• Nenhum resultado encontrado

Terapia racional-emotiva comportamental. na teoria e na prática clínica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Terapia racional-emotiva comportamental. na teoria e na prática clínica"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Terapia racional-emoTiva

comporTamenTal

(2)

315t Terapia racional-emotiva comportamental na teoria e na prática clínica / organizado por Marilda Emmanuel Novaes Lipp, Tátila Martins Lopes e Gabriela Fabbro Spadari. – Novo Hamburgo : Sinopsys, 2019.

16x23cm; 448p.

ISBN 978-85-9501-130-4

1. Psicologia – Práticas de intervenção. I. Lipp, Marilda Emannuel Novaes. II. Lopes, Tátila Martins. III. Spadari, Gabriela Fabbro. IV. Título.

. CDU 159.9

(3)

Terapia racional-emoTiva

comporTamenTal

na Teoria e na práTica clínica

2019

marilda emmanuel novaes lipp

TáTila marTins lopes

Gabriela Fabbro spadari

OrganizadOras

(4)

© Sinopsys Editora e Sistemas Ltda., 2019

Terapia Racional-Emotiva Comportamental na teoria e na prática clínica

Marilda Emmanuel Novaes Lipp, Tátila Martins Lopes

e Gabriela Fabbro Spadari (Orgs.)

Capa: Fabiana Franck

Imagem de capa: Shutterstock

Ilustrações capítulos 3 e 4: Mauro Freitas

Assistente editorial: Jade Arbo

Supervisão editorial: Mônica Ballejo Canto

Editoração: Formato Artes Gráficas

Todos os direitos reservados à

Sinopsys Editora

Fone: (51) 3066-3690

E-mail: atendimento@sinopsyseditora.com.br

Site: www.sinopsyseditora.com.br

(5)

autores

Marilda Emmanuel Novaes Lipp (org.). Ph.D. pela George Washington University.

Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP em stress social realizado no National Institute

of Health dos EUA. Psicóloga pela American University. Certificada como Terapeuta

Cognitiva pela Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC). Presidente

Eméri-ta da Associação Brasileira de Stress. Diretora-Presidente do Instituto de Psicologia e

Controle do Stress (IPCS). Membro da Academia Paulista de Psicologia. Presidente da

Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (2015-2019).

Tátila Martins Lopes (org.). Bacharel e Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista –

Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Assis). Mestre em Fisiopatologia Médica, área de

Neu-rociências e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Especialista em Psicologia Clínica (especialização em terapia cognitiva comportamental

pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress-IPCS) com formação em nível primary

em Terapia Racional-Emotiva Comportamental pelo Instituto Albert Ellis. Especialista

em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicóloga clínica na abordagem

da Terapia Racional-Emotiva Comportamental (TREC). Professora no IPCS.

Gabriela Fabbro Spadari (org.).

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Instrumentos e

Processos em Avaliação Psicológica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

(PUC-Campinas), bolsista Capes. Especialista em Psicologia Clínica de base Cognitivo-

-Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Certificada em

Terapia Racional-Emotiva Comportamental, nível Primary pelo Instituto Albert Ellis, em

Avaliação de Stress em Empresas pelo IPCS. Possui aperfeiçoamento em Comportamento

Suicida: Estratégias de Prevenção pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

Mem-bro do Grupo de Trabalho Avaliação Psicológica em Psicologia Positiva e Criatividade da

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Docente no

IPCS, Pesquisadora e Psicóloga Clínica.

(6)

Ana Paula Justo. Psicóloga Clínica. Mestra e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo IPCS. Formação Primary Training Course in Rational Emotive & Cognitive Behavioral Theory and Techniques pelo Albert El-lis Institute. Docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher da PUC-Campinas. Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de São Paulo (ATC-Paulista).

Andreza Gava. Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Certificada em Terapia Racional-Emotiva Comportamental. Psicóloga Clínica, Supervisora de Atendimento e Docente do Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda Lipp, em Campinas-SP. Mes-tranda em Psicologia na Universidade São Francisco.

Aretusa dos Passos Baechtold. Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas. Professora e supervisora no Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda Lipp, Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Advanced Training em TREC pelo Albert Ellis Institute NY(USA). Presidente da Associação Brasileira de Stress – ABS.

Bernard Rangé. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Claudiane Aparecida Guimarães. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e Doutora pela PUC-Campinas. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Ins-tituto de Psicologia e Controle do Stress. Formação em Tanatologia. Docente na Universidade de Uberaba e na Faculdade Santa Rita de Cássia.

Eduardo Gregolin Moretti. Psicólogo pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Espe-cialista em Terapia Cognitivo-Comportamental com ênfase em Terapia Racional-Emotiva Com-portamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Psicólogo Clínico no Cen-tro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Paulínia/São Paulo e no IPCS.

Eliana Aparecida Torrezan da Silva. Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Psi-cologia pela PUC-Campinas. Pós-Doutora em PsiPsi-cologia pelo Laboratório de Estudo Psicofisiológicos do Stress – PUC-Campinas/FAPESP. Professora e Supervisora Curso de Especialização em Terapia Comportamental-Cognitiva do Instituto de Psicologia e Centro de Controle de Stress Marilda Lipp. Diretora do Centro de Controle de Stress – SP CPCS-SP. Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Heitor Pontes Hirata. Psicólogo pela UFRJ. Formação em Terapia Cognitivo-Comporta-mental pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação (CPAF-RJ). Especialista em Psicologia Clínica (TCC) pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Doutor e Mestre em Psicologia pela UFRJ. Terapeuta cognitivo certificado pela FBTC. Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio), gestões 2014-2016 e 2016-2019.

Hugo Ferrari Cardoso. Psicólogo. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Psicologia com ênfa-se em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) nos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-Graduação). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP – gestão 2016-2017 e gestão 2018-2019) e participante do grupo de tra-balho da ANPEPP (GT Pesquisa em Avaliação Psicológica).

(7)

Juliano Rodrigues Afonso. Pós-Graduado em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela Faculdade de Ciências da Saúde. Formação em TREC – Advanced Training in Rational-Emotive & Cognitive-Behavioral Theory and Techniques pelo Instituto Albert Ellis/ NY-USA. Terapeuta Cognitivo certificado pela FBTC. Docente do CETEPEA/Atibaia e UNIFAAT/Atibaia.

Lucia Emmanoel Novaes Malagris. Pós-Doutora pela PUC-Campinas, Doutora em Ciências na área da Fisiologia do Stress e da Hipertensão Arterial pela UERJ. Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas. Professora do Instituto de Psicologia da UFRJ atuando na pós-graduação. Psicóloga pela UFRJ. Ex-presidente da Associação Brasileira de Stress (ABS). Certificada em TREC Primary pelo The Albert Ellis Institute. Certificada como Terapeuta Cognitiva pela FBTC. Membro da Diretoria da FBTC (2015-2019).

Luiz Ricardo Vieira Gonzaga. Mestre e Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas. Gra-duado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Psicologia Clíni-ca Cognitivo-Comportamental pela USP. MBA em Administração de Empresas na FGV/SP. Certificado como Terapeuta Cognitivo-Comportamental pela FBTC. Supervisor e Professor convidado em TCC em vários cursos de especialização no Brasil.

Makilim Nunes Baptista. Psicólogo. Doutor pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médi-ca da Universidade Federal de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade São Francisco. Bolsista produtividade pelo CNPq. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III). Membro del Red Mundial Suicidólogos.

Márcia Maria Bignotto. Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Es-pecialista em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e em Stress. Frequentou o Primary e o Advanced Training Courses em REBT do Albert Ellis Institute, NY, USA. Certificada como Terapeuta Cognitivo-Comportamental pela FBTC. Tesoureira da Federação Brasileira de Tera-pias Cognitivas (Gestão 2015/2017 – 2017/2019). Professora-Doutora em Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto de Psicologia e Controle do Stress e no Instituto Cognitivo.

Maria Angélica Sadir. Psicóloga pela PUC-Campinas. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Doutora pela PUC-Campinas, na área de Stress e Relacionamento interpessoal no trabalho. Tem cinco formações em Coaching, é Coach e Life Coach pelo Integrated Coaching Institute (ICI) e Coach de Emagrecimento e Bem-Estar. Docente de diversos cursos de Espe-cialização em Terapia Cognitivo-Comportamental nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Paraná. Ministra palestras sobre Qualidade de Vida e Relacionamentos Interpessoais pelo país. É Practiotiner e Master em Programação Neurolinguística e Hipnoterapeuta pela EBPNL.

María Celeste Airaldi. Psicóloga Clínica. Ph.D. Supervisora certificada em TREC e TCC pelo Albert Ellis Institute. Diretora da Sensorium, Centro de Treinamento em TCC & TREC afiliado ao Albert Ellis Institute. Membro da diretoria da ALAPCCO (2015-2019). Coor-denadora de ALAMOC no Paraguai. Professora universitária e de cursos de pós-graduação nacionais e internacionais.

Martha Paredes Delhonte. Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Racional-Emotiva por ITREC – Peru. Mestre em Psicología Clínica e da Saúde. Especialização em Psico-Oncologia e Cuida-dos Paliativos. Com seus mais de 20 anos de exercício profissional tem trabalhado com pacien-tes com enfermidades crônicas e terminais, em diferenpacien-tes instituições no Peru e na Espanha, como psicoterapeuta e docente. Vice-Presidente da Associação Nacional de Psico-Oncologia do Peru (ANPPE) e sócio-fundadora do WeLink Psicólogos e Consultores.

(8)

Natalia Ferrero Delgado. Psicóloga pela Universidade de Lima. Fundadora e Diretora do Centro Psicotrec em Lima, Peru, afiliado do Albert Ellis Institute de New York. Psicoterapeu-ta y Supervisora TREC do Albert Ellis Institute. Responsável pelo Programa de Certificação TREC em espanhol do Albert Ellis Institute. Membro do Comitê Editorial do Journal for

Rational Emotive & Cognitive Behavior Therapy.

Orlando Bueno Filho. Psicólogo pela Universidade São Francisco-USF. Especialista em TCC pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Mestrando em Educação pela USF. Formação em TREC – Niveis Primary, Advanced e Child pelo Albert Ellis Institute. Docente nos cursos de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do Instituto de Psicologia e Controle do Stress de Campinas e São Paulo.

Pedro Reyes Mispireta. Psicoterapeuta Cognitivo e Racional-Emotivo Comportamental. Su-pervisor e formador de terapeutas certificado no Albert Ellis Institute de New York. Diretor de ITRE (Instituto de Terapia Emotiva) de Lima, Peru. Treina Terapia Racional-Emotiva e Terapia Cognitiva em diversos países, como Argentina, Equador, México, Costa Rica, Espanha, Itália, Grécia, Portugal, EUA, entre outros.

Roseli Lage de Oliveira. Psicóloga Clínica. Doutora em Ciências – Núcleo de Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Formação Pri-mary and Advanced Training Course in Rational Emotive & Cognitive Behavioral Theory and Techniques e Couples and Family Theory Course in Rational-Emotive & Cognitive- -Behavioral Theory and Techniques pelo Albert Ellis Institute. Psicóloga Clínica no Conscien-tia – Núcleo de Estudos de Comportamento e Saúde Mental. Terapeuta Cognitiva certifica da pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Docente e Supervisora no Cur- so de Especialização em Terapia Comportamental Cognitiva na Saúde Mental do AMBAN (IPq-HC-FCMSCSP) e do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental da Unichristus (Fortaleza-CE). Vice-Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Esta-do de São Paulo (ATC-Paulista).

Susana Vazquez-Aquino. Doutora em Psicologia pela Universidade Nacional de Assunção – Centro Pradeh (Profesionales Asociados para el Desarrollo Humano). Membro do Comitê Científico da Sociedade Paraguaia de Psicologia, Assunção, Paraguai.

Valquiria Aparecida Cintra Tricoli. Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Formação em TREC (Advanced Training in Rational Emotive and Cog-nitive Behavioral Theory and Techniques e Child and Adolescente Therapy Practicum pelo Albert Ellis Institute, NY – USA). Professora e supervisora da UNIFAAT (Atibaia – SP), curso de Psicologia. Coordenadora do Centro de Técnicas Terapêuticas e Preventivas de Ati-baia (CETEPEA). Autora da ESA (Escala de Stress para Adolescentes). Terapeuta Cognitiva certificada pela FBTC.

Vivian Mascella. Psicóloga Clínica. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo IPCS. Formação em Tanatologia. Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. For-mação Primary and Advanced Training Course in Rational – Emotive & Cognitive – Beha-vioral Theory and Techniques pelo Albert Ellis Institute. Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de São Paulo (ATC-Paulista).

(9)

Prefácio ...

11

Bernard Rangé

1

Bases Teóricas, Princípios e Conceitos Fundamentais ...

13

Natalia Ferrero Delgado

2

Técnicas de Intervenção ...

46

Lucia Emmanoel Novaes Malagris

3

Terapia Racional-Emotiva Comportamental na Criança

...

71

Márcia Maria Bignotto

4

Terapia Racional-Emotiva Comportamental na Adolescência ...

80

Valquiria Aparecida Cintra Tricoli e Juliano Rodrigues Afonso

5

Terapia Racional-Emotiva Comportamental com Idosos ...

98

Roseli Lage de Oliveira e Ana Paula Justo

6

Terapia Racional-Emotiva Comportamental com Casais ...

137

Eliana Aparecida Torrezan da Silva

7

Terapia Racional-Emotiva Comportamental

e a Dependência Amorosa ...

156

Andreza Gava e Orlando Bueno Filho

8

Tratamento do Transtorno de Déficit de

Atenção/Hiperatividade na Criança e no Adulto ...

181

Tátila Martins Lopes, Márcia Maria Bignotto e Gabriela Fabbro Spadari

(10)

9

Terapia Racional-Emotiva Comportamental

nos Transtornos Alimentares ...

198

Tátila Martins Lopes e Gabriela Fabbro Spadari

10

Terapia Racional-Emotiva Comportamental para

Transtornos por Uso de Substâncias: Possibilidades,

Reflexões e Análise de Caso Clínico ...

212

Eduardo Gregolin Moretti

11

Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtorno de Acumulação ...

232

Gabriela Fabbro Spadari e Tátila Martins Lopes

12

Tratamento dos Transtornos de Ansiedade ...

252

Heitor Pontes Hirata

13

Avaliação e Tratamento de Transtornos Depressivos ...

266

María Celeste Airaldi

14

Terapia Racional-Emotiva Comportamental

para Prevenção do Suicídio ...

288

Makilim Nunes Baptista e Hugo Ferrari Cardoso

15

Terapia Racional-Emotiva Comportamental para o Estresse ...

313

Marilda Emmanuel Novaes Lipp

16

Tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático

com a Técnica “Memória-Tempo-Processamento”, uma

Metáfora de Resgate em Doze Passos ...

336

Susana Vazquez-Aquino

17

Terapia Racional-Emotiva Comportamental e as Habilidades Sociais ...

365

Maria Angélica Sadir

18

Terapia Racional-Emotiva Comportamental como

Estratégia de Tratamento para a Dor Crônica ...

388

Andreza Gava e Aretusa dos Passos Baechtold

19

Aplicação da Terapia Racional-Emotiva

Comportamental em Pacientes com Câncer ...

407

Martha Paredes Delhonte e Pedro Reyes Mispireta

20

Lidar com a Morte: Proposta de Intervenção Fundamentada

na Terapia Racional-Emotiva Comportamental ...

424

Claudiane Aparecida Guimarães, Vivian Mascella

e Luiz Ricardo Vieira Gonzaga

(11)

Albert Ellis publicou em 1957 um artigo denominado Rational

Psychotherapy. Em 1962, publicou seu principal livro, Rational-Emotive

Psychotherapy, no qual apresentou as 11 crenças irracionais que o

tornaram o segundo psicólogo mais bem avaliado, logo abaixo de Carl

Rogers, numa pesquisa feita pela American Psychological Association

(APA) nos anos 1960. Reconhecendo que a mudança se expressa no

comportamento, ele decidiu incluir esta palavra, o que resultou em

sua forma de fazer terapia passar a ser chamada de “Terapia Racio-

nal-Emotiva Comportamental”, ou TREC.

Ele foi, nos tempos modernos, o primeiro a adotar a suposição

de que são nossas interpretações dos acontecimentos que geram as

mudanças emocionais e comportamentais que apresentamos. Segundo

ele, as situações pelas quais passamos poderão produzir crenças racionais

ou crenças irracionais. Dependendo da racionalidade ou irracionalidade

delas, as reações emocionais poderão ser apropriadas (tristeza, irritação,

medo, tédio) ou inapropriadas (depressão, ira ou fúria, pânico) e daí

comportamentos saudáveis ou problemáticos. Assim, foi ele o primeiro

a reproduzir isso no que ficou conhecido como o “modelo A-B-C”, em

que representa não só as primeiras do alfabeto, mas as relações entre

antecedentes, beliefs (em inglês, crenças), e as consequências emocionais

e comportamentais. Defendia ele que muito do nosso comportamento

(12)

12

Prefácio

é influenciado por exigências do tipo “tenho que”, as “pessoas têm

que”, etc., em vez de preferências, as quais tornam o funcionamento

das pessoas mais equilibrado, flexível e produtivo.

A influência de Ellis foi enorme e felizmente estaremos tendo

uma oportunidade de ter um belo livro em português sobre esse legado.

O livro é ambicioso, mas com escolhas apropriadas dos autores de cada

capítulo. Há autores de renome internacional e autores brasileiros de

qualificação incontestável. Ele abrange uma variedade de problemas

específicos que encontramos na prática clínica, como o manejo de

problemas infantis, de adolescentes, de orientação de pais, de problemas

no atendimento de casais; na utilização da TREC em diversos tipos de

problemas como a timidez, a dependência amorosa, no luto, na dor

crônica, no estresse, , transtorno déficit de atenção e hiperatividade,

em transtornos depressivos e de ansiedade, no transtorno obsessivo-

-compulsivo, no estresse pós-traumático, no abuso de substâncias, etc.

Sucesso para a Profa. Dra. Marilda Lipp, Dra. Tátila Lopes e Ms.

Gabriela Spadari por mais essa iniciativa, e parabéns aos leitores desta

obra, os quais poderão ter acesso a um livro de alta qualidade.

Bernard Rangé

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do

Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação

em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Referências

Documentos relacionados

Com um dos transmissores RKE de Entrada Passiva do veículo a 1,5 m (5 pés) da maçaneta da porta dianteira do motorista ou do passa- geiro, pressione o botão LOCK na maçaneta da

Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental em Infância e Adolescência, e curso de habilidades em Terapia Comportamental Dialética pela Elo Psicologia e

Possui formação em Te- rapias Comportamentais Contextuais pelo InTCC e teinamento untensivo em Terapia Comportamental Dialética e Terapia Comportamental Dialética com Exposição

(2009) analisaram a custo-efectividade e a custo-utilidade da Terapia Cognitiva (TC), da Terapia Comportamental Racional-Emotiva (TCRE) e da Fluoxetina (Prozac) para

No modelo cognitivo, as crenças centrais, também chamadas de nucleares, são idéias e percepções quanto a si mesmo, quanto ao mundo e quanto ao futuro que nos transtornos mentais

Considerando-se a epizootia de raiva canina ocorrida na região noroeste do estado de São Paulo, no início da década de 90 (QUEIROZ et al., 2009), fomentou-se o interesse em

À vista do exposto e com fundamento no artigo 6º , Parágrafo único da Deliberação CEE nº 04/77, as Câmaras do Ensino - de 1º e 2º Graus aprovam a relação anexa

Sem nenhum valor semântico em si mesmo, plaft, que imita o som de um tapa, marca o desfecho da ação de forma mais viva, mais expressiva. 19 “Buáááááá...Este