urban centers: proposal of the

application "my vacancy"

Recebimento dos originais: 02/05/2018 Aceitação para publicação: 07/06/2018

Marcos dos Santos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Instituição: Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação do Instituto

Militar de Engenharia (IME)

Endereço: Praça Gen. Tibúrcio, 80 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-270 E-mail: marcosdossantos_doutorado_uff@yahoo.com.br

João Pedro França de Almeida

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Instituição: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Endereço: Av. República do Chile, 100 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-917

E-mail: joaopedro_franca_almeida@hotmail.com

Caio Gregório de Souza

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Instituição: Companhia de Bebidas das Américas - Ambev S.A

Endereço: Estr. Rio São Paulo, 6011, 4421 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23087-005 E-mail: caiosouza.hl@gmail.com

Bruno Garcia da Silva

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Instituição: Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo

Endereço: Rua Jaguaruna, 105 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 21032-000 E-mail: brunogarcia273@gmail

RESUMO

O aumento do poder aquisitivo da população brasileira, bem como a facilidade de acesso ao crédito, tornou possível que milhares de famílias pudessem adquirir um veículo de passeio. Isso trouxe inúmeros efeitos colaterais adversos, principalmente nos grandes centros urbanos. Um desses efeitos é a inexistência ou a insuficiência de vagas de estacionamento capazes de atender a essa nova demanda. Esse trabalho tem o propósito de desenvolver um modelo conceitual de uma ferramenta capaz de reservar uma vaga de estacionamento próximo a algum ponto de interesse do

(2)

usuário durante determinado intervalo de tempo. Considerando que a demanda por vagas normalmente é maior que a oferta, o proprietário iria disponibilizar as vagas para agendamento mediante a uma majoração do preço normalmente praticado, gerando assim um equilíbrio de interesses entre os players da transação. Tendo em vista a facilidade de acesso e operação, inicialmente pensou-se em desenvolver um aplicativo baseado em tecnologias embarcadas em smartphones, em que, de um lado o cliente interessado pudesse escolher o estacionamento e o período de tempo necessário; e de outro lado, o prestador do serviço pudesse aceitar ou não a requisição da referida vaga. Para isso, será necessário o desenvolvimento de interfaces específicas com as regras de negócios bem definidas para cada stakeholder envolvido na operação.

Palavras-chave: Sistemas de Informação; Aplicativos; Smartphones; Vagas de Estacionamento;

Grandes Centros Urbanos

ABSTRACT

The increase in the purchasing power of the Brazilian population, as well as the ease of access to credit, made it possible for thousands of families to purchase a walking vehicle. This has brought numerous adverse side effects, especially in large urban centers. One of these effects is the inexistence or insufficiency of parking spaces capable of meeting this new demand. This work has the purpose of developing a conceptual model of a tool capable of reserving a parking space close to some point of interest of the user during a certain period of time. Considering that the demand for vacancies is usually greater than the offer, the owner would make the appointments available by increasing the price normally charged, thus generating a balance of interests among the players of the transaction. In view of the ease of access and operation, it was initially thought to develop an application based on technologies embedded in smartphones, where, on the one hand, the interested customer could choose the parking space and the time period needed; and on the other hand, the service provider could accept the request of the vacancy. For this, it will be necessary to develop specific interfaces with well-defined business rules for each stakeholder involved in the operation.

Keywords: Information Systems; Applications; Smartphones; Parking lots; Large Urban Centers

1 INTRODUÇÃO

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu anexo 1, define trânsito como: “A movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres” e considera trânsito como “a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”. Ao observar-se as informações descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pode-se perceber a necessidade do depode-senvolvimento de novos métodos para que esta movimentação citada pelo código ocorra de maneira satisfatória. O trânsito é um problema que pode ser observado nos principais centros urbanos do mundo, e um dos fatores que contribuem para a evolução desse problema é o aumento da frota mundial de carros. No Brasil por exemplo, somente a frota de automóveis conta com 49.822.708 veículos (DENATRAN, 2015). O instituto de pesquisa TomtomTraffic Index comprova a difícil situação do trânsito no Brasil em seu ranking de piores

(3)

trânsitos do mundo, pois, o país aparece no Top10, representado pelo Rio de Janeiro (4º pior trânsito do mundo), Salvador (7º) e Recife (8º).

2 PROBLEMA

O trânsito nos grandes centros urbanos apresenta uma série de problemas, tais como acidentes, engarrafamentos, doenças laborais, entre outros. Tais problemas possuem uma considerável relevância na medida que afetam a qualidade de vida das pessoas e comprometem o seu desempenho profissional, gerando assim um passivo para a sociedade como um todo. Atualmente os dias têm apresentado grande intensidade, e a perda de tempo em busca de coisas que deveriam ser bem mais simples tornam issoainda mais cansativo e estressante. Além do trânsito pesado vivido nas grandes capitais, um dos problemas que chama atenção é a questão das vagas de estacionamento, corre-se o risco de chegar ao local de destino e não conseguir uma vaga para estacionar, ou mesmo ficar rodando por horas para conseguir tal objetivo. Tendo em vista que a quantidade de vagas disponíveis não atende a atual demanda.

Santos et al. (2017) afirmam que um engenheiro é, antes de mais nada, um “resolvedor de problemas”. Ele tem a capacidade de compreender as condições de contorno de uma situação problemática e, a partir daí, propor soluções que agreguem valor não só para a organização da qual faz parte, mas também para a sociedade como um todo.

A partir desse pressuposto, foi identificada a necessidade de se criar um sistema onde a pessoas pudessem estacionar o seu automóvel em locais particulares, de maneira mais prática e efetiva, evitando assim também o problema de muitas pessoas que querem chegar a um determinado local e não utilizam seus carros por não conhecerem o local e/ou não saber se teriam condições de estacionar seus veículos.

3 REVISÃO DA LITERATURA

Para Beraldi et al. (2000), a TI representa todas as tecnologias necessárias para coletar, tratar, interpretar e distribuir as informações em tempo hábil e de maneira adequada. Sendo assim, pode-se considerar como componente da tecnologia de informação os sistemas computacionais, incluindo quaisquer softwares e hardware utilizados como ferramentas para o tratamento de informações em qualquer nível. Com o passar dos anos as interfaces para smarthphones, tablets e entre outras se tornaram sensíveis ao toque, também deixaram de ser analógicos e passaram a ser digitais além de incorporarem sistemas operacionais o que permitiu que pudessem fazer download

(4)

de aplicativos e documentos assim, permitindo muitas outras funções possíveis mediante a conectividade (DAMASCENO, 2014).

Na IoT um conjunto de dispositivos físicos (chamados objetos inteligentes) se conecta à Internet e, dessa forma, torna-se capaz de recepcionar e enviar informações sem intervenção direta do homem na execução destas ações (WHITMORE; AGARWAL; XU, 2014).

Embora não seja o escopo do problema estudado nessa pesquisa, deve-se atentar para o desenvolvimento de um sistema de fácil utilização, a fim de ter um grande alcance entre os motoristas da cidade. Isto posto, a usabilidade do sistema deve ser uma preocupação na hora do desenvolvimento do mesmo.

Santos (2016) afirma que um sistema que possui sua usabilidade voltada ao fácil manuseio do usuário pode ser aprendido com mais rapidez, será difícil de esquecer e ainda oferece suporte para que não haja erros de operações, aumenta o grau de satisfação dos usuários e soluciona as intercorrências existentes das tarefas para os quais o sistema foi esquematizado.

Pritchard (1969) define a bibliometria como o estudo que busca quantificar os processos de comunicação escrita. A bibliometria é uma área da ciência pertencente à Biblioteconomia e à Ciência da Informação. Ela busca através de métodos estatísticos, demonstrar a evolução da informação científica das diversas disciplinas e áreas.

Para efetuar o levantamento bibliométrico, foi acessado o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir dessa plataforma, foi feito um levantamento das publicações que apresentassem as palavras information

systemse traffic, separadamente e, posteriormente unidas pelo conectivo lógico and. Assim,

gerou-se três gráficos distintos que mostram a evolução do tema em lide, no período de 1996 à 2016. A Figura 1 apresenta a evolução da quantidade de publicações com o termotraffic. Observa-se um aumento significativo de publicações no horizonte temporal de 1996 à 2016. Uma linha de tendência no referido período evidencia uma aumento de 236% na quantidade de publicações que tratam sobre o tema. Isso reflete o desafio encarado pelas grandes cidades do mundo na busca de novas soluções para o tráfego urbano.

(5)

Figura 1. Quantidade de publicações contendo a palavra traffic Fonte: Portal de Periódicos da CAPES (2017)

Sabe-se que hoje, o mundo vive a era da informação e do conhecimento. Atualmente, tanto decisões simples, quanto decisões estratégicas, não são mais tomadas a partir da intuição dos decisores. Elas são tomadas a partir de dados, que precisam ser de fácil manipulação e interpretação. Além disso, precisam estar disponíveis de maneira rápida e confiável quando necessários. A Figura 2, corrobora com esse entendimento, mostrando um crescimento expressivo na quantidade de publicações contendo a palavra information systems, no período de 1996 à 2016. Uma linha de tendência no referido período evidencia uma aumento de 264% na quantidade de publicações.

Figura 2: Quantidade de publicações contendo a palavra information systems Fonte: Portal de Periódicos da CAPES (2017)

(6)

No sentido de buscar a convergência entre esses dois assuntos, pesquisou-se a quantidade de publicações que contivessem as palavras traffic e information systems simultaneamente. No período de 1996 à 2016, houve um incremento de 284% na quantidade de publicações, conforme apresentado na Figura 3, evidenciando a relevância do assunto não só no mundo acadêmico, mas também na sociedade como um todo.

Figura 3. Quantidade de publicações contendo a palavra information systems and traffic . Fonte: Portal de Periódicos da CAPES (2017)

4 MODELO PROPOSTO

O mapa mental apresentado na Figura 4 ajuda no estabelecimento das condições de contorno do problema.

(7)

A partir do problema central, que é o acesso as vagas de estacionamento, foram detectados fatores que contribuem para tal problema e propostas de solução foram elaboradas objetivando facilitar o acesso as vagas de estacionamento, deste modo auxiliando por exemplo pessoas que não conhecem o seu local de destino, na escolha de um local próximo para estacionar o seu veículo, além de otimizar o processo de escolha de vagas, considerando que o tempo que atualmente é gasto na procura por uma vaga de estacionamento sofrerá uma queda considerável.

Observado o caso de determinados locais terem pouca oferta de vagas (Grandes eventos, estádios de futebol, centros da cidade e outros pontos de interesse), foi proposta a criação de um aplicativo para reserva de vagas que ficará embarcado em plataformas móveis (smartphones e notebooks) com o intuito de favorecer todas as partes envolvidas no processo de alocação de veículos em vagas, pois além de oferecer segurança e comodidade aos seus usuários (motoristas) através de um modo simplificado de escolha do melhor local para seu veículo, permitiria aos donos das vagas (anunciantes de vaga) disponíveis no aplicativo uma maior lucrabilidade, tendo em vista que as vagas “reservadas” serão mais caras, mostrando assim que mesmo que a oferta de vagas seja menor que a demanda há possibilidade de aumento de lucro, se comprovado que o usuário está disposto a pagar mais no intuito de receber os benefícios oferecidos pelo aplicativo.

Os locais de reserva serão estacionamentos e vagas particulares, ambos terão de obedecer a algumas condições visando a maior segurança e assim os usuários do aplicativo terão que realizar um cadastro através do CPF/CNPJ para que não haja duplicidade de contas, e precisarão atender as regras estipuladas para usufruir da aplicação, serão pesquisados antecedentes criminais, situação no SPC/SERASA, além de documentos como a CNH por exemplo. No aplicativo o preço das vagas disponibilizadas pelos estacionamentos serão estipulados de acordo com o desejo dos mesmos, o que significa que o preço da vaga no aplicativo pode ser diferente do preço já praticado pelos estabelecimentos, este preço sofrerá um acréscimo de uma taxa de reserva, já no caso das vagas particulares o "dono da vaga" irá estabelecer um preço, e o mesmo poderá ser negociado com os usuários, criando assim de uma espécie de "leilão de vagas", e terá também uma taxa de reserva acrescentada ao seu preço.

A identidade visual do aplicativo pode ser vista na figura 5. O aplicativo trabalhará em um plataforma simples e intuitiva, onde os usuários terão uma interação amigável e de fácil assimilação. Buscando uma maior praticidade o usuário poderá usar as contas já existentes em seu smartphone (Facebook, E-mail, Google, Twitter) na realização do primeiro acesso, posteriormente acrescentando o CPF e os dados bancários somente no ato da reserva da vaga.

(8)

Figura 5: Identidade visual do aplicativo “Minha Vaga”. Fonte: Autores (2017)

Sua interface será apresentada com uma barra de pesquisa onde o usuário colocará o local de destino, após esta busca o aplicativo mostraria em sua tela o mapa do local e os estabelecimentos cadastrados ao redor desta pesquisa, priorizando os estabelecimentos que pagarem por uma prioridade nos anúncios do App. Pode-se observar a referida interface na Figura 6.

Figura 6: Interface do aplicativo “Minha Vaga”. Fonte: Autores (2017)

(9)

As partes envolvidas no uso do aplicativo terão informações que serviram de apoio as suas decisões, tendo em vista que o usuário poderá visualizar o perfil do anunciante e do mesmo modo o "dono da vaga" poderá visualizar o perfil do usuário, ambos poderão avaliar um ao outro, permitindo com que no futuro essas avaliações sirvam para auxiliar a escolha dos usuários e anunciantes, além de contribuir para a manutenção do controle de qualidade dos serviços oferecidos, consequentemente este método destacará os melhores serviços/usuários, desta maneira evitando possíveis escolhas ruins de vagas ou usuários. Esta ferramenta será uma espécie de "termômetro", e atuará como um medidor da qualidade de estacionamentos, vagas particulares e usuários.

Além das regras de segurança, serão estabelecidas regras de compra, os usuários por exemplo poderão realizar o pagamento através do cartão de débito ou crédito, para tal método de compra o cartão deverá ser cadastrado na conta do usuário no aplicativo antes da reserva da vaga ou no ato de reserva da vaga, além deste método será aceito o pagamento em dinheiro. Em casos de desistência com menos de 2 horas de antecedência do horário escolhido, será cobrado uma multa percentual ao valor da vaga, para que o anunciante não seja afetado em ficar com a vaga vazia e possa assim a agendar.

Além de alcançar donos de veículos e anunciantes de vagas, o aplicativo pode incluir mais stakeholders devido as suas funcionalidades, se o mesmo apresentar ganho de escala, a oportunidade de interação com estabelecimentos próximos as vagas, se torna viável, estes estabelecimentos serão selecionados de acordo com a vaga de destino escolhida pelo usuário e irão interagir com o aplicativo através de campanhas de marketing. Ao escolher o seu destino e consequentemente a vaga, serão apresentados ao usuários, locais próximos que possam ser de interesse do mesmo, permitindo que o aplicativo possa ampliar seus horizontes quanto à questão financeira, observando-se o fato de que além do lucro adquirido através da alocação de vagas por meio do aplicativo, será possível se ter lucro com as campanhas de marketing inseridas no aplicativo por parte dos estabelecimentos próximos as vagas que tenham interesse em investir na sua divulgação.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sabe-se que a cidade do Rio de Janeiro possui uma frota de aproximadamente 3 milhões carros de passeio. Assim, espera-se que o aplicativo ora proposto tenha um rápido ganho de escala, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas.

(10)

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, J. P. Repensando processos de formalização em sistemas informatizados: analisando a co-evolução entre software e práticas organizacionais. RECIIS–Revista Eletrônica de

Comunicação Informação de Inovação em Saúde, v. 3, n. 2, p. 7-15, 2009.

BERALDI, Lairce Castanhera; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RODRIGUES, Denise Marin (2000). Avaliação da adequação do uso te tecnologia de informação na pequena empresa. In: Anais

do Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP. Bauru, 2000.

DAMASCENO, H; Os tablets chegaram; Universidade Federal da Bahia – UFBA; 2014.

PRITCHARD, A. Statisticalbibliographyorbibliometrics? JournalofDocumentation, [s. l.], v. 25, n.4, p. 348-349, Dec. 1969.

WHITMORE, A.; AGARWAL, A.; XU, L. D. The Internet ofThings—A surveyoftopicsandtrends.

Information Systems Frontiers v. 17, n. 2. DOI: 10.1007/s10796-014-9489-2. abril 2014.

SANTOS, A. C. Q.; et al. Análise da usabilidade do software ergolândia com docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande: um estudo de caso. In: Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção – SIMEP. Recife, 2016.

SANTOS, Marcos dos; RAMOS, Matheus Falcão; REIS, Marcone Freitas dos; WALKER, Rubens Aguiar. Estratégia de redução do custo de transporte dos centros de distribuição da Marinha do Brasil a partir de métodos heurísticos. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe

Imagem

Figura 1. Quantidade de publicações contendo a palavra traffic  Fonte: Portal de Periódicos da CAPES (2017)
Figura  4:  Mapa  mental  com  as  condições  de  contorno  do  problema
Figura 6: Interface do aplicativo “Minha Vaga”.

Referências

Documentos relacionados

Os falsos cognatos entre o português e o espanhol que podem ser vistos com bom humor quando, por exemplo, se confunde a palavra “taza” (xícara) em espanhol com “taça”

Data will be extracted from all papers included in the scoping review by two independent reviewers using a data extraction tool developed by the reviewers in Microsoft Excel

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do