• Nenhum resultado encontrado

Backup e recuperação EMC Avamar para ambientes VMware

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Backup e recuperação EMC Avamar para ambientes VMware"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Backup e recuperação EMC Avamar para ambientes VMware

Tecnologia aplicada

Resumo

Este white paper descreve componentes das soluções VMware vSphere e VMware View e discute as opções de proteção desses ambientes usando o EMC® Avamar® com desduplicação global de dados na origem.

maio 2010

(2)

Copyright © 2009 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

A EMC atesta que as informações apresentadas neste documento são precisas e estão de acordo com as suas práticas comerciais na data de publicação. As informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PUBLICAÇÃO SÃO FORNECIDAS "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM". A EMC CORPORATION NÃO FORNECE NENHUM TIPO DE REPRESENTAÇÃO NEM GARANTIA COM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PUBLICAÇÃO E ESPECIFICAMENTE SE ISENTA DE GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO A UM PROPÓSITO ESPECÍFICO.

O uso, a cópia e a distribuição de qualquer software da EMC descrito nesta publicação exigem uma licença de software apropriada.

Para obter uma lista mais atualizada de nomes de produtos da EMC, consulte EMC Corporation Trademarks em EMC2.com.br

Todas as outras marcas comerciais utilizadas neste documento pertencem a seus respectivos proprietários.

(3)

Sumário ... 3

Resumo executivo... 4

Introdução ... 4

Público ...4

VMware Virtual Infrastructure... 4

Sistema operacional de data centers virtuais VMware vSphere ...4

Tecnologia de desktop VMware View...5

Componentes da VMware Virtual Infrastructure...6

Opções de implementação da virtualização ... 7

EMC Avamar – nunca fazer backup dos mesmos dados duas vezes... 7

Avamar for VMware ...8

Soluções... 9

Avamar para infraestruturas virtuais...9

Backup de convidado...9

Backup de imagens com base em APIs do vStorage para proteção de dados...11

Integração com vCenter ...12

Avamar for VMware View ...13

Estratégia 1 de proteção de dados para um ambiente VMware View...13

Estratégia 2 de proteção de dados para um ambiente VMware View...14

Recuperando componentes do VMware View ...15

Opções de implementação do Avamar...16

Virtualização centralizada ...16

Virtualização distribuída ...17

Conclusão ... 18

Referências ... 18

(4)

Resumo executivo

Os produtos VMware oferecem o primeiro pacote de virtualização de sistema operacional em nuvem do setor, possibilitando que as grandes e pequenas empresas transformem, gerenciem e otimizem a infraestrutura de TI por meio da virtualização. A VMware Virtual Infrastructure oferece recursos abrangentes de virtualização, gerenciamento, otimização de recursos, disponibilidade de aplicativos e automação operacional em uma oferta integrada.

Como a VMware Virtual Infrastructure é a solução de virtualização mais implantada no setor, é importante garantir que as máquinas virtuais implantadas no data center e escritórios remotos sejam protegidas contra falhas. Levar a proteção de dados às máquinas virtuais é, portanto, uma função importante. No ambiente virtualizado oferecido pela VMware Virtual Infrastructure, há várias maneiras de aumentar a conveniência e a confiabilidade da proteção de dados, cada uma com vantagens e desafios particulares.

O EMC® Avamar® é uma solução corporativa de backup/recuperação e recuperação de desastres que é otimizada para infraestruturas virtuais VMware e usa tecnologia exclusiva de desduplicação para fazer backup de componentes da VMware Virtual Infrastructure de modo eficiente e elimina a sobrecarga tradicional do backup em recursos compartilhados.

Introdução

Este white paper discute detalhes da solução Avamar e várias formas de oferecer proteção de dados aos vários produtos do portfólio VMware.

Público

As informações deste white paper destinam-se basicamente a administradores de aplicativos corporativos e administradores de sistemas de backup que têm a responsabilidade de estruturar, implantar e proteger um ambiente VMware View. Eles devem ter um conhecimento profissional dos componentes que formam uma solução VMware View, inclusive Microsoft Active Directory (AD), VMware View Manager (antigo Virtual Desktop Manager) e VMware Virtual Infrastructure (vCenter e ESX Server).

VMware Virtual Infrastructure

Sistema operacional de data centers virtuais VMware vSphere

O principal produto da VMware, VMware Virtual Infrastructure, juntamente com o amplo roteiro de produtos novos e pioneiros da VMware, proporciona um sistema operacional (OS) de data centers virtuais a ambientes de TI de todos os portes. O SO do data center virtual atende às necessidades de flexibilidade, velocidade, capacidade de recuperação e eficiência dos clientes, transformando o data center em uma "nuvem interna" — um utilitário flexível, compartilhado, com autogerenciamento e autorrestauração, que pode ser agrupado com nuvens externas de capacidade de computação, liberando a TI das restrições dos aplicativos estáticos associados ao hardware.

O SO do data center virtual garante os níveis adequados de disponibilidade, segurança e capacidade de expansão a todos os aplicativos, independentemente de hardware e localização. Assim como o SO de servidor único era uma parte indispensável do conjunto tradicional de TI, o SO de data centers virtuais é uma plataforma indispensável para a computação corporativa do futuro.

(5)

Figura 1. SO de data centers virtuais VMware vSphere

Tecnologia de desktop VMware View

As empresas estão mais dependentes da tecnologia que nunca, apesar do aumento da frustração em virtude da inflexibilidade. Com uma força de trabalho cada vez mais móvel e globalmente dispersa que utiliza vários dispositivos em várias plataformas, elas se esforçam para conectar os dados e aplicativos em um emaranhado de soluções baseadas na Web, desktops e servidores. A TI se esforça para retroajustar e gerenciar o sistema especialmente desenvolvido e estreitamente vinculado de um SO, aplicativos e hardware. E quando um usuário danifica ou perde um computador, a produtividade para, a segurança é violada e a propriedade intelectual pode ser perdida. Reconexão não é tarefa fácil: dias são perdidos para colocar os usuários novamente on-line e transcorrem semanas enquanto a TI tenta recuperar as informações perdidas.

O desktop do futuro não será um dispositivo físico único, mas sim uma coleção de vários dispositivos e ambientes. Os aplicativos e dados podem estar em vários locais, por exemplo, um desktop virtual executado em um servidor, um computador notebook doméstico e uma conta de webmail. Os usuários finais querem ter a mesma visualização, independentemente do tipo de dispositivo que usam para conexão com o desktop ou da localização dos aplicativos e dados — o usuário quer um cliente universal. Os departamentos de TI, por outro lado, querem simplificar o gerenciamento e assumir o controle de desktops e aplicativos de modo econômico.

O cliente universal é a próxima evolução na computação de desktops, abrangendo a infraestrutura de desktop virtual.

Dissociar do hardware os aplicativos, os dados e o sistema operacional, e oferecê-los ao usuário – não a um dispositivo. Dar aos usuários uma visualização pessoal dos aplicativos e dados, seja em um cliente thin ou laptop, no escritório ou em trânsito. Entregar aplicativos e dados a qualquer dispositivo de modo inteligente e possibilitar que os usuários mantenham a atenção no trabalho e não nas ferramentas. Equilibrar os requisitos de negócios com as necessidades dos usuários e criar uma experiência perfeita onde os aplicativos e dados seguem o usuário e não o dispositivo.

O modelo monolítico de hardware, sistema operacional e aplicativos estreitamente associados não consegue acompanhar a economia global de hoje e ao mesmo tempo atender aos objetivos normativos, de negócios e segurança. Você precisa de soluções flexíveis para impulsionar a infraestrutura com base nas necessidades de seus negócios. Veja como melhorar seu gerenciamento de desktops e:

Oferecer aplicativos e desktops personalizados ao usuário e não um dispositivo

(6)

Habilitar flexibilidade com controle

Gerenciar e proteger centralmente os ambientes de desktop dos usuários

Figura 2. Exemplo de um ambiente VMware View

Componentes da VMware Virtual Infrastructure

A VMware Virtual Infrastructure abrange os importantes componentes a seguir:

VMware ESX Server — uma camada de virtualização comprovada para produção, executada em

servidores físicos, que abstrai processador, memória, armazenamento e recursos de rede, a ser provisionada em várias máquinas virtuais.

VMware Virtual Machine File System (VMware VMFS) — um sistema de arquivos em cluster de alto desempenho para máquinas virtuais.

vCenter Management Server — o ponto central de configuração, provisionamento e gerenciamento de infraestrutura de TI virtualizada.

Virtual Infrastructure Client (VI Client) — uma interface que permite que os administradores e usuários se conectem remotamente ao VirtualCenter Management Server ou a instalações de ESX Server individuais a partir de qualquer PC Windows.

VMware VMotion™ — permite a migração em tempo real de máquinas virtuais em execução de um servidor físico para outro, sem tempo de inatividade, com disponibilidade contínua de serviços e integridade completa de transações.

APIs do vStorage da VMware para proteção de dados — removem o tráfego de backup da LAN e eliminam a carga de backup do host ESX Server, a janela de backup e a necessidade de executar agentes de backup em máquinas virtuais para fazer backup dos dados das VMs em nível de imagem e de arquivo.

(7)

Opções de implementação da virtualização

Dependendo das necessidades dos negócios e da confiabilidade da rede, os servidores físicos que executam o VMware Infrastructure podem ser implantados centralmente, em um data center, ou localmente, em um escritório remoto.

Figura 3. Abordagens de implementação para uma infraestrutura virtual

Implementação centralizada – o VMware Infrastructure consolida a infraestrutura de TI de escritórios remotos em uma plataforma virtual no data center e os escritórios remotos acessam as cargas de trabalho de servidor e desktop em uma conexão de rede segura. Esta opção é ideal para organizações com links de rede confiáveis, grande largura de banda e baixa latência, ou organizações que tenham implementado uma solução de serviços de dados de rede remota para acelerar os aplicativos na WAN (Wide Area Network, rede remota). Esta opção de implementação maximiza a economia e as taxas de consolidação de servidor.

Implantação distribuída – o VMware Infrastructure consolida a infraestrutura de TI de escritórios remotos em uma plataforma virtual no escritório remoto, e uma equipe central de TI gerencia as cargas de trabalho de servidor e desktop remotamente a partir de um data center. Esta opção é ideal para as organizações que tenham links de rede não confiáveis ou que necessitem de servidores físicos localizados próximos aos usuários finais. Esta opção de implementação mantém o desempenho dos aplicativos independentemente da velocidade e da disponibilidade da WAN.

EMC Avamar – nunca fazer backup dos mesmos dados duas vezes

Revolucione seu backup transferindo menos dados para resolver os desafios mais difíceis de backup de VMware, NAS, escritório remoto e desktop/laptop

As soluções de backup tradicionais exigem um agendamento rotativo de backups completos e incrementais, os quais transferem um volume significativo de dados redundantes semana após semana. Em função da transferência desnecessária de dados, as empresas se deparam frequentemente com janelas de backup que se estendem pelo horário de produção, enfrentando restrições de rede e muito armazenamento a ser gerenciado.

Nos ambientes do VMware Infrastructure, a consolidação de servidor pode significar uma sobreposição das janelas de backup e alto impacto sobre os recursos de hardware.

(8)

Na última década, o armazenamento em disco foi usado para ampliar as abordagens de backup tradicional, mas as soluções em disco que foram desenvolvidas para substituir bibliotecas e mídia de fita solucionam apenas uma fração dos desafios de proteção de dados enfrentados pelas empresas.

O software de backup e recuperação EMC Avamar com desduplicação global de dados na origem resolve os desafios associados ao backup tradicional, possibilitando proteção rápida e eficiente de escritórios remotos, ambientes VMware e servidores LAN/NAS em data centers.

Ao contrário das soluções tradicionais de backup, o EMC Avamar identifica na origem os segmentos de dados redundantes — antes que sejam transferidos na rede. Com a transferência só de segmentos novos e únicos de dados de subarquivo, o Avamar faz backups diários completos e rápidos, reduzindo em até 500 vezes a largura de banda de rede exigida diariamente. Esse recurso permite que as empresas usem a largura de banda de rede atual para backup e recuperação de desastres de escritórios remotos e data centers, mesmo com redes e infraestrutura lentas ou congestionadas. Os dados podem ser criptografados dinâmica ou estaticamente para aumentar a segurança, e o gerenciamento centralizado facilita e torna eficiente a proteção de centenas de escritórios remotos.

Com o armazenamento de apenas uma instância de cada segmento de dados de subarquivo globalmente, o EMC Avamar também reduz em até 50 vezes o armazenamento de back-end total, possibilitando recuperação em disco a custos reduzidos e por períodos prolongados. Embora o EMC Avamar faça backup de dados em disco, ele também pode funcionar com software atual de backup tradicional e em fita, como o EMC NetWorker®. Além disso, a arquitetura em grade do EMC Avamar proporciona dimensionamento on-line, e a tecnologia patenteada RAIN (Redundant Array of Independent Nodes, array redundante de nós independentes) oferece alta disponibilidade.

Avamar for VMware

O software Avamar protege os ambientes VMware Infrastructure com rapidez e eficiência, reduzindo o volume de dados de backup em máquinas virtuais e entre elas — usando agentes nas máquinas virtuais ou no servidor proxy com APIS do vStorage da VMware para proteção de dados. Em backups de máquinas virtuais, o Avamar elimina os gargalos do backup tradicional, causados pelo grande volume de dados redundantes que devem passar pelo mesmo conjunto de recursos compartilhados — CPU, adaptador Ethernet, memória e armazenamento em disco dos servidores físicos. O Avamar reduz a carga do backup tradicional — de até 200% semanalmente — para apenas 2% no mesmo período, reduzindo drasticamente os tempos de backup e a utilização de recursos.

Os principais benefícios do Avamar são:

Backups diários completos até 10 vezes mais rápidos

Redução de até 500:1 na largura de banda de rede exigida diariamente

Redução de até 50:1 na mídia de armazenamento global de backup exigida

Criptografia de dados de backup em trânsito e em repouso

Tolerância a falhas em nós Avamar e eliminação de pontos únicos de falha usando tecnologia RAIN patenteada

Arquitetura em grade dimensionável

Verificações diárias da integridade do servidor e da capacidade de recuperação dos dados

Recuperação simples, em apenas uma etapa

Opções flexíveis de implantação, abrangendo EMC Avamar Data Store e EMC Avamar Virtual Edition for VMware (uma ferramenta virtual)

Taxas mais eficientes de consolidação de servidor físico

A Figura 4 representa uma comparação de backups completos usando os métodos tradicionais versus backups completos usando a tecnologia de desduplicação Avamar. O lado esquerdo de cada gráfico representa o impacto sobre o recurso compartilhado (CPU/rede/disco) usando soluções de backup tradicional, e o lado direito representa o impacto da solução Avamar sobre o recurso compartilhado. Esse impacto reduzido sobre o recurso compartilhado de um servidor ESX ao executar o Avamar no nível de convidado ou de API do vStorage possibilita que os usuários atendam às janelas de backup com facilidade e reduzam as demandas de largura de banda de rede para uma infraestrutura de backup e recuperação.

(9)

Figura 4. Backup de convidado do VMware — Avamar versus backup tradicional

Soluções

Avamar para infraestruturas virtuais

Ambientes diferentes de data center favorecem soluções diferentes. O EMC Avamar em um ambiente VMware Infrastructure oferece a flexibilidade de implementar sua solução de proteção de dados de várias formas:

Backup em nível de convidado/arquivo: O Avamar Agent é instalado na máquina virtual.

Backup de imagens via APIs do vStorage para proteção de dados: O Avamar Agent é instalado em um servidor proxy.

Backup de convidado

O backup de convidado envolve a instalação do Avamar Agent leve em cada máquina virtual

A configuração do backup neste método não é diferente da configuração de um servidor físico. Normalmente não é necessário nenhum scripting para este tipo de backup. Talvez seja necessário fazer uma configuração além do cliente básico para dar suporte a aplicativos específicos, como o Microsoft SQL Server, o Exchange ou o Oracle.

As principais vantagens deste procedimento são as seguintes:

Desduplicação de dados em nível mais alto

Suporte para backup de aplicativos nas máquinas virtuais

Suporte para restaurações parciais ou de arquivos

Métodos idênticos de backup para máquinas físicas e virtuais

Não há necessidade de scripting avançado nem de conhecimento de software VMware

Procedimentos diários de backup inalterados

(10)

Figura 5. Backup de convidado

A restauração de máquinas virtuais nesta configuração é fácil de fazer. A Figura 6 mostra o método de restauração de uma imagem completa da máquina virtual.

Figura 6. Restauração de uma máquina virtual completa

Para executar uma restauração completa do sistema (às vezes chamada de restauração "bare-metal", isto é, sem depender do software original), o sistema deve criar uma máquina virtual com o sistema operacional e o Avamar Agent instalados. Esta etapa é obtida com mais facilidade usando-se um modelo ou uma imagem do sistema operacional já pronta. Para restaurar um sistema de arquivos completo no servidor, execute as seguintes etapas:

1. Implante uma nova máquina virtual a partir de um modelo ou imagem.

2. Ligue a máquina virtual e registre-a no servidor Avamar.

(11)

As APIs do vStorage da VMware para proteção de dados possibilitam backups sem o uso da LAN e retirada da carga de trabalho de backup em um servidor proxy de backup. O servidor proxy das APIs do vStorage pode montar arquivos .vmdk em uma máquina virtual e fornecer um backup .vmdk ou um backup baseado em arquivo (apenas Windows e Linux), oferecendo capacidade de recuperação da imagem ou do conjunto de arquivos por completo. Usando o Avamar Agent para fazer backup dos discos montados na máquina virtual, o Avamar oferece desduplicação de dados tanto no nível de arquivo como de .vmdk.

Figura 7. Backup com APIs do vStorage

As APIs do vStorage da VMware para proteção de dados consistem em um conjunto de utilitários e APIs que funcionam conjuntamente com o software Avamar Agent e o Avamar Interoperability Module (AVIM).

O Avamar Agent e o AVIM são executados no proxy para fornecer os serviços de backup. O backup real da máquina virtual acontece no servidor proxy de backup. Um servidor de backup pode fornecer serviços de backup a várias máquinas virtuais em vários hosts ESX Server. Os backups são executados com eficiência (adição com o sistema em funcionamento) quando todas as máquinas virtuais estão armazenadas nas SANS (Storage Area Network, rede de áreas de armazenamento) acessíveis pelo proxy.

A integração do Avamar às APIs do vStorage para proteção de dados e o AVIM aproveita as APIs do vStorage para criar snapshots e montar e desmontar os snapshots. — cópias point-in-time das máquinas virtuais em execução.

Quando a solução Avamar inicia um backup de acordo com o agendamento e a política especificada por você, o Avamar Agent inicia a atividade de backup no servidor proxy.

(12)

Vantagens de uso do Avamar e das APIs do vStorage para proteção de dados:

Backups completos de imagens das máquinas virtuais em execução.

Utiliza transporte eficiente (adição com o sistema em funcionamento), evitando a cópia das imagens completas do disco virtual na rede.

Oferece restaurações em nível de arquivo dos backups de imagens de Windows e LINUX

Desduplica em arquivos .VMDK e entre eles

Uso de rastreio de blocos alterados para acelerar os backups

Minimiza o tráfego de rede, desduplicando e compactando dados

Elimina a necessidade de gerenciar agentes de backup em cada máquina virtual na maioria dos cenários

Integração com vCenter

O Avamar 5.0 oferece recursos únicos de integração com o utilitário de gerenciamento vCenter da VMware.

A integração às APIs do vCenter permite que o Avamar Management Console consulte rotineiramente uma instância ou grupo de instâncias do vCenter e ofereça informações importantes de proteção de dados que simplificarão o gerenciamento de atividades de backup e recuperação.

Should we add a paragraph that points out that avamar provides a single pt of management for both guest and image level backups.??

Principais recursos do Avamar 5.0 com vCenter:

A integração oferece detecção de VMs e dos grupos associados a elas na UI (User Interface, interface de usuário) do Avamar

Capacidade de adicionar VMs individuais ou em grupo e definir políticas de backup de "imagem"

e/ou "convidado"

Capacidade de definir vários proxies de imagem VMware

Capacidade de iniciar operações de backup/restauração de imagem de VM ou convidado

Capacidade de monitorar operações de backup/restauração no monitor de atividade

Capacidade de visualizar o status de proteção da VM (convidado/imagem/nenhum)

Principais benefícios da integração do Avamar 5.0 ao vCenter:

Visualizações simples para verificar se foi feito backup das VMs ou não, e capacidade simples de correção

Mostrar COMO e quando foi feito backup de uma VM (convidado, VM, não foi feito)

Adição automática da política de backup a máquinas virtuais à medida que estas são adicionadas

Figura 8. Estabelecer a abordagem de proteção de dados por máquina virtual

(13)

Figura 9. Capacidade de recuperar vmdks em áreas de armazenamento diferentes

Avamar for VMware View

Estratégia 1 de proteção de dados para um ambiente VMware View

Há duas estratégias de proteção de um ambiente VMware View completo. A primeira abordagem de proteção de uma infraestrutura VMware View pode ser obtida pelo uso de uma combinação de hardware e software para fazer uma cópia simultânea dos LUNs onde estão armazenados desktops de máquinas virtuais, bem como o aplicativo e as informações de configuração do View Manager. Esta solução permite uma recuperação completa de todo o ambiente.

Os requisitos desta abordagem envolvem a criação de uma duplicata do ambiente VMware View para apresentar à solução de backup. A recuperação de um ambiente VMware View neste cenário requer as seguintes etapas:

Restauração dos dados contidos nos LUNs de todos os componentes em nova área de armazenamento de igual tamanho

Reconstrução do Active Directory, View Manager e ESX

Conexão destes à área de armazenamento recuperada

Reinicialização dos aplicativos

Verificação da configuração

(14)

Estratégia 2 de proteção de dados para um ambiente VMware View

A segunda abordagem de proteção de uma infraestrutura VMware View completa é proteger os elementos principais independentemente do uso de agentes de software cliente Avamar. Esta é considerada a melhor opção para empresas que querem evitar o custo, para a infraestrutura, de ter que duplicar toda a solução VMware View para apresentar ao ambiente de backup. A Figura representa as etapas para proteger os principais componentes do VMware View.

Figura 10. Proteção de componentes individuais

Microsoft Active Directory (AD)

Instale o cliente Windows Avamar no servidor AD.

Para restaurar o AD no mesmo hardware, o Avamar usa o utilitário ntbackup para exportar os dados do AD para backup.

Para restaurar o AD em hardware diferente, é necessária uma combinação do Avamar com o EMC HomeBase.

Servidor VMware View Manager

Instale o cliente Windows Avamar no servidor VDM View Manager.

Usando um pré-script, o Avamar chama o aplicativo VDMexport.exe para exportar as informações de configuração LDAP, localizadas no servidor AD, para um arquivo simples.

O Avamar faz backup do arquivo simples LDAP e do aplicativo View Manager, que está no seguinte local: \VMWare\VDMS

VMware vCenter

A proteção do vCenter requer um cliente Windows Avamar executado no servidor para proteger o aplicativo e um plug-in de banco de dados para proteger o banco de dados VC.

Observação: se o banco de dados estiver armazenado em um servidor diferente, será necessário um segundo cliente

(15)

Como prática recomendada, os diretórios base e os modelos de desktops virtuais do usuário devem ser armazenados em um dispositivo de armazenamento central compartilhado.

Figura 11. Proteção de dados de modelos de desktop e diretórios base do usuário

A proteção de dados Avamar usa um nó acelerador para proteger os dispositivos de armazenamento de SAN/NAS.

Os nós aceleradores podem acessar dados na solução de armazenamento usando NFS, CIFS ou NDMP.

Recuperando componentes do VMware View

Esta solução possibilita a recuperação dos componentes individuais que fazem parte da solução VMware View.

Os componentes individuais podem ser recolocados manualmente na solução VMware View com base no nível necessário de recuperação. Os componentes são os seguintes:

Microsoft Active Directory (AD)

Recuperar o AD usando os procedimentos documentados no Manual de administração do sistema EMC Avamar.

É importante observar que é necessário usar uma solução HomeBase/Avamar para recuperar o AD em hardware diferente. Se a recuperação for feita em hardware idêntico, use o ntbackup como descrito no Manual de administração do sistema EMC Avamar.

VMware vCenter

Instale ou recupere o aplicativo vCenter.

Instale ou recupere o aplicativo de banco de dados vCenter (SQL Server 2005 por padrão).

Recupere o banco de dados vCenter usando o plug-in de banco de dados Avamar.

Servidor VMware View Manager

Instale ou recupere o aplicativo View Manager.

Recupere o arquivo simples do esquema AD do View Manager e importe-o no AD usando o utilitário VDMimport.exe.

Observação: esta etapa só é necessária se o servidor AD foi recuperado sem os dados de configuração do View Manager no esquema.

Servidores ESX VMware View

Reconstrua a infraestrutura ESX que será usada para a virtualização de desktops.

Instale o View Manager ESX Server Agent nos servidores ESX.

Discos de dados dos usuários

Recupere os discos de dados dos usuários na solução de armazenamento centralizado.

Modelos de desktops virtuais

Recupere os modelos de desktop virtual em um compartilhamento NFS ou diretamente na infraestrutura ESX.

Importe os modelos usando o vCenter.

(16)

Opções de implementação do Avamar Virtualização centralizada

O Avamar oferece flexibilidade na implantação de soluções, dependendo do caso de uso e das demandas específicas de recuperação. Há duas opções convenientes de implementação — EMC Avamar Data Store e EMC Avamar Virtual Edition.

Figura 12. Opções de implementação centralizada

Em ambientes virtuais corporativos onde os aplicativos são implementados e gerenciados centralmente, são usados Avamar Agents no nível de convidado ou API do vStorage e os dados são armazenados em um Avamar Data Store, solução de backup e recuperação predefinida e altamente disponível que integra o software Avamar ao hardware certificado pela EMC para implantação simplificada. Quando os dados tiverem sido transferidos para o Avamar Data Store durante o processo, poderão ser replicados em uma segunda instalação para fins de recuperação de desastres.

(17)

Virtualização distribuída

Em ambientes que tenham adotado como padrão a infraestrutura virtual VMware em locais remotos, a EMC oferece o EMC Avamar Virtual Edition for VMware: o primeiro utilitário virtual de desduplicação para backup, recuperação e recuperação de desastres. O Avamar Virtual Edition permite que um servidor Avamar completo seja implementado como um dispositivo virtual em um ESX Server atual, aproveitando o armazenamento em disco atual (SAN, iSCSI, DAS). O backup e a recuperação são encapsulados e virtualizados, e o VMotion tem suporte para flexibilidade de implantação, reduzindo as demandas da equipe de TI. O Avamar Virtual Edition também oferece recuperação de desastres econômica por meio de replicação protegida e eficiente.

Em ambientes de escritórios remotos não virtualizados, uma configuração básica do Avamar Data Store é ideal quando a prioridade é fazer backup e a recuperação rápidos e locais, mas os locais não foram ainda virtualizados.

Em ambos os casos, a replicação pode ser usada para recolocar dados remotos no Avamar Data Store em um data center centralizado onde possa ser aplicada uma proteção de dados específica a data centers.

Figura 13. Opções de implementação Avamar

(18)

Conclusão

O objetivo deste white paper era definir os componentes individuais das soluções VMware Virtual Infrastructure e VMware View e discutir várias abordagens à proteção desses componentes usando a tecnologia de backup e recuperação Avamar.

Em relação à proteção das VMware Virtual Infrastructures, a abordagem predominante hoje é implementar o software cliente Avamar no nível de convidado e aproveitar os benefícios concretos da desduplicação na origem.

Essa abordagem elimina a dispendiosa carga que as abordagens de backup tradicional colocam nos recursos compartilhados, habilita backups completos diários 10 vezes mais rápidos e reduz drasticamente a largura de banda exigida para executá-los (em até 500:1). Eliminando o gargalo do backup, o Avamar também otimiza as taxas de consolidação de servidor e reduz os custos gerais de infraestrutura.

A segunda abordagem é implementar o Avamar em conjunto com as APIs do vStorage para proteção de dados e utilizar os recursos de desduplicação do Avamar no nível de servidor proxy. Essa abordagem oferece todos os benefícios da desduplicação na origem (custos reduzidos de infraestrutura, backups mais rápidos, menos largura de banda de rede exigida) e também elimina 100% da carga de backup e recuperação dos servidores de produção no servidor proxy. Os recursos de desduplicação do Avamar são excepcionais nesses ambientes quando se faz backup das imagens .vmdk completas, já que o servidor Avamar remove rapidamente os dados redundantes relativos ao sistema operacional, ao aplicativo, aos patches e assim por diante, e oferece custos de infraestrutura drasticamente menores.

Em ambientes VMware View, discutimos duas abordagens. A primeira abordagem, que envolve a criação de uma duplicata baseada no armazenamento de todos os LUNs subjacentes, é a menos invasiva para os aplicativos durante o processo de backup, já que não há praticamente nenhum impacto sobre os componentes do aplicativo de produção. No entanto, ele requer uma infraestrutura de armazenamento espelhada que possa ser dividida e apresentada à solução de backup Avamar. A segunda abordagem envolve o uso de agentes de software cliente Avamar para fazer backup de cada componente individual da infraestrutura VMware View e não requer um pool de armazenamento duplicado. Nesse cenário, os agentes cliente precisarão desativar os elementos do banco de dados momentaneamente durante o processo de backup, mas oferecerão backups desduplicados dos dados, de modo rápido e confiável. Em ambos os cenários, os recursos incomparáveis de desduplicação da solução Avamar reduzirão drasticamente os custos gerais de infraestrutura e habilitarão uma restauração rápida e confiável de todo e qualquer componente importante do ambiente VMware View.

Em resumo, o EMC Avamar com desduplicação global e integrada de dados na origem pode reduzir drasticamente os custos de infraestrutura relacionados às demandas de mídia e rede, aumentar o desempenho do backup e criar uma eficácia que aumentará as taxas de consolidação dos aplicativos em muitos casos. A disponibilidade de dados aumentará como resultado dos vários recursos de proteção de dados desenvolvidos na arquitetura Avamar, e os recursos de restauração aumentarão drasticamente, em comparação com as metodologias tradicionais de fita.

Para obter mais informações sobre as práticas recomendadas de proteção de um ambiente VMware Virtual Infrastructure e VMware View bem como o retorno sobre o investimento de uma solução de backup e recuperação Avamar, entre em contato com seu executivo de vendas EMC ou parceiro EMC ou visite-nos diretamente em EMC2.com.br.

Referências

Para obter outras informações sobre as tecnologias discutidas neste artigo, recomendam-se os seguintes recursos:

Páginas dos produtos VMware VMware vSphere e VMware em VMware.com http://www.vmware.com/products/vsphere/

http://www.vmware.com/products/view/

Página do produto Avamar em EMC2.com.br

http://www.emc2.com.br/products/family/avamar-family.htm

Powerlink®, extranet apenas para clientes e clientes da EMC (necessário registro) http://powerlink.emc.com

Referências

Documentos relacionados

1.. Maria, Carolina e Kauê, fizeram uma viajem e querem encontrar seus amigos nas Praças de Curitiba, no estado do Paraná. ● Kauê na praça Santos Andrade. a) Continue os

The transpedicular fixation technique, frequently used in other spine levels, is used on the cervical spine, while providing more stability than other techniques, it may

Tania Andrade Lima (Organizadora).. 3) Ossos do ofício, metodologias e as teorias de formação do registro arqueológico (na aula haverá uma atividade prática envolvendo

2 veces Se reconoce un código de radiofrecuencia válido para el canal 2 Parpadea lento El receptor se encuentra en el modo de aprendizaje. para el

Apesar das promessas daí advindas de redução do uso intensivo de agrotóxicos, que marca o modelo de produção da Revolução Verde, a trajetória ado- tada pelas empresas

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10