• Nenhum resultado encontrado

A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:. A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n 11. Jurisdicionada a Grande Loja do Estado de Sergipe

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:. A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n 11. Jurisdicionada a Grande Loja do Estado de Sergipe"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:.

A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n°11 Jurisdicionada a Grande Loja do Estado de Sergipe

Fundada em 29 de Abril de 1992

Trabalho referente a candidatura à elevação intitulado:

O Mestre de Harmonia e sua importância para os trabalhos em Loja

Ir:. José Valmir Pinheiro Da Silva Junior , C:. M:.

Fevereiro 2019

(2)

Na busca incessante do aperfeiçoamento individual, cujo fim maior é o aperfeiçoamento coletivo. Tem, o verdadeiro Maçom, o dever de estudar os ensinamentos maçônicos, sendo este um dos princípios fundamentais da Maçonaria, ou seja:

“A Maçonaria tem por fim combater a ignorância em todas as suas modalidades. É uma escola que impõe este programa: obedecer às leis do País; viver segundo os ditames da Honra; praticar a Justiça; amar o Próximo, trabalhar incessantemente pela felicidade do gênero humano e conseguir sua emancipação progressiva e pacífica.”

Com esse objetivo, primando a perfeição dos trabalhos em Loja por mim executados, busquei, nos estudos maçônicos, o que poderia se tratar o cargo de MESTRE-DE-HARMONIA. O cargo de Mestre de Harmonia é uma função derivada do Mestre de Cerimônias, pois tem relação intima com a beleza e demais atos praticados quando da realização dos trabalhos templários.

Harmonia é o substantivo feminino com origem do idioma grego e que indica uma concordância ou consonância tanto no contexto artístico como social. Alguns sinônimos de harmonia podem ser equilíbrio, ordem, acordo, concórdia, consonância, entendimento e conciliação.

Estando muitas vezes relacionada com o universo da música, a harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido. O estudo da harmonia é essencial para o estudo da composição e por isso, a harmonia também é a arte de compor os sons simultaneamente. Enquanto a harmonia é a combinação de sons simultâneos, a melodia é a combinação de sons sucessivos.

Os significados de Harmonia já mostram claramente a complexidade deste tema. É sabido que a música é uma das sete artes liberais, além da lógica, da gramática, da retórica, da aritmética, da astronomia e da geometria, que foram muito estudados na idade média. A música tem o poder de preparar ambientes, acalmá-los ou agitá-los. O mesmo poder tem com o nosso espírito.

O ritmo, a melodia e a mensagem são capazes de aflorar os sentimentos, sejam eles nobres ou não. Pode facilitar o processo de meditação ou trazer desestabilidade emocional. Dado este poder que a música tem, me questiono:

o quão dedicado e estudioso deve ser um Mestre de Harmonia?

Pitágoras usava a música para fortalecer a união entre os seus discípulos, por entender que a música instruía e purificava a sua mente. Em sua Escola, a música era entendida como disciplina moral por atuar como freio aos ímpetos agressivos dos ser humanos. Em seu sentido mais amplo, a Harmonia é a ciência da combinação dos sons, formando os acordes musicais.

A palavra grega MOUSIKE significa não apenas música, mas também todas as formas de expressão que tenham por finalidade a criação da Beleza.

(3)

No passado, a Coluna da Harmonia era composta pelo conjunto dos Irmãos músicos que contribuíam para o brilhantismo dos rituais e dos festejos maçônicos. Em todas as civilizações, a musica era cultivada por meio do cântico e de instrumentos; inicialmente de percussão, depois de sopro e, mais tarde, de cordas; Com o avanço tecnológico, os músicos foram substituídos pelos aparelhos eletrônicos, operados hoje pelo Mestre de Harmonia, Com isso, a responsabilidade antes compartilhada entre diferentes irmãos, acabou concentrada nas mãos de um só.

Compreendem normas na Maçonaria que suas reuniões se realizem com músicas adequadas e propícias de preferência evitando musicas cantadas. As músicas são invariavelmente colocadas por hábito, por gosto ou por imitação, dificilmente associando o profundo trabalho de introspecção que é a litúrgica Maçônica a uma trilha sonora que estimule instantes de euforia, nos acalme para os momentos de meditação, e espiritualize profundamente nos momentos de abertura e fechamento do Livro da Lei, que seja melodiosa e nos leve à profunda meditação quando os Irmãos Mestre de Cerimônias e Hospitaleiro circulam com o Saco de Propostas e o Tronco de Benificência, e de pura alegria, no momento do encerramento. Por esse motivo, as músicas devem ser de caráter neutro, pois a melodia maçônica deve ser aquela que induza o Irmão a entrar dentro de Si, elevando-se à reflexão do seu Eu, e não propiciando o desvio dos pensamentos de Irmãos para ir ao ambiente externo no qual costumeiramente “aquela” melodia é ouvida.

O Mestre de Harmonia deve ser uma pessoa capaz de perceber o momento e o tipo de ritual e então traduzir o seu sentimento na música mais adequada a este momento. Durante nossos rituais, a partir da ação do mestre de harmonia, eu sou remetido à alguns dos momentos da minha iniciação.

Lembro-me claramente de ser totalmente envolvido pelo ambiente. Talvez por estar completamente vendado, os demais sentidos se aguçaram, destacando- se entre eles a audição. A perfeita combinação de cada um dos sons em cada uma das etapas pelas quais passei foi essencial para que minha experiência fosse de completa imersão daquele momento que até hoje, recordo com tanta solidez. Um simples erro de ritmo ou uma escolha incorreta com certeza quebraria meu espírito naqueles momentos.

O Mestre de Harmonia no mínimo deverá ouvir diversas músicas para poder selecionar aquelas que considerem como as mais apropriadas para serem utilizadas no decorrer de uma sessão maçônica. Ou então, deverá ser profundo conhecedor e apaixonado pela música, tendo ao longo da sua vida desenvolvido muito conhecimento e repertório musical.

Conclusão que a missão do Mestre de Harmonia é atuar como facilitador para que o conteúdo seja melhor absorvido e as atividades sejam melhor executadas pelos irmãos em loja. É uma responsabilidade imensa e requer

(4)

pleno conhecimento e experiência sobre os tipos de sessão existentes, sua sequência e, além de tudo, sensibilidade para interpretar o momento em que os irmãos se encontram e seus estados de espírito, entregando as músicas ou sons que melhor se adequem a estes momentos e sentimentos. Reconheço que realmente vim aprender outra sensibilidade em relação a musica depois que adentrei a este ordem e especialmente no lado instrumental. Após aceita- la, a sensação foi boa, de paz. Gratidão pela maçonaria me proporcionar evolução constante.

“Todos nós precisamos de momentos harmoniosos em nossa vida; instantes de boa musica nos confortam e conduzem aos bons pensamentos, de elevada espiritualidade.”

Ir:. C:.M:. J.V.Pinheiro S Jr.

(5)

Referências

Ritual de Companheiro – Rito Escocês Antigo e Aceito- GLMSE – FEV/2018 www.maconaria.net/coluna-da-harmonia

CAMINO, Rizzardo da Introdução a Maçonaria www.revistauniversomaconico.com.br

filhosdehiran.blogspot.com/2012/03/liturgia-e-ritualistica.html

Referências

Documentos relacionados

Representados dessa forma, os dados permitem facilmente entender quais países são considerados mais parecidos entre si, e quais são considerados muito diferentes (note a

Saba, em que in- tervenção de enfermagem é definida como “uma ação de enfermagem, um tratamen- to, um procedimento, atividade ou servi- ço, designado a atingir um resultado para

o objetivo deste trabalho épropor uma padronização de ficha clínica para ser utilizada na especialidade de Cirurgia Plástica. O modelo de ficha proposto atenderia a maioria

Jesus como um pregador apocalíptico, o que foi muito criticado pela academia. Käsemann trabalha a questão, tentando resgatar o sentido de uma mensagem escatológica em Mateus como

Também devemos mudar o extent do mapa anterior para servir os dados de todo o

Trox do Brasil - Difusão de Ar, Acústica, Filtragem, Ventilação Ltda Veco do Brasil Indústria e Comércio de Equipamentos Sociedade Ltda. Vetor Consultoria e Projetos de

Um estudo de caráter transversal foi realizado durante o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação de 2004, em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, com o obje- tivo de conhecer

Partindo disso, a redução de danos ganha enfoque, por representar um marco no âmbito da saúde pública, quando aceita que o uso de drogas faz parte de práticas culturais,