• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAPORA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAPORA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"

Copied!
158
0
0

Texto

(1)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAPORA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE

PIRAPORA

(2)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 2 PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRAPORA

Prefeito Municipal

Heliomar Valle da Silveira

Secretária Municipal de Educação Anice Ofélia Farias Boaventura Leite

Coordenadora Elaboração do PME Rosangela Gonçalves da Silva Alves

EQUIPE TÉCNICA

Ana Carolina Rosa de Jesus

Ângela Maria Moreira machado

Brunna Maria dos Santos

Cláudia Silva de Moura Queiroz

Cristiane Pereira de Carvalho Torres

Elmavonice Queiroz de Alvarenga

Mara Bianca Santos Lopes

Rosangela Gonçalves da Silva Alves

Renata Aparecida Alves

(3)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 3 COMISSÃO REPRESENTATIVA DA SOCIEDADE

Representante da Secretaria Municipal de Educação:

Anice Ofélia Farias Boaventura Leite – Secretária Municipal de Educação. Representantes da Superintendência Regional de Ensino de Pirapora : Eldaronice Queiroz de Alvarenga.

Érika Alves da Silva Carvalho.

Representante do Conselho Municipal de Educação: Alvimar Fernandes da Silva Junior.

Representante do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Pirapora: Maria do Socorro Vieira Barreto.

Representante de Gestores Escolares: Lilian Gomes de Oliveira Costa.

Representante de Professores da Rede Pública: Juliana Nunes Miranda Santos.

Representante de Especialista da Rede Pública: Walkyria Palma de Lima Torres.

Representante do Poder Legislativo: Dalton Soares Figueiredo

(4)
(5)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 5 LEI Nº _______________, de ___________de __________ de 2016.

Aprova o Plano Municipal de Educação - PME e dá outras providências O Prefeito do Município de Pirapora Exmo Senhor

Faço saber que a Câmara dos Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.1º É aprovado o Plano Municipal de Educação - PME, com vigência por 10 (dez) anos, a contar da publicação desta Lei, na forma do Anexo I, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal e na Lei nº13.005 de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE.

Parágrafo único: este PME é integrado, além da presente parte normativa, pelos seguintes anexos:

I –Metas e estratégias (anexo I); II – Diagnóstico (anexo II). Art.2º São diretrizes do PME: I – Erradicação do analfabetismo;

II – Universalização do atendimento escolar;

III – Promoção da cidadania e erradicação de todas as formas de discriminação;

IV – Melhoria da qualidade da educação;

V – Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

VI – Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; VII – Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do Município; VIII – Estabelecimento de aplicação de recursos públicos em educação que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;

(6)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 6 X – Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

Art.3º As metas previstas no Anexo I desta Lei serão cumpridas no prazo de vigência deste PME, desde que não haja prazo inferior definido para metas e estratégias específicas.

Paragrafo Único: As metas e estratégias deste PME serão executadas através dos planejamentos de diversas ações, conforme a compatibilidade orçamentária do Munícipio.

Art.4º As metas previstas no Anexo I desta Lei deverão ter como referência o censo demográfico e os censos da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação desta Lei.

Art.5º A execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados, sem prejuízo de outras, pelas seguintes instâncias:

I – Secretaria Municipal de Educação – SME / Gerência de Planejamento, Gestão Estratégica e Orçamentária;

II – Representante da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores da Educação;

III – Representante do Conselho Municipal de Educação - CME; IV – Equipe Representativa da Sociedade do Plano Municipal; VI – Equipe Técnica;

§1º Compete, ainda, às instâncias referidas no caput:

I - Realizar avaliação ao final de cada ano e analisar os resultados obtidos nas avaliações e comparar com os objetivos e metas propostos no PME, identificando pontos de estrangulamento e propondo ações para correção de rumos;

II - analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas;

III - analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação;

(7)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 7 V - Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet;

§2º A meta progressiva do investimento público em educação será avaliada no quarto ano de vigência do PME e poderá ser ampliada por meio de lei para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas.

§3º Fica estabelecido, para efeitos do caput deste artigo, que as avaliações deste PME serão realizadas com periodicidade mínima de 02 (dois) anos contados da publicação desta Lei.

§4º Para viabilização do monitoramento e avaliação do cumprimento das metas deste PME, serão utilizados os indicadores constantes do Anexo II, além de outros que venham a se mostrar pertinentes para tanto.

Art.6º O município promoverá a realização de pelo menos 02(duas) conferências municipais de educação até o final do PME articuladas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com outros órgãos relacionados a Educação.

Parágrafo único: As conferências de educação realizar-se-ão com intervalo de até 4(quatro) ano(s) entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PME e subsidiar a elaboração do plano municipal de educação para o decênio subsequente.

Art.7º O município em regime de colaboração com a União e o Estado de Minas Gerais atuará, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano.

§1º Caberá aos gestores do município à adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas neste PME.

§2º As estratégias definidas no Anexo I desta Lei não elidem a adoção de medidas adicionais em âmbito local ou de instrumentos jurídicos que formalizem a cooperação entre os entes federados, podendo ser complementadas por mecanismos nacionais e locais de coordenação e colaboração recíproca.

§3º O Município criará mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas deste PME.

(8)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 8 §5º O fortalecimento do regime de colaboração entre o Município e o Estado de Minas Gerais incluirá a instituição de instâncias permanentes de negociação, cooperação e pactuação.

Art.8º O Município deverá aprovar leis específicas para o seu sistema de ensino, disciplinando a gestão democrática da educação pública no seu âmbito de atuação, no prazo de 2 (dois) anos contado da publicação desta Lei, adequando, quando for o caso, a legislação local já adotada com essa finalidade.

Art.9º O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais do Município serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PME, a fim de viabilizar sua plena execução.

Art.10º O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com o Estado de Minas Gerais, e o Município, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.

Art.11º Até o final do primeiro semestre do último ano de vigência deste PME, o Poder Executivo encaminhará à Câmara dos Vereadores, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Municipal de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá diagnóstico, diretrizes, metas e estratégias para o próximo decênio.

Art.12º A revisão deste PME, se necessária, será realizada com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil.

Art.13º Revoga-se a Lei nº 1.821/2006, que aprovou o Plano Municipal de Educação do Município de Pirapora (MG), para o período de 2006 a 2015 e aprova o Plano para o período de 2015 a 2025.

Art.14º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Pirapora, ______ de ___________ de 2016. ___________________________

(9)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 9 APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação optou por seguir, em comum acordo com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, um percurso crítico de planejamento, a partir de uma filosofia de trabalho e de trilhas consideradas mais eficazes na construção democrática dos Planos Decenais de Educação.

Tal percurso pressupõe que o município trace ao mesmo tempo do Estado e em consonância com o Plano Nacional, diretrizes e objetivos gerais para a Educação e, em ação autônoma e participativa, elaborar, a partir de um amplo diagnóstico, os objetivos, metas e ações específicas que respondem às expectativas de cada um dos seus níveis e modalidades de ensino.

Esta proposta representa o reflexo de idas e vindas de discussões entre os atores mais relevantes, envolvidos no processo, durante um tempo de pré-planejamento. Pode-se ainda dizer que ela espelha, um modo de se acreditar no planejamento como processo democrático, baseado no diálogo e na troca de experiências, a partir dos dados da realidade desde a conferência do CONAE.

O município de PIRAPORA/MG, através da Secretaria Municipal de Educação, dedica-se a esta empreitada, comprometendo-se, dentro de seus limites – legais, financeiros e técnicos – a cumprir as suas prioridades elencadas.

Ao ser instituído por lei municipal, este PME terá as mesmas chances políticas de uma boa execução. Chances essas que serão ampliadas e melhor asseguradas pela criação de uma comissão externa para o seu permanente acompanhamento e avaliação.

O Plano Municipal de Educação- PME é regido pela Lei 13.005/2014 (PNE) define metas e estabelece estratégias à educação nacional para o próximo decênio, está estruturado em 12 artigos e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização e de seus objetivos referentes aos seguintes temas:

1. Educação Infantil; 2. Ensino Fundamental; 3. Ensino Médio;

4. Educação de Jovens e Adultos; 5. Educação Especial;

(10)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 10 7. Ensino Superior

7. Formação e Valorização do Magistério da Educação Básica; 8. Financiamento e Gestão.

Em síntese, o Plano tem como objetivos: a elevação global do nível de escolaridade da população; a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis; a redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública e a democratização da gestão do ensino público, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (BRASIL, 2001).

A Constituição Federal de 1988 determina que os planos de educação se tornem leis com caráter autônomo, a partir do art. 214 que prevê: a) erradicação do analfabetismo; b) universalização do atendimento escolar; c) melhoria da qualidade de ensino; d) formação para o trabalho; e) promoção humanística, científica e tecnológica, seguindo também as diretrizes e bases da educação estabelecidas na LDBEN 9394/1996.

A elaboração do PME contou com a liderança da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo os atores da rede municipal, federal, estadual e privada, confirmando a necessidade de articulação com todos os entes envolvidos na educação do município de Pirapora. Participaram desse processo o Poder Público, segmentos sociais e entidades que atuam na área da educação e setores organizados da sociedade. Essas etapas foram efetivadas através de reuniões periódicas objetivando as formas de participação e de desenvolvimento do PME, iniciando com as Pré – conferências, ocorridas a partir do ano de 2015, por meio de vários encontros com a Comissão Técnica e Representativa da Sociedade, com as Escolas Municipais, Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Planejamento e Finanças, todos dispostos a projeção de metas e estratégias através de ações democráticas e participativas, referindo-se a uma grande contribuição à educação piraporense.

(11)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 11 MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO uma coerência teórica e ideológica, garantindo a efetividade das estratégias e ações de todas as políticas públicas e das atividades econômicas e culturais que compõem a estrutura e superestrutura da sociedade municipal.

Ao ser proposto como instrumento técnico e político em vista das medidas educacionais que objetiva implementar, o Plano Decenal Municipal legitima-se, tanto pelo processo coletivo de sua elaboração quanto pelos princípios que forjam este documento: a democracia, a defesa intransigente da qualidade da educação e a consolidação da equidade e da justiça social.

(12)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 12 ANEXO I - METAS E ESTRATÉGIAS DO PME

Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 55% (cinquenta e cinco por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PME, atendendo, no entanto, a 100% da demanda manifesta.

Estratégias:

1.1) Estabelecer, em regime de colaboração entre a União, o Estado e o Município, metas de expansão das respectivas redes públicas de educação infantil segundo padrão nacional de qualidade, considerando as peculiaridades locais;

1.2) Garantir, em regime de colaboração com a União e Estado, a construção, reforma ou ampliação de creches e pré-escolas.

1.3) Garantir em regime de colaboração com a União , Estado e Organizações não Governamentais, o acesso à educação infantil e fomentar a oferta do atendimento educacional especializado complementar e suplementar aos (às) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a educação bilíngue para crianças surdas e a transversalidade da educação especial nessa etapa da educação básica; 1.4) Garantir , no caso de inexistência de vagas nas instituições municipais perto da residência conforme a legislação vigente, o transporte escolar, em regime de colaboração entre Estado e União, atendendo aos princípios básicos de segurança exigidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (DNT) e as normas de acessibilidade que garantam a segurança das crianças com deficiência levando em consideração o tempo de permanência e idade mínima dos alunos e assegurando que cada ente assuma suas responsabilidades de forma a garantir a escolarização dos alunos oriundos da zona rural;

1.5) Garantir , a presença de uma Equipe Multiprofissional na secretaria municipal de educação para escolas e creches de Educação Infantil em conformidade com a Lei de Inclusão Educacional;

1.6) Implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de 0(zero) até 5(cinco) anos de idade;

(13)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 13 assegurando a estrutura física em condições adequadas e quantidade suficiente de profissionais habilitados;

1.8) Promover a permanência de profissionais formados especializados na área de Educação Infantil nas creches e escolas, conforme lei de Diretrizes e Bases da Educação, através de parcerias com as universidades públicas;

1.9) Assegurar formação para os profissionais da Educação Infantil, que atendam crianças com necessidades educacionais especiais, priorizando as especificidades dos alunos com laudo médico em sala de aula.

1.10) Assegurar aos professores de Educação infantil, capacitações anual, de no mínimo 40 horas, conforme previsto no calendário letivo;

1.11) Assegurar, durante a vigência deste plano a alimentação de acordo com as exigências nutricionais legais para as crianças atendidas na Educação Infantil da rede municipal através da complementação dos recursos do estado da e união;

Meta 2: Manter a universalização do ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95%(noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PME.

Estratégias:

2.1) Pactuar entre União, Estado e Município, no âmbito da instância permanente de que trata o § 5º do art. 7º da lei 13.005/14, a implantação dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que configurarão a base nacional comum curricular do ensino fundamental;

2.2) Garantir, no âmbito dos sistemas de ensino, a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade cultural e as condições climáticas da região;

2.3) Garantir, através da equipe da SEMED e da SRE, ações que viabilizem o acompanhamento dos Projetos Político Pedagógicos das escolas, buscando o cumprimento de metas de aprendizagem, em conformidade com o planejamento global;

(14)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 14 2.5) Assegurar, através da equipe gestora que todos os docentes trabalhem com padrões e avaliações e com metas de desempenho por ano de escolaridade;

2.6) Fomentar a oferta do ensino fundamental quando existir demanda, em especial dos anos iniciais, para as populações do campo, na própria comunidade;

2.7) Definir e garantir padrões de qualidade nas instituições de ensino, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, incluindo a igualdade de condições para acesso e permanência no Ensino Fundamental;

2.8) Garantir o transporte escolar, em regime de colaboração entre União e Estado atendendo aos princípios básicos de segurança exigidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e as normas de acessibilidade que garantem segurança a todos os alunos;

2.9) Desenvolver formas alternativas de oferta do ensino fundamental, garantindo a qualidade, para atender aos filhos e filhas de profissionais que se dedicam a atividades de caráter itinerante;

2.10) Garantir juntamente coma SRE a regularização e organização documental de todas as escolas da rede de ensino fundamental;

2.11) Estabelecer, em regime de colaboração entre a União, o Estado e o Município, a construção, reforma e ou ampliação das respectivas redes públicas de ensino segundo padrão nacional de qualidade, considerando as características de cada localidade;

2.12) Manter e ampliar programas e ações de correção de fluxo do ensino fundamental e correção de defasagem de aprendizagem, por meio do acompanhamento individualizado do (a) aluno (a) com rendimento escolar defasado e pela adoção de práticas como aulas de reforço no turno complementar, estudos de recuperação e progressão parcial, de forma a reposicioná-lo no ciclo escolar de maneira compatível com sua idade, garantindo quantitativo de pessoal e estrutura física e pedagógica.

Meta 3: Universalizar, até 2018 ,em regime de colaboração com o Estado e União conforme lei, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PME, a taxa líquida de matrículas no ensino médio.

Estratégias:

(15)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 15 pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados em dimensões como ciência, trabalho, linguagens, tecnologia, cultura e esporte, garantindo-se a aquisição de equipamentos e laboratórios, a produção de material didático específico, a formação continuada de professores e a articulação com instituições acadêmicas, esportivas e culturais;

3.2) A pactuação entre União, Estado, no âmbito da instância permanente de que trata o § 5o do art. 7o da lei 13.005/14, a implantação dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que configurarão a base nacional comum curricular do ensino médio;

3.3) Expandir as matrículas gratuitas de ensino médio integrado à educação profissional, observando-se as peculiaridades das populações do campo, e das pessoas com deficiência;

3.4) Acompanhar e monitorar o acesso e a permanência dos jovens beneficiários (as) de programas de transferência de renda, no ensino médio, quanto à frequência, ao aproveitamento escolar e à interação com o coletivo, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências, práticas irregulares de exploração do trabalho, consumo de drogas, gravidez precoce, em colaboração com as famílias e com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à adolescência e juventude;

3.5) Auxiliar na busca ativa da população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos fora da escola, em articulação com os serviços de assistência social, saúde e proteção à adolescência e à juventude;

3.6) Promover em parceria com o Estado e União os programas de educação e de cultura para a população urbana e do campo de jovens, na faixa etária de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos, e de adultos, com qualificação social e profissional para aqueles que estejam fora da escola e com defasagem no fluxo escolar;

3.7) Implementar em parceria com o Estado e União políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito ou quaisquer formas de discriminação, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão;

3.8) Estimular a participação dos adolescentes nos cursos das áreas tecnológicas e científicas.

(16)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 16 Estratégias:

4.1) Assegurar atendimento educacional especializado por professor do quadro efetivo e sua permanência mantida através de avaliações periódicas, a partir do primeiro ano;

4.2) Ampliar o atendimento especializado à demanda manifesta pelas famílias de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, observado o que dispõe a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

4.3) Garantir atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, nas formas complementar e suplementar, a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de educação básica, conforme necessidade identificada por meio de avaliação, ouvidos a família e o aluno;

4.4) Assegurar a criação de equipe multidisciplinares de apoio composta por servidores efetivos exclusivos para a Secretaria Municipal de Educação, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as) professores da educação básica com os (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; no primeiro ano de vigência do PME;

4.5) Manter e ampliar programas suplementares que promovam a acessibilidade nas instituições públicas, para garantir o acesso e a permanência dos (as) alunos (as) com deficiência por meio da adequação arquitetônica, da oferta de transporte acessível e da disponibilização de material didático próprio e de recursos de tecnologia assistiva, assegurando, ainda, no contexto escolar, em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino, a identificação dos (as) alunos (as) com altas habilidades ou superdotação;

4.6) Garantir a oferta de educação inclusiva, vedada a exclusão do ensino regular sob alegação de deficiência e promovida a articulação pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado;

(17)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 17 4.8) Garantir o professor de apoio, através de processo seletivo temporário, conforme especificidades da legislação, aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades,a partir do segundo ano do PME

4.9) Ampliar a oferta de formação continuada e a produção de material didático acessível, assim como os serviços de acessibilidade necessários ao pleno acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados na rede pública de ensino;

4.10) Garantir nas salas com alunos especiais o número reduzido e a presença de agentes sociais cuidador, conforme critérios apresentados na legislação vigente, no primeiro ano de vigência deste PME;

4.11) Garantir em regime de colaboração com a Secretaria de Saúde, o atendimento com especialistas adequados a cada caso como psicólogos, psiquiatras, neurologistas; para atender e avaliar os estudantes que apresentam alguma deficiência, visando promover um melhor atendimento por parte dos profissionais da escola, no primeiro ano de vigência deste PME;

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

Estratégias:

5.1) Estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as) alfabetizadores e com apoio pedagógico específico, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças, no primeiro ano de vigência deste PME;

5.2) Fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos (as) alunos (as), consideradas as diversas abordagens metodológicas e sua efetividade;

5.3) Apoiar a alfabetização de crianças da área rural e de populações itinerantes, com a produção de materiais didáticos específicos, e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas e a identidade cultural das comunidades quilombolas quando manifesta;

5.4) Garantir que os professores que participaram dos programas de alfabetização atuem nas séries de alfabetização;

(18)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 18 Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 80% (oitenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 30% ( trinta por cento) dos (as) alunos (as ) da educação básica.

Estratégias:

6.1) Assegurar e promover, com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos (as) alunos (as) na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a 7 (sete) horas diárias durante todo o ano letivo, com a ampliação progressiva da jornada de professores em uma única escola;

6.2) Instituir, em regime de colaboração com a União, Estado, organizações e empresas privadas, programa de construção de escolas na área urbana e rural com padrão arquitetônico conforme norma Brasileira ABNT e de mobiliário adequado para atendimento em tempo integral .

6.3) Assegurar, em regime de colaboração com a União, Estado e empresa privada a reestruturação e adequação do programa nacional de ampliação das escolas públicas, por meio da instalação de quadras poliesportivas, laboratórios, inclusive de informática, espaços para atividades culturais, bibliotecas, auditórios, cozinhas, refeitórios, banheiros e outros equipamentos, bem como da produção de material didático e da formação de recursos humanos para a educação em tempo integral;

6.4) Fomentar a aplicação da gratuidade de que trata o art. 13 da Lei no 12.101, de 27 de novembro de 2009, em atividades de ampliação da jornada escolar de alunos (as) das escolas da rede pública de educação básica, de forma concomitante e em articulação com a rede pública de ensino.

6.5) Assegurar às escolas do campo e de comunidades indígenas e quilombolas a oferta de educação em tempo integral, com base em consulta prévia e informada, considerando-se as peculiaridades locais, quando existir a demanda manifesta;

6.6) Garantir a educação em tempo integral para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na faixa etária de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos, assegurando atendimento educacional especializado complementar e suplementar ofertado em salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em instituições especializadas;

(19)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 19 6.8) Assegurar através processo seletivo simplificado a contratação dos profissionais que demandam o plano de atendimento;

6.9) Assegurar e reconhecer o professor da Educação Integral, das disciplinas de Português e Matemática como professor regente de turma;

6.10) Assegurar o espaço físico adequado para o funcionamento efetivo dentro da verdadeira filosofia da escola de educação Integral, com profissionais qualificados, contratados por meio de uma seleção criteriosa, com disponibilização de um coordenador pedagógico, bem como a formação de uma equipe na semed para orientar os trabalhos desenvolvidos na escola.

6.11) Oferecer educação em tempo integral em todas as escolas públicas Municipais, de forma a atender a demanda levantada na comunidade, aprovada pelo Conselho Escolar.

Meta 7: Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias municipais para o IDEB:

IDEB 2015 2017 2019 2021

Anos iniciais do ensino fundamental 5,3 5,6 5,9 6,1 Anos finais do ensino fundamental 5,0 5,3 5,5 5,7

Estratégias:

7.1) Estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local;

7.2) Colaborar com a rede estadual na construção de um indicador de qualidade educacional mineira com base no desempenho do alunado que considere o perfil do corpo de profissionais da educação, as condições de infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis, as características da gestão e outras dimensões relevantes, considerando indicadores específicos de avaliação da qualidade da educação especial, educação do campo e outras que contemplem as diversidades culturais;

(20)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 20 a) no quinto ano de vigência deste PME, pelo menos 60%(sessenta por cento) dos (as) alunos (as) do ensino fundamental e do ensino médio tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo, e 60% (sessenta por cento), pelo menos, o nível desejável;

b) no último ano de vigência deste PME, todos os (as) estudantes do ensino fundamental tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo, e 70% (sessenta por cento), pelo menos, o nível desejável;

7.4) Constituir, em colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, um conjunto nacional de indicadores de avaliação institucional com base no perfil do alunado e do corpo de profissionais da educação, nas condições de infraestrutura das escolas, nos recursos pedagógicos disponíveis, nas características da gestão e em outras dimensões relevantes, considerando as especificidades das modalidades de ensino;

7.5) Implementar, o ensino de Língua Brasileira de Sinais aos alunos surdos e, sempre, que possível, para seus familiares e para o pessoal da unidade escolar, em parceria com Organizações não Governamentais;

7.6) Estabelecer cooperação com as áreas de saúde, previdência e assistência social, na esfera pública, e com empresas e associações privadas, no âmbito da prestação de serviços e ações de “responsabilidade social” da empresa, para, tornar disponíveis para todos os educandos com deficiências, atendimento especializado de saúde, quando for o caso;

7.7) Garantir o funcionamento , até o terceiro ano de vigência deste PME, o acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade e triplicar, até o final da década, a relação computador/aluno (a) nas escolas da rede pública de educação básica, promovendo a utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação;

7.8) Assegurar à gestão escolar mediante transferência direta de recursos financeiros à escola, garantindo a participação da comunidade escolar no planejamento e na aplicação dos recursos, visando à ampliação da transparência e ao efetivo desenvolvimento da gestão democrática;

7.9) Garantir manutenções periódicas e programadas em toda rede de ensino em suas diversas especificidades, mantendo a rede em total sintonia com a SEMED;

(21)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 21 através da construção de quadras cobertas de acordo com os parâmetros de acessibilidade exigidos;

7.11) Institucionalizar e manter, em regime de colaboração, programa nacional de reestruturação da rede física e aquisição de equipamentos para escolas públicas, visando à equalização regional das oportunidades educacionais;

7.12) Informatizar integralmente a gestão das escolas públicas em regime de colaboração com o Estado e União, bem como aderir a programas nacionais da educação das escolas de formação inicial e continuada para o pessoal técnico das secretarias de educação;

7.13) Promover ações efetivas especificamente voltadas para a promoção, prevenção, atenção e atendimento à saúde e à integridade física, mental e emocional dos (das) profissionais da educação, como condição para a melhoria da qualidade educacional;

7.14) Assegurar políticas de estímulo às escolas visando o acompanhamento e o desempenho no Ideb, de modo a valorizar o mérito do corpo docente, da direção e do especialista e da comunidade escolar.

Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cinco por cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Estratégias:

8.1) Institucionalizar programas e desenvolver tecnologias para correção de fluxo, para acompanhamento pedagógico individualizado e para recuperação e progressão parcial, bem como priorizar estudantes com rendimento escolar defasado, considerando as especificidades dos segmentos populacionais considerados;

8.2) Implementar programas de educação de jovens e adultos para os segmentos populacionais considerados, que estejam fora da escola e com defasagem idade-série, associados a outras estratégias que garantam a continuidade da escolarização, após a alfabetização inicial;

8.3) Incentivar a população por meio de exames de certificação da conclusão dos ensinos fundamental e médio em parceria com o Estado;

(22)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 22 profissional vinculadas ao sistema sindical, de forma concomitante ao ensino ofertado na rede escolar, para os segmentos populacionais considerados;

8.5) Incitar, em parceria com as áreas de saúde e assistência social, o acompanhamento e o monitoramento do acesso à escola específicos para os segmentos populacionais considerados, identificar motivos de absenteísmo e colaborar com a União e o Estado para a garantia de frequência e apoio à aprendizagem, de maneira a estimular a ampliação do atendimento desses (as) estudantes na rede pública regular de ensino;

8.6) Promover busca ativa de jovens fora da escola pertencentes aos segmentos populacionais considerados, em parceria com as áreas de assistência social, saúde e proteção à juventude;

8.7) Promover a oferta de ensino fundamental e médio através de plantões de atendimento semanais bem como matrículas por disciplina ou grupos de disciplina com tutorias docentes organizadas.

8.8) Promover em regime de colaboração entre estado e município cursos de treinamento e de uso de computadores pelos alunos;

8.9) Auxiliar a oferta de séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 8.10) Matricular até o final do decênio, em regime parceria com o Estado pelo menos 80% dos jovens de dezoito e dezenove anos, e 60% dos jovens de 20 a 24 anos residentes no município que ainda estiverem fora da escola e não tiverem concluído o ensino médio;

8.11) Ampliar a oferta do Ensino Fundamental com qualificação social e profissional aos segmentos sociais considerados, que estejam fora da escola e com defasagem idade série, associada a outras estratégias que garantam a continuidade da escolarização, após a alfabetização inicial.

Meta 9:Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,25% (noventa e três inteiros e vinte cinco décimos por cento) até o final da vigência deste PME, diminuindo a taxa de analfabetismo.

 Estratégias:

9.1) Ofertar gratuitamente a educação de jovens e adultos a todos os que não tiveram acesso à educação básica na idade própria;

(23)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 23 9.3) Promover em regime de colaboração com o Estado e a Secretaria da Família e Ação Social diagnóstico dos jovens e adultos com ensino fundamental e médio incompletos, para identificar a demanda ativa por vagas na educação de jovens e adultos;

9.4) Elaborar e executar um plano de ação integrado de alfabetização em parceria com entidades governamentais e não governamentais no município;

9.5) Criar benefício em regime de colaboração com a União vinculado ao programa nacional de transferência de renda para jovens e adultos que frequentarem cursos de alfabetização;

9.6) Organizar em parcerias com o Estado, União e entidades as turmas de alfabetização de jovens, adultos conforme levantamento de demanda ofertando a etapa do primeiro segmento do Ensino Fundamental, com recursos oriundos do FUNDEB municipal de modo a favorecer a continuidade da escolarização básica, não governamentais.

9.7) Realizar avaliação, por meio de exames específicos, que permita aferir o grau de alfabetização de jovens e adultos com mais de 15 (quinze) anos de idade;

9.8) Realizar a cada dois anos, anos pares, em regime de colaboração com a SER e SEE , avaliação com vistas ao levantamento dos indicadores de alfabetização da população de jovens e adultos com mais de quinze anos de idade;

9.9) Executar ações de atendimento ao (à) estudante da educação de jovens e adultos da área rural por meio de programas suplementares de transporte, alimentação e saúde, inclusive atendimento oftalmológico e fornecimento gratuito de óculos, em articulação com a área da saúde;

9.10) Assegurar a oferta de educação de jovens e adultos, nas etapas de ensino fundamental e médio, às pessoas privadas de liberdade em todos os estabelecimentos penais, assegurando-se formação específica dos professores e das professoras e implementação de diretrizes nacionais em regime de colaboração;

9.11) Oferecer nas Unidades Prisionais educação de jovens e adultos, em regime de colaboração com o Estado, União e entidades não governamentais, nas primeiras etapas do ensino fundamental às pessoas privadas de liberdade assegurando-se formação específica dos professores agentes da execução penal e material pedagógico específico em regime de colaboração com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária;

(24)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 24 9.13) Estabelecer mecanismos e incentivos que integrem os segmentos empregadores, públicos e privados, e os sistemas de ensino, para promover a compatibilização da jornada de trabalho dos empregados e das empregadas com a oferta das ações de alfabetização e de educação de jovens e adultos;

9.14) Implementar programas de capacitação tecnológica da população jovem e adulta, direcionados para os segmentos com baixos níveis de escolarização formal e para os (as) alunos (as) com deficiência, articulando os sistemas de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as universidades, as cooperativas e as associações, por meio de ações de extensão desenvolvidas em centros vocacionais tecnológicos, com tecnologias assistivas que favoreçam a efetiva inclusão social e produtiva dessa população;

9.15) Garantir o acesso de jovens e adultos às Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no ambiente escolar;

9.16) Fomentar as tecnologias educacionais e de inovação das práticas pedagógicas, que assegurem a alfabetização, a partir de realidades diferenciadas do ponto de vista linguístico que favoreçam a melhoria do fluxo escolar e as aprendizagens dos alunos, segundo as diversas abordagens metodológicas.

9.17) Considerar, nas políticas públicas de jovens e adultos, as necessidades dos idosos, com vistas à promoção de políticas de erradicação do analfabetismo, ao acesso a tecnologias educacionais e atividades recreativas, culturais e esportivas, à implementação de programas de valorização e compartilhamento dos conhecimentos e experiência dos idosos e à inclusão dos temas do envelhecimento e da velhice nas escolas;

9.18) Instituir currículos adequados às especificidades dos educandos da EJA, incluindo temas que valorizem os ciclos/fases da vida e promover a inserção no mundo do trabalho e participação social;

9.19) Atender em centros sócio educativos o alunos que não concluíram o 5º ano em caráter emergencial, no primeiro ano de vigência deste Plano;

9.20) Realizar parcerias com sindicatos e associações, a fim de oferecer aos trabalhadores da zona rural a implantação dos anos iniciais de alfabetização de jovens e adultos, conforme necessidades e demanda levantadas;

(25)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 25 9.22) Implementar em regime de colaboração com o Estado o curso supletivo com Vigência de dois anos para o termino de cada ciclo de alfabetização ( 1º ao 3º ano – 1 ano) ( 4º e 5 º ano – 1 ano ).

Meta 10: Proporcionar, no mínimo, 10%( dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

Estratégias:

10.1) Manter e ampliar programa municipal de educação de jovens e adultos voltado à conclusão do ensino fundamental e à formação profissional inicial, de forma a estimular a conclusão da educação básica;

10.2) Expandir as matrículas na educação de jovens e adultos, de modo a articular a formação inicial e continuada de trabalhadores com a educação profissional, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador e da trabalhadora.

10.3) Fomentar a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional, em cursos planejados, de acordo com as características do público da educação de jovens e adultos organizando e ofertando o ensino para a população adequando o calendário escolar á necessidade de trabalho e considerando as especificidades das populações itinerantes e do campo , inclusive na modalidade de educação a distância;

10.4)Assegurar estrutura e ofertar ensino profissionalizantes para a educação de jovens e adultos com deficiência que atenda ás especificidades das necessidades especiais desta faixa etária de baixo nível de escolaridade;

10.5) Garantir, com o apoio da União e Estado, aquisição de equipamentos voltados à expansão e à melhoria da rede física de escolas públicas e materiais adequados á sala de recurso que atendam a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional, garantindo acessibilidade à pessoa com deficiência;

10.6) Estimular a diversificação e reelaboração curricular da educação de jovens e adultos, articulando a formação básica e a preparação para o mundo do trabalho e estabelecendo inter-relações entre teoria e prática, nos eixos da ciência, do trabalho, da tecnologia e da cultura e cidadania, de forma a organizar o tempo e o espaço pedagógicos adequados às características desses alunos e alunas;

(26)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 26 10.8) Implementar programas de estágios para os alunos e fomentar a oferta pública de formação inicial e continuada para trabalhadores e trabalhadoras articulada à educação de jovens e adultos, em regime de colaboração e com apoio de entidades privadas de formação profissional vinculadas ao sistema sindical e de entidades sem fins lucrativos de atendimento à pessoa com deficiência, com atuação exclusiva na modalidade, contribuindo para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho;

10.9) Orientar a expansão da oferta de educação de jovens e adultos articulada à educação profissional, de modo a atender às pessoas privadas de liberdade nos estabelecimentos penais, assegurando-se formação específica dos professores e das professoras e implementação de diretrizes nacionais em regime de colaboração;

10.10) Assegurar a implementação de um centro de referência , mecanismos de reconhecimento de saberes dos jovens e adultos trabalhadores, a serem considerados na articulação curricular dos cursos de formação inicial e continuada e dos cursos técnicos de nível médio para coordenar, monitorar e implementar as ações voltadas para o ensino e profissionalização;

10.11) Realizar o censo Municipal do analfabetismo funcional e identificar no município as pessoas residentes dos grupos de idade, 18,19,20 a 24, priorizar o atendimento a esses dois grupos etários e organizar coordenadamente entre as escolas e a SRE a oferta de EJA para esses públicos alvo preferenciais;

10.12) Organizar uma rede de cooperação entre as escolas que oferecem a EJA e as IEP – Instituições de Educação Profissional;

10.13) Garantir que a oferta de EJA seja acompanhada segundo a sua peculiar estruturação curricular, da organização de plantões de atendimento aos alunos;

10.14) Realizar a avaliação externa dos alunos do Município concluintes dos cursos na modalidade EJA.

Meta 11: Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

(27)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 27 11.2) Fomenta com o Estado, SEE e SRE em regime de colaboração a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio nas redes públicas estaduais de ensino;

11.3) estimular a expansão do estágio na educação profissional técnica de nível médio e do ensino médio regular, preservando-se seu caráter pedagógico integrado ao itinerário formativo do aluno, visando à formação de qualificações próprias da atividade profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude;

11.4) Ampliar a oferta de programas de reconhecimento de saberes para fins de certificação profissional em nível técnico, assegurando a qualidade;

11.5) Ampliar a oferta de matrículas gratuitas de educação profissional técnica de nível médio pelas entidades educacionais de formação profissional vinculadas ao sistema sindical e entidades sem fins lucrativos de atendimento à pessoa com deficiência, com atuação exclusiva na modalidade;

11.6) Expandir a oferta de financiamento estudantil à educação profissional técnica de nível médio oferecida em instituições privadas de educação superior, em regime de colaboração com o Estado e a União.

11.7) Expandir em regime de colaboração com o estado, o atendimento do ensino médio gratuito integrado à formação profissional para as populações do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, de acordo com os seus interesses e necessidades;

11.8) Expandir a oferta de educação profissional técnica de nível médio para as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; conforme a sua necessidade no seu percurso escolar, com material pedagógico específico.

11.9) Elevar gradualmente em colaboração com o Estado e a União o investimento em programas de assistência estudantil e mecanismos de mobilidade acadêmica, visando a garantir as condições necessárias à permanência dos (as) estudantes e à conclusão dos cursos técnicos de nível médio;

11.10) Contribuir com a redução das desigualdades étnico-raciais e regionais no acesso e permanência na Educação profissional técnica de nível médio, inclusive mediante a adoção de políticas afirmativas, na forma da lei;

(28)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 28 12.1) Implementar a capacidade instalada da estrutura física em parceria com Estado e União das instituições de educação superior públicas, mediante ações planejadas e coordenadas, de forma a ampliar e interiorizar acesso a graduação;

12.2) Ampliar a oferta de cursos preparatórios para o ENEM no ensino público; 12.3) ampliar a oferta de, por meio da expansão e interiorização da rede federal de educação superior, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do sistema Universidade Aberta do Brasil, considerando a densidade populacional, a oferta de vagas públicas em relação à população na idade de referência e observadas as características regionais das micro e mesorregiões definidas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, uniformizando a expansão no território nacional;

12.4) Propiciar a parceria com instituições públicas de ensino superior, fim de garantir a formação de professores inicial e continuada, de forma presencial ,semipresencial e EAD, para a educação básica nas diversas licenciaturas e de professores e de professores para atuar na educação infantil e no ensino fundamental de sua rede de ensino;

12.5) Fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita prioritariamente para a formação de professores e professoras para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, bem como para atender ao défice de profissionais em áreas específicas;

12.6) Ampliar as políticas de inclusão e de assistência estudantil dirigidas aos (às) estudantes de instituições públicas, bolsistas de instituições privadas de educação superior e beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, de que trata a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, na educação superior, de modo a reduzir as desigualdades étnico-raciais e ampliar as taxas de acesso e permanência na educação superior de estudantes egressos da escola pública, afrodescendentes e indígenas e de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, de forma a apoiar seu sucesso acadêmico;

12.7) Estabelecer prazo para que todos os docentes tenham cursos em nível superior de acordo a modalidade de ensino;

12.8) Buscar parceiras com instituições públicas para implantação de cursos preparatórios para ingresso no ensino superior;

12.9) Ampliar a participação proporcional de grupos historicamente desfavorecidos na educação superior, inclusive mediante a adoção de políticas

afirmativas, na forma da lei;

(29)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 29 cursos de graduação, assegurada a acessibilidade ás pessoas com deficiência dentro das bibliotecas públicas.

12.11) Consolidar e ampliar programas e ações de incentivo à mobilidade estudantil e docente em cursos de graduação e pós-graduação, em âmbito nacional e internacional, tendo em vista o enriquecimento da formação de nível superior;

12.12) mapear a demanda e fomentar a oferta de formação de pessoal de nível superior, destacadamente a que se refere à formação nas áreas de ciências e matemática, considerando as necessidades do desenvolvimento do País, a inovação tecnológica e a melhoria da qualidade da educação básica;

Meta 13: Incentivar a elevação gradual do número de matrículas na pós- graduação stricto- sensu.

13.1) Contribuir com os Governos Federal e Estadual para elevar gradualmente o número de matrículas na pós- graduação “stricto sensu”, com vista `a consecução da meta nacional de titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

13.2) Articular a participação nos cursos de pós- graduação stricto sensu; 13.3) Divulgar os Programas Nacionais de Financiamento Estudantil;

13.4) Instituir programa de incentivo a pós graduação stricto- sensu dos servidores efetivos da educação a partir do 1º ano no Plano de carreira dos profissionais do magistério.

13.5) Criar e implantar programas de incentivo ao professor estudante no mestrado por meio do custeio de bolsas, a partir da reformulação do Plano de Carreira;

13.6) Implementar parcerias com instituições públicas de ensino superior para oferecer cursos de pós- graduação stricto sensu (mestrado profissional) para os professores de sua rede de ensino, a partir da reformulação do Plano de Carreira;

13.7) Assegurar uma porcentagem no orçamento destinada a formação continuada dos professores para custeio e manutenção para a qualificação do docente, a partir da reformulação do Plano de Carreira;

13.8) Desenvolver em parceria com o IES do município ações voltadas para a pesquisa e extensão no município de modo a promover o pensamento científico;

(30)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 30 13.10) Buscar parceiras com as instituições de ensino superior nos projetos estaduais e Federais de incentivo a inserção dos estudantes da Educação Básica na pesquisa (PIBIC e outros).

Meta 14: Participar, em regime de colaboração entre a União, o estado e o município, de política nacional de formação de profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, garantindo que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Estratégias:

14.1) Atuar, conjuntamente, com base em plano estratégico que apresente diagnóstico das necessidades de formação de profissionais da educação e da capacidade de atendimento, por parte de instituições públicas e comunitárias de educação superior existentes nos Estados, Distrito Federal e Municípios, e defina obrigações recíprocas entre os partícipes;

14.2) Consolidar o financiamento estudantil a estudantes matriculados em cursos de licenciatura com avaliação positiva pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, na forma da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

14.3) Ampliar programa permanente de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, a fim de aprimorar a formação de profissionais para atuar no magistério da educação básica;

14.4) Criar a plataforma eletrônica para organizar a oferta e as matrículas em cursos de formação inicial e continuada de profissionais da educação, bem como para divulgar e atualizar seus currículos eletrônicos;

14.6) Valorizar as práticas de ensino e os estágios nos cursos de formação de nível médio e superior dos profissionais da educação, visando ao trabalho sistemático de articulação entre a formação acadêmica e as demandas da educação básica;

14.7) Fomentar a oferta de cursos técnicos de nível médio e tecnológicos de nível superior destinados à formação, nas respectivas áreas de atuação, dos (as) profissionais da educação de outros segmentos que não os do magistério;

14.8) Aderir, no prazo de 1 (um) ano de vigência desta Lei, a política nacional de formação continuada para os (as) profissionais da educação de outros segmentos que não os do magistério, construída em regime de colaboração entre os entes federados;

(31)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 31 14.10) Assegurar aos profissionais da educação a oportunidade de frequentar cursos de formação continuada, de graduação e de pós-graduação, “lato” e “stricto sensu”;

14.11) Realizar, em regime de colaboração, o planejamento estratégico para dimensionamento da demanda por formação continuada;

14.12) Fortalecer a formação dos professores e das professoras das escolas públicas de educação básica, por meio da implementação das ações do Plano Nacional do Livro e Leitura e da instituição de programa nacional de disponibilização de recursos para acesso a bens culturais pelo magistério público;

Meta 15: Formar, em nível de pós-graduação, os professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PME, garantindo a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

Estratégias:

15.1) Realizar, em regime de colaboração, o planejamento estratégico para dimensionamento da demanda por formação continuada e fomentar a respectiva oferta por parte das instituições públicas de educação superior, de forma orgânica e articulada às políticas de formação do Estado e da União.

15.2) Aderir a programa de composição de acervo de obras didáticas, paradidáticas e de literatura e de dicionários, e programa específico de acesso a bens culturais, incluindo obras e materiais produzidos em Libras e em Braille, sem prejuízo de outros, a serem disponibilizados para os professores e as professoras da rede pública de educação básica, favorecendo a construção do conhecimento e a valorização da cultura da investigação;

15.3) Criar portal eletrônico para subsidiar a atuação dos professores e das professoras da educação básica, disponibilizando gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos suplementares, inclusive aqueles com formato acessível;

15.4) Buscar assistência financeira repassada a União e Estado para implementação de políticas de valorização dos profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional;

(32)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 32 Meta 16: Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

Estratégias:

16.1) Participar do fórum permanente, com representação da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos trabalhadores da educação, para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica,

16.2) Assegurar a progressão automática do profissional do magistério, conforme estabelecido em Lei, observando os níveis de progressão e tempo de serviço, a partir do primeiro ano deste PME;

16.3) Constituir como tarefa do representante do fórum permanente o acompanhamento da evolução salarial por meio de indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, periodicamente divulgados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE;

16.4) Implementar, no Município de Pirapora, planos de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, observados os critérios estabelecidos na Lei no 11.738, de 16 de julho de 2008, com implantação gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar, observando o 2/3 da carga com o aluno;

16.5) Apresentar mensal, de forma detalhada, os gastos da educação municipal com os seus respectivos recursos, através de um portal de transferência, a partir do 1º ano de vigência desta Lei;

16.6) Assegurar o investimento na educação, conforme a ampliação da assistência financeira específica da União aos entes federados visando as políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério;

16.7) Organizar espaços próprios para diálogo entre gestores municipais e profissionais da educação, com intuito de discutir e acompanhar a atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica;

(33)

Plano Municipal Decenal de Educação de Pirapora – SEMED/2016 - pág. 33 16.9). Assegurar no plano de carreira, o reajuste para os profissionais do magistério da Rede Municipal, do pagamento do piso salarial nacional profissional conforme Lei nº11.73 8 de julho de 2008, recalculando os índices financeiros de cada servidor em cada nível e classificação; a partir do primeiro ano da aprovação deste PME.

16.10). Criar uma comissão para acompanhar, orientar, fiscalizar, avaliar e supervisionar a implementação do Plano de Carreira do Magistério.

16.11) Implementar políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério, conforme as especificações da Lei de Diretrizes e Base Nacional;

16.12) Promover em colaboração com o Estado e União a formação continuada e especifica, anualmente, a todos (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica , a partir do primeiro ano de vigência deste PME;

16.13) Assegurar na remuneração do diretor e vice- diretor uma função gratificada de 20% caso, o seu salario seja maior que o cargo comissionado.

Meta 17: Assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos (as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.

Estratégias:

17.1) Estruturar as redes públicas de educação básica de modo que, até o início do terceiro ano de vigência deste PME, haja quadro efetivo de 100% (cem por cento) dos respectivos profissionais do magistério.

17.2) Prever no plano de Carreira o acompanhamento, monitoramento e treinamento dos profissionais iniciantes, supervisionados por equipe de profissionais experientes, a fim de fundamentar, com base em avaliação documentada, a decisão pela efetivação após o estágio probatório.

17.3) Assegurar aos Profissionais do Magistério, dentro do plano de carreira, afastamento para capacitação docente strito- senso, sem prejuízo da remuneração e incentivos para valorização dos trabalhos realizados pela regência.

17.4) Estimular a existência de comissões permanentes de profissionais da educação eleita, para subsidiar os órgãos competentes na elaboração, reestruturação e implementação dos planos de Carreira;

Referências

Documentos relacionados

5.17.1.6 Implantar, em parceria com o Estado e/ou com Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior, a partir do primeiro ano de aprovação deste PDME, um Programa de

echinoocandins echinoocandins eg caspofungin eg caspofungin echinoocandins echinoocandins eg caspofungin eg caspofungin glucan synthesis glucan synthesis ergosterol ergosterol

ABSTRACT - A greenhouse trial was carried out from November 1995 to April 1996 at FCAV/ UNESP, Brazil, aiming to study the dry matter production and the accumulation and distribution

Tabela 29 - Efeito dos momentos da criopreservação (pós-refrigeração, pós- glicerolização e pós-descongelação) na atividade mitocondrial (DAB II: atividade alta; DAB

Ambos os mapeamentos eólicos empregaram simulações numéricas de camada limite atmosférica e dados de velocidade de vento de estações de medição; no primeiro

BEATRIZ DE ALMEIDA SOUZA SILVA, Professor Docente I, matrícula nº 911.569-2 e nº 926.044-9, ID Funcional nº 4200600-7, sem contato direto e permanente com aluno, podendo exercer

O Retábulo do Cordeiro Místico (completado em 1432) dos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, Catedral de Saint Bavon, Gand.. «…vi o retábulo de São João

• As vantagens e desvantagens de ambos os dispositivos requerem uma análise cuidada dos parâmetros a ter em conta na hora de optar pelo painel solar fotovoltaico ou pelo