• Nenhum resultado encontrado

Como montar uma empresa de serviços de vitrinistas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como montar uma empresa de serviços de vitrinistas"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Como montar

uma empresa de

serviços de

vitrinistas

(2)

Expediente

Presidente do Conselho Deliberativo

Robson Braga de Andrade – Presidente do CDN

Diretor-Presidente

Guilherme Afif Domingos

Diretora Técnica

Heloísa Regina Guimarães de Menezes

Diretor de Administração e Finanças

Vinícius Lages

Unidade de Capacitação Empresarial e Cultura Empreendedora

Mirela Malvestiti

Coordenação

Luciana Rodrigues Macedo

Autor

Paulo César Borges de Sousa

Projeto Gráfico

Staff Art Marketing e Comunicação Ltda.

www.staffart.com.br

(3)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Glossário / Dicas de

TOKEN_HIDDEN_PAGE

Sumário

1 1. Apresentação ... 2 2. Mercado ... 2 3. Localização ... 3 4. Exigências Legais e Específicas ...

3 5. Estrutura ... 4 6. Pessoal ... 4 7. Equipamentos ... 5 8. Matéria Prima/Mercadoria ... 5 9. Organização do Processo Produtivo ...

6 10. Automação ... 7 11. Canais de Distribuição ... 7 12. Investimento ... 8 13. Capital de Giro ... 8 14. Custos ... 9 15. Diversificação/Agregação de Valor ... 10 16. Divulgação ... 11 17. Informações Fiscais e Tributárias ...

12 18. Eventos ... 12 19. Entidades em Geral ... 13 20. Glossário ... 13 21. Dicas de Negócio ... 14 22. Características ... 16 23. Bibliografia ... 17 24. URL ...

(4)

Apresentação / Apresentação

1. Apresentação

Uma vitrine bem concebida é responsável por 70% das vendas. A demanda de serviços é promissora, em especial em estados que ainda têm muito a expandir.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o

empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender

Historicamente a prática de exposição de mercadorias teve início com os

Mesopotâmicos e os Egípcios. Essa prática data de milhares de anos antes de Cristo.

Na antiguidade a primeira manifestação de publicidade e identificação das lojas eram placas de madeira ou pedra com um único símbolo que identificava a mercadoria vendida naquele estabelecimento, exemplo: uma uva entalhada na pedra mostrava que ali se vendia vinho, uma cabra = leite, um trigo = pão, e assim por diante.

Os primeiros mercados árabes já se constituíram com um formato de exposição que deu tão certo que até hoje utilizado no mundo inteiro: mercadorias expostas sobre tecidos ou bancadas, de forma separada por grupos de produtos semelhantes e por cores. Esses sábios mercadores sabiam do encantamento das cores sobre o homem. E sendo assim, criaram uma estética, que por mais incrível que possa parecer nos serve até hoje como exemplo.

A vitrine é a interface entre a loja e o consumidor. Se for montada de maneira correta esta interface terá grande sucesso, caso contrário terá o efeito oposto.

Os norte-americanos investem milhões de dólares em vitrine, pois sabem em números qual o retorno deste investimento. Na Europa, as vitrines são seculares, fazendo com que este continente tenha grande tradição, atingindo assim um alto nível de

(5)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

Uma empresa de vitrinismo deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

2. Mercado

O mercado de trabalho para o vitrinista é bastante promissor, em especial em alguns estados que ainda tem muito a expandir.

A vitrine é o principal chamariz de uma loja, é o seu cartão de visita. Pesquisas demonstram que uma vitrine bem concebida é responsável por 70% das vendas, e exatamente por isso, deve ser tratada com muita atenção e carinho. (Fonte: Emprego e Renda).

O trabalho do vitrinista é conseguir, através daquele pequeno espaço que a loja oferece para montar a vitrine, passar ao consumidor a identidade do estabelecimento, conciliando o interesse de venda da loja e a necessidade de consumo do cliente.

O vitrinismo é conhecido como Visual Merchandising, que é uma técnica de mercado que serve para seduzir o cliente por meio do apelo visual, ou seja, a criação de uma aparência que estimule, de forma consciente ou não, o consumidor a comprar.

3. Localização

O local para instalar uma empresa de vitrinismo deve considerar o fácil acesso e a boa visualização, de preferência que fique próximo a centros comerciais.

A atividade de vitrinista não é um serviço que se realiza na sede da empresa de vitrinismo, mas é importante que a empresa esteja bem localizada, buscando com isto além de dar visibilidade a sua marca, também possibilitar angariar novos clientes, via a exposição de sua fachada.

(6)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

4. Exigências Legais e Específicas

O empreendedor de uma empresa de vitrinismo deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam:

Registro da empresa nos seguintes órgãos:• Junta Comercial;• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);• Secretaria Estadual de Fazenda;• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;• Corpo de Bombeiros Militar.

Visite a prefeitura da cidade em que pretende montar a sua empresa de vitrinismo para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.

Passos seguintes para a formalização da empresa:

• Após a liberação do contrato social devidamente registrado na Junta Comercial de seu Estado, do CNPJ e da inscrição estadual, também, deve-se providenciar o registro da empresa na Prefeitura Municipal para requerer o Alvará Municipal de

Funcionamento.• Antes de iniciar a prestação de serviços, o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).• O empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a

fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA -, já em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria

Municipal de Saúde, respectivamente.

5. Estrutura

A estrutura de uma empresa de vitrinismo necessita de um espaço físico de tamanho médio, algo emtorno de 100m². Parte desse espaço deverá ser destinada à montagem

(7)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

de um showroom suficiente para demonstrar o estilo de trabalho executado.

Com isto, deve-se destinar um espaço de cerca de 70m² para montagem de várias amostras de vitrines, sendo essa área o showroom da empresa. O empreendedor deverá ter separadas as vitrines comerciais das conceituais, a primeira visa o giro de mercadorias, e a segunda busca refletir a identidade da loja.

Conjugado ao showroom deverá ter uma sala para atendimento dos clientes, bem como a exposição de álbuns com fotos dos trabalhos executados pela sua empresa, de forma a apresentar aos clientes a degustação de seus trabalhos.

6. Pessoal

O quadro de pessoal de uma empresa de vitrinismo irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento. Segue abaixo o quadro de pessoal para uma empresa de médio porte, que deverá ter aproximadamente 04 (quatro) funcionários:• Uma pessoa no atendimento a clientes, telefones, etc.;• Três pessoas na área de montagem de vitrines.

É importante que o proprietário do negócio esteja presente em todas as operações da empresa, e de preferência que este seja o principal vitrinista.

7. Equipamentos

Os principais equipamentos para iniciar uma empresa de vitrinismo são os seguintes:a) Mesas;b) Cadeiras;c) Microcomputadores;d) Impressora;e) Fax;f) Telefone;g) Acesso à internet.

Mesa. Disponível em:

http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?Codmer=2202805&Midia=12 cadeirahttp://www.gazin.com.br/loja/detalhe.php?cod_P=25281&parc=NTk=&ut

(8)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

Computador. Disponível em: http://

www.colombo.com.br/produto/Informatica/Computador-PA-0176M-Intel-Core-i3-2-9 3GHz-2GB-RAM-500GB-W7-Megaware?utm_medium=cdp&utm_campaign=CORE_I3&utm_c ontent=%5B190543%5D%20COMPUTADOR_PA_0176M_INTEL_CORE_I3_293GHZ_ 2GB_RAM_500GB_W7_ -_MEGAWARE_&utm_term=COMPUTADOR_PA_0176M_INTEL_CORE_I3_293GHZ_ 2GB_RAM_500GB_ W7_-_MEGAWARE_&utm_source=Buscape>. Acesso em: 15 fevereiro 2011.

8. Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado. Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa

A matéria-prima de um vitrinista é a mão-de-obra, as mercadorias são os adereços e outros itens que irão compor a montagem das vitrines, os produtos são os itens que estarão dispostos em cada vitrine.

9. Organização do Processo Produtivo

O vitrinista trabalha com temas e arranjos ligados ao calendário promocional, tais como natal, carnaval, dia das mães, páscoa, dia dos pais, dia das crianças, etc..

(9)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação

As etapas do processo organizacional se configuram essencialmente da seguinte forma:a) Coleta de briefing: é uma coleta de informações sobre os possíveis clientes;b) Reunião e conclusão de pauta de criação;c) Pesquisa;d) Desenvolvimento de projeto em 3D dentro do espaço arquitetônico do cliente;e) Orçamento de projeto;f)

Apresentação;g) Adaptação;h) Manipulação de materiais;i) Montagem.

As vitrines podem ser classi?cadas de acordo com a sua forma e posição:1. Vitrine frontal ou vitrine de rua: fica na frente da loja, tendo a maior exposição;2. Vitrine de trânsito: fica ao longo da entrada e dentro da loja, sempre em áreas de grande movimento de consumidores;3. Vitrine central: vitrines em relevo feitas para serem vistas de todos os lados.

As vitrines ainda podem representar o conceito da loja ou definir sua identidade, podendo complementarmente ser classificadas quanto ao seu formato:1. Vitrines fechadas: em formato de um Box;2. Vitrines abertas: são as vitrines presentes em shoppings, em lojas de tamanho reduzido e também nas grandes lojas de

departamento.

10. Automação

A automação para esse tipo de empreendimento empresarial é importante, mas não fundamental, já que o processo é essencialmente manual.

Mas, mesmo não sendo fundamental, o empreendedor deverá buscar no mercado software de automação para sua empresa. Se possível, um ERP (Enterprise Resource Planning), ou simplesmente denominado sistema de gestão integrado de empresa, que possibilite a execução de todas as tarefas e atividades requeridas e exigidas para esse tipo de empresa.

É importante que o software que será adotado pela empresa atenda as necessidades primordiais desse segmento de negócio, tais como:• Possibilitar o cadastramento de todos os clientes;• Idéias do contratante, tipo de estrutura a ser montada, material a ser utilizado;• Elaboração do projeto em 3D.

(10)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

11. Canais de Distribuição

O vitrinista deverá montar um catálogo com idéias de vitrines, sejam apenas de sugestões ou de trabalhos executados. De posse desse material o vitrinista deverá ir de encontro aos lojistas.

12. Investimento

O investimento estimado para montar uma empresa de vitrinismo, de porte médio, deverá girar em torno do que segue abaixo:

Área de Prestação de serviços

1. Mesas – 02 – R$ 500,00;2. Cadeiras – 06 – R$ 900,00;3. Microcomputadores – 02 – R$ 2.800,00;4. Impressora – 01 – R$ 600,00;5. Telefone – 02 – R$ 100,00;6. Acesso à internet – 01 – R$ 150,00 / mês.

Total do investimento– R$ 5.050,00.

Observações:1. Nos valores indicados para o investimento não está previsto o custo do software a ser utilizado na execução dos serviços e também na gestão da empresa, já que a opção por um ou outro software irá variar bastante, tanto no que se refere ao fornecedor quanto ao resultado final esperado.

2. Não estão considerados os gastos relativos à aquisição do imóvel escolhido para a instalação da empresa, pois ele poderá ser alugado.

3. Os preços acima são meramente referenciais, para fins de estimativa do investimento necessário.

(11)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

13. Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).

Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta

necessidade do caixa.

Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.

Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

Nesse segmento, normalmente a necessidade de capital de giro é de nível médio e tenderá a variar na ordem de 30% a 55% do investimento total.

14. Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas comerciais, insumos consumidos no processo de prestação e execução de serviços, depreciação de maquinário e instalações. O cuidado na administração e redução de todos os custos

(12)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor

envolvidos na compra, prestação e venda de serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio. Os custos para abrir e manter uma empresa de vitrinismo pode ser estimado considerando os itens e valores referenciais indicados abaixo:1. Salários, comissões (caso a remuneração de serviço de colaboradores seja feita com base em desempenho) e encargos: - R$ 2.500,00;2. Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 200,00;3. Aluguel, taxa de condomínio, segurança: R$ 700,00;4. Água, luz, telefone e acesso a internet: R$ 150,00;5. Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários: R$ 50,00;6. Recursos para manutenções

corretivas e preventivas de maquinários, equipamentos e instalações: R$ 80,00;7. Propaganda e publicidade da empresa: R$ 500,00.

O empreendedor deve primar pelo controle criterioso dos gastos envolvidos no

desenvolvimento do negócio, visando manter os níveis pré-estabelecidos no Plano de Negócios. Atentando sempre para que a busca de alternativas que minimizem as despesas e os custos não comprometam o desempenho comercial.

15. Diversificação/Agregação de Valor

O empreendedor deverá ter em mente que seu negócio terá maior possibilidade de ser sucesso se for criativo e prestar serviços com diferenciação dos demais prestadores que já estão no mercado.

Uma oferta de serviços diferenciados motivará o cliente a migrar ou utilizar os serviços da sua empresa bem como indicá-la para outras empresas / lojas. A inovação,

criatividade e prospecção de novas estruturas, materiais, tecnologias e serviços a serem ofertados auxiliará também na divulgação de seus serviços. P>

Como forma de agregar valor a seu serviço pode-se citar alguns pontos chaves neste processo, que são:• Cumprimento de prazo de entrega das vitrines, buscando sempre agregar itens complementares que enriquecem o produto final, de forma a superar as expectativas do cliente;

• O conhecimento do vitrinista sobre o seu serviço será um grande agregador de valor, já que será esse profissional que indicará o tempo de vida útil de uma vitrine. Dentre os itens a serem avaliados por esse profissional estão: Localidade, Tipo Visual, Questões sócio-econômicas, Rotatividade, dentre outros.

(13)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação

• Ter amplos conhecimentos sobre montagem e estruturação de vitrines, bem como de serviços adicionais, tais como disposição de produtos acessórios, influência de luz, combinação de cores, dentre outros.

O empreendedor de uma empresa de vitrinismo poderá diversificar os seus serviços através de:• Montagem de cenários, o que não deixa de ser uma vitrine, só que em dimensões maiores.

Esses cenários podem ser de eventos temáticos de qualquer área, por exemplo: casamentos, aniversários, velórios, etc..• A montagem de cenários também inclui forrações, decorações, dentre outros.

16. Divulgação

A divulgação de uma empresa de vitrinismo deverá seguir os conceitos tradicionais da propaganda existente no mercado, via meios de comunicação, por exemplo: rádio, outdoors, jornais e internet.

No entanto, a maioria desses meios de comunicação apresenta um custo bastante expressivo. Assim o empreendedor deverá trabalhar com alguns diferenciais na área de atendimento a seus clientes e também um bom nível de resultado final em sua prestação de serviço, pois desta forma poderá ser possível receber uma divulgação gratuita que é a indicação via boca a boca, feita pelos seus clientes satisfeitos.

Diante disto, o empresário deverá esmerar em prestar os serviços disponíveis em sua empresa de vitrinismo em alto nível, de forma que seus clientes sintam-se confortáveis e interessados em divulgar a sua empresa para os seus contatos / rede de

(14)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

17. Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de VITRINISTA, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7410-2/02 como a atividade de decoração de interiores, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa, R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica); • CSLL (contribuição social sobre o lucro); • PIS (programa de integração social);

• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); • ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);

• INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

(15)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral

MEI (Microempreendedor Individual): para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII

(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ), Neste caso, este segmento não pode se enquadrar no MEI, conforme Res. 94/2001.

Para este segmento, tanto ME ou EPP, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

18. Eventos

SENAC - CURSO DE VITRINISTA. Acessar o site www.senac.com.br que tem a oferta de curso devitrinista sendo oferecido em diversas cidades do Brasil.

ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Acessar o site

www.abeoc.org.br que apresenta uma grande quantidade de eventos em todo o Brasil.

19. Entidades em Geral

O vitrinista ainda não tem sindicato ou associações de classe e acabam pegando carona em representações de outras categorias profissionais vinculadas ao seu campo de atuação.

Abaixo lista-se algumas entidades que podem oferecer algum apoio a área de vitrinismo:• ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos:

www.abeoc.org.br. Acessando o site principal da ABEOC será possível a navegação nos sites das secções estaduais.• UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras: www.ubrafe.com.br• SINDIEVENTOS – Sindicato dos trabalhadores,

(16)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Glossário / Dicas de

atividades afins de organização, montagem e promoção no estado de São Paulo: www.sindieventos.com.br• SIND IPROM - Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo: www.sindiprom.org.br

20. Glossário

Autonômo – pessoa física que presta serviço por conta própria.Chamariz – atrativo.Vitrina – o mesmo que vitrine.

21. Dicas de Negócio

O empreendedor de uma empresa de vitrinismo deverá estar ciente que sua presença em todas as etapas do projeto é fundamental. E como apoio apresenta-se abaixo algumas dicas e sugestões para viabilizar o novo empreendimento:

• O vitrinista deverá projetar a vitrine a ser montada, bem como deve proceder à distribuição dos produtos de forma planejada. Os objetos mais percebidos pelos consumidores são aqueles colocados a 1,60m do piso da vitrine, sendo o ideal deixar os produtos ligeiramente abaixo da linha de visão do consumidor e nunca no chão, pois estes tendem a ser desvalorizados.

• Na montagem de vitrines de maior porte, para evitar a continuidade de informação visual é interessante intercalar expositores de diferentes alturas.

• O vitrinista deve ter uma boa percepção para definir a periodicidade (vida útil) de uma vitrine ou o seu tempo correto de exposição.

Esse é um tema bem complexo se analisarmos que não existe uma regra geral. Como em tudo que se refere à vitrine, o seu tempo de exposição é diferente para cada segmento e para cada estilo de montagem.

(17)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Glossário / Dicas de

• O mais importante é que o vitrinista tenha em mente que uma vitrine em exposição satura para o cliente muito rapidamente. E é por isso mesmo que o vitrinista deverá ter um bom feeling visando entender que uma vitrine é muito eficiente, mas é algo

efêmero, e prolongar a exposição de uma vitrine será sem dúvida um grande erro.

• A definição da vida útil de uma vitrine varia muito em função de tudo que a envolve (localização, tipo visual, perfil da loja, tipo de cliente, etc.).

É recomendável que uma vitrine não fique mais de 15 a 30 dias sem alteração, mesmo nesse intervalo, a recomendação é ir trocando produtos, alterando cores, etc..

• O vitrinista deverá entender que uma decoração deve servir à loja e ao cliente. Não inverta nunca esta ordem. • O vitrinista deve evitar um grande problema, que é a perda de coerência visual, pois esse será um grande erro de projeto. Toda vitrine deve ser constituída de elementos que não agridam e nem conflitem com qualquer produto do estabelecimento.

O empreendedor desse segmento empresarial deve entender que existem outros fatores externos que influenciam os tempos de exposição, e muitos destes fatores fogem ao nosso controle, exemplo: • Mudança de clima • Crises econômicas • Fim de estoque • Acontecimento social de influência – tipo – ganhar uma copa do mundo.

O vitrinista deverá ter em mente que nas vitrines relacionadas a datas comemorativas, a substituição da decoração deve ser feita criteriosamente nos dois primeiros dias após o encerramento da data, nunca deixar uma vitrine exposta por período superior ao indicado.

22. Características

O empreendedor de uma empresa de vitrinismo deve ter algumas características básicas, tais como:

(18)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Glossário / Dicas de

conhecimento poderá ser adquirido com a participação em cursos sobre montagem de vitrines, cursos com designers, eventos de moda em geral, feiras diversas, dentre outros;

2. Este conhecimento requer habilidades para entender como elaborar um projeto de uma vitrine, e na sequência como transportar o referido projeto para o espaço físico;

3. Ter habilidade com softwares de ilustração e recursos em 3D para ajudar nos projetos;

4. Ter uma idéia completa e detalhada do seu empreendimento, conhecer os concorrentes, fornecedores e possíveis parceiros;

5. Ter a capacidade de transformar boas idéias em um negócio rentável dispondo de um mínimo de conhecimentos gerenciais e técnicos para levar a frente um

empreendimento destacando:

criatividade, liderança, perseverança, flexibilidade, vontade de trabalhar, automotivação, formação permanente, organização e senso crítico, etc.;

6. Estar atento às tendências de mercado e da moda, devendo ser capaz de elaborar uma vitrine que desperte a atenção dos clientes, pois será esse contato visual que motivará o cliente a buscar os produtos da loja;

7. Ser uma pessoa que sempre busca melhorar o nível de seu negócio, tanto com a participação em cursos específicos de montagem de vitrines, quanto de gestão

empresarial, pois não basta ter conhecimento sobre vitrine é necessário também estar preparado para gerir o seu empreendimento;

8. Ter habilidade no tratamento com pessoas tanto com seus colaboradores quanto com clientes, fornecedores, enfim com todos que de forma direta ou indireta tenha ligação com a empresa;

(19)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Glossário / Dicas de

9. Ser empreendedor com visão prospectiva, ou seja, atuar com antecipação de

tendências, ter visão de futuro no que tange a novos estilos e formatos de vitrines, tudo motivando o despertar de interesse dos clientes para sua vitrine;

10. Além destas características acima listadas o empresário da área de vitrinismo tem que ser uma pessoa extremamente criativa, sempre com capacidade de sugerir ou mesmo criar formas inovadoras de uso e exposição de produtos e mercadorias, tendo como foco e objetivo de estar sempre à frente de seus concorrentes.

As características indicadas são apenas direcionamentos, isto não quer dizer que um empreendedor que talvez não se sinta com tais características tenha que desistir de investir neste novo negócio.

23. Bibliografia

Clamor das vitrinistas. Disponível em: http://modarevenda

.fashionbubbles.com/vitrines/entenda-como-funciona-o-universo-das-vitrines-e m-entrevista-com-rogerio-wolf/>. Acesso em: 25 fevereiro 2011.

Vitrine e vitrinista. Disponível em: http://www.vare

jando.com.br/artigos3.asp?OP=450&id=10>. Acesso em: 28 fevereiro 2011.

Clamor das vitrinistas. Disponível em: http://www.folhauniversal.co

m.br/integra.jsp?codcanal=9821&cod=122005&edicao=773>. Acesso em: 28 fevereiro 2011.

Briefing e o cuidado com o cliente. Disponível em:

http://jornaldoe-commerce.blogspot.com/2005_05_01_ar chive.html>. Acesso em: 01 março 2011.

(20)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Glossário / Dicas de

pdf+passo+a+pass o+para+montar+uma+empresa+de+visual+merchandising&hl=pt-BR&gl=br&pid

=bl&srcid=ADGEESh25r55OA6qID98KpikOSTd-hrkhrM53sRSh3lSnz4fzFudfMXq9GYWLLUtDt

1NIrbJOtAUeu256wkG4MCGs8_k0THEqiKPWfDkuTCYHiWClF48eUW5Uj7p16H31fRu hCR9IOW3&s ig=AHIEtbTRQDKbsZbQbKH3d8TPuf2MHs_8sw>. Acesso em: 01 março 2011.

24. URL

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-empresa-de-servi%C3%A7os-de-vitrinistas

Referências

Documentos relacionados

O segmento de FÁBRICA DE MESAS DE BILHAR, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 3240-0/02 como a atividade de fabricação de mesas de

O segmento de REDE DE PROTEÇÃO PARA JANELAS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 1353-7/00 como a atividade de fabricação de redes

O segmento de SALÃO DE JOGOS NÃO ELETRÔNICOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 9329-8/03 como a atividade de exploração

entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 4930- 2/02 como atividade de transporte rodoviário de cargas em geral , exceto de produtos

O segmento de SERVIÇO DE GUINCHO, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5229-0/02 como atividade de serviço de guincho (reboque) de

O segmento de AGÊNCIA DE TURISMO, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7911-2/00 como a atividade de exploração de agências de viagens

O segmento de EMPRESA DE TRADUÇÃO PARA EVENTOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7490-1/01 como atividade de serviços de

O segmento de EMPRESA DE WEBDESIGN, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 6201-5/00 como a atividade de desenho de páginas para a