• Nenhum resultado encontrado

O POVO DE DEUS FOLHETO LITÚRGICO DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O POVO DE DEUS FOLHETO LITÚRGICO DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O POVO DE DEUS

FOLHETO LITÚRGICO DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano LVI - Brasília, 31 de outubro de 2021 - Nº 55

TRIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B MÊS DAS MISSÕES E DO SANTO ROSÁRIO

ANO SANTO DE SÃO JOSÉ E DA FAMÍLIA AMORIS LAETITIA DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Cor Litúrgica: Verde

A.: Irmãos, o itinerário da fé, que somos convidados a percorrer diariamente, pode ser resumido no amor a Deus e no amor aos irmãos, duas realidades que não se excluem, antes se complementam mutuamente. O Dia Nacional da Juventude deste ano tem o lema “Que todos sejam um!”. Nesta celebração, rezemos pelos jovens de nossa arquidiocese para que aprendam a celebrar a vida de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus.

Iniciemos a nossa celebração, cantando.

RITOS INICIAIS

1. CANTO DE ENTRADA –HINÁRIO LITÚRGICO CNBB - (Liturgia VII n. 17)

R.: NÃO ME ABANDONES, SENHOR, VEM SOCORRER, VEM SOCORRER, VEM SOCORRER, DEPRESSA, VEM, MEU SALVADOR! / 1. Ó Senhor, escuta a prece que te faço e o meu pedido! Vem! Me atende, Deus fiel! Eu preciso ser ouvido. Se vieres nos julgar, todo mundo está perdido. /2. Lembro os dias do passado: os teus feitos que me alentam. Eu te estendo as minhas mãos, a minh'alma está sedenta como terra esturricada, ressequida e poeirenta. / 3. Vem, me ensina a fazer sempre, ó Senhor, tua vontade! Teu Espírito me guia a uma terra conquistada. Vem, renova minha vida, das angústias libertada./ 4. Vem, depressa, meu Senhor!

Vem, depressa, me escutar! Meu espírito está fraco, Eu já estou para desmaiar. Não me escondas o teu rosto, para eu não me arrasar.

2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE - P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

3. ATO PENITENCIAL -No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados:

TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo- poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS:

AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS:

SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.

(2)

4. HINO DE LOUVOR - Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

5. ORAÇÃO DO DIA - P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a Vossos filhos e filhas a graça de Vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das Vossas promessas.Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.

LITURGIA DA PALAVRA

A.: Meus irmãos, quem ama a Deus expressa os sinais desse amor por meio da obediência aos mandamentos e pelas relações de solidariedade, de partilha e de serviço que estabelece com o próximo.

Ouçamos com atenção as leituras de hoje.

6. PRIMEIRA LEITURA (Dt 6,2-6) – Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo dizendo: 2“ Temerás o Senhor teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e os seus mandamentos que te prescrevo, a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem os teus dias. 3 Ouve, Israel, e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. 4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5 Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6 E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno”.

Palavra do Senhor.

TODOS: GRAÇAS A DEUS.

7. SALMO RESPONSORIAL - Sl 17 (18)

R.: EU VOS AMO, Ó SENHOR, PORQUE SOIS MINHA FORÇA! 1. Eu Vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação./ 2. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga sois meu escudo e proteção: em Vós espero!

Invocarei o meu Senhor: a Ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!/ 3. Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador. Concedeis ao Vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao Vosso Ungido.

8. SEGUNDA LEITURA - (Hb 7,23-28) - Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos: 23Os sacerdotes da antiga aliança sucediam-se em grande número, porque a morte os impedia de permanecer. 24Cristo, porém, uma vez que permanece para a eternidade, possui um sacerdócio que não muda. 25Por isso ele é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo-sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos-sacerdotes oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito,

(3)

constituiu sumos-sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. Palavra do Senhor.

TODOS: GRAÇAS A DEUS.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.

10. EVANGELHO – Mc 12,28b-34 - P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.:

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!

P.: Naquele tempo, 28um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. Palavra da Salvação.

TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.

11. HOMILIA

12. PROFISSÃO DE FÉ - Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, tendo presente o Mandamento do amor a Deus e ao próximo, apresentemos ao Senhor nossas preces e súplicas, dizendo: Senhor, atendei a nossa prece!

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!

1) Rezemos por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese que se encontram em experiências missionárias ad gentes, especialmente os que estão na Arquidiocese de Porto Velho, para que jamais se cansem de levar Cristo às pessoas, sobretudo aos mais pobres, nós Vos rogamos.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!

2) Volvei o Vosso olhar amoroso para os governantes de todas as Nações, a fim de que saibam dar ao mundo um sólido testemunho de caridade, efetivando iniciativas em prol da paz, da justiça e do diálogo entre os povos, nós Vos rogamos.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!

(4)

3) Fortalecei os jovens do nosso país, neste Dia Nacional da Juventude, para que se sintam comprometidos com a obra missionária da Igreja e sejam, cada vez mais, construtores de um mundo novo, nós Vos rogamos.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!

4) Ajudai-nos a sentir compaixão pelo sofrimento dos irmãos, a fim de que possamos aliviar os seus ferimentos, partilhar as suas histórias e, deste modo, manifestar a Vossa ternura para com eles, nós Vos rogamos.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!

(Preces Espontâneas)

P.: Suba até vós, Deus de bondade, o clamor da Igreja suplicante e fazei que Vosso povo, libertado do egoísmo, Vos sirva com amor e nunca lhe falte a Vossa luz. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS: AMÉM.

LITURGIA EUCARÍSTICA

14. CANTO DE OFERTAS (https://www.paulus.com.br/loja/cd-liturgia-vii-tempo-comum-ano-a-20-ao-34- dtc_p_2300.html, faixa 12)

1. Bendito seja Deus Pai, do universo criador, pelo pão que nós recebemos, foi de graça e com amor./ R.: O HOMEM QUE TRABALHA FAZ A TERRA PRODUZIR. O TRABALHO MULTIPLICA OS DONS QUE NÓS VAMOS REPARTIR./ 2. Bendito seja Deus Pai, do universo o criador, pelo vinho que nós recebemos, foi de graça e com amor./ 3. E nós participamos da construção do mundo novo. Com Deus, que jamais despreza nossa imensa pequenez.

15. P.: Orai, irmãos e irmãs...

16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS - P.: Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos Vossos olhos e fonte de misericórdia para nós.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.

17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) –

Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VI - Cristo, penhor da Páscoa eterna - MR (p. 433)

P.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-Vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso. Em Vós vivemos, nos movemos e somos. E, ainda peregrinos neste mundo, não só recebemos, todos os dias, as provas de Vosso amor de Pai, mas também possuímos, já agora, a garantia da vida futura. Possuindo as primícias do Espírito, por quem ressuscitastes Jesus dentre os mortos, esperamos gozar, um dia, a plenitude da páscoa eterna. Por essa razão, com os anjos e com todos os santos, entoamos um cântico novo, para proclamar Vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz...

TODOS: SANTO, SANTO, SANTO...

P.: Na verdade, ó Pai, Vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o Vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso.

(5)

TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!

P.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé.

TODOS: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!

P.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do Vosso Filho, nós Vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir.

TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

P.: E nós Vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!

P.: Lembrai-vos, ó Pai, da Vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa Francisco, com o nosso bispo Paulo Cezar, seus bispos auxiliares e todos os ministros do Vosso povo.

TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!

P.: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a Vós, na luz da Vossa face.

TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!

P.: Enfim, nós Vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo Vos serviram, a fim de Vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, Vosso Filho.

TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!

P.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

TODOS: AMÉM.

18. RITO DA COMUNHÃO

19. CANTO DE COMUNHÃO - Arquidiocese de Goiânia, (25º domingo, ano B, n. 11)

R.: SE EU NÃO TIVER AMOR, / EU NADA SOU, SENHOR! / SE EU NÃO TIVER AMOR, / EU NADA SOU, SENHOR! 1. O amor é compassivo, o amor é serviçal. O amor não tem inveja, o amor não busca o mal./ 2.

O amor nunca se irrita, / não é nunca descortês. / O amor não é egoísta, / o amor não é dobrez./ 3. O amor tudo desculpa, o amor é caridade. Não se alegra na injustiça, é feliz só na verdade./ 4. O amor suporta tudo, o amor em tudo crê. O amor guarda a esperança, o amor sempre é fiel./ 5. Nossa fé, nossa esperança, junto a Deus terminarão, mas o amor será eterno, o amor não passa, não.

(6)

20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO - P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, frutifique em nós a Vossa graça, a fim de que, preparados por Vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.

21. ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO 2021

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão. Nós Te suplicamos: Derrama a luz da Tua esperança sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia. Concede-nos a coragem para testemunhar, com ousadia profética e crendo que ninguém se salva sozinho, tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo, missionário do Pai. Maria, Mãe missionária, e São José, protetor da família, inspirem-nos a sermos missionários da compaixão e da esperança. Amém!

RITOS FINAIS 22. BREVES AVISOS

23. BÊNÇÃO FINAL

LEITURAS DA SEMANA

Seg.: Rm 11, 29-36; Sl 68 (69); Lc 14, 12-14

Ter.: COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS - Leituras prs: à escolha no Lecionário (volume I, p.

1050 ss.) ou no Ritual das Exéquias.

Qua.: S. Martinho de Lima Rlg., MFac. Rm 13, 8-10; Sl 111 (112); Lc 14,25-33 Qui.: S. Carlos Borromeu B, Memória. Rm 14, 7-12; Sl 26(27); Lc 15, 1-10 Sex.: Rm 15, 14-21; Sl 97(98); Lc 16,1-8

Sáb.: Rm 16, 3-9.16.22-27; Sl 144 (145); Lc 16, 9-15

Terceira Semana do Saltério Trigésimo Domingo do Tempo Comum

Referências

Documentos relacionados

ORAÇÃO DO DIA - P.: OREMOS: (Pausa) - Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos

ORAÇÃO DO DIA – MR (p.693) - P.: OREMOS: (Pausa) - Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa

porque deles é o Reino dos Céus. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. 19 Tu conheces os mandamentos: não matarás;

P.: 19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se

da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus,

por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em

Oremos pelos (nossos) catecúmenos: que o Senhor nosso Deus abra os seus corações e as portas da misericórdia, para que, tendo recebido nas águas do Batismo o perdão

Glória Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós