• Nenhum resultado encontrado

BIOLOGIA - PLANTÃO ELIZA 9º / /21

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BIOLOGIA - PLANTÃO ELIZA 9º / /21"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BIOLOGIA - PLANTÃO ELIZA / /21

Diversas teorias procuram explicar como a vida surgiu e como ela evoluiu até chegar ao ponto que conhecemos hoje. Sempre que pensamos sobre isso, é obrigatório lembrar do nome do criador da Seleção Natural: Charles Darwin.

Darwin propunha que:

Indivíduos da mesma espécie não são idênticos. Isso porque eles possuem caracteres diferentes que tornam cada um único. (Mais tarde isso viria a ser provado pela genética).

Todo indivíduo tem grande capacidade reprodutiva, ou seja, pode gerar vários descendentes, mas a grande maioria não chegará à fase adulta.

Enquanto uma espécie sobreviver ao passar das gerações, o seu número de indivíduos sofrerá poucas mudanças.

Esse tópico justifica o anterior. A razão do número de indivíduos quase não mudar, é porque nascem muitos descendentes, mas poucos chegam à idade adulta devido à competição natural pela sobrevivência.

Os organismos com as características mais favoráveis para sobreviver em um ambiente ganham a luta pela sobrevivência. Darwin os chama de “mais aptos”. Enquanto os “menos aptos” morrem.

Como os mais aptos sobrevivem por mais tempo, eles conseguem procriar. Os descendentes receberão as mesmas características que deu a vitória aos seus ancestrais. (Posteriormente essa afirmação foi refutada, também pela genética).

Dessa forma, a Seleção Natural continua a atualizar as características dos seres para que sobrevivam por mais gerações (ou não).

Atividades

Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a visão tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande.

Esses pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção sexual; machos com pescoços mais compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoços mais curtos.

(Simmons and Scheepers, 1996. American Naturalist Vol. 148: pp. 771-786. Adaptado)

01. Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que:

a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.

b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.

(2)

c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.

d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.

e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.

02. Considere as afirmativas a seguir.

I) As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.

II) A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.

III) A seleção natural não altera a frequência dos genes.

IV) O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.

a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) II e IV

03. O ano de 2009 tem um significado importante para a ciência, pois completou, em 12 de fevereiro, 200 anos do nascimento de Charles Darwin. Com relação à Teoria Evolucionista de Darwin, é INCORRETO afirmar:

a) A cada geração, os indivíduos que deixam descendentes são preferencialmente os que apresentam características que estão relacionadas com a adaptação às condições do ambiente onde vivem.

b) A cada geração morre um grande número de indivíduos, sendo que muitos deles não deixarão descendentes.

c) Os organismos atuais surgiram em decorrência de transformações sucessivas de formas primitivas e o desaparecimento de uma espécie ocorre em consequência de sua transformação em outra.

d) Os indivíduos mais adaptados sobrevivem e tendem a transmitir as características que estão relacionadas com essa maior adaptação.

“O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais… As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável…”.

04. O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.

a) Seleção natural – Charles Darwin.

b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.

c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.

d) Seleção artificial – Charles Darwin.

e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.

05. Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.

1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA!

Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.

(3)

2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE!

Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.

As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:

a) Lamarck e Darwin.

b) Darwin e Lamarck;

c) Pasteur e Darwin d) Spallanzani e Hooke.

e) Darwin e Wallace.

06. Considere as seguintes proposições:

I. OS MAIS FORTES SOBREVIVEM INDEPENDENTEMENTE DA SITUAÇÃO E DO AMBIENTE.

II. A SELEÇÃO NATURAL VISA AO APERFEIÇOAMENTO DA ESPÉCIE E SUA ADAPTAÇÃO AO MEIO.

III. NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER ADAPTAÇÃO DESVINCULADA DE INFORMAÇÕES SOBRE O AMBIENTE E A DESCENDÊNCIA.

Segundo os princípios do darwinismo e da teoria sintética da evolução, está correto o que se afirma em a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) I, II e III.

07. As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.

b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.

c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.

d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.

e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

08. O uso de um mesmo antibiótico para tratar repetidas infecções causadas por mesmos tipos de bactérias tem como consequência a ineficácia do tratamento. EXPLIQUE este fato, baseando-se nas ideias evolucionistas de Lamarck e de Darwin.

09. Um dos exemplos mais famosos acerca do processo de seleção natural foi o caso das mariposas de Manchester.

Inicialmente predominavam as mariposas brancas, que costumavam pousar em troncos de árvores — que, naquela época, eram ligeiramente esbranquiçados. Com a Revolução Industrial, os troncos ficaram mais escuros e houve um aumento na quantidade das mariposas negras. Esse fato ocorreu porque:

a) As mariposas brancas adaptaram-se à coloração escura do caule.

b) A coloração dos caules provocou uma mudança na coloração das mariposas.

c) As mariposas brancas eram facilmente predadas nos caules escuros e, portanto, as mariposas negras sobreviviam e conseguiam se reproduzir.

d) As mariposas brancas passaram a ser predadas e, por isso, tiveram que se adaptar ao ambiente, mudando a sua coloração para conseguir sobreviver.

e) A poluição fez com que as mariposas brancas se reproduzissem e tivessem mais descendentes de coloração escura.

10. Explique o fato de acordo com as ideias Lamarquistas.

11. Marque o único, entre os fatores a seguir, que não colabora para a seleção natural.

(4)

a) Variabilidade entre os indivíduos.

b) Reprodução diferenciada.

c) Reprodução assexuada sem mutação.

d) Hereditariedade.

12. EXPLIQUE, usando os conhecimentos adquiridos até agora, a seguinte afirmativa:

Certos insetos apresentam um aspecto que os assemelha bastante, na cor e às vezes até na forma, com ramos e folhas de algumas plantas. Esse fato é de extremo valor para o inseto, já que o protege contra o ataque de seus predadores.

13. Os cães têm notável diferenciação morfológica, devido:

A) à seleção natural, pois o isolamento geográfico proporcionado pelas plataformas continentais ao redor do planeta propiciaram esta situação.

B) ao fato de pertencerem a diferentes espécies. Uma das evidências disso é o fato de certas raças de cães não se intercruzarem.

C) à grande capacidade evolutiva destes animais, que possibilitou a diversidade de raças que existem hoje.

D) à seleção artificial de genes promovida pelo homem, domesticador destes animais.

E) ao fato de ser uma das espécies mais antigas sobre o planeta. Assim sendo, o tempo geológico de bilhões de anos explica a multidiversidade destes animais.

14. A seleção artificial é um processo de evolução guiado pela espécie humana. Indivíduos de outras espécies são submetidos a cruzamentos previamente definidos, a fim de produzir variações de interesse. Muitas vezes, ao cruzar indivíduos de parentesco próximo para intensificar e aumentar a probabilidade de obter essas características, num processo conhecido como endogamia, geram-se, como produtos, as diversas raças de animais e plantas domésticos, que permitiram o avanço das primeiras civilizações humanas. Considerando as consequências do processo de seleção artificial e comparando-o com a seleção natural, assinale a alternativa correta:

a. A seleção artificial cria organismos tão saudáveis e adaptados ao meio selvagem quanto a seleção natural.

b. A seleção artificial cria superbactérias resistentes a antibióticos in vivo.

c. Proles geradas por endogamia são necessariamente geneticamente idênticas.

d. A seleção artificial é um processo evolutivo extremamente lento.

e. Devido à endogamia, é comum indivíduos de raças de animais domésticos apresentarem problemas de saúde de causas genéticas.

Obs.: Endogamia – é a fecundação de gametas produzidos por um mesmo indivíduo.

RESPOSTAS

01. d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.

02. e) II e IV

03. c) Os organismos atuais surgiram em decorrência de transformações sucessivas de formas primitivas e o desaparecimento de uma espécie ocorre em consequência de sua transformação em outra.

04. c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.

05. a) Lamarck e Darwin.

06. c) III, apenas.

07. b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.

(5)

08. Darwin - Assim como todos os seres vivos, as bactérias sofrem a pressão do meio e são selecionadas – Seleção Natural das Espécies. Em um ambiente em que frequentemente são expostas a antibióticos, somente as resistentes a esse produto sobrevivem e reproduzem-se. Sendo assim, com o tempo, só restarão bactérias capazes de suportar a ação do medicamento. Já para Lamarck, as bactérias adquiriram a resistência devido à necessidade de se adaptarem ao ambiente. As que não se adaptaram, morreram, foram extintas.

09. c. SELEÇÃO NATURAL. Como as mariposas brancas eram vistas com mais facilidade no tronco escuro, elas começaram a ser fortemente predadas. As mariposas negras apresentavam uma vantagem maior que as brancas nesse ambiente, pois eram vistas com mais dificuldade pelo predador. Com isso, as mariposas negras conseguiram aumentar sua população em relação às brancas.

10. Para Lamarck, com a mudança no ambiente, surge a NECESSIDADE de mudança da cor das mariposas e assim elas adquirem novas cores transmitindo a característica aos descendentes.

11. c. A reprodução assexuada com ausência de mutação resulta em um indivíduo com características idênticas às do organismo que o gerou, o que impede a variabilidade genética necessária às variações entre os indivíduos sobre as quais atua a seleção natural.

12. A seleção natural escolhe o organismo que está mais apto a sobreviver em um determinado local. Como tais animais ficam camuflados, são alvos menos acessíveis aos predadores. Assim, sobrevivem em maior número e deixam maior nº de descendentes.

13. d. A grande diversidade de raças de cães hoje existente deve-se à ação do homem sobre esses animais, selecionando aqueles com as características mais desejáveis – é a chamada seleção artificial.

14. e - A diminuição da variabilidade genica em indivíduos submetidos ao processo de seleção artificial se traduz em uma possível baixa expressividade de genes que atuam no combate a patologias, ou ainda na alta expressividade de genes associados a problemas de saúde herdados dos pais "puros".

Referências

Documentos relacionados

2. Assim, e competindo aos Serviços de Fiscalização no âmbito de análise interna ou externa o controlo da matéria colectável, determinada com base em declaração

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Turismo, nível de Mestrado, deverá ser realizada no Serviço de

As tecnologias ampliam as possibilidades de ensino para além do curto e delimitado espaço de presença física de professores e alunos na mesma sala de aula. A

Uma manhã destas, quando já não houver aulas e os meninos estiverem a brincar na piscina, o Muno pegará na sua mochila e na sua gabardina e partirá para longe, para explorar