• Nenhum resultado encontrado

A emoção de ver o mar pela primeira vez

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A emoção de ver o mar pela primeira vez"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

para elas pelos educandos. O ponto alto da progra-mação foi a visita à praia. Segundo Rita, com o apoio da presidência da AABB e da prefeitura da cidade, 82 mães e dez educadores lotaram dois ônibus e passaram o dia em Aracati. “Foi muito gratificante. Havia mães que nunca tinham saído do distrito e se emociona-ram com o mar. A repercussão do passeio na comunidade foi enorme. Muitas já nos pergun-tam quando haverá outro even-to como esse”, coneven-tou Rita.

A emoção de ver o mar pela

primeira vez

Ver o mar pela primeira vez, colocar os pés na areia e pro-var o sal da água é uma lem-brança difícil de esquecer. Essa recordação já está na memória das mães das crianças e ado-lescentes atendidos pelo AABB Comunidade Morada Nova (CE). A visita à praia de Aracati foi o encerramento de um mês de atividades voltadas para res-gatar a auto-estima das mães e melhorar a relação com os filhos atendidos pelo AABB Co-munidade. De acordo com Rita Maria de Lima, coordenadora

Orós: cenário para o espetáculo Romeu e Julieta

A clássica história do amor im-possível de Romeu e Julieta, escri-ta pelo dramaturgo inglês William Shakespeare, foi a escolhida para ser encenada, no final do ano pas-sado, por educandos e educadores do AABB Comunidade Orós (CE). O espetáculo foi realizado em parceria com a Fundação Raimundo Fagner.

César Holanda Ferreira, coorde-nador do AABB Comunidade Orós em parceria com a Fundação

Rai-mundo Fagner na cidade, explica que a montagem da peça foi o resultado das oficinas de música, teatro, dança e história da arte desenvolvidas dentro do AABB Comunidade, com o apoio do projeto “Aprendendo com Arte”, da Fundação.

A produção do espetáculo envolveu educadores, 140 dos 200 educandos atendidos pelo Programa, seus familiares e voluntários. Eles ajudaram na composição das músicas e na confecção dos figurinos e dos cenários. Três mil pessoas passaram pelo Dançódromo Beira Rio, em Orós, para ver a encenação ao ar livre nas duas noites de apresentação.

do Programa, cerca de 70% das mães dos 320 educandos são solteiras ou foram abando-nadas pelos companheiros. Em ambos os casos, são as prove-doras das casas.

As atividades aconteceram entre os dias 20 de abril e 20 de maio. Nesse período, as mães participaram de várias oficinas, como bordado e costura, tiveram acesso a tratamentos de beleza e receberam orientações sobre cuidados com a saúde. E ain-da puderam assistir a peças de teatro preparadas especialmente

(2)

Palavra de Criança

6

Ezequiel C. A dos Santos - AABB Assaí (PR)

A

V

I

S

O

S

Utilização do e-mail - A FENABB reitera o pedido para que as AABBs utilizem os e-mails fornecidos pela Fe-deração (nomedacidade@aabb.com.br). Ele é a ferramen-ta mais ágil e segura para a comunicação com a FENABB. Na medida do possível, toda a correspondência e docu-mentação direcionadas aos clubes serão enviadas para o e-mail criado. Os coordenadores pedagógicos também devem informar seus respectivos e-mails à FENABB.

Ezequiel C. A dos Santos - AABB Assaí (PR)

• Solicitação de recursos para computador - A FENABB lembra que os recursos para a compra de com-putadores pelas AABBs que possuem o Programa AABB Comunidade continuam disponíveis. Em fevereiro, a Fede-ração enviou uma circular a todas AABBs sobre a verba para os equipamentos. As Associações que ainda não solicitaram o recurso têm até o mês de julho para fazer o pedido.

Carlos Antonio - AABB Uruburetama (CE) Luara Silva Batista - AABB Maracaju (MS)

(3)
(4)

Editorial

3

2

É brincando

que se aprende

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem estado, a cada dia, mais presente no conteúdo pedagógico do Programa Integração AABB Comunidade. Com freqüência, mostramos no jornal projetos criativos e bem sucedidos de educa-ção ambiental. Por isso, nos preocupamos em for-necer informações sobre esse tema aos educadores. Esperamos que o texto sobre a importância da Ama-zônia para o Brasil, na página 3, seja mais uma contribuição.

Na página 4, o destaque é para o concurso que escolherá os melhores “causos” e poemas que te-nham o AABB Comunidade como tema principal. Os 50 melhores textos serão publicados. O prazo para o envio do material vai até 31 de outubro, mas, an-tes, dê uma conferida nas regras do concurso. Tam-bém na página 4, o leitor encontrará informações sobre a Semana Nacional do AABB Comunidade, realizada em Salvador, que marcou o início de mais um ano de atividades do Programa.

“Causos” para contar não faltarão aos educan-dos e educadores de Morada Nova e Orós, ambas no Ceará. Em Morada Nova, o AABB Comunida-de proporcionou a várias mães a experiência ines-quecível de conhecer o mar. E, em Orós, a emoção foi subir ao palco pela primeira vez. Educandos e educadores do AABB Comunidade na cidade ence-naram uma superprodução da história de Romeu e Julieta. As duas histórias estão na página 5. Confira e boa leitura!

Amarelinha, cabra-cega e corrida de saco. Quem vivenciou a infância deve se lembrar de alguma dessas brincadeiras que fazem parte da cultura popular. Pois os educandos do Programa AABB Comunidade Pre-sidente Dutra (MA) aprenderam, ao longo de 2006, essas e várias outras dentro do projeto “Resgatando Cantigas e Brincadeiras Populares”.

Jamêdia Alves de Sousa, coordenadora do AABB Comunidade da cidade, conta que a idéia foi recupe-rar jogos e músicas tradicionais da cultura brasileira e esquecidos ao longo das gerações. Outro objetivo do projeto foi, por meio das brincadeiras, fazer com que as crianças e adolescentes desenvolvessem a criativi-dade, a leitura e a escrita. O AABB Comunidade Presi-dente Dutra existe há dois anos e atende 100 crianças e adolescentes.

“Hoje, meninos e meninas não brincam mais como antigamente. Nesse projeto, eles aprenderam jogos e cantigas que fizeram parte da infância de seus pais e avós”, afirma Jamêdia.

Os educadores do AABB Comunidade Presidente Dutra reuniram em uma cartilha as explicações sobre as brincadeiras ensinadas aos educandos. O manu-al tem ilustrações e letras das canções populares e de músicas criadas pelos jovens em parceria com os edu-cadores. Entre elas, o Hino do Programa e uma mú-sica sobre o aquecimento global. Ambas ressaltam a importância de preservar o meio ambiente. A música sobre o aquecimento global, inclusive, foi mostrada à comunidade de Presidente Dutra no dia do aniversário da cidade, 27 de junho, em meio à festa do Boi Catin-gueiro, típica do folclore maranhense.

FENABB – FEDERAÇÃO DAS AABB CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PRESIDENTE

Reinaldo Fujimoto VICE-PRESIDENTES Genildo Ferreira dos Reis Geraldo Luiz de Oliveira Silva Haroldo do Rosário Vieira Nilton Brunelli de Azevedo

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL DIRETORIA-EXECUTIVA PRESIDENTE

Jacques de Oliveira Pena DIRETORES-EXECUTIVOS Francisco Assis Machado Santos Elenelson Honorato Marques SECRETÁRIO-EXECUTIVO Alfredo Leopoldo Albano Junior

GERENTES Luis Fumio Iwata Jorge Alfredo Streit Claiton José Mello Marcos Fadanelli Ramos Edvaldo Sebastião de Souza José Climério Silva de Souza José Maurício Soriano Berçot COORDENAÇÃO:

Maria Socorro Sales Bezerra Antônio Maciel

Edição e Editoração: Optare Comunicação Capa: AABB Currais Novos (RN)

Jornalista responsável: Cristiana Nepomuceno Revisão: Maria Júlia Luz Impressão: Gráfica Positiva Fotolitos: Colorpress Tiragem: 6.200 exemplares REDAÇÃO E CORRESPONDÊNCIA:

FENABB - Federação das AABB SDS - Ed. Boulevard Center, 3º andar CEP: 70391-900 Brasília/DF

Fones: (61) 2106-1100 - Fax: 3225-1948 fenabb@fenabb.org.br

(5)

A importância da Floresta Amazônica

para o Brasil

A importância da Floresta Amazônica para o Brasil vai além da contribuição para a redução da emissão de gases poluentes e do aquecimento global. Preser-var a floresta é essencial para resguardar a cultura das comunidades indígenas e das populações ribeirinhas e garantir a sobrevivência da biodiversidade nacional. E proteger o patrimônio genético da floresta não traz benefícios só para os brasileiros, e sim, para todo o mundo. Na Amazônia, vivem e se reproduzem mais de um terço das espécies da fauna e da flora existentes no planeta. Estudar os bichos e as plantas da Amazônia é importante para avanços científicos aqui e no exterior.

A maior parte das terras indígenas do Brasil (98%) está na Amazônia Legal, onde moram 170 mil índios. “A Amazônia abriga povos indígenas cujas terras coin-cidem com as áreas florestais mais conservadas, efeito direto de seu modo de vida. Abriga, ainda, populações tradicionais que vivem do extrativismo e que têm interes-se direto na preinteres-servação da floresta. A riqueza cultural e histórica desses povos é um dos grandes patrimônios da Amazônia”, confirma o biólogo Habib Fraxe, do Mi-nistério Público Federal.

A floresta abriga 2.500 espécies de árvores (um terço da madeira tropical do planeta) e 30 mil das 100 mil es-pécies de plantas que existem em toda a América Latina. Detém a maior reserva de madeira tropical do mundo e é

a principal fonte de madeira de florestas nativas do Brasil. A Amazônia é, também, o mundo das águas. A Ba-cia Amazônica – a maior do mundo, com 1.100 afluen-tes – cobre uma extensão aproximada de 6 milhões de km2. A umidade da floresta é responsável por amenizar

o clima e regular o ciclo de chuva no resto do Brasil. A Amazônia é uma região rica em recursos naturais. Além dos grandes estoques de madeira, tem borracha, castanha, peixe, minérios e outros. Sem falar no poten-cial para geração de energia hidrelétrica, ainda não definitivamente mapeado.

Em meio a tanta riqueza natural, também há proble-mas. Os índices socioeconômicos da Região Amazônica são ruins, há poucos habitantes por km2 (baixa densidade

demográfica) e faltam infra-estrutura e bons serviços pú-blicos. A essas dificuldades se somam a ação de garim-peiros, madeireiras e grileiros de terras, cujas atividades nem sempre são coibidas com eficiência pelo Estado. Esse cenário contribui para o desmatamento e o avanço da ur-banização desenfreada. O grande desafio dos governos estaduais e federal, e também da sociedade brasileira, é conjugar a preservação da floresta com o desenvolvi-mento, de forma que seja possível aproveitar, sem agredir, toda a riqueza natural e cultural que a floresta oferece. Fontes de consulta:Ambiente Brasil, Funai e WWF Brasil

Fraldinhas entraram em campo em Pedreiras

O AABB Comunidade Pedreiras (MA) realizou, em abril, o 1o Campeonato de Fraldinha Futebol

Soçai-te. Os jogos foram realizados aos fins de semana no campo da AABB. A final aconteceu no dia 27 de abril, quando a cidade comemorou 87 anos. O evento mo-bilizou empresários locais, a prefeitura, uma rádio lo-cal e também contou com o apoio do Banco do Brasil. Seis equipes participaram da competição, entre elas, a formada por educandos do AABB Comunidade. Se-gundo os educadores do Programa, um dos destaques do campeonato foi a grande participação de pais e parentes das crianças na torcida dos jogos.

(6)

Salvador deu

a largada

para o AABB

Comunidade

2007

4

Os trabalhos podem vir com ou sem ilustração.

No caso de poemas, os trabalhos deverão ter, no máximo, 30 linhas. Para os “causos”, serão permiti-das até três folhas.

Os trabalhos deverão ser digitados com fonte Arial/ Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre li-nhas de 1,5 pt. O material deverá ser encaminhado em duas vias impressas e gravado em disquete ou CD.

Só poderão concorrer trabalhos inéditos. Traba-lhos já publicados no jornal ou site do Programa ou que participaram de outros concursos não serão con-siderados.

Os trabalhos deverão ser encaminhados com a ficha de inscrição dos participantes (anexa no jornal).

No topo, deverão constar a data de realização, o título, o nome da atividade, o objetivo e a relevância para o Programa. No final, é necessário informar o pseudônimo (apelido) para manter a imparcialidade no julgamento.

Educadores e educandos que têm histórias interessantes para con-tar sobre o AABB Comunidade po-dem pegar papel e caneta e começar a escrever. A FENABB e a Fundação Banco do Brasil farão um concurso para eleger os melhores “causos” e poemas que tenham o Programa como tema. O prêmio será a publicação dos 50 melhores textos.

As histórias ou poemas devem ser enviados para a FENABB no endereço: SDS Edifício Bou-levard Center, 3º andar. CEP: 70391-900 Brasí-lia-DF. O prazo final para despachar o material é 31 de outubro de 2007, valendo como prova o carimbo dos Correios. Confira as regras para participar do concurso:

Serão aceitos até dois (2) trabalhos por Progra-ma / Convênio. É permitida a participação de Progra-mais de um autor.

Melhores “causos” e poemas sobre o

AABB Comunidade serão premiados

Salvador foi a cidade escolhida

para a abertura oficial da Semana Nacional do AABB Comunidade em 2007. A solenidade, que aconteceu no dia 24 de maio, foi prestigiada. Estiveram presentes o governador da Bahia, Jaques Wagner; o pre-sidente da AABB Salvador, Djalma Fernandes Oliveira; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena; e o presidente da FENABB, Reinaldo Fujimoto, entre outras au-toridades e parceiros do Programa. Paulão, ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira e medalha de

ouro nas Olimpíadas de Barcelona, também participou do evento. O atleta deu uma aula de vôlei para a meninada e ainda os incentivou a buscar um futuro melhor. “Eu só fui ter uma oportunidade aos 14 anos. Vocês tiveram a chance de ingressar no Programa mais novos, têm que aproveitar”, disse.

A Semana Nacional aconteceu entre os dias 23 e 30 de maio. Ela marca o início de mais um ano de atividades do AABB Comunidade, nos 400 municípios onde o Pro-grama está presente. Houve

come-morações em várias cidades. Esses eventos têm como objetivo reforçar a mobilização dos familiares, edu-candos, lideranças comunitárias, empresários e instituições locais para garantir a sustentabiliade do projeto. Também é uma oportuni-dade de apresentar à socieoportuni-dade os resultados do Programa. Atual-mente, o AABB Comunidade atende 52.833 crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos incompletos e em ris-co de exclusão social, e ris-conta ris-com uma equipe de 4.019 educadores sociais.

Jaques Wagner e educandos do AABB Comunidade

Referências

Documentos relacionados

Assim, por meio da mensuração do estoque de capital humano em suas diferentes proxies para cada microrregião, entre 1999 e 2006, e por meio da caracterização

As caixas de ventilação ARFIT DA-IN estão equi- pados com uma chapa de caraterísticas em alu- mínio onde consta todas as informações do equi- pamento, nomeadamente o tipo

Para uma embarcação com

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

106,3MHz BOLETO EMITIDO Termo Aditivo aguardando Assinatura 103,5MHz BOLETO EMITIDO Termo Aditivo aguardando Assinatura 88,5MHz BOLETO EMITIDO Termo Aditivo aguardando

A Tabela A13 mostra que há redução média estatisticamente significativa no percentual de remoção do colesterol avaliado pelo método 14 C- CE ao longo dos tempos

Apesar dos inevitáveis desvios nas estimativas de abundância, especialmente por causa da dificuldade de se amostrar grandes áreas, este método é considerado atualmente o mais

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e