• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. Alemanha, 8 Dias Ao seu gosto de carro Percurso por Brandenburg, Saxónia e Turíngia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Itinerário da viagem. Alemanha, 8 Dias Ao seu gosto de carro Percurso por Brandenburg, Saxónia e Turíngia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Alemanha: Percurso por Brandenburg, Saxónia e Turíngia

Alemanha, 8 Dias · Ao seu gosto de carro

Percurso por Brandenburg, Saxónia e Turíngia

Se embarcar nesta Rota, jamais esquecerá estas férias. Razões para convencer os outros membros da expedição? Tome nota. Ao longo do percurso, terá a oportunidade de visitar Berlim, com toda a sua atração e com paragens tão sugestivas como a Porta de Brandenburgo, o Reichstag ou alguns dos fragmentos do Muro que ainda estão de pé. A capital da Alemanha nunca dececiona, como as outras grandes cidades presentes na Rota. Dresden, quase completamente reconstruída após os intensos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, e Frankfurt, uma das skylines mais impressionantes da Europa, são dois grandes exemplos.

Lípsia também tem um grande papel nesta viagem, por transpirar arte e cultura em cada esquina. Richard Wagner nasceu aqui, aqui viveu Johann Sebastian Bach e aqui faleceu Mendelssohn. Se está à procura de inspiração e de uma atmosfera cultural e de lazer única, nas suas ruas encontrá-la-á certamente. A nossa lista de pessoas famosas leva-nos a Weimar. Aí viveu, além do próprio Bach, o filósofo Nietzsche e também Goethe. Mas Weimar também é uma paragem para reflexão e meditação.

Aí poderá visitar um dos campos de concentração nazis. E para os fãs de automobilismo, a visita aos museus de Eisenach, onde viu a luz o primeiro BMW da história, tornar-se-á uma etapa essencial. Faça-se à estrada e descubra a essência alemã!

Datas de Partida_ Partidas de janeiro 2022 Até dezembro 2022 desde_ Lisboa, Faro, Porto

CULTURAIS FAMÍLIAS

Itinerário da viagem

(2)

DIA 1 · CIDADE DE ORIGEM - BERLIM

Saída do voo da cidade de origem até Berlim e recolha do carro alugado. Prepare-se para conhecer os segredos mais bem guardados do leste do país! Berlim tem muito para oferecer aos viajantes que anseiam por novas experiências.

Portanto, sugerimos duas coisas. A primeira, que leia atentamente todos os nossos conselhos; e a segundo, que seja flexível amanhã à hora de sair para Dresden, tendo em conta que aí dormirá duas noites. Partimos do princípio de que Berlim é uma das cidades mais completos do mundo e que há muito para ver. Pode destinar uma boa parte da visita a conhecer os seus locais mais emblemáticos. Um deles é, sem dúvida, o Parlamento. O Reichstag e, especialmente, a sua cúpula - projetada por Norman Foster - irá seduzi-lo, tal como a Porta de Brandemburgo. O seu simbolismo é enorme e lembra a alemães e a turistas como é importante a união. Outra paragem recomendada é a

Gendarmenmarkt. É lindíssima e, embora se tenha reconstruído parcialmente depois da Segunda Guerra Mundial, ainda respira um ar de melancolia. Para apagar da mente qualquer indício de melancolia, não há melhor remédio do que ir para a parte mais moderna de Berlim, que gira em torno da Potsdamer Platz. Não pode faltar na sua câmara uma fotografia do Sony Center e do Theater am Potsdamer Platz. Também é obrigatória a visita ao Muro de Berlim. A área mais popular é a Galeria do Lado Leste, mas há outras menos populares e muito interessantes. Se falamos de lugares populares, um dos destaques é Checkpoint Charlie, onde uma guarita militar e dois soldados americanos lembram um dos mais famosos episódios da Guerra Fria. Um bom lugar para parar ao longo do caminho é

Nikolaiviertel, onde poderá deixar o carro, passear e comer e beber o que quiser em qualquer um dos bares na área.

Pode dedicar a tarde a ver a Catedral de Berlim e uma parte dos melhores museus da cidade. Aquela que é conhecida como a ilha dos museus é lar dos melhores museus da capital alemã que, por sua vez, acolhem obras únicas e extraordinariamente destacadas dentro do circuito de museus de todo o mundo. Pode parecer um luxo dedicar tempo aos museus berlinenses numa visita-relâmpago, mas é uma boa escolha se o tempo não estiver bom. Num momento do dia, aproveitando estar de carro, pode visitar o memorial aos judeus mortos no Holocausto. É esmagador e irá ajudá-lo a ter uma ideia do respeito com que este episódio negro na história da Alemanha é recordado. Após um dia agitado, a nossa recomendação é relaxar enquanto conhece a cultura gastronómica de Berlim. Alojamento em Berlim.

DIA 2 · BERLIM - POSTDAM - LÍPSIA

Antes de sair para Potsdam e Lípsia, pode continuar a explorar Berlim. Uma das visitas que pode fazer hoje é ao Rotes Rathaus ou Câmara municipal vermelha, sede do governo da capital. Outro símbolo da cidade é a sua Torre de TV. Uma fotografia sua e da torre juntos exigirá que se afaste consideravelmente da sua base, mas antes pode passar pelos arredores. Por fim, duas propostas: compras no coração de Berlim, na Friedrichstrasse, ou visitar o Palácio Charlottenburg. Um dos passeios mais típicos a partir da capital é ir a Potsdam, a capital de Brandenburg e, sem dúvida, um dos enclaves mais monumentais da Alemanha. Fica a apenas 30 minutos de carra e é um destino com destaque porque, apesar do pesado bombardeamento sofrido pela área durante a Segunda Guerra Mundial, mantém vários palácios, parques e jardins que ficaram a salvo das bombas. Não são réplicas, nem reconstruções.

São os originais. Menção especial para o palácio de Schloss Sanssouci, residência de verão dos imperadores e reis prussianos da dinastia Hohenzollern durante mais de três séculos, que contrataram os mais renomados arquitetos da época, ajudando a criar o que agora é um complexo augusto de jardins e palácios declarado Património Mundial pela UNESCO. Os visitantes só podem entrar com bilhetes que têm de ser reservados com antecedência. Portanto, se vai parar em Postdam e quer descobrir o que está por trás das suas paredes, é melhor reservar o seu lugar online. (Nota.

Entrada não incluída). O interior irá surpreendê-lo certamente, tal como o Neues Palais, separado por dois quilómetros

de parques e jardins. Outros pontos de interesse são a Bildergalerie e o parque de Charlottenhof. Quando estiver

pronto, já pode ir para Lípsia. (Nota. Para os amantes da arquitetura, recomendamos fazer uma parada na cidade de

Dessau, berço do estilo Bauhaus). Alojamento em Lípsia.

(3)

DIA 3 · LÍPSIA

Hoje tem um dia emocionante pela frente. Lípsia é emocionante e rapidamente transmitirá a sua energia e charme. A cidade deu impulso à vida económica e espiritual da Europa durante vários séculos. Como já é habitual de dias anteriores, uma elevada percentagem das suas visitas estão intimamente ligadas com pessoas muito proeminentes na sociedade e na cultura alemã. Especificamente, em Lípsia, tem a oportunidade de visitar a Casa-Museu de Richard Wagner, que nasceu aqui, a Casa-Museu de Mendelssohn, que morreu aqui, e a Thomaskirche, cujo coro foi dirigido por Johann Sebastian Bach durante vários anos. Na verdade, morreu em Lípsia e os seus restos mortais descansam no templo. Outra pessoa que mantém um vínculo especial com a cidade é Nietzsche, que estudou na sua

universidade. A arquitetura do centro da cidade está cheia de testemunhos históricos restaurados com muito cuidado. Alguma recomendação? Sugerimos uma caminhada pela Marktplazz, onde vai encontrar a Altes Rathaus, a antiga Câmara Municipal. Data de 1556 e não tem nada a invejar à Neues Rathaus, outro edifício que não o deixará indiferente. Como verá, Lípsia é um lugar para levar com calma, desfrutar dos passeios, da cultura vibrante que emana de cada recanto e dos seus museus atraentes. Entre eles está o Museu de Arte Moderna e o Museum in der Runden Ecke, mais conhecido como o Museu da Stasi, onde poderá conhecer todos os segredos de 40 anos de controlo soviético na então República Democrática Alemã (RDA), da Guerra Fria e do Ministério para a Segurança do Estado. A Stasi é aqui posta a descoberto. Desvendam-se os seus métodos, os seus disfarces e as suas perucas. É muito interessante. E se todo o dia na cidade o enjoa, propomos um plano alternativo e encantador: a visita ao Lago Cospuden. É um lago navegável, com dois quilómetros de praia, uma doca espetacular e um ambiente muito

saudável. A vida noturna de Lípsia é muito animada e representará uma oportunidade única para desfrutar da cidade com a intensidade que merece. Alojamento em Lípsia.

DIA 4 · LÍPSIA - DRESDEN

Hoje dizemos adeus a Lípsia e seguimos em direção à capital da Saxónia. Fica a uma hora e 20 minutos pela A14.

Dresden é uma das mais belas cidades da Europa Central, conhecida como a "Florença do Elba". Como grande parte do território alemão, Dresden foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, mas as forças aliadas foram particularmente duras com esta cidade. Em dois dias reduziram a escombros dezenas de edifícios que se tornaram a construir, mas muitos desapareceram para sempre. Para que se situe, a cidade está dividida em duas - a parte nova (Neustadt) e a cidade velha (Altstadt) e essa divisão é marcada pelo rio Elba. Na parte histórica concentra-se a maioria das coisas para ver na cidade, por isso sugerimos que comece por visitar o centro da cidade e deixe para outro dia o bairro moderno. Começamos descobrindo a igreja restaurada de Nossa Senhora (em alemão,

Fraunkirche). É incrível, tanto arquitetonicamente como pela história, o que guarda entre as suas paredes. Durante a

Segunda Guerra Mundial, foi reduzida a escombros e reconstruída como era. É espetacular a sua cúpula e o seu

centro de interpretação. Também é altamente recomendável dar um passeio pela Praça Neumarkt, onde, se as

condições meteorológicas o permitirem, são instaladas esplanadas onde se pode tomar um café revigorante antes de

prosseguir para a próxima paragem. O rio Elba oferece muitas oportunidades para os visitantes. Desde um passeio

pelo Parque do Elba até uma visita à Brühlsche Terrasse, o local ideal para fotografar a panorâmica da cidade. Para

os fãs da cultura e museus, aconselhamos visitar a Residenzschloss, um edifício que abriga o Museu de Arte, mas já

foi um palácio sem rival em Dresden. Para visitar as suas exposições e coleções é preciso um dia inteiro, pelo que

terá de decidir se mergulhar nele ou deixá-lo para outro dia. Aproveite a visita à cidade para visitar a famosa Ópera de

Dresden, o palácio imperial "Zwinger" e contemplar o mosaico "O Desfile dos Príncipes", 100 metros de mural feito à

base de azulejos. Construído para comemorar os 800 anos da dinastia Wettin, é o maior mosaico do mundo e uma

das atrações da cidade. Alojamento em Dresden.

(4)

DIA 5 · DRESDEN - MEISSEN - DRESDEN

Aproveite o dia para acabar de ver alguns dos cantos restantes de Dresden. Voltamos à nossa Rota e rumamos a Meissen, localizada a cerca de meia hora de caminho e internacionalmente reconhecida pelas suas porcelanas requintadas. É oficialmente o primeiro sítio da Europa onde se conseguiu fabricar porcelana no século XVIII, quando este material era exclusivo do Oriente. Este marco e a diligência e tenacidade na sua produção fazem com que Meissen continue a ser uma região próspera. Também vale a pena visitar a fábrica de porcelana de Meissen e o museu da porcelana, onde poderá ver em primeira mão como se faz artesanalmente e como cada peça é

cuidadosamente decorada. Mas a porcelana não é a sua única referência. Ao entrar na cidade, será surpreendido pela majestosidade e tamanho da sua catedral. Além da visita regulamentar ao templo, também pode caminhar pela Altmarkt e a Domplatz, duas praças pedonais cheias de vida e de boa atmosfera. Se o que procura são as boas vistas, pode subir até à varanda de Meissen. Para o final da visita, deixámos-lhe outra das maravilhas da cidade: o Castelo Albrechtsberg. A sua construção foi suportada pelo negócio da porcelana. Um negócio florescente na época, a julgar pelo luxo dos seus interiores. Surpreender-se-á com as pinturas, as exposições de peças de porcelana e por ser obrigado a trocar os seus sapatos por chinelos de trazer por casa, se quiser visitar uma das suas salas. Regresso e alojamento em Dresden.

DIA 6 · DRESDEN - WEIMAR - ERFURT

Hoje, sim, há que dizer definitivamente adeus a Dresden, porque a nossa próxima paragem está à nossa espera. A duas horas de caminho pela A4 chegará a Weimar. Possivelmente, pelas suas ruas terá passado o maior número de génios da Alemanha. A cidade inspirou Bach, Nietzsche, Schiller, Liszt ou Goethe, entre muitos outros, e atraíu muitos mecenas que não só permitiram que muitos artistas desenvolvessem a sua disciplina, mas fizeram florescer a área com investimentos milionários em palácios. O auge foi o final do século XVIII e o início do século XIX, um intervalo conhecido como o "Classicismo de Weimar" e que só é comparável com o fascinante surgimento da Bauhaus, um dos mais importantes movimentos arquitetónicos da Europa moderna. Prova disso são visitas à Casa de Goethe, os palácios de Belvedere, Burgplatz e Wittum e da Biblioteca da duquesa Anna Amalia. A paragem para reflexão e recolhimento é o campo de concentração de Buchenwald. Foi o grande campo de ensaio de Hitler e o antecessor de Auschwitz. Após esta visita emotiva, são horas de recompor a alma e encontrar algum divertimento na cidade. Muito perto daqui, a apenas meia hora pela B7, fica Erfurt, que tem uma das mais encantadoras zonas históricas de toda a Turíngia. É um lugar ideal para deixar o carro estacionado, com o mapa lá dentro, e perder-se nas ruelas empedradas.

A sua Domplatz, presidida pela Erfurter Dom, seduzi-lo-á em segundos e encorajá-lo-á a percorrer a ponte

Krämerbrücke, construída em pedra, a poucos minutos daqui. Como plano familiar, é muito famoso o jardim zoológico

da localidade, especialmente a sua colónia de macacos, a área mais travessa e engraçada da zona. Alojamento em

Erfurt.

(5)

DIA 7 · ERFURT - EISENACH - FRANKFURT

Se, no dia anterior, Weimar era um caldeirão cultural, Eisnach não lhe fica atrás. Johann Sebastian Bach nasceu aqui e aqui tabém passou um período significativo da sua vida Martinho Lutero. São os seus habitantes mais ilustres, mas Eisenach é conhecida porque aqui viu a luz o primeiro BMW. A marca do músico alemão ainda está presente e a sua casa tornou-se um lugar de peregrinação para os amantes da música. Podem visitar-se os quartos, tentar que sejamos contagiados por alguma da sua inspiração e ouvir um concerto com algumas das suas obras. Também é importante a recordação deixada na cidade por Martinho Lutero, que também nasceu aqui e aonde regressou para se refugiar na cidade, especificamente no Castelo de Wartburg. Durante a sua estada, traduziu o Novo Testamento para o alemão. Pode aceder-se à sua casa e ao magnífico castelo de Wartburg. Por estes ingredientes, já vale a pena visitar a cidade. Mas Eisenach oferece muitas outras atrações. É muito agradável a caminhada ao longo da

Marktplatz, entrar na capela de São Jorge e, obviamente, ver tudo o que nos lembra que estamos no berço da BMW.

Há um museu muito interessante - o Automobile Welt Eisenach - que acolhe vários modelos da marca e de outras escuderias. A duas horas de carro para sudoeste, chegará a uma das grandes cidades alemãs: Frankfurt. Perca-se tantas vezes quanto quiser, porque todos os caminhos levam a Romemberg, a praça mais nevrálgica do centro. Aqui se encontra a Câmara Municipal que, por sua vez, é a casa do Romer, o presidente. Apenas a alguns minutos daqui, fica a Catedral de São Bartolomeu, com outros edifícios leigos. Primeiro, surpreender-se-á com a sua cor, já que foi construída com arenito vermelho, e com a gigantesca torre de 96 metros, que oferece ao viajante mais ousado que suba as escadas uma vista incrível de grande parte da cidade. Na verdade, a partir daqui vê-se o horizonte de Frankfurt como em nenhum outro lugar. Verá porque lhe chamam a cidade dos arranha-céus. Depois de se ter deliciado a observar o horizonte, será hora de descer e apostar na cultura. Este é um dos pontos fortes desta cidade, porque há um grande número de museus e muitos deles são destacados na Europa. Chama a atenção o Museu Judaico de Frankfurt e o Museu Städel, onde pode desfrutar de obras dos autores mais importantes da pintura universal. Não faltam lá Picasso, Renoir ou Rembrandt. Se estiver a viajar com crianças, não tem desculpa para não visitar outros museus e ir ao Kinder Museum, um espaço projetado para o entretenimento dos mais pequenos. Se isso não bastar, muito perto encontra-se o jardim zoológico ou a possibilidade de ir de carro até Hanau. Se é fã dos irmãos Grimm, não precisamos de lhe dizer que esta é a sua cidade natal. Hanau está localizada a meia hora de Frankfurt e oferece um plano sedutor para desfrutar em família: a Rota dos Contos. Verá bandeirolas que identificam os locais onde os irmãos Grimm se inspiraram para escrever histórias como o Capuchinho Vermelho ou o Flautista de Hammelin. Obviamente, não pode visitar a cidade e não comer uma salsicha de Frankfurt. Embora soe muito típico, é quase obrigatório. As compras podem fazer-se na Zeil antes do jantar. Alojamento em Frankfurt.

DIA 8 · FRANKFURT - CIDADE DE ORIGEM

Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo de regresso à cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Voo de ida e volta.

Estadia no hotel seleccionado em Berlim.

Regime seleccionado em Berlim.

Estadia no hotel seleccionado em Lípsia.

Regime seleccionado em Lípsia.

Estadia no hotel seleccionado em Dresden.

Regime seleccionado em Dresden.

Estadia no hotel seleccionado em Erfurt.

Regime seleccionado em Erfurt.

Estadia no hotel seleccionado em Frankfurt.

Regime seleccionado em Frankfurt.

Aluguer de carro.

Seguro de viagem.

Valor do complemento de coleta e devolução do veículo em agência diferenciada.

A sua viagem não inclui

(6)

Berlim Potsdam Lípsia

Dresden Meissen Weimar

Erfurt Eisenach Frankfurt

Destinos Visitados

- Os quartos triplos em Europa são geralmente quartos com duas camas individuais ou uma de casal, nos quais se instala uma cama extra para a terceira pessoa, com os inconvenientes que isso implica, por essa razão,

desaconselhamos o seu uso na medida do possível.

- As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário um cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

Notas importantes

Taxas de alojamento em Berlim é paga localmente no hotel.

Taxas de alojamento em Erfurt é paga localmente no hotel.

Taxas de alojamento em Frankfurt é paga localmente no hotel.

Possibilidade de pagamento de

portagens.

Referências

Documentos relacionados

Consulte os preços e horários na página web. Não incluído). Junto ao museu Astrup Fearnley fica a ilha de Tjuvholmen, no passado uma zona industrial e pouco atraente para o

o Túmulo de Humayun, o Complexo de Qutb e o Forte Vermelho (não confundir com o de Agra) em Deli; e a "Cidade Rosa" (o centro antigo) e o Forte de Amber em Jaipur; todos

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Siga para norte e depois de viajar cerca de 32 quilómetros, chegará à pequena cidade de Omodos, famosa por abrigar o Mosteiro Timios Stavros (Mosteiro da Santa Cruz), um dos

considerada uma das ruas de comércio mais atraentes do mundo; a capital Berna e o seu impressionante centro histórico, classificado Património da Humanidade pela UNESCO; Montreux,

Antes de chegar a Hamelin, pode parar em Hessisch Oldendorf para visitar a abadia e comer alguma coisa, para chegar com forças ao lugar que deu origem ao mais famoso flautista