• Nenhum resultado encontrado

MTP. Instrumentos para Avaliação de Uso de Tecnologia. Lígia María Presumido Braccialli Ana Carla Braccialli

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MTP. Instrumentos para Avaliação de Uso de Tecnologia. Lígia María Presumido Braccialli Ana Carla Braccialli"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)

1

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

Lígia María Presumido Braccialli

Ana Carla Braccialli

Instrumentos para Avaliação de

Uso de Tecnologia

(2)

Instrumentos para Avaliação de

Uso de Tecnologia - MPT

(3)

Lígia María Presumido Braccialli

Ana Carla Braccialli

Instrumentos para Avaliação de

Uso de Tecnologia - MPT

Abpee

Marília

2020

(4)

AssociAção BrAsileirAde PesquisAdoresem educAção esPeciAl

Copyright© 2020 do autor

Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Espe-cial (2018-2020)

Presidente

Vera Lúcia Messias Filho Capellini (Unesp de Bauru)

Vice-Presidente

Sadao Omote - UNESP/Marília

1º Secretário

Neiza de Lourdes Frederico Fumes – UFAL

2º Secretário

Flávia Faissal de Souza- UERJ

Tesoureiro

Leonardo S. A. Cabral – UFGD

Conselho Fiscal

Edson Pantaleão Alves – UFES

Ivanilde Apoluceno de Oliveira – UEPA Carlo Schmidt – UFSM

Revista Brasileira De Educação Especial

Editor-chefe: Márcia Denise Pletsch - UFRRJ

Editores adjuntos: Débora R. de Paula Nunes – UFRN Dirce Shizuko Fujisawa – UEL Maria Luiza S. Fiorini – UNESP Amélia Mesquita – UFPA Washington Nozu- UFGD

editorA ABPee

Editor

Eduardo José Manzini

Comitê Editorial

Marilda Moraes Garcia Bruno (UFGD) Sadao Omote (Unesp)

Theresinha Guimarães Miranda (UFBA)

Conselho Editorial Nacional

Alexandra Anache Ayache (UFMS) Adriana Araújo Pereira Borges (UFMG) Andressa Santos Rebelo (UFMS)

Claudio Roberto Baptista (UFRGS/FACED) Claudia Rodrigues de Freitas (UFRGS) Denise Meyrelles de Jesus (UFES) Eduardo José Manzini (UNESP) Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar)

Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC) Gilberta M. Jannuzzi (Unicamp)

Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA) Leila R. O. P. Nunes (UERJ)

Lúcia de Araújo Ramos Martins (UFRN) Luciana Pacheco Marques (UFJF) Maria Amélia Almeida (UFSCar)

Maria Piedade Resende da Costa (UFSCar) Miguel Cláudio M. Chacon (Unesp-Marília) Mônica Magalhães Kassar (UFMS,Corumbá) Mônica Pereira dos Santos (UFRJ)

Sadao Omote (Unesp-Marília) Soraia Napoleão Freitas (UFSM) Theresinha Guimarães Miranda (UFBA) Valdelúcia Alves da Costa (UFF)

Ficha catalográfica elaborada pelo

Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação - Unesp - Campus de Marília Braccialli, Lígia María Presumido

B796i Instrumentos para Avaliação de Uso de Tecnologia – MPT / Lígia

María Presumido Braccialli; Ana Carla Braccialli, autores. – Marília : ABPEE, 2020.

55p.

Inclui bibliografia.

ISBN 978-65-88465-04-2

1. Equipamentos de autoajuda para deficientes – Avaliação. 2. Educação especial. 3. Tecnologia educacional. 4. Tecnologia médica. I. Braccialli, Ana Carla. II. Título.

(5)

Sumário

Prefácio ... ... ... 7

Modelo conceitual Matching Person and Technology MPT ... 8

Administração e pontuação dos formulários modelo conceitual MPT ... 13

Planilha inicial para o processo de correspondência Pessoa & Tecnologia – Planilha MPT Br ... 19

História de Uso de Suporte: Tecnologias, Dispositivos Especiais, e Assistência Pessoal - HSU Br ... 22

Questionário sobre o uso da tecnologia - SOTU Br ... 24

Avaliação da Predisposição de Uso de Tecnologia Educacional - ET PA Br ... 28

Avaliação de Predisposição para Tecnologias de Cuidados com a Saúde - HCT PA Br ... 34

Formulários do modelo MPT ... 36

Planilha Inicial para o Processo de Correspondência Pessoa & Tecnologia (MPT Br) .. 37

História de Uso de Suporte: Tecnologias, Dispositivos Especiais, e Assistência Pessoal 40

Questionário sobre o uso da tecnologia – Cliente (SOTU – C Br) ... 43

Questionário sobre o uso de tecnologia – Profissional (SOTU P Br) ... 45

Avaliação de Predisposição para Tecnologia Educacional – aluno ETPA Br – aluno .... 47

Avaliação de Predisposição para Tecnologia Educacional – professor ETPA Br – pro-fessor ... 49

(6)

Avaliação de Predisposição para Tecnologias de Cuidados com a Saúde (HCT PA

Br) ... 51

(7)

7

Preface

Wherever we live and work in the world, we who help match individuals with technology supports are increasingly focused on consumer engagement as well as person-centered and individualized solutions. This is especially needed when we are working to select an appropriate support for a person that has the potential to change that person’s functioning, comfort and appearance in both very positive and some potentially negative ways. This is true whether it is a technology for education, functional support, health and safety, employment, or everyday performance of activities and societal participation. That is the purpose of the Matching Person and Technology Model and accompanying assessments: to help the interdisciplinary team understand the unique characteristics and preferences of the person they are working with so that the benefits realized from use of the selected support are maximized and any negative impacts are minimized or eliminated. The authors of this manual have taken this perspective and made it available in a fresh format for the Brazilian audience.

Their dedication to person-centered assessment is not only to be commended, but emulated globally.

Marcia J. Scherer

University of Rochester School of Medicine & Dentistry, Rochester, NY, EUA; Institute for Matching Person & Technology. Doutora em Counseling, Family and Worklife Studies. Department of Physical Medicine and Reha-bilitation.

(8)

Capítulo1

Modelo Conceitual Matching

Person and Technology

(9)

9

USO E NÃO-USO DE TECNOLOGIA

A tecnologia, seja esta assistiva, educacional, digital, de informação e comunicação, reabilitação e para saúde, está cada dia mais presente na vida da pessoa com deficiência com o intuito de facilitar seu desempenho e melhorar a qualidade de vida. No que concerne a tecnologia assistiva, verifica-se uma variedade de opções disponível no mercado nos últimos anos que resulta em dificuldade para o profissional realizar a indicação de forma assertiva do recurso para o usuário específico.

A taxa de abandono ou de não-uso de recursos de tecnologia assistiva ainda é muito alta. Estudos internacionais indicam que 30% dos recursos prescritos são abandonados no primeiro ano após a aquisição (FEDERICI; MELONI; BORSCI, 2016). No Brasil, tem sido relatada uma taxa de abandono em torno de 20% (SUGAWARA et al., 2018; BRACCIALLI, 2016; CRUZ; EMMEL, 2015). No entanto, nos países mais pobres, o acesso a tecnologia é menor, apenas 5 a 15% das pessoas que necessitam têm acesso (MATTER et al., 2017).

A adequação da tecnologia ao usuário pode ser facilitada, quando se tem um modelo conceitual padronizado que possibilite ações combinadas, sistematizadas e harmônicas entre usuário, fabricante, profissional da saúde e educação. A falta de um modelo conceitual padronizado tem levado a um sistema fragmentado de prescrição e implementação de tecnologia assistiva, com uma comunicação ineficaz entre os fabricantes, fornecedores e clientes, alocação de recursos insuficiente e resultados abaixo do ideal (ARTHANAT; SIMMONS; FAVREAU, 2012; BRACCIALLI, 2017). Um sistema de fornecimento de tecnologia assistiva que tenha uma abordagem centrada na pessoa, individualizado e holístico, que possibilita o envolvimento dos usuários durante todo o processo de tomada de decisão, é mais funcional, e resulta em usuários mais satisfeitos e com uma menor taxa de abandono (FEDERICI; BORSCI, 2016).

Um modelo de dispensação de tecnologia que tenha como base um modelo no qual o usuário ocupe um papel central durante todo o processo é essencial para o sucesso da prescrição. Em um modelo centrado no usuário, vários aspectos devem ser considerados pela equipe interdisciplinar envolvida no processo: (a) qualidade do produto; (b) preço acessível; (b) usuários e profissionais que conheçam os produtos disponíveis; (c) profissionais com competências para avaliação e acompanhamento; (d) políticas e procedimentos para decidir sobre a elegibilidade de certas soluções; (e) políticas de financiamento; (e) treinamento em uso; (f) infraestrutura para manutenção e reparos dos equipamentos adquiridos; (g) processo de avaliação que aborde os fatores que influenciam na satisfação do usuário ou no abandono da tecnologia (de WITTE et al., 2018)

Vários fatores podem interferir na predisposição de uso de uma tecnologia e devem ser considerados durante o processo de indicação de uma tecnologia para otimizar o seu uso: (1) as expectativas, necessidades, preferências e características pessoais do usuário; (2) o ambiente em que a tecnologia é usada; (3) e as funções e características da tecnologia (SCHERER; FEDERICI, 2015).

(10)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

A falha durante o processo de avaliação pode resultar no abandono da tecnologia devido uma incompatibilidade entre as necessidades do usuário, o ambiente de utilização, e a tecnologia fornecida (FEDERICI; BORSCI 2016).

MODELO MATCHING PERSON AND TECHNOLOGY (MPT)

O modelo conceitual Matching Person and Technology (MPT) é o mais conhecido e utilizado para a seleção de uma tecnologia para uma pessoa. Tata-se de uma abordagem colaborativa na qual o usuário de tecnologia e o profissional que irá prescrever trabalham em conjunto, para selecionar a melhor tecnologia para um usuário específico (BRACCIALLI et al., 2019a; BRACCIALLI et al., 2019b; BRACCIALLI et al., 2018; BRACCIALLI; ARAÚJO; SCHERER, 2018; ALVES; MATSUKURA; SCHERER, 2017; BRACCIALLI, 2017; SCHERER, 2017).

Nesse modelo, o processo de avaliação para identificar o interesse de um indivíduo em usar uma determinada tecnologia, três fatores são considerados: a) característica do usuário, como a motivação, a cooperação, o otimismo, a paciência, a autodisciplina, experiências positivas de vida, habilidades para o uso e a percepção entre a situação desejada e a atual; b) ambiente no qual a tecnologia será utilizada, incluindo o apoio da família, dos pares, professores, do empregador, o ajuste que recompense o uso do dispositivo e a exigência externa; e, c) características da tecnologia, como a habilidade de ser usada sem desconforto ou stress, a compatibilidade com outras tecnologias, o custo, a credibilidade do recurso, a facilidade de uso atual e futuro e a portabilidade (SCHERER et al., 2005; BRACCIALLI, 2017).

O modelo proposto reafirma que o uso adequado de uma tecnologia é uma atividade individual e sensível ao contexto; que deve considerar o ambiente social e físico. Dessa forma, um único recurso, com um único tamanho, não serve para todos os usuários, todas as atividades e situações, ou seja, um único usuário pode necessitar diferentes tecnologias dependendo do ambiente, da atividade e do objetivo a ser alcançado em uma determinada situação.

Salienta-se também que a necessidade de uma tecnologia não perdura para sempre, o usuário pode ao longo do tempo modificar suas necessidades. Portanto, é preciso ao longo do tempo rever os objetivos e necessidades por meio de acompanhamento do indivíduo é de reavaliações sistemáticas e periódicas.

Para auxiliar o processo de avaliação e facilitar a indicação da melhor tecnologia para o usuário em cada ambiente, o modelo MPT propõe a utilização de formulários padronizados, que, por meio de uma abordagem individualizada e centrada no usuário, possa realizar a melhor combinação entre indivíduo e tecnologia e facilitar o trabalho da equipe profissional (SCHERER; FEDERICI 2015). O modelo MPT é composto por instrumentos compatíveis com o Sistema de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

(11)

11

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

(1) Survey of Technology Use - SOTU,

(2) Assistive Technology Device Presdiposition Assesssment - ATD-PA, (3) Educational Technology Device Predisposition Assessment - ET PA, (4) Workplace Technology Device Predisposition Assessment - WT PA, (5) Healthcare Technology Device Predisposition Assessment - HCT PA, E duas planilhas

(6) Initial Worksheet for the Matching Person & Technology Process – MPT (7) History of Support Use – HSU.

Esses instrumentos foram traduzidos e validados para o português (BRACCIALLI; ARAUJO; SCHERER, 2018; BRACCIALLI et al., 2019a; ALVES, 2017; BRACCIALLI, 2019b); alemão (KELLER, 2019; BRUCKMANN et al., 2014); grego (KOUMPOUROS et al., 2017); italiano (FEDERICI et al., 2009), coreano (LEE et al., 2014); espanhol (POUSADA, 2011), húngaro e francês

Os instrumentos: “Planilha Inicial para o Processo de Correspondência Pessoa & Tecnologia” Planilha MPT Br 1 (BRACCIALLI et al., 2019a); “História de Uso de Suporte:

Tecnologias, Dispositivos Especiais, e Assistência Pessoal” Planilha HSU Br2 (BRACCIALLI

et al., 2019a); “Questionário sobre o uso da tecnologia” SOTU Br”3( BRACCIALLI et al., 2019b); “Avaliação de Predisposição para Tecnologias de Cuidados com a Saúde” HCT PA Br”4

(BRACCIALLI et al., 2019a); “Avaliação de Predisposição para Tecnologia Educacional” ET PA Br5 (BRACCIALLI; ARAUJO; SCHERER, 2018) foram traduzidos, e adaptados culturalmente

para o português do Brasil e realizada a análise de equivalência, a validade de conteúdo, a validade transcultural e a validade semântica.

Após as análises, esses instrumentos foram considerados adequados e confiáveis para serem utilizados na população brasileira.

O instrumento Avaliação de tecnologia assistiva – predisposição de uso ATD PA- Br6 foi

traduzido, passou por análises sistemáticas nas etapas de adaptação ou equivalência transcultural e realizada a validação de conteúdo e validação concorrente por Ana Cristina de Jesus Alves (ALVES, 2017).

1 Initial Worksheet for the Matching Person & Technology Process 2 History of Support Use

3 Survey of Technology Use - SOTU

4 Healthcare Technology Device Predisposition Assessment - HCT PA 5 Educational Technology Device Predisposition Assessment - ET PA 6 Assistive Technology Device Presdiposition Assesssment - ATD-PA

(12)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

O instrumento Workplace Technology Device Predisposition Assessment - WT PA ainda não tem tradução e adaptação para o português. O Workplace Technology Device Predisposition Assessment tem como objetivo avaliar a predisposição de uso de tecnologia no ambiente de trabalho. É composto por dois formulários: a versão do empregador, que contém 29 itens, e a versão do empregado, que contém 28 itens.

(13)

Capítulo 2

Administração dos Formulários do

Modelo Conceitual MPT

(14)

COMPETÊNCIAS

Antes de utilizar qualquer formulário que compõem o modelo MPT, o profissional deve estar familiarizado com modelo conceitual centrado no cliente e com os instrumentos de avaliação. No entanto, não é necessário a realização de cursos de formação específicos para a sua utilização.

No site do Institute for Matching Person and Technology (IMPT) são disponibilizados vídeos explicativos sobre o modelo MPT, exemplos e orientações sobre o uso dos instrumentos7. RECOMENDAÇÕES

O modelo MPT deve ser utilizado durante o processo de seleção para aquisição de uma tecnologia para uma pessoa específica; contudo, após a aquisição do recurso selecionado, os formulários podem e devem ser administrados de forma sistemática e temporal para avaliar se ocorreram mudanças na percepção, qualidade de vida, nos fatores pessoais, sociais e de participação do usuário que resulte na necessidade de modificação ou aquisição de novos produtos. O processo de avaliação com os instrumentos MPT é validado para o uso com pessoas com deficiência a partir dos 15 anos, e pode ser utilizado para avaliação de predisposição de uso tecnologia em diferentes ambientes.

Os instrumentos têm como objetivo auxiliar a equipe no processo de avaliação e intervenção e não substituir o julgamento profissional. Para Scherer, são ferramentas para indicar as áreas que necessitam de mais avaliação e intervenção, sendo que a correspondência da pessoa com a tecnologia é única e requer atenção individual, e as tecnologias são meios para atingir os objetivos, e não fins em si mesmos. Assim, as medidas têm como objetivo identificar os obstáculos para o uso e reduzir a frustração do usuário durante o uso e o abandono da tecnologia.

Para uma melhor utilização dos formulários do modelo MPT, o Instituto Matching Person and Technology (SCHERER, 2008) recomenda alguns passos que devem ser seguidos pelo profissional durante o processo de escolha da tecnologia:

Passo 1. Escolher os formulários apropriados para serem utilizados com cada cliente e para o contexto específico. Não tem necessidade de utilização de todos os formulários. O fluxograma Modelo Colaborativo para combinar Pessoa e Tecnologia (Figura 1) tem como objetivo auxiliar o profissional a selecionar a medida mais apropriada para ser usada com um cliente em particular e organizar o processo de avaliação.

Passo 2. Preencher o formulário “Planilha Inicial para o Processo de Correspondência Pessoa & Tecnologia – Planilha MPT Br”, para determinar quais tecnologias são potencialmente úteis para aquele indivíduo. Primeiro, anotar na Planilha MPT Br as metas iniciais desejadas em conjunto com o cliente ou com a família e, se necessário, as metas alternativas. A seguir, identificar e anotar no mesmo formulário as intervenções de apoio necessárias para que as metas sejam alcançadas. Em terceiro lugar, determinar todas as tecnologias necessárias para facilitar a

(15)

15

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

realização dos objetivos. Este é o formulário que deve ser inicialmente preenchido para cada cliente em todas situações.

Passo 3. Preencha junto com o cliente ou a família o formulário “História de Uso de Suporte: Tecnologias, Dispositivos Especiais, e Assistência Pessoal - HSU Br”. Nesse formulário, devem ser identificadas todas as tecnologias utilizadas, desejadas e necessárias para o indivíduo em específico. Este é também um formulário inicial que deve ser preenchido em conjunto com o cliente em todas as situações de avaliação pelo modelo MPT.

Passo 4. Tenha conhecimento teórico e prático sobre os procedimentos de uso das medidas do modelo MPT

Passo 5. Leia as instruções para o formulário específico que você selecionou no fluxograma para usar.

(16)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

Figura 1 - Fluxograma de utilização de instrumentos no modelo MPT

(.

Fonte: Braccialli, 2017

Não Administrar ATD PA Br Monitoramento contínuo Início Profissional e consumidor tem as necessidades e preferencias determinadas? A tecnologia pode ajudar?

Você foi informado sobre todos os suportes atuais

ou antigos usados?

Você quer avaliar a predisposição geral da pessoa usar tecnologia?

Aplicar SOTU Br Sair Determinar outras opções Combinar pessoa com tecnologia específica? Tecnologia Assistiva? Tecnologia para Educação? Tecnologia para Trabalho? Tecnologia para Saúde? Objetivo alcançado Alteração no ambiente ou na tecnologia? A pessoa pediu? Aplicar Histórico de Suporte Br Administrar a Planilha MPT Br Retorne ao início

Modelo Colaborativo para Combinar Pessoa e Tecnologia

Relevância da tecnologia Tecnologia específica

combinada a fatores pessoais Qualidade do Match e Follow up

sim sim sim sim Não Não Form 1 Form 2 Form 3 Não sim Não Não Não Administrar ET PA Br Administrar WT PA Administrar HCT PA Br Não sim sim sim sim Form 4 Form 5 Form 6 Form 7 sim Não Determinar a resposta para qualquer ajuste individual?

Facilitar uma boa combinação Pessoa

(17)

17

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP PROCEDIMENTOS GERAIS

Para otimizar a utilização dos instrumentos durante o processo de avaliação, o Instituto IMPT (SCHERER, 2008) tem recomendado que o profissional:

1. Torne-se familiarizado com o formato dos formulários (por exemplo, a escala, as informações que serão coletadas). Os formulários incompletos, bem como aqueles preenchidos incorretamente, podem não gerar resultados adequados.

2. Peça para o cliente preencher o formulário selecionado concentrando-se em sentimentos e atitudes atuais. O preenchimento pode ser realizado por meio de uma entrevista e o formulário entregue ao cliente pode servir como um guia durante o processo de entrevista. Se necessário, você pode modificar a redação de cada item do formulário do cliente, a fim de obter respostas mais uteis, porém, você não pode mudar o significado dos itens.

3. Incentive o cliente a responder honestamente e fornecer uma resposta para cada item, uma vez itens em branco alteram a confiabilidade da pontuação e os resultados.

4. Discuta com o cliente os fatores que podem ser considerados problemas em relação a sua aceitação ou uso adequado da tecnologia. Procure identificar junto com o cliente estratégias de intervenção específicas e elaborar um plano de ação para resolver os problemas e descrever as intervenções propostas.

5. Escreva um resumo sobre o que precisa ser feito, por quem deve ser feito, até quando deve ser finalizado, incluindo os recursos e apoios necessários. Planos de ação escritos permitem a comparação de dados ao longo do tempo para demonstrar a melhoria das competências. Os planos de ação que são apenas verbalizados não são implementados tão frequentemente como aqueles planos que são escritos.

A utilização dos formulários específicos, conforme proposto no fluxograma, tem como objetivo facilitar a equipe multidisciplinar no processo de escolha do melhor formulário para a avaliação e prescrição de recursos de TA para os diferentes contextos (Figura 1).

Nos capítulos seguintes foram abordados os procedimentos para utilização dos seguintes instrumentos:

(18)

• Planilha Inicial para o Processo de Correspondência Pessoa & Tecnologia – Planilha MPT Br; • História de Uso de Suporte – HSU Br; • Questionário sobre o Uso de Tecnologia – SOTU BR ( versão do cliente e do professional); • Avaliação de Predisposição de Uso de Tecnologia Educacional - ET PA Br (versão do aluno e do professor); • Avaliação de Predisposição para Tecnologias de Cuidados com a Saúde - HCT PA Br.

Voltar para o sumário

(19)

Capítulo 3

Planilha Inicial para o

Processo de Correspondência

Pessoa & Tecnologia – Planilha

(20)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

A Planilha MPT pode ser usada por profissionais da Educação, da Saúde, ou outros que trabalham com usuários de tecnologia assistiva para identificar as áreas que podem ser fortalecidas por meio do uso de tecnologia ou outro tipo de suporte/estratégia, ou por meio de adequação ambiental.

O primeiro passo para o uso desse instrumento é a realização de uma entrevista inicial que tem como objetivo, em conjunto com o cliente, estabelecer objetivos e metas a serem atingidos e seguidos (BRACCIALLI et al., 2019b).

A Planilha MPT Br foi organizada em cinco colunas onde são listados: (1) os domínios; (2) as limitações; (3) os pontos fortes; (4) as metas; e, (5) as intervenções. Na planilha, devem ser anotados os pontos fortes, as dificuldades, as metas e as estratégias iniciais para atingir aos objetivos previamente estabelecidos com o cliente ou família.

A planilha é composta por 12 domínios (SCHERER, 2020): (1) Pensar, Compreender e Lembrar (b1), (d2); (2) Visão (b2); (3) Audição (b2); (4) Fala/Comunicação (b3), (d3); (5) Leitura e Escrita, aprendizagem (d1); (6) Mobilidade (d4), locomover; (7) Destreza/Uso das mãos (d5); (8) Autocuidado, Manutenção da saúde (d5); (9) Vida doméstica e Atividades Domésticas (d6); (10) Interações interpessoal (d7); (11) Trabalho (d8); (12) Recreação e Lazer Atividades, vida social e comunitária (d9), que correspondem a diferentes domínios dos componentes Funções e Estruturas do Corpo (b) e Atividade e Participação (d) da CIF (Quadro 1).

Quadro1 - Correspondência entre domínio da Planilha MPT, componente e dominio da CIF

Domínio na Planilha MPT Componente da CIF Domínio da CIF

Pensar, Compreender e Lembrar Funções e Estruturas do Corpo Funções mentais (b1)

Atividade e Participação Tarefas e demandas gerais (d2)

Visão Funções e Estruturas do Corpo Funções sensoriais e dor (b2)

Audição Funções e Estruturas do Corpo Funções sensoriais e dor (b2)

Fala/Comunicação Funções e Estruturas do Corpo Funções da voz e da fala (b3)

Atividade e Participação Comunicação (d3)

Leitura e Escrita, aprendizagem Atividade e Participação Aprendizagem e aplicação do

conheci-mento (d1)

Mobilidade (d4), locomover Atividade e Participação Mobilidade (d4)

Destreza/Uso das mãos Atividade e Participação Cuidado pessoal (d5)

Autocuidado, Manutenção da saúde Atividade e Participação Cuidado pessoal (d5)

Vida doméstica e Atividades Domésticas Atividade e Participação Vida doméstica (d6)

Interações interpessoal Atividade e Participação Relações e interações interpessoais

(d7)

Trabalho Atividade e Participação Áreas principais da vida (d8)

Recreação e Lazer Atividades, vida social

e comunitária Atividade e Participação Vida comunitária, social e cívica (d9)

Fonte: elaboração própria

Para cada domínio, serão preenchidos, na planilha, as metas (resultados funcionais), os pontos fortes, as intervenções necessárias para alcançá-las e as prioridades. Nos domínios específicos deve ser indicado três áreas de alta prioridade para intervenção.

(21)

21

O preenchimento da Planilha Inicial para o Processo de Correspondência Pessoa & Tecnologia – Planilha MPT Br deve ser realizada por meio de uma entrevista guiada. Nessa entrevista, o profissional deve manter o formulário em branco em sua frente, e o cliente deve ter na sua frente uma outra cópia do instrumento em branco. Cliente e profissional, em conjunto, conversam em relação a cada item, e todos os itens citados pelo cliente deve ser considerados, mesmo que o profissional ache que determinado item não é relevante para aquele indivíduo. Durante a entrevista, o profissional realiza as anotações em cada coluna específica. Observa-se que nem sempre todas as colunas serão preenchidas, pois depender-se-á das necessidades individuais de cada cliente.

Ao final da entrevista, o profissional deve solicitar ao cliente que faça a leitura do formulário preenchido pelo profissional para que ele possa certificar que as informações preenchidas estão de acordo com o que ele pretendia. A devolução do formulário para o cliente e a sua leitura pelo cliente é importante por se tratar de uma abordagem colaborativa, em que as decisões são tomadas em conjunto. Quando o cliente é uma criança, o preenchimento da planilha é realizado com a colaboração dos pais ou responsáveis, porém, é importante também considerar os desejos e metas da criança.

Após o preenchimento das informações em relação aos domínios, pontos fortes e limitações, devem ser anotadas nas respectivas colunas as metas iniciais que profissional e o consumidor estabeleceram juntos, incluindo possíveis metas alternativas. Em seguida, deve-se determinar quais as intervenções necessárias para atingir essas metas e escrevê-las no espaço fornecido na planilha: pode ser a prescrição de uma tecnologia, uma modificação no ambiente, ou ambos. Para prescrever uma nova tecnologia para um indivíduo, é melhor ter como foco uma área com pontos fortes. Enfim, determinam-se quais as tecnologias necessárias para apoiar a realização dessas metas.

Voltar para o sumário

(22)

Capítulo 4

História de Uso de Suporte:

Tecnologias, Dispositivos Especiais,

e Assistência Pessoal - HSU Br

(23)

23

O preenchimento da planilha História de uso de Suporte HSU Br permite identificar quais tecnologias já foram utilizadas, quais são desejadas e quais são necessárias para aquele usuário (BRACCIALLI et al., 2019b; ALVES, 2017).

O instrumento é organizado de acordo com os mesmos 12 domínios que compõem a Planilha MPT Br e, para cada um, há um espaço para listar três tecnologias (ou suportes / estratégias).

A administração do instrumento é feita logo em seguida ao preenchimento da Planilha MPT Br da seguinte forma:

(a) dar continuidade a entrevista dirigida, agora com o HSU Br, cliente e profissional devem ter em mãos o formulário;

(b) o profissional anota na primeira coluna, os apoios (tecnologias ou suportes/ estratégias) usadas por aquele indivíduo para cada domínio;

(c) na segunda coluna, devem ser descritas as tecnologias usadas atualmente e determinar o tempo de uso em meses, porcentagem de tempo de uso diário e o nível de satisfação;

(d) na terceira coluna, listar os apoios/tecnologias usadas anteriormente com as mesmas informações da coluna anterior;

(e) na quarta coluna, listar os apoios/tecnologias necessários e a predisposição de uso. A Planilha MPT Br e HSU Br tem como objetivo realizar uma avaliação abrangente que considere todos os aspectos do indivíduo e a relação entre as partes do ambiente em que a tecnologia será utilizada.

Para a próxima etapa da avaliação, o profissional terá que seguir as informações contidas no Fluxograma Modelo Colaborativo para Combinar Pessoa e Tecnologia apresentado na Figura 1. A escolha do próximo instrumento dependerá do ambiente em que a tecnologia será utilizada.

Voltar para o sumário

(24)

Capítulo 5

Questionário Sobre o Uso da

Tecnologia - SOTU Br

(25)

25

Instrumentos para Avaliação: MTP

O SOTU é um questionário do tipo survey, utilizado para avaliar a predisposição geral da pessoa em usar tecnologia que pode ser aplicado por qualquer profissional que faça parte de uma equipe que prescreve tecnologia para crianças, adultos e idosos com deficiência. A equipe deve ter um perfil multidisciplinar, com profissionais com diferente formação (BRACCIALLI et al., 2019a).

Pesquisas realizadas em diferentes culturas verificaram a atitude de crianças (FEDERICI et al., 2015), adultos (FEDERICI et al., 2003; ARBERAS, 2017) e idosos (VRKLJAN, 2010; VROMAN; ARTHANAT; LYSACK, 2015; ARTHANAT; VROMAN; LYSACK, 2016) com deficiência sobre a predisposição de uso de tecnologia assistiva e tecnologia de comunicação e informação (SCHERER; CRADDOCK, 2002) por meio do instrumento SOTU. O SOTU destaca-se como um instrumento com boa validade concorrente e discriminante (FEDERICI et al., 2003).

O instrumento é composto por duas versões, a versão do usuário/cliente (SOTU Br – C) e a versão do profissional (SOTU Br – P), que irá prescrever a tecnologia. Os dois formulários do instrumento SOTU contém itens correspondentes aos componentes da CIF Funções e Estruturas do Corpo, Atividade e Participação, Fatores Ambientais e Fatores Pessoais.

Os dois formulários foram elaborados para serem usados em conjunto, a fim de verificar as diferentes percepções, do cliente e do profissional, e assim poder resolver as divergências (SCHERER, 2008; BRACCIALLI et al., 2019a).

O formulário SOTU Br - C é composto por 29 itens, que investigam as experiências com todas as tecnologias utilizadas e os sentimentos em relação ao conforto de uso das tecnologias utilizadas no momento.

SOTU Br- C avalia cinco dimensões que influenciam o uso ou não-uso de tecnologia pelo cliente:

1. Tecnologias usadas frequentemente.

2. Experiências gerais com as tecnologias utilizadas atualmente. 3. Perspectivas sobre as tecnologias.

4. Atividades habituais.

5. Características pessoais/sociais.

Para cada item, o cliente deve expressar os seus sentimentos em relação aos aspectos positivos, neutros ou negativos que influênciam o uso da tecnologia (BRACCIALLI et al., 2019a). Para a categoria de resposta intermediária (neutra), deve ser verificado se o cliente é ambivalente, incerto ou neutro em relação aquela questão (SCHERER, 2008).

(26)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

Apesar do formulário SOTU Br-C poder ser administrado pelo autopreenchimento, aconselha-se a utilizá-lo em formato de entrevista.

Ao finalizar o preenchimento do SOTU Br-C em conjunto com o cliente, o profissional deve preencher o SOTU Br - P.

A versão do profissional SOTU profissional (SOTU Br-P) é idêntica à versão do cliente, no entanto, as informações são obtidas sob óptica do profissional.

O profissional deve selecionar as opções em cada item de acordo com sua opinião em relação ao cliente. O SOTU BR – P também pode ser preenchido pelos pais, um cônjuge, para comparar suas perspectivas em relação as perspectivas do cliente (SCHERER, 2008).

ESCORE SOTU BR

Os dois formulários são analisados da mesma forma. Examine os tipos de tecnologias listadas na Dimensão 1.

Em seguida, concentre-se nas Dimensões 2 a 5, geralmente as respostas à esquerda são positivas, as do meio são neutras e as da direita são negativas. No entanto, se este não for o caso para um ou mais itens, anote isso para a pontuação.

Deve-se totalizar o número de itens positivos, neutros e negativos para cada Dimensão, em seguida, na seção de pontuação, que se encontra ao final do questionário, deve ser preenchido os valores respectivos.

Em seguida, faça a somatória de cada coluna (positivo, neutro, negativo) na seção de pontuação (SCHERER, 2008).

INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÕES SOTU BR

Examinar os padrões de respostas irá ajudá-lo a avaliar como as características da pessoa e o ambiente interagem para encorajar ou desencorajar o uso da tecnologia por esse indivíduo.

As Dimensões 2 e 3 foram elaboradas com a finalidade de verificar a atitude do consumidor em relação ao uso geral da tecnologia, enquanto as Dimensões 4 e 5 tem como objetivo caracterizar o cliente.

A intensidade do conforto do cliente em relação ao uso de tecnologias é indicada por respostas positivas e o desconforto é indicado por respostas negativas nas Dimensões 2 e 3.

Se a frequência de respostas positivas for maior que as negativas, pode-se considerar que o cliente está favoravelmente predisposto a usar a tecnologia. Se o valor total de negativos for superior ao de positivos indica que o cliente não está predisposto ao uso.

(27)

27

As informações obtidas nas pontuações gerais (e nas respostas individuais) poderá ajudá-lo a desenvolver e avaliar propostas sobre o nível de conforto existente do cliente em relação a tecnologia.

As Dimensões 4 e 5 enfocam as influências exercidas pelas características pessoais do cliente, como, por exemplo, afeto, humor e atividades, em relação as perspectivas de uso de tecnologia. Discrepâncias entre as respostas do cliente e as do profissional podem indicar a necessidade de uma discussão mais aprofundada e esclarecimentos.

O uso do instrumento SOTU, antes e após uma prescrição de uma tecnologia, pode: a) ajudar a fornecer justificativa para financiamento de uma tecnologia ou treinamento para essa tecnologia; b) demonstrar mudanças ao longo do tempo; c) ajudar a organizar informações sobre os resultados dos serviços de uma organização (SCHERER, 2008).

Voltar para o sumário

(28)

Capítulo 6

Avaliação da Predisposição de Uso

de Tecnologia Educacional

(29)

29

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

O instrumento Avaliação da Predisposição de Uso de Tecnologia Educacional - ET PA tem como objetivo verificar se o recurso de tecnologia identificada pelo professor, para alcançar um determinado objetivo pedagógico, corresponde às necessidades do aluno e se o aluno está predisposto a usá-lo. O ET PA foi desenvolvido com intuito de: (a) ajudar os profissionais e professores a identificarem as habilidades dos alunos com deficiência, antes e após algum procedimento de ensino; (b) estabelecer o perfil do aluno; (c) ajudar a prescrever uma tecnologia para uso em ambiente educacional, de modo que o emprego da tecnologia resultará em uma experiência educativa. O uso desse instrumento pode contribuir para: (a) justificar o financiamento de tecnologia; (b) estabelecer diretrizes para a formação dos professores; (c) identificar mudanças nas habilidades do aluno ao longo do tempo; (d) identificar as necessidades de uma população estudantil particular (BRACCIALLI, 2017).

O instrumento é composto de uma versão para o aluno e uma versão para o professor. O formulário do aluno (ET PA Br-S) é composto por 47 itens e o do professor com conteúdo semelhante é composto por 48 itens (ET PA Br-T), ambos contém itens que contemplam os componentes Atividade e Participação, Fatores Ambientais e Fatores Pessoais da CIF.

Os dois formulários foram elaborados para serem usados em conjunto, com o objetivo de identificar: a) o objetivo educacional e a necessidade educacional que um professor está tentando resolver, por meio do uso de uma tecnologia; b) a tecnologia que está sendo considerada para a prescrição; c) o ambiente psicossocial em que a tecnologia será empregada, como o suporte da família, colegas ou professores; d) características do aluno que podem influenciar no uso da tecnologia. As informações obtidas podem auxiliar o professor identificar e intervir nas potencialidades do aluno ou intervir em áreas identificadas como problemáticas e, assim, garantir que o uso da tecnologia melhore a experiência educacional do aluno (BRACCIALLI, 2017).

ADMINISTRAÇÃO DO ET PA BR

O instrumento deve ser aplicado pelo professor ou outro profissional que tenha contato sistemático com o aluno, tenha familiaridade com o conceito MPT e no uso dos formulários. O uso ou não uso de uma tecnologia educacional é o resultado de uma constelação complexa de fatores contribuintes, e a ET PA dará informações sobre os fatores que contribuem ou prejudicam a sua utilização.

As questões do instrumento são autoexplicativas, mas antes de utilizá-lo você deve consultar as instruções nos Procedimentos Gerais para usar os instrumentos MPT.

ADMINISTRAÇÃO DO ET PA BR -S

(30)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

A. Objetivo Educacional; B. O Aluno;

C. Tecnologia Educacional; D. Ambiente Educacional.

Para cada tecnologia educacional que você pretenda avaliar, você irá administrar as Dimensões C e D. Portanto, você vai precisar fazer um número adequado de cópias das Dimensões C e D antes de começar a entrevista para preenchimento do formulário com o aluno.

Para administrar os ET PA-S você deve seguir os seguintes procedimentos:

1. você deverá determinar o objetivo educacional para o aluno na Dimensão A e escrevê-lo no espaço apropriado na parte superior da página 1, de forma mais específica e clara possível. O objetivo envolve um ou mais dos seguintes aspectos:

• uma habilidade cognitiva específica, como comparar, classificar ou aplicar; • uma habilidade motora, como operar, medir, ajustar ou montar;

• uma habilidade social pessoal, tais como resolução de conflitos, esclarecer valores ou aumen-tar a empatia;

• uma habilidade de estudo ou habilidade de resolução de problemas tais como delinear, se-guindo as instruções, ou predizer;

• uma habilidade em uma área particular de conteúdo (matemática, leitura, ciência, história); • a resolução de um problema de acesso à educação devido à distância, o tempo, a

aprendiza-gem ou uma limitação física;

• a correspondência de um estilo de aprendizagem ao objetivo educacional ou prestação de variedade ao ambiente de aprendizagem.

2. Em seguida, seu estudante tem que preencher o formulário. O mais adequado é que o preenchimento seja feito em conjunto com aluno por meio de entrevista.

3. Nas seções A, C, e D, você irá circular os números adequados nas escalas de Likert.

4. Na parte B, o aluno deve identificar as suas características e deve ser circulado todos os itens que se aplicam a ele. Após a avaliação o professor deve avaliar cada item circulado e decidir, se é um incentivo (apoio para uso da tecnologia) ou um desincentivo (desencoraja o uso da tecnologia). A determinação de que a característica assinalada seria um incentivo ou desincentivo depende da tecnologia que está sendo combinada com o aluno. Por exemplo, a ansiedade (número B-27) pode ser um incentivo para o uso de algumas das tecnologias e um desincentivo à utilização de outras. Coloque um I ao lado de cada incentivo e um D ao lado de cada desincentivo.

(31)

31

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP ADMINISTRAÇÃO FORMULÁRIO ET PA BR –T

A ET PA Br-T é semelhante, mas não idêntico, para os ET PA Br- S. O agrupamento é como se segue:

A. Objetivo Educacional;

B. O aluno;

C. Tecnologia educacional; D. Ambiente educacional.

Preencha o ET PA-T de acordo com sua própria perspectiva sobre o seu aluno.

Para marcar o ET PA-T, siga os mesmos procedimentos que você usou nas ET PA-S.

PONTUAÇÃO DO FORMULÁRIO ET PA BR - S

Para pontuar os ET PA Br -S siga estes procedimentos:

1. Para os itens objetivo educacional (Seção A), some as respostas, para as perguntas sem resposta a pontuação é o ponto médio 3. Divida essa soma por 4 para obter a resposta média para esta seção. Anote a média na seção de pontuação na parte inferior da página 2.

2. Para o item estudante (Seção B), avaliar cada resposta circulada e decidir se, neste caso, é um incentivo (apoia o uso da tecnologia) ou um desincentivo (desencoraja o uso da tecnologia). Lembre-se que para determinar (incentivo ou desencorajamento) depende da tecnologia que está sendo combinado com esse estudante. Por exemplo, tédio (B-26) pode ser um incentivo para o uso de algumas tecnologias e um desincentivo à utilização de outros. Coloque um I ao lado de cada incentivo e um D ao lado de cada desincentivo. A classificação da força da pontuação para incentivos marcar 4 (incentivo moderado) ou 5 (forte incentivo), para desincentivos marcar com um 1 (forte desincentivo) ou 2 (desincentivo moderada). Se, na sua opinião, o efeito do item é neutro, marcar o item com um 3.

3. A seguir, leia as características que o aluno possa ter adicionado nas linhas em branco na parte inferior. Dê para cada um deles um I ou um D e um ranking de força também.

4. Agora, examine cada item não marcado e determina se ele é um incentivo, um desincentivo, ou não tem nenhuma importância, atribuindo uma classificação de força para cada um.

5. Lembre-se de ler cada item não marcado como se fosse o contrário. Por exemplo, se o item 8 não está circulado, isso significa que o aluno não se importa sobre como controlar o seu ritmo de aprendizagem. E assim, você faz a sua determinação com base no seu conhecimento do aluno e da tecnologia particular.

(32)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

6. Faça a soma das pontuações de todos os rankings de força (incluindo possíveis respostas escritas nas linhas em branco) e faça a divisão pelo número total de itens para obter a pontuação média (média). Escrever a pontuação média obtida na seção de pontuação na parte inferior da página 2.

7. Para os itens de tecnologia educacional (Seção C), faça a somatória das respostas. Para as perguntas sem resposta deve ser considerada a pontuação de resposta média de 3. Faça a divisão por 5 para obter a pontuação média. Escreva a pontuação média na seção C de pontuação na parte inferior da página 2. Lembre-se de fazer isso para cada administração da presente seção. 8. Para os itens de ambiente educacional (Seção D), é importante notar que as escalas para os itens

1, 2 e 3 são realmente situacional. Isso significa que você, como professor, deve avaliar se as respostas representam influências positivas ou negativas sobre o uso desta tecnologia particular pelo aluno. E isso pode significar a inversão da escala. (Por exemplo, se o aluno circulou o 2 na questão número 1 na seção ambiente educacional, indicando uma preferência para ouvir palestra do professor em vez da leitura de um livro, e a tecnologia inclui teleconferência, então, neste caso, a resposta do aluno é realmente positivo e deve ser revertida para ter um valor de 4.) Faça o mesmo para as questões 2 e 3. Para os itens não assinalados será considerado o ponto médio com valor 3. Depois disso, some todas as respostas das questões 1 a 6 e faça a divisão por 6 para encontrar a pontuação média para a seção D. Então, anote o resultado na seção de pontuação na parte inferior da página 2. Lembre-se de fazer isso para cada administração da presente seção.

9. A área com a menor média (escore) é a aquela que o aluno tem como a mais problemática para a utilização dessa tecnologia em particular neste momento.

10. Converse sobre os resultados com o seu aluno, a fim de esclarecer as áreas problemáticas e explorar as formas de enfrentá-las.

11. Certifique-se de verificar a consistência das respostas aos itens semelhantes e esclarecer as razões para quaisquer inconsistências que você possa encontrar. Os seguintes itens são semelhantes e podem servir como indicadores de consistência: B-19 e D-2; B-1 e B-15; B-12 e B-22.

PONTUAÇÃO DA ET PA BR-T

Para pontuar o ET PA-T, siga estes procedimentos:

1. Para as secções A, C, e D, basta adicionar as respostas de cada seção e realizar a soma. Divida a soma pelo número de itens na seção para obter a resposta média (média). Finalmente, escreva a pontuação média de cada seção em seu espaço correspondente na seção de pontuação na parte inferior da página 2.

(33)

33

2. Para a seção B, (o aluno) após avaliar cada item circulado e ter decidido se naquele caso era um incentivo (apoio para o uso da tecnologia) ou um desincentivo (desencoraja o uso da tecnologia), coloque um I ao lado de cada incentivo e um D ao lado de cada desincentivo. Para a classificação de força da pontuação incentivo pontue 4 para incentivo moderado ou 5 forte incentivo. Para a pontuação de força de desincentivos, marque com 1 (forte desincentivo) ou 2 (desincentivo moderada). Se, na sua opinião, o item é neutro, pontue com um 3.

3. Agora, examine cada item não marcado e determine se ele é um incentivo, um desincentivo, ou de nenhuma importância, atribuindo uma classificação de força para cada um. Lembre-se de ler cada item não marcado como Lembre-se a resposta oposta fosLembre-se verdadeira. Por exemplo, se você não tiver circulado número 8, isso significa que o aluno não se importa sobre como controlar o seu ritmo de aprendizagem. E assim, você faz a sua determinação com base no seu conhecimento do aluno e da tecnologia particular.

4. Finalmente, com o escore total de todos as classificações de força na Seção B; então, divida o total por 32 para obter a pontuação média (média). Escrever esta pontuação média (média) no espaço de pontuação apropriado na parte inferior da página 2.

INTERPRETAÇÃO

As respostas no ET PA vão lhe dar insights sobre os fatores que contribuem ou não para a prescrição de determinada tecnologia educacional para aquele aluno especifico usar. Com essas informações, você pode identificar e intervir em áreas com problemas em potencial e, assim, melhorar a probabilidade de uso de tecnologia educacional pelo aluno.

Voltar para o sumário

(34)

Capítulo 7

Avaliação de Predisposição para

Tecnologias de Cuidados com a

Saúde

(35)

35

O instrumento Avaliação de Predisposição para Tecnologias de Cuidados com a Saúde - HCT PA Br é utilizado para auxiliar os profissionais da saúde na identificação de fatores que possam inibir a aceitação ou uso adequado de uma tecnologia de saúde no ambiente domiciliar.

O HCT PA Br é um checklist composto por 43 itens, organizados em cinco domínios, que avaliam o impacto de uso ou não uso de uma tecnologia.

O HCT PA é composto pelos seguintes domínios: (1) problemas de saúde; (2) aspectos pessoais; (3) consequência de uso de tecnologias; (4) características da tecnologia de cuidados com a saúde;(5) atitudes dos outros, cujos os itens correspondem ao componente da CIF Fatores Ambientais.

O HCT PA não deve ser usado para determinar se um usuário deve ou não receber uma tecnologia; em vez disso, deve ser usado para determinar as preocupações do usuário em relação à tecnologia específica que está sendo fornecida. Isso é para que o melhor ajuste possível seja alcançado entre a tecnologia e as necessidades e preferências do usuário. Para esse fim, o instrumento é preenchido por meio de uma entrevista.

PONTUAÇÃO HCT PA BR

Não há registro de escores; ele é usado como um guia para organizar as informações obtidas sobre o impacto da tecnologia para o usuário.

Voltar para o sumário

(36)

Capítulo 8

Formulários do Modelo

MPT

8

(37)

37

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

1 de 3 Planilha Inicial para o Processo de Correspondência Pessoa & Tecnologia (MPT Br) Form. 1

Nome:_______________________________________Data: _______________Formulário preenchido por:__________________________

Em quais dos seguintes Domínios o indivíduo experimenta uma Limitação ou tem um Ponto Forte? Marque tudo o que se aplica. Para cada área, indi-que Metas, bem como Intervenções potencialmente desejáveis (por exemplo, acomodações ambientais, assistência pessoal) para essa pessoa. Indiindi-que, também, as 3 áreas de maior prioridade.

Domínio Metas (resultados funcio-nais) Pontos Fortes Intervenções (preferências) Prioridades

Pensar, Compreender e Lembrar (b1), (d2)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Auxílio de memória e ortografia, software educacional. Acomodações – Configuração sem ruído/ distração. Visão (b2)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Lupas, leitores de texto. Acomodações - Iluminação adequada, rótulos táteis /sinalização táctil. Audição (b2)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias - Amplificador de telefone, sistema de FM pessoal, dispositivos de sinalização. Acomodações – Redução de ruído, programas legendados. Fala/Comunicação (b3), (d3)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Dispositivos de comunicação eletrônico, prancha manual. Acomodações – Treinamento de habilidades de comunicação para outros.

(38)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

2 de 3 Planilha Inicial para o Processo de Correspondência Pessoa & Tecnologia (MPT Br) Form. 1 Em quais dos seguintes Domínios o indivíduo experimenta uma Limitação ou tem um Ponto Forte? Marque tudo o que se aplica. Para cada área, indique Metas, bem como Intervenções potencialmente desejáveis (por exemplo, acomodações ambientais, assistência pessoal) para essa pessoa. Indique, também, as 3 áreas de maior prioridade.

Domínio Metas (resultados funcionais) Pontos Fortes Intervenções (preferências) Prioridades

Leitura e escrita, Aprendizagem (d1)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Audiolivros, computador com saída de voz. Acomodações – Leitores treinados/auxílio nas anotações, modificações em testes. Mobilidade (d4), locomover

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Cadeira de rodas, andador, carro adaptado. Acomodações - Rampas, superfícies apropriadas, transporte acessível. Destreza/Uso das mãos (d5)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Teclado de computador e mouse adaptado, auxílios para higiene. Acomodações – Porta automática, terminais de banco com tela

sensí-vel ao toque.

Autocuidado, Manutenção da saúde (d5)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Equipamentos adaptados para comer, tomar banho, fazer higiene, e se vestir, aparelhos de automonitoramento. Acomodações – Acesso

em casa é otimizado, a autonomia é apoiada, treinamento de cuidador.

(39)

39

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

3 de 3 Planilha Inicial para o Processo de Correspondência Pessoa & Tecnologia (MPT Br) Form. 1

Em quais dos seguintes Domínios o indivíduo experimenta uma Limitação ou tem um Ponto Forte? Marque tudo o que se aplica. Para cada área, indique Metas, bem como Intervenções potencialmente desejáveis (por exemplo, acomodações ambientais, assistência pessoal) para essa pessoa. Indique, também, as 3 áreas de maior prioridade.

Domínio Metas (resultados funcionais) Pontos Fortes Intervenções (preferências) Prioridades

Vida doméstica e Atividades Domésticas (d6)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Eletrodomésticos adaptados, automação de eletrodomésticos. Acomodações – Design apropriado/desenho de balcões apropriados. Interações interpessoal (d7)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Aparelhos de automonitoramento, medicação autoadministrada. Acomodações - Telemonitoramento, treinamento de cuidador. Trabalho (d8)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Instrumentos adaptados, estação de trabalho de computador. Acomodações – Apoio dos colegas e do empregador. Recreação e Lazer Atividades, vida social e comunitária (d9)

1. 1. 1. 1. 1.

2. 2. 2. 2. 2.

3. 3. 3. 3. 3.

Exemplos: Tecnologias – Bola de futebol com guizos, beisebol de bipe. Acomodações – Oportunidades e pessoal disponíveis para recreação.

(40)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

1 de 3 História de Uso de Suporte: Tecnologias, Dispositivos Especiais, e Assistência Pessoal Form.2

Nome:_______________________________________Data: _______________Formulário preenchido por:__________________________

Em quais áreas a pessoa (a) usa, (b) usou no passado, e (c) precisa de uma tecnologia ou outro apoio? Escreva o nome do apoio em cada domínio, e em seguida registre as informações solicitadas na coluna mais apropriada

APOIO USADO ATUALMENTE APOIO USADO NO PASSADO APOIO NECESSÁRIO

Nome do apoio usado

Meses

Usados % de uso diário

Satisfação com o apoio (1=muito insa-tisfeito, 3=neutro, 5=muito satisfeito

(não listar na coluna os usados atualmente)

Precisa e quer, mas não tem Precisa, mas não quer Razão Meses

Usados % de uso diário

Satisfação com o apoio (1=muito insa-tisfeito, 3=neutro, 5=muito satis-feito Razão para não usar mais

Pensar, Compreender e Lembrar (b1), (d2)

1. 2. 3. Visão (b2) 1. 2. 3. Audição (b2) 1. 2. 3. Fala/Comunicação (b3), (d3) 1. 2. 3.

(41)

41

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

2 de 3 História de Uso de Suporte: Tecnologias, Dispositivos Especiais, e Assistência Pessoal Form.2 Em quais áreas a pessoa (a) usa, (b) usou no passado, e (c) precisa de uma tecnologia ou outro apoio? Escreva o nome do apoio em cada domínio, e em seguida registre as informações solicitadas na coluna mais apropriada

APOIO USADO ATUALMENTE APOIO USADO NO PASSADO APOIO NECESSÁRIO

Nome do apoio usado

Meses

Usados % de uso diário

Satisfação com o apoio (1=muito insa-tisfeito, 3=neutro, 5=muito satisfeito

(não listar na coluna os usados atualmente)

Precisa e quer, mas não tem Precisa, mas não quer Razão Meses

Usados % de uso diário

Satisfação com o apoio (1=muito insa-tisfeito, 3=neutro, 5=muito satisfeito Razão para não usar mais

Leitura e escrita, Aprendizagem (d1)

1. 2. 3. Mobilidade (d4), locomover 1. 2. 3.

Destreza/Uso das mãos (d5)

1. 2. 3.

Autocuidado, Manutenção da Saúde (d5)

1. 2. 3.

(42)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

3 de 3 História de Uso de Suporte: Tecnologias, Dispositivos Especiais, e Assistência Pessoal Form.2 Em quais áreas a pessoa (a) usa, (b) usou no passado, e (c) precisa de uma tecnologia ou outro apoio? Escreva o nome do apoio em cada domínio, e em seguida registre as informações solicitadas na coluna mais apropriada

APOIO USADO ATUALMENTE APOIO USADO NO PASSADO APOIO NECESSÁRIO

Nome do apoio usado

Meses

Usados % de uso diário

Satisfação com o apoio (1=muito insa-tisfeito, 3=neutro, 5=muito satisfeito

(não listar na coluna os usados atualmente)

Precisa e quer, mas não tem Precisa, mas não quer Razão Meses

Usados % de uso diário

Satisfação com o apoio (1=muito insa-tisfeito, 3=neutro, 5=muito satisfeito Razão para não usar mais

Vida doméstica e Atividades Domésticas (d6)

1. 2. 3. Interações interpessoal (d7) 1. 2. 3. Trabalho (d8) 1. 2. 3.

Recreação e Lazer Atividades, vida social e comunitária (d9)

1. 2. 3.

(43)

43

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

1 de 2 Questionário sobre o uso da tecnologia – Cliente

(SOTU – C Br)

3-1 Cliente

Nome ______________________________________ Formulário preenchido por ____________________ Dispositivo __________________________________ Data __________________

1. TECNOLOGIAS QUE VOCÊ USA COM FREQUÊNCIA:

Liste as tecnologias que você usa mais frequentemente (por exemplo: computador, celular, tablete, caixa eletrônico, leitor de CD e DVD etc.) 1. __________________________________________ 6.__________________________________________ 2. __________________________________________ 7.__________________________________________ 3. __________________________________________ 8.__________________________________________ 4. __________________________________________ 9.__________________________________________ 5. __________________________________________ 10._________________________________________

Responda a todas as perguntas abaixo assinalando a opção que se aplica com mais precisão. Se não tiver certeza da resposta, selecione a opção neutra.

2. EXPERIÊNCIAS GERAIS COM AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS ATUALMENTE

Geralmente

sinto que Neutro Geralmente sinto que

São satisfatórias

São frustrantes

Ajudam com a minha criatividade

Atrapalham minha criatividade

São motivadoras

São desencorajadoras

Ajudam a me aproximar das

pes-soas

Me afastam das pessoas

Aumentam minha autoestima

Diminuem minha autoestima

3. PERSPECTIVAS SOBRE AS TECNOLOGIAS

Sinto-me bem

em relação a Neutro Sinto me mal em relação a

Minhas experiências com

tecnolo-gia na infância

Minhas experiências com tecno-logia na infância Minhas experiências com

tecnolo-gia na escola

Minhas experiências com tecno-logia na escola Minhas experiências com

tecnolo-gia em casa

Minhas experiências com tecno-logia em casa Minhas experiências mais recentes

com a tecnologia

Minhas experiências mais recen-tes com tecnologia

Geralmente

sinto Neutro Geralmente sinto

Me sinto confortável com a

tecno-logia

Me sinto intimidado(a) pela tec-nologia Lido com a tecnologia de forma

RACIONAL

Lido com a tecnologia de forma SENTIMENTAL Eu me sinto bem com a tecnologia

Eu fico ansioso com a tecnologia

Outras pessoas me motivam a

uti-lizar a tecnologia

Outras pessoas me desencorajam a utilizar a tecnologia

(44)

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

2 de 2 Questionário sobre o uso da tecnologia – Cliente

(SOTU – C Br)

3-1 cliente

4. SUAS ATIVIDADES HABITUAIS:

Geralmente

sinto que Neutro Geralmente sinto que

Eu prefiro ser ativo (praticar

espor-tes, caminhar) □ □ □ Eu prefiro atividades passivas (ler, assistir TV) Eu prefiro atividades em grupo Eu prefiro fazer atividades sozinho Minhas atividades são satisfatórias Minhas atividades são frustrantes Eu procuro regularmente por novas

atividades □ □ □ Minhas atividades não mudam há muito tempo

5. ALGUMAS DAS SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS/SOCIAIS

Geralmente

me sinto Neutro Geralmente me sinto

Tranquilo (a)/Calmo (a) Ansioso(a)

Feliz Deprimido (a)

Tolerante Bravo(a) ou frustrado(a)

Otimista Pessimista

Expressivo (a)/extrovertido(a) Quieto (a)/Retraído (a)

Paciente Impaciente

Motivado(a) Desmotivado (a)

Perseverante Facilmente desencorajado (a)

Geralmente

sinto que Neutro Geralmente sinto que

Eu sou uma pessoa RACIONAL Eu sou uma pessoa

SENTIMEN-TAL Eu interajo com frequência com

minha família/meu cônjuge □ □ □ Eu raramente interajo com minha família/meu cônjuge Interajo com frequência com

estra-nhos/com amigos □ □ □ Eu raramente interajo com estra-nhos/com amigos Eu sinto uma sensação de bem-estar Eu sinto pouca sensação de

bem-es-tar

Eu sou fisicamente independente Eu sou fisicamente dependente Eu sou emocionalmente

indepen-dente □ □ □ Eu sou emocionalmente dependente

QUESTIONÁRIO SOBRE O USO DA TECNOLOGIA -PONTUAÇÃO:

Defina quais respostas são positivas, neutras ou negativas. Para cada categoria, some a quantidade de itens assinalados no cabeçalho correspondente. Então, anote a pontuação total em cada coluna.

CATEGORIA POSITIVA NEUTRA NEGATIVA 2. Experiências com tecnologias utilizadas atualmente:

3. Perspectiva sobre as tecnologias: 4 Atividades habituais:

5 Características pessoais/sociais:

TOTAL

(45)

45

Braccialli, L. M. P. & Braccialli, A. C. Instrumentos para Avaliação: MTP

1 de 2 Questionário sobre o uso de tecnologia – Profissional

(SOTU P Br)

3-2 Profissional

Nome ______________________________________ Formulário preenchido por ____________________ Dispositivo __________________________________ Data __________________

1. TECNOLOGIAS UTILIZADAS:

Liste as tecnologias utilizadas mais frequentemente por esse usuário (por exemplo: computador, celular, notebook, tablete, videocassete, caixa eletrônico, leitor de CD e DVD etc.)

1.__________________________________________ 6.____________________________________________ 2.__________________________________________ 7.____________________________________________ 3.__________________________________________ 8.____________________________________________ 4. __________________________________________ 9.____________________________________________ 5. __________________________________________ 10.___________________________________________

Responda a todas as perguntas abaixo assinalando a opção que se aplica com mais precisão. Se não tiver certeza da resposta, selecione a opção neutra.

2. EXPERIÊNCIAS GERAIS COM AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS ATUALMENTE:

Geralmente sinto que

Neutro Geralmente sinto que

São satisfatórias São frustrantes

Ajudam com a criatividade Atrapalham a criatividade

São motivadoras São desmotivadoras

Aproximam as pessoas Afastam as pessoas

Melhoram a autoestima Pioram a autoestima

3. PERSPECTIVAS SOBRE AS TECNOLOGIAS:

Sente-se

po-sitivo sobre Neutro Sente-se ne-gativo sobre

Experiências com tecnologia na

infância □ □ □ Experiências com tecnologia na infância Experiências com tecnologia na

escola □ □ □ Experiências com tecnologia na escola Experiências com tecnologia em

casa □ □ □ Experiências com tecnologia em casa

Experiências mais recentes com a

tecnologia □ □ □ Experiências mais recentes com a tecnologia

Geralmente Neutro Geralmente

Sente-se confortável com a

tecno-logia □ □ □ Sente-se intimidado pela tecnolo-gia Usa a tecnologia de forma

RA-CIONAL □ □ □ Usa a tecnologia de forma SENTI-MENTAL Sente-se bem com a tecnologia Sente-se ansioso com a tecnologia As outras pessoas encorajam o uso

da tecnologia □ □ □ As outras pessoas desencorajam o uso da tecnologia

Referências

Documentos relacionados

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Sejam p e p’ as abscissas do ob je to e da imagem, respectivamente.. um espelho esférico côncavo com raio de cur vatura de 30cm, conforme a figura. b) real, distante 20cm do vértice.

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..