• Nenhum resultado encontrado

JESUS. Morte e ressurreição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JESUS. Morte e ressurreição"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vamos finalizar a série sobre Jesus mostrando os acontecimentos mais importantes dos últimos dias de Jesus na terra como homem.

Segunda-feira: A Santa Ceia

ENTENDENDO: Leia Lucas 22:14 e diga quem “Tomou o pão e deu graças”? _________. Ele deu para quem o pão? ___________________. O pão significa o corpo de quem? _______

Jesus celebrou com seus discipulos a primeira ceia que seria um memorial de tudo que Ele iria passar por amor a mim e a você.

MEMORIZANDO: É sempre bom guardar na memória o que Jesus fez por você, por isso não perca tempo e decore o versículo de hoje. ( ) Decorei

TIRANDO A LIÇÃO: Antes de Jesus ser preso, crucificado e ter ressuscitado, Ele celebrou a Santa Ceia, esse evento você vai encontrar nos 4 evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), mas hoje você vai ler como foi descrito em Lucas 22:1-23, 31-38 e depois responder as perguntas: - Qual era o outro nome dado à festa dos pães sem fermento? ____________________.

- Qual era o sacrifício oferecido nesta festa? ____________________________ - Quem Jesus enviou para preparar a refeição da Páscoa? ____________________. - Quem Jesus disse que encontrariam? _________________________________. - O que deveriam perguntar? _________________________________________. - O que eles encontraram como Jesus falou? ______________________________ - O que o pão representa? ___________________________________.________ - O que o cálice representa? _________________________________________. Você sabia? A Páscoa foi determinada por Deus, quando o povo de Israel foi libertado do Egito. Foi oferecido o sacrifício de um cordeiro sem defeito por cada família, para que os primogênitos fossem poupados pelo anjo da morte. Da mesma forma, Jesus foi oferecido como sacrifício definitivo (não precisaria de outro) para que eu e você fossemos poupados da morte eterna. Agora você só precisa acreditar nisso e aceitar Jesus como Senhor (Romanos 10:9). Você já fez isso? Será que você o que aconteceu com cada personagem bíblico a seguir na ceia do Senhor? Se sim, relacione as colunas, se não souber ou tiver dúvidas leia João 13:1-38 e responda.

( ) Saiu da ceia depois de receber o pão molhado.

JESUS

Morte e ressurreição

” Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Este é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isso em memória de mim. Lucas 22:19

Mateus 5:21 Êxodo 20.3

(2)

(1) Judas Iscariotes ( ) Negaria Jesus antes que o galo cantasse. ( ) Disse para Judas agir depressa.

(2) Pedro ( ) Trairia Jesus.

( ) Disse que daria a sua vida por Jesus. (3) Jesus ( ) Não quis deixar Jesus lavar seus pés.

( ) Foi exemplo de humildade, lavando os pés de todos. ( ) Pediu para Jesus lavar suas mãos e sua cabeça.

PERGUNTA DESAFIO: Qual foi o discípulo que perguntou para Jesus quem seria o traidor? __ __ __ __. Justifique sua resposta: _______________________ _______________________________________________________________.

DECIDINDO: Comece a semana tomando boas decisões. ( ) Decido fazer minha meditação com dedicação para entender tudo o que Jesus fez por mim por amor. ( ) Decido ser humilde e ajudar meus pais, líderes e amigos em qualquer serviço que eles precisarem.

COMPARTILHANDO: Senhor, me ajuda a lembrar sempre tudo que fizeste por mim, por amor. Quero dar o meu melhor na meditação desta semana.

Terça-feira: Jesus é Preso

ENTENDENDO: O versículo de hoje é uma profecia sobre quem? __________. Isso mesmo sobre Jesus. O que Jesus fez quando foi preso, oprimido e afligido? ______________________. Jesus foi preso sob falsas acusações, mas mesmo assim aguentou tudo calado, pois era necessário que Ele passasse por isso para nos dar a vida eterna.

MEMORIZANDO: Não deixe para depois, memorize logo o verso de hoje. :D ( ) OK. TIRANDO A LIÇÃO: Os momentos que antecederam a crucificação, foram momentos de dor e aflição para Jesus. Hoje e amanhã você vai meditar sobre os principais acontecimentos antes e durante a crucificação de Jesus.

Jesus ora no Monte das Oliveiras:

Leia Mateus 26:36-56 e responda: Onde Jesus foi com os seus discípulos? _______________ Fazer o que? ___________Ele estava alegre? ______ Qual foi a oração de Jesus (no verso 39)?

Jesus deu um grande exemplo de humildade fazendo o serviço que era

dado ao servo menos importante, o de lavar os pés das pessoas, e ensinou que eu e você devemos seguir o seu exemplo (João 13:15). Como você tem servido? Fazendo tudo com humildade ou escolhendo o que você acha que é mais importante?

“Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica

(3)

_______________________________________________________________ ______________________________________________________________. Após Jesus voltar do seu momento de oração, ele encontrou seus discípulos dormindo. O que Jesus disse a eles? Complete a seguir” _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _. O Espírito está _ _ _ _ _ _ _ mas a carne é _ _ _ _ _ _ _.”

Pense Nisso: Uma vez que você tem o Espírito de Deus, você tem um espírito pronto para resistir ao mal, pois o Espírito que vive em você detesta o pecado, mas como você é humano, a sua carne quer fazer o mal, por isso, por mais que você tenha o Espírito Santo, você precisa vigiar, pois a carne é fraca, e você não pode vacilar.

Jesus é Preso:

O que acontece no verso Mateus 26:45? Que hora era essa que tinha chegado? ______________________________________________________________. Sim, a hora que havia chegado era o caminho até a crucificação, e iniciou com a traição de Judas. Leia João 18:1-13 e coloque em ordem os acontecimentos:

( ) Jesus perguntou novamente que eles procuravam e pediu que deixasse ir embora seus discípulos.

( ) Quando Jesus terminou de orar, saiu com os seus discípulos e atravessou o vale de Cedrom, e entrou em um olival.

( ) Eles responderam “A Jesus de Nazaré” e Ele respondeu “Sou eu”.

( ) Quando Jesus disse “Sou eu”, o que vieram prender Jesus recuaram e caíram por terra.

( ) Pedro que trazia uma espada, feriu um servo do sumo sacerdote, chamado Malco, decepando- lhe a orelha direita.

( ) Jesus sabendo tudo que ia acontecer, perguntou a Judas e aqueles que o acompanhavam “A quem vocês estão procurando?”.

( ) Jesus repreendeu Pedro por ter ferido Malco. ( ) E assim Jesus foi preso e foi levado a Anás

( ) Judas foi ao olival levando um destacamento de soldados e alguns guardas enviados pelos chefes dos sacerdotes e fariseus, levando tochas, lanternas e armas.

Leia Salmos 22:16; Isaías 53:3 e diga, como Jesus foi tratado até a sua morte? _______________________________________________________________ ______________________________________________________________. Quando os soldados caíram para trás quando estavam indo prender Jesus, Jesus quis mostrar aos homens que se Ele quisesse poderia ter evitado sua prisão e até sua crucificação. Ele queria que eu e você soubéssemos que seu sacrifício foi voluntário, foi por amor e não porque não conseguiu escapar. Jesus por mais que estivesse angustiado com a situação sabia que essa era sua missão aqui na terra, isso já havia sido profetizado muito antes de dEle vir a Terra, o que ele haveria de sofrer e o porquê.!

Jesus é abandonado por seus discípulos e negado por Pedro:

Leia o verso 56 e diga o que os discípulos fizeram _____________. Agora leia Mateus 26:69-74 e diga o que Pedro fez, e quantas vezes? _______________ _____________________________________________________________. ---

(4)

Pense Nisso: O que você faria nessa situação? Fugiria? Negaria Jesus? Hoje você não passará por esta situação desta forma, mas existem outras formas de fugir e abandonar Jesus. Quando as coisas estão difíceis, você logo desiste ou continua? Quando as pessoas perguntam se você é cristão, você tenta dar alguma desculpa, mudar de assunto, ou negar? Ou você rouba o tempo de Deus, onde você deveria estar meditando, decorando e lendo a Bíblia, para jogar vídeo game, ver TV, ficar na internet, ver séries. Adolescente, Jesus não se entregou pela metade por você, Ele se doou e deu sua vida completa por você, então não dê uma meditação “meia boca” pra Deus, não roube o tempo que é pra ser dEle, e não tenha vergonha de Deus, nem medo do que as pessoas irão pensar de você.

DECIDINDO: Hoje você tem decisões importante para tomar. ( ) Decido não desistir de seguir a Jesus diante as dificuldades. ( ) Decido não ficar com vergonha de dizer que tenho Jesus como meu Senhor e Salvador. ( ) Decido não deixar que as redes sociais e a televisão roubem o tempo da minha meditação.

COMPARTILHANDO: Faça uma oração agora e apresente para Deus suas decisões e peça a Ele ajuda para cumpri-las.

Quarta-feira: O Julgamento de Jesus

ENTENDENDO: Sobre quem o versículo está falando? ______________________ O que você entende ao ler Isaías 53:4? _______________________________ _____________________________________________________________ Jesus deu a sua vida por você e por mim e ao carregar aquela cruz, sofreu o que eu e você deveríamos sofrer, levando sobre si os pecados de toda a humanidade.

MEMORIZANDO: Siga adiante apenas quando conseguir falar pelo menos 3 vezes o versículo sem olhar. ( ) Consegui.

TIRANDO A LIÇÃO: Para aprender mais  Leia Mateus 27:1-26 e coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso), para respostas falsas coloque a sentença verdadeira. ( ) Judas sentiu remorso quando viu que Jesus tinha sido condenado à morte, e devolveu as 20 moedas de pratas que tinha recebido pela traição ______________________________________________________________ ( ) Judas não admitiu que tivesse pecado e que tinha traído um homem inocente _______________________________________________________________ ( ) Judas atirou o dinheiro no chão do templo, saiu e foi enforcar-se ______________________________________________________________ ( ) Os sacerdotes apanharam o dinheiro e colocaram na coleta _____________________________________________________________ ( ) Os sacerdotes compraram um terreno com dinheiro que se chama “O Campo de Sangue” _______________________________________________________ ►Nesse momento uma profecia se cumpriu leia Zacarias 11:12-13 e diga qual foi? ______________________________________________________________

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingindo e

(5)

Procure as respostas das perguntas a seguir no caça-palavras:

1) Para quem os líderes dos judeus e sacerdotes principais mandaram Jesus amarrado? 2) Qual o prisioneiro que foi escolhido pela multidão para ser solto? 3) Pilatos sabia que tinham entregado Jesus por ________; 4) A mulher de Pilatos afirmou que Jesus era _________; 5) O povo pediu para _________ Jesus? 6) Pilatos lavou suas ______ diante do sangue inocente de Jesus;

Pense Nisso!!! O julgamento de Jesus foi claramente injusto, o povo estava cego, contaminados pelas mentiras dos sacerdotes e líderes. Este povo que tinha presenciado os milagres de Jesus, a bondade e misericórdia dEle, agora estavam pedindo que ele fosse crucificado. Preferiram soltar um assassino a libertar Jesus. Mas uma coisa que você deve entender: era necessário que isso acontecesse, para que Jesus Cristo morresse em nosso lugar, as pessoas não mataram Jesus,

foi Ele que decidiu dar a vida por nós. Muitas pessoas culpam Pilatos, os judeus, o povo. Mas os responsáveis por Jesus ir a cruz foram EU e VOCÊ. Ele morreu por nossos pecados.

DECIDINDO: ( ) Eu Decido agradecer a Jesus por ter sofrido e dado sua vida por mim. ( ) Eu Decido que falarei sobre o que aprendi hoje para um amigo (a) que ainda não conhece Cristo.

COMPARTILHANDO:  Ore e agradeça a Deus pelo amor que sente por você. Continua firme e até amanhã. 

Quinta-feira: A Crucificação

ENTENDENDO: O que significa a expressão “olhos fitos”? ____________________ Pesquise o significado das palavras autor e consumador? _________________________________________________Qual alegria que fora proposta a Jesus? (Dúvidas pergunte do seu líder)___________________________________________________________ Releia o versículo na versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje: “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.” No versículo de hoje você pode entender um pouco do sofrimento enfrentado por Jesus, sua vergonha e dor. Tudo para que hoje você tivesse seu passaporte para a salvação eterna. Fitar/fixar os olhos em Jesus significa tirar a vista das coisas que estão perto de você e que desviam sua atenção e o impedem de olhar para seu alvo, que é ser como Jesus.

“Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à

direita do trono de Deus.” (Hebreus 12.2)

(6)

MEMORIZANDO: Hoje utilize o método que você mais gosta para memorizar: Repetição, mímica ou música. Não deixe para memorizar tudo no fim de semana. Meditação sem memorização é meditação incompleta!!!!

TIRANDO A LIÇÃO: Hoje você vai meditar sobre o momento da crucificação de Jesus, leia Mateus 27:27 – 36 e marque as respostas corretas:

a) Jesus já estava muito cansado e ferido quando foi levado para a crucificação, a ponto de não conseguir nem levar a cruz pelo caminho, quem levou a cruz para ele?

( ) Simão ( ) Tiago ( ) João

b) O que deram para Jesus beber? ( ) Água ( ) Vinho ( ) Vinho com fel

c)O que os soldados dividiram tirando sortes? ( ) roupas ( ) calçados ( ) cajado.

Você Sabia? No tempo de Cristo, a cruz era o pior instrumento de execução que se poderia imaginar. A mais comum delas, que foi usada para matar Jesus, era a cruz latina, que consistia de dois pesados troncos de madeira medindo até 4,80 m de altura por 3m de largura. Uma cruz pesava em média 70 a 100 kg. Os pregos geralmente não atravessavam o antebraço. Entretanto, a Bíblia diz que os de Jesus foram afixados nas mãos. Os braços eram suspensos em forma de V e a vítima tinha de erguer-se sobre as pernas para poder respirar melhor. Isso provocava um sofrimento terrível, mas não fatal. O crucificado ficava dias agonizando sobre o madeiro. Por isso, Pilatos admirou-se de que Jesus houvesse morrido em poucas horas. Quando por alguma razão queriam apressar a morte do indivíduo, quebravam-lhe as pernas, provocando asfixia. Foi isso que os soldados fizeram com os ladrões, mas não com Jesus, que já estava morto.

Jesus e os Ladrões (Leia Lucas 23:39-43)

Jesus foi crucificado entre dois ladrões. Cada ladrão teve uma atitude diferente em relação a Jesus, preencha o quadro corretamente.

Ladrão O que falou para Jesus Consequência 1º Ladrão

2º Ladrão

SAIBA MAIS! Na crucificação de Jesus muitas profecias foram cumpridas, relacione o acontecimento à profecia que está no Antigo Testamento:

Acontecimento Profecia

a) Os discípulos O abandonaram. ( )Zacarias 13.7

b) Bateu-se e cuspiu-se nele. ( ) Salmos 69.21

c) Crucificado junto com malfeitores. ( ) Salmos 31.5

d) As pessoas zombaram de Jesus. ( ) Isaías 53.12

e) Suas vestes foram repartidas e sorteadas. ( ) Salmos 22.7,8

f) Foram-lhe dados vinagre e fel. ( ) Isaías 50.6

g) Ele entregou Seu espírito a Deus. ( ) Salmos 22.18

--- Pense Nisso!!! Você já ouviu falar tanto sobre a crucificação de Jesus que talvez não dê o devido valor ao seu sacrifício. Adolescente você já sofreu um castigo que não merecia? Você com certeza se sentiu injustiçado. Agora pense na morte de Jesus e lembre das mentiras, traições – mais injustiçado que Ele nunca existirá! Ele não merecia passar por tudo o que

(7)

sofreu, pois não tinha feito nada de errado, nunca pecou. Mas por amor a você e a cada pessoa da humanidade Ele escolheu passar por tudo isso (injustiça, zombaria, dor e solidão). ---

DECIDINDO: ( ) Decido sempre lembrar o preço que Jesus pagou por mim na cruz, valorizar e agradecer por este ato de amor. ( ) Decido confessar algum pecado que me persegue a um líder espiritual, pois essa falha me afaste da cruz de Cristo. COMPARTILHANDO:  Senhor, sei que não merecias passar por tão grande dor, sei que fez isso pelo grande amor que tens por mim, eu sou pecador, eu merecia a cruz. Obrigado por tomar o meu lugar.

Sexta-feira: Ressurreição

ENTENDENDO: Neste versículo o apóstolo Paulo mostra a igreja de Corinto 3 coisas que aconteceram com Cristo, quais foram? 1. ______________________________ 2. ________________________ e 3. __________________________________________________ Hoje você vai meditar na concretização do Plano da Salvação, a Ressureição de Jesus, a sua vitória sobre a morte. Cristo Vive!

MEMORIZANDO: Memorize o versículo de hoje e depois revise os da semana. Tente falar os 5 sem consultar, vamos lá, você consegue. ( )Memorizei. ( )Revisei os da semana.

TIRANDO A LIÇÃO: A morte é, talvez, uma das maiores certezas que existe. Mas mesmo sendo tão certa de ocorrer para todos ainda é capaz de suscitar os maiores medos. Isso ocorre porque as pessoas tem medo do desconhecido, do que vem depois de sua morte. A ressurreição de Cristo porém enche de alegria e esperança aqueles que creem no seu nome. A ressurreição de nosso Senhor Jesus tinha propósitos certos! Vamos aprender algumas lições? Faça o que se pede:

1. De acordo com Marcos 16:1-14, ligue corretamente os pontos: Maria Madalena,

Salomé e Maria, mão de Tiago

▪ ▪

Apareceu aos Onze enquanto eles comiam, e censurou-lhes pela incredulidade e dureza de coração.

Um jovem de roupas

brancas (anjo) ▪ ▪ Jesus apareceu primeiro a ela, de quem havia expulsado sete demônios. Jesus Cristo ▪ ▪ Compraram especiarias aromáticas p/ ungir o corpo de

Jesus.

Maria Madalena ▪ ▪ Ele disse que Jesus não estava mais ali, havia ressuscitado.

- A ressurreição de Cristo é tão importante para sua fé que Jesus fez questão de deixar várias evidências de sua vitória sobre a morte para que você jamais desanime enquanto aqui estiver.

Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro

(8)

2. Cumprimento das profecias: O antigo testamento afirmava a ressurreição de Jesus, assim como Ele mesmo ensinou enquanto viveu neste mundo.

Profecia/ensinamento Cumprimento

Salmos 16:10 – Lucas 24:39 - Mateus 12:40 - João 20:26-27 -

- A morte e ressurreição de Jesus foi prevista em muitas profecias reforçando para nós que viríamos a crer em Cristo, que Ele de fato é o Salvador que Deus prometeu e que podemos depositar nossa fé nEle.

3 – Esperança da nossa ressurreição e da vida eterna: Leia os versículos e escreva o ensinamento de cada um deles:

Mateus 28:6a João 11:25 1 Coríntios 6:14 1 Coríntios 15:20-22 Filipenses 3:10-11

- Através da ressurreição, Jesus mostrou ter domínio sobre a morte, provando que é o autor da vida eterna, e assim todos os que estão em Cristo Jesus não podem mais ser condenados, mas serão vivificados (1 Coríntios 15:20-23).

Pense Nisso!!! Nessas 5 semanas você meditou sobre o ÚNICO que tem poder para te salvar e mudar a sua vida. JESUS está vivo, a sua ressurreição é um fato que teve centenas de testemunhas (1 Coríntios 15.6) e é uma realidade histórica com efeitos fortes até hoje. Jesus fez a parte mais difícil para que o Plano da Salvação se cumprisse, agora a sua parte é só aceitá-lo como Senhor e Salvador da sua vida. Decida por JESUS, decida viver uma vida que O agrada. Ele morreu e ressuscitou por mim e por você, para sermos libertos do pecado.

DECIDINDO: Se você ainda não aceitou Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador não perca mais tempo. Deus veio até nós na pessoa de Jesus Cristo morrer por nossos pecados. Somente Ele pode te dar a vida eterna, somente Ele pode perdoar os seus pecados, somente Ele pode te livrar do temor da morte. Deus está a uma oração do seu coração. ( ) Decido aceitar a Cristo como Senhor e Salvador.

COMPARTILHANDO: Se você orar de todo seu coração pedindo a Jesus para perdoar os seus pecados e entrar dentro do seu coração, Ele responderá esta oração e lhe dará a vida eterna. Você se tornará filho de Deus e viverá por toda eternidade no céu. Se ainda não fez esta oração, faça agora. Se você já fez essa oração, use esse momento para agradecer a Deus por ter lhe dado a Salvação.

Referências

Documentos relacionados

Pode parecer lógico usar como tratamento injeções de GH, no entanto não há relato que tal tratamento pudesse aumentar a força muscular, apesar do possível

Descrição: Organizações da sociedade civil brasileiras podem enviar propostas para o Prêmio Internacional Dubai para Melhores Práticas para Melhorar o Am- biente

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, na sua grande misericórdia, nos fez renascer, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos, para uma

Assim, as curvas de nível são

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar

Os anti-inflamatórios não esteroidais, como o meloxicam, são seguros para mucosa gastroduodenal de cães saudáveis (Costa et al., 2007) e podem ser vantajosos para

Ressalta-se que, durante o estudo, houve o interesse manifestado pelos adolescentes em discutir temas relacionados à contracepção e sexualidade de forma ampliada, além

federativo, observadas as competências da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e da Casa Civil da Presidência da República. A SE também dispõe