• Nenhum resultado encontrado

Parkinson. Pesquisa, intervenção e saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parkinson. Pesquisa, intervenção e saúde"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

IV Jornada de Estudos da Doença de Parkinson V Jornada de Estudos

da Doença de Parkinson

Pesquisa, intervenção e saúde

(2)

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

(8h – 8h30) Abertura da secretaria – entrega de materiais (8h30) Abertura

Profa. Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi (UNESP/Rio Claro)

(8h45 – 10h45) Mesa Redonda – Doença de Parkinson: temas atuais

Profa. Drda. Carla da Silva Batista (USP/SP): Benefícios do treinamento de força com instabilidade nos sintomas clínicos, cognitivos e motores da doença de Parkinson (DP).

Profa. Dra. Luciane Sande de Souza (UFTM/MG): Aplicativo computacional para análise da espiral de Arquimedes para a avaliação da coordenação de pacientes com DP.

Prof. Dr. Clynton Lourenço Corrêa (UFRJ/RJ): Neurobiologia do exercício na DP: prática baseada em evidências.

(10h45 – 11h) Coffee Break

(11h-12h15) Apresentações Orais

(12h15 – 14h) Almoço

(14h – 15h45) Workshop

1) Avaliação Motora: Prof. Drdo. Diego J. Rojas (UNESP Rio Claro); Prof. Msdo. Victor S.

Beretta (UNESP Rio Claro); Profa. Msda. Mayara B. Pestana (UNESP Rio Claro) 2) Intervenção Motora na doença de Parkinson: Profa. Drda. Alejandra Gimenez (UNESP

Rio Claro); Profa. Ms. Juliana Lahr (UNESP Rio Claro)

3) Intervenção de voz e deglutição: Profa. Drda. Lara Camargo (UNICAMP)

(15h45 – 16h30) Apresentações de pôsteres e Coffee Break

(16h30 – 17h30) Palestra de Encerramento: Dra. Rebecca Reed-Jones – University of Prince Edward Island (Charlottetown, Canadá)

(17h – 18h) Premiação e encerramento

Profa. Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi (UNESP/Rio Claro)

(3)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenadora do evento

Profa. Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi

Coordenador Geral

Paulo Cezar Rocha dos Santos

Científica e Divulgação

Responsáveis: Ellen Lirani Silva e Claudia Teixeira-Arroyo

Lucas Simieli

Nubia Ribeiro da Conceição Priscila Nóbrega Souza Paulo Henrique Silva Pelicioni

Secretaria e Web

Responsáveis: Diego Orcioli-Silva, Diego Alejandro Rojas Jaimes e Alejandra Franco Jimenez

Tamires Vicente Silva Vinicius Cavassano Zampier Letícia Sperandio Beraldo

Apoio e Patrocínio

Responsáveis: Victor Spiandor Beretta e Juliana Lahr

Stephannie Spiandor Beretta Guilherme Belardo Colatrella Thainá Lopes das Neves Lucas Meira Fiorio Sthefany Tofanelli Willian Serati Luizon

Mariana Mendes Leal Rodrigues

Transporte e Tesouraria Responsável: Rodrigo Vitório

Mayara Borkowske André Macari Baptista

UNESP Rio Claro – Av. 24-A, 1515, Bela Vista CONTATO: proparki@rc.unesp.br Tel.: (19) 3526 4365

(4)

PALESTRAS

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA COM INSTABILIDADE NOS SINTOMAS CLÍNICOS, COGNITIVOS E MOTORES DA DOENÇA DE

PARKINSON.

CARLA DA SILVA BATISTA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO(USP/SP)

A doença de Parkinson (DP) é uma desordem idiopática, neurodegenerativa e principalmente progressiva. Os sintomas motores da DP, os déficits na mobilidade e o comprometimento cognitivo progridem linearmente em proporção à duração da doença. Não há tratamento para parar a progressão da DP, no entanto, o exercício físico coadjuvante ao tratamento farmacológico tem sido utilizado como uma ferramenta no intuito de atenuar a progressão da DP e melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Dentre os tipos de exercício físico, o treinamento de força, tem sido muito utilizado para aumentar a força muscular destes indivíduos e melhorar a funcionalidade, no entanto, este método de treino apresenta efeitos limitados nos sintomas clínicos da doença, e isto pode ser devido às características deste método de treinamento. Neste sentido, estratégias de treinamento com alta complexidade motora, como o treinamento de força com instabilidade, pode ser umas das principais estratégias para atenuar a progressão clínica da DP, uma vez que intervenções com alta complexidade motora promovem ativação cortical e subcortical o que está relacionada com a melhora na cognição e no controle motor de indivíduos idosos saudáveis.

Assim, na palestra será abordado os efeitos positivos deste método de treinamento nos sintomas clínicos (sintomas motores, mobilidade, cognição e qualidade de vida) da doença que foram resultados do projeto de Doutorado da palestrante.

Palavras-chave: Doença de Parkinson; Força; Instabilidade.

(5)

APLICATIVO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DA ESPIRAL DE ARQUIMEDES PARA AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE PACIENTES

COM DOENÇA DE PARKINSON.

LUCIANE APARECIDA PASCUCCI SANDE DE SOUZA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO – UFTM/MG

Com o desenvolvimento crescente da tecnologia de dispositivos móveis e a sua fácil acessibilidade, o uso variado dos mesmos tem sido muito explorado. A criação de aplicativos para a área da saúde se tornou rotineira assim como seu uso para monitoração, testes diagnósticos e inclusive como ferramentas de intervenção. A possibilidade de obter dados clínicos e, por meio desta interface homem-máquina proporcionar tarefas mais atraentes e/ou prazerosas ao paciente torna a investigação destes dispositivos um desafio motivador. Assim, atualmente vários autores exploram o desenvolvimento e a aplicabilidade de dispositivos na área biomédica. Com ênfase na análise de tremor e na coordenação dos movimentos, vários aplicativos (Ex.

sensores acelerômetros em sistema iOS) e protocolos de avaliação (espiral de Arquimedes) têm sido investigados. Alguns resultados importantes apontam para possíveis diagnósticos diferenciais, como por exemplo, entre tipos de tremores (essencial e da doença de Parkinson), o que pode facilitar o diagnóstico clínico. Neste caso a onda gerada pelo tremor captada por acelerômetros pode estar alinhada ao longo de um ou múltiplos eixos, o que auxiliaria nesta diferenciação. Outros autores utilizaram sons em sistema iOS como abordagem para amenizar os sinais da doença de Parkinson a partir de dados obtidos por sensores acelerômetros e giroscópios. Alguns resultados parciais de estudos em nossa universidade serão apresentados, com dados obtidos por meio de acelerômetros e também o uso de aplicativos para intervenção associados a análise da espiral de Arquimedes. De modo geral a padronização de avaliações utilizando sensores de dispositivos móveis se faz necessária, associada ao desenvolvimento de novos aplicativos e testes em diferentes populações com tremores e déficits de coordenação de diversas etiologias.

Palavras-chave: Espiral de Arquimedes; Coordenação; Doença de Parkinson.

(6)

NEUROBIOLOGIA DO EXERCÍCIO NA DOENÇA DE PARKINSON:

PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

CLYNTON LOURENÇO CORRÊA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ/RJ)

A palestra pretende apresentar aspectos neurobiológicos do exercício em modelos animais da doença de Parkinson, em especial, os possíveis efeitos do exercício nos desfechos motores, bem como, na expressão de fatores neurotróficos de animais induzidos à doença de Parkinson por meio de resultados baseados em testes comportamentais, biologia celular e molecular. A palestra será baseada na pergunta norteadora: Como o exercício protege neurônios dopaminérgicos contra a degeneração neuronal? A partir da pergunta-chave, a palestra apresentará hipótese considerando os fatores neurotróficos, assim como, o sistema renina-angiotensina como elementos importantes da neuroproteção envolvidos no exercício em modelos animais induzidos à doença de Parkinson e/ou modelo de envelhecimento com implicações na doença de Parkinson.

Palavras-chave: Doença de Parkinson; Neurobiologia; Doença de Parkinson

(7)

VISUAL TRAINING FOR MOVEMENT DIFFICULTIES IN CLINICAL POPULATIONS

REBECCA REED-JONES

UNIVERSITY OF PRINCE EDWARD ISLAND

Vision is an essential part of how humans adapt movement patterns to their environment. Over the last several decades research has identified specific visual behaviours that promote success and safety when performing a number of fundamental locomotor tasks (e.g. stepping, turning, steering, and obstacle avoidance). Changes in these visual behaviours are often observed in clinical populations who have trouble with locomotor activities (e.g. fall prone older adults and individuals with Parkinson’s disease). One major limitation in rehabilitation approaches to fall prevention is that vision is often confined to metrics of sight e.g. measurements of visual acuity and contrast sensitivity. However, the visual system networks with a complex series of sensory, motor, and cognitive regions of the brain. Vision is much more than sight alone and includes visual cognitive factors. These visual cognitive factors have significant implications when studying clinical populations. For example, if a patient has difficulty controlling eye movements, do they map their movement environment in the same way as an individual without difficulty? Do patients prioritize where to look in the environment and does this affect their success in movement planning?

Understanding the differences in how clinical populations perceive their movement environment expands our current knowledge of the role of vision in locomotor activities. In addition, how these differences affect planning and execution of locomotor tasks in clinical populations provides an evidence base for intervention strategies.

Keywords: Vision, Clinical Populations, Locomotor Activities.

(8)

TEMA: ASPECTOS CLÍNICOS E FUNCIONAIS NA DOENÇA DE PARKINSON

UTILIZAÇÃO DO POMA-BRASIL PARA AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO E MARCHA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON

FIORELLI, C. M.¹; CARREIRA, T. C.²; PENEDO, T.²; SIMIELI, L.²; BARBIERI, F. A.²

1USC - Universidade Sagrado Coração, 2 UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru

Introdução: Enquanto tremor e rigidez são os sintomas motores mais evidentes na doença de Parkinson (DP), a instabilidade postural é um dos sintomas que levam a comprometimentos funcionais mais limitantes, podendo causar quedas e suas consequências. Desta forma, avaliar aspectos relacionados à instabilidade postural, como o equilíbrio funcional e a marcha, é importante nesta população. A Performance Oriented Mobility Assessment (POMA) é um instrumento traduzido e adaptado transculturalmente composto por duas escalas que avaliam equilíbrio funcional e marcha orientada pelo desempenho. Por ser genérico, permite a comparação do desempenho em portadores de diversas patologias, podendo ser úteis em serviços de assistência ao idoso. Objetivo: Caracterizar o desempenho no equilíbrio funcional e na marcha de pessoas com DP por meio do POMA. Materiais e método: Pessoas com DP idiopática foram avaliados pelo POMA na fase ON da medicação. Participaram 9 pessoas (7 homens) entre os estágios 1 e 3 da escala Hoehn & Yahr, com idade média de 66,4(±6,9) anos e tempo médio de diagnóstico de 118(±47,1) meses. A maior somatória possível nos 13 itens que avaliam equilíbrio é 39. Em cada item, considera-se 3 como resposta normal, 2 como adaptativa e 1 como anormal. A avaliação da marcha possui nove itens, com pontuação máxima de 18, admitindo-se 2 como resposta normal e 1 como anormal. Quando somadas, as escalas atingem valor máximo de 57, indicando respostas normais para o equilíbrio e marcha.

Os resultados foram apresentados de forma descritiva. Resultados: A média obtida na somatória dos itens de equilíbrio foi 33,6(±3,5) e nos de marcha 14,8(±1,7). A somatória média alcançada nas duas escalas foi 48,3(±4,3). Os testes em que os participantes apresentaram respostas adaptativas ou anormais foram: levantar da cadeira, equilíbrio ao girar 360º, virar o pescoço, extensão da coluna, sentar, altura do passo e estabilidade do tronco.

Conclusão: Indivíduos com DP em estágio inicial e moderado da doença apresentaram respostas adaptativas e/ou anormais no equilíbrio e na marcha identificadas pelo POMA que geram instabilidade postural e podem causar quedas.

Palavras-chaves: Doença de Parkinson; Equilíbrio funcional; Marcha; POMA-Brasil

(9)

PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON UTILIZAM ESTRATÉGIA MAIS ARRISCADA PARA DESVIAR DO OBSTÁCULO DO QUE INDIVÍDUOS

NEUROLOGICAMENTE SADIOS

SANTINELLI, F. B.1; BAPTISTA, A.M1; PEREIRA1, V. A. I.; IMAIZUMI1, L. F.;

PENEDO1, T.; BARBIERI1, F. A

¹ UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru

Introdução: A doença de Parkinson (DP) afeta, além da execução das ações motoras, o planejamento dos indivíduos acometidos com essa patologia. Desta forma, a escolha da estratégia utilizada para realizar uma tarefa pode ser comprometida Objetivo: Comparar a estratégia utilizada por pacientes com DP e pessoas neurologicamente sadias durante o desvio de um obstáculo. Materiais e Método: Cinco pacientes com DP (idade 62,8±7,25 e H&Y 2,3±0,44) e cinco pessoas neurologicamente sadias (idade 68±8,75) realizaram 10 tentativas de desviar do obstáculo durante o andar. Os participantes foram instruídos a desviar do obstáculo, evitando o contato com ele, e retornar na mesma linha reta que estava antes do desvio. Foram analisadas duas estratégias de desvio do obstáculo: membro de abordagem próximo do obstáculo e membro de abordagem longe do obstáculo. As estratégias utilizadas para o desvio do obstáculo foram comparadas através de ANOVA com fatores para grupo e estratégia de desvio (p<0,05). Testes post hoc de Tukey foram utilizados quando foi encontrado interação entre os fatores. Resultados: A interação entre os fatores indicou que os indivíduos neurologicamente sadios utilizam a estratégia de posicionar o membro de abordagem longe do obstáculo mais vezes que os pacientes com DP (p<0,01). Ainda, o teste post hoc de Tukey mostrou que os pacientes com DP utilizam mais a estratégia de posicionar o membro de abordagem próximo do obstáculo em comparação com a outra estratégia (p<0,005), sem haver diferença no número de vezes de utilização das estratégias para indivíduos neurologicamente sadios. Conclusão: Pacientes com DP utilizam estratégia mais arriscada para desviar do obstáculo (membro de abordagem próximo do obstáculo) comparados a pessoas neurologicamente sadias, o que indica um comprometimento no planejamento da tarefa de desviar do obstáculo.

Palavras-chaves: Locomoção; Desviar do obstáculo; Planejamento

(10)

ESTADIMENTO E COGNIÇÃO PREDIZEM A MOBILIDADE SEM E COM TAREFA DUPLA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

COLATRELLA, G. B.1; SANTOS, P.C.R1; ORCIOLI-SILVA,D.1; LIRANI-SILVA,E.1; PESTANA, M.B.; GOBBI, L.T.B.

UNESP - Instituto de Biociências - Campus - Rio Claro

Introdução: Problemas de mobilidade em pacientes podem estar relacionados com comprometimentos ocasionados pela doença de Parkinson (DP). Pacientes apresentam lentidão na mobilidade, principalmente quando uma segunda tarefa é realizada concomitantemente, e essa lentidão é acentuada em pacientes em estágios avançados, justificando estudos que buscam correlacionar o comprometimento, o estadiamento e a condição cognitiva de pacientes com DP com a mobilidade funcional sem e com tarefa dupla.

Objetivo: Verificar o relacionamento e a predição de comprometimentos clínicos, estadiamento e condição cognitiva com a mobilidade funcional realizada sem e com tarefa secundária concomitantemente. Materiais e método: Participaram do estudo 59 pacientes com DP, que foram avaliados em relação aos comprometimentos clínicos pela Unified Parkinson's Disease Rating Scale (UPDRS), classificados em estágios pela escala de Hoehn e Yahr (H&Y) e avaliados em relação à condição cognitiva pelo Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A mobilidade sem e com tarefa dupla foi avaliada por meio do Timed UP and Go Test (TUG), onde os indivíduos deveriam levantar da cadeira percorrer 3m, contornar um cone, voltar e sentar na cadeira, sendo registrado o tempo da realização da tarefa. Na condição de tarefa dupla os participantes deveriam realizar o TUG enquanto contavam de forma regressiva de dois em dois a partir de um determinado número escolhido pelo avaliados. Três tentativas foram realizadas para cada condição do TUG, sendo a tentativa de menor tempo sem e com tarefa dupla considerada para análise. Testes de correlação de Pearson foram utilizados considerando o TUG sem e com tarefa dupla como variáveis dependentes e a UPDRS, H&Y e MEEM como independentes. Resultados: A partir das relações encontradas, modelos de regressão foram criados. Resultados: Dois modelos foram preditores para o TUG e para o TUG com dupla tarefa. O modelo 1 mostrou que o MEEM prediz o TUG em 35,7%

(R=0,597, p<0,001) e em 32,7% TUG com tarefa dupla (R=0,572, p>0,001). O modelo 2 indicou que o MEEM mais a H&Y prediz o TUG em 44,1% (R=0,664, p<0,001) e o TUG com dupla tarefa em 37,6% (R=0,613, p<0,001). Conclusão: O estadiamento da DP e a condição cognitiva influenciam no desempenho da mobilidade funcional de pacientes com DP, sendo estes fatores importantes também em condições onde os pacientes com DP necessitam desempenhar a mobilidade somada a outra tarefa.

Palavras-chaves: Doença de Parkinson; Comprometimentos clínicos, Estadiamento da doença de Parkinson, Cognição, Mobilidade.

(11)

COMPORTAMENTO DO OLHAR DURANTE A TAREFA DE DESVIAR OBSTÁCULO PARA O LADO MAIS ACOMETIDO E MENOS ACOMETIDO EM

PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

IMAIZUMI, L. F. I.1; SIMIELI, L.1 ; BAPTISTA, A. M.1; MORETTO, G. F.1; FIORELLI, C.

M.2; BARBIERI, F. A.1

1UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru; 2USC - Universidade Sagrado Coração

Introdução: A doença de Parkinson (DP) é caracterizada por sintomas motores que afetam diferentemente os membros do lado direito e esquerdo. Além disso, a DP tem efeitos não motores, como na percepção do ambiente. Entretanto, a relação entre os efeitos unilaterais dos sintomas motores e da percepção são pouco conhecidos, especialmente na tarefa de desviar do obstáculo. Objetivo: Comparar o comportamento do olhar durante a tarefa de desviar do obstáculo para o lado mais acometido e menos acometido pela DP. Materiais e Método:

Participaram do estudo 5 pacientes com DP (idade: 63,8±8,34 anos, UPDRS motora: 22±6,97 pontos H&Y: estágio de 1 a 3). O lado mais acometido pela DP foi determinado através de itens da UPDRS-motora. A tarefa do estudo consistiu em percorrer andando uma plataforma de 10 m em velocidade preferida e desviar de um obstáculo localizado no centro da plataforma (a 5m de distância do início da plataforma). Cada participante realizou 10 tentativas de desvio do obstáculo, sendo 5 tentativas para o lado mais acometido pela doença e 5 tentativas para o lado menos acometido pela doença. Para a análise do comportamento do olhar foi utilizado um Eye Tracker da marca Applied Sciences Laboratories® (ASL, Eye Tracking Mobile System - modelo Mobile Eye-XG). A frequência de aquisição dos dados foi de 30 Hz. Foram analisadas as seguintes variáveis: número de fixações, duração total de fixações, duração média de fixações e porcentagem de duração das fixações em relação ao tempo da tentativa. Para responder ao questionamento do estudo foi calculado um teste t-Student com amostras pareadas (p<0,05). Resultados: A análise estatística não revelou diferença significativa entre as variáveis do comportamento do olhar quando o paciente com DP desviou para o lado mais acometido e menos acometido pela doença. Conclusão: O comportamento do olhar parece independente do lado (mais acometido e menos acometido) que o paciente com DP realiza o desvio do obstáculo durante o andar. Entretanto, continua o questionamento relacionado a diferença de comportamento motor entre os lados corporais em pacientes com DP.

Palavras-chaves: Comportamento do olhar; Assimetria; Controle motor

(12)

LINGUAGEM, FUNCIONALIDADE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA DOENÇA DE PARKINSON UTILIZANDO A CIF

FIERI, M.1;CHUN, R. S.1

UNICAMP – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica progressiva com comprometimentos variados nas funções motoras, sensoriais e lingüístico- cognitivas, atividades de vida diária e participação social. A Organização Mundial de Saúde criou a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), em uma visão positiva de saúde, visando abarcar questões de funcionalidade e participação. Objetivo:

Investigar aspectos de linguagem, funcionalidade e participação na DP utilizando CIF e caracterizar o perfil sociodemográfico dos participantes. Materiais e Método: Pesquisa aprovada pelo CEP-FCM/UNICAMP sob nº 074.636/2015. Trata-se de pesquisa descritiva analítica transversal, com amostra de 15 participantes com DP em acompanhamento fonaudiológico no CEPRE/FCM/UNICAMP e no Ambulatório de Fonoaudiologia - ORL/Disfagia do HC/UNICAMP. Para coleta dos dados realizou-se: (i) levantamento dos dados dos prontuários para caracterização sociodemográfica e (ii) entrevista com o participante e/ou seu responsável legal, gravada em vídeo e transcrita para análise. Foi elaborado pela pesquisadora responsável instrumento próprio para a entrevista, com base na CIF. Resultados: A idade variou entre 40 e 83 anos, a maioria (80%) do sexo masculino.

Todos participantes referiram dificuldades no componente Funções do corpo, nos domínios da CIF de funções de articulação, funções da fluência e ritmo de fala e funções relacionadas com a mobilidade das articulações. No componente de Atividade e Participação, relataram dificuldades nos domínios de vida comunitária (80%), recreação e lazer (80%), atividade de motricidade fina da mão (93,3%), levantar e transportar objetos (93,3%) e escrever mensagens (86,6%). No componente Fatores Ambientais, o domínio de profissionais de saúde foi considerado facilitador para todos entrevistados e família imediata foi considerado facilitador para a maior parte (93,2%) do grupo estudado e como barreira por uma baixa porcentagem (6,6%) dos participantes. Conclusão: Os achados mostram que a utilização da CIF possibilitou análise da funcionalidade e participação desse grupo populacional por meio de uma abordagem dos aspectos biopsicossociais, além da dimensão organo-patológica, que contribui para o cuidado, a saúde e o bem-estar dessas pessoas em uma abordagem integral e humanizada.

Palavras-chaves: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde;

(13)

EFEITO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE DIFICULDADE/FACILIDADE PARA SUBIR E DESCER DEGRAUS DE PACIENTES

COM DOENÇA DE PARKINSON

CONCEIÇÃO, N. R1.; TEIXEIRA-ARROYO, C1.; VITÓRIO, R.1; ORCIOLI-SILVA, D.1; LIRANI-SILVA, E1. ; GOBBI, L.T.B.1

1UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- Câmpus Rio Claro

Introdução: A inatividade física tende a acompanhar o processo de envelhecimento devido à perda de capacidades funcionais ou outros problemas ligados a saúde desses indivíduos, mesmo que comprovadamente a atividade física é importante para a manutenção da independência, independentemente da idade e da condição de saúde. Pacientes com DP além de apresentarem declínios tanto referentes ao processo de envelhecimento sofrem com diversos sinais e sintomas provocadas pela doença, principalmente comprometimentos motores e sensoriais, esses são intensificados quando a tarefa é complexa como é o caso da locomoção em escadas. Estudos já mostraram que a perda dopaminérgica da DP pode levar a alteração do processamento das informações proprioceptivas, ocasionando prejuízos sensoriais. Com isso os objetivos do presente estudo são verificar o nível de atividade física da amostra e verificar o efeito do nível de atividade física na auto percepção de dificuldade para subir e descer degraus em pacientes com DP. Materiais e método: Participaram do estudo 35 pacientes com doença de Parkinson divididos em 2 grupos: 11 participantes no Grupo Ativo e 24 participantes no Grupo Inativo. Foi aplicado o questionário de Baecke modificado para idosos (QBMI) a fim de avaliar o nível de atividade física e também um questionário referente a percepção subjetiva de facilidade/dificuldade para subir e descer degraus de escadas utilizadas no cotidiano com 5 sub escalas que vão de muito fácil à muito difícil. Resultados:

Para análise estatística foi aplicado o Test-t para amostras independentes onde o mesmo mostrou diferença entre grupos para a percepção subjetiva de dificuldade/facilidade tanto para a subida (p=0,002 e t=3,394) como para a descida de degraus (p=0,006 e t=3,04). Ainda foi possível verificar que 68,5% da amostra foi classificada como inativa através do QBMI e 31,5% classificada como indivíduos ativos. Conclusão: Com os resultados é possível concluir que a atividade física não somente auxilia na melhora dos componentes motores, melhorando a mobilidade e independência do paciente, mas também está diretamente relacionada com seu sistema sensorial de percepção, entretanto isso também pode ser explicado por um possível senso de capacidade que indivíduos ativos sentem, alterando com isso sua percepção de dificuldade/facilidade. Contudo o baixo percentual de indivíduos ativos é motivo de preocupação sabendo dos variados benefícios que a atividade física propicia a esses indivíduos.

(14)

SINTOMAS DE ANSIEDADE PODEM INTERFERIR NO CONTROLE DO ANDAR DURANTE AMBIENTES DESAFIADORES EM IDOSOS COM DOENÇA DE

PARKINSON

SOUSA, P. N.1; ORCIOLI-SILVA, D.1; SIMIELI, L.2; BERETTA, V. S.1; ZAMPIER, V. C.1; HERNANDES, F. B.1; GOBBI, L. T. B1.

1UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- Câmpus Rio Claro,

2UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru

Introdução: a doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurodegenerativa que causa prejuízos no andar, principalmente, durante o andar com obstáculos, como por exemplo, diminuição da velocidade e comprimento da passada. Ainda, estudos têm demonstrado que sintomas de ansiedade podem exacerbar os comprometimentos do andar de idosos com DP.

Entretanto, poucos estudos têm investigado a influência dos sintomas de ansiedade no andar com a presença de obstáculo em idosos com DP. Objetivo: analisar a influência dos sintomas de ansiedade no andar de idosos com DP, sobretudo na presença de obstáculo. Materiais e método: participaram do estudo 44 idosos com diagnóstico de DP(idade: 70,81±7,68 anos), entre os estágios leve e moderado da escala de Hoehn e Yahr, divididos em 2 grupos: i) baixo (BSA) e ii) alto sintoma de ansiedade (ASA). Os sintomas de ansiedade foram avaliados pela escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (subescala ansiedade), sendo usado 8 pontos como nota de corte para divisão dos grupos. Para análise do andar, os idosos realizaram 3 tentativas para cada condição experimental: i) andar sem obstáculo; ii) andar com obstáculo (15 cm de altura). O ciclo analisado foi a passada central na tarefa sem obstáculo e a passada da fase de aproximação para o obstáculo. As variáveis espaço-temporais do andar foram calculadas em ambiente MATLAB e para verificar as diferenças entre as grupos e condições foi utilizado ANOVA two-way, com nível de significância de p<0,05. Resultados: a ANOVA revelou interação grupo*marcha no comprimento (p=0,014), duração (p=0,032) e velocidade da passada (p=0,05). O grupo ASA diminuiu o comprimento da passada na presença de obstáculo comparado ao andar sem obstáculo e, ainda, apresentou menor comprimento na fase de aproximação em relação ao grupo BSA. O grupo BSA aumentou a duração da passada na fase de aproximação em relação ao andar sem obstáculo, enquanto o grupo ASA não alterou esse parâmetro. Por fim, o grupo ASA apresentou menor velocidade em ambas as condições quando comparado ao grupo BSA. Além disso, ambos os grupos diminuíram a velocidade na condição com obstáculo, porém a redução no grupo ASA foi de 17,3% e do grupo BSA foi de 7,54%. Conclusão: sintomas de ansiedade podem interferir no controle do andar durante ambientes desafiadores, causando maiores modulações no andar de idosos com DP. Assim, idosos com DP com alto sintoma de ansiedade utilizam estratégias mais cautelosas para se locomoverem nesses ambientes.

(15)

PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON COM RISCO DE QUEDA APRESENTAM PIOR EQUILÍBRIO FUNCIONAL EM TAREFA DE GIRAR SOBRE

O PRÓPRIO EIXO E APOIO UNIPODÁLICO

NEVES, T. L. D.1; GOBBI, L.T.B.1; PELICIONI, P. H.S1.; LAHR, J1; BARBIERI, F. A.2; VITÓRIO, R.1

1UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- Câmpus Rio Claro,

2UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru

Introdução: a doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa decorrente da perda progressiva dos neurônios dopaminérgicos, que ocasiona sintomas motores de instabilidade postural e alterações no andar. Como consequências destes sintomas, os pacientes apresentam pior equilíbrio funcional e maior risco de queda. Por tanto há a necessidade de entender como a doença interfere em diferentes tarefas de equilíbrio e no risco de cair, principalmente pela queda ser debilitante. Objetivos: avaliar o equilíbrio funcional de pacientes com DP com e sem risco de queda e comparar os grupos em tarefas específicas de equilíbrio. Materiais e Método: participaram do estudo 48 pacientes com DP, sendo 17 pacientes sem risco de queda (SR) e 31 com risco de queda (CR). Os pacientes foram classificados de acordo com o risco de queda por meio da Falls Efficacy Scale - International (FES-I), sendo que para pontuações superiores a 23 o paciente foi classificado com risco de queda. O comprometimento clínico (psíquico, funcional e motor) e o estágio da doença foram avaliados por meio da Unified Parkinson's Disease Rating Scale (UPDRS) e o equilíbrio funcional, estático e dinâmico, foi avaliado por meio das tarefas da Escala de Equilíbrio Funcional de Berg (EEFB). Análises estatísticas apropriadas (p<0,05) foram aplicadas para comparar as variáveis entre os grupos.

Resultados: A análise estatística revelou que os grupos foram estatisticamente diferentes quanto ao comprometimento funcional (UPDRS II: p=0,034), ao equilíbrio funcional (EEFB:

p=0,009) e as tarefas específicas de equilíbrio: girar 360 graus (p=0,015) e permanecer sobre um pé (p=0,012), sendo que o grupo CR apresentou os piores valores. Conclusão: Os resultados revelaram que os pacientes com risco de queda apresentam maiores déficits funcionais e de equilíbrio, com destaque para a tarefa dinâmica de girar sobre o próprio eixo e para a tarefa estática de apoio unipodálico. Estes resultados corroboram os achados da literatura que relatam a maior ocorrência de quedas em situações de girar em torno do próprio eixo, contornar um obstáculo, permanecer em suporte simples para ultrapassar um obstáculo ou subir e descer um degrau. Essas tarefas podem favorecer a queda principalmente para pacientes que apresentam risco. Por tanto, futuras intervenções motoras com o enfoque de prevenção de quedas devem conter exercícios que executem as tarefa de girar sobre o próprio eixo e a manutenção do apoio unipodálico.

Palavras-chaves: Doença de Parkinson, Equilíbrio funcional, Risco de queda.

(16)

COMPORTAMENTO DO OLHAR DURANTE A FASE DE APROXIMAÇÃO PARA DESVIAR DE UM OBSTÁCULO EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

PENEDO, T.1; BAPTISTA, A. M.1; PEREIRA, V. A. I1.; COSTA, E. E. C1.; ODA, R. M1.;

BARBIERI, F. A.1

1UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru

Introdução: A visão é uma informação sensorial importante durante o andar com desvio de obstáculo. Entretanto, pacientes com doença de Parkinson (DP) apresentam problemas para selecionar e utilizar a informação visual, podendo prejudicar a eficiência do andar. Objetivo:

Analisar o comportamento do olhar de pacientes com DP durante o andar com desvio de obstáculo e comparar o comportamento do olhar com indivíduos neurologicamente sadios.

Materiais e Método: A amostra foi composta por 5 pacientes com DP (62,8±7,25anos; H&Y - 2 a 3; UPDRS - 31±13,78pts) e 5 indivíduos neurologicamente sadios (68,2±7,59anos). Cada participante realizou 5 tentativas (randomizadas) em cada situação experimental: andar sem obstáculo e andar com desvio do obstáculo. Nas tentativas com obstáculo, os participantes foram instruídos a desviar do obstáculo para o lado de preferência, evitando o contato, e retornar na mesma linha reta que estava antes do desvio. Ambas as tarefas foram realizadas em velocidade preferida. Para a análise do comportamento do olhar foi utilizado o sistema da marca Applied Sciences Laboratories® (ASL, EyeTracking Mobile System - modelo Mobile Eye-XG). A freqüência de aquisição de dados foi de 30 Hz. Foram calculadas as seguintes variáveis: número de fixações, duração total das fixações, duração média das fixações e porcentagem de duração das fixações em relação ao tempo da tentativa. Para responder aos questionamentos do estudo, foram realizadas ANOVAs two-way com fator para grupo e tipo de andar, com medidas repetidas para o segundo fator (p<0,05). Testes Post hoc de Tukey foram utilizados quando interação significativa entre os fatores foi indicada. Resultados: A análise estatística indicou efeito principal para tipo de andar com maior número de fixações (F1,48=14,04, p<0,001) e duração total das fixações (F1,48=13,08, p<0,001) para o andar sem presença de obstáculo em comparação ao andar com desvio do obstáculo. Não houve diferença significativa para grupo e interação entre os fatores. Conclusão: Pacientes com DP e indivíduos neurologicamente sadios apresentam comportamento do olhar semelhante durante a aproximação para desvio do obstáculo. Ainda, ambos os grupos necessitam de mais informações visuais durante o andar sem presença de obstáculo, apesar da tarefa de andar com desvio do obstáculo ser mais complexa.

Palavras-chaves: Desviar do obstáculo; Comportamento do olhar

(17)

O EQUILÍBRIO FUNCIONAL É PREDITO A PARTIR DA FORÇA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON

ZAMPIER, V. C.1; LIRANI-SILVA, E.1; VITÓRIO, R.1; CASTRO, J. A.1; SOUSA, P. N.1; GOBBI, L. T. B.1

1UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Câmpus Rio Claro

Introdução: A redução da força muscular é comumente observada em pacientes com doença de Parkinson (DP), e está relacionada com o aumento do risco de quedas nesta população.

Apesar disso, a relação entre a redução da força muscular e do equilíbrio na DP ainda não está clara na literatura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi testar a força de membros inferiores e o comprometimento clínico como preditores do equilíbrio funcional em pacientes com DP. Materiais e método: Participaram desse estudo 44 indivíduos diagnosticados com DP, com idade entre 68 e 78 anos, entre os estágios 1 e 3 da escala de Hoehn & Yahr. Os testes utilizados foram: (i) Unified Parkinson's Disease Ratin Scale (UPDRS III), para verificar o grau de acometimento da doença e a motricidade dos pacientes; (ii) para a avaliação da resistência de força de membros inferiores, o teste de sentar e levantar foi utilizado. O paciente deveria sentar e levantar de uma cadeira o maior número de vezes possível no tempo estipulado (30 segundos); (iii)a Escala de Equilíbrio Funcional de Berg foi empregada para avaliar o equilíbrio funcional dos pacientes. A análise de regressão linear (stepwise) foi realizada para testar a força de membros inferiores (número de ciclos completos) e o comprometimento clínico (pontuação na UPDRS III) como possíveis preditores do equilíbrio funcional (pontuação na Escala de Berg). Resultados: a força de membros inferiores foi identificada como preditora individual do equilíbrio funcional dos pacientes com DP (R=0,460; R²=0,211; p=0,002). Ainda, a associação da força de membros inferiores com o comprometimento clínico da DP prediz 29,6% do equilíbrio funcional dos pacientes (R=0,544;

R²=0,296; p=0,034). Conclusão: Como a força muscular de membros inferiores tem forte relação com o equilíbrio funcional dos pacientes com DP, é possível especular que exercícios com o intuito de fortalecer os membros inferiores podem promover melhora no equilíbrio funcional dos pacientes.

Palavras-chaves: Doença de Parkinson Equilíbrio funcional Força muscular

(18)

EFEITO DA MEDICAÇÃO DOPAMINÉRGICA SOBRE O COMPORTAMENTO VISUAL DURANTE A TAREFA DE DESVIAR DE UM OBSTÁCULO EM

PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

ODA, R. M1.;SIMIELI, L.1; BAPTISTA, A. M.1; DE PAULA, P. H. A.1; FIORELLI, C. M.2; BARBIERI, F. A.1

1UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru; 2USC - Universidade Sagrado Coração

Introdução: O uso da medicação dopaminérgica produz melhoras significativas nos sintomas motores dos pacientes com doença de Parkinson (DP), especialmente na locomoção.

Entretanto, pouco é conhecido sobre o efeito da medicação na percepção durante o andar, especialmente em tarefas mais complexas como desviar de um obstáculo. Objetivos:Verificar o efeito da medicação dopaminérgica no comportamento do olhar durante a tarefa de desviar de um obstáculo em pacientes com DP. Materiais e método: Participaram do estudo 5 idosos com DP (média de idade - 63,8 anos; H&Y - 1,7; UPDRS-motora estado OFF - 33±4,47 pts e UPDRS-motora estado ON - 22±6,97pts). Os participantes do estudo realizaram a avaliação clínica e do comportamento do olhar durante a tarefa de desviar de um obstáculo em dois momentos: estado OFF (mais de 12 horas sem medicação) e ON (após uma hora da ingestão do medicamento) da medicação dopaminérgica. Os participantes realizaram 5 tentativas da tarefa de desviar do obstáculo durante o andar para cada estado da medicação. O participante foi instruído a percorrer andando, em sua velocidade preferida, uma distância retilínea de 10 m, desviando de um obstáculo (0,40 m de diâmetro, com altura de 1,30 m). Para as coletas de dados do comportamento do olhar foi utilizado o sistema da marca Applied Sciences Laboratories® (ASL,EyeTracking Mobile System - modelo Mobile Eye-XG). As variáveis analisadas foram: número de fixação, duração total das fixações, duração média das fixações e porcentagem de duração das fixações em relação ao tempo da tentativa. Para verificar o efeito da medicação dopaminérgica, o nível de significância (α) foi mantido em 0,05 e foi realizado teste t-Student para amostras dependentes. Resultados: A medicação dopaminérgica (estado ON) diminuiu significativamente o número de fixações (OFF - 9,04±5,60 e fixações; ON - 6,98±3,08 - p<0,02) e a duração total das fixações (OFF - 1,52±1,03s; ON - 1,11±0,56s;

p<0,02). Conclusão: A medicação dopaminérgica tem efeito positivo no comportamento do olhar de pacientes com DP na tarefa de desviar do obstáculo durante o andar, diminuindo a necessidade de informação visual.

Palavras-chaves: Medicação dopaminérgica, Comportamento do olhar, Desvio de obstáculo.

(19)

TEMA: INTERVENÇÕES NA DOENÇA DE PARKINSON

APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA DE CONTROLE POSTURAL EM AMBIENTE DE REALIDADE VIRTUAL EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON:

ESTUDO DE CASO

FREITAS, T. B1.; BACHA, J. M. R.2; GUEDES, K3.; DONÁ, F.4; POMPEU, J. E.3; TORRIANI-PASIN, C.5

1USP - Universidade de São Paulo; 2FMUSP - Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universid; 3IP/USP - Departamento de Neurociências e Comportamento, Instituto de Psicologia, Faculdade de Medicina, Unive; 4UNIAN - Programa de Pós-Graduação de Reabilitação do Equilíbrio e Inclusão Social, Universidade Anhanguera; 5EEFE/USP - Escola de Educação Física e

Esporte

Introdução: O déficit de controle postural é uma característica presente em indivíduos com doença de Parkinson (DP) e a aprendizagem de tarefas que envolvam o controle postural é de primordial importância para esses indivíduos. Recentemente, estudos têm mostrado a melhora do desempenho nessa população em tarefas que envolvem o controle motor em ambiente virtual, no entanto, a aprendizagem motora ainda não foi investigada. Objetivo: investigar a aprendizagem de tarefas que envolvam o controle postural em um indivíduo com DP comparando-o com um idoso saudável. Materiais e método: Sujeito do sexo feminino, com 76 anos, com DP idiopática e caracterizado segundo as seguintes escalas de avaliação: escala de Hoehn e Yahr = 1,5; Mini exame do Estado Mental (MEEM) = 27; Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson/III = 12 pontos e Mini best test (MBT) = 19. O sujeito controle selecionado foi do sexo feminino, saudável, 79 anos; MEEM = 29, Mini best test = 23. Os participantes realizaram 14 sessões individuais com duração de uma hora, 2x/semana por 7 semanas, no período “on” da medicação para a reposição dopaminérgica. A prática consistiu em jogar quatro jogos do sistema Kinect, Vazamentos, Bolhas Espaciais, Corredeiras e Cume dos Reflexos, sendo cinco tentativas cada jogo. O primeiro dia de treino foi considerado pré-teste para cada jogo e o último dia, pós-teste. O teste de retenção foi realizado 30 dias após o término do treino. O teste de transferência foi realizado através do MBT, a curto prazo e a longo prazo. Resultados: Foi possível observar melhora do desempenho durante prática, sendo que o idoso saudável apresentou melhor desempenho do que o sujeito com DP. Ambos os sujeitos aprenderam a tarefa, pois mantiveram seu desempenho no teste de retenção em longo prazo (30 dias). Além disso, a aprendizagem também foi observada no teste de transferência a curto prazo para ambos os sujeitos, no entanto, o sujeito saudável deteriorou seu desempenho no teste de transferência em longo prazo. Conclusão: Apesar do desempenho superior apresentado pelo sujeito controle, o sujeito com DP foi capaz de aprender a tarefa, e isso foi evidenciado através dos testes de retenção e transferência, tanto em curto quanto em longo prazo.

Palavras-chaves: Doença de Parkinson, Aprendizagem Motora, Controle Postural, Realidade

(20)

TREINO DE FORÇA MUSCULAR EXPIRATÓRIA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON: EFEITOS NA VOZ E DEGLUTIÇÃO

SARPI, T. M. F. C.1; CONSTANTINI, A. C1

1UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que ocasiona alterações na voz e na deglutição. Devido à rigidez muscular geral, característica da doença, os músculos respiratórios são afetados e geram alterações em todo o sistema respiratório podendo influenciar aumentar queixas vocais e de disfagia. Objetivo: Avaliar os possíveis efeitos de um treino exclusivo de força muscular expiratória na voz e deglutição de sujeitos com DP pacientes. Materiais e método: Participaram do estudo sete membros do grupo de reabilitação fonoaudiológica de DP do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Gabriel Porto (CEPRE), com idade entre 40 a 82 anos (média = 60, desvio-padrão = 14). Foi realizada uma intervenção terapêutica grupal e semanal, com a duração total de oito semanas, sendo o treinamento exclusivo de exercícios de força muscular expiratória. A intervenção focou o aumento da força muscular expiratória máxima e o treinamento consistiu em três exercícios específicos com uso de bexigas e do bocal de um espirômetro. Os participantes foram avaliados antes, durante e após a intervenção. Os parâmetros analisados foram tempo máximo fonatório (TMF), relação s/z e aspectos da capacidade respiratória. Foi também aplicado questionário de auto avaliação sobre as possíveis queixas de deglutição. Conclusão: Houve melhora na capacidade respiratória vital funcional e volume espirométrico forçado dos participantes, com magnitude de mudança de até 237% comparando pré e pós-intervenção, refletindo melhora na eficiência respiratória, que poderia contribuir, por exemplo, para tosse mais eficaz. A relação s/z e o TMF não apresentaram mudanças estatisticamente significativas, porém, sugere-se, para próximos estudos o uso de protocolos de análise perceptivo-auditiva para maior detalhamento das características vocais. As queixas autoreferidas de deglutição apresentaram diminuição em alguns participantes, porém houve aparecimento de novas queixas no decorrer da intervenção. O treinamento exclusivo de força muscular expiratória aumentou consideravelmente parâmetros respiratórios de sujeitos com DP, bem como diminuiu o número de queixas de disfagia em alguns participantes. O tempo de doença e as manifestações individuais da doença em cada participante podem ter contribuído para o pequeno efeito nos parâmetros relacionados à voz.

Palavras-chaves: Doença de Parkinson; Voz; Deglutição; Respiração.

(21)

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA POSTURA E DA

Apoio

Realização

Referências

Documentos relacionados

Resultados: A partir da pergunta sobre quais são as atribuições do enfermeiro no processo de educação em saúde dos pacientes em diálise peritoneal e às demais

significantly negatively associated with the level of the fibrosis degree, LA diameter, and RA diameter, suggesting that SNX10 may be involved in AF by affecting cardiac remodeling

· 9.2 Outras informações Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. * 10 Estabilidade

No período acumulado de nove meses, a variação de Ativos Biológicos apresenta crescimento de R$337.477 mil, atribuídos notadamente às culturas de algodão, caroço e soja, devido

Dessa maneira, caso existam vários projetos de software em andamento, é possível ter em uma mesma ferramenta todos os casos de teste disponíveis para

A revisão de literatura, portanto, é inconclusiva quanto à presença de um padrão de personalidade nas pacientes lú- picas. Quanto às alterações de personalidade desencadeadas

houver indicação, pelo diretor responsável pela área financeira. ARTIGO 17 - A Diretoria reunir-se-á, ordinariamente, pelo menos duas vezes por mês

C.3 - PROPRIEDADES DA TRANSFORMADA DE FOURIER