• Nenhum resultado encontrado

Federação de Bolão do Rio Grande do Sul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Federação de Bolão do Rio Grande do Sul"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Federação de Bolão do Rio Grande do Sul

Av. Pernambuco, 2253 Ap. 11

CEP 90.240-005 – Porto Alegre / RS

Fone/Fax: (xx) 51 - 3222.2687

E-mail: fbrgs@terra.com.br Site: www.fbrgs.com.br

R E G U L A M E N T O

* CAMPEONATO METROPOLITANO * CAMPEONATO MUNICIPAL (LIGAS) * CAMPEONATO REGIONAL

* CAMPEONATO ESTADUAL

1º) A Federação de Bolão do Rio Grande do Sul, a seguir neste Regulamento denominada FEDERAÇÃO, fundada em 02 de outubro de 1944, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, tem por finalidade dirigir, difundir e incentivar a prática do bolão, em caráter amadorista, promovendo torneios e campeonatos, zelando pela organização das competições promovidas pelas Ligas e Associações que lhe são filiadas.

PARÁGRAFO ÚNICO - As Associações que não participarem dos Torneios Inícios, ficarão impedidas de disputar o Campeonato da referida modalidade (Somente Porto Alegre).

2º) É atribuição da FEDERAÇÃO organizar os Campeonatos de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre (Bola 23cm, Bola 16cm e Casais), nos Municípios onde existem duas (02) ou mais Associações filiadas, na fase Regional e Estadual.

3º) Os Campeonatos serão os seguintes:

a) Bola 23cm: ADULTO, MASCULINO, FEMININO, VETERANOS, VETERANAS,

CASAIS E JUNIORES.

b) Bola 16cm: ADULTO, JUNIORES, MASCULINO E FEMININO.

c) Campeonatos Individuais: MASCULINO, FEMININO, CASAIS, VETERANOS E

VETERANAS.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Entende-se como Veteranos (as) todo (a) atleta com idade superior a 50 (cinqüenta) anos (feitos inclusive dentro do ano).

(2)

PARÁGRAFO TERCEIRO - A partir de 1997, em todas as competições promovidas pela FBRGS, as equipes passarão a jogar individualmente (forma de corrente) e não mais em duplas.

4º) Os Campeonatos promovidos pela FEDERAÇÃO em todas as modalidades, serão realizados sempre em concordância com as datas de eventos programados pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BOCHA E BOLÃO.

5º) As Ligas organizarão seus próprios Campeonatos devendo informar à

FEDERAÇÃO, em tempo hábil, a classificação das equipes e número de

participantes para efeito de sua inclusão na fase seguinte, seja regional, semifinal ou final do Campeonato Estadual da referida modalidade. Os resultados das rodadas deverão ser informados à FEDERAÇÃO que acompanhará o andamento do respectivo Campeonato.

PARÁGRAFO ÚNICO - Em caso de empate para a premiação individual será considerado campeão o atleta mais Idoso.

6º) Para os Campeonatos Municipais e ou Regionais à FEDERAÇÃO fornecerá as respectivas súmulas e no carnê deverão constar as datas e horários do inicio das competições.

PARÁGRAFO ÚNICO - Transferência de rodada somente será possível em comum acordo entre todos os participantes que assinarão correspondência a ser enviada à FEDERAÇÃO até quarenta e oito (48) horas antes da nova data proposta.

7º) A contagem de pontos será de acordo com o número de participantes. Exemplo: cinco EQUIPES - 1º Lugar cinco (05) pontos, 2º Lugar quatro (04) pontos, 3º Lugar três (03) pontos, 4º Lugar dois (02) pontos, 5º Lugar um (01) ponto. No caso de empate numa das colocações, ambas receberão igual número de pontos, não havendo em conseqüência, atribuição de ponto à colocação imediata e tão somente à seguinte. Exemplo: Empate em 1º Lugar cinco (05) pontos para cada equipe e três (03) pontos para a equipe que se classificar a seguir.

8º) Nos Campeonatos Municipais (Ligas) ou Regionais, à classificação será, conforme o Art. 7º. No caso de empate entre duas (02) ou mais equipes, o fator decisório será a soma de pinos derrubados em todos os confrontos. Caso continue o empate a decisão será por maior números de noves (09), oitos (08), setes (07), e assim sucessivamente.

(3)

PARÁGRAFO ÚNICO - O não cumprimento da determinação acima ocasionará o afastamento da equipe faltosa dos Campeonatos do ano seguinte.

10º) Cada equipe em todos os Campeonatos bola 23 cm (exceto casais), serão constituídas por dez (10) atletas efetivos e poderão ser feitas duas (02) substituições durante cada partida, em qualquer momento, em qualquer pista, por qualquer motivo, que obrigue o atleta titular a se afastar da equipe, mas sem direito a experiência. Para equipes incompletas marcar-se-á Zero (0) pontos e na infração subseqüente será feita uma advertência por escrito à diretoria da Associação filiada. Na reincidência a filiada fica obrigada ao pagamento de uma multa correspondente a 50% (cinqüenta por cento) da anuidade vigente na ocasião e, até que o faça, ficam suspensos os direitos das demais equipes (do infrator), de participar de competições oficiais promovidas pela FEDERAÇÃO.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Em se tratando de grupo de casais, as equipes serão formadas por dez (10) casais, na qual serão descartados os dois (02) casais de menos produção para contagem final, sem substituição durante o desenrolar das partidas, para Campeonatos Metropolitanos, Regionais e Ligas. Após o inicio das rodadas não será concedido nenhuma tolerância, a qualquer uma das equipes participantes mesmo ocorrendo falta de atletas. Ou seja, a ordem de jogo será ininterrupta. O Clube que não poder completar a sua equipe deverá comunicar o fato a mesa, que por sua vez, levará ao conhecimento da equipe que joga na seqüência. Para a Taça dos Campeões, Eliminatórias e Campeonato Estadual as equipes serão formadas por oito (08) casais efetivos e dois suplentes. A substituição de um (01) casal somente será possível quando ambos (Marido e Mulher) tiverem o mesmo número de arremessos, exceto em caso de acidente.

PARÁGRAFO SEGUNDO - Somente serão aceitas inscrições de casais mediante a apresentação das respectivas certidões de casamento (xerox) ou declaração formal de convivência em união estável, da forma da lei vigente (Registro Cartório Civil) aos quais, após o competente registro, serão devolvidas cópias aos interessados.

11º) Nos Campeonatos Municipais ou Regionais cumpre a um diretor do clube locatário dirigir a competição, fazendo a respectiva marcação. Os demais clubes participantes poderão designar um fiscal para acompanhar as anotações feitas pelo marcador, e, ao final da competição, as súmulas devidamente assinadas por todos os interessados deverão ser encaminhadas à FEDERAÇÃO para que cheguem ao seu destino no máximo até setenta e duas (72) horas após o termino do evento.

(4)

12º) Os Clubes locatários deverão apresentar as pistas, pinos e o local em perfeitas condições de uso e dentro dos regulamentos vigentes.

PARÁGRAFO ÚNICO – As pistas somente poderão receber camada de óleo quarenta e oito (48) horas antes dos jogos, conforme determinação da CBBB. Após o término da jornada diária, durante o evento, será permitido apenas serviços de limpeza sem adição de óleo.

13º) Nos Campeonatos com bola 23 cm, masculinos, femininos, veteranos, veteranas, e de casais, cada atleta fará vinte (20) arremessos válidos, tendo direito a uma (01) experiência em cada pista caso o primeiro arremesso não seja nove (09) pinos. O tempo máximo para completar a totalidade dos arremessos, inclusive com substituição será de vinte (20) minutos.

PARÁGRAFO ÚNICO - As bolas deverão ter o diâmetro máximo de 23 cm, e poderão ser de madeira, aglomerada ou plástico e peso até onze (11) kg. A partir de 1996, os clubes com quatro (04) pistas, deverão realizar seus jogos oficiais, usando todas as pistas, jogando 5 (cinco) bolas em cada, obedecendo à seqüência de canchas. USO DE BOLAS NAS PISTAS - Por determinação da CBBB e homologado pelas Federações, a partir da Temporada de 2007, somente uma (01) Bola, poderá ser usada pelos atletas para seus vinte (20) arremessos em jogo oficiais. Caso seja verificado a infração (USAR OUTRA BOLA), o atleta perderá os pontos da jogada e será advertido com Cartão Amarelo. Troca de Bola por engano involuntariamente entre os atletas que estão nas pistas participando da competição, não haverá perda dos pontos por parte dos mesmos. Caso o atleta deixar cair a bola e ela ultrapassar a linha do risco de arremesso dos 6,50 (seis metros e meio), é considerada válida marcando-se Zero (0) ponto ao atleta.

14º) Os Campeonatos com bola 16 cm, masculino, feminino e adulto e de juniores, poderão ser com 40 (quarenta), 60 (sessenta), 80 (oitenta) ou 100 (cem) arremessos, dependendo sempre do número de equipes, e de pistas à disposição, condição válida para competições Municipais, Regionais ou Estaduais. O tempo será de um (01) minuto para cada dois (02) arremessos, e obedecendo as normas da CBBB.

PARÁGRAFO ÚNICO - As bolas deverão ser de plástico, com diâmetro máximo de 16 cm e peso entre 2.800 e 3.000 gramas.

15º) Durante o tempo em que os atletas estiverem fazendo os respectivos arremessos, deverão observar o espaço a eles reservado que é de (6,5) (seis metros e meio), considerado como pista de corrida, devendo o atleta observar sempre o risco de atenção para o arremesso da bola. Caso soar o relógio de tempo de jogo, e o atleta esteja com a bola na mão, o mesmo terá mais 30 (trinta) segundos para realizar seu arremesso. Só serão válidos os pinos caídos, não valendo os “pinos deslocados”. O atleta deverá cuidar o ponto de apoio (primeiro risco), não podendo ser ultrapassado com o (Pé), sob pena de ser

(5)

CORRETO

(6)

INCORRETO

INCORRETO

INCORRETO

INCORRETO

Incorreto: Pé de apoio depois do risco auxiliar

.

(7)

PARÁGRAFO ÚNICO - A advertência deverá ser registrada em súmula para produzir efeito na seqüência de arremessos nas demais pistas.

16º) Em todas as competições oficiais, seja bola 16 cm, bola 23 cm, masculino, feminino, veteranos, veteranas, juniores ou de casais, será obrigatório o controle do tempo referido nos Art. 13º (décimo terceiro) e 14º(décimo quarto) com relógios apropriados. No caso de Porto Alegre as equipes locatárias que não tiverem relógios, poderão solicitá-lo à FEDERAÇÃO, devendo, logo após o término da competição, devolvê-lo juntamente com as súmulas dos jogos.

PARÁGRAFO ÚNICO - O não cumprimento do Art. 16º (décimo sexto) implicará ao clube locatário, multa de um (01) salário mínimo vigente no País e conseqüente perda de pontos na rodada.

17º) As equipes masculinas, femininas, veteranos, veteranas ou de juniores, poderão ter apenas um (01) orientador (capitão e auxiliares). As equipes de casais poderão ter como orientadores (capitães) um (01) casal, um (01) homem ou uma (01) mulher, ou se necessário dois (02) homens ou duas (02) mulheres.

18º) Os atletas durante sua permanência nas pistas deverão estar devidamente uniformizados e manter comportamento exemplar, não fumando ou ingerindo bebidas alcoólicas. O orientador (capitão) deverá observar o mesmo comportamento dos atletas no que se refere às proibições antes referidas, não podendo, ainda, adentrar o espaço reservado aos atletas. Durante o tempo dos arremessos os capitães deverão permanecer sentados em local designado pela sede (bola 16 cm), acompanhando o seu atleta nas quatro pistas.

19º) É CONSIDERADO UNIFORME: Camiseta, calção ou bermuda ou agasalho padrão de seu Clube, meia soquete, tênis apropriado para prática do Bolão, devendo ser com solado de borracha e que não danifique a pista de jogo. No feminino não é permitido o uso de meia de nylon. Meia-calça somente quando estiver sobreposta por meia soquete. Será permitido como uniforme o uso de camiseta regata, e não será permitido o uso de meia sapatilha.

OBSERVAÇÃO: O calçado sapatênis foi liberado pela CBBB, e homologado pelas Federações, a partir do Campeonato Brasileiro Master Masculino, de 18/04/2008.

PARÁGRAFO ÚNICO - O não cumprimento do Art. acima implicará ao clube faltoso multa de um (01) salário mínimo vigente no País, e perda dos pontos do atleta.

20º) Em todas as competições oficiais os capitães e atletas deverão assinar as respectivas súmulas e apresentar a carteira de identidade fornecida pela

FEDERAÇÃO juntamente com a matrícula renovada para o ano em curso. No

(8)

PARÁGRAFO ÚNICO - O atleta que tiver extraviado sua carteira de identificação fornecida pela FEDERAÇÃO, deverá solicitar o fornecimento de uma segunda via dentro do prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas após a competição em que for verificada à ocorrência.

21º) Em dezembro de cada ano, após a Assembléia Geral, à FEDERAÇÃO, enviará, às Ligas e Associações filiadas, uma circular em que constarão:

A - Tabela das taxas que vigorarão no ano seguinte e respectivos prazos de

pagamentos.

B - Questionário que deverá ser preenchido pelas Associações filiadas,

informando de que competições vão participar devendo ser devolvido à

FEDERAÇÃO, de modo a possibilitar a confecção da tabela das competições a

nível Municipal, Regional ou Estadual. O não encaminhamento do questionário antes referido não implica na exclusão sumária da filiada, que poderá, se assim o desejar, solicitar inscrição, com devida antecedência, nos campeonatos organizados pela FEDERAÇÃO.

22º) As Associações filiadas deverão pagar as anuidades devidas à FEDERAÇÃO em duas (02) parcelas, a 1ª até 15 (quinze) de janeiro e a 2ª parcela até 15 (quinze) de fevereiro de cada ano a fim de que lhes seja concedido o direito de participar do calendário de eventos da FBRGS. As demais taxas poderão ser pagas após a prestação dos serviços solicitados.

23º) Anualmente à FEDERAÇÃO fará realizar campeonatos estaduais de bola 23 cm. E bola 16 cm., masculino, feminino, adulto, juniores, veteranos, veteranas e casais, cabendo às Associações filiadas interessadas em sediar qualquer das competições antes referidas, encaminhar oficio à FEDERAÇÃO que, na sua apreciação, levará em conta o fator local (instalações da solicitante), possibilidade de acomodações das delegações na rede hoteleira etc... Caso haja mais de uma Associação interessada por determinado tipo de campeonato, na apreciação das propostas, será levado em conta primeiramente o ineditismo como organizador. A filiada que se propuser a sediar um Campeonato Estadual terá a seu cargo as despesas inerentes à competição. Os clubes para participarem das Eliminatórias e Estaduais deverão estar em dia com suas obrigações financeiras com a Federação de Bolão do Rio Grande do Sul.

24º) Dependendo do número de equipes classificadas na fase Regional e nos campeonatos promovidos pelas Ligas, poderão ser feitos outros confrontos eliminatórios para se chegar a um número ideal de finalistas ao Campeonato Estadual.

25º) No Metropolitano e Ligas, em que estão inscritas 06 (seis) ou mais filiadas (participantes do campeonato), o campeão fica automaticamente classificado às finais do Estadual. Se menos de 06 (seis) participam de determinada modalidade, à campeã do município fica obrigada a competir na fase regional, semifinal ou eliminatória.

(9)

PARÁGRAFO PRIMEIRO - As Ligas com mais de dez (10) equipes participantes, o Campeão e o Vice Campeão, irão direto para a 1ª Fase Final do Estadual.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Para os Clubes que obtiverem classificação para as Eliminatórias e não puder comparecer, deverá comunicar através de oficio à Federação de Bolão do Rio Grande do Sul, até 15 (Quinze) dias antes da Competição, de sua desistência. Caso não o faça por escrito no prazo mencionado e não comparecer, será imposta uma multa de R$ 800,00 (Oitocentos Reais), na qual não efetuando o pagamento, estará automaticamente eliminado para a próxima temporada. Já para os Clubes classificados para o Campeonato Estadual, é obrigatória sua presença, sob pena de ser imposta uma multa de R$ 600,00 (Seiscentos Reais) pelo não comparecimento.

26º) As equipes participantes dos Campeonatos Metropolitano, masculino, feminino, veteranos e casais, bola 23 cm. E bola 16 cm., quando necessário serão divididos em chaves, dependendo do número de participantes.

27º) As equipes campeãs de Porto Alegre (bola 23 cm), masculino, feminino, veteranos e casais; às campeãs Estaduais do ano anterior, masculino, feminino, casais e veteranos e da Sociedade patrocinadora terão direito assegurado de participar do Campeonato Estadual do ano em curso, a partir de sua primeira fase, desde que seja cumprido o contido no Art. 25º.

28º) Em todas as competições oficiais, os atletas que se encontrarem nas pistas, fazendo os respectivos arremessos, não poderão ser hostilizados ou molestados por dirigentes, atletas ou simpatizantes das equipes adversárias. Verificada a ocorrência, os faltosos serão advertidos e na reincidência, a equipe a que pertencerem será desclassificada da competição.

29º) Toda súmula que contiver protesto deverá ser encaminhada à FEDERAÇÃO, acompanhada de um cheque nominal de valor correspondente a 50% (cinqüenta por cento) da anuidade vigente. Caso o protesto venha a merecer provimento, aquele valor será devolvido à reclamante; do contrário reverterá para os cofres da

FEDERAÇÃO.

30º) Os Campeonatos Metropolitanos (Masculino, feminino, veteranos e de Casais), serão realizados em dois (02) TURNOS, por pontos corridos em cada turno, e caso a mesma equipe vença os dois) turnos, será a equipe campeã da temporada. Ocorrendo empate (Turno e Returno), a decisão será por um jogo extra em pista neutra, entre os envolvidos.

PARÁGRAFO ÚNICO - Em caso de empate para a premiação individual será considerado campeão o atleta mais Idoso.

(10)

32º) A nenhum dirigente ou atleta das equipes filiadas será permitido dirigir-se em termos ofensivos ou desrespeitosos aos dirigentes da FEDERAÇÃO ou seus representantes em qualquer situação. As reclamações, se oportunas, deverão ser feitas por escrito, em oficio dirigido à FEDERAÇÃO e assinada pelo Presidente do Clube ou seu representante devidamente credenciado.

33º) As Associações filiadas que participarem de campeonatos ou torneios com suas respectivas seleções, sem prévia anuência da FEDERAÇÃO (contrariando o estabelecido no inciso IX do Art. 49º do Estatuto), serão primeiramente advertidas; em caso de reincidência serão multados em ½ (meio) salário mínimo vigente na época.

PARÁGRAFO ÚNICO - O não cumprimento do acima disposto implicará na suspensão dos direitos das demais equipes da Sociedade de participarem das competições organizadas pela FEDERAÇÃO.

34º) As Associações que solicitarem licenciamento (ofício papel timbrado), enquanto filiadas, ficarão isentas do pagamento das anuidades, desde que não possuam débito junto à Federação e ou Liga.

35º) Os casos omissos deste Regulamento ou os que surgirem durante as Competições, serão resolvidos pelo Presidente da FBRGS, Vice Presidente Técnico de Bolão da FBRGS, em conjunto com os assessores indicados pela FBRGS quando assim for necessário.

- ESTE REGULAMENTO FOI APROVADO NA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 1.983

- ALTERAÇÕES REALIZADAS NA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, DIA 17 DE DEZEMBRO DE 1.994, E APROVADAS, NOS SEGUINTES ITENS: 4º/8º/10º/PARÁGRAFO ÚNICO/ 13º/19º/21º/22º/25º E 27º.

- ALTERAÇÕES REALIZADAS NA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, DIA 16 DE DEZEMBRO DE 1.995, E APROVADAS, NOS SEGUINTES ITENS: 2º/3º/13º/16º/19º/23º/25º/26º e 27º.

- ALTERAÇÃO REALIZADA NA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2.000, E APROVADA NO ITEM 23 DO REGULAMENTO.

- ALTERAÇÃO REALIZADA NA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2002, E APROVADA NOS ITENS: 3º - 25º P- 2º - 30º DO REGULAMENTO.

- ALTERAÇÃO REALIZADO NA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2006, E APROVADA NOS ITENS: ARTIGO 11º, ARTIGO 13º E ARTIGO 15º.

- ALTERAÇÃO REALIZADO NA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA NO DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2007, E APROVADA NOS ITENS: ARTIGO 3º - LETRA “C”, ARTIGO 13º - PARÁGRAFO ÚNICO; ARTIGO 15º E ARTIGO 22º E ARTIGO 25º.

PAULO ROBERTO ARAUJO JOSÉ PEREIRA DA SILVA Presidente - FBRGS Vice Presidente de Comunicações

ADELAR ÂNGELO NORA MARIA CONCEIÇÃO CEOLATO

Referências

Documentos relacionados

A metodologia utilizada no presente trabalho buscou estabelecer formas para responder o questionamento da pesquisa: se existe diferença na percepção da qualidade de

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Portanto, para o educador bancário, que trabalha com a antidialogicidade, o objetivo é a criação do seu programa de estudo, o qual comunica aos seus alunos, deposita

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for