• Nenhum resultado encontrado

Intenção de voto presidente PO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Intenção de voto presidente PO"

Copied!
93
0
0

Texto

(1)

Intenção de voto presidente

PO813739

02 e 03/04/2014

02 e 03/04/2014

(2)

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE – ABRIL DE 2014

DILMA PERDE PONTOS NA CORRIDA ELEITORAL, MAS AINDA TEM VANTAGEM SOBRE ADVERSÁRIOS Com queda de petista, Marina é a mais beneficiada

A presidente Dilma Rousseff (PT) caiu na preferência dos brasileiros para a disputa presidencial deste ano, mas ainda lidera todos os cenários avaliados, com grande folga para seus principais adversários. Com índices mais altos do que ela, somente seu companheiro de partido, o ex- presidente Lula, que é também o cabo eleitoral com maior influência positiva dentre uma série de nomes consultados. A queda das intenções de voto em Dilma não resulta em grande vantagem para os dois principais pré-candidatos de oposição até o momento, Aécio Neves (PSB) e Eduardo Campos (PSB), que oscilaram dentro da margem de erro em todos os cenários pesquisados. A única a crescer foi Marina Silva (PSB), a oponente a mais forte neste momento tanto para Lula quanto para Dilma.

Se a eleição fosse hoje e a disputa se desse entre Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos, a petista teria a preferência de 43%, ante de 47% no levantamento anterior. Em seguida aparece o senador mineiro, que tinha 17% e agora aparece com 18%, uma oscilação dentro da margem de erro. O ex-governador de Pernambuco apresentou a mesma tendência e oscilou de 12% para 14%. Há ainda 19% que declaram votar em branco, nulo ou em nenhum deles, e 6% que não opinaram.

A queda de Dilma neste cenário ocorreu com mais intensidade entre os que estudaram até o ensino superior (de 32% para 25% entre fevereiro e abril) e entre os que estudaram até o ensino médio (de 47% para 41%). Entre os mais escolarizados, a petista empata com Aécio (que subiu de 22%

para 26%) e fica mais próxima de Campos (que subiu de 14% para 19%), além de estar no mesmo patamar dos que votariam em branco ou nulo (27%). Na fatia dos que estudaram até o ensino médio, quem mais se beneficiou foi Campos, que passou de 12% para 16%. A análise por região mostra que a presidente caiu mais intensamente no Norte/Centro-Oeste (de 55% para 46%), e também perdeu pontos no Sudeste (de 39% para 34%), região no qual Campos avançou na mesma proporção (de 9% para 14%). No Norte/Centro-Oeste, os pontos perdidos por Dilma migraram, principalmente, para a fatia dos que votam em branco, nulo ou em nenhum dos listados, que avançou de 11% para 18%.

Com Marina Silva no lugar de Campos como nome do PSB, Dilma atinge 39% das intenções de voto, com queda de quatro pontos na comparação com fevereiro, quando tinha 43%. A ex-senadora do Acre atinge 27%, em alta na comparação com o levantamento anterior, quando aparecia com 23%, e Aécio Neves oscila de 15% para 16%. Votariam em branco ou nulo 13%, e 6% não opinaram. Na fatia dos mais escolarizados, Marina é apontado por 39%, à frente de Dilma (20%) e Aécio (21%). Entre os evangélicos pentecostais, Dilma (36%) e Marina (34%) empatam, e entre os evangélicos não pentencostais, a ex-senadora fica à frente da atual presidente (39% a 30%).

No cenário mais completo, com o nome de 10 pré-candidatos, Dilma tem 38% de intenções de voto, ante 44% em fevereiro. Em seguida aparecem Aécio Neves, com 16%, e Eduardo Campos, com 10% (tinham 16% e 9%, respectivamente). O pastor Everaldo Pereira (PSC) tem 2%, ante 3% na última pesquisa. Com 1% aparecem ainda José Maria (PSTU), Denise Abreu (PTN), Levy Fidelix (PRTB) e Eduardo Jorge (PV). Os nomes de Randolfe Rodrigues (PSol) e Mauro Iasi (PCB) não foram citados. Votariam em branco ou nulo, neste cenário, 20% dos brasileiros, e 9% não opinaram. Na parcela dos evangélicos pentecostais, o pastor Everaldo Dias alcança 8%, e fica com 6% entre os evangélicos não pentecostais.

(3)

O nome de Lula como candidato do PT no lugar da atual presidente também foi objeto de consulta e, como nos levantamentos anteriores, o ex- presidente obteve um índice de preferência mais alto do que sua companheira de partido. Em uma disputa contra Aécio e Campos, Lula tem 52%

das intenções de voto (ante 54%, em fevereiro, considerando o mesmo cenário), e em seguida aparecem Aécio, com 16% (tinha 15%), e Campos, com 11% (tinha 9%). Votariam em branco ou nulo 16%, e 5% não opinaram.

Se a disputa se desse entre Marina, Lula e Aécio, o petista teria, se a eleição fosse hoje, 48% dos votos (ante 51% na última pesquisa). Seria seguido por sua ex-Ministra do Meio Ambiente, com 23% (tinha 19%), e pelo senador mineiro, com 14% (mesmo índice anterior). Neste caso, 11%

votariam em branco ou nulo, e 4% não opinaram.

Entre fevereiro e agora, a preferência espontânea por Dilma sofreu oscilação negativa. Para esta questão, o Datafolha não estimula os nomes dos candidatos, o que leva metade (52%) a não citar nenhum nome para a disputa presidencial deste ano. Em fevereiro, o índice dos que não escolhiam espontaneamente um candidato era de 49%. Nesse período, passou de 22% para 20% a taxa dos que mencionam Dilma Rousseff. Também foram citados Lula (3%, ante 4% no último levantamento), Aécio Neves (3%, estável), Marina (3%, ante 2%) e Eduardo Campos (2%, ante 1%).

Nas simulações de segundo turno, Dilma fica à frente tanto contra Aécio quanto contra Campos, mas caiu a vantagem da presidente: atualmente, 50% optam por ela, e 31%, pelo nome do PSDB, ante 54% e 27%, respectivamente, na pesquisa anterior. Há ainda 16% que votariam em branco ou anulariam o voto, e 4% que não opinaram. Em um eventual segundo turno com Campos, Dilma teria hoje 51%, e ele, 27%. Em fevereiro, esses índices eram de 55% e 23%, respectivamente. Uma fatia de 17% votaria em branco ou anularia, e 5% não opinaram.

TAXA DOS QUE CONHECEM BEM AÉCIO E CAMPOS É ESTÁVEL DESDE AGOSTO DE 2013

A movimentação nos últimos meses dos dois principais pré-candidatos de oposição ao atual governo não alterou significativamente suas taxas de conhecimento junto aos brasileiros. Enquanto Dilma Rousseff e Lula contam com taxas de conhecimento de 100% e 99%, respectivamente, Aécio Neves é conhecido por 75%, sendo que somente 17% o conhecem muito bem. Na comparação com fevereiro, esses índices ficaram estáveis, com oscilação dentro da margem de erro.

Com Eduardo Campos, ocorre situação parecida: em fevereiro, 55% conheciam o pernambucano, sendo que 7% o conheciam muito bem. Mesmo tendo protagonizado, ao lado de Marina Silva, o programa partidário de seu partido em rede nacional de televisão na semana passada, esse índice

(4)

estudaram até o ensino fundamental, porém, Dilma é menos rejeitada (22%) do que Campos (33%) e Aécio (33%). Na região Sudeste, Dilma (38%) e Campos (35%) têm índice de rejeição maior do que Aécio (27%). No Nordeste, o mais rejeitado é o político do PSDB (50%), seguido por Campos (40%) e a atual presidente (22%). Já no Sul, as taxas de rejeição de Campos (15%) e Aécio (16%) ficam abaixo da registrada por Dilma (32%).

Em um patamar inferior de rejeição aparecem ainda Marina Silva (21% a rejeitam atualmente, ante 20% em fevereiro) e Lula (19%, ante 17% em fevereiro). Uma parcela de 10% votaria em qualquer um deles, outros 5% não souberam opinar, e 5% rejeitam todos.

APOIO DE LULA É O QUE MAIS ATRAI VOTOS; FHC TEM INFLUÊNCIA MAIS NEGATIVA

O ex-presidente petista segue como o cabo eleitoral mais influente entre os listados pelo Datafolha. Sua influência positiva fica no mesmo patamar verificado em levantamento realizado em novembro do ano passado: à época, 38% votariam com certeza em um candidato apoiado por ele, índice que ficou em 37% no levantamento atual. A taxa dos que talvez votassem em alguém apoiado pelo petista, porém, caiu de 26% para 23%, em tendência inversa à dos que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo ex-presidente (crescimento de 31% para 35% no período).

Há ainda 5% que não opinaram a respeito.

Lula se mostra ainda mais influente entre aqueles com menor grau de escolaridade (49% certamente votariam em alguém apoiado por ele); entre os que têm menor renda (47% seguiriam seu apoio); e na região Nordeste (55%). Seu apoio, porém, tira votos em maior proporção entre os mais escolarizados (58% não votariam em alguém apoiado pelo petista); entre os mais ricos (53% dos que têm renda familiar de 5 a 10 mínimos não votariam, índice que vai a 61% entre quem tem renda acima disso); e na região Sudeste (43%).

A influência positiva de Marina Silva também ficou estável: 18%, hoje, votariam certamente em um candidato apoiado pela ex-senadora, índice que era de 17% no levantamento anterior. Assim como no caso de Lula, caiu a taxa dos que talvez votassem em um candidato apoiado por ela (de 39%

para 33%), e cresceu a taxa dos que não votariam em alguém apoiado pela ex-senadora (de 35% para 41%) no mesmo período. Não opinaram sobre seu apoio 9%. Na parcela de brasileiros evangélicos pentecostais, o índice dos que votariam em alguém apoiado por Marina fica acima da média (24%), assim como entre os não pentecostais (26%).

O apoio de Fernando Henrique Cardoso, por outro lado, segue sendo o mais negativo entre os nomes consultados: 57% não votariam em alguém apoiado por ele (em novembro, 58% tinham a mesma opinião), e apenas 12% votariam com certeza nesse candidato (índice igual ao registrado anteriormente). Há ainda 23% que talvez votassem em alguém apoiado pelo ex-presidente (mesmo índice anterior), e 9% que não opinaram. A rejeição ao apoio do ex-presidente se mantém alto em todos os estratos do eleitorado. Entre os mais ricos, por exemplo, 55% não votariam em um candidato apoiado por FHC, índice que fica em 58% entre os mais escolarizados.

Pela primeira vez, o Datafolha também consultou os brasileiros sobre o apoio do presidente do Supremo Tribunal Federal (Joaquim Barbosa) a um candidato, e ele se mostrou tão influente quanto Marina Silva: 21% votariam com certeza em um candidato apoiado por ele, 28% talvez votassem, e 39% não votariam. Uma fatia de 12% não opinou sobre o tema.

São Paulo, 4 de abril de 2014

(5)

METODOLOGIA

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo da pesquisa é composto pela população com 16 anos ou mais do país.

Nesse levantamento realizado do dia 02 ao dia 03 de abril de 2014, foram realizadas 2.637 entrevistas em 162 municípios, com margem de erro máxima 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Essa pesquisa é uma realização da Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha.

Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número – BR-00064/2014

(6)

TOTAL

Mascu- lino

Femi- nino

16 a 24 anos

25 a 34 anos

35 a 44 anos

45 a 59 anos

60 anos ou mais

Funda- mental Médio

Supe- rior

Até 2 S.M.

Mais de 2 a 5

S.M

Mais de 5 a 10

S.M.

Mais de 10

S.M. PEA NÃO PEA

Masculino 48 100 50 49 49 48 45 47 49 50 41 54 59 68 55 34

Feminino 52 100 50 51 51 52 55 53 51 50 59 46 41 32 45 66

16 a 24 anos 22 23 21 100 8 34 20 23 20 24 15 21 25

25 a 34 anos 23 23 23 100 14 26 34 22 23 25 31 28 11

35 a 44 anos 19 20 19 100 19 19 19 17 23 18 21 24 8

45 a 59 anos 21 21 21 100 30 15 17 20 22 21 19 23 17

60 anos ou mais 15 14 16 100 28 5 10 17 12 12 15 4 39

39,4 39,0 39,7 19,7 29,3 39,2 51,3 67,9 48,3 33,0 36,8 40,2 38,9 38,1 40,2 36,2 46,8

Fundamental 38 37 39 14 24 38 54 73 100 53 30 13 6 31 53

Médio 46 47 46 72 53 46 33 16 100 43 54 41 24 50 38

Superior 16 17 15 15 23 16 13 10 100 4 16 46 70 19 10

PT 17 20 15 17 20 19 17 12 18 18 12 18 18 16 15 19 14

PMDB 5 5 4 2 4 8 4 5 5 5 4 5 5 6 2 5 4

PSDB 4 6 2 3 4 6 3 4 2 4 9 3 4 8 9 4 3

PV 1 2 1 3 2 1 1 2 3 1 2 3 2 2

PSB 1 1 1 1 2 1 1 1 1 1 1 1 2 1

PTB 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 1

DEM 1 1 1 1 1 1

PDT 1 1 1 1 2

PSOL 1 1 1 2

PP PSD PRTB

Nomes e referências 2 3 2 2 2 2 2 2 3 2 1 3 2 3 1 2 2

Outro partido 1 2 1 1 2 1 2 1 1 2 1 2 1 1 1 2

Nenhum/ não tem 66 60 73 69 64 59 68 73 67 66 65 67 66 60 62 63 73

IDADE ESCOLARIDADE RENDA FAMILIAR MENSAL

SEXO

IDADE

MÉDIA ESCOLARIDADE

SEXO

PARTIDO DE PREFERENCIA

PERFIL DA AMOSTRA (Resposta em %)

OCUPAÇÃO PRINCIPAL

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014

(7)

TOTAL

Mascu- lino

Femi- nino

16 a 24 anos

25 a 34 anos

35 a 44 anos

45 a 59 anos

60 anos ou mais

Funda- mental Médio

Supe- rior

Até 2 S.M.

Mais de 2 a 5

S.M

Mais de 5 a 10

S.M.

Mais de 10

S.M. PEA NÃO PEA

Católica 58 58 57 51 54 56 64 67 65 54 52 59 59 50 48 57 58

Evangélica Pentecostal 21 20 23 24 21 24 20 18 22 23 16 23 20 22 13 21 22

Evangélica não Pentecostal 7 6 8 8 8 8 5 5 5 8 7 6 8 8 6 7 7

Espirita Kardecista / Espiritualista 3 2 3 2 3 3 3 3 1 2 8 1 3 5 16 3 2

Umbanda 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 3 1 1

É ateu / não acredita em Deus 1 1 1 1 1 2 1 1 1 1 1

Candomblé ou outras religiões afro-brasileiras 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Judaica

Outra religião 2 2 2 2 2 2 1 1 1 2 2 2 2 1 1 2 2

Não tem religião nenhuma 7 10 5 11 10 6 4 4 5 9 10 7 6 10 14 8 6

Sudeste 43 43 44 39 43 44 46 47 42 42 51 37 48 52 53 45 41

Sul 15 15 15 14 13 15 17 15 16 15 13 9 19 17 14 14 16

Nordeste 27 27 27 30 28 26 23 26 30 27 20 38 19 16 14 26 27

Norte/ Centro oeste 15 15 15 18 16 15 13 12 13 16 16 16 14 15 20 15 16

Capital 25 24 26 24 27 24 25 25 18 27 37 18 28 33 53 26 23

Outros municípios da Região Metropolitana

16 16 16 15 16 18 16 16 16 16 16 18 14 20 9 15 18

Interior 59 59 58 61 58 59 59 59 66 57 47 65 58 47 38 59 59

Até 50 mil habitantes 31 31 31 32 31 31 29 31 40 28 18 39 26 20 6 30 33

Mais de 50 a 200 mil 23 23 23 23 22 23 23 23 25 24 14 26 22 17 16 22 24

Mais de 200 a 500 mil 16 16 16 16 17 16 16 17 15 16 22 15 17 18 22 16 16

Mais de 500 mil habitantes

30 29 31 28 31 29 32 30 21 32 45 20 35 45 56 31 27

RELIGIÃO

REGIÃO

SEXO RENDA FAMILIAR MENSAL

NATUREZA DO MUNICÍPIO

PORTE DO MUNICÍPIO

PERFIL DA AMOSTRA (Resposta em %)

OCUPAÇÃO PRINCIPAL

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014

IDADE ESCOLARIDADE

(8)

TOTAL

Mascu- lino

Femi- nino

16 a 24 anos

25 a 34 anos

35 a 44 anos

45 a 59 anos

60 anos ou mais

Funda- mental Médio

Supe- rior

Até 2 S.M.

Mais de 2 a 5

S.M

Mais de 5 a 10

S.M.

Mais de 10

S.M. PEA NÃO PEA

PEA 70 79 61 66 85 87 75 20 58 75 81 63 76 77 84 100

Assalariado registrado 26 29 24 27 36 35 23 3 16 33 33 18 37 28 26 38

Assalariado sem registro 9 9 9 16 10 10 5 1 9 11 5 11 9 6 3 13

Funcionário público 5 5 5 1 7 7 7 3 2 4 16 2 6 10 14 7

Autônomo regular (Paga ISS) 6 9 3 1 6 10 11 3 6 6 6 4 7 11 11 9

Profissional liberal (autônomo universitário) 1 1 1 2 6

Empresário 3 4 2 1 4 4 4 1 1 3 7 1 3 8 15 4

Free-lance/ bico 13 15 12 9 15 15 19 8 19 11 5 18 11 10 4 19

Estagiário/ aprendiz (remunerado) 1 1 1 2 1 3 1 1 4 1

Outros PEA 1 1 1 2 1 1 1 1 1 1

Desempregado (procura emprego) 5 5 5 9 6 5 3 3 7 3 8 3 2 7

NÃO PEA 30 21 39 34 15 13 25 80 42 25 19 37 24 23 16 100

Dona de casa 10 19 4 10 10 13 13 15 7 2 15 6 2 1 32

Aposentado 12 12 11 1 9 65 23 4 8 13 10 10 11 39

Estudante 7 6 7 27 2 1 1 11 7 6 6 9 4 22

Vive de rendas 1 1 1 1 1 1 1 2

Outros NAO PEA 1 2 1 1 1

Desempregado (Não procura emprego) 1 2 1 2 2 1 2 1 2 1 2 1 2 5

Até R$ 1.448,00 44 37 51 45 42 40 43 52 61 41 11 100 40 53

De R$ 1.448,01 até R$ 2.172,00 22 24 21 21 22 27 21 20 21 26 15 58 23 20

De R$ 2.172,01 até R$ 3.620,00 16 19 14 14 17 18 20 11 9 19 24 42 19 10

De R$ 3.620,01 até R$ 7.240,00 10 13 8 11 11 10 10 8 3 9 30 100 11 8

De R$ 7.240,01 até R$ 14.480,00 3 3 2 1 3 3 3 3 2 10 74 3 1

De R$ 14.480,01 até R$ 36.200,00 1 1 1 1 1 1 1 5 23 1 1

R$ 36.200,01 ou mais 2

Recusa 1 1 2 1 1 1 2 3 1 1 3 1 2

Não sabe 2 2 3 5 2 1 2 3 2 1 1 4

Total em % 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100

Base ponderada 2637 1278 1359 579 607 510 553 388 999 1217 420 1157 1018 273 90 1836 801

Total Nos. absolutos 2637 1278 1359 580 607 509 554 387 997 1219 421 1149 1023 273 91 1835 802

ESCOLARIDADE RENDA FAMILIAR MENSAL

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014 OCUPAÇÃO PRINCIPAL

SEXO IDADE

RENDA FAMILIAR MENSAL

PERFIL DA AMOSTRA (Resposta em %)

OCUPAÇÃO PRINCIPAL

(9)

TOTAL

Sudeste Sul Nordeste Norte/

Centro oeste

Total Região Metropolitana

(Capital + Outros da RM) Interior

Até 50 mil habitantes

Mais de 50 a 200 mil

Mais de 200 a 500

mil

Mais de 500 mil habitantes

Masculino 48 48 49 49 50 48 49 49 49 49 47

Feminino 52 52 51 51 50 52 51 51 51 51 53

16 a 24 anos 22 20 21 25 26 21 23 23 23 21 21

25 a 34 anos 23 23 21 24 24 24 23 23 22 24 24

35 a 44 anos 19 20 19 19 19 20 19 19 20 20 19

45 a 59 anos 21 22 24 18 19 21 21 20 21 21 22

60 anos ou mais 15 16 15 14 12 15 15 15 15 15 15

39,4 40,4 40,4 38,3 37,4 39,5 39,3 39,0 39,4 39,6 39,7

Fundamental 38 36 40 42 33 31 43 49 41 34 26

Médio 46 45 45 46 51 48 45 42 49 45 50

Superior 16 19 15 12 16 21 13 10 10 22 24

PT 17 16 11 24 17 16 18 16 20 21 15

PMDB 5 4 5 4 8 3 6 7 5 4 3

PSDB 4 5 2 2 5 5 3 3 3 6 4

PV 1 2 1 1 1 2 1 1 1 1 2

PSB 1 1 2 1 1 1 1 2

PTB 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

DEM 1 1 1

PDT

PSOL 1

PP PSD PRTB

Nomes e referências 2 2 4 1 2 2 3 2 2 2

Outro partido 1 1 1 2 2 1 1 2 1 1 1

Nenhum/ não tem 66 68 78 59 65 69 65 65 67 61 70

SEXO IDADE

MÉDIA ESCOLARIDADE

PERFIL DA AMOSTRA (Resposta em %)

REGIÃO

NATUREZA DO

MUNICÍPIO PORTE DO MUNICÍPIO

PARTIDO DE PREFERENCIA

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014

(10)

TOTAL

Sudeste Sul Nordeste Norte/

Centro oeste

Total Região Metropolitana

(Capital + Outros da RM) Interior

Até 50 mil habitantes

Mais de 50 a 200 mil

Mais de 200 a 500

mil

Mais de 500 mil habitantes

Católica 58 53 64 63 56 50 63 67 59 51 50

Evangélica Pentecostal 21 24 17 19 24 24 20 18 21 25 23

Evangélica não Pentecostal 7 8 6 6 6 7 7 6 8 7 7

Espirita Kardecista / Espiritualista 3 3 3 2 3 3 2 1 2 4 4

Umbanda 1 1 1 2 1 1 1

É ateu / não acredita em Deus 1 1 1 1 1 1 1

Candomblé ou outras religiões afro-brasileiras 1 1 1 1 1 1

Judaica

Outra religião 2 2 2 1 2 3 1 2 1 2 2

Não tem religião nenhuma 7 8 6 7 8 10 6 5 7 9 10

Sudeste 43 100 51 38 29 41 54 55

Sul 15 100 11 18 18 16 19 8

Nordeste 27 100 23 29 37 27 15 23

Norte/ Centro oeste 15 100 16 15 16 16 13 14

Capital 25 26 14 23 36 61 13 76

Outros municípios da Região Metropolitana

16 22 16 12 8 39 3 25 37 11

Interior 59 52 71 65 57 100 97 75 50 13

Até 50 mil habitantes 31 20 38 42 33 2 51 100

Mais de 50 a 200 mil 23 22 24 23 24 14 29 100

Mais de 200 a 500 mil 16 20 20 9 14 20 14 100

Mais de 500 mil habitantes

30 38 17 25 29 64 6 100

RELIGIÃO

REGIÃO

NATUREZA DO

MUNICÍPIO PORTE DO MUNICÍPIO

PERFIL DA AMOSTRA (Resposta em %)

REGIÃO

NATUREZA DO MUNICÍPIO

PORTE DO MUNICÍPIO

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014

(11)

TOTAL

Sudeste Sul Nordeste Norte/

Centro oeste

Total Região Metropolitana

(Capital + Outros da RM) Interior

Até 50 mil habitantes

Mais de 50 a 200 mil

Mais de 200 a 500

mil

Mais de 500 mil habitantes

PEA 70 72 68 69 67 70 69 67 68 70 72

Assalariado registrado 26 31 31 15 27 30 23 16 24 32 36

Assalariado sem registro 9 8 7 12 9 6 11 13 10 7 5

Funcionário público 5 3 3 8 5 4 6 7 4 5 4

Autônomo regular (Paga ISS) 6 5 10 5 7 7 6 7 4 6 7

Profissional liberal (autônomo universitário) 1 1

Empresário 3 3 8 1 1 3 3 3 3 2 3

Free-lance/ bico 13 13 4 19 13 12 14 15 14 12 11

Estagiário/ aprendiz (remunerado) 1 1 1 1 1 1

Outros PEA 1 1 1 1 1 1 2

Desempregado (procura emprego) 5 5 2 7 2 6 5 4 7 6 4

NÃO PEA 30 28 32 31 33 30 31 33 32 30 28

Dona de casa 10 9 10 10 12 9 10 11 11 9 7

Aposentado 12 12 14 11 8 11 12 13 12 12 10

Estudante 7 4 7 8 10 7 6 7 7 5 8

Vive de rendas 1 1 1 1 1 1

Outros NAO PEA 1

Desempregado (Não procura emprego) 1 2 1 1 2 1 1 1 2 2

Até R$ 1.448,00 44 37 28 62 46 38 48 56 50 39 30

De R$ 1.448,01 até R$ 2.172,00 22 24 26 18 20 22 22 20 22 22 25

De R$ 2.172,01 até R$ 3.620,00 16 18 23 9 16 18 16 13 15 18 20

De R$ 3.620,01 até R$ 7.240,00 10 12 12 6 10 13 8 7 8 12 15

De R$ 7.240,01 até R$ 14.480,00 3 3 2 1 4 4 2 1 2 4 4

De R$ 14.480,01 até R$ 36.200,00 1 1 1 1 1 2

R$ 36.200,01 ou mais

Recusa 1 2 4 2 1 1 1 2 2

Não sabe 2 2 4 2 2 2 3 4 2 2 2

Total em % 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100

Base ponderada 2637 1146 390 706 396 1085 1552 814 602 429 791

Total Nos. absolutos 2637 1124 405 687 421 1094 1543 814 590 423 810

OCUPAÇÃO PRINCIPAL

REGIÃO

NATUREZA DO

MUNICÍPIO PORTE DO MUNICÍPIO

PERFIL DA AMOSTRA (Resposta em %)

RENDA FAMILIAR MENSAL

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014

(12)

TOTAL

PT PMDB PSDB PV

Outro partido

Nenhum/

não tem

Ótimo/

Bom Regular

Ruim/

Péssimo

Masculino 48 56 50 73 61 59 44 48 50 47

Feminino 52 44 50 27 39 41 56 52 50 53

16 a 24 anos 22 21 11 17 45 22 23 20 24 22

25 a 34 anos 23 27 19 22 36 20 22 22 22 25

35 a 44 anos 19 21 33 28 11 22 17 20 19 19

45 a 59 anos 21 21 20 18 8 22 21 22 21 20

60 anos ou mais 15 10 17 15 15 16 17 14 13

39,4 37,9 42,2 40,5 28,0 40,0 39,7 40,7 38,6 38,6

Fundamental 38 40 40 21 8 42 38 48 35 28

Médio 46 49 47 43 57 41 46 42 50 48

Superior 16 11 13 36 35 16 16 10 16 24

PT 17 100 30 14 5

PMDB 5 100 5 5 4

PSDB 4 100 1 5 7

PV 1 100 1 2 2

PSB 1 14 1 1 1

PTB 1 10 1 1

DEM 6

PDT 5 1

PSOL 5

PP 1

PSD 1

PRTB 1

Nomes e referências 2 34 3 2 1

Outro partido 1 23 2 2 1

Nenhum/ não tem 66 100 58 68 76

PERFIL DA AMOSTRA (Resposta em %)

SEXO IDADE

MÉDIA ESCOLARIDADE

PARTIDO DE PREFERENCIA

AVALIAÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF (PT)

PARTIDO DE PREFERENCIA

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014

(13)

TOTAL

PT PMDB PSDB PV

Outro partido

Nenhum/

não tem

Ótimo/

Bom Regular

Ruim/

Péssimo

Católica 58 62 62 64 37 55 57 63 56 52

Evangélica Pentecostal 21 19 25 16 25 26 22 21 21 22

Evangélica não Pentecostal 7 8 4 7 16 9 7 6 9 6

Espirita Kardecista / Espiritualista 3 1 2 4 3 4 3 1 2 5

Umbanda 1 1 2 1 1 1 1 1

É ateu / não acredita em Deus 1 1 1 1 1 1

Candomblé ou outras religiões afro-brasileiras 1 2 1 1

Judaica

Outra religião 2 1 1 2 3 1 2 1 2 2

Não tem religião nenhuma 7 8 5 6 16 4 8 7 8 8

Sudeste 43 40 35 60 55 37 44 35 45 54

Sul 15 9 16 8 7 9 17 14 14 17

Nordeste 27 36 24 12 28 43 24 38 25 13

Norte/ Centro oeste 15 15 25 20 10 11 15 14 16 15

Capital 25 22 18 31 33 22 26 20 29 28

Outros municípios da Região Metropolitana

16 17 10 17 15 15 16 14 17 17

Interior 59 62 72 52 52 63 57 66 54 55

Até 50 mil habitantes 31 29 45 26 25 37 30 39 27 24

Mais de 50 a 200 mil 23 26 23 16 14 19 23 24 24 20

Mais de 200 a 500 mil 16 19 13 24 17 19 15 13 16 21

Mais de 500 mil habitantes

30 26 19 33 45 26 32 24 33 34

PARTIDO DE PREFERENCIA

AVALIAÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF (PT) PERFIL DA AMOSTRA

(Resposta em %)

NATUREZA DO MUNICÍPIO

PORTE DO MUNICÍPIO

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014 RELIGIÃO

REGIÃO

(14)

TOTAL

PT PMDB PSDB PV

Outro partido

Nenhum/

não tem

Ótimo/

Bom Regular

Ruim/

Péssimo

PEA 70 75 72 79 91 74 67 64 72 74

Assalariado registrado 26 29 25 29 32 20 26 20 29 32

Assalariado sem registro 9 10 4 11 14 10 9 9 11 7

Funcionário público 5 5 6 6 16 8 4 6 5 4

Autônomo regular (Paga ISS) 6 7 9 11 3 8 5 5 6 8

Profissional liberal (autônomo universitário) 1 2 1

Empresário 3 1 4 4 2 3 3 2 3 5

Free-lance/ bico 13 16 15 12 11 18 12 17 12 10

Estagiário/ aprendiz (remunerado) 1 1 1 3 1 1 1 1

Outros PEA 1 1 2 2 1 2

Desempregado (procura emprego) 5 5 6 6 8 6 5 5 5 5

NÃO PEA 30 25 28 21 9 26 33 36 28 26

Dona de casa 10 9 6 2 7 11 11 9 8

Aposentado 12 9 18 13 3 12 12 14 10 11

Estudante 7 5 4 6 6 5 8 7 8 5

Vive de rendas 1 1 1

Outros NAO PEA 1 1 1

Desempregado (Não procura emprego) 1 1 2 2 2 1 2

Até R$ 1.448,00 44 46 43 30 25 44 44 52 43 33

De R$ 1.448,01 até R$ 2.172,00 22 25 21 24 22 25 21 20 24 22

De R$ 2.172,01 até R$ 3.620,00 16 15 18 15 27 13 17 13 17 21

De R$ 3.620,01 até R$ 7.240,00 10 9 13 22 20 12 9 9 10 13

De R$ 7.240,01 até R$ 14.480,00 3 2 2 6 5 5 2 2 2 5

De R$ 14.480,01 até R$ 36.200,00 1 2 1 1 1 2

R$ 36.200,01 ou mais

Recusa 1 1 2 2 1 2 2

Não sabe 2 1 1 3 1 3 3 2 2

Total em % 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100

Base ponderada 2637 461 121 103 37 165 1750 940 1021 652

Total Nos. absolutos 2637 460 121 102 37 163 1754 937 1025 651

PERFIL DA AMOSTRA (Resposta em %)

RENDA FAMILIAR MENSAL

Projeto: PO3739 Base: Total da amostra Data do campo: 02 e 03/04/2014 OCUPAÇÃO PRINCIPAL

PARTIDO DE PREFERENCIA

AVALIAÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF (PT)

Referências

Documentos relacionados

Em convenção nacional realizada na capital federal, o PSDB confirmou a candidatura do presidente do partido e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da

A presidente Dilma Rousseff (PT) manteve no início de maio o patamar de intenção de voto obtido em pesquisa realizada na primeira semana de abril, mas viu seu adversário mais

Fonte: Em quais desses possíveis candidatos (MOSTRE CARTÃO 1) você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para presidente da República em 2022.. E

P10.Entre estes nomes apresentados como candidatos a Prefeito, qual você NÃO votaria se as eleições 2016 fosse realizada hoje. (Rejeição dos candidatos

P10.Entre estes nomes apresentados como candidatos a Prefeito, qual você NÃO votaria se as eleições 2016 fosse realizada hoje. (Rejeição dos candidatos

Depois de deixar os processos da Operação Lava Jato, renunciar ao cargo de juiz, entrar para a política como ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e pedir demissão, Moro

Pergunta: Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem esses com os apoios que vou ler, em quem o(a) Sr(a) votaria para

Pergunta: Supondo que a eleição para prefeito fosse hoje, em qual desses candidatos o (a) Sr.. (a) não votaria de