• Nenhum resultado encontrado

Deus se encarnou em nossa história

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Deus se encarnou em nossa história"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CELEBRAÇÃO DO 4º DOMINGO DO ADVENTO – 21 de dezembro de 2014

“Deus se encarnou em nossa história”

Leituras: Segunda Livro de Samuel 7, 1-5.8b-12.14.16; Salmo 88 (89), 2-3.4-5.27.29 (R/2a); Carta de São Paulo aos Romanos 16, 25-27; e Lucas 1, 26-38 (Anunciação).

COR LITÚRGICA: ROXO

Animador: Nesta eucaristia estamos reunidos com Maria, a “mulher cheia de graça”. Com Maria celebramos a Eucaristia: memória da Páscoa de Jesus que deu sentido pleno ao Natal. Se não fosse a Páscoa, o Natal não seria o que é: tão importante para nós! Nem mesmo Maria seria o que ela é: tão importante para a humanidade como Mãe do Salvador e nossa Mãe.

1. Situando-nos

Já no Quarto Domingo do Advento e às portas da solenidade do Natal do Senhor, a liturgia dirige o nosso olhar para o anúncio do Anjo feito a Maria e para sua própria pessoa enquanto imagem da Igreja que aguarda a chegada do Natal.

Lembrando a espera de Maria, preparemo-nos para a novidade de Deus que chega para nós neste Natal.

Bendigamos o Pai pela manifestação do seu Filho em nossa carne, fazendo com que toda a humanidade entre no dinamismo do seu amor e de sua fidelidade.

Todas as promessas de Deus encontraram seu “sim” em Jesus Cristo, pois Ele se encarnou na nossa história, assumindo a condição humana, nascendo pobre entre os pobres.

Somos convidados a nos alegrar, como Maria, porque o Senhor está conosco, revelando-nos em Jesus Cristo todos os segredos do seu projeto de amor.

2. Recordando a Palavra

A profecia de Natã foi o ponto de partida e o eixo de sustentação do movimento messiânico. Desse texto nasceram as esperanças de um rei, descendente de Davi, capaz de trazer para o seu povo uma era de paz e prosperidade. Tudo começou quando Davi fez de Jerusalém a capital do seu Império. De guerrilheiro que era, Davi tornou-se dono de um palácio. Ele tem o firme propósito de construir um templo para o Senhor, pois, não considera digno que o Senhor habite debaixo de uma tenda.

Inicialmente, recebe aprovação do profeta Natã. Mas Deus não quer enquadrar-se num espaço físico. Deus vive no meio do povo, e a construção de uma casa para Ele seria confiná-lo e submetê-lo aos caprichos do

(2)

rei. O profeta apóia a idéia do rei, mas Deus discorda dando uma mensagem do mais alto alcance: não seria Davi a erguer uma casa ao Senhor, mas Deus ira fazer uma casa para Davi.

“O teu trono será firme para sempre” (2Sm 7,16). Este versículo contém uma das mais importantes profecias do messianismo régio. A profecia aparece cumprida no Novo Testamento, uma vez que Jesus é descendente de Davi. “O seu reino não terá fim” (Lc 1,33), pois a realeza manteve-se dentro da casa (família) de Davi; o seu reino é eterno, entenda-se, no sentido religioso, não no sentido político.

O Salmo 88 (89) revela um Deus aliado que caminha com o seu povo. Israel se orgulha de ser o escolhido de Deus, Senhor do universo e da história. É o Deus do amor e da fidelidade que produz justiça e direito. O salmo indica que a autoridade política tem a missão de cuidar da justiça e do direito. O Deus deste salmo tem os pés no chão e faz história com o seu povo.

Na Carta aos Romanos lemos que o projeto de Deus foi preanunciado de muitos modos e por muitas pessoas. Mas somente em Jesus Cristo é que chegou à sua plena manifestação. Jesus é o lugar onde Deus se deu a conhecer e tornou clara sua vontade de congregar em si todas as nações, para levá-las à obediência da fé.

No Evangelho (Lc 1, 26-38), Jesus, ao se encarnar, escolhe um meio alternativo: não se apresenta ao mundo a partir de um palácio mas da periferia, numa cidade da Galileia, chamada Nazaré, desconhecida, lugar de onde nada se esperava de bom. Ele se encarna no seio de Maria, uma jovem galileia, símbolo de todo os empobrecidos que aguardam a libertação.

Maria é noiva de José, descendente de Davi. Maria concebe Jesus antes de ir morar com José. O modo extraordinário como Jesus foi concebido mostra a novidade com que Deus age na história e demonstra que o menino é considerado, para qualquer efeito, filho de José e descendente de Davi.

Maria é convidada a não ter medo, à semelhança dos grandes personagens bíblicos (Abraão, Moisés, Pedro, etc), pois encontrou graça diante de Deus.

O anjo explica a Maria como isso vai acontecer: “o Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra (...)” (Lc 1,35). A sombra recorda a nuvem que no passado cobria a tenda da reunião e acompanhava o povo na caminhada para a terra da promessa, onde seriam construídas sociedade e histórias novas. A nuvem lembra que Deus é, ao mesmo tempo, presença e mistério. Presença que torna conhecido e mistério que o impede de ser manipulado.

Para Lucas, Maria é o tipo de discípula que Deus procura para construir a sociedade e a história novas. Ela se põe à disposição do projeto de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Nela estão as duas atitudes fundamentais de quem está disposto a se comprometer com a nova história trazida por Jesus: fé e serviço; entrega e gratuidade.

3. Atualizando a Palavra

Ao celebrar a Eucaristia, reforçamos nossa fé naquele Deus único e sábio, para o qual nada é impossível, ao qual queremos servir para sempre.

(3)

A assembléia reunida hoje é convidada a acolher a boa notícia na proximidade da celebração do novo Natal do Senhor, na certeza da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas de salvação para seu povo. A assembléia é chamada a renovar seu comprometimento com este mesmo plano de vida, engajando-se e apresentando, como Maria, o seu sim.

Deus se encarnou em nossa história, realizando as esperanças e superando as expectativas, pois veio nascer no meio dos pobres, dos quais Maria é modelo e fonte de inspiração para o agir que constrói a sociedade e a história novas.

Deus não escolheu palácios para nascer, nem aceitou ser prisioneiro em templos; encarnou-se numa pessoa e na vida das pessoas e continuará a fazê-lo mediante os que creem e se põem a serviço do Reino.

A salvação principiou neste mistério e se completa na Páscoa do Senhor, para a qual rumamos. O Natal do Senhor se orienta e se aprofunda também na páscoa do mundo que anseia por vida nova e por salvação.

O mistério da encarnação, iniciado hoje com a anunciação do Anjo à Virgem, é aprofundado pelo mistério da cruz que nos leva à ressurreição. “Para quem consciência ainda tem, o Natal é dura cruz na vida de alguém” (cf. Roteiros Homiléticos. In Projeto Nacional de Evangelização 19 – O Brasil na Missão Continental da CNBB, p. 34-38). Poderemos nos encaminhar mais ligeiramente para o acontecimento natalino, se estivermos mais atentos e solícitos aos sofrimentos e cruzes que carregam os outros.

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica

A assembléia reunida é convidada a acolher a boa notícia na proximidade da celebração do novo Natal do Senhor, na certeza da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas de salvação para o seu povo. E a comunidade reunida para a celebração é convidada a renovar seu comprometimento com o plano de vida e liberdade, dando o seu sim como Maria.

O projeto de Deus foi preanunciado de muitos modos e por muitas pessoas no passado. Mas somente em Jesus Cristo é que chegou à sua plena manifestação. Jesus é o lugar onde Deus se deu a conhecer e tornou clara sua vontade de congregar em si todas as nações, para levá-las à obediência da fé.

Nas celebrações, especialmente a Eucaristia, fazemos memória dessa presença e manifestação do projeto.

Acolhemos na fé a salvação pela nossa participação ritual. E ela se realiza em nossas vidas.

No tempo do Advento, a comunidade deixou-se fecundar pelo mesmo Espírito, na escuta dócil da Palavra que foi anunciada nas leituras, no canto, na homilia, nas preces e nos ritos da Igreja. Também ela está grávida, à espera do Salvador e na noite de Natal, desenhará, da celebração e da vida, a Luz que tanto esperava.

Maria, protótipo da Igreja, é seu modelo e inspiração. Por isso, o olhar atento à Virgem, fará compreender aquilo que a comunidade é chamada a ser como vigilantes à espera do seu Senhor.

Oração dos fiéis:

Presidente: Na alegria que se fez presente e aponta o futuro do mistério revelado: o Menino nascerá da Virgem Mãe, elevemos a Deus nossas preces.

(4)

1. Senhor, faça com que a Igreja possa anunciar o Evangelho a todas as pessoas, com mansidão e ternura.

Peçamos:

Todos: (cantado) Ó vem, Senhor, não tardes mais, vem saciar nossa sede de paz.

2. Senhor, ajuda nossos governantes a terem o olhar mais dirigido àqueles e àquelas que mais precisam.

Peçamos:

3. Senhor, orienta os que te buscam de coração sincero, para que sintam a paz e a alegria de viver em Ti.

Peçamos:

4. Senhor, fortaleça nossa fé, para que a exemplo da Virgem Maria nos tornemos servos fieis e disponíveis aos planos divinos. Peçamos:

(Outras intenções)

Presidente: Deus todo-poderoso, que revela em Jesus, o Cristo, o mistério escondido, acolhe as preces de teus filhos e filhas que se preparam para o Natal. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICA ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:

Presidente: Ó Deus, que o mesmo Espírito Santo, que trouxe a vida ao seio de Maria, santifique estas oferendas colocadas sobre o vosso altar. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO:

Presidente: Ó Deus todo-poderoso, tendo nós recebido o penhor da eterna redenção, fazei que, ao aproximar-se a festa da salvação, nos preparemos com maior empenho para celebrar dignamente o mistério do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.

Todos: Amém.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA:

Presid.: O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Presid.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, derrame sobre vós as suas bênçãos.

Todos: Amém.

Presidente: Que durante esta vida Ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.

Todos: Amém.

Presidente: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.

Todos: Amém.

Presidente: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso + Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

Presidente: A todos um Feliz e Santo Natal, vamos em paz e que o Senhor vos acompanhe.

Todos: Graças a Deus!

(5)

MENSAGEM DE NATAL 2014 e ANO NOVO 2015 Amados Irmãos e irmãs em Cristo;

Quando pensamos no NATAL, vêm-nos, sempre à lembrança, aquelas palavras de São Paulo aos Coríntios: “Ele, que era rico, por vós se fez pobre para vos tornar ricos” (2 Cor 8,9).

O Menino Jesus nasceu na pobreza. Teve que ser envolvido em humildes faixas. Ele, que reveste os lírios do campo. Precisou de leite materno. Ele, que não deixa faltar comida aos pássaros do céu.

Precisou de uma humilde lâmpada de azeite para iluminar a gruta em que nasceu. Ele que é o Senhor do sol, da lua e das estrelas. “Ele se fez pobre por nós”. Com isso veio valorizar a dignidade da vida humana.

E veio proclamar “bem-aventurados os pobres de espírito”. E mostrar onde está a verdadeira riqueza. O Natal, portanto, é a expressão do pleno amor de Deus para conosco.

Neste tempo em preparação ao Santo Natal abra as portas de sua casa para o Salvador. Reúna sua família e a de seus vizinhos e amigos. Reze, ouça a Palavra de Deus, partilhe, participe da Santa Missa do Natal engaje em sua comunidade.

Desejo que neste NATAL e no ANO DE 2015 os seus sonhos se realizem, com muita saúde, alegria e felicidade.

Que no transcorrer de 2015, o Menino Jesus faça renascer a PAZ e a solidariedade nos corações humanos. O Deus Menino ilumine o seu NATAL e todos os dias do próximo ano. Que Ele abençoe e guarde você, sua família e comunidade.

Deus abençoe e guarde a todos pela intercessão de nossa padroeira, Nossa Senhora das Dores, Mãe de Jesus e nossa Mãe.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC - Bispo Diocesano de Limeira, SP

Feliz e Santo Natal a todos/as

Referências

Documentos relacionados

Revogado pelo/a Artigo 8.º do/a Lei n.º 98/2015 - Diário da República n.º 160/2015, Série I de 2015-08-18, em vigor a partir de 2015-11-16 Alterado pelo/a Artigo 1.º do/a

Ora, é nítida a abusividade presente no marketing utilizado para a comercialização dos produtos em questão diante de todos os recursos publicitários lançados a

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

O presente texto, baseado em revisão da literatura, objetiva relacionar diversos estudos que enfatizam a utilização do dinamômetro Jamar para avaliar a variação da

Na análise geral (incluindo todos os tempos de incubação) foi detectada interação significativa entre forragens (alfafa e soja) e forma (verde c desidratada), mostrando que

Sua obra mostrou, ainda, que civilização e exploração do trabalho andam juntas e que o avanço histórico do oeste brasileiro se fez com a carne e o sangue dos

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários