• Nenhum resultado encontrado

Mitologia grega Mitos e lendas gregas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mitologia grega Mitos e lendas gregas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Olá amigos leitores, estamos aqui no demonstre com mais um super post para professores, hoje vamos falar sobre mitologia, mais especificamente mitologia grega.

mitologia online – Mitologia grega

Mitologia grega – Mitos e lendas gregas

Oi pessoal, Hoje o demonstre está trazendo mais um post incrível sobre mitologia grega!

Sabemos que a Grécia antiga é rodeada de mistérios, lendas, mitos, contos e personagens maravilhosos, entre eles os famosos deuses gregos.

Que tal aprender mais sobre a Grécia antiga, vendo alguns mitos e lendas que separamos pra vocês aqui no demonstre? mas antes de tudo vamos saber o que é mitologia, o que são mitos e lendas e qual a diferença entre eles. Para isso dividimos o post em títulos:

O que é mitologia

O que é mito/o que são mitos

(2)

Mitologia grega – lista de mitos gregos Diferença entre mito e lenda

Mitologia grega – lista de lendas gregas Vamos ao post sobre mitologia grega?

O que é mitologia

Mitologia é a história de personagens sobrenaturais, sejam deuses, semideuses, heróis, monstros, ninfas, musas, entre outros que eram cercados de simbologias. Geralmente eram eles que comandavam os poderes da natureza e tinham dons incríveis, isso os faziam ser venerados pelos povos antigos.

Mitologia é o conjunto de fabulas, lendas e mitos, que explicam a origem das divindades mitológicas. O termo mitologia refere-se ao estudo dos mitos, lendas, rituais e narrativas, que os povos antigos acreditavam.

As mitologias mais famosas são: Mitologia grega, Mitologia romana, Mitologia nórdica, Mitologia celta e Mitologia egípcia.

(3)

Mitologiagregacaegwjr66.blogspot.com – Mitologia grega

o que é mito/o que são mitos

Mito ou Mitos são narrativas que contam as histórias que tentam explicar a origem do mundo, fatos da realidade e fenômenos da natureza. O objetivo dos mitos era trazer a explicação para aquilo que a ciência ainda não tinha respostas.

Os mitos são representados pelos deuses, heróis, criaturas sobrenaturais, simbologias, fatos reais e pessoas que existiram de fato. Tudo isso era misturado e assim eram criados os mitos.

Segundo Everardo Rocha, se o mito fosse uma narrativa ou uma fala qualquer, estaria diluído completamente. O mito é então, uma narrativa especial, particular, capaz de ser distinguida das demais narrativas

humanas.

(4)

Mitologia grega – Lista de mitos gregos

São muitos os mitos gregos, que foram criados pelos antigos gregos, para passar

informações sobre a criação do mundo e para preservar a memória histórica dos povos.

Segue uma lista com 10 dos mais famosos mitos gregos.

Mitologia grega – Mitos – A ascensão de Cronos

Vilaintournament.wikia.com – Cronos

No inicio dos tempos só existia o caos,o mundo era formado por uma massa confusa onde todas as coisas se misturavam, isso durou muito tempo. Foi quando Gaia (deusa terra)

(5)

decidiu se juntar com outros deuses primordiais e acabar de uma vez com essa bagunça.

Junto com Urano (deus céu), Gaia teve vários filhos, dentre eles os titãs e os ciclopes. Por terem gerados filhos muitos poderosos, Urano com medo de ser derrotado por eles, decidiu bani-los pro tártaro, que no caso era o ventre de gaia, ela era obrigada a guardar dentro de si seres divinos de poderes incríveis.

Isso a causava muita dor, então, já cansada e depois de muito tempo, ela decidiu tramar uma forma de derrota-lo.Ela liberta seu filho mais novo, o titã Cronos e lhe faz um pedido, esse pedido é que ronos mate seu pai assim ele ficara com o trono, ele aceita a proposta da mãe.

Para realizar sua tarefa, Gaia forja e entrega uma foice de diamante a cronos e com ela, ele consegue derrotar o seu pai. Cronos volta triunfante a sua mãe, ela o recebe radiante e muito orgulhosa pelo feito de Cronos.

Como foi prometido, Cronos se torna o rei de todo o universo, e seu primeiro ato foi a libertação de todos os seus irmãos titãs que tiveram um banquete em sua homenagem. mas nem tudo são flores para cronos, assim que cai a noite, ele é surpreendido pelo espectro de sue pai que lhe diz que do mesmo modo que Cronos manchou sua mão com o sangue do pai, seus descendentes irão fazer o mesmo.

Mitologia grega – Mitos – O nascimento de

Zeus

(6)

Fatos notaveis – Zeus

Apos ter derrubado o deus urano do trono celestial, Cronos toma o poder, seu reinado foi marcado como um período de grande prosperidade dando o período de ouro do homem, entre tanto, cronos havia se tornado um governante tão tirano quanto seu pai.

Apos se casar com sua irmã, a deusa Reia, tiveram vários filhos, mas, cronos temia a profecia de seu pai que disse que como aconteceu com ele, os seus filhos iriam fazer o mesmo, então ele passou a comer seus filhos assim que nasciam para que eles não se tornassem fortes e fizessem o mesmo que ele fez com o pai.

A deusa Reia ficava desconsolada com o que via, então, como Gaia, não aguentando mais, resolveu se rebelar contra o marido, escondendo seu último filho, Zeus, dando a cronos no lugar dele uma pedra coberta com os mantos.

Zeus cresceu e decidiu derrotar seu pai, mais antes disso, disfarçado de lacaio, Zeus lhe deu uma poção para que ele vomitasse os seus irmãos, e com o apoio de seus irmãos ele

consegue derrotar seu pai após 10 anos e assim viraram os deuses do olimpo.

(7)

Mitologia grega – Mitos – O nascimento da deusa Atena

Kabyles.com – Atena

Após consolidar seu poder Zeus se apaixona pela titânide Métis, deusa da prudencia e da astucia, ela não gostava do deus e fugia dele de todas as formas, tinha o poder de se transforma em animais, assim ele conseguia se despistar do deus supremo, mas não foi o suficiente, Zeus conseguiu agarrá-la e a tornou sua esposa.

Rapidamente ela engravida, Porem Gaia, a avó de Zeus, profetiza que ela terá dois filhos a primeira será uma menina que igualara o pai em força e sabedoria, o segundo sera um menino que se tornara mais forte que o pai e lhe tomara o poder, Zeus com medo de ter o mesmo destino de seu pai, decide mudar o seu destino.

(8)

Zeus pede para fazer um tipo de brincadeira com sua esposa, a qual eles teriam que mostrar seu poderes de metamorfose, Métis se transforma em uma mosca (ou em uma gota d’água) e Zeus a engole.

Apos um tempo, Zeus passa a ter fortes dores de cabeça, ela começa a crescer de forma assustadora, Vendo o que acontecia pedi-o para que Hefesto abrisse uma fenda em sua cabeça para verem o que ocasionava tanta dor, assim que a fenda foi aberta saltou a deusa Atena, já formada e com armadura.

Mitologia grega – Mitos – Tifão

Com o fim da gerra entre deuses e titãs, Zeus vitorioso, ordenou que os temidos titãs fossem aprisionados no fundo do tártaro, isso irritou muito a deusa gaia, mãe dos titãs que furioso resolveu preparar uma vingança para Zeus, a deusa cria um terrível monstro que sua principal finalidade era destruir Zeus.

O monstro segue em direção ao olimpo causando destruição por onde passa, os deuses com medo do que estava a caminho, fugiram de seus aposentos, e se transformaram em animais para que o Tifão não os reconhecessem.

Zeus foi o único que se atreveu a ficar no olimpo para enfrentar o monstro, Zeus usa como arma os seus raios e a foice de Cronos, porem durante a batalha Zeus e desarmado por tifão, que usa sua foice para arrancar os tendões do Deus.

O deus é derrotado e é aprisionado, seus tendões são guardados por equidna que é a mulher de Tifão e mãe de vários monstros terríveis da mitologia grega. Com a ajuda de Pã, Hermes conseguiu tomar os tendões e devolve-los a Zeus.

Ele determinado a ganhar a batalha pede ajuda as moiras (deusas do destino) que oferecem a Tifão uma maça envenenada, depois disso Tifão fica fraco e com o seu maior raio Zeus o atinge assim derrotando o monstro e conquistando novamente o olimpo.

(9)

Mitologia grega – Mitos – A origem de Afrodite

Rakel possi – Afrodite

Por ordem de Gaia, Cronos teria castrado o seu pai, o deus celestial do céu Urano, e jogado seus testículos ensanguentados no oceano, o céu neste dia estava vermelho pelo sangue que foi derramado por urano, e o oceano se encontrava em grande turbulência após o impacto do órgão de Urano.

Da mistura entre o sangue e o sémem de urano e a espuma do mar, algo começa a se formar. Nas margens da ilha de chile as ninfas observavam aquele espetáculo incrível, os habitantes da ilha estavam apreensivos e temiam que uma criatura gigante surgisse da turbulência.

(10)

Junto com o nascer do dia, o mar se acalma, eles só viram uma densa espuma sob o mar e depois de uma leve brisa soprou um doce perfume, as águas do mar ficaram calmas, e de repente começa e se levar a mais perfeita forma feminina que um dia já existiu.

Com tanta beleza ela só poderia ser uma deusa, e ficou conhecida como a deusa do amor.

Mitologia grega – Mitos – O voo de Ícaro e Dédalo

Dédalo era um grande arquiteto e inventor, conhecido em toda Grécia, mas, isso não impediu de que ele fosse aprisionado junto com seu filho Ícaro na ilha que não poderiam fugir, eles foram acusado de conspirarem contra o rei e ajudar o herói Teseu a derrotar o minotauro.

Dédalo foi o responsável por criar o labirinto, e por isso sabia que a fuga de lá seria

impossível, após dias pressos o arquiteto teve uma ideia inesperada, ele pediu para que seu filho pegasse pedaços de madeira enquanto ele desenhava o seu projeto.

Ele constrói arrumações de madeira que lembravam a asas de uma ave. Depois de conseguir encontrar várias penas de aves marinhas que sobrevoavam o labirinto eles conseguem

finalizar sua invenção colando-as com cera de mel de abelha.

Dédalo veste suas asas e junto com seu filho Ícaro consegue sair da ilha, mas com muito cuidado para não danificar as asas.

Ícaro impressionado com a vista do céu, voou muito auto próximo ao sol, o que fez com que o mel de abelha que estava grudando as asas derretessem, e assim Ícaro perdeu o controle de suas asas e caiu fortemente ao mar, Dédalo voa em busca de seu filho, mas só encontra as penas jogadas ao mar.

(11)

Mitologia grega – Mitos – O Toque de Midas

MItologia Grega Br – Midas

Dionísio procurava seu fiel companheiro de bebedeiras, o deus da profecia sileno, o velho sábio Sileno foi encontrado e levado ao reino de Midas que o conheceu imediatamente, e o recebeu com um banquete e muita bebida.

O deus Dionísio fica muito satisfeito por ver seu companheiro feliz e oferece um pedido ao rei Midas, ele mediatamente pede para que tudo que tocasse vire ouro, Dionísio realiza o desejo do rei e ele rapidamente pega uma pedra que esta em seu alcance ela

instantaneamente se transforma em ouro, eufórico, Midas passa a tocar em varias coisas, as quais viraram ouro.

Em certo momento Midas passa a ter fome e decide pegar uma maça a qual também se transforma em ouro, esperto, Midas pega um garfo e com ele pega uma lasca de pão, quando ele toca em sua boca o pão também virou ouro, ele tenta beber um pouco de vinho, mas este se torna ouro liquido.

(12)

O rei percebe que dai em diante iria passar fome, e o que se trataria de uma dadiva se tornou em uma maldição, cairão lagrimas sobre sua messa de jantar, a filha do rei chega ao palácio e ao ver seu pai chorando pega em sua mão e também vira ouro.

Midas decide ir atrás de Dionísio para pedir que tirasse o dom, Dionísio aceita e pede para que ele se banhe nas águas de um rio e que peça para retirar o seu poder.

As águas do rio passam a ter um pó dourado sobre ela e as escamas dos peixes passam a brilhar como ouro, o rei consegue se livrar do toque de ouro e tudo que toca passa a ser como era antes, inclusive sua filha.

Referências

Documentos relacionados

a) A aplicação deve ser do tipo web, devendo correr, pelo menos, nos browsers Internet Explorer versão 6.0 ou superior e Firefox 3.0 ou superior. Para os operadores realizarem

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

1.9 O Vale do Ribeira, passa por um dilema crucial entre desenvolvimento econômico e preservação do patrimônio natural e social, e os modelos de

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Mário Jabur Filho, conforme dispõe a legislação vigente, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos para preenchimento de vaga para Médico

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Desde 2012, um grupo de docentes, investigadores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) têm vindo a desenvolver