• Nenhum resultado encontrado

Ciclofaixa de Lazer em Santo André

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ciclofaixa de Lazer em Santo André"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ciclofaixa de Lazer em Santo André

Autores:

Engenheiro Carlos Rambaiolle(1); Arquiteto Rogério Maas Filho(2); Arquiteta Cybelle Calderaro(3); Arquiteta Lúcia Ojima Sakuda(4); Renata Cristina Peres(5).

Endereços: (1) Prefeitura Municipal de Santo André - Secretaria de Mobilidade Urbana - Departamento de Engenharia de Tráfego, Rua Catequese, 227 – Bairro Jardim, Santo André, (11) 4468-4401,crambaiolle@santoandre.sp.gov.br; (2) (11) 4468-4425,

rmaas@santoandre.sp.gov.br; (3) (11) 4468-4435, ccalderaro@santoandre.sp.gov.br; (4) (11)

4468-4437, losakuda@santoandre.sp.gov.br, (5) (11) 4468-4434,

rcperes@santoandre.sp.gov.br.

RESENHA

Com os crescentes congestionamentos dos centros urbanos superpovoados os gestores públicos precisam buscar novas maneiras de promover a mobilidade. Nesta situação possuir um veículo não é a solução, e novas formas de locomoção se fazem necessárias.

A Ciclofaixa de Lazer surge como uma alternativa para a população como prática de atividade física, manutenção da saúde e lazer. Possibilita a integração entre as pessoas e funciona como uma incentivadora de um modal democrático, limpo, de baixo custo e sustentavelmente correto.

PALAVRAS-CHAVES

Ciclofaixa, Lazer, Mobilidade, Sustentabilidade, Bicicleta, Planejamento Urbano

INTRODUÇÃO

Santo André é um município da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP. Juntamente com os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul compõe a Sub-Região Sudeste da RMSP, também conhecida como Grande ABC.

A população estimada de Santo André em 2015 era de 710.210 habitantes.

(2)

Rede Estrutural Cicloviária

Atualmente as ciclofaixas e ciclovias de Santo André aparecem segmentadas quando vistas no mapa. Os diversos trechos foram implantados conforme a possibilidade. Apesar da falta de continuidade fazem parte da Rede Estrutural Cicloviária do Plano Diretor de Mobilidade de Santo André, que, apesar de não ter sido aprovado, continua a servir de referencia.

(3)
(4)

A Ciclofaixa de Lazer

A Ciclofaixa de Lazer é um projeto da Prefeitura de Santo André que visa estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Onde o ciclista ocupa o espaço na via com respeito a normas de circulação e sinalização de transito.

Em 2013 o Consórcio Intermunicipal Grande ABC licitou para o conjunto das 7 cidades (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), ciclofaixa de lazer e sistema de bicicletas compartilhadas. Essa licitação apresentou-se deserta.

Em fevereiro de 2015 foi inaugurada a Ciclofaixa de Lazer em Santo André. Funcionava aos domingos, no período das 8h30 às 14h30. Todo o itinerário recebeu sinalização de trânsito vertical e horizontal (placas de regulamentação e advertência, pintura no pavimento). A montagem/desmontagem e a operação da ciclofaixa de lazer eram realizadas por empresa contratada através de licitação. O percurso inicial tinha aproximadamente 11km.

A licitação foi necessária pois após algumas tratativas com empresas da região não se chegou a fechar nenhum tipo de patrocínio. A dificuldade do patrocínio talvez tenha sido por não existir em Santo André restrições à publicidade, como em São Paulo.

A sinalização implantada identificava a faixa da pista destinada à ciclofaixa de lazer com linha vermelha e legendas com fundo vermelho e pictogramas da bicicleta e legenda “DOMINGO”. Placas de regulamentação indicam o espaço da ciclofaixa e horário de funcionamento. A velocidade das vias do itinerário da ciclofaixa de lazer foi reduzida para 40km/h. Em alguns locais foi necessário também proibir o estacionamento na via.

A operação da ciclofaixa contava com a presença de monitores nos cruzamentos e a separação, por cones, da Ciclofaixa de Lazer do restante da pista.

Na época a Ciclofaixa de Lazer chegou à freqüência de 6.500 ciclistas. Com o tempo, porém, este volume se estabilizou em 4.500 ciclistas em media por operação.

(5)

Em 2016 houve uma alteração e redução do percurso passando de 11 km para 7,85 km, em função da redução de custos do contrato e adequações do trajeto. Houve também alteração do horário para 7h30 às 13h30.

Além da redução de gastos notou-se também a redução da quantidade de ciclistas a cada domingo.

Ciclofaixa de Lazer 2016

Nos anos de 2015 e 2016 a Ciclofaixa de Lazer foi operada em 42 domingos.

Paralelamente à operação da Ciclofaixa de Lazer, em 2015 foi implantada uma ciclo rota ligando o Parque do Pedroso à Estação CPTM Prefeito Celso Daniel – Santo André.

Em 2017, com o inicio de uma nova gestão na prefeitura, a operação foi paralisada por 90 dias para reavaliação de contrato e tentativa de busca de patrocínios. O objetivo era desonerar a Prefeitura, o que infelizmente não aconteceu. Desta forma, ao invés de expandir,o itinerário da Ciclofaixa de Lazer reduziu, passando agora para 3,8km.

O itinerário atual inicia no Viaduto Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, junto ao Paço Municipal, e segue pela via rebaixada da Avenida Edson Danilo Dotto, popularmente conhecida por Perimetral, e termina na Avenida Alfredo Fláquer, altura da Rua Guilherme Marconi, Ocupa a faixa da esquerda da via de pista dupla. Atualmente a operação da Ciclofaixa de Lazer tem custo mensal de R$20.000,00 (vinte mil reais), conta com estrutura enxuta, utilizando-se de funcionários e logística da própria prefeitura.

(6)

A ampliação da Ciclofaixa de Lazer, em pelo menos mais 20 km, não foi descartada. A Prefeitura continua em busca de parcerias e/ou patrocínios.

Outro fato a ser considerado sobre a Ciclofaixa de Lazer é que, além de ser uma incentivadora ao esporte e de estimular a mudança de modal de transporte, age também como geradora de empregos e movimenta a economia de vários setores ligados a bicicleta em nossa região.

DIAGNOSTICO

Estima-se que em 2050 cerca de 70% da população mundial estará vivendo em cidades. O congestionamento urbano, emissões de poluentes e qualidade do ar tornam-se problemas cada vez mais relevantes

As cidades precisam e precisarão oferecer formas alternativas de transporte para diminuir a quantidade de carros circulando em suas ruas e reduzir os congestionamentos.

Em Santo André atualmente 4% da população vive na Macrozona de Proteção Ambiental. Quase a totalidade vive na Macrozona Urbana.

O uso da bicicleta deve ser considerado, junto com outras ações, como uma alternativa sustentável de transporte. No entanto, para a troca de modal automóvel para bicicleta será necessário a intervenção dos gestores de políticas públicas.

PROPOSIÇÕES E RESULTADOS

O objetivo da Ciclofaixa de Lazer é incentivar e conscientizar a população a respeito do uso da bicicleta como meio de transporte, além de ser uma forma de lazer.

(7)

A partir do momento que as pessoas se habituem a utilizar a bicicleta como lazer estima-se que isso evolua para a utilização como meio de transporte.

Considerando a existência da ciclofaixa que liga o Parque do Pedroso à Estação CPTM Prefeito Celso Daniel – Santo André, tão logo seja viável, entende-se que seja o próximo trecho a ligação da Ciclofaixa de Lazer a esta estrutura.

Proposta – Ciclofaixa de Lazer 2017

CONCLUSÕES

Apesar de manifestações de interesse, o Município de Santo André não teve sucesso em fechar parceria ou patrocínio para operação da Ciclofaixa de Lazer.

A cidade de São Paulo tem mantido a operação da Ciclofaixa de Lazer e das bicicletas compartilhadas, sem interrupção desde 2009, aumentou o período de funcionamento e a extensão disponível.

Santo André é uma cidade de médio porte que faz parte da RMSP. Apesar disso, aparentemente o retorno do investimento na Ciclofaixa de Lazer não é atrativo o suficiente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, V.; RODRIGUES, J.; MARINO, F.; LOBO, Z. Mobilidade por Bicicleta no Brasil 1.Ed. Rio de Janeiro: PROURB/UFRJ, 2016.

Referências

Documentos relacionados

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,

RESUMO O proposito desse estudo é analisar a participação dos estudantes secundaristas do Colégio Estadual Elpídio de Almeida, ESTADUAL DA PRATA na Cidade de Campina Grande, no

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Nesse sentido, a última parte deste trabalho objetiva estudar o efeito da adição de partículas cristalinas (quartzo, alumina e zirconita) sobre

The SUnSET bovine spermatozoa results demand the use of other translation elongation inhibitors, namely emetine, in place of cycloheximide, a competitive inhibitor of the

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and