• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 049, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO CONSUN Nº 049, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2011"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

1

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 049, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2011

Dispõe sobre o Regulamento da Monografia do Curso de Direito da UNIARP

O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE, no uso de suas atribuições,

CONSIDERANDO o disposto no art. 14, inciso XV, do Regulamento Geral da UNIARP,

CONSIDERANDO o deliberado pelo egrégio Conselho Universitário no ensejo da sessão de 07 de dezembro de 2011.

RESOLVE:

Art. 1º - Aprovar o Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito, na forma apensa.

Art. 2º. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Caçador, 07 de dezembro de 2011.

Prof. Adelcio Machado dos Santos, Pós-Dr. Presidente CONSUN

(2)

2 REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO DA UNIARP

Novembro 2011

(3)

3 SUMÁRIO

TÍTULO I - CONCEITO, OBJETIVOS E ETAPAS. ... 4

TÍTULO II - PROJETO DE MONOGRAFIA ... 5

TÍTULO III - DO ORIENTADOR ... 6

TÍTULO IV - MATRÍCULA ... 7

TÍTULO V - REQUISITOS FORMAIS DA MONOGRAFIA ... 7

TÍTULO VI - BANCA EXAMINADORA ... 8

TÍTULO VII - APRESENTAÇÃO E DEFESA DA MONOGRAFIA ... 9

TÍTULO VIII - ATRIBUIÇÕES E DEVERES ... 11

TÍTULO IX – DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS ... 13 ANEXOS

(4)

4 TÍTULO I

CONCEITO, OBJETIVOS E ETAPAS

Art. 1º. A Monografia é um trabalho de iniciação à pesquisa, elaborada individualmente, no qual o acadêmico realiza estudo com aprofundamento teórico e com dados consubstanciados, analisados cientificamente sobre algum tema na área do Direito que tenha relevância social e jurídica.

Parágrafo único. A definição do tema da monografia deverá atender as linhas de

pesquisa do Curso de Direito, estabelecidas no Projeto Pedagógico.

Art. 2º. A Monografia tem como objetivos:

I - desenvolver habilidades para a realização de pesquisa na área do Direito; II - aprimorar as habilidades na utilização dos instrumentos da pesquisa

científica;

III - aprofundar os conhecimentos no âmbito das ciências jurídicas; IV - analisar criticamente e expor com clareza o assunto escolhido.

Art. 3o. Para o desenvolvimento da Monografia o acadêmico sempre contará com a orientação e supervisão de professores especializados, assim dispostos:

I - Para a elaboração do Projeto de Monografia a orientação será realizada pelo Professor da Disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Direito;

II - Para a elaboração da Monografia, o acadêmico contará com a orientação de um professor do Curso de Direito da UNIARP, capacitado na área para o desenvolvimento da Pesquisa;

III - Após a matrícula na disciplina de Monografia I e II, o acadêmico contará com o acompanhamento e supervisão de seu trabalho de pesquisa pelos professores dessas disciplinas e orientador específico.

(5)

5 Art. 4º. A Monografia será realizada em dois semestres, sendo requisito necessário à conclusão do Curso de Direito, compreendendo as seguintes etapas: I – Monografia I :

a. Apresentação do projeto de Monografia aprovado na disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Direito;

b. Elaboração do primeiro e segundo capítulos;

c. Entrega da versão contemplando o primeiro e segundo capítulos à Coordenação do Curso, aprovados pelo Professor Orientador e Professor da Disciplina de Monografia na forma e prazo definidos em Edital.

II – Monografia II:

a. Elaboração do terceiro capítulo, elementos pré e pós textuais, com a exposição e defesa do trabalho de pesquisa perante banca examinadora; b. Entrega das versões definitivas da Monografia à Coordenação do Curso, na forma e prazo definidos em Edital.

TÍTULO II

PROJETO DE MONOGRAFIA

Art. 5º. O acadêmico deverá elaborar seu projeto de monografia de acordo com este Regulamento, com as normas técnicas da UNIARP - conforme roteiro anexo - e normas estabelecidas na disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Direito.

Art. 6º. O professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa estabelecerá todas as fases e cronograma para elaboração e apresentação do projeto de monografia, seguindo o estabelecido neste regulamento.

(6)

6 Art. 7º. A existência de projeto idêntico acarretará a não aceitação do trabalho e a reprovação na disciplina na qual foi apresentado/a, além das medidas jurídicas cabíveis ao caso.

Art. 8º. Projetos e trabalhos científicos apresentados em programas extracurriculares não obrigatórios pelo currículo do curso, não serão aceitos como monografia para a conclusão do curso de Direito.

Art. 9º. A mudança do tema da pesquisa acarretará a necessidade de apresentação de novo projeto, o qual será avaliado pelos professores das disciplinas de Metodologia da Pesquisa e de Monografia I.

TÍTULO III DO ORIENTADOR

Art. 10. A Coordenação do Curso de Direito nomeará dentre os professores do Curso de Direito um professor orientador, para cada acadêmico, observando as disciplinas e/ou áreas de atuação deste professor no curso e nos limites deste Regulamento.

§ 1º O acadêmico regularmente matriculado deverá protocolar junto a Coordenação do Curso, no prazo de 10 (dez) dias a contar da matrícula os seguintes documentos: Requerimento de Indicação de Orientador; Carta de Aceite; Projeto da Monografia avaliado pelo Orientador e pelo Professor de Metodologia da Pesquisa e Ata da defesa do projeto de Monografia devidamente aprovado.

(7)

7 § 2º. A nomeação do professor orientador se dará no prazo de 10 dias a partir do início do ano letivo de sua matrícula na disciplina de Monografia I, através de edital da Coordenação do Curso de Direito.

§ 3º. O professor orientador nomeado pela Coordenação do Curso poderá solicitar ao acadêmico cópia do projeto da monografia, para avaliação e querendo sugerir alterações no mesmo, mantendo a estrutura estabelecida neste Regulamento. § 4º. O novo projeto, com as alterações, e após aprovação do professor de Metodologia da Pesquisa, deverá ser entregue à Coordenação do Curso no prazo de quinze dias a contar da nomeação do professor orientador.

§ 5º. A remuneração do professor orientador obedecerá o plano de carreira, cargos e salários da UNIARP.

Art. 11. As controvérsias que porventura surgirem em torno das atividades de orientação e que não encontrem solução na Coordenação do Curso serão resolvidas pelo Colegiado do Curso de Direito.

TÍTULO IV MATRÍCULA

Art. 12. Para matricular-se na disciplina de Monografia I, o acadêmico deverá comprovar ter cursado, com aproveitamento, a disciplina de Metodologia da Pesquisa, bem como aprovação do Projeto de Pesquisa pelo Professor de Metodologia da Pesquisa do Curso de Direito.

TÍTULO V

(8)

8 Art. 13. A apresentação da monografia deverá estar de acordo com as normas adotadas pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Art. 14. A versão aprovada pelo professor orientador, e que será defendida perante a banca examinadora, deverá ser protocolada em local a ser designado por edital da Coordenação do Curso de Direito, em três vias, encadernadas em espiral, com visto do Professor orientador.

Parágrafo único. A versão da monografia para defesa em banca deverá ser

acompanhada da Declaração de Aptidão, devidamente firmada pelo professor orientador, conforme modelo em anexo.

TÍTULO VI

BANCA EXAMINADORA

Art. 15. A monografia será apresentada e defendida pelo acadêmico perante banca examinadora composta pelo professor orientador, que a preside e por mais dois membros titulares e um suplente, indicados pela Coordenação do Curso de Direito.

Parágrafo único. Poderá integrar a banca examinadora um professor de outro

curso com conhecimento do tema abrangido pela pesquisa, ou profissional com grau acadêmico de pós-graduação que exerça atividade em área afim com o tema da monografia.

Art. 16. A Banca examinadora somente poderá instalar-se com a presença de três membros.

Parágrafo único. Caso o acadêmico não compareça à sessão de apresentação e

(9)

9 Curso a designação de nova data. Os motivos serão avaliados pelo Coordenador do Curso de Direito, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do pedido, de acordo com os ordenamentos jurídicos da Universidade.

Art. 17. Todos os professores do Curso de Direito podem ser convocados a participar de banca examinadora, em suas respectivas áreas de atuação.

Parágrafo único. Na indicação dos professores para comporem as bancas

examinadoras deverá ser observado um rodízio, dentro de cada área do Direito.

TÍTULO VII

APRESENTAÇÃO E DEFESA DA MONOGRAFIA

Art. 18. As sessões de apresentação e defesa das monografias serão públicas.

Art. 19. Para a apresentação e defesa da monografia, a coordenação do Curso de Direito fixará por edital o tempo para exposição do trabalho e para as argüições dos membros da banca, bem como para as respostas a cada examinador.

Art. 20. As notas serão atribuídas após o encerramento da etapa de argüição, individualmente pelos examinadores, levando em consideração o trabalho escrito, sua exposição oral e as respostas às argüições da banca examinadora.

§ 1º. Serão utilizadas fichas de avaliação individuais, para a atribuição das notas, nas quais os membros da banca atribuirão nota para cada item considerado, conforme modelo em anexo.

§ 2º. A nota final na disciplina de Monografia I será atribuída conforme critérios a serem fixados em Plano de Ensino pelo Professor da disciplina, e na disciplina de Monografia II será o resultado da média aritmética das notas atribuídas em cada item pelos membros da banca examinadora.

(10)

10 § 3º. Para aprovação nas disciplinas de Monografia I e II o acadêmico deverá obter nota final igual ou superior a sete (numa escala de zero a dez).

Art. 21. A banca examinadora poderá sugerir ou exigir que o acadêmico reformule aspectos de sua monografia.

Parágrafo único - O prazo para apresentar as alterações será estabelecido em

edital da Coordenação do Curso de Direito.

Art. 22. A ata da defesa da monografia e avaliação, assinada por todos os membros da banca examinadora, permanecerá arquivada na Secretaria Acadêmica.

Art. 23. O acadêmico que não obtiver a nota estabelecida para a aprovação deverá refazer a Disciplina de “Monografia II”, bem como a própria monografia.

Art. 24. O acadêmico que não entregar a monografia, ou não apresentá-la perante a banca, sem motivo justificado, será considerado reprovado na disciplina de “Monografia II”, devendo matricular-se novamente.

Art. 25. Após a aprovação da monografia, realizadas as reformulações quando for o caso, o acadêmico deverá entregar à Coordenação do Curso, mediante protocolo, uma via encadernada em capa dura, contendo a declaração de isenção de responsabilidade devidamente assinada pelo acadêmico e página de aprovação devidamente assinada pelo Coordenador do Curso de Direito, pelo professor orientador e respectivos membros avaliadores da banca para encaminhamento a Biblioteca.

(11)

11 § 2º. O acadêmico deverá ainda entregar ao Professor da Disciplina de “Monografia II” um artigo científico sobre o tema da monografia, corrigido pelo Professor Orientador, na mesma data.

§ 2º. Parágrafo segundo. Caso o acadêmico não realize as reformulações a que se refere o caput deste artigo na forma e prazo fixados, a banca será convocada por seu Presidente para nova avaliação e atribuição da nota final.

TÍTULO VIII

ATRIBUIÇÕES E DEVERES

Art. 26. Compete ao Colegiado do Curso de Direito: I - apreciar recursos sobre a monografia;

II - deliberar sobre os casos omissos, interpretações e alterações deste regulamento.

Art. 27. Compete à Coordenação do Curso de Direito:

I - elaborar a relação de professores orientadores e suas linhas temáticas; II - nomear um professor orientador para cada monografia, obedecendo o

limite de até 05 (cinco) orientações por fase;

III - nomear os componentes da banca examinadora de cada monografia, remetendo-lhes cópia do trabalho, designando a data e local.

IV - Receber as versões finais da monografia e artigo científico, mediante protocolo.

Art. 28. Compete ao Professor das disciplinas de “Monografia I e II”:

I - atender os acadêmicos matriculados na disciplina de Monografia, nos horários estabelecidos;

II - solicitar, se necessário, ajuda dos professores das disciplinas Metodologia da Pesquisa e Metodologia Científica para melhor orientação

(12)

12 aos acadêmicos em fase de elaboração de Monografia acerca dos aspectos metodológicos;

III - encaminhar aos professores orientadores as fichas de frequência, avaliação e controle das orientações na elaboração da Monografia;

IV - anotar no diário de classe das disciplinas de “Monografia I e II” a frequência dos acadêmicos, registradas nas fichas sob controle dos orientadores, bem como as informações sobre o andamento dos trabalhos e a entrega dos relatórios e da monografia, conforme o caso, com as respectivas avaliações.

Art. 29. O professor orientador terá os seguintes deveres:

I - participar das reuniões convocadas pelo professor das disciplinas “Monografia I e II” e pela coordenação do Curso de Direito;

II - atender seus orientandos em horário previamente fixado ou estabelecido de comum acordo, e com a anuência da Coordenação;

III - enviar em meio magnético ao Professor das disciplinas de Monografia I e II as fichas de frequência e de avaliação, devidamente preenchidas e assinadas;

IV - emitir a Declaração de Aptidão (modelo anexo);

V - vistar as três versões encadernadas em espiral, que deverão ser entregue à Coordenação para fins de defesa em banca;

VI - assinar, juntamente com os membros da banca examinadora, a ficha de avaliação da monografia e a ata final da sessão de defesa;

VII - corrigir os aspectos teóricos do artigo científico;

VIII - comunicar oficialmente e em tempo ao Professor das Disciplinas de “Monografia I e II” todos os incidentes ocorridos durante a elaboração do trabalho.

Art. 30. Os acadêmicos matriculados nas disciplinas de “Monografia I e II” terão os seguintes deveres:

(13)

13 I - participar das reuniões convocadas pelo professor das disciplinas de “Monografia I e II”, pela coordenação do Curso ou pelo seu professor orientador;

II - manter conversação no mínimo quinzenal com o professor orientador para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas aos encontros;

III - entregar ao professor das Disciplinas de Monografia I e II, na data fixada para esse fim, relatórios das atividades desenvolvidas no período;

IV - elaborar o projeto de pesquisa e a monografia de acordo com o presente regulamento e seguindo as instruções do professor orientador;

V - entregar à coordenação do Curso três cópias da monografia, com visto do professor orientador e declaração de aptidão, encadernadas em espiral, para apresentação e defesa, conforme prazo estabelecido em edital; VI - comparecer no dia, hora e local determinados para a apresentação e

defesa de sua monografia;

VII - entregar, após a apresentação, em prazo a ser fixado por Edital da Coordenação do Curso de Direito, uma via da versão final da monografia, atendendo as recomendações da banca examinadora, e as exigências constantes no art. 25 deste Regulamento;

VIII - entregar um artigo científico sobre o tema da monografia, ao Professor da Disciplina de Monografia II, devidamente corrigido pelo Professor Orientador, no mesmo prazo estabelecido na alínea anterior.

TÍTULO IX

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 31. Este regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação pelo CONSUN.

(14)

14 ANEXOS

(15)

15 ANEXO I - ROTEIRO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO1

CAPA

FOLHA DE ROSTO

LISTA (ILUSTRAÇÕES, TABELAS, ABREVIATURAS E SIGLAS, SÍMBOLOS) - opcional SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 1.2 PROBLEMA 1.3 HIPÓTESES / PRESSUPOSTOS 1.4 JUSTIFICATIVA 1.5 OBJETIVOS 1.5.1 Objetivo Geral 1.5.2 Objetivos Específicos 2 REFERENCIAL TEÓRICO 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 3.1 ESTRUTURA BÁSICA DA MONOGRAFIA 4 RECURSOS 5 CRONOGRAMA REFERÊNCIAS APÊNDICES (opcional) ANEXOS (opcional) 1

A presente estrutura tem como fonte a NORMALIZAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIARP.

(16)

16 ANEXO II - ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA2

CAPA (obrigatório) LOMBADA (opcional)

FOLHA DE ROSTO (obrigatório) ERRATA (opcional)

FOLHA DE APROVAÇÃO (obrigatório)

DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE (obrigatório) DEDICATÓRIA (opcional)

AGRADECIMENTO (opcional) EPÍGRAFE (opcional)

RESUMO (obrigatório)

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (obrigatório)

LISTA (ILUSTRAÇÕES, TABELAS, ABREVIATURAS E SIGLAS, SÍMBOLOS) (opcional)

SUMÁRIO (obrigatório) INTRODUÇÃO (obrigatório)

DESENVOLVIMENTO DOS CAPÍTULOS (obrigatório) CONCLUSÃO (obrigatório) REFERÊNCIAS (obrigatório) APÊNDICES (opcional) ANEXOS (opcional) 2

A presente estrutura tem como fonte a NORMALIZAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DA UNIARP.

(17)

17 ANEXO III - REQUERIMENTO DE INDICAÇÃO DE ORIENTAÇÃO

À Coordenadora do Curso de Direito da UNIARP – Caçador/SC.

Através deste, venho solicitar que seja aceita a indicação do nome do(a) Professor(a)_____________________________________________________ para que atue como orientador(a) de minha Monografia, conforme Regulamento para Elaboração da Monografia para Conclusão do Curso de Direito.

Anexo ao presente requerimento os seguintes documentos:

( ) Carta de Aceite para Orientação na Elaboração de Monografia de Conclusão do Curso de Direito;

( ) Ata da defesa do projeto de Monografia devidamente aprovado em ___/___/____

( ) Projeto da Monografia avaliado pelo Orientador e pelo Professor de Metodologia da Pesquisa ( ) sem indicação de alterações ( ) com indicação de alterações. Nestes termos, Pede Deferimento. Caçador, ______ de ________________ de _________. _____________________________________________ Nome e Assinatura do Acadêmico

(18)

18 ANEXO IV - CARTA DE ACEITE PARA ORIENTAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE

MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO

_____________________________________________ (nome do professor), __________ (titulação) do Curso de Direito da UNIARP – Caçador, venho através do presente declarar que aceito orientar o(a) acadêmico(a) _________________________________ na elaboração de sua monografia de

conclusão do curso, intitulada,

__________________________________________ comprometendo-me a cumprir fiel e integralmente o REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO, bem como todos os demais procedimentos e prazos determinados pela Coordenação do Curso e pela Professora da Disciplina da Monografia.

Assumo expressamente ainda as seguintes obrigações:

- Participar das reuniões convocadas pela Coordenação do Curso de Direito e Professora da Disciplina de Monografia enquanto durar a orientação.

- Realizar encontros presenciais com o orientando periodicamente

- Comunicar imediatamente a Coordenação do Curso de Direito sobre a ausência ou desídia do orientando para com as atividades da Monografia, para que sejam tomadas as medidas cabíveis tempestivamente.

Caçador, ______de ___________ de ____.

__________________________________ (nome)

(19)

19 ANEXO V - FICHA DE ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL DE MONOGRAFIA

Orientado: Orientador:

Data da Orientação:

Aspectos abordados na orientação:

Solicitação para próxima orientação em ______/______/________

Bibliografias indicadas:

(20)

20 ANEXO VI - DECLARAÇÃO DE APTIDÃO

Declaro para os devidos fins que a Monografia titulada _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ____, encontra-se finalizada de acordo com as normas para elaboração de trabalhos acadêmicos da UNIARP, estando o acadêmico(a) _________________________________________________________________ __, desta forma apto a defender perante a banca examinadora em dia e hora determinados pela Coordenação do Curso.

Local, data.

______________________________________ Assinatura do Professor Orientador Nome completo do Professor Orientador

(21)

21 ANEXO VII - ATA DE DEFESA DA MONOGRAFIA

ATA NO _____/ ____

Aos _______________________ dias do mês de ______________ do ano de dois mil e _________, nas dependências da Universidade Alto Vale do

Rio do Peixe,

realizou-se a defesa de monografia do(a) acadêmico(a) _____________________________________________ do Curso de Direito, matriculado na disciplina de Monografia, perante a Banca Examinadora, composta

pelos Professores ______________________________,

__________________________ e _________________________________, segundo o estabelecido no Regulamento de Monografia do curso de Direito da UNIARP. Após a apresentação e argüições a Banca deliberou segundo os critérios estabelecidos e que foram devidamente observados pelos membros da

Banca, concluindo pela ___________________________ do(a) acadêmico(a), conforme segue:

__________________________________________ Nota: ________ Prof. __________________________________________ Nota: ________ Prof. __________________________________________ Nota: ________ Prof.

Com isso a nota final da Monografia resulta em ________________.

_____________________, SC, ___ de ___________________ de 20____ ____________________________________________

(22)

22 ANEXO VIII - FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA

Acadêmico(a): __________________________________________________ Data: ______________

A) Forma da pesquisa:

1. Formatação do texto (aspectos gerais): (0 a 1,0) _____________ 2. Normas da ABNT: (0 a 1,0) _____________ B) Conteúdo da pesquisa: 3. Relevância do tema: (0 a 1,0) _____________ 4. Profundidade da pesquisa: (0 a 1,0) _____________ 5. Fundamentação teórica: (0 a 1,0) _____________ 6. Bibliografia: (0 a 1,0) _____________

C) Defesa da Monografia pelo candidato: 7. Fluência: (0 a 1,0) _____________ 8. Tempo: (0 a 1,0) _____________ 9. Domínio do tema: (0 a 1,0) _____________ D) Argüição: 10. Respostas às argüições: (0 a 1,0) _____________ TOTAL: ________________ __________________________ Avaliador

(23)

23 ANEXO IX - LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE DIREITO

1. Campo do Direito Público; 2. Campo do Direito Privado.

No campo do direito público, o docente e o acadêmico poderão desenvolver suas pesquisas envolvendo o Estado, o Cidadão, os deveres e direitos recíprocos.

No que diz respeito ao direito privado, as pesquisas contemplarão discussões a cerca da vida cotidiana do cidadão, com ou sem a interferência estatal.

Ainda dentro destas duas linhas de pesquisa pode-se deparar com conteúdos que envolvam direitos difusos e coletivos, os quais interagem e interferem na vida em a sociedade.

Referências

Documentos relacionados

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Segundo cartas convites elaboradas pelo CAEd para os cursistas que participaram das oficinas de divulgação dos resultados do Avalia BH, o propósito desse evento

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Assim, concordamos com Bianchetti (2008), para quem.. Uma educação que forme para a mudança social não pode ser medida como sendo de ‘boa ou má qualidade’, já que a sua