• Nenhum resultado encontrado

28 CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "28 CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA

64

a

SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

Washington, D.C., EUA, 17 á 21 de setembro de 2012

CSP28/DIV/3 ORIGINAL: INGLÊS

BOAS-VINDAS DO SUBSECRETÁRIO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE E SERVIÇOS SOCIAIS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Dr. HOWARD KOH

(2)

BOAS-VINDAS DO SUBSECRETÁRIO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE E SERVIÇOS SOCIAIS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Dr. Howard Koh 17 de setembro de 2012

28

a

CONFÊRENCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA Washington, D.C.

É um prazer para mim estar hoje aqui para lhes dar as boas-vindas da Conferência Sanitária Pan-Americana – e apresentar as saudações do Governo dos Estados Unidos e da Secretária do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Kathleen Sebelius.

Desejamos dar particulares boas-vindas à Dra. Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS; ao Dr. Luis Castillo, Subsecretário de Redes Assistenciais do Ministério da Saúde do Chile; e ao Sr. José Miguel Insulza, Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos.

É uma grande honra estar aqui com os senhores. A Organização Pan-Americana da Saúde, o maior organismo internacional de saúde do mundo, tem sido verdadeira líder no esforço para melhorar a saúde e o bem-estar de todos o que vivem nas Américas.

Como a maioria dos presentes nesta sala já sabe, esta será a última Conferência Sanitária Pan-Americana com a Dra. Mirta Roses.

Quando terminar o mandato da Dra. Roses como Diretora, no dia 31 de janeiro de 2013, ela terá dirigido esta organização por 10 anos incríveis.

Durante seu mandato, a Dra. Roses promoveu programas de imunização como espinha dorsal das atividades de promoção da saúde. Suas ações levaram a uma Semana Global de Vacinação; à eliminação da rubéola das Américas; e ao acréscimo de novas vacinas ao calendário de vacinação. Fez esta organização avançar com a criação de novos programas sobre igualdade de gênero e violência sexual. Melhorou também a vigilância ética, ao fazer da OPAS o primeiro escritório regional da OMS a estabelecer uma ouvidoria (gabinete do Ombudsman). E ajudou a abrir, dentro do Escritório Regional da OMS, caminho para o aumento da transparência, inclusive pelo estabelecimento de um novo auditor interno.

Em nome da Secretária Sebelius, agradecemos à Dra. Roses por sua incrível

dedicação à saúde pública e por seus extraordinários serviços a esta organização.

(3)

- 2 -

Com a nomeação de um novo Diretor Regional, esperamos que a OPAS continue empenhada em reformas para aumentar transparência e responsabilização – para que as instituições multilaterais que prestam assistência no século XXI alcancem novos padrões para divulgar informações mais detalhadas sobre suas atividades e seus gastos.

Modelos como o Fundo Global de Combate à AIDS, TB e Malária estabeleceram novos padrões de transparência e isso tem nosso aplauso.

Os Estados Unidos desejam também agradecer à OPAS por seus esforços para ajudar todos os países de nossa Região a cumprir suas obrigações relativas ao Regulamento Sanitário Internacional.

Reconheço que ainda temos muito trabalho pela frente, mas estou convencido de que todos cumpriremos nossas obrigações individuais e coletivas para com o RSI até junho de 2014, a mais tardar, com a liderança e o apoio da OPAS.

Evidentemente, são necessários esforços adicionais para formar as capacidades básicas exigidas para proteger não somente a nossa Região, mas toda a comunidade mundial, contra ameaças à saúde pública.

Esperamos discutir com nossos parceiros regionais ideias para impulsionar esforços de preparação para emergências e capacitação nas Américas.

No ano passado, nesta conferência, a Secretária Sebelius falou da liderança da OPAS na ajuda para configurar a conversação internacional sobre doenças não transmissíveis.

Guiada pela Dra. Roses, a OPAS abriu caminho na busca de uma maneira de abordar essa ameaça global à saúde, em rápido processo de crescimento.

Mas ainda temos um longo caminho a percorrer em nossos esforços para reduzir a incidência de doenças crônicas em todos os nossos países. Por exemplo, aqui nos Estados Unidos, mais que um quarto de toda a população – e dois de cada três americanos mais velhos – têm múltiplas afecções crônicas.

Por isso, o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, “Boa saúde acrescenta vida aos anos”, é uma oportuna lembrança da necessidade de assegurar que os povos de todo o mundo, além de ter uma vida mais longa, vivam bem.

E isso é realmente o que é saúde pública, não é?

Assim, permito-me encerrar agradecendo-lhes novamente por participarem

desta reunião de um órgão diretor.

(4)

- 3 -

Encaro com expectativa a continuação de nossa parceria em nossos esforços para ajudar a todos os nossos cidadãos a alcançar os níveis mais altos que possam atingir na saúde.

- - -

Referências

Documentos relacionados

Os principais métodos usados pelos programas de imunização nas Américas para melhorar a prestação de serviços são a avaliação periódica dos programas nacionais de imunização,

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) deve apresentar à Diretora- Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) as recomendações da 26 a Conferência Sanitária

2.3 Instalação do Grupo de Trabalho para estudar a Aplicação do Artigo 6.B da Constituição da OPAS (Artigo 35 do Regulamento Interno). 2.4 Instalação do

A OPAS foi criada em 1902 no âmbito da União Pan-Americana e, embora os nomes tenham mudado, bem como o de suas repartições—porque em 1948 a União

A finalidade deste relatório é fornecer uma atualização sobre o progresso feito pelos Estados Membros na Região das Américas e pela Organização Pan-Americana da Saúde

Mais da metade (60%) do pessoal profissional, incluindo Funcionários de contratação nacional, e 54% do pessoal de Serviços Gerais na Repartição têm 50 anos de idade ou

A Repartição havia trabalhado com os Estados Membros para transformar os sistemas de saúde e avançar rumo à cobertura universal de saúde, ajudando a, entre outras

Em conformidade com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seu objetivo 3 (“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”)