• Nenhum resultado encontrado

2. Quais os pontos positivos e negativos do programa que você fez (graduação no exterior, estágios, etc)?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Quais os pontos positivos e negativos do programa que você fez (graduação no exterior, estágios, etc)?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Informações pessoais e acadêmicas: Dados de identificação

Nome: Fernando Vieira de Melo Segundo Fone: (83) 87047246

e-mail: fnandov@hotmail.com Programa: PIANI

Universidade acolhedora: ISCTE

2. Quais os pontos positivos e negativos do programa que você fez (graduação no exterior, estágios, etc)?

Pontos positivos

• Conhecer estudantes de diversas partes da Europa e do mundo, aprender mais sobre a cultura de vários países e em exclusivo a de Portugal.

• Observar como são ministradas as aulas em uma instituição de ensino européia (ISCTE), em Lisboa (Portugal).

•Poder conhecer culturas de outros países.

• Obter conhecimento de no novos mercados de trabalho Pontos negativos

• Inexistência de bolsas ou auxilia por parte da UFPB ou governo brasileiro.

(2)

No primeiro dia da conferencia, cada estudante recebeu uma sacola com mapas de Lisboa, com 2 passagens de ônibus, um chip de celular, programação cultural, regimento da universidade.

Com relação á língua, pensei que não teria dificuldade, afinal de contas

em Portugal se fala português. Porém, a entonação que eles falam é realmente muito diferente da nossa. Muitas vezes não somos compreendidos e nem conseguimos compreender eles, mas nada demais, no máximo em uma semana já se consegue acostuma. No mais uma ou outra palavra que não temos hábito de falar.

Outra língua que pode se ter dificuldade é o inglês, nunca pensei que eu fosse a Portugal aprimorar meu inglês, mas foi isso que aconteceu. Conversamos com os outros estudantes de intercâmbio em inglês, como também, boa parte da bibliografia das disciplinas também eram em inglês.

Com os custos, tive uma surpresa. Sempre gastamos mais do que imaginamos, por exemplo, antes de viajar, estava somando apenas transporte, alimentação e moradia. Mas chegando lá vimos que tínhamos a necessidade de ter celular, Internet, linha telefônica em casa... e mesmo se economiz ando ao máximo, os custos sobressaíram ao planejamento. Obs (quem pretender ficar hospedado na residência universitária do ISCTE terá essas necessidades sanadas, devido na mesma já disponibilizar água, luz, gás e Internet no valor do aluguel.

Com a moradia, foi fácil de encontrar, pois assim que chegamos em Lisboa, ficamos sabendo da existência da residência universitária do ISCTE. Realizamos uma visita e nos surpreendeu a qualidade das instalação e preços oferecidos.(valores dos alugueis a partir de 100 Euros)

A Localização não ficava perto do ISCTE, mais existia bastantes meios de transportes a porta da residência para todas as direções de Lisboa e Outras cidade de Portugal. Ou seja no máximo em 30 minutos de deslocamento o estudante se encontra no ISCTE. O transporte é de bastante qualidade e pontualidade, facilitando muito o deslocamento em Lisboa e em todo País

Com relação à alimentação senti muita falta do filé de carne, do feijão, do cuzcuz e das frutas, frutas são bastante caras. Lá se come muito porco e bacalhau. Mas nenhuma dificuldade em si.o ISCTE disponibiliza um cartão de alimentação para utilização do refeitório Universitário, onde o estudante pode com esse cartão realizar sua refeição ao valor de 2 Euros. Para quem tem tempo fica melhor fazer uma feira e cozinhar em casa devido a economia feita no final do mês.

4. Como você avalia a assistência que a UFPB lhe forneceu?

(3)

Informações turísticas:

1. Qual o país e a cidade em que você ficou? Supriram ou superaram suas expectativas?

Morei em Portugal, Lisboa. A cidade é muito bonita e calma, e por ser o país que historicamente está mais ligado ao nosso, é interessante ver monumentos e nomes que tem relação com a nossa história.

2. Como era a temperatura? Tente comparar com o nosso clima.

Chegamos lá no final do verão, era muito calor, porém um calor seco. A pessoa esquentava mas não suava tanto. Quando começou a chegar o inverno a temperatura ficava em média uns 7 graus, porém em Lisboa tanto chove como venta muito, logo a sensação térmica era de mais frio. Quem gosta de calor sofre um pouco.

3. Quais lugares você visitou?

Em Lisboa, Cascais (uma das mais importantes praia), Estoril (vale a pena ir uma noite ao cassino estoril), Região de Belém (do famoso pastel de Belém, a torre e o mosteiro dos Jerónimos), Expo (onde teve a feira internacional Expo 98), Oceanário (o maior da Europa), Colombo (Um dos maiores centros comerciais da Europa), Bairro Alto (Bairro para aproveitar a Noite Lisboeta), Praça do Comércio, A brasileirinha (famoso café onde Fernando Pessoa costumava freqüentar), Lisboa é uma cidade que se tem muito a ver e tem uma vida cultural muito intensa, ou seja sempre haverá algo para fazer e visitar.

(4)

Informações sobre custo de vida 1. Onde você ficou hospedado

Fiquei hospedados, com mais três estudantes brasileiros da UFPB na residência universitária do ISCTE . Pagava 100 Euros, O quarto era excelente e novo, a residência disponibilizava sala de estudo, jogos, Internet, Tv e segurança 24h. A localização ficava perto de ( da policia, bombeiros, metro, mercado, café, rua movimentada, todos os eletrodomésticos e utensílios da Residência eram novos, facilitando assim o dia a dia.

2. Em que locais você fazia suas refeições? Quanto custava um almoço,um lanche, etc?

Durante a semana almoçava no restaurante universitário pro 2 euros, incluía 1 carne + 1 acompanhamento + salada + 1 pão + 1 sobremesa + suco. O jantar e café da manhã era em casa mesmo, e depois comecei a almoçar em casa também. Era mais em conta. Refeição sem ser no restaurante universitário, ou no restaurante brasileiro “O chimarrão” onde podíamos comer um almoço por 4 euros com feijão preto, picanha, farofa... ou num fast-food chamado Quasi-pronti, eram pratos de massas por 5 euros com refrigerante incluso, Fora disso não se comia uma refeição entre 6 a 10 euros. McDonalds sempre era bem vinda também. 5,90 euros uma promoção número 1 (Big Mac)

3. Quanto custava a passagem de ônibus, trem, etc, para locomover-se na cidade?

1,35 euros uma passagem de ônibus 0,75 euros uma passagem de metro

De trem, dependia do trajeto, 1,30 ou 1,65 euros.

Para o transporte existe o cartão Viva Lisboa, este cartão você pagava uma taxa/mês e podia usar quantas vezes desejar o transporte. O valor da taxa dependeria do transporte que você vai escolher, no meu caso utilizava o transporte integrado de metro e ônibus no valor de 28 Euros.

Este cartão pode ser solicitado em qualquer estação do metro, e custa 6 euros e sai em 10 dias úteis, porém se tiver urgência, na estação de Campo Pequeno (linha amarela) ou Alameda (linha vermelha) você paga 10 euros, e ele está pronto em 24 horas.

4. Quais alternativas você encontrou através de sua experiência no exterior para:

a) Alimentação: compras no supermercado.

(5)

oferece descontos para quem o tem. E além dos descontos, a pessoa recebe cupons promocionais.

Outros supermercados: Pingo Doce (para quem gosta de coca cola, nesse lugar há a Pingo Doce Cola, bem mais barata e o mesmo sabor); e o Continente. Estes tem bem mais variedades. O segredo é comprar o produto da marca do supermercado.

b) Diversão: existe um ‘point’ imperdível? Bares? Casas noturnas? Teatro, cinema, música?

Há o Cinema São Jorge, onde praticamente todos os meses há Festivais de cinema (Festival de Cinema Francês, Africano, Latino-Americano, Brasileiro, de Animação), o zôo de Lisboa (um dos maiores da Europa). Há também o Bairro Alto, Alfama e Santos, que são ruas cheias de bares e restaurantes que estão abertos praticamente todas as noites. Os Erasmus (www.erasmus.com.pt) sempre promovia festas semanais para integrar os estudantes estrangeiros. A descrito acima a vida cultural de Lisboa é muito rica, sempre existindo algo para fazer ou visitar.

6. Se você estivesse indo viajar agora, que outras informações considera relevante saber? Transcreva-as para os próximos colegas viajarem mais preparados.

O uso do celular. Levar um celular desbloqueado, ou um genérico (um que tenha vindo direto da Nokia por exemplo, alguns estudantes desbloquearam no Brasil, mas quando chegaram lá, tiveram de desbloquear outra vez). Há várias operadoras (TMN, Vodafone), porém a mais popular é a TMN, a ligações de celular são caras, é comum o uso de SMS, a TMN oferecia um pacote que você colocava 25 euros, e por dois meses você tinha direito a SMS ilimitados, e preços reduzidos para 10 números de celular TMN. Ao termino dos 2 meses era necessário colocar mais 25 euros, porém se tivesse restado algo do bimestre acumulava com os acrescidos. Levar sabonete, xampu, pasta de dente, produtos de higiene pessoal para o período da estadia, vale a pena. Lá é caro.

Sites Úteis:

www.cp.pt (empresa de trem de Portugal, poderá consultar valores dos bilhetes) www.carris.pt (empresa de ônibus de Lisboa, poderá consutar valores dos bilhetes mensais e passes diários, como tambem horários e intinerarios)

www.metrolisboa.pt (empresa de ônibus de Lisboa, poderá consutar valores dos bilhetes mensais e passes diários, como tambem horários e intinerarios)

www.iscte.pt informações sobre a Universidade. www.ryanair.com (empresa de aviação low cost) www.easyjet.com (empresa de aviação low cost)

www.net-empregos.com (site para buscas de empregos)

(6)

FOTOS

(7)

Referências

Documentos relacionados

Além disso, para atender ao disposto no CTB, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) elaborou Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados