• Nenhum resultado encontrado

EFEITO DE DIFERENTES DISTÂNCIAS DE CORTE DOS RAMOS LATERAIS E TIPO DE ESQUELETAMENTO EM CAFEEIROS ADENSADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EFEITO DE DIFERENTES DISTÂNCIAS DE CORTE DOS RAMOS LATERAIS E TIPO DE ESQUELETAMENTO EM CAFEEIROS ADENSADOS"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

EFEITO DE DIFERENTES DISTÂNCIAS DE CORTE DOS RAMOS LATERAIS E TIPO DE ESQUELETAMENTO EM CAFEEIROS ADENSADOS

J.B. Matiello, Eng Agr Mapa-Procafé , Henrique M. Ribeiro Eng Agr. , S.Leite Filho Téc. Agr. Fazendas Heringer e V. V.Cunha, Téc. Agr. CEPEC – Fertilizantes Heringer

Na cafeicultura de montanha a adoção de sistemas de plantio de café adensados é uma condição essencial para a obtenção de bons níveis de produtividade e de competitividade da lavoura.

Nos sistemas de lavouras adensadas, aplicados com diferentes níveis de espaçamento, ocorre fechamento e dificuldade de manejo. A solução mais usada na poda dessas lavouras, para abrir e recuperar as plantas, tem sido a recepa, efetuada quando os cafeeiros já perderam a saia, sistema que leva a perdas de produção nos 2 anos em seguida.

A alternativa de uso da poda de esqueletamento vem sendo indicada, ultimamente, para facilitar a renovação da ramagem, com menores perdas produtivas das plantas, no curto prazo. Restam, no entanto, dúvidas sobre as distâncias de corte dos ramos laterais no esqueletamento, especialmente nas lavouras adensadas.

No presente trabalho objetivou-se estudar o tipo de esqueletamento mais adequado em lavouras adensadas, mas ainda sem perda de saia, sendo, assim, uma poda preventiva ou aquela que seria aplicada em sistema safra zero.

Foi conduzido um ensaio em Martins Soares- no CEPEC-Heringer, em lavoura de café Catuai vermelho IAC 44, plantada em 1993, no espaçamento de 1,5 x0,7 m, da cultivar Catuai vermelho IAC 44, que foi recepada em 2008.

Foram ensaiados 6 tratamentos, sendo 5 tipos de esqueletamento (tamanho de corte dos ramos laterais e formato do corte), mais a testemunha, sem poda. O decote, ou seja, o corte da haste principal da planta, foi feito a 1,5 m nos tratamentos de 1 a 4 e no 5(poda regional) foi usado a 1 m, conforme se utiliza na região para recuperação de lavouras.

O ensaio foi instalado em blocos ao acaso, com parcelas de 4 linhas, de 10 plantas cada, num total de 40 plantas por parcela. Foram implantadas 4 repetições.

Os tratamentos de poda foram aplicados em setembro de 2010 e a área recebeu os tratos usuais recomendados nesses últimos 5 anos.

Para avaliação do efeito das podas foram controladas, até o momento, 4 safras, no período 2011-14, com a colheita das plantas, cujos dados foram transformados para sacas por hectare.

Resultados e conclusões -

Os resultados de produtividade, nas 4 safras, obtidos nos cafeeiros do ensaio de tipos de esqueletamento estão colocados na tabela 1.

Verificou-se que, na média das 4 safras, o esqueletamento onde os ramos foram cortados mais longos (50 e 30 cm) ou em forma de árvore de natal, resultou em maiores produtividades. Onde houve poda mais curta e ainda, com menor altura no decote, houve perda de produtividade em relação aos outros tipos de esqueletamento. Em relação à testemunha, não houve melhoria produtiva pelo esqueletamento, como é comum, ainda mais em função da primeira safra nas plantas deste tratamento ter sido alta.

Conclui-se que –

- O esqueletamento com corte mais longo dos ramos, possibilitando maior brotação e multiplicação de novos ramos, resulta mais produtivo em relação ao corte mais curto.

Tabela 1 – Produção em cafeeiros adensados, sob efeito de diferentes tipos de poda de esqueletamento. Martins Soares-MG, 2014

Tratamentos Produtividade, em scs/ha

2011 2012 2013 2 2014 Média

Esqueletamento a 10 cm 0 132,3 68,5 28,5 57,3

Esqueletamento a 30 cm 0 134,6 75,5 30,9 60,3

Esqueletamento a 50 cm 42,2 114,3 81,4 14,7 63,2

Esqueletamento em forma de árvore de natal 15,0 144,0 75,3 33,8 67,0 Poda regional(corte a 10 cm e decote a 1,0 m) 0 115,2 87,6 18,2 55,3

Testemunha, sem poda 129,3 57,9 87,3 16,5 72,8

Referências

Documentos relacionados

Adicionalmente, foram analisadas as Guias de Trânsito Animal (GTA), que permi- tiram identificar a movimentação do rebanho bovino em Mato Grosso. A maior parte dos

rearing systems (indirect suppliers) and would go on to slaughterhouses, the 40 municipalities in Mato Grosso that transported such animals accounted for 62% (4.9 million heads)

Um dos grandes desafios no ramo da usinagem de materiais ferrosos e não ferrosos é o método de fixação do produto que será usinado em máquinas operatrizes, principalmente quando este

Pelos dados de produtividade obtidos, em padrões bastante altos, variando de 132 a 148 scs/ha, pode-se verificar que os cafeeiros da cultivar Arara, mesmo tratando-se de plantas

 No presente trabalho objetivou-se estudar o tipo de esqueletamento mais adequado para lavouras adensadas, mas ainda sem perda de saia, e a distância ideal de corte dos

O esqueletamento foi realizado com corte (decote) na altura de 2 m e corte dos ramos laterais 25 a 30cm do tronco às extremidades, uniformimente, não em formato de “pinheiro”.

Neste artigo busco pensar Américo de Castro como empresário concessionário de companhias ferro carril e em outras atividades relacionadas à construção civil e que de- pendiam

O presente artigo busca compreender, por meio da análise do impresso Gazeta do Rio de Janeiro, publicado entre os anos de 1808 e 1821, quais foram as modi- ficações mais marcantes