• Nenhum resultado encontrado

SE LIGA NESSA HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SE LIGA NESSA HISTÓRIA"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

SE LIGA NESSA HISTÓRIA Prof. Walter

www.seliganessahistoria.com.br

BRASIL COLÔNIA

EXERCÍCIO (EBC001) Povos Indígenas no Brasil (ENEM 2013)

Na verdade, o que se chama genericamente de índios é um grupo de mais de trezentos povos que, juntos, falam mais de 180 línguas diferentes. Cada um desses povos possui diferentes histórias, lendas, tradições, conceitos e olhares sobre a vida, sobre a liberdade, sobre o tempo e sobre a natureza. Em comum, tais comunidades apresentam a profunda comunhão com o ambiente em que vivem, o respeito em relação aos indivíduos mais velhos, a preocupação com as futuras gerações, e o senso de que a felicidade individual depende do êxito do grupo. Para eles, o sucesso é resultado de uma construção coletiva. Estas ideias, partilhadas pelos povos indígenas, são indispensáveis para construir qualquer noção moderna de civilização. Os verdadeiros representantes do atraso no nosso país não são os índios, mas aqueles que se pautam por visões preconceituosas e ultrapassadas de “progresso”.

AZZI, R. As razões de ser guarani-kaiowá. Disponível em: www.outraspalavras.net. Acesso em: 7 dez. 2012.

Considerando-se as informações abordadas no texto, ao iniciá-lo com a expressão “Na verdade”, o autor tem como objetivo principal:

A) Expor as características comuns entre os povos indígenas no Brasil e suas ideias modernas e civilizadas.

B) Trazer uma abordagem inédita sobre os povos indígenas no Brasil e, assim, ser reconhecido como especialista no assunto.

C) Mostrar os povos indígenas vivendo em comunhão com a natureza, e, por isso, sugerir que se deve respeitar o meio ambiente e esses povos.

D) Usar a conhecida oposição entre moderno e antigo como uma forma de respeitar a maneira ultrapassada como vivem os povos indígenas em diferentes regiões do Brasil.

E) Apresentar informações pouco divulgadas a respeito dos indígenas no Brasil, para defender o caráter desses povos como civilizações, em contraposição a visões preconcebidas.

(2)

EXERCÍCIO (EBC002) Questão Territorial (ENEM 2010)

Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio.

RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil: 2001- 2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (adaptado).

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre:

A) A expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.

B) Os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado. C) As leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente.

D) Os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas.

E) O campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

(3)

EXERCÍCIO (EBC003) Organização Social Tupi Guarani

(Enem/2010) Os vestígios dos povos Tupi-guarani encontram-se desde as Missões e o rio da Prata, ao sul, até o Nordeste, com algumas ocorrências ainda mal conhecidas no sul da Amazônia. A leste, ocupavam toda a faixa litorânea, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão. A oeste, aparecem (no rio da Prata) no Paraguai e nas terras baixas da Bolívia. Evitam as terras inundáveis do Pantanal e marcam sua presença discretamente nos cerrados do Brasil central. De fato, ocuparam, de preferência, as regiões de floresta tropical e subtropical.

PROUS, A. O Brasil antes dos brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

Os povos indígenas citados possuíam tradições culturais específicas que os distinguiam de outras sociedades indígenas e dos colonizadores europeus. Entre as tradições tupi-guarani, destacava-se:

A) a organização em aldeias politicamente independentes, dirigidas por um chefe, eleito pelos indivíduos mais velhos da tribo.

B) a ritualização da guerra entre as tribos e o caráter semissedentário de sua organização social. C) a conquista de terras mediante operações militares, o que permitiu seu domínio sobre vasto território.

D) o caráter pastoril de sua economia, que prescindia da agricultura para investir na criação de animais.

E) o desprezo pelos rituais antropofágicos praticados em outras sociedades indígenas.

(4)

EXERCÍCIO (EBC004) Mortandade Indígena

“Motivos Mesquinhos e não uma deliberada política de extermínio conseguiram esse resultado espantoso de reduzir uma população que estava na casa dos milhões em 1500 aos poucos mais de 800 mil índios que hoje habitam o Brasil”.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela, Índios no Brasil. São Paulo, Claro Enigma, 2009.

A autora deste trecho aponta o contato entre europeus e índios como propulsor de um morticínio sem precedentes na América. Quais elementos podem apoiar esta prerrogativa? (Escreva sua resposta em até 6 linhas)

(5)

EXERCÍCIO (EBC005) Pau Brasil

(Pucrs 2010) Entre 1500 e 1530, os interesses da coroa portuguesa, no Brasil, focavam o pau-brasil, madeira abundante na Mata Atlântica e existente em quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita de maneira predatória e assistemática, com o objetivo de abastecer o mercado europeu, especialmente as manufaturas de tecido, pois a tinta avermelhada da seiva dessa madeira era utilizada para tingir tecidos. A aquisição dessa matéria-prima brasileira era feita por meio da:

a) exploração escravocrata dos europeus em relação aos índios brasileiros. b) criação de núcleos povoadores, com utilização de trabalho servil.

c) utilização de escravos africanos, que trabalhavam nas feitorias.

d) exploração da mão de obra livre dos imigrantes portugueses, franceses e holandeses.

e) exploração do trabalho indígena, no estabelecimento de uma relação de troca, o conhecido escambo.

(6)

EXERCÍCIO (EBC006) 1500 a 1530

(Mackenzie 2001) E então, por cerca de trinta anos, aquele vasto território seria virtualmente abandonado pela Coroa portuguesa, sendo arrendado para a iniciativa Privada e se tornando uma imensa fazenda extrativista de pau-brasil. Iriam se iniciar, então, as três décadas menos documentadas e mais desconhecidas da História do Brasil.

Náufragos, Traficantes e Degredados - As Primeiras Expedições do Brasil

Assinale o período histórico analisado pelo texto acima e suas características.

a) Período Colonial, caracterizado pela monocultura e economia exportadora de cana-de-açúcar. b) Economia mineradora, marcada pelo povoamento da área mineira e intensa vida urbana. c) Período Pré-Colonial, fase de feitorias, economia extrativista, utilização do escambo com os nativos, ausência de colonização sistemática.

d) Fase da economia cafeeira, com acumulação interna de capitais e sem grandes mudanças na estrutura de produção.

e) Período Joanino, de grande abertura comercial e profundas transformações culturais.

(7)

EXERCÍCIO (EBC007) Capitanias Hereditárias Leia este trecho de documento:

[...], pois o Brasil, e não todo ele, senão três capitanias que são as de Pernambuco, a de Itamaracá e a de Paraíba, que ocupam pouco mais ou menos, no que delas está povoado, cinquenta ou sessenta léguas de costa, as quais habitam seus moradores, com se não alargassem para o sertão dez léguas, e somente neste espaço de terra, sem adjutório de nação estrangeira, nem de outra parte, lavram e tiram os portugueses das entranhas dela, à custa de seu trabalho e indústria, tanto açúcar que basta para carregar, todos os anos, cento e trinta ou cento e quarenta naus. [...].

“Diálogos das grandezas do Brasil”. Texto anônimo escrito por volta de 1613-1618.

Com base na leitura deste trecho é correto afirmar que o sistema de exploração econômica implantado no Brasil nos primeiros séculos de colonização caracterizou-se por:

a) Concentrar, nos incipientes meios urbanos, toda a estrutura de controle e comercialização da cana de açúcar, produto, em geral, comercializado em estado bruto. b) Distribuir contingentes populacionais ao longo de toda costa brasileira e desenvolver,

sobretudo, o extrativismo vegetal da espécie conhecida como pau-brasil.

c) Favorecer o desenvolvimento da agricultura baseada na exploração da cana-de-açúcar, estimulando a fixação populacional, inicialmente, na faixa da costa nordestina.

d) Incrementar o processo de colonização a partir do estímulo à vinda e fixação de contingentes populacionais, que aqui se estabeleciam em pequenas propriedades agrícolas.

e) Houve no Brasil a chamada colonização de povoamento, em que a prática da policultura de subsistência marcou presença, principalmente, no nordeste.

(8)

EXERCÍCIO (EBC008) Homens Bons

(UFV 2003) Durante o período colonial no Brasil, a desorganização da administração metropolitana e a prática da venalidade do funcionalismo real (compra e venda de cargos), aliadas às dificuldades de comunicação entre a Europa e a América, contribuíram para o crescimento do poder dos "homens bons". Essa expressão era utilizada para designar aqueles que:

a) integravam a Companhia de Jesus, ordem religiosa formada em torno de Inácio de Loyola, a qual, no Brasil, buscou promover a conversão dos índios ao cristianismo.

b) podiam eleger e ser eleitos para os cargos públicos ligados às câmaras municipais, principal instância de representação local da monarquia portuguesa.

c) Participou da Inconfidência Mineira, um levante contra o governo colonial, no final do século XVIII, tendo como uma de suas motivações a cobrança da derrama.

d) habitavam os quilombos e mocambos e lutavam pela liberdade, sendo em sua maioria comerciantes e escravos negros fugidos, de origem africana ou nascidos no Brasil.

e) integravam as expedições armadas, de caráter oficial ou particular, entre os séculos XVI e XVIII, e se aventuravam pelo interior do Brasil, em busca de ouro ou de indígenas para fazê-los escravos.

(9)

EXERCÍCIO (EBC009) Cotidiano Colonial

Na casa-grande eram alojados o proprietário das terras, sua família e alguns escravos domésticos. Na senzala ficavam todos os escravos que trabalhavam nas colheitas e instalações produtivas do engenho.

Assinale a alternativa incorreta sobre a Economia e Sociedade do Açúcar durante o período colonial brasileiro.

a) Os negros viviam em senzalas enquanto que a família do senhor de engenho morava na Casa Grande.

b) Os negros eram constantemente castigados para servir de exemplo para os outros escravos, já que estavam em maior número que os membros da elite.

c) A discriminação aos negros permanece no Brasil, pois a questão racial ainda não foi totalmente resolvida.

d) Uma pessoa branca tinha a mesma chance de enriquecer que uma pessoa negra durante o período colonial brasileiro, ou seja, de 1530 a 1822.

(10)

EXERCÍCIO (EBC010) Sofrimento colonial

(ENEM 2012) Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.

VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado) O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e: a) a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.

b) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana. c) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios. d) o papel dos senhores na administração dos engenhos. e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.

(11)

EXERCÍCIO (EBC011) Resistência dos Escravos Leia o texto com atenção e responsa a questão a seguir:

O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Período Colonial. Era constituído por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos). Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão.

Assinale as alternativas que mencionarem formas de resistência física e cultural à vida de escravidão negra no Brasil durante quatro séculos.

(12)

EXERCÍCIO (EBC012) Cultura Africana

(ENEM2012) Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.

SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado). Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a:

a) formação de uma identidade cultural afro-brasileira.

b) superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias. c) reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos.

d) manutenção das características culturais específicas de cada etnia. e) resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.

(13)

EXERCÍCIO (EBC013) Administração Pós Restauração

(PUCMG) A expressão "Círculo de ferro da opressão colonial", do historiador Caio Prado Jr., sintetiza admiravelmente a nova política adotada por Portugal com o fim da União Ibérica, em 1640. Com relação a essa nova política administrativa, é correto afirmar que:

a) o Conselho Ultramarino se tornou o órgão supremo da administração responsável por todos os negócios das colônias portuguesas.

b) as Câmaras Municipais se tornaram soberanas e independentes expressando o poder máximo dos grandes senhores rurais.

c) a Intendência do Ouro, órgão especial de arrecadação tributária, passou a se subordinar diretamente ao controle do governador da Capitania das Gerais.

d) os Capitães donatários adquirem mais prestígio, principalmente, após a instalação do Vice-Reinado na América portuguesa.

(14)

EXERCÍCIO (EBC014) Consequências da União Ibérica

(Mackenzie 1997) Durante a união ibérica, Portugal foi envolvido em sérios conflitos com outras nações europeias. Tais fatos trouxeram como consequências para o Brasil Colônia:

a) as invasões holandesas no nordeste e o declínio da economia açucareira após a expulsão dos invasores.

b) o fortalecimento político e militar de Portugal e colônias, devido ao apoio espanhol.

c) a redução do território colonial e o fracasso da expansão bandeirante para além de Tordesilhas.

d) a total transformação das estruturas administrativas e a extinção das Câmaras Municipais. e) o crescimento do mercado exportador em virtude da paz internacional e das alianças entre Espanha, Holanda e Inglaterra.

(15)

EXERCÍCIO (EBC015) Calabar

(ENEM) Rui Guerra e Chico Buarque de Holanda escreveram uma peça para teatro chamada "Calabar", pondo em dúvida a reputação de traidor que foi atribuída a Calabar, pernambucano que ajudou decisivamente os holandeses na invasão do Nordeste brasileiro, em 1632.

- Calabar traiu o Brasil que ainda não existia? Traiu Portugal, nação que explorava a colônia onde Calabar havia nascido? Calabar, mulato em uma sociedade escravista e discriminatória, traiu a elite branca?

Os textos referem-se também a esta personagem.

Texto I: "... dos males que causou à Pátria, a História, a inflexível História, lhe chamará infiel, desertor e traidor, por todos os séculos".

Visconde de Porto Seguro, in: SOUZA JÚNIOR, A. "Do Recôncavo aos Guararapes". Rio de Janeiro: Bibliex, 1949. Texto II: "Sertanista experimentado, em 1627 procurava as minas de Belchior Dias com a gente da Casa da Torre; ajudara Matias de Albuquerque na defesa do Arraial, onde fora ferido, e desertara em consequência de vários crimes praticados..." (os crimes referidos são o de contrabando e roubo).

CALMON P. "História do Brasil". Rio de Janeiro: José Olympio, 1959. Pode-se afirmar que:

a) A peça e os textos abordam a temática de maneira parcial e chegam às mesmas conclusões. b) A peça e o texto I refletem uma postura tolerante com relação à suposta traição de Calabar, e o texto II mostra uma posição contrária à atitude de Calabar.

c) Os textos I e II mostram uma postura contrária à atitude de Calabar, e a peça demostra uma posição indiferente em relação ao seu suposto ato de traição.

d) A peça e o texto II são neutros com relação à suposta traição de Calabar, ao contrário do texto I, que condena a atitude de Calabar.

e) A peça questiona a validade da reputação de traidor que o texto I atribui a Calabar, enquanto o texto II descreve ações positivas e negativas dessa personagem.

(16)

EXERCÍCIO (EBC016) Mudanças no Nordeste

(UEL) "...de sistema econômico de alta produtividade, em meados do Século XVII, o Nordeste foi-se transformando progressivamente numa economia em que grande parte da população produzia apenas o necessário para subsistir. Muitos colonos, à procura de meios de sobrevivência, migraram para o interior, contribuindo para a dilatação das fronteiras."

No Brasil, o fenômeno descrito no texto, resultou, indiretamente, a) do êxito da agroindústria.

b) da invasão dos franceses. c) do fracasso das capitanias. d) da expansão da pecuária. e) da expulsão dos holandeses.

(17)

EXERCÍCIO (EBC017) Povoamento do Sertão

(ESPM) As primeiras atividades econômicas praticadas pela colonização portuguesa no Brasil tiveram por cenário apenas o litoral do leste-nordeste brasileiros, sem que de modo sensível penetrassem no vago e misterioso sertão, ainda ocupado por tribos selvagens. Determinava essa situação o desinteresse econômico por qualquer tentativa de fixação de povoadores em regiões mais afastadas do mar. Assim enquanto sob os Reis Filipes penetravam os Vicentinos pelo sul na caça ao índio, ao mesmo tempo em que se sucediam as conquistas litorâneas em todo o nordeste, a solução encontrada para o povoamento do sertão forneceu a atividade econômica essencialmente fixadora de população, mesmo escassas.

(Hélio Viana. História do Brasil)

O texto e o mapa referem-se a: a) criação de gado;

b) busca de drogas do sertão; c) produção de algodão; d) extração de borracha; e) cultivo de tabaco.

(18)

EXERCÍCIO (EBC018) Elementos de Exportação

(FUVEST 2013) A economia das possessões coloniais portuguesas na América foi marcada por mercadorias que, uma vez exportadas para outras regiões do mundo, podiam alcançar alto valor e garantir, aos envolvidos em seu comércio, grandes lucros. Além do açúcar, explorado desde meados do século XVI, e do ouro, extraído regularmente desde fins do XVII, merecem destaque, como elementos de exportação presentes nessa economia:

a) tabaco, algodão e derivados da pecuária. b) ferro, sal e tecidos.

c) escravos indígenas, arroz e diamantes. d) animais exóticos, cacau e embarcações. e) drogas do sertão, frutos do mar e cordoaria.

(19)

EXERCÍCIO (EBC019) Domínio Político e Cultural

(PUCCAMP) Não, é nossa terra, a terra do índio. Isso que a gente quer mostrar pro Brasil: gostamos muito do Brasil, amamos o Brasil, valorizamos as coisas do Brasil porque o adubo do Brasil são os corpos dos nossos antepassados e todo o patrimônio ecológico que existe por aqui foi protegido pelos povos indígenas. Quando Cabral chegou, a gente o recebeu com sinceridade, com a verdade, e o pessoal achou que a gente era inocente demais e aí fomos traídos: aquilo que era nosso, que a gente queria repartir, passou a ser objeto de ambição. Do ponto de vista do colonizador, era tomar para dominar a terra, dominar nossa cultura, anulando a gente como civilização.

(Revista "Caros Amigos". ano 4. no. 37. Abril/2000. p. 36). A respeito do início da colonização, período abordado pelo texto, pode-se afirmar que a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente,

a) a plantation no Nordeste e as bandeiras realizadas pelos paulistas. b) a extração das "drogas do sertão" e a implantação das missões.

c) o escambo de pau-brasil e a catequização empreendida pelos jesuítas da Companhia de Jesus.

d) a mineração no Sudeste e a imposição da "língua geral" em toda a Colônia.

e) o cultivo da cana-de-açúcar e a "domesticação" dos índios por meio da agricultura.

(20)

EXERCÍCIO (EBC020) Milagre (UEL)

"Oh se a gente preta tirada das brenhas da sua Etiópia, e passada ao Brasil,

conhecera bem quanto deve a Deus e à sua Santíssima Mãe

por este que pode parecer desterro, cativeiro e desgraça e não é senão milagre

e grande milagre!".

(Antonio Vieira, 1633.)

As palavras do Padre Vieira representam as inquietações e hesitações de autoridades régias, eclesiásticas e de colonos frente à mais emblemática rebelião de quilombos coloniais, o Quilombo de Palmares - o "Estado Negro" encravado no Brasil escravista. Sobre o tema, é correto afirmar:

a) No Brasil as comunidades remanescentes dos quilombos foram aniquiladas e com elas também a tradição oral dos povos africanos.

b) Vieira e outros jesuítas justificaram e defenderam a escravidão dos negros, combinando a ideia de missão com a de ordem escravista.

c) As tropas locais, instruídas pelos jesuítas, negociaram pacificamente a rendição dos mocambos da Serra da Barriga.

d) O insucesso das diversas expedições contra Palmares não alterou a política de prevenção contra fugas e ajuntamentos de fugitivos.

e) A palavra "milagre" usada por Vieira significa o triunfo da libertação dos negros do cativeiro.

(21)

EXERCÍCIO (EBC021) Brasil Grande

(UEMA) O mapa mostra os primeiros caminhos percorridos pela ocupação bandeirante no território brasileiro nos séculos XVI e XVII.

TANDJIAN, J. O.; MENDES, I.L..Geografia: estudos para compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2010. A interiorização do território não foi por acaso, mas por interesse dessas incursões. Sobre as motivações e suas consequências, assinale a alternativa correta.

a) Os bandeirantes tinham um interesse nessas primeiras incursões, o índio. Os jesuítas, desejosos de implantar um território cristão no novo mundo, contrataram os primeiros bandeirantes e criaram inúmeras vilas indígenas que garantiram a posse do território. b) As primeiras incursões bandeirantes no território tiveram o patrocínio de capital inglês

que pretendia, através de sua parceria com Portugal, garantir o ouro e a prata da região central da América do Sul.

c) As primeiras incursões foram realizadas com o interesse de catequizar e capturar os índios, e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades reordenando e garantindo a posse do território.

(22)

e) As primeiras incursões foram realizadas por entradas com o interesse de conquistar negros pelos bandeirantes que queriam capturar os índios e também buscar metais e pedras preciosas. O resultado foi a fundação de cidades, reordenando e garantindo a posse do território.

(23)

EXERCÍCIO (EBC022) O Bandeirante

(MACKENZIE) "Os bandeirantes foram romantizados (...) e postos como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e diferenças”.

(Abud, K. Maria. In: Matos, M. I. S. de São Paulo e Adoniram Barbosa) Ainda que essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica, sua importância, no período colonial brasileiro, decorre:

a) de sua iniciativa em atender à demanda de mão de obra escrava do Brasil Holandês, durante o governo de Maurício de Nassau.

b) de sua extrema habilidade para lidar com o nativo hostil, garantindo sua colaboração espontânea na busca pelo ouro.

c) de sua colaboração no processo de expansão territorial brasileira, à medida que ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e fundou povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras.

d) de sua atuação decisiva na Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses do nordeste, em 1654, considerada como o primeiro movimento de cunho emancipacionista da colônia.

e) da colaboração dos mesmos na formação das Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a proteção e catequização de índios tupis, obstáculo à ocupação do território colonial.

(24)

EXERCÍCIO (EBC023) Revolta no Maranhão

São tantos elementos simultâneos: Mercantilismo; Pacto Colonial; Absolutismo. O Capitalismo não era o mesmo de atualmente e pouquíssimas empresas ou companhias podiam receber concessões de monopolizar meio continente.

Relacione o desempenho da Companhia de Comércio do Maranhão com a deflagração da Revolta dos Beckman ocorrida no Maranhão em 1684 logo após o início das atividades da companhia.

(25)

EXERCÍCIO (EBC024)

Companhia de Comércio do Estado do Maranhão

(UFPEL) "No decorrer do período colonial no Brasil os interesses entre metropolitanos e colonos foram se ampliando. O descontentamento se agravou quando, a 1º de abril de 1680, a Coroa defendeu a liberdade dos indígenas, proibindo que fossem escravizados. Além disso, confiou-os aos jesuítas, que passaram a ter a jurisdição espiritual e temporal das aldeias indígenas.

Visando solucionar o problema da mão de obra para as atividades agrícolas do Maranhão, o governo criou a Companhia do Comércio do Estado do Maranhão (1682).

Durante vinte anos, a Companhia teria o monopólio do comércio importador e exportador do Estado do Maranhão e do Grão-Pará. Cabia-lhe fornecer dez mil escravos africanos negros, à razão de quinhentos por ano, durante o período da concessão outorgada."

(AQUINO, Rubim Santos Leão de [et al.]. "Sociedade Brasileira: uma história através dos movimentos sociais". 3a ed., Rio de Janeiro: Record, 2000.) Pelos elementos mercantilistas, geográficos e cronológicos, o conflito inferido do texto foi a Revolta

a) dos Emboabas. b) dos Mascates. c) de Amador Bueno. d) de Filipe dos Santos. e) de Beckman.

(26)

EXERCÍCIO (EBC025) Revolta em Olinda

"A confrontação entre a loja e o engenho tendeu principalmente a assumir a forma de uma contenda municipal, de escopo jurídico-institucional, entre um Recife florescente que aspirava à emancipação e uma Olinda decadente que procurava mantê-lo numa sujeição irrealista. Essa ingênua fachada municipalista não podia, contudo, resistir ao embate dos interesses em choque. Logo revelou-se o que realmente era, o jogo de cena a esconder uma luta pelo poder entre o credor urbano e o devedor rural."

(Evaldo Cabral de Mello."A fronda dos mazombos", São Paulo, Cia. das Letras, 1995, p. 123). O autor refere-se:

a) ao episódio conhecido como a Aclamação de Amador Bueno. b) à chamada Guerra dos Mascates.

c) aos acontecimentos que precederam a invasão holandesa de Pernambuco.

d) às consequências da criação, por Pombal, da Companhia Geral de Comércio de Pernambuco.

e) às guerras de Independência em Pernambuco.

(27)

EXERCÍCIO (EBC026) Revolta em Minas Gerais

(FGV 2013) Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal – conde de Assumar – se casou em 1715 com D. Maria José de Lencastre. Daí a dois anos partiria para o Brasil como governador da capitania de São Paulo e Minas Gerais. Nas Minas, não teria sossego, dividido entre o cuidado ante virtuais levantes escravos e efetivos levantes de poderosos; o mais sério destes o celebrizaria como algoz: foi o conde de Assumar que, em 1720, mandou executar Felipe dos Santos sem julgamento, sendo a seguir chamado a Lisboa e amargurado um longo ostracismo.

(Laura de Mello e Souza, Norma e conflito: aspectos da história de Minas no século XVIII). A morte de Felipe dos Santos esteve vinculada a:

a) uma sublevação em Vila Rica, que envolveu vários grupos sociais, descontentes com a decisão de levar todo ouro extraído para ser quintado nas Casas de Fundição.

b) um movimento popular que exigia a autonomia das Minas Gerais da capitania do Rio de Janeiro e o imediato cancelamento das atividades da Companhia de Comércio do Brasil. c) uma revolta denominada Guerra do Sertão, comandada por potentados locais, que não

aceitavam as imposições colonialistas portuguesas, como a proibição do comércio com a Bahia.

d) uma insurreição comandada pela elite colonial, inspirada no sebastianismo, que defendia a emancipação da região das Minas do restante da América portuguesa, com a criação de uma nova monarquia.

e) uma rebelião, que contrapôs os paulistas descobridores das minas e primeiros exploradores e os chamados emboabas ou forasteiros, pessoas de outras regiões do Brasil, que vieram atrás das riquezas de Minas.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem 

É necessário juntar o documento comprovativo da doação e do cumprimento das obrigações fiscais (Atenção! A faculdade de remeter documentos digitalizados está reservada

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Clinicamente, o cisto nasolabial apresenta-se como aumento de volume na região anterior do lábio superior, lateral à linha média, com uma elevação da região alar nasal

A principal contribuição desse trabalho é a apresentação de uma solução de localização que, quando implantada em uma rede social móvel, o usuário e seus amigos possam ser