• Nenhum resultado encontrado

MATURAÇÃO E PRODUTIVIDADE DAS CULTIVARES CATUCAÍ 2SL E OBATÃ VERMELHO NO CERRADO MINEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MATURAÇÃO E PRODUTIVIDADE DAS CULTIVARES CATUCAÍ 2SL E OBATÃ VERMELHO NO CERRADO MINEIRO "

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

MATURAÇÃO E PRODUTIVIDADE DAS CULTIVARES CATUCAÍ 2SL E OBATÃ VERMELHO NO CERRADO MINEIRO

LVSA Dias, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo – lvsd@bol.com.br; GA Assis, Professora da UFU - Monte Carmelo; WER Martins, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo, TVM Leão, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo, PD Graciano, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo; DK Rocha, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo.

A região do cerrado mineiro é uma das maiores produtoras de café no Brasil, sendo a primeira a receber a certificação de origem do produto no país. Atualmente, uma das dificuldades da implantação de cafeeiros em diversas regiões é selecionar as cultivares mais adequadas em relação à adaptabilidade e produtividade.

Objetivou-se neste trabalho avaliar a maturação e produtividade das cultivares Catucaí 2SL e Obatã vermelho no cerrado mineiro. O experimento foi implantado na Fazenda Vitória, município de Monte Carmelo, em outubro de 2011 utilizando-se mudas das cultivares Catucaí 2SL e Obatã vermelho. Foi adotado espaçamento de 3,8 m x 0,7 m, totalizando 3760 plantas ha -1 .

O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições. Cada parcela foi composta por 15 plantas.

A colheita do experimento foi realizada em julho de 2014 por meio de derriça manual no pano. Durante essa etapa foi mensurado o volume (L) de frutos de cada parcela e retirada uma amostra de 10 L de cada repetição. As amostras foram revolvidas várias vezes ao longo do dia para uma secagem homogênea até atingir umidade para beneficiamento (entre 11 e 12% de umidade). Posteriormente foi determinada a massa, o volume e a umidade de café beneficiado. Os dados obtidos em todas as fases do processo foram utilizadas no cálculo de produtividade (sacas de 60 kg de café beneficiado por hectare). Para a determinação da uniformidade de maturação, retirou-se uma amostra representativa de 300 mL de cada parcela experimental para separação dos frutos em diferentes estádios de maturação (chumbinho, verde, verde-cana, cereja, passa e seco).

Os dados foram submetidos à análise de variância de acordo com o delineamento adotado no experimento e posteriormente as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade (FERREIRA, 2008).

Resultados e conclusões

Verifica-se (Tabela 1) produtividade 72% superior (46 sacas ha -1 ) da cultivar Catucaí 2SL em relação ao Obatã Vermelho. De acordo com Matiello et al. (2010), o café Catucaí tem boa aceitação em diversas regiões produtoras, tendo como características principais facilidade de indução de gemas e de floração, além de boa produtividade e vigor.

Tabela 1 – Produtividade (sacas de 60 kg de café beneficiado) de cafeeiros Catucaí 2SL e Obatã vermelho cultivados na região do Alto Paranaíba.

Catucaí 2SL 63,9 a

Obatã vermelho 17,6 b

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem significativamente entre si pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade.

Com relação à maturação dos frutos, não houve diferença significativa entre as cultivares avaliadas no percentual de frutos cereja, passa e seco. Porém, verificou-se maior porcentagem de frutos verde (15,8%) na cultivar Catucaí 2SL e maior percentual de frutos no estádio verde cana (26,6%) na cultivar Obatã vermelho.

Figura 1 – Maturação de frutos de cafeeiros da cultivares Catucaí 2SL e Obatã vermelho.

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem significativa entre si pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade .

Pode-se concluir que a cultivar Catucaí 2SL apresenta elevada produtividade na primeira safra da lavoura e boa adaptação às condições do cerrado mineiro.

a

b

a

a

a

b

a

a

a

a

0 5 10 15 20 25 30 35 40

Verde Verde cana Cereja Passa Seco

P orc entag em de fr ut os

Estádios de maturação Catucaí 2SL

Obatã Vermelho

Referências

Documentos relacionados

análise da adequabilidade dos preços contratados dos serviços a executar, em confronto com os preços do Sistema de Custos Rodoviários - Sicro, renegociando os valores caso a

As estimativas revelaram convergência absoluta para os três estados, assim como condicional, especialmente com a contribuição das seguintes variáveis: taxa de crescimento

*Teste de agrupamento de médias de Scott-Knott a 5% de probabilidade erro: médias de cultivares seguidas de mesma letra minúscula dentro de cada época e no geral não

Para a última comparação (figura 19), considerando o modelo estimado por cokrigagem ordinária com o banco de dados composto de amostras primárias e secundárias transformadas, tivemos

Este estudo buscou completar o ensino da Educação Ambiental, através da intensificação de práticas experimentais, pois a construção de uma horta escolar utilizando garrafas PET no

de suporte Fixação, lado da instalação: Fixação de passagem Fixação, lado do dispositivo: Apertável com terminal Tipo de suporte de fixação: Girável em 360° Material:

Com isso, após as situações comentadas, é possível compre- ender o motivo da dificuldade que a mulher encontra ao buscar o serviço. Como se trata de um assunto pouquíssimo

 O pré-alistamento consiste no preenchimento prévio, pelo cidadão, de seus dados cadastrais no Sistema de Serviço Militar, por meio da internet (link: