• Nenhum resultado encontrado

Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor / Clinical skills assessment under the monitor's look"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Avaliação de habilidades clínicas sob o olhar do monitor

Clinical skills assessment under the monitor's look

DOI:10.34117/bjdv5n12-252

Recebimento dos originais: 07/11/2019 Aceitação para publicação: 18/12/2019

Kamila Silva Chenek

Acadêmica de Bacharelado em Enfermagem e Saúde Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa

Endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 – Uvaranas, Ponta Grossa - PR, Brasil E-mail: kchenek@hotmail.com

Marlene Harger Zimmermann

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa

Endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 – Uvaranas, Ponta Grossa - PR, Brasil E-mail: marlene_hz@yahoo.com.br

Suellen Vienscoski Skupien

Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa

Endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 – Uvaranas, Ponta Grossa - PR, Brasil E-mail: suvienscoski@hotmail.com

Jacy Aurelia Vieira de Sousa

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa

Endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 – Uvaranas, Ponta Grossa - PR, Brasil E-mail: jacy.sousa@gmail.com

Bruna Pereira Madruga

Acadêmica de Bacharelado em Enfermagem e Saúde Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa

Endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 – Uvaranas, Ponta Grossa - PR, Brasil E-mail: brunapmadruga@outlook.com

Caroline Gonçalves Pustiglione Campos

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa

Endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 – Uvaranas, Ponta Grossa - PR, Brasil E-mail: carolgonc@hotmail.com

RESUMO

A educação passou por transformações desenvolvendo estratégias para tornar o aluno protagonista de seu aprendizado, neste contexto a Avaliação Clínica Objetiva Estruturada (OSCE) constitui-se como

(2)

uma modalidade de ensino-aprendizagem voltada ao treinamento de acadêmicos com aproximação da teoria e a prática. Objetivou-se neste estudo descrever as percepções do monitor quanto às suas práticas na avaliação das habilidades clínicas. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, pesquisa participante, baseado nas atividades desenvolvidas pelo monitor frente à Avaliação de Habilidades Clínicas. No total 10 (dez) acadêmicos monitores de diversas séries do curso de Enfermagem passaram pelo feedback após o término das atividades exercidas, onde foram questionados sobre a atuação do OSCE e sua contribuição para seu aprendizado, e instigados quanto à avaliação do OSCE no curso de Enfermagem e sugestões para melhorias, sendo possível descrever as percepções do aprendizado do monitor, direcionando-os ao um pensamento reflexivo, ressaltando a importância do ensino e aprendizado por meio da avaliação das habilidades clínicas em sua formação profissional.

Palavras-chave: Monitor, Aprendizagem, Enfermagem.

ABSTRACT

Education has undergone transformations developing strategies to make the student protagonist of their learning, in this context the Structured Objective Clinical Assessment (OSCE) is a teaching-learning modality aimed at training students with approximation of theory and practice. The objective of this study was to describe the perceptions of the monitor regarding their practices in the evaluation of clinical skills. This is an exploratory and descriptive study, participant research, based on the activities developed by the monitor against the Clinical Skills Assessment. In total 10 (ten) academic monitors from various grades of the Nursing course received feedback after the completion of the activities performed, where they were questioned about the OSCE's performance and its contribution to their learning, and prompted about the evaluation of the OSCE in the course. Nursing and suggestions for improvements, being possible to describe the perceptions of the monitor's learning, directing them to reflective thinking, emphasizing the importance of teaching and learning through the evaluation of clinical skills in their professional education.

Keywords: Monitor, Learning, Nursing.

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, a educação passou por transformações frente ao ensino, desenvolvendo estratégias para tornar o aluno protagonista de seu aprendizado. Nesse contexto a Avaliação Clínica Objetiva Estruturada (OSCE) constitui-se como uma modalidade de ensino-aprendizagem voltada ao

(3)

treinamento de acadêmicos com aproximação da teoria e a prática, tornando assim o aprendizado significativo. Para isso, a simulação deve ser considerada um meio de troca de experiencias auxiliando o aluno com o ambiente, desenvolvendo seu pensamento crítico frente aos cenários realísticos (FERNANDES et al., 2016).

Para que a avaliação de habilidades clínicas aconteça de forma objetiva, é necessária uma equipe organizadora composta por professores-avaliadores e monitores-acadêmicos, no qual cada membro desempenha papéis de ação distintos que colaboram com o seguimento da prática (OLIVEIRA, SOUZA, 2012).

Uns dos papeis importantes para o desenvolvimento da prática é a monitoria, que proporciona ao acadêmico uma construção do saber frente às práticas desempenhadas por eles, sendo de responsabilidade do mesmo o conhecimento prévio da avaliação, como a função de desempenho, possibilitando a ampliação de sua trajetória acadêmica (OLIVEIRA, SOUZA, 2012).

Diante do exposto, esta pesquisa objetiva descrever as percepções do monitor quanto às suas práticas na avaliação das habilidades clínicas.

2 METODOLOGIA

Estudo exploratório e descritivo, pesquisa participante, baseado nas atividades desenvolvidas pelo monitor frente à Avaliação de Habilidades Clínicas, vinculado ao Projeto de Extensão intitulado: ‘Extensão Intra-Muros: Aprender e Praticar Avaliação de Habilidades Clínicas”.

Os acadêmicos monitores participaram da realização e implementação da Avaliação de Habilidades Clínicas por meio do OSCE de uma turma do curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A avaliação ocorreu em um laboratório do bloco M, no campus Uvaranas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no mês de junho de 2019, das 7:20 às 12:00, contemplando um total de cinco horas.

As salas do laboratório foram subdivididas por 4 salas onde a cada duas era composta por um caso clinico distinto. A equipe foi composta por dez monitores, sendo dois cronometristas, quatro atores, e quatro acompanhantes, sendo esses, dois responsáveis por zelar dos materiais dos participantes da avaliação, e dois para acompanhar o trâmite das salas. Contendo também quatro professores avaliadores e dois supervisores.

3 RESULTADOS

No total, 10 (dez) acadêmicos monitores de diversas séries do curso de Enfermagem passaram pelo feedback após o término das atividades exercidas na avaliação.

(4)

Cada monitor passou pelo processo de prévia no qual os mesmos já sabiam quais papéis desempenhariam ao longo da avaliação. Feito isto, no período de sua atuação, foram solicitados para responder um questionário frente à simulação realística em seu processo de aprendizado.

Quando questionados sobre como a atuação do OSCE contribui para seu aprendizado, tivemos como respostas: que o momento foi de grande significância em suas formações, onde a prática os proporcionou empatia com o próximo e enriqueceu o conhecimento a partir da troca de experiencia entre os participantes envolvidos tornando-os pró ativos frente às atividades exercidas. Também ressaltaram enriquecimento do saber mediante ao aprendizado significativo, através de seus embasamentos teóricos e práticos sob observação do trabalho ocorrido.

Instigados sobre à avaliação do OSCE no curso de Enfermagem e sugestões para

melhorias, os monitores relataram: que essa experiência contribuem para a carreira dos acadêmicos

nos campos de estágio e internato porque os moldam aos desafios que irão presenciar no ambiente de trabalho, mas também contribuindo para o aperfeiçoamento do saber através do estímulo ao estudo. Das sugestões propostas quanto a melhorias na Avaliação, foi evidenciado a necessidade de um local específico para o preparo dos materiais utilizados na prática proposta, separado do cenário que contém o paciente. Destacou-se também a necessidade de estratégias educativas como jogos e filmes para diminuir o estresse frente à ansiedade dos participantes da prova no período de espera.

Baptista (2014) descreve que, no ensino da saúde, a simulação deve ocorrer por meio de etapas, tornando a aprendizagem eficaz, proporcionando a possibilidade de o acadêmico adquirir competências na área profissional quando formado, preparando-o para as diversas situações diárias.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi possível descrever as percepções do aprendizado do monitor em suas práticas na avaliação de uma forma positiva, direcionando-os ao um pensamento reflexivo frente às práticas desempenhadas, ressaltando a importância do ensino e aprendizado por meio da avaliação das habilidades clínicas em sua formação profissional.

REFERÊNCIAS

BAPTISTA, R.; et. al. Simulação de Alta-Fidelidade no curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes. Revista. Enfermagem Referencia, Coimbra, v.1, n.1,2004. Disponível em <

(5)

FERNANDES, A.K.C.; et. al. Simulação como estratégia para o aprendizado em Pediatria. Revista

REME, v1,2016. Disponível em < http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=BDENF&lang=p&nextActio n=lnk&exprSearch=29855&indexSearch=ID>. Acesso em julho de 2019.

OLIVEIRA, J.L.A.P.; SOUZA S.V. Relato de experiência na atividade de monitoria desenvolvida na disciplina de estágio básico de observação do desenvolvimento: um texto que se escreve a quatro mãos. Revista Cad. acad., Palhoça, SC, v.4, n. 1, p 35-46, fev-jul. 2012.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Conclusões Os moradores da comunidade Muribeca entrevistados no presente trabalho demonstraram possuir um bom conhecimento sobre a utilização de plantas como medicinais, mas as

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Frente aos principais achados desse estudo serão apresentadas propostas de ações a serem aplicadas dentro dos contextos escolares que enfrentam em seu cotidiano