• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA * Ata da Reunião de Ata N.º1 /2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA * Ata da Reunião de Ata N.º1 /2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ata N.º1 /2014

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA, REALIZADA NO DIA 11 DE MARÇO DE 2014:

Aos onze dias do mês de março do ano dois mil e catorze, na Cidade de Peniche e no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche, pelas vinte e uma horas, na sequência de convocatória de sete de fevereiro de dois mil e catorze, reuniu o Conselho Municipal de Segurança com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apresentação de informações pelos membros do Conselho, relativamente ao período entre reuniões;

2. Definição dos diversos grupos de trabalho nas áreas previstas no Artigo 3.º do Regulamento do Conselho Municipal de Segurança;

3. Outros assuntos.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Peniche, pelas vinte e uma horas e vinte e um minutos deu início à reunião.

PRESENÇAS:

Estiveram presentes os seguintes elementos: António José Correia, Presidente da Câmara Municipal, que presidiu à reunião, na qualidade de Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Bruno Costa (representante das Instituições Privadas de Solidariedade Social), Luís Fonseca (representante do Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência da área de Peniche), António Vitória (Presidente da Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei), António Salvador (Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia), Henrique Bertino (Presidente da Junta de Freguesia de Peniche), Nuno Ferreira (Policia de Segurança Pública - PSP), Alexandre Barradas (Bombeiros Voluntários de Peniche - BVP), Pedro Silva (Autoridade Marítima), Rui Penteado (Guarda Nacional Republicana- GNR Territorial), José Rodrigues (Serviço

(2)

Amador (representante do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca de Peniche), João Cipriano (Assembleia Municipal), Jorge Guerreiro (Assembleia Municipal), Fernanda Correia (Assembleia Municipal), Carlos Henriques (Guarda Nacional Republicana- Unidade de Controlo Costeiro), Suzete Dias (Segurança Social), Clara Abrantes (Comissão Proteção Crianças e Jovens de Peniche), Silvino João (Presidente da Junta de Freguesia de Ferrel), Henrique Estrelinha (Assembleia Municipal), Filipe Sales (Assembleia Municipal), Sérgio Leandro (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar-IPL).

AUSÊNCIAS:

Não estiveram presentes os representantes das seguintes entidades: Ministério Público, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto Nacional de Emergência Médica, Direção Geral de Reinserção Social, Organização de Reformados, Pensionistas e Idosos, Associação de Deficientes, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Peniche, Associações Patronais de Peniche, Direção Regional de Educação de Lisboa, Associação de Pais, Associação de Estudantes do Ensino Superior, Associação de Estudantes dos restantes níveis de ensino, Representante do Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste, Carlos Almeida (Assembleia Municipal), António Catarino (Assembleia Municipal), Paulo Balau (Assembleia Municipal), Pedro Freitas (Assembleia Municipal).

Apresentaram justificação para a não comparência na reunião do Conselho Municipal de Segurança, os seguintes elementos: Maria João Avelar (Assembleia Municipal).

ORDEM DE TRABALHOS:

O senhor Presidente da Câmara Municipal de Peniche deu início à reunião, lendo a Ata de Instalação do Conselho Municipal de Segurança.

Foi interposto pelo senhor Luís Fonseca, devido à designação da entidade por ele representada explicando que esta se encontra de momento em atualização, estando previstas alterações na sua designação atual.

(3)

Tendo em conta a eleição de dois secretários para o Conselho Municipal de Segurança o senhor Presidente propôs aos restantes membros a eleição de José Rodrigues e de Alexandre Barradas, ao que nenhum membro se opôs, tendo os mesmos sido nomeados para os cargos.

Tendo em conta o ponto 1 da ordem de trabalhos, solicitou que fossem apresentadas pelas forças de segurança, informações relevantes sobre a segurança.

O senhor Carlos Henriques apresentou desde logo disponibilidade de colaboração para com os restantes membros do conselho.

O senhor Rui Penteado, baseando-se na alínea j) do artigo 3.º do Regulamento deste conselho, mostrou grande preocupação com a segurança rodoviária junto das escolas, dando como exemplo a escola primária do Casal da Vala, onde já começou um trabalho mais exaustivo, devido à maior afluência de peões (crianças e adultos) que se faz sentir naquela zona. Propôs a construção de lombas para essa zona. Expôs também a sua preocupação relativamente aos parques de estacionamento no Baleal e Casais do Baleal. Ainda referente aos locais de ensino o senhor Rui Penteado disse ter verificado que em alguns desses locais existe um défice de segurança elevado, dando como exemplo o muro da escola do Casal da Vala, sendo fácil o acesso à mesma devido às suas reduzidas dimensões.

O senhor Presidente referiu que iriam ser criados grupos de trabalho no âmbito deste conselho municipal.

O senhor Pedro Silva referiu que na sua área de jurisdição a criminalidade contra pessoas diminuiu, mas que os crimes contra o património aumentaram relativamente ao último ano.

O senhor Nuno Ferreira enalteceu que o índice de criminalidade estabilizou em Peniche. Apelou também para o reforço da sensibilização e sentimento de segurança entre os jovens.

(4)

O senhor Alexandre Barradas disponibilizou dados referentes aos serviços prestados pelos Bombeiros Voluntários de Peniche e referiu que tem havido um aumento significativo desde o ano dois mil e doze.

O senhor Joaquim Carinhas referenciou um problema na sinalética luminosa junto à esquadra da Policia de Segurança Pública.

O senhor Jorge Guerreiro mostrou preocupação com a iluminação pública da Marginal Norte, visto ter caído um poste de iluminação naquela via.

Sobre a segurança rodoviária o senhor Presidente sugeriu que fossem criados grupos de trabalho para apresentação dessas informações à Assembleia Municipal.

Ainda referente à segurança junto dos locais de ensino, informou que já se encontram identificadas outras situações a corrigir.

Ao ser-lhe solicitado, pelo senhor Presidente, mais informações sobre o parque de estacionamento no Baleal, o senhor Rui Penteado referiu que deveria ser repensado o que se fazer naqueles locais, visto serem zonas propicias a furtos em interior de veículos, dando como ideia a reorganização dos estacionamentos e parqueamento pago.

O senhor Presidente enalteceu que para aquela zona, já terá sido aprovado em Assembleia Municipal um estacionamento para autocaravanas com locais de estacionamento pagos e estacionamentos pagos para veículos ligeiros.

Relativamente ao problema de iluminação na Marginal Norte o senhor Presidente interrogou o senhor José Rodrigues, ao que este informou que o problema deve-se às recentes intempéries que se fizeram sentir no município e que já foram avaliados os restantes postes, pelo qual se aguarda resposta por parte da EDP.

Referente à sinalética luminosa junto da PSP o senhor Jorge Guerreiro reforçou que estes se encontravam a funcionar de forma anómala o que estaria a colocar em risco os automobilistas que por lá circulavam.

O senhor Presidente informou que se iria averiguar a situação.

(5)

O senhor Silvino reforçou as ideias do senhor Rui Penteado relativas aos parques de estacionamento no Baleal, ao que o senhor Presidente informou que iria sugerir as intervenções à Comissão Municipal de Trânsito.

O senhor Bruno Costa propôs a integração da CERCIPENICHE (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Peniche) no Conselho Municipal de Segurança.

O senhor Presidente registou a proposta e dado não terem existido objeções por parte dos presentes foi proposto alterar o regulamento do Conselho Municipal de Segurança em sede de Assembleia Municipal.

Tendo em conta o ponto 2 da Ordem de Trabalhos, com o objetivo de dar cumprimento ao artigo 15.º do Regulamento, foi proposta a criação de grupos de trabalho para a elaboração dos pareceres previstos no artigo 3.º. Assim foram criados no âmbito da alínea a) a evolução dos níveis de criminalidade na área do município, constituído por Nuno Ferreira e Rui Penteado. No que respeita a alínea b) o dispositivo legal de segurança e a capacidade operacional das forças de segurança no município, constituem o grupo Nuno Ferreira, Rui Penteado, Pedro Silva e Carlos Henriques. No que respeita a alínea c) os índices de segurança e o ordenamento social no âmbito do município, constituem o grupo Nuno Ferreira e Rui Penteado. No que respeita a alínea d) os resultados da atividade municipal de proteção civil, constitui o grupo José Rodrigues. No que respeita a alínea e) os resultados da atividade municipal de combate a incêndios, constitui o grupo Alexandre Barradas. No que respeita a alínea f) as condições materiais e os meios humanos empregues nas atividades sociais de apoio aos tempos livres, particularmente dos jovens em idade escolar, constituem o grupo Sérgio Leandro, José Rodrigues e sugeriu o convite ao representante da associação de pais para integrar este grupo. No que respeita a alínea g) a situação socioeconómica municipal, constituem o grupo Suzete Dias, Sérgio Leandro, Clara Abrantes e sugeriu também o convite à ACISCP para integrar este. No que respeita a alínea h) o acompanhamento e apoio das ações dirigidas, em particular, à prevenção da toxicodependência e

(6)

alcoolismo e a análise das respetivas incidências sociais, constituem o grupo Bruno Costa, Clara Abrantes e Luís Fonseca.

O senhor Nuno Ferreira propôs ao restante conselho a integração da entidade por ele representada, no grupo de trabalho correspondente à alínea h), explicando que o trabalho desenvolvido naquele grupo também pode contar com a sua colaboração.

Para a alínea i), as situações sociais que, pela sua particular vulnerabilidade, se revelem de maior potencialidade criminógena e mais carecidas de apoio à inserção, constituem o grupo, Bruno Costa e Clara Abrantes e formulação do convite ao representante do Ministério Público.

No que respeita a alínea j) a segurança rodoviária, constituem o grupo Rui Penteado, Nuno Ferreira e António Salvador.

Tendo em conta o ponto 3 da Ordem de Trabalhos o senhor Presidente sugeriu ao conselho, a marcação da próxima reunião, para a data de três de junho, no mesmo local e à mesma hora.

O senhor Rui Penteado sugeriu que a próxima reunião deveria ser mais cedo, entre as dezoito horas e as dezanove horas, dado que no mês de junho já exista em Peniche uma maior afluência de pessoas logo um maior aporte de trabalho para as forças de segurança.

O senhor Presidente interrogou o conselho relativamente à sugestão do senhor Rui Penteado, à qual nenhum membro se opôs, ficando assim deliberado que a próxima reunião do Conselho Municipal de Segurança, seria a três de junho de dois mil e catorze às dezoito horas, no Auditório do Edifício Cultural do Município.

O senhor Jorge Guerreiro solicitou que entre os dias oito e dez de cada mês, se fizesse um reforço por parte das forças de segurança junto da Caixa Geral de Depósitos e dos Correios, visto que ocorre nesses dias o levantamento das reformas, sendo assim uma zona propícia à ocorrência de delitos.

O senhor Rui Penteado informou que já pratica esse procedimento na sua área de

(7)

O senhor Nuno Ferreira comunicou que irá ter em conta a sugestão e agradeceu a ideia.

O senhor Presidente lembrou que se deve trabalhar a prevenção nos diversos grupos criados e que todos os membros do conselho devem partilhar o endereço eletrónico para difusão de informações e sugestões entre todos.

O senhor José Rodrigues propôs a integração da Autoridade Portuária no Conselho Municipal de Segurança ao que nenhum membro se opôs.

O senhor Presidente informou que iria propor à Assembleia a alteração do regulamento do Conselho Municipal de Segurança com base na proposta de ingresso ora formuladas.

ENCERRAMENTO:

Sendo vinte e três horas e três minutos, o senhor Presidente do Conselho Municipal de Segurança declarou encerrada a reunião, da qual, para constar, se lavrou a presente ata, que foi aprovada em minuta no final da mesma, nos termos da legislação em vigor.

Referências

Documentos relacionados

Assim, diante desse cenário de crise financeira, preocupação com a aplicação dos recursos públicos e de um Judiciário entre os mais caros do mundo, este

Aos quinze dias do mês de março do ano dois mil e vinte e um, nesta cidade de Peniche, no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche, sito na

rro sobre o objeto, uma vez que, a vendedora não podia ignorar é fundamental saber se se trata de centenas de exemplares, do CC. Os aspetos referidos nas respostas não

O senhor Vereador Jorge Gonçalves disse que, do ponto de vista global, com exceção de uma ou outra questão, o que o documento apresentava era a concretização de uma série de

Nos estabelecimentos hoteleiros e outros empreendimentos turísticos onde sejam prestados serviços de alojamento (al (al í í nea p) nea p) (Podem ser reservados andares, unidades

A fim de solucionar o problema da possível ocorrência de concentração de pontos devido a Inicialização Aleatória da População, pode-se utilizar a técnica de “nichos”. Nesta

Assim, conclui-se de um modo geral que para a obtenção de membranas com boas propriedades de permeação é necessário ter atenção a três fatores fundamentais, sendo

Eles tiveram a oportunidade de dominar cada unidade e cobrir o con- teúdo de uma forma mais homogênea, pois não precisaram passar muito tempo estudando os mesmos conceitos