• Nenhum resultado encontrado

3 Procedimento Experimental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3 Procedimento Experimental"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

3

Procedimento Experimental

3.1. Materiais e Métodos

3.1.1. Solventes, reagentes e sais de metais

Todos os compostos empregados nas sínteses e nas análises foram obtidos de fontes comerciais, e utilizados sem nenhum tipo de purificação prévia.

1. Solventes

Acetato de etila; acetona; acetonitrila; isopropanol; metanol; clorofórmio; diclorometano; 1,4-dioxano; éter etílico e tetraidrofurano. Todos estes solventes apresentavam grau de pureza PA (VETEC).

2. Reagentes

Ácido clorídrico concentrado; ácido sulfúrico concentrado; salicilaldeído; 2-(aminometil)piridina; bicarbonato de sódio; 1,4-dimetoxibenzeno; boridreto de sódio; cloreto de sódio; 3-clorometil-5-metilsalicilaldeído (cmff); etilenodiamina; formaldeído 38%; sulfato de sódio anidro e trietilamina.

3. Sais de metais

Perclorato de cobre(II) hexaidratado; perclorato de zinco(II) hexaidratado; cloreto de cobre(II) diidratado e cloreto de zinco(II) anidro.

(2)

3.1.2. Equipamentos e técnicas analíticas 1. Ponto de Fusão

Os pontos de fusão dos precursores e ligantes foram determinados em um aparelho MQAPF-302.

2. Análise Elementar

A determinação dos teores de carbono, hidrogênio e nitrogênio foi feita em um analisador CHNS EA 1110 CE Instrument (Departamento de Química da PUC-Rio). Todas as análises foram realizadas em duplicata, usando-se a média aritmética dos resultados.

A determinação dos teores de metais foi feita num espectrômetro de ICP-OES, modelo Optima 7300 DV, Perkin-Elmer, no LABSPECTRO, em parceria com a Profa. Dra. Tatiana Sain’t Pierre (Departamento de Química da PUC-Rio).

3. Espectroscopia de Absorção na região do Infravermelho

Os espectros de infravermelho foram obtidos em um espectrofotômetro Perkin-Elmer FT-IR 2000. Os espectros registrados na região de IV médio, (4000-450) cm-1, foram amostrados em pastilhas de KBr, e aqueles registrados na região afastada, (700-30) cm-1, em pastilhas de polietileno.

4. Espectroscopia Eletrônica (UV-vis)

Os espectros eletrônicos nas regiões do ultravioleta, visível e infravermelho próximo foram obtidos num espectrofotômetro Perkin Elmer lambda 19 de feixe duplo, utilizando cubeta de quartzo com caminho óptico de 1,00 cm. As análises foram feitas em solução de DMSO (concentrações 10-3 mol). L-1, à temperatura ambiente.

5. Ressonância Magnética Nuclear de 1H e 13C

Os espectros de RMN de hidrogênio e carbono foram obtidos através dos espectrômetros VARIAN MR-400 (400 MHz) e VNMRSYS-500 (500 MHz) no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o auxílio da Profa. Dra. Camilla Buarque (Departamento de Química da PUC-Rio). Os espectros do braço pendente hbpa, intermediários, ligantes e complexos de zinco(II), diamagnéticos, foram obtidos à temperatura ambiente, utilizando-se DMSO-d6 como solvente. O tratamento dos espectros foi

(3)

feito por meio do programa ACD LABS® [62]. Experimentos 2D (COSY) também foram realizados.

6. Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR)

Os espectros de ressonância paramagnética eletrônica dos complexos de cobre foram registrados em um equipamento Bruker ESP300E com frequência modulada de 100 kHz, operando em 9,5 GHz (Banda X). As amostras foram medidas a 298 e 77 K (nitrogênio líquido), em parceira com o Prof. Dr. Odivaldo Cambraia Alves (Departamento de Química / Universidade Federal Fluminense), nas instalações do CBPF-RJ. A simulação e o tratamento dos espectros foi feito utilizando-se os programas MATLAB® [63] e EasySpin® [64].

7. Termogravimetria

A análise termogravimétrica do complexo [Zn2(H2L3)(H2O)2]Cl4·3H2O foi realizada em um analisador Perkin-Elmer TGA 7, em atmosfera de nitrogênio, na faixa (20-900) ºC de temperatura e com taxa de aquecimento de 10 ºC min-1, no Laboratório de Caracterização Química - Departamento de Química – PUC-Rio. Por outro lado, as análises referentes aos complexos [Cu2(L3)(H2O)2](ClO4)2·H2O e [Zn2(H2L2)(H2O)4]Cl2·2H2O foram realizadas em um analisador TGA50H – Shimadzu, em atmosfera de nitrogênio, taxa de aquecimento de 10 ºC. min-1, no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, em uma colaboração com a Profa. Dra. Maria Irene Yoshida.

8. Difração de Raios-X

As determinações estruturais por difração de raios X em monocristal dos compostos obtidos na forma cristalina foram realizadas pelo Prof. Dr. Jackson A. L. C. Resende, no Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense. As medidas do ligante H4L1 e do complexo [Cu2(H2L1)(µ-Cl)2]n·12H2O foram feitas a 293 K num difratômetro KappaCCD equipado com tubo de molibdênio (Mo-Kα, λ = 0,71073 Å). Para ambos os complexos [Zn2(HL1*)(L1*)]ClO4 e [Cu3(L2)](ClO4)2·½H2O, a coleta dos dados foi feita a 150 K em um difratômetro Oxford Gemini Ultra A, também com tubo de molibdênio. A coleta, redução dos dados e refinamento das células foram realizadas com o programa CrysAlis RED® (Oxford Diffraction Ltd., version 1.171.32.38) [65]. As estruturas foram resolvidas e refinadas usando-se o programa SHELXL-97® [66]. Uma correção de absorção multiscan foi aplicada [67]. As figuras cristalográficas foram construídas a partir dos programas ORTEP-3®, para Windows [68], e Mercury® [69]. Os

(4)

átomos de hidrogênio, ligados a carbono, foram gerados geometricamente de acordo com o modelo de corpo rígido.

9. Cálculos de Modelagem Molecular

Cálculos de modelagem molecular para a obtenção dos espectros de infravermelho teóricos dos ligantes foram realizados mediante parceria com o Prof. Dr. Luiz Antônio Sodré Costa, da Universidade Federal de Juiz de Fora, no NEQC (Núcleo de Estudos em Química Computacional). Utilizou-se o programa Gaussian 09 [70] para os cálculos de otimização de geometria, sem qualquer tipo de restrição prévia, e cálculos de frequências harmônicas vibracionais, a 1 atm e 298,15 K. Foi usada a Teoria do Funcional de Densidade (DFT), com o funcional B3LYP de Becke, Lee, Yang e Parr [71,72]. Usou-se também o conjunto de bases de Pople 6-311G(2d,2p) [32, 74] para todos os átomos, em todos os cálculos.

10. Análise Farmacológica in silico e Docking Molecular

A análise farmacológica in silico, para o ligante H2L3 e o AMD3100, foi efetuada em nosso próprio grupo, em conjunto com o Farmacêutico e Mestre em Química Wellington da Silva Cruz. Os cálculos teóricos foram feitos em um computador AMD FX-4100 Quad Core-Processor 3,6 GHz; 8,00 Gb RAM, Windows 7. Para os cálculos de pKa e log D: Database for Pharmacokinetic Properties, da USP [75]. Para os cálculos de log P, druglikeness, drug-score, toxicidade e solubilidade teóricas: Osiris® Property Explorer. Para os cálculos de peso molecular, potencial eletrostático superficial, análise estrutural e QSAR: Wave Function Spartan 10 V1.1.0. Finalmente, para o metabolismo pelo citocromo P450: SMARTCyp V. 2.4.2.

Os cálculos de docking molecular do ligante H2L3, e redocking do AMD3100, no co-receptor CXCR4 foram obtidos mediante parceria com o Prof. Dr. Bruno Horta (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Preparação das estruturas dos compostos: todos os compostos foram construídos no programa Maestro v9.7 (Academic Version), definindo as cargas formais e insaturações manualmente. O antagonista IDT foi construído a partir de sua estrutura experimental disponível no Protein Data Bank. Para o docking: todos os experimentos de docking foram executados no portal gratuito DockThor [76], que possui implementado um algoritmo genético steady-state como método de busca e uma função de avaliação baseada no campo de força MMFF94. As cargas parciais e tipos de átomos do ligante e da proteína são definidos ainda no portal, ambos com o campo de força mencionado acima. A conformação de mais baixa

(5)

energia total (soma das energias intermolecular e interna) de cada ligante foi utilizada para a análise das interações.

3.2. Sínteses dos ligantes binucleantes e seus precursores

O processo de obtenção dos três ligantes simétricos inéditos envolveu algumas etapas de síntese, utilizando dois tipos de centros precursores e um mesmo tipo de braço pendente.

3.2.1. Síntese do braço pendente hbpa

3.2.1.1. Obtenção da 2-(hidroxibenzil)-2-(piridilmetil)amina (hbpa) através

de uma reação de iminação redutiva

O protocolo de síntese para este intermediário foi adaptado a partir de procedimento descrito originalmente por Neves et al. [77].

A um balão de reação de 120 mL contendo 50 mL de metanol em banho de gelo, adicionou-se 15,0 mL de 2-(aminometil)piridina (108,14 g mol-1; 1,05 g mL-1; 0,15 mol), seguidos por 16,0 mL de salicilaldeído (122,12 g mol-1; 1,16 g mL-1; 0,15 mol), sob agitação magnética. Após 60 minutos de reação, iniciou-se a adição de 5,7 g de boridreto de sódio (37,83 g mol-1; 0,15 mol), em pequenas porções, durante 1 hora. Terminada a adição do agente redutor, a mistura foi retirada do banho de gelo e deixada em agitação por aprox. 12 horas. Em seguida, o pH foi ajustado entre 5 e 6 pela adição de HCl 2 mol L-1. Evaporou-se o solvente sob vácuo a 40 ºC, no rotavapor, e adicionou-se cerca de 60 mL de diclorometano ao óleo restante, que, em seguida, foi lavado (5 X 40 mL) com uma solução saturada de bicarbonato de sódio, e uma última vez com água. A fase orgânica foi seca com sulfato de sódio anidro, e o diclorometano, evaporado a pressão reduzida na presença de éter etílico. Por fim, ao óleo amarelo obtido foi adicionado éter etílico, e este foi reservado no refrigerador por uma semana, para precipitação. O sólido branco foi então filtrado e lavado com éter etílico

(6)

gelado. A solução de filtragem foi novamente evaporada, adicionada de éter e reservada no refrigerador para precipitação. Este procedimento de precipitação foi repetido por três vezes e, no final, foram obtidos 12,83 g (0,06 mol) de hbpa, com rendimento de 40%1. Análise elementar - % encontrada (calculada): C 74,9 (72,8); H 6,5 (6,6); N 12,3 (13,1). O cálculo foi efetuado com base na fórmula C13H14ON2 (214,29 g mol-1). P.F.: 63 ºC. IV (KBr), cm-1: 3263 (f), 3161 (f), 3043 (f), 3010 (f), 2946 (f), 2928 (f), 2896 (f), 2859 (f), 2724 (f), 2702 (f), 2618 (o), 2573 (f), 2573 (f), 2495 (f), 1596 (F), 1569 (f), 1458 (F), 1430 (m), 1378 (f), 1355 (f), 1355 (f), 1314 (f), 1281 (F), 1256 (m), 1239 (m), 1203 (f), 1149 (f), 1118 (m), 1093 (m), 1043 (f), 995 (f), 978 (f), 924 (f), 869 (F), 846 (m), 753 (F), 680 (f), 628 (f), 543 (f), 508 (f), 465 (f). (F: banda forte; m: banda média; f: banda fraca, o: ombro).

RMN de 1H, ppm (DMSO-d6): 3,94 (s, 2H); 4,02 (s, 2H); 6,79 (t, 1H); 6,88 (d,

1H); 6,99 (d, 1H); 7,23-7,17 (m, 3H); 7,68 (dt, 1H); 8,60 (d, 1H).

3.2.2.

Preparação do centro precursor simétrico

3.2.2.1. Síntese do precursor 2,5-bis(clorometil)-1,4-dimetoxibenzeno,

por meio de uma reação de clorometilação

O protocolo de síntese para este intermediário foi reproduzido conforme procedimento descrito por Nogueira [43].

OCH3 OCH3 Cl Cl OCH3 OCH3

+

H H O 1. Dioxano/HCl 2. HCl(g) agitação de 3h 3. HCl conc.

Para a síntese deste intermediário, foi montado, dentro de uma capela de exaustão, um sistema com três balões: dois de 500 mL (balões 1 e 2), e um outro, bitubulado, de 2000 mL (balão 3). Os balões foram presos aos suportes e conectados com borrachas, sendo que na borracha que leva ao balão 3 foi encaixada uma pipeta Pasteur (Figura 16).

(7)

Figura 16 - Aparelhagem usada para a síntese do 2,5-bis(clorometil)-1,4-dimetoxibenzeno. Extraído da referência 43.

No balão 3, foram dissolvidos 51,5 g (138,18 g mol-1; 0,375 mol) de 1,4-dimetoxibenzeno em uma mistura de 300 mL de 1,4-dioxano e 50 mL de ácido clorídrico concentrado. A solução contida no balão 3 foi mantida sob agitação à temperatura ambiente.

No balão 1, foram adicionados 22,5 g de NaCl sobre uma solução aquosa de H2SO4 (para a produção de gás HCl). O balão 1 foi posto em uma manta de aquecimento e, em poucos minutos, observou-se desprendimento de bolhas da solução nele contida e o quase imediato borbulhamento de gás HCl no balão 3. O balão 2 atua apenas como trap de segurança.

Em seguida, com o auxílio de uma pipeta Pasteur, o formaldeído (38%, 160 g, 2,0 mol) foi gotejado sobre a solução do balão 3, sob agitação constante, em intervalos de dez minutos contados a partir do início do borbulhamento do gás HCl. Após o término da adição de formaldeído, a solução foi mantida sob agitação por três horas à temperatura ambiente. Por último, foram gotejados 225 mL de ácido clorídrico 12 mol L-1. Trinta minutos após a adição do ácido, foi observado um precipitado branco na solução do balão 3.

O sólido obtido foi separado por filtração em funil de Büchner, lavado com alíquotas de água destilada gelada e seco sob vácuo. O produto foi solubilizado em quantidade mínima de acetona, à quente, e deixado em banho de gelo para cristalizar. O composto purificado foi filtrado, lavado uma única vez com acetona

(8)

gelada, e seco sob vácuo. Foram isolados 17,57 g (0,075 mol; 235,12 g mol-1, rendimento de 45%) de 2,5-bis(clorometil)-1,4-dimetoxibezeno (C10H12O2Cl2), na forma de um sólido branco. Análise elementar - % encontrada (calculada): C 52,0 (51,1); H 5,3 (5,1). O cálculo foi efetuado com base na fórmula C10H12O2Cl2 (235,12 g mol-1). P.F.: 164 ºC.

IV(KBr), cm-1: 3429 (f), 3051 (f), 3018 (f), 2967 (m), 2937 (f), 2909 (o), 2858 (f),

2837 (f), 2028 (f), 1737 (f), 1512 (F), 1462 (F), 1433 (m), 1409 (m), 1319 (m), 1288 (f), 1259 (m), 1226 (F), 1179 (m), 1152 (f), 1136 (m), 1041 (F), 931 (f), 913 (m), 877 (m), 833 (f), 811 (f), 760 (f), 736 (f), 680 (F), 643 (f), 608 (m), 563 (f), 520 (f), 477 (f). (F: banda forte; m: banda média; f: banda fraca, o: ombro).

RMN de 1H, ppm (DMSO-d6): 3,78 (s, 6H); 4,67 (s, 4H); 7,12 (s, 2H).

3.2.3. Síntese do intermediário não-simétrico hbpamff

3.2.3.1. Obtenção do

3-[2-(hidroxibenzil)-2-(piridilmetil)amina]-5-metil-salicilaldeído (hbpamff) via reação de substituição nucleofílica bimolecular

Este intermediário não-simétrico foi obtido a partir do procedimento de síntese modificado descrito por Rey [78].

CH3 OH O Cl N N H O H CH3 OH O N N OH 2. Et3N 1. CH2Cl2 CH3 CH3

+

OBS.: o centro precursor não-simétrico cmff utilizado nesta reação foi gentilmente cedido pela Profa. Dra. Rosely Peralta (UFSC, Florianópolis).

Foram colocados, em um balão de reação de 125 mL, 2,77 g (15 mmol) de cmff dissolvidos em 40 mL de diclorometano. A esta solução, resfriada a 0 ºC em banho de gelo, foi adicionada, vagarosamente (com o auxilio de um funil de adição) e sob agitação constante, outra solução contendo o braço hbpa (3,22 g; 15 mmol) e trietilamina (2,1 mL; 15 mmol) em 40 mL de diclorometano. Uma vez terminada a adição, o banho de gelo foi retirado e a mistura reacional foi deixada sob agitação por mais 3 horas à temperatura ambiente. A solução resultante foi, então, transferida para um funil de separação e lavada (8 x 50 mL) com uma

(9)

solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio. A fase orgânica foi seca com sulfato de sódio anidro, filtrada e o solvente, evaporado no rotavapor, a 40 ºC. O óleo amarelo obtido foi dissolvido em 20 mL de isopropanol a quente, transferido para um béquer de 50 mL e levado ao freezer para favorecer a precipitação. Após algumas horas, o produto, um sólido microcristalino, foi filtrado em funil de Büchner, lavado com isopropanol gelado e guardado sob vácuo em dessecador contendo sílica. Foram isolados 4,94 g (13,6 mmol), com rendimento de 91%. A água-mãe foi reservada e, após algumas semanas, foi observada a presença de cristais amarelos no bécher. Estes foram coletados e lavados com éter. Análise elementar - % encontrada nos cristais (calculada): C 71,2 (72,9); H 6,4 (6,1); N 7,9 (7,7). O cálculo foi feito com base na fórmula C22H22O3N2 (362,46 g mol-1).

P.F.: 105 ºC.

IV (KBr), cm-1: 3051 (f), 3023 (f), 2922 (m), 2885 (f), 2848 (m), 2767 (f), 2694 (f),

2586 (f), 1682 (F), 1600 (m), 1582 (m), 1478 (F), 1434 (m), 1382 (m), 1278 (m), 1244 (F), 1188 (f), 1152 (f), 1120 (f), 1098 (f), 1038 (f), 1004 (f), 977 (f), 963 (f), 880 (f), 826 (f), 800 (f), 754 (F), 718 (f), 630 (f), 613 (f), 566 (f), 493 (f), 465 (f). (F: banda forte; m: banda média; f: banda fraca, o: ombro).

RMN de 1H, ppm (DMSO-d6): 2,21 (s, 3H); 3,68 (s, 2H); 3,74 (s, 2H); 3,79 (s,

2H); 6,74 (t, 1H); 6,79 (d, 1H); 7,08 (t,1H) ;7,19 (d, 1H); 7,31-7,35 (m, 3H); 7,39 (d, 1H); 7,79 (t, 1H); 8,57 (d, 1H); 10,22 (s, 1H).

3.2.4. Síntese dos ligantes

Os resultados de IV e RMN constam nos capítulos 4 e 5.

3.2.4.1. Síntese do ligante 6,6’-[1,2-etanodiilbis(iminometil)]bis{2

-[(2-hidroxibenzil)(2-piridilmetil)aminometil]-4-metilfenol} (H4L1)

Reação de obtenção do ligante, por meio de inclusão do grupo espaçador etilenodiamina no intermediário hbpamff, através de formação de base de Schiff:

(10)

OH O N N OH NH2 N H2 OH N N N O H OH N N N OH 2 + MeOH / THF

Em um balão de reação de 250 mL, foram colocados 2,175 g (6 mmol) de hbpamff dissolvidos em uma mistura de álcool metílico/tetraidrofurano (15 mL de cada). Sobre esta solução, gotejou-se lentamente e sob constante agitação uma solução metanólica contendo 0,2 g (3 mmol) de etilenodiamina (60,1 g mol-1). Terminada a adição, a mistura reacional foi deixada em agitação por mais 1 hora e meia à temperatura ambiente. Ao final deste período, foi observada a formação de precipitado amarelo. O sólido obtido foi filtrado e lavado com metanol. Foram obtidos 1,90 g de composto na forma de pó amarelo (2,5 mmol; 749,0 g mol-1) com rendimento de 83%. Para a recristalização, foram dissolvidos 0,2 g de sólido em 60 mL de uma mistura metanol : diclorometano (1:1). A mistura foi levemente aquecida e, em seguida, filtrada. Depois de 6 dias em repouso, à temperatura ambiente, cristais amarelos foram coletados da solução. Estes foram filtrados e lavados com a mistura de solventes utilizada na cristalização (porém, desta vez, gelada) e, em seguida, com éter gelado. Foram obtidos 0,16 g de composto na forma de cristais (0,21 mmol; 749,0 g mol-1) com rendimento de 80%. Análise elementar - % encontrada nos cristais (calculada): C 72,4 (73,7); H 6,4 (6,5); N 11,1 (11,2). O cálculo foi feito com base na fórmula C46H48O4N6.

P.F.: (209-210) ºC.

3.2.4.2. Síntese do ligante

6,6’-[1,2-etanodiilbis(aminometil)]bis{2-[(2-hidroxibenzil)(2-piridil-metil)aminometil]-4-metilfenol} (H4L2)

Reação de obtenção do ligante H4L2, a partir da redução do ligante H4L1:

(11)

OH N N N O H OH N N N OH OH N N N O H OH N N N OH H H CH2Cl2 NaBH4

Foram dissolvidos 0,2 g (0,26 mmol) do ligante imina H4L1 em 20 mL de diclorometano e, em seguida, adicionados sobre esta solução 0,02 g (0,52 mmol) de boridreto de sódio (37,83 g mol-1), em pequenas porções, durante meia hora. A mistura reacional permaneceu sob agitação até que todo o boridreto fosse consumido. Em seguida, o pH foi ajustado entre 6 e 7 pela adição de solução de HCl 6 mol L-1. Após parte do solvente ter sido evaporado no rotavapor a 70°C, os sais de boro formados foram extraídos com solução saturada de bicarbonato de sódio (5 x 40 mL).

(12)

P.F.: (91-94) ºC.

3.2.4.3. Síntese do ligante

1,4-bis[(2-hidroxibenzil)(2-iridilmetil)amino-metil]-2,5-dimetóxibenzeno (H2L3)

Reação de obtenção do ligante, pela inserção do braço coordenante hbpa no centro precursor simétrico 2,5-bis(clorometil)-1,4-dimetoxibenzeno através de uma substituição nucleofílica bimolecular:

OH NH N Cl Cl OCH3 OCH3

+

2 1. CH2Cl2 / CH3CN OCH3 OCH3 N N N N OH O H 2. Et3N

(13)

3.3.

Sínteses dos complexos binucleares

Procedimento geral de síntese de obtenção dos complexos

Todos os complexos binucleares foram obtidos por meio da reação dos respectivos sais de metais com o ligante (M:L = 2:1), em solução metanólica.

ATENÇÃO: Percloratos de complexos metálicos contendo ligantes de natureza

orgânica são potencialmente explosivos e, por isso, devem ser manuseados em pequenas quantidades e com as devidas precauções!

3.3.1. Complexo de cobre(II) do ligante H4L1 (1)

Este complexo foi sintetizado pela mistura de uma suspensão metanólica (15 mL) de cristais do ligante H4L1 (0,25 mmol, 0,19 g) com solução metanólica (5 mL) de cloreto de cobre(II) diidratado (0,5 mmol, 0,085 g). A mistura foi mantida sob agitação em banho de glicerina a 70 ºC por 15 minutos. Após deixar o sistema esfriar até a temperatura ambiente, o bécher foi coberto com parafilme e deixado em repouso na bancada, para cristalizar. Depois de 7 dias, cristais verdes, adequados para determinação estrutural por difração de raios X, foram coletados e lavados com metanol e éter etílico gelados. Foram isolados 0,14 g de cristais (0,12 mmol), com um rendimento de 48%. Análise elementar - % encontrada (calculada): C 49,9 (49,10); H 5,0 (5,9); N 7,0 (7,5); Cu 12,2 (11,3). O cálculo foi feito com base na fórmula C46H66O14N6Cl2Cu2 (1125,02 g mol-1).

3.3.2. Complexo de zinco(II) do ligante H4L1 (2)

Este complexo foi sintetizado pela mistura de uma suspensão metanólica (15 mL) do ligante H4L1 (0,5 mmol, 0,18 g) com uma solução metanólica (5 mL) contendo perclorato de zinco(II) hexaidratado (1,0 mmol, 0,37 g). A mistura foi continuamente agitada (em banho de glicerina) a 50 ºC por 30 min. Após este período, foi observada uma pequena quantidade de sólido amarelo no fundo do bécher, a qual foi filtrada e descartada. A solução, por sua vez, foi colocada para cristalizar à temperatura ambiente. Após duas semanas, foram obtidos cristais amarelos adequados à determinação estrutural por difração de raios X. Estes cristais foram filtrados, lavados com metanol e secos à temperatura ambiente. Foram obtidos 0,08 g de cristais (0,08 mmol), com rendimento de 34%. Análise

(14)

elementar - % encontrada (calculada): C 55,1 (55,5); H 4,5 (4,3); N 5,7 (5,9); Zn 15,9 (13,7). Cálculo feito com base na fórmula C44H41O10N4ClZn2 (952,2 g mol-1).

3.3.3. Complexo de cobre(II) do ligante H4L2 (3)

Para a obtenção deste complexo, foi preparada uma solução metanólica do ligante (0,25 mmol, 0,19 g) e a esta adicionou-se, lentamente, outra solução metanólica de perclorato de cobre(II) hexaidratado (0,5 mmol, 0,19 g). A mistura permaneceu sob agitação em banho de glicerina a 70 ºC. A solução foi colocada para cristalizar à temperatura ambiente, mas não houve a formação de cristais. Após algumas tentativas de cristalização, utilizando-se diferentes solventes, foi feita a adição de mistura 1:3 (acetato de etila : isopropanol). Após uma semana, observou-se o surgimento de cristais verdes adequados para a determinação estrutural por difração de raios X. Estes foram coletados, lavados com a mistura acetato de etila : isopropanol usada na cristalização e éter etílico gelados. Foram obtidos 0,19 g de cristais (0,16 mmol), com rendimento de 66%. Análise elementar - % encontrada (calculada): C 47,4 (50,6); H 4,6 (5,0); N 7,3 (8,4); Cu 8,8 (11,6). Cálculo feito sobre a fórmula C49H57,25O13N7Cl2Cu2,13 (1162,19 g mol -1), em que um dos sítios de cobre apresenta um fator de ocupação de 13%. A ocupação parcial do terceiro sítio de coordenação, com suas possíveis variações de uma síntese para a outra, explicam a grande diferença observada entre as porcentagens experimentais e teóricas de alguns elementos.

3.3.4. Complexo de zinco(II) do ligante H4L2 (4)

Na síntese deste complexo, foram dissolvidos 0,072 g (0,095 mmol) do ligante H4L2 em 15 mL de uma mistura acetato de etila : isopropanol (1:3). Sobre esta solução, gotejou-se lentamente 5 mL de outra solução [também na mistura acetato de etila : isopropanol (1:3)] contendo 0,025 g (0,189 mmol) de cloreto de zinco(II). A solução permaneceu em agitação a 50 ºC, em banho de glicerina, por dez minutos. Então, a solução foi resfriada até a temperatura ambiente, e um sólido microcristalino branco foi obtido. Este foi filtrado e lavado com a mistura gelada de acetato de etila : isopropanol. Foram isolados 0,056 g de composto (0,05 mmol), com rendimento igual a 56%. Análise elementar - % encontrada (calculada): C 51,6 (52,1); H 5,9 (5,7); N 7,4 (7,9); Zn 12,2 (12,3). O cálculo foi feito com base na fórmula C46H60O10N6Cl2Zn2 (1059,2 g mol-1).

(15)

3.3.5. Complexo de cobre(II) do ligante H2L3 (5)

Este complexo foi preparado a partir da adição, lenta, de uma solução metanólica (10 mL) de perclorato de cobre(II) hexaidratado (1 mmol, 0,37 g) em suspensão metanólica (25 mL) do ligante H2L3 (0,5 mmol, 0,29 g). A solução resultante, límpida, foi mantida sob agitação por 20 min a 70 ºC, em banho de glicerina. Após esfriar até a temperatura ambiente, observou-se a presença de precipitado verde. Este foi filtrado e lavado com metanol e éter etílico gelados. Foram obtidos 0,32 g de sólido (0,33 mmol), com rendimento de 67%. Análise elementar - % encontrada (calculada): C 44,5 (44,6); H 4,5 (4,4); N 5,8 (5,8); Cu 13,2 (13,1). Cálculo sobre a fórmula C36H42O15N4Cl2Cu2 (968,8 g mol-1).

3.3.6. Complexo de zinco(II) do ligante H2L3 (6)

Referências

Documentos relacionados

Página TABELA 30 - Tempos de indução, manutenção e retorno, em minutos, das concentrações mais indicadas, em mg/L, para sedação e anestesia, de girinos de rã- touro

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Os nimbostratos formam-se quando uma camada de ar quente é forçada a elevar-se por cima do ar frio ou então a subir uma montanha, e quando a nuvem resultante tem a capacidade de se

Com base nos resultados obtidos com o presente trabalho, recomenda-se, como melhor tratamento para a superação de dormência em sementes de Hymenaea courbaril, a imersão em

Trata-se de um laboratório situado no prédio AT/LAB, no piso térreo, possuindo paredes de alvenaria de blocos rebocadas, paredes divisórias em madeira, forro de laje reta, piso