• Nenhum resultado encontrado

MUNICIPIO DE VIDEIRA. CADERNO DE PROVAS CARGO: Agente Administrativo II INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNICIPIO DE VIDEIRA. CADERNO DE PROVAS CARGO: Agente Administrativo II INSTRUÇÕES AO CANDIDATO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

CADERNO DE PROVAS CARGO: Agente Administrativo II

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1. Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados antes do início da prova;

2. Você está recebendo um caderno de provas com 30 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas de respostas cada, sendo que apenas 1 alternativa estará correta;

3. Para a realização da Prova Escrita, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica, de tinta azul ou preta;

4. Verifique se o caderno de provas está completo, sem falhas de impressão e se a quantidade de questões está de acordo com o informado acima. Confira também se sua prova corresponde ao cargo para o qual você se inscreveu. Caso haja qualquer divergência, comunique o fato ao fiscal imediatamente;

5. Além do caderno você está recebendo um cartão resposta, complete as informações e assine o cartão;

6. Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o cartão resposta, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento do cartão resposta é de inteira responsabilidade do candidato. Este cartão não será substituído em caso de erro do candidato;

7. Durante a realização das provas é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como, o uso de máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares, ou ainda, qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, sob pena de eliminação do candidato do concurso público;

8. No decurso da Prova o candidato somente poderá ausentar-se temporariamente da sala se acompanhado por um fiscal.

9. Você terá 3 horas para a realização da prova, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

10. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente da sala de Prova após 60 minutos de seu início.

11. Os 3 últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as suas provas e retirar-se definitivamente do local simultaneamente, depois de haver rubricado o verso de todos os cartões resposta da sala, assinado a ata e rubricado o envelope lacrado, contendo todos os cartões resposta da sala.

12. Para o PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA marque somente uma alternativa preenchendo totalmente o círculo, evitando ultrapassar a linha que margeia a letra. Não faça um X ou qualquer outra marca.

OBS: Você pode destacar esta folha. Utilize o verso para fazer suas anotações.

(2)

2

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Sílaba é a unidade ou grupo de fonemas emitidos num só impulso da voz. Neste contexto, dentre as palavras abaixo assinale aquela em que a separação de sílabas está feita de forma incorreta.

a) Sa-í-da;

b) Ex-ce-to;

c) Adje-ti-vo;

d) Car-ro;

e) Mar-te-lo;

2. Conhecer os elementos formadores das palavras é muito importante para compreendermos melhor o significado de cada uma delas, neste contexto, ao efetuar a análise da palavra

“cachorrinhas” podemos concluir que:

I. o elemento base da palavra, ou seja, aquele que contém o significado é “cachorr”;

II. “inh” indica que a palavra é um diminutivo de cachorro;

III. “a”indica que a palavra é feminina;

Pode-se afirmar que estão corretas as afirmações:

a) I apenas;

b) I e II apenas;

c) I e III apenas;

d) II e III apenas;

e) Todas;

3. Observe a tira abaixo

Apesar do texto não ser claramente um anúncio, ele tem elementos que se relacionam com a publicidade. Neste contexto, quem é o público-alvo?

a) As mães;

b) Os pais;

c) Os filhos;

d) Os irmãos;

e) Aos avós;

(4)

4

4. Quanto ao gênero, os substantivos podem ser flexionados em dois gêneros: masculino e feminino. Neste contexto, pode-se afirmar que Gênero é a propriedade que as palavras têm de indicar sexo real ou fictício dos seres. Nesta perspectiva, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta a relação entre masculino e feminino escrita de forma incorreta;

a) Doutor – Doutora;

b) Patrão – Patroa;

c) Ladrão – Ladra;

d) Solteirão – Solteirona;

e) Campeão – campeona;

5. O substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie. Neste contesto, dentre as alternativas abaixo assinale aquela que apresenta o coletivo escrito de forma incorreta.

a) De lenha – Réstia;

b) De lobos – Alcateia;

c) De elefantes – Manada;

d) De pessoas – Multidão;

e) De peixes – Cardume;

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES

6. A povoação da Zona do Rio do Peixe adveio da construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande. Organizada desde o ano de 1910 e contando, desde a sua fundação, com vigoroso apoio financeiro, a Companhia São Paulo-Rio Grande (Brazilian Railway) teve como principal meta a construção da ligação ferroviária entre Itararé (divisa SP/PR) e Marcelino Ramos (divisa SC/RS). Em 1915, os trilhos da ferrovia, vinda de São Paulo, atingiram o vale do rio do Peixe. Por iniciativa da companhia ferroviária e de empresas de colonização do Rio Grande do Sul, foi empreendida a colonização desse vale, com emigrantes das velhas zonas coloniais - italiana e alemã daquele Estado. Em 1927 Videira (então conhecida como Perdizes) foi elevada a categoria de distrito do Município de Campos Novos, posteriormente, o município de Videira foi criado pelo Decreto-Lei estadual nº 941 de:

a) 31 de dezembro de 1943;

b) 01 de março de 1944;

c) 29 de janeiro de 1953;

d) 08 de dezembro de 1944;

e) 24 de janeiro de 1952;

7. Videira é a cidade do vinho, das aves, dos suínos e é o berço da Perdigão. Com sua gente simples e hospitaleira, oferece a pacata rotina de uma cidade naturalmente bela e cheia de surpresas. No ano de 2002, através da lei nº 12.476, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina reconheceu o município de Videira como:

a) Capital catarinense do vinho;

b) Capital catarinense da uva;

c) Capital catarinense do frango;

d) Capital catarinense da suinocultura;

e) Capital catarinense do milho;

(5)

5

8. Tendo como referencia as estimativas anuais de população dos municípios brasileiros do IBGE (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2014/, acesso em 29/06/2015), bem como as informações do site da prefeitura municipal de Videira (http://www.videira.sc.gov.br/site/conteudo_perfil.php, acesso em 29/06/2015), podemos afirmar que a população do município é estimada em:

a) 33.060 habitantes;

b) 42.363 habitantes;

c) 50.349 habitantes;

d) 59.845 habitantes;

e) 75.124 habitantes;

9. Leia a notícia abaixo:

“O Ministério Público deflagrou nesta terça-feira (16 de junho de 2015) a primeira edição da Operação ________ Compensado no Rio Grande do Sul. A ação ocorre simultaneamente nas cidades de Três de Maio, na Região Noroeste, e em Ivoti, no Vale do Sinos. Conversas telefônicas entre os suspeitos foram interceptadas e comprovam adulteração em ________ produzido de forma ilegal e distribuído em cidades gaúchas, segundo o órgão. O _______ fabricado de forma irregular em uma empresa gaúcha com adição de amido de milho e uso de leite rejeitado pelas indústrias por estar vencido ou fora de qualidade, era revendido também de maneira ilegal para 72 estabelecimentos de 23 municípios do Rio Grande do Sul.”

(disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/06/).

O produto a que faz referencia o texto é:

a) Leite;

b) Queijo;

c) Iogurte;

d) Margarina;

e) Manteiga;

10. A Febre ____________ é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Estamos nos referindo à:

a) Chikungunya;

b) Malária;

c) Raiva;

d) Poliomielite;

e) Hepatite;

(6)

6

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

11. Marco Antônio é funcionário da prefeitura municipal de Videira, sendo que digitou o relatório das atividades realizadas por ele durante o primeiro semestre. Após fazer uma ultima conferencia no texto resolveu fazer a sua impressão, ao clicar em imprimir apareceu na tela do computador para Marco Antônio a tela abaixo.

Pode-se afirmar que serão impressas:

a) 6 folhas;

b) 8 folhas;

c) 15 folhas;

d) 30 folhas;

e) 40 folhas;

12. Hiperlink é uma ferramenta do Microsoft Excel (2007), que possui a função de:

a) Inserir formas prontas, como linhas, setas, círculos e símbolos;

b) Inserir uma imagem;

c) Inserir um elemento gráfico;

d) Criar indicadores para inserir fórmulas;

e) Criar atalho ou salto que abre um documento armazenado em um servidor de rede, uma intranet ou na internet.

13. O “software aplicativo” são programas utilizados na execução de tarefas especificas, nesta perspectiva, assinale a alternativa que representa um programa usado para tratar números e efetuar a computação de funções matemáticas.

a) Microsoft Word;

b) Microsoft Excel;

c) Microsoft PowerPoint;

d) Microsoft Corel Draw;

e) Microsoft Paint;

(7)

7

14. A utilização de teclas de atalho é muito importante para agilizar o trabalho durante a utilização do computador. A este respeito, é correto afirmar que para salvar um documento atual deve-se utilizar como atalho:

a) CTRL + B b) CTRL + D c) CTRL + S d) CTRL + Z e) CTRL + V

15. Observe a imagem abaixo

Sobre a função do painel de controle assinale a afirmação correta:

a) Pelo Painel de Controle temos acesso às configurações do Windows.

b) Desliga o Windows, fechando todos os programas abertos para que você possa desligar o computador com segurança.

c) Possibilita ao usuário optar por fazer logoff (encerrar a sessão do Windows) ou mudar de usuário.

d) mostra quais as janelas estão abertas neste momento, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programas com rapidez e facilidade.

e) dá acesso ao Menu Iniciar, de onde se podem acessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows.

(8)

8

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 traz em seu Art. 1º: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos, as alternativas abaixo, exceto:

a) A soberania;

b) A cidadania;

c) O pluralismo político;

d) O apaniguar político;

e) A dignidade da pessoa humana;

17. Segundo a Constituição de 1988 em seu Art. 2º, São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si:

a) Legislativo, o Tributário e o Judiciário;

b) Legislativo, o Executivo e o Judiciário;

c) Executivo, o Tributário e o Judiciário;

d) Apenas as alternativas “a” e “c” estão corretas;

e) Todas as alternativas estão corretas;

18. Segundo Art.14, § 3º da Constituição Brasileira, são condições de elegibilidade, na forma da lei, as alternativas abaixo, exceto:

a) Trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

b) Trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

c) Vinte anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

d) Dezoito anos para Vereador;

e) Ter nacionalidade brasileira;

19. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, apresenta em seu Art. 12, quem por direito é considerado brasileiros nato. Assinale a alternativa CORRETA:

a) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

b) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

c) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

d) Apenas as alternativas “a” e “b” estão corretas;

e) Todas as alternativas estão corretas;

20. A Lei 8.666 de 21 de junho de 1993, regulamenta o Art. 37 da Constituição Federa, instituindo normas para licitações e contratos da Administração Pública. Assinale abaixo, qual das alternativas, não é prevista como modalidade de licitação na Lei 8.666.

a) Concurso;

b) Leilão;

c) Pregão;

d) Convite

e) Tomada de Preço

(9)

9

21. Assinale a alternativa INCORRETA, tendo em vista que para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a:

a) Habilitação Jurídica;

b) Qualificação Técnica;

c) Proposta de Preço;

d) Regularidade Fiscal e Trabalhista;

e) Qualificação Econômica e Financeira;

22. No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais. Atualmente, é indispensável o uso desta ferramenta.

Assinale abaixo, qual alternativa representa um endereço de correio eletrônico:

a) https://www.prefeitowilmar.com b) www.prefeitowilmar.com.br c) prefeito_wilmar@hotmail.com.br d) www.prefeitovideira.com.br e) administracaovideira.com.br

23. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias:

a) Concurso;

b) Concorrência;

c) Leilão;

d) Tomada de Preço;

e) Pregão;

24. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. Assinale a alternativa CORRETA:

a) Leilão;

b) Pregão;

c) Concorrência;

d) Tomada de Preço;

e) Convite;

25. Nos Contratos firmados com a Administração e de acordo com a Lei 8.666, em seu Art. 65 § 1º, O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até o percentual de:

a) 10% (dez por cento) b) 15% (quinze por cento) c) 20% (vinte por cento)

d) 25% (vinte e cinco por cento) e) 30% (trinta por cento)

(10)

10

26. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

O emprego do Pronome de Tratamento “Vossa Excelência”, deve ser utilizado para qual das alternativas abaixo:

a) Presidente da República;

b) Ministro do Tribunal de Contas da União c) Deputados Estaduais e Distritais;

d) Prefeitos Municipais;

e) Todas as alternativas estão corretas;

27. Provimento, segundo a Lei Complementar 129/2012 do Município de Videira, SC, é o ato administrativo, de competência do Chefe do Executivo Municipal, que objetiva o preenchimento de cargo público. São formas de provimento em cargos públicos as alternativas a segui, exceto:

a) Aproveitamento;

b) Reversão;

c) Reintegração;

d) Recondução;

e) Reconstituição;

28. O servidor habilitado em concurso público, nomeado e empossado no cargo respectivo, adquire estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de exercício, se aprovado no estágio probatório. Este por sua vez poderá perder o cargo em virtude de:

a) Excesso de despesas de pessoal, na forma do § 4º do art. 169 da Constituição da República;

b) Extinção do cargo ou declarada sua desnecessidade;

c) Processo administrativo que lhe assegure a ampla defesa;

d) Sentença judicial transitada em julgado;

e) Todas as alternativas estão corretas;

29. Compete, também, segundo a Lei Orgânica do Município de Videira, SC, ao município elaborar as peças orçamentárias. Qual das alternativas abaixo representam estes instrumentos de Planejamento e Orçamento:

a) FPM, SUS e FUNDEB;

b) PPA, LDO e SUS;

c) PPA, LDO e LOA;

d) FPM, LEI ORGÂNICA e FUNDEB;

e) Nem uma das alternativas;

30. Estabelece, em regime nacional, parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público de cada ente federativo (estados e municípios) brasileiro. As restrições orçamentárias visam preservar a situação fiscal dos entes federativos, de acordo com seus balanços anuais, com o objetivo de garantir a saúde financeira de estados e municípios, a aplicação de recursos nas esferas adequadas e uma boa herança administrativa para os futuros gestores. Esta definição refere-se a:

a) Lei de Responsabilidade Fiscal;

b) Lei de Diretrizes Orçamentárias;

c) Lei Orçamentária Anual d) SICONV;

e) Plano Plurianual;

Referências

Documentos relacionados

Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o cartão resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.. O

 Você deverá transcrever as respostas das questões para o Cartão-Resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.  O preenchimento do

 Você deverá transcrever as respostas das questões para o Cartão-Resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.  O preenchimento do

 Você deverá transcrever as respostas das questões para o Cartão-Resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.  O preenchimento do

 Você deverá transcrever as respostas das questões para o Cartão-Resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.  O preenchimento do

 Você deverá transcrever as respostas das questões para o Cartão-Resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.  O preenchimento do

 Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o Cartão Resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.  O preenchimento do

 Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o Cartão Resposta, que será o único documento válido para a correção das provas.  O preenchimento do