• Nenhum resultado encontrado

nos rótulos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "nos rótulos"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)De. www.nutrianapaula.com.br. nos rótulos.

(2) Oieee!! Aqui é a nutri Ana Paula, esse E-book foi elaborado para lhe ajudar a não cair em armadilhas no supermercado. Atualmente estamos minados com muitas informações que vemos na televisão e internet, mas em quem confiar? Eis a questão! São muitos produtos alimen cios com promessas de serem zero isso e aquilo, mas daí eu te pergunto, mas o que ele tem então que realmente contribua com a minha saúde? Já sabemos que o ideal é comer comida de verdade, mas estando na era da industrialização, muitas vezes é inevitável querermos comer algo diferente, ou até mais prá co dependendo da situação, não é verdade? Por esse mo vo nessa hora é importante sabermos fazer boas escolhas, para isso elaborei esse ebook para lhe guiar nessa missão! Vou confessar, desde antes da faculdade de Nutrição era uma viciada em rótulos, lia tudo, sempre!! Naquela época o mais importante para mim era o número de calorias, tolinha hehe, nesse manual vamos aprender que ler um rótulo vai muito além do que ele não tem, e sim do que ele tem!.

(3) De. nos rótulos.

(4) De. nos rótulos. Porção É a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.. %VD Percentual de Valores Diários é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias.. Medida Caseira Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa.. Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD. Veja os valores diários de referência.. A apresentação da medida caseira é obrigatória. Esta informação vai ajudar você consumidor, a entender melhor as informações nutricionais.. Fonte: Anvisa. Valor energético - 2000kcal/8.400kj Carboidratos - 300g Proteínas - 75g Gorduras Totais - 55g Gorduras Saturadas - 22g Fibra Alimentar - 25g Sódio - 2400mg Não há valor diário para gorduras trans.

(5) O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional nos Rótulos:. Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). Carboidratos São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral..

(6) O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional nos Rótulos:. Proteínas São componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha) Gorduras Saturadas Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Alto %VD significa que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 Kcal..

(7) O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional nos Rótulos:. Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia. Obs: O nome trans é devido ao tipo de ligações químicas que esse tipo de.

(8) O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional nos Rótulos:. Fibra Alimentar Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com alto %VD de fibras alimentares! Sódio Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuam alto %VD em sódio..

(9) Situações que encontramos no momento das compras: CASO 1 Você, consumidor, está lendo o rótulo do pão de forma e se depara com a informação abaixo. Porção de 50g (2 fatias). 170 kcal = 714kj. 9%. 34 g. 11%. 4,8 g. 6%. 1,5 g. 3%. 1,5 g. 3%. 0g. 0g. 0g. 0g. 66 g. 3%.

(10) Situações que encontramos no momento das compras: A Tabela de Informação Nutricional do pão de forma é apresentada para 2 fatias. Mas, se você possui o hábito de, em cada ocasião de consumo, comer apenas 1 fatia, para saber a quantidade de energia e nutrientes que você ingeriu, basta dividir por 2 os valores da tabela. Desta forma, você terá os valores de energia e nutrientes para 1 fatia de pão de forma, ou seja, 85 calorias, 17g de carboidratos, 2,4 de proteínas, 0,75g de gorduras totais e 33mg de sódio.. Obs 1: Esse exemplo está sendo dado com o pão de forma, mas pode valer para outros tipos de alimentos. Por isso, preste bastante atenção na medida caseira correspondente à medida em gramas ou mililitros. Obs 2: Observe que os valores da informação nutricional variam em função da composição do produto..

(11) Situações que encontramos no momento das compras: CASO 2 Você, consumidor, está lendo as Informações Nutricionais dos alimentos e se depara com tabelas não completas. Por que estão dessa forma?. Declaração Simplicada de Nutrientes Amido de Milho INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção 20g (1 colher de sopa). Quantidade por porção Valor energético Carboidratos. 70 kcal = 294 kj 18g. % VD (*) 3% 6%. Não contém quantidade significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio (*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas..

(12) Situações que encontramos no momento das compras:. A Declaração Simplicada de Nutrientes pode ser utilizada quando o alimento apresentar QUANTIDADES NÃO SIGNIFICATIVAS. Para tanto, a declaração de valor energético e/ou conteúdo de nutrientes de quantidade não signicativa será substituída pela seguinte frase: ‘Não contém quantidade signicativa de... valor energético e/ou nome(s) do(s) nutrientes(s)’. Isso signica que o amido de milho só apresenta em sua composição valor energético e carboidratos..

(13) Situações que encontramos no momento das compras: CASO 3 Você, consumidor, está lendo as Informações Nutricionais dos alimentos e se depara com diferentes formatos de tabelas. Está certo? Segundo a Resolução RDC nº 360 de 23 de dezembro de 2003,a Informação Nutricional Obrigatória pode ser apresentada de três formas, são elas:. MODELOS VERTICAL. HORIZONTAL. LINEAR. Quantidade % VD Quantidade % VD por porção ( * )) por porção ( * )). Informação Nutricional. 1. 2. 3.

(14) Situações que encontramos no momento das compras: CASO 4 Você, consumidor, está procurando um alimento que tenha grande quantidade de bras. Como escolher o mais rico? Neste caso serão comparados dois tipos de cereais matinais.. Cereal A. Cereal B. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL. Porção 20g (1 colher de sopa). Porção 20g (1 colher de sopa). Quantidade por porção. % VD (*). Quantidade por porção. 110 kcal. 4. Valor energético. Carboidratos. 27g. 7. Proteínas. 1g. Gorduras Totais. % VD (*). 110 kcal. 4. Carboidratos. 18g. 5. 2. Proteínas. 5g. 10. 0. Gorduras Totais. 0. Gorduras Saturadas. 1g 0g. 1. Gorduras Saturadas. 0g 0g. 0. Gorduras Trans Fibra Alimentar. 0g 1g. 3. Gorduras Trans Fibra Alimentar. 0g 12g. 40. 8. Sódio. 120mg. 5. Valor energético. Sódio. 200mg. (*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.. (*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.. O cereal matinal com maior teor de fibras é o cereal matinal B, que possui maior %VD para fibras..

(15) DÚVIDAS FREQUENTES: A ordem dos ingredientes altera o produto? Os ingredientes são apresentados em ordem decrescente de quan dade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o de maior quan dade, e o úl mo, o de menor. Isso faz toda diferença em um produto. Vai escolher um achocolatado que comece por açúcar ou por cacau em pó? Um pão integral que comece por farinha de trigo integral ou farinha de trigo refinada? A água também é ingrediente, e deve ser declarada. Alimentos que possuem um único ingrediente não são obrigatórios colocar, ex.: erva-mate. Tablete de chocolate 70% cacau INGREDIENTES: Pasta de cacau, açúcar, leite em pó integral, manteiga de cacau, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. De olho na porção: Sempre considere a porção que será consumida, e não apenas a porção indicada na tabela nutricional. Por exemplo, de que adianta olhar as informações nutricionais de uma porção de biscoitos recheados (2 e ½ biscoitos), se o consumo será do pacote inteiro? É preciso fazer a mul plicação ou a divisão das informações apresentadas, conforme o consumo..

(16) O que é % VD (percentual de valor diário)? É o quanto (em percentual) a porção do alimento contribui para a ngir os valores diários de cada nutriente. Os valores diários são as quan dades dos nutrientes que devem ser consumidos para se ter uma alimentação saudável, de acordo com uma dieta de referência de 2.000 kcal. Para cada nutriente, tem-se um valor diário diferente. Na prá ca, ele serve para dar uma noção se a quan dade do nutriente presente na porção é muito ou é pouco. Queremos que nutrientes como fibras, vitaminas e minerais tenham esse percentual mais alto (mais próximo a 100%) e que sódio e colesterol tenham percentual mais baixo (mais próximo a 0%), por exemplo..

(17) Nutrientes: naturais ou adicionados? Às vezes as vitaminas e os minerais que aparecem na tabela nutricional são adicionados industrialmente e não advindos dos ingredientes do produto. Infelizmente, esse é o caso de muitos produtos des nados ao público infan l, os quais são pobres nutricionalmente, porém acrescidos de diversas vitaminas e de minerais. Pode ser um alimento cheio de açúcar, mas cumprir a alegação “fonte de vitaminas” por causa do acréscimo do nutriente e não pelos ingredientes naturais. Outro caso são produtos a base de cereais que cumprem o requisito “rico em fibras”, mas u lizam a inulina, uma fibra extraída industrialmente das raízes da chicória e da cebola. Assim, é acrescentada ao produto com a finalidade de aumentar o teor de fibra, mas não é fibra advinda de grãos integrais..

(18) Você precisa de tantos adi vos? Eles não tem o propósito de nutrir…. Estão lá para melhorar as caracterís cas de conservação, aroma, cor e tudo que faça o produto durar mais na prateleira. O problema de exis rem inúmeros adi vos é que eles se repetem em diversos produtos. Sendo assim, não sabemos ao certo o quanto estamos consumindo e se estamos ultrapassando a quan dade máxima diária. Muitos estudos ainda são inconclusivos em relação aos male cios dos adi vos, por isso quanto menos adi vos encontrarmos em um produto, melhor! Quando forem u lizados, preferimos os naturais (os encontrados na natureza), como corantes naturais a base de plantas e de insetos, aromas naturais e espessantes à base de algas aos ar ficiais (os fabricados pela indústria). *Portaria SVS/MS n˚540, de 27 de outubro de 1997..

(19) Diet e Light não são sinônimos Diet* é o termo u lizado em alimentos produzidos para indivíduos com exigências sicas ou para quem sofre de doenças como, por exemplo, o diabetes. Sendo assim, o produto NÃO PODE CONTER um NUTRIENTE ESPECÍFICO. Por exemplo: sem açúcar, sem gordura, sem proteína, sem sódio. Já light* é quando há uma REDUÇÃO de no mínimo 25% no valor calórico ou em algum nutriente, quando comparado com uma média dos alimentos de referência do mercado ou com o alimento de referência do mesmo fabricante, conforme o caso. Por exemplo: reduzido em calorias, em açúcar, em gorduras totais, em gorduras saturadas, em colesterol, em sódio e em proteína..

(20) SÓDIO Sódio: reduza, reduza e reduza… Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação de sal (NaCl) não deve ultrapassar 5 g por dia (2.000 mg de sódio). É importante lembramos que os alimentos que consumimos possuem o sódio intrínseco, já presente nos alimentos, sem ter adicionado sal propriamente dito. O consumo excessivo de sal, a par r de 6 g, é uma das maiores causas de hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares..

(21) Quan dades de açúcares, nem sempre aparecem nos rótulos… Infelizmente, a quan dade de açúcares presentes nos produtos é considerada uma informação opcional pela legislação*. Portanto, dependemos da boa vontade do fabricante de nos passar essa informação. Na tabela nutricional, eles devem vir abaixo dos “carboidratos”, pois fazem parte deles. Regra importante: lembre-se de que os açúcares podem vir sozinhos ou aparecer várias vezes na lista de ingredientes. Já pensou se somarmos todos esses açúcares? Não duvidamos que, em biscoitos, a quan dade de açúcar pode quase ultrapassar a quan dade de farinha! Os açúcares podem aparecer como açúcar, açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar líquido, açúcar cristal… até aí muito fácil, né? Mas, também podem ser dextrose, glicose, glucose, frutose, xarope de glicose, xarope de açúcar, glucose de milho, extrato de malte… *Resolução RDC n˚360, de 23 de dezembro de 2003 da ANVISA..

(22) Integrais de verdade ou de men rinha? Hmmmm às vezes é de men rinha. Veja bem, pela legislação*, não é obrigatório que um pão INTEGRAL apresente FARINHA INTEGRAL EM MAIOR QUANTIDADE na lista de ingredientes. Por isso, vemos muitos pães que se dizem “integrais”, mas possuem a farinha branca no topo da lista. A dica é sempre cuidar para ver se a farinha integral vem primeiro. Se o pão apresentar SOMENTE a farinha integral, melhor ainda! *Resolução RDC n˚90, de 18 de outubro de 2000 da ANVISA..

(23) Existe obrigatoriedade da declaração de Medida Caseira? Sim. A Informação Nutricional obrigatoriamente deve apresentar, além da quan dade da porção do alimento em gramas ou mililitros, o correspondente em medida caseira, u lizando utensílios domés cos como colher, xícara, copo, dentre outros. A tabela abaixo indica as porções de referência de alguns alimentos consumidos no Brasil e suas medidas caseiras..

(24) Existe obrigatoriedade da declaração de Medida Caseira? Sim. A Informação Nutricional obrigatoriamente deve apresentar, além da quan dade da porção do alimento em gramas ou mililitros, o correspondente em medida caseira, u lizando utensílios domés cos como colher, xícara, copo, dentre outros..

(25) Por que algumas informações aparecem como não significa vas? Porque os valores são tão pequenos, apesar de não serem ZERO, que são considerados não significa vos para o consumo. Alguns rótulos não apresentam todos os nutrientes, por quê? Em alguns casos o fabricante de alimentos pode u lizar a DECLARAÇÃO NUTRICIONAL SIMPLIFICADA. É quando alguns nutrientes estão presentes em tão baixas concentrações que estas são consideradas quan dades não signifi ca vas para a alimentação do indivíduo..

(26) PARA OS PORTADORES DE ALGUMAS DOENÇAS Os portadores de enfermidades devem ler os rótulos dos alimentos, observando a lista de Ingredientes e a rotulagem nutricional para verificar a presença daquele ingrediente ou nutriente que não deve consumir ou que pode consumir em baixa quan dade. Diabetes Melitus Atenção aos alimentos com açúcares em sua composição, sendo ele diet ou light. Os produtos diet des nados para dietas com restrição de carboidratos, dietas com restrição de gorduras e dietas de ingestão controlada de açúcares, devem conter a seguinte advertência: “Diabé cos: contém (especificar o mono e/ou dissacarídeo – glicose / frutose / sacarose)”, caso contenham esses açúcares.” Pressão alta Atenção ao conteúdo de sódio descrito na informação nutricional dos rótulos. Os produtos diet ou light em sódio apresentam baixo ou reduzido teor em sódio. Devem ser evitados produtos que contenham sacarina e ciclamato de sódio, que, embora sejam adoçantes, são substâncias que contêm sódio..

(27) PARA OS PORTADORES DE ALGUMAS DOENÇAS Colesterol alto A escolha de alimentos deve ser baseada no conteúdo de gorduras totais, gorduras saturadas e trans. Os produtos para dietas com restrição de gorduras (diet) só podem conter 0,5g de gordura em 100g do produto. Os produtos com baixo teor de colesterol (light) podem apresentar no máximo 20mg de colesterol em sólidos e 10mg em líquidos, em 100g ou 100ml do produto. Triglicerídeo alto Preferir alimentos reduzidos em gorduras e açúcares. Os alimentos diet e light podem ser usados, mas com algumas considerações. Por exemplo, o chocolate diet em açúcar não tem este ingrediente já que foi elaborado para o consumo das pessoas que não podem consumir açúcar. Em compensação, apresenta mais gordura do que o chocolate convencional, por isto deve ser consumidocom moderação. Outro exemplo é o requeijão light, ele tem menos gordura que o original, mas ainda contém gordura, por isso deve ser consumido com moderação. Doença Celíaca Atenção à lista de ingredientes dos alimentos que contêm em sua composição trigo, aveia, cevada e centeio e seus derivados. No rótulo desses alimentos, próximo à lista de ingredientes, deve conter a advertência: “Contem Glúten”. Para os alimentos que não contêm trigo, aveia, cevada e centeio na sua composição a advertência que deve constar no rótulo é: “Não contém Glúten”..

(28) INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção 20g (1 colher de sopa). Quantidade por porção Valor energético Carboidratos. 70 kcal = 294 kj 18g. % VD (*) 3% 6%. Não contém quantidade significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio (*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.. “Se os ingredientes de uma embalagem contiverem mais de quatro ou cinco itens e, também, se parte deles, você não conseguir nem mesmo pronunciar direito, então significa que esse produto não é para vc!”.

(29) Sobre mim... Sou Nutricionista e apaixonada por Nutrição. Graduei em Administração no ano de 2002, desde lá me sentia um pouco frustrada, pois no fundo sabia que poderia contribuir diretamente na vida das pessoas, foi onde desisti da carreira de bancária na época já bem estabilizada para encarar novamente outra faculdade. Graduei em Nutrição no ano de 2009, e no mesmo ano me especializei em Nutrição Funcional seguida de Nutrição Esportiva. Atendo em consultório particular desde 2009, onde já atendi mais de 5000 pacientes, hoje sou completamente realizada em meu trabalho, e busco incansavelmente estar me atualizando para oferecer o que tem de melhor ao meu paciente. Minha missão... O que mais quero é ofertar um serviço de alta qualidade por meio de informação atualizada e atendimento personalizado. Resgatar a saúde, autoestima e autoconhecimento dos pacientes são minhas metas.. www.nutrianapaula.com.br.

(30)

Referências

Documentos relacionados

Pode-se perceber que os nuggets industrializados apresentaram maiores quantidades de gorduras totais, gorduras saturadas e sódio, em relação ao em desenvolvimento, e menores

Com estes dados, pode-se observar que a dieta base propôs quantidade de proteínas, carboidratos, as gorduras totais, gorduras saturadas, zinco, sódio, retinol,

Uma das suas grandes dificuldades é não terem solução de armazenamento e a irregularidade da disponibilidade dos respectivos recursos (vento e sol); a sua utilização eficaz vai

Lucre com a nossa gama de ferramentas de corte com pastilhas indexáveis especialmente orientada para o fabrico de moldes e cunhos e cortantes. Poderá encontrar a gama completa e

▪Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de cons- trução e recepção de textos

Não contém quantidade significativa de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gor- duras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.... Kim LS, Axelrod

Este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento das mantas asfálticas autoprotegidas, manta com proteção mecânica sem isolamento térmico e com a adição do

Não contém quantidades significativas de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar... FICHA TÉCNICA