• Nenhum resultado encontrado

Avanços e desafios do relançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "Avanços e desafios do relançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

PMCMV- O QUE MANTER E O QUE MUDAR?

Ao Presidente da República Sr. Luiz Inácio Lula da Silva Ao Ministro das Cidades Sr. Jader Barbalho Filho

Nós, estudiosos(as), pesquisadores(as), professores(as) universitários(as), profissionais, gestores públicos e lideranças sociais de todo Brasil, dedicados ao tema da habitação e do urbanismo, abaixo assinados, vimos, muito respeitosamente, fazer sugestões à nova versão do Programa Minha Casa Minha Vida anunciado por Vossas Excelências como parte dos programas de governo a serem implementados a partir deste ano de 2023.

Antes de focar no Programa, que é a razão deste documento, queremos mencionar a importância de todas as atividades do Ministério das Cidades, previstas na estruturação das Secretarias de Saneamento Ambiental, de Mobilidade e Trânsito, de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e na inovadora Secretaria dos Territórios Periféricos, e enfatizar a necessária visão sistêmica do espaço urbano que deve nortear toda a atividade, incluindo a Secretaria de Habitação.

O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) teve méritos indiscutíveis para as mais de 5 milhões de famílias beneficiadas com moradia entre 2009 e 2016. Nunca nenhum programa de moradia do governo federal alcançou tal dimensão em período tão curto e, o que foi inédito, garantiu ainda expressivos subsídios de forma a permitir o acesso à moradia à população de mais baixas rendas. Pela primeira vez na história do país um programa habitacional deu prioridade para a chamada Faixa 1 composta pela população com rendimentos de até R$ 1.800. Entretanto, quando vivemos a possibilidade alvissareira de um novo governo retomar políticas sociais tão importantes, como é o caso da política habitacional, é preciso atentar para a necessidade de aprimorar o programa de forma a evitar a repetição de equívocos.

O maior problema do PMCMV 1 (2009) e o PMCMV 2 (2011) foi, sem dúvida, a localização fora das áreas consolidadas das cidades de parte expressiva dos empreendimentos, ou seja, nas periferias distantes, desprovidas de equipamentos públicos, distantes do comércio, dos empregos, do transporte adequado, em áreas que, não raramente, acabaram sob o domínio do crime organizado ou das milícias constituindo bolsões de pobreza situados nas periferias distantes. Não há dúvidas de que o PMCMV garantiu o direito à moradia para pessoas de baixa renda, mas, ao não conseguir equacionar o direito à cidade, foram muitas as consequências sociais e econômicas, já que alimentou a especulação fundiária nas terras vazias e a urbanização dispersa, como revelaram vários estudos.

A principal causa desse problema está na modalidade conhecida por “empreitada global”, que transfere a uma única empresa privada, responsável pelo empreendimento, a definição do terreno e a localização das moradias, os projetos de urbanismo, arquitetura e engenharia e a execução da obra. Dessa forma, preocupações com a melhor localização do empreendimento e qualidade de projeto e obra ficam totalmente subordinadas a prioridades contrárias ao interesse público.

Essa foi a forma de aplicação de 98% do orçamento do PMCMV, visto que, por não ter sido equacionado o manejo fundiário a cargo dos municípios, acabou por reproduzir o padrão de urbanização que lança as camadas populares para as franjas urbanas. Não foram poucos os casos de municípios que ampliaram o perímetro urbano legal para incluir empreendimentos nas

(2)

periferias extremas. A ausência de instrumentos que pudessem dar aos Estados e municípios maior protagonismo, não estimulou avanços relacionados à função social da propriedade da terra prevista no Estatuto da Cidade e nos Planos Diretores.

Outro problema decorreu do grande porte de parte dos empreendimentos e também aos projetos urbanísticos e arquitetônicos, muitas vezes inadequados. Como exemplo, pode-se citar a falta de diversidade arquitetônica das tipologias definidas sob direção das construtoras que levou a problemas de conjuntos com densidade de ocupação inadequadas em relação à morfologia urbana em que se inseriram. O PMCMV não apresentou nenhuma inovação de tipologias baseadas, por exemplo, em casas sobrepostas, possibilidade de comércio nos térreos, ou outras soluções.

O subprograma PMCMV Entidades, ao contrário, mostrou como o protagonismo dos movimentos populares com assessorias técnico-sociais – de arquitetos(as), engenheiros(as), assistentes sociais, sociólogos(as), acompanhando todo o processo da escolha da terra, da elaboração do projeto, da execução da obra, e da pós ocupação – pode garantir empreendimentos com melhor localização, melhores projetos e melhor qualidade das obras, embora tenha sido responsável por apenas 1,33% das moradias contratadas do orçamento total do PMCMV e 4,1% das moradias contratadas na Faixa 1.

Sabemos do grande potencial que um programa como o PMCMV tem de gerar emprego e renda e por esse motivo, e devido à inquestionável necessidade de atenção à crise habitacional no Brasil é que fazemos as seguintes sugestões:

EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO DE NOVAS MORADIAS

1) Valorizar o protagonismo da relação federativa fortalecendo a participação dos municípios, dos governos estaduais e das cooperativas populares na definição de projetos e terrenos melhor localizados na malha urbana ou edifícios ociosos em áreas centrais urbanas.

Estimular governos municipais na aplicação dos instrumentos da Função Social da Propriedade prevista no Estatuto da Cidade de modo a garantir o direito à cidade além do direito à moradia.

Exigir que municípios destinem terrenos ao programa, de forma que tenham maior responsabilidade quanto à sua localização. Priorizar a destinação à Habitação de Interesse Social de imóveis da União que tenham vocação para esse uso.

2) Diversificar os produtos habitacionais com a reintrodução de lotes urbanizados, reforma de edifícios existentes, melhorias habitacionais, locação social e exigir projetos de melhor qualidade, mais adequados a cada realidade física e ambiental seguindo caminhos apontados nas propostas no primeiro Governo Lula, bem como na Lei do FNHIS (Lei de Habitação de Interesse Social de 2005), na Lei 10.888/2008 de ATHIS( Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, no PlanHab (Plano Nacional de Habitação de Interesse Social) de 2009.

3) Estabelecer que a etapa de escolha da terra e de elaboração do projeto arquitetônico e urbano, não sejam de responsabilidade da empresa construtora. Dessa forma, sendo possível incentivar concursos públicos de projetos e outras modalidades de licitação, o que poderia abrir para os municípios a possibilidade de inovação na qualidade dos projetos arquitetônicos e

(3)

urbanos, melhorando a implantação dos conjuntos. E rever especificações de projeto adotadas pelo Ministério das Cidades e CAIXA, buscando melhor qualidade para a moradia e para a cidade.

4) Exigir frequência no Trabalho Técnico Social em empreendimentos, com início antes da entrega da obra, de modo que as famílias atendidas possam construir laços de vizinhança e a corresponsabilização com relação à manutenção. Prever acompanhamento técnico-social no pós-entrega, de modo a garantir a estrutura coletiva de gestão do conjunto habitacional.

5) Fortalecer o MCMV-Entidades, destinando maiores recursos à modalidade, tendo em vista que esta obtêm melhores resultados em termos arquitetônicos e urbanísticos, gera efeitos multiplicadores na economia local, além de gerar vínculos sociais e pertencimento no processo de viabilização.

6) Constituir um subprograma específico para a reabilitação de edifícios ociosos de áreas centrais das nossas cidades. No âmbito do MCMV-Entidades, especialmente em São Paulo, houve inúmeros projetos exitosos, com os municípios em muitos casos oferecendo prédios públicos, desapropriados ou retomados a partir da aplicação dos instrumentos urbanísticos como contrapartida. Dado o número de unidades vazias nos centros das cidades brasileiras, que pode chegar a quase 5 milhões de unidades, essa vertente merece ser estruturada como uma modalidade específica do PMCMV.

Com tais propostas, mais plurais, mais racionais do ponto de vista do desenvolvimento urbano, tentas à diversidade das necessidades sociais e urgências ecológicas, podemos alavancar a economia, mas também construir um novo paradigma para a política habitacional, agora coerente com o direito à terra urbanizada, com coerência no uso e ocupação do solo ( urbanização compacta), e ainda baixo impacto ambiental, novos padrões de projeto e construção, de consumo de água e energia (energia solar por exemplo),

Cabe acrescentar ainda que tão importante como construir novas moradias para a saúde pública e o meio ambiente é a reforma das moradias existentes acompanhadas de processos de urbanização (que incluam o saneamento e a mobilidade sustentável) e regularização, da prevenção e eliminação de riscos (com Soluções Baseadas na Natureza) e equipamentos sociais que ofereçam oportunidades de educação em tempo integral, cultura, esporte, lazer e alimentação para crianças e jovens das periferias urbanas.

Para finalizar, queremos manifestar nosso compromisso com o esforço de reconstrução do Brasil, com o combate à desigualdade e defesa da democracia e soberania nacionais que constituem a tarefa histórica deste governo.

(4)

Subscrevem este manifesto

Adauto Lúcio Cardoso - Professor Titular - IPPUR/UFRJ Adeli Sell - PROFESSOR - LEIGOS MISSIONÁRIOS

Adriana Gelpi - Arquiteta urbanista, professora universitária - CAU - UPF

Adriana Maria Brandão Penzim - Psicóloga/ Mestre em Ciências Sociais/Doutora em Psicologia Social - Professora universitária aposentada

Adriana Marques Rossetto - Professora Universitária - UFSC Adriano Guedes Vaz Sampaio - Arquiteto - CAU BA

Agatha Knox Figueira Arquiteta e urbanista SINARQ-RN/ MUsA - PPGAU UFRN

Agueda Bittencourt - Professora universitaria, Livre Docente, Educação Adunicamp, Haja, Anped Airton José Favacho - Servidor público - CONAM

Akemi Ino - Professor Doutor/Coordenador do Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade - HABIS IAU USP - IAU USP

Alana Cristina Gomes da Silva - Socióloga - Caixa Econômica Federal

Alana Urio - Psicóloga mestranda em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduanda em direitos humanos - ATITUS

Albertina Vicentini Assumpção - Professora aposentada - Puc Goiás Alef William Vendramim - Arquiteto, mestrando - Posarq

Alessandra Pereira de Andrade - Servidora Pública Federal/Gestora Pública com Especialização em Direitos Humanos - Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna/TRT4

Alessandro Lunelli de Paula - Arquiteto e Urbanista - LABHAB - FAUUSP

Alex Ferreira Magalhães - Docente universitário / professor associado / pós-doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Alexander Antonio de Assis - Sociólogo - Prefeitura Municipal de Contagem Alexandra Reschke - Secretária nacional da SPU de 2003 à 2010

Alexandra Sofia Miranda dos Santos - Consultora/Coordenadora de Comunicação e Pesquisa/Doutora em Artes Visuais - Territórios Globais -TG Soluções para o Desenvolvimento Sustentável

Alexandre do Nascimento Pedrozo - Arquiteto Urbanista / Chefe da Divisão de Informações Estratégicas / Ministério Público do Paraná / Mestre em Planejamento Urbano Mobiliza Curitiba

(5)

Alexandre Hodapp - Arquiteto e urbanista - Peabiru TCA

Alexandre Kenchian - Prof. Dr. Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFSPInstituto Federal de São Paulo

Alexandre Magno Vieira Lopes - Estudante do planejamento territorial / chefe de gabinete ufabc / Ivan Valente

Alexandre Maurício Matiello - Doutor em Arquitetura - UFFS

Alexandre Soares de Melo - Professor - Instituto Federal de Roraima - IFRR

Alexandre Vaz de Oliveira Moraes - Advogado - Mestrando em Planejamento Urbano e Regional Prefeitura de Jacareí-SP

Alice Nohl Vianna - Advogada mestre em Direito da Cidade - UERJ

Alícia Duarte Penna - Arquiteta, doutora em Geografia Urbana professora aposentada da PUC Minas, autônoma

Aline de Almeida Guerra - Eng Agrimensora Mestre Ciencias Ambientais - ABES Mg Aline de Lima Zuim - Arquiteta e urbanista Não participo

Aline Viana de Sousa - Socióloga/Consultora Ambiental/Mestrado em Ciências Sociais UFRJ Almir Manoel - Agente de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo - Associação Movimento Pró Moradia Sítio do Campo

Amanda Brunhera - Engenheira civil

Amanda Finatto Dal Molin - Arquiteta e Urbanista - Br cidades Amanda Martins da Silva

Amanda Ribeiro Magalhães - Arquiteta e Urbanista - Discente de pós-graduação FAU USP

Amauri Pollachi - Engenheiro e Mestre em Planejamento e Gestão Territorial - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS)

Amelia da silva - Acadêmica eng civil - IFSC-Criciuma

Ana Beatriz Benevides Freitas -Estudante de Serviço Social - Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

Ana Beatriz de Araújo Lucena - Advogada. Mestranda em Desenvolvimento Urbano

Ana Beatriz Mathias da Silva - Graduanda em Arquitetura e Urbanismo / Secretaria Executiva PJF

Ana Beatriz Oliveira Reis - Professora UFOPA

(6)

Ana Carolina Vicenzi Franco - Geógrafa, Msc. e doutoranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - UDESC

Ana Caroline Santos Ribeiro - Técnica Ambiental/Fiscal de Uso do Solo e Meio Ambiente SEDUR Camaçari-BA

Ana Cláudia Mauer dos Santos - Advogada - Maitá Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social

Ana Claudia Meschini Nardy - Estudante do serviço social - Conselho Gestor Pai 1 e 4 Ana Fernandes - Profa. titular - Faculdade de Arquitetura UFBA

Ana Gabriela Akaishi - Pesquisadora/Doutora/ FAU-USP

Ana Laura Souza Vargas - Arquiteta e Urbanista/Vice-Diretora de Meio Ambiente do IAB-MG/Mestranda em Arquitetura e Urbanismo no NPGAU-UFMG - Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Minas Gerais, Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA) e Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa.

Ana Lucia Britto - Professora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ - FAU/UFRJ

Ana Luísa Silva Figueiredo - Arquiteta, Urbanista e Docente do Ensino Superior/ Coordenadora Maitá ATHIS/ Mestra em Ciências (Arquitetura e Urbanismo) - Maitá ATHIS

Ana Luiza Aureliano Silva - Arquiteta e Urbanista/Doutoranda - Grupo Periférico PPGFAU

Ana Manoela Piedade Pinheiro - ESPECIALISTA EM DIREITO URBANÍSTICO E AMBIENTAL PUC-MINAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)

Ana Maria Gambier Campos - Socióloga - Rede Brasileira de Pesquisadores da População em Situação de Rua

Ana Paula Ferreira Luz - Arquiteta e Urbanista / Gerente do Departamento de Habitação na Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Juiz de Fora/MG / Mestra em Engenharia Urbana e Ambiental e especialista em Planejamento Urbano e Regional Prefeitura de Juiz de Fora / MG

Ana Schirru - Arquiteta e Urbanista/Mestre

Ana Valéria Ramos - Geógrafa - Conselho participativo municipal Ananda da Silva Feitosa Franco - Estudante - Unifesspa

Anatecia dos Santos Ferreira - Administradora / Presidente - Associação Comunitária Ananias Alves Ferreira

Anderson José de Castro Agostinho - Urbanista e Arquiteto, Mestre em Planejamento Urbano, Servidor Público Municipal Ouro Preto- MG - Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Anderson Silva de Andrade - Arquiteto e Urbanista - ANEAC

(7)

Andre Isai Leirner - Arquiteto, Vice-Presidente, Mestre em Arquiteutura e Urbanismo e em Administração Pública Rede Brasileira de Conselhos - www.rbdc.org.br

André Lima O'Dwyer - Arquiteto e Urbanista EtniCidades

André Luís de Jesus Pinto - Ato/Radialista gestor de Cultura/ curso não concluso Jornalismo/Serviço social - Associação complexo esportivo barro vermelho/Restinga, Instituto trocando ideia/ TV Restinga

André Luiz Martins Cotting - Bacharel em Ciências e Humanidades - Universidade Federal do ABC André Mourthe de Oliveira - Professor - Universidade Federal de Ouro Preto

André Tavares - Arquiteto Urbanista - IAB/DF

Andréa dos Santos - Arquiteta e urbanista. Mestre Presidente da Federação Nacional de Arquitetos e urbanistas - Federação Nacional de Arquitetos e urbanistas -FNA

Andressa da Silva Lima - Estudante de arquitetura e urbanismo - UFAL

Andrew Roger Cardoso Guimarães - Assistente social - Fórum de Trabalho Social Habitação - SP Angela Amaral - Arquiteta e Urbanista - Professora

Angela Seixas Pilotto - Arquiteta e urbanista, doutoranda -labhab fau usp

Ângela Valério Horta de Siqueira - atriz - Comitê de Mobilização Popular Rio de Janeiro Centro Zona Sul

Angelica de Jesus Santos - Professora, pedagogia, Especialista de Educação - Conselho Municipal de desenvolvimento urbano e de habitação

Anita Di Marco - Arquiteta/tradutora

Anna Laura Pereira Rossi - Arquiteta urbanista - Maitá ATHIS Antonia Martilene Duarte da Costa - Pedagoga - ADESC

Antônio Carlos Patrício -Professor de Filosofia - Associação de Mutuários e Moradores do Estado da Paraíba (AMMESPB) e Associação de Mutuários e Moradores do Residencial Alto da Serra (AMMORAS)

Antonio Couto Nunes - Arquiteto e Urbanista .

Antonio de Souza Ferreira Filho - BOZÓ Engenheiro - CMP - UMMP-BH - PT LAGOA SANTA:

Presidente - MicroCalcárea do PT-MG: Coordenador - Setorial Nacional de Moradia: Coordenador Adjunto

Antonio Jorge Nascimento dos Santos - Servidor Público Estadual -Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Antônio Menezes JúniorArquiteto, servidor público do DF

(8)

Araci Maria Labiak - Antropóloga Aposentada

Aretha Lecir Rodrigues dos Santos - Arquiteta e Urbanista - Instituto dos Arquitetos do Brasil Diretoria de Santa Catarina

Ariane Stefania Tabatcheik - Arquiteta e urbanista/ professora/ mestranda em Planejamento Urbano UFPR

Aristides Moyses - Professor aposentado PUC GOIÁS - Observatório das Metrópoles: Núcleo Goiânia

Arlete de Lourdes Isidoro - Lider comunitaŕia - Associação Cultural Educacional e Assistencial Afro Brasileira Ogban

Arlete Moysés Rodrigues - Prof. Livre Docente - AGB- Associação dos Geografos Brasileiros Armando freire branco - Arquiteto e Urbanista e prof - IAB

Arno Antônio Brixner - Autônomo - Cooperativa Habitacional Cooparroio Arnoldo de Hoyos - Profesor Dr. PUCSP

Arthur César Viana Branco - Gerente de Divisão - Prefeitura do Município de Hortolândia Arthur Romano Liberato Freire Moreira - Arquiteto

Athayde Motta Diretor Executivo - Instituto Brasileiro de Analises Sociais e Economicas-Ibase Bárbara Guimarães Fernandes - Arquiteta e Urbanista - Laburb UFSC

Beatriz Bezerra tone - Arquiteta - pesquisadora UFERSA

Beatriz Fleury e Silva - Arquiteta Urbanista - Brcidades Maringá

Beatriz Santos Silva - Arquiteta e urbanista - Companhia de teatro flor do asfalto Benedita dias dos santos Souza - Presidenta do Núcleo de sem casa santíssima trindade

Benedito Roberto Barbosa - Advogado - Central de Movimentos Populares e União dos Movimentos de Moradia de SP

Bento da Costa Carvalho Júnior - Engº aposentado /Prof. Doutor Unicamp - CMI-Campinas-SP / Cohousing em Rede

Bernadete Cassia Santiago Lima Almeida - Arquiteta Urbanista/ Analista/Mestre e doutoramento em andamento Trabalho na Universidade Estadual de Feira de Santana, no Escritório de Engenharia Pública-EPTEC

Bernardo Mercante Marques - Sociólogo - PROURB/UFRJ

Bernardo Weinstein Neto - Advogado - MUST - Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem Teto Betina Ahlert - Assistentes Social Docente - Universidade Federal de Mato Grosso

(9)

Bianca Boreggio Machado - Arquiteta e Urbanista Bianca Resende da Silva - Assistente social - UFF

Bianca Rigoli Pires - Estudante de Arquitetura e Urbanismo

Bibiana Araujo Tini- Urbanista e arquiteta / cofundadora / Metrópole 1:1 Braz Casagrande - Arquiteto e Urbanista/Docente/Mestre - CAU

Bruna Akiko Anan Sato - Urbanista e arquiteta - Metrópole Um pra Um Bruna Bergamaschi Tavares - Arquiteta e Urbanista/Mestre - IAB/RS Bruna Bergamo Andrade - Arquiteta e Urbanista CAU

Bruna Camposano Medici - Arquiteta e Urbanista - Arquitetas Sem Fronteiras - ASF Brasil Bruna Fontana Piovesan - Arquiteta e urbanista

Bruna Vidal Stoco - Estudante de Psicologia - Prefeitura Municipal de Araraquara Bruno fontes Almeida - Docente em arquitetura e urbanismo - Aesga

Bruno Ongaratt - Arquiteto e Urbanista - CPMA/UFOB Bruno Silva Lisboa Alves - Engenheiro Civil

Caio Boucinhas arquiteto - MST

Caio Leite Rabelo - Mestre em Ciência Política - USP- Instituto de Estudos para Políticas de Saúde Caio Manoel de Oliveira Fabiano - Analista Técnico de Políticas Sociais - Governo Federal

Caio Santo Amore - Professor Doutor; Arquiteto e Urbanista - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; assessoria técnica Peabiru trabalhos comunitários e ambientais

Camila Bezerra Nobre de Medeiros - Arquiteta e urbanista e doutoranda em arquitetura e urbanismo pelo PPGAU/UFRN PPGAU/UFRN

Camila D'Ottaviano - Professora Livre Docent - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Camila Jordan - Diretora Executiva - TETO Brasil Camila Maria de Oliveira - Movimento MTD

Camila Savioli Silveira - Arquiteta e Urbanista - NEPLAC/IPPUR UFRJ Camila Silva - Arquiteta Urbanista - FAUUSP

(10)

Carina Serra Amancio - Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, pesquisadora e coordenadora nacional do BrCidades

Carla de Azevedo Veras - Arquiteta e urbanista - Coordenadora de projeto de ATHIS - especialista IAB

Carla Dias Marinho - Servidor público/ pós graduação Carlos Adriano S. Constantino - Engenheiro Civil - BR Cidades Carlos Alberto Maciel - Arquiteto e Urbanista, Professor - UFMG

Carlos Alberto Milhor - Arquiteto Urbanista, diretor do departamento de engenharia de tráfego da cidade de Natal, arquiteto - BrCidades, Acirn-Associação dos Ciclistas do RN, CAU/RN

Carlos Alberto Zanchi - Farmacêutico e Professor - ICoÁ Instituto Coletivo das Águas

Carlos Augusto Campos - Arquiteto e Urbanista (UFF - 1976) / Professor Adjunto IV (UFSC - 1980 - 2004 ) / MSc Eng. de Transportes (PET/COPPE/UFRJ - 1992) [sem dissertação] CAU - ES

Carlos Cassemiro Casaril - Geógrafo/Professor/Doutorado - Instituto Ignácio Rangel Carlos Eduardo Felga - Arquiteto - CMH-JF

Carlos Frederico Lago Burnett - Arquiteto, Doutor em Políticas Públicas, Professor da Uema - Universidade Estadual do Maranhão - Movimento em Defesa da Ilha do Maranhão

Carlos Henrique Cardoso Medeiros - Eng civil - UNIÃO NACIONAL POR MORADIA POPULAR Carlos Labriola Sandler - Arquiteto Urbanista / Coordenador no gerenciamento de projetos de Diadema / Arquiteto Urbanista especialista em Direito Ambiental - Garuçá Projetos e Estudos Territoriais

Carlos Roberto Pereira - Jornalista - Sindijor/MS Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Professora UFRPE Carolina M P de Castro - Arquiteto - Labhab

Carolina Menezes Horiquini - Estudante Graduação de arquitetura - Iau-usp

Caroline Bastos Dantas - Advogada/ Doutoranda em Direito pela UFMG - PPGDUFMG Caroliny Borges Lecia - Arquiteta

Cassandra Vasconcelos de Sousa - Urbanista - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia

Cecília Akemi Nakamichi - Ceramista -

Celene Cunha Monteiro ANTUNES Barreira - Professora - Observatório das Metrópoles

(11)

Celina Fernandes Almeida Manso - Drª Profª Arquiteta e Urbanista e obras e urbanismo- analista - ADUEG e CAU-GO

Celso Santos Carvalho - Engenheiro civil, doutor em engenharia, ex-diretor do Ministério das Cidades (2005 a 2014) - BrCidades

Cézar Duarte Medeiros - Economista / Técnico Social / Bacharel Desempregado Cezar Manoel de Medeiros - Economista/Aposentado/Doutor

Charles Henrique Voos - Professor - Faculdade Guilherme Guimbala

Christiane Moraes Bastos - Psicóloga - Famílias em Luta por moradia da população em situação Cibeles Bottini da Silva - Assistente de Projetos Sociais - Social Caixa

Cícera da silva Martins - Pedagoga - Frente de luta por moradia digna, movimento dos conselhos populares.

Cíntia Fank - Arquiteta e urbanista - UFSC Cintia Marino - Arquiteta - Uninove

Clara Luiza Miranda - Arquiteta Professora doutora - Brcidades

Clarissa Sapori Avelar - Mestre em Planejamento Urbano. Arquiteta e Urbanista - IAB DF Claudete Simas - Advogada - ACESSO CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Claudia Elisa Poletto - Arquiteta e Urbanista - CAU/SC

Claudia Fávaro - Arquiteta e Urbanista - FNL - Frente Nacional de Luta Campo e Cidade Claudia Herszenhut - Arquiteta - Cara RJ

Cláudia Tirelli - Socióloga, professora universitária - Universidade de Santa Cruz do Sul Claudio Acioly Jr - Arquiteto e Urbanista - IHS - Universidade Erasmus Rotterdam

Cláudio da Rocha Santos - Professor - Fórum Permanente sobre População Adulta em Situação de Rua do Rio de Janeiro

Claudio Di Mauro - Professor Doutor - Instituto de Geografia da UFU

Cleide Mercês Coutinho - Dirigente estadual /Co- Vereadora - Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM )/ Mandata Coletiva pretas por Salvador

Clenivalda França dos Santos - Assistente social- doutoranda em Servico social - Fórum de trabalho social em habitação - SP

Cleuber da Silva Junior - Arquiteto urbanista - Associação Onze8 Assessoria e Assistência Técnica em Arquitetura

(12)

Clovis Francisco do Nascimento Filho - Engenheiro Civil e Sanitarista - Fisenge e SENGE-RJ

Conceição de Maria Amorim - Assistente Social - Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Pe. Josimo

Cornelia de Souza Pimenta - Coordenadora - Associação pro moradia nova cachoeirinha Cristiano Tolentino Pires - Professor, advogado, doutor em direito - UEMG

Cristina Barreiros - Arquiteta e Urbanista. Doutora - Cau BR

Cristina Lino Gouvêa - Arquiteta urbanista - Grupo Direitos Urbanos Recife

Cynthia Marconsini Loureiro Santos - Arquiteta, Doutora em Ciências da Arquitetura, Professora titular do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Cidade - Universidade Vila Velha

Daminiana Enamonieli Costa Oliveira - Pedagoga - ARCA - associação de Apoio as Cidades, Comunidades e Assentamentos

Daniel Amor - Arquiteto e Urbanista - CAU

Daniela Abritta Cota - Arquiteta e urbanista/ progessora associada ufsj/ doutora com.pós doutorado - UFSJ / observatório urbano de sjdr / observatório das metrópoles

Danielle Sanches de Freitas - Cientista social - Agrar engenharia Danilo Ribeiro - Assistente Social - Prefeitura Municipal de Diadema

Danilo Samuel da silva - Funcionário público, secretário de habitação, superior completo Prefeitura municipal de Alfenas

Danniele Gatto Pereira - Assistente social - CRESS PR

Dariio Moroz - Engenheiro Mecânico de Produção - Grupo de Estudos de Políticas Inclusivas Dario Roitberg - Arquiteto Urbanista - CAU RJ

Dayse Magalhães - Advogada - Conam

Debora Cecilia Guquelin Theobald - Jornalista - Estudiosos

Débora da Costa Queiroz - Conselheira Superior - Instituto dos Arquitetos do Brasil

Débora de Barros Cavalcanti Fonseca - Professora Dra.- Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade - NEST/FAU/UFAL

Décio Luiz Pinheiro Pradella - Arquiteto e Urbanista, doutorando em planejamento urbano.

BR Cidades

Demóstenes Andrade de Moraes - Professor do Magistério Superior - Frente pelo Direito à Cidade de Campina Grande

Denise Canto - Arquiteta

(13)

Denise Castrucci - Arquiteta - Cau

Diego Coelho do Nascimento - Professor Universitário - UFCA

Diogo Batista Chagas - Estudante/Pesquisador - CIPURB - Universidade Vila Velha Dirce Zan - Professora - Fundo Haja

Domingas de Almeida Reis Viera- Serviço Social/ Assistente Social/ Bacharelado e pós graduado em terapeuta sistêmico.Liga Solidaria.

Dominique Cortes de Lima - Arquiteta Urbanista - MNLM Donizete Correa Franco Pires - Estudante - UFSC

Doralice Sátyro Maia - Professora / Professora Titular/ Doutora - Universidade Federal da Paraíba Douglas Tadashi Magami - Defensor Público do Estado de São Paulo - LABHAB/USP

Edelweiss Herrmann - Arquiteta - Linhas do Horizonte

Edenilza Silva Cesário - Assistente social, mestranda em Desenvolvimento Regional - UFF/NEPEF Edison de Oliveira Vianna Junior - Arquiteto Urbanista Doutor - Museu do Jaçanã

Edison Nolasco de Carvalho Filho - Engenheiro Civil - ANEAC

Edna Pereira Matos - Analista de sistema / Gestão de Políticas Pública - Associação Povo em Ação Edneia Aparecida de Souza - Direção NNLM/MG - Centro comunitário do taquaril/bh

Edson Ageo maidana nunes - Profissão motorista - Presidente da Federação das Associações do Mato Grosso do Sul

Edson Aparecido da Silva - Sociólogo - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao saneamento - ONDAS

Eduardo Barros Soares - Arquiteto e Urbanista - Prefeitura Municipal de Goiana Eduardo Cardoso - Coordenador MSTL - MSTL/CMP

Eduardo Felipe Dario - Designer

Eduardo Garcia Ribeiro Lopes Domingues - Advogado/Professor da UNIRIO (Graduação e Mestrado)/ Doutor em Direito da Cidade - UNIRIO e IBDU

Eduardo Soares de Macedo - Geólogo doutor - Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT

Edymar Fernandes Cintra - Gestora pública. Cursando Pós graduação e Elabora e Gestão de Projetos Sociais MNLM/SAM/BR

Elaine Ferreira Rosa - Socióloga, doutoranda no curso de Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC - UMM / Forum de Trabalho Social em Habitação e LabJuta

(14)

Elaine Morais da Conceição - Graduação - Unifesspa Elcileni de Melo Borges - Economista - Governo de Goiás

Eleonora Lisboa Mascia - Arquiteta e Urbanista - FNA Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas

Eliana Marcondes Pralon - Mestre em Sociologia e Ciência Política/ Gerente de Desenvolvimento Social - Grupo Resistência

Eliana Zaroni Lindenberg Silva - Designer artista plastica/Doutor/professor adjunto/FAU - UPM UPM - Mackenzie

Eliane Monteiro Moreira - Arquiteta e Urbanista - Prefeitura de Alfenas/MG - Prefeitura Municipal de Alfenas - MG

Elida Dias Ramos - Assistente Social - Cohab Minas

Elielson Rabelo Almeida - Geógrafo/estudante/Mestrando - UNIFAP Elisabeth Cristina Fonseca - Arquiteta/Urbanista - IDENC

Elizabeth Ferreira da Silva - Psicóloga - SMS

Elizabeth Sales de Carvalho - Arquiteta Urbanista - Cau-MG e IAB/MG Eloa Ramos Chouzal - Pesquisadora audiovisual - Rede Butanta Elza Alves de Matos - Assistente social - Famems

Elza aparecida Glenzel - Auxiliar administrativo , estagiário,Direito - SOCIEDADE DE APOIO A LUTA PELA MORADIA-SAM/MNLM

Emanuel Pontes Meirelles - Educador Popular - Coletivo Popular Direito à Cidade - Porto Velho/Rondônia

Emilia Maria de Souza - Mobilizadora e ativista social - Conselho Popular da Cidade do Rio de Janeiro e Museu do Horto

Emmanuelle de Assis Silveira - Arquiteta e Urbanista - Conselheira estadual CAU/MG.

Eneida Carvalho Ferraz Cruz - Arquiteta e urbanista - Iphan

Eneida Regina Belluzzo Godoy Heck - ARQUITETA URBANISTA - CAU/SP Eni Carajá Filho Indígena - Antropologia - Reniu

Enio Silva - Arquiteto - Mov Moradia Digna V. Penteado Ênio Terribille - Jardineiro - povo

Erika Cristina Vieira da Silva - ASSISTENTE DE PROJETOS SOCIAI

(15)

Ermínia Maricato - Professora Titular da USP - Brcidades

Esio Mendes do Nascimento - Técnico em Meio Ambiente - Caritas Diocesana de Paracatu Eugênia Loureiro - Arquiteta/Gerente/Doutora - IAB RJ

Eulalia Portela Negrelos - Arquiteta e urbanista/ Docente e pesquisadora/ Livre Docente Universidade de São Paulo - Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Evaristo Cruz - Arquiteto - Pompéia Sem Medo

Fabiana Cristina Virgílio - Vereadora e advogada Câmara Municipal de Araraquara e núcleo Br Cidades/Araraquara

Fabiana Loiola Dias - Arquiteta e Urbanista - Gestão pública municipal

Fabiana Moro Martins - Arquiteta e Urbanista/ Assessora Parlamentar ALEP-PR/ Mestre em Planejamento Urbano - Mandato Goura e Observatório das Metrópoles

Fábio Almeida Vieira - Arquiteto e Urbanista, especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades, servidor público efetivo da Prefeitura de Muriaé/MG - CAU/MG

Fabio Muller - Arquiteto e urbanista - CAU/RS

Fábio Pereira dos Santos - Arquiteto Urbanista/ Pesquisador, doutorando pelo programa de Planejamento e Gestão do Território (PGT) pela UFABC

Fabricio Zanoli - Arquiteto e urbanista / Diretor Emcasa JF / Mestre em arquitetura Companhia Municipal De Habitacao e Inclusão Produtiva

Fadva Ghobar - Arquiteta - CAU SP

Fátima Gottschalg - Assistente Social - CICLUS Projetos Sociais Fátima Maria Miranda Brayner - Engenheira - Crea

Felipe Cruz Akos Litsek - Mestrando em Planejamento Urbano - IPPUR/UFRJ

Felipe Sacramento Xavier - Arquiteto e Urbanista/ Mestrando em Planejamento Urbano e Regional IPPUR-UFRJ

Félix Ramón Ruiz Sanchez - Sociólogo/Professor Aposentado - REBOP Rede Brasileira de Orçamento Participativo

Fernanda Andrade dos Santos - Mestre em Planejamento Urbano - Observatório das Metrópoles - Núcleo Curitiba

Fernanda Cavalcante Mattos - Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela USP - Universidade de São Paulo (USP)

Fernanda Cristina Bruno da Silva - Arquiteta e Urbanista - Br Cidades

(16)

Fernanda Galhardo Carpanelli - Assistente Social/ Gerência Programa Bolsa Aluguel - Município de Osasco / Mestre e Doutoranda pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP Fórum de Trabalho Social em Habitação de São Paulo

Fernando de Oliveira Vieira - Sociólogo - Atus Guarulhos Fernando de Souza Junior - Comerciante

Fernando Fayet de Oliveira - Arquiteto e urbanista - Núcleo Londrina do Instituto de Arquitetos do Brasil

Fernando Gomes - Arquiteto, Urbanista e Cientista de Dados - CEM/CEBRAP e Escola Politéctnica da USP/LabGeo

Fernando LRolim Nery - LiderNucleoRequaliUrb - CDHU

Fernando Mello Franco - Arquiteto e Urbanista / Professor Dr. Universidade Mackenzie

Fernando Pereira Bretas - Ex superintendente Caixa Economica Federal - Rede Mineira de Bancos Comunitarios

Fernando Túlio - Doutorando - ETH Zurique / FAU-USP

Filipe Lopes da Silva - ADVOGADO - COLETIVO NACIONAL DE JUVENTUDE NEGRA - ENEGRECER Flávio Almeida da Silva - Geologo / ATC / Doutor e Ciências (D.Sc.) - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA

Flávio Luiz Alípio - Arquiteto e Urbanista / Servidor Público Municipal - Br Cidades/ Núcleo de Santa Catarina

Flávio Tavares Brasileiro - Arquiteto e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Urbano - BrCidades / IAB.pb

Francielli Hang Telli - Arquiteta e Urbanista - Br Cidades / SC

Francisco camelo de Carvalho - Presidente de associação habitacional - Associação Alfa de Integração social (AISA)

Francisco Canella - Professor / Doutor - ANDES

Francisco de Assis Comaru - Professor Universitário - Laboratório Justiça Territorial da Universidade Federal do ABC (LabJuta UFABC)

Francisco Domingos Bezerra Nogueira Júnior - Mestrando - UEMA

Francisco Eduardo Bodião - Sociólogo e professor - Fórum Verde Permanente e Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã(FoCA-BT)

Francisco Marques da Silva - Supervisor de serviço - Aposentado

Francisco Queruz - Professor universitário de arquitetura e urbanismo - CAU

(17)

Frederico Coli Mendes - Engenheiro Civil / Mestre em Engenharia Ambiental e Especialista em Mobilidade Urbana Sustentável Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Gabriel Bentancor Albuquerque Dantas - Arquiteto e Urbanista Arquiteto Autônomo

Gabriel Enrique Higo Mafra Cabral - Mestre em Arquitetura e Urbanismo Egresso da pós graduação na FAU-USP

Gabriel Maggio de Moraes - Engenheiro Civil - Escritório Piloto - Escola Politécnica da USP Gabriel Teixeira Ramos - Arquiteto urbanista e professor universitário - UFG

Gabriela Elias Camolesi - Arquiteta Urbanista - CODHAB/DF Gabriela Fernanda Grisa - Arquiteta e Urbanista - CAU/SC Gabriela Graciosa Guedes - Professora - Estudioso

Gabriela Valentim - Atendente . Gabriella Zarrilli - Bacharel em Direito

Gabrielle Astier de Villatte Wheatley Okretic - Coordenadora de curso de Arquitetura e Urbanismo Faculdade Luciano Feijão

Genivaldo Antonio dos Santos - Arquiteto - CAU

Geraldo Jacob Jorge - ENGENHEIRO CIVIL - SERVIDOR PÚBLICO CIDADE DE S. PAULO Geraldo Pougy - Urbanista e arquiteto - 25 Capital Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Gerônimo Emílio Almeida Leitão - Arquiteto e Professor Doutor da EAU-UFF - Universidade Federal Fluminense

Gerson Brito - Diretor - UNIFAMAERJ

Gerson de Souza Arrais Neto - Mestrando em Arquitetura e Urbanismo - Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente

Gerson Marques da Silva - Lavrador - Comunidade de capitães

Gerson Vieira - Bacharelando em Ciência Política - PT- Presidente Zonal Santa Felicidade - Curitiba - PR

Geysa Victória Costa Silva - Advogada, socióloga /doutoranda, UnB - Brigadas Populares - DF Gilson Jacob Bergoc - Arquiteto e Urbanista/Docente/Dr.BR Cidades- nucleo Londrina

Giovanilton André Carretta Ferreira - Arquiteto Urbanista / Professor - Universidade Vila Velha / Dr.

Arquitetura e Urbanismo - BR Cidades

Giovanna Duarte Almeida - Arquiteta e Urbanista - CFCAM

(18)

Giovanna Teixeira Damis Vital - Arquiteta e Urbanista / professora / doutora - Universidade Federal de Uberlândia

Gisele Brito - Jornalista/Coordenadora de Direito a Cidades Atirracistas/ Mestra em Planejamento Urbano Instituto de Referência Negra Peregum

Gislene Gonçalves dos Reis - Aposentada - Central dos movimentos populares e união por moradias popular

Giuliano João Paulo da Silva - Assistente de Projetos Sociais - SocialCaixa - Associação Nacional dos Empregados da Caixa no Trabalho Social

Giuliano Magnelli - Arquiteto e Urbanista - Mestrando em Planejamento Urbano BRCidades Gladis Freitas Oliveira - Autônoma - AMABEL/Ass.de Moradores de Aluguel da Grande BH Glauber Girotto - Arquiteto e urbanista - SPU

Glaucienen Assis Vasconcelos - ARQUITETA E URBANISTA - ASSOCIAÇÃO HABITACIONAL DE IPATINGA

Goura Nataraj (Jorge Gomes de Oliveira Brand) - Professor, Ativista e Filósofo/ Deputado Estadual/

Mestre em Filosofia - ALEP/ PDT

Graciete Guerra da Costa - Arquiteto e Urbanista/Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da UFRR/ Dra. - IAB

Grazia de Grazia - Assistente social - União por Moradia Popular do Estado do Rio de Janeiro Guida Amaral - Mediadora de conflito - Amankay

Guiga Nery Lacerda - Urbanista/Assessora da diretoria de habitação/arquitete e urbanista IAB

Guilherme Basto-Lima - Doutor em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ Guilherme Carpintero de Carvalho - Pesquisador - USP

Guilherme Gasques Rodrigues - Arquiteto e Urbanista, professor, mestre Proarq Guilherme Lima Rodrigues - Coordenador de Habitação Rural - CAR/Estado da Bahia

Guilherme Nelli Zaratine - Arquiteto, urbanista e assessor técnico em HIS, mestre em arquitetura e urbanismo - Maitá ATHIS

Guilherme Ventura Bondezan - Professor de Física da Educação Básica - APEOESP

Gustavo Bernardino Malacco da Silva - Biologo - Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro

Gustavo Trois Arruda - Eng.Civil especializado em Gestão e Sustentabilidade - Profissional autônomo

(19)

Hamilton Romero - Servidor público - UFGD

Hanna Nazine Dobrynski - Analista de cibersegurança - Estudioso

Hannah Arcuschin Machado - Urbanista - Massachussets Institute of Technology

Heidy Luize Martins - Assistente social / Analista de Projeto Social - Fórum de Trabalho Social em Habitação - São Paulo

Heitor Kooji Mello Matsui - Arquiteto e Urbanista - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Helena Marchisotti de Souza - Arquiteta e Urbanista - Assessoria Técnica Entidades - Uniao Nacional de Luta por Moradia Popular e localmente Associação de Moradores sem Casa de Entre Rios de Minas

Helena Maria Menna Barreto Silva - Arquiteta, doutora em urbanismo, pesquisadora - Labhab, FAUUSP

Heleno Franco Mesquita - Ex-Diretor do Ministério das Cidades - BrCidades Heloisa Azevedo - Urbanista Dra em Estruturas Ambientais Urbanas (USP 2003)

Henrique Costa da Silva Freitas - Estudante de arquitetura e urbanismo - Universidade São Judas Tadeu

Henrique Soares Rabelo Adriano - Arquiteto e Urbanista - IAB-DF

Hilma de.Lourdes Santos - MNLM.MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA PELA MORADIA

Honorio Pinto Pereira de Magalhães Neto - Professor UFT / Mestre em arquitetura e urbanismo PPGAU-UFF - OPPHUS - Oficina de Projeto e Pesquisa de Habilitação e Urbanização Social

Hosana CM Mendonca - Assistente social /Especialista em Saide Publica - SEMAS DE JACOBINA.

BAHIA

Iasmim Chéquer Cavalcanti - Assistente Social - MTD

Ignacio Ribeiro Pessoa Montenegro Junior - Arquiteto Urbanista/Arquiteto/Doutorado - Caixa Econômica Federal

Igor de Vetyemy - Conselheiro Vitalício - IAB/RJ - Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento do Rio de Janeiro

Inácio Pereira dos Santos Neto - Arquiteto e urbanista - Secretaria de Planeamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra

Iolanda Moura - Técnica em Enfermagem - Saude

Ion Garcia Mascarenhas de Andrade - Médico - Br Cidades

Isabel Cristina da Costa Cardoso - Professora Universitária - UERJ/Faculdade de Serviço Social

(20)

Isabel Paulino - Arquiteta - CAU SP

Isabela Cristina César Martins - Assistente social - A&F Global Service Brasil LTDA Isabelle Teodósio Marques - Arquiteta/Bacharela - CAU

Isadora Borges - Doutoranda na área de Planejamento Urbano e Regional - USP Isadora de França Lopes - Engenheira Civil

Isadora Tenório de Araújo - Arquiteta e Urbanista - CAU/RJ Isis Detomi Teixeira - Pesquisadora/ mestranda - Ufsc

Ivone Salgado - Professora Decana Aposentada do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas - HAJA

Izabel Cristina Rodrigues - Serviço Social - MTD movimento de trabalhadores e trabalhadoras por direito

Izidoro Jeronimo da Rocha - Arquiteto e Urbanista - SARJ

Jaira Maria Alba Puppim - Assistente Social, mestre em Serviço Social trabalho e Sociedade - ABES Jairo Fedel- Teólogo - Pastoral Fé e Política - Região Episcopal Lapa - Arquidiocese de São Paulo.

Jairo Luiz da Silva - Subsecretário Estadual de Assuntos Comunitários - Governo do Estado MS Jeanne Christine Versari Ferreira - Arquiteta e Urbanista - IAB

Jessica Bezerra - Arquiteta - Natal UFRN

Jéssica Fernandes Giacomin - Arquiteta e urbanista - Prefeitura de Vitória

Joab Jacometti de Oliveira - Mestrando em Sociedade e Desenvolvimento - Br Cidades Maringá Joao Augusto Da Fonseca - Arquiteto e urbanista - Prefeitura

João Batista aguiar - Professor aposentado - Coração solidario

João Bazzoli - Professor - Laboratório de Cidades da Universidade Federal do Tocantins- UFT João Carlos de Moraes - Arquiteto Urbanista - Núcleo BrCidades Grande ABC

João Farias Rovati - Professor Titular/ Arquitetura / UfrgsADUFRGS João Fernando Pires Meyer - Professor - USP

Joao Marcus Pires Dias - Cientista Social - Doutor - Observatório das Metrópoles

João Paulo Davi Constantino - Doutorando em Desenvolvimento Econômico - Instituto de Economia, Unicamp

João Paulo Oliveira Huguenin - Professor/ Doutor em Urbanismo Universidade Federal de Goiás

(21)

João Pereira Oliveira Junior - Diretor Tesoureiro - Federação das Associações de Bairros de Salvador

João Renato Ferreira Durães - Mestrando - UFPR

João Sette Whitaker Ferreira - Urbanista - professor USP - Br Cidades Joice Berth - Arquiteta e Urbanista - Câmara Municipal de São Paulo Joice Genaro Gomes - Arquiteta e Urbanista - Universidade de São Paulo

Jorasi Matias Borges - Presidente da associação - Associação de Apoio a Moradia de Braganey e Estado do Paraná

Jorge Alberto Cecin - Engenheiro, mestre em habitação Jorge Luiz Barbosa - Professor - UFF

Jorge Luiz Vieira - Arquiteto e urbanista/Professor - UNESC

Josafá do Nascimento - Assistente Administrativo - Fundação Bento Rubiao José Alberto Cerri - Professor - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

José Alexandre da Silva Velozo - funcionário público - Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável- IDAMS/Pará

José Aloir Carneiro de Araújo Neto - Urbanista - Mandata Pretas por Salvador Jose Amarildo Rodrogues Pantoja - Professor - Swdu-Pa

José Bento Souza Vasconcellos dos Santos - Gestor Ambiental - Professor de Geografia - RECID Rede de Educação Cidadã

Jose Borges - Funcionário público - Movimento Nacional de Luta Pela Moradia, Associação de Apoio a Moradia de Braganey e Estado do Paraná.

José Carlos Freitas Lemos - Professor Associado Doutor - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

José Carlos Monteiro Gadelha - Economista e Ex Coordenador Estadual de Habitação Jose da Silva Ataides Seabra Seabra - Advogado - OAB/RJ

José Eduardo Baravelli - Professor - LabHab

José Ermindio da Silva Aguiar - Aposentado - Cooperativa habitacional

Jose Francisco Diniz - Aposentado - Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) José Henique Gil Lourenção - Urbanista - CDHU

José Levy Viegas - Arquiteto Urbanista

(22)

Jose Mairton Pereira Barreto - Gestor Ambiental - Sintaema-SP

José Maria Silva de Freitas - Servidor Público Municipal de Belém Pará - União Nacional por Moradia Popular - UNMP

José Marques Carriço - Arquiteto e urbanista, doutor em planejamento urbano e regional - Observatório das Metrópoles

José Martins de Oliveira - Aposentado - Rocinha sem fronteiras

José Paulo Vieira - Administrador - Sinal sindicato servidores do Banco Central

José Ricardo Vargas de Faria - Professor e Doutor em Planejamento Urbano - CEPPUR-UFPR - Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da Universidade Federal do Paraná José Rodolfo Pacheco Thiesen - Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Usina - centro de trabalhos para o ambiente habitado

José Zanetti Gonçalves - Aposentado - Grupo de Fé e Política, Associação Comunitária Social Cultural Despotiva - ACSCD

Josete Veloso Acosta - Arquiteta - Cau

Josilene Nascimento Passos - Assessora Técnica - Jubileu Sul Brasil.

Joyce Osório - Arquiteta e urbanista - Sociedade civil

Joyce Reis Ferreira da Silva - Arquiteta e urbanista, doutoranda em planejamento urbano e regional - Fauusp e IABsp

Juan Pedro Moreno Delgado - Arquiteto/ professor universitário /Doutor Observatório das Metrópoles OM INCT

Jucelia Cabral Mendonca - Mestre - Abes

Júlia Alana Hilário Santos - Arquiteta Urbanista - IAB - MG Julia Bronzatti Jochims - Arquiteta e urbanista

Júlia Moreira - Arquiteta e Urbanista - UFOP

Julia Zanella Saragoça - Mestre em Arquitetura e Urbanismo - Juliana Braga Gomes - Defensora Pública - Defensoria Pública do DF Juliana Gomes da Silva - Professora

Juliana Luquez - Professora doutora do dpto URB da EAUFMG - Escola Arquitetura UFMG Juliana Menezes - Estudante, doutoranda - PPCIS-ICS-UERJ

Juliana Tiemi Tamanaha - Arquiteta e Urbanista

(23)

Juliano Pamplona Ximenes Ponte - Professor associado, UFPA - Ondas,Observatório das Metrópoles, Fads, PT

Julio Cesar Lavrador Andreo - ARQUITETO E URBANISTA - NÚCLEO DE ESTUDOS URBANOS DA FACULDADE DE ARQUITETURA URBANISMO E DESIGN UFU

Júlio Guerra Duarte - Servidor Público - Estado do Rio de Janeiro

Jupira Gomes de Mendonça - Professora Aposentada na UFM - Observatório das Metropoles Jurema da silva Constâncio - Agente social - Movimento moradia /unmprj

Jussara Lanfermann - Aposentada - Cooperativa Habitacional Cooparroio

Kaíc Fernando Ferreira Lopes - Engenheiro Civil/Geógrafo/Arquiteto Urbanista/Mestre em urbanismo - Universidade Federal da Bahia

Kalindy Granella Peruzzo - Arquiteta e Urbanista Kantney Monteiro - Arquiteto - CAR/RJ

Karina Oliveira Leitão - Professora - FAUUSP

Karla Emmanuela Ribeiro Hora - Professora / Diretora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG/ Dra em Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFG

Karla Volaco Gonzalez Stamoulis - Arquiteta - Prefeitura Municipal Ponta Grossa Karol Rosa de Almeida - Arquiteta e Urbanista - Kopa Coletiva Arquitetura Popular

Kátia Ferreira de Oliveira - Arquiteta e Urbanista Doutoranda em Gestão Urbana PPGTU/PUCPR Kauany Braz Conrado - Arquiteta e urbanista - Br cidades

Kaya Lazarini - Arquiteta - USINA CTAH

Khaled Ghoubar - Arquiteto, Professor Titular da FAU USP Kleyd J Taboada - Assistente Social - Especialista em Habitacao

Kleyton Lucas de Castro Oliveira - Arquiteto Urbanista - Universidade Federal de Alagoas

Laiana Toledo de Jesus - Estudante de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Santa Maria

Lana Paula Luna - Professora de Yoga para crianças - Sociedade Civil

Lara Ferreira Bottos - Artista visual/ formação em Arquitetura e urbanismo - Escola da Cidade Lara Isa Costa Ferreira - Arquiteta-urbanista, doutoranda FAUUSP - LabHab - FAUUSP

Larah Ferrugine do Nascimento - Acadêmica de serviço social - Procat

(24)

Larissa Brenda Cordeiro de Souza - Assistente Social, Pós graduanda na Residência CTS UnB Coletiva Filhas da Terra

Larissa Caroline Silva Jordão - Professora arquitetura e Urbanismo - UNIARA Larissa Cristiane dos Santos - Arquiteta e Urbanista- Cau-MG

Larissa Werneck Capasso - Arquiteta Urbanista - Mestranda pela FAU-USP

laura Machado de Mello Bueno - Arquiteta urbanista/professora e pesquisadora/doutora - PUC Campinas

Lauro de Castro Beltrão - Médico, Professor Universitário - Mobiliza - Informes e Debates Layana Izabel Aguiar Silva - Comunicadora/Estágio/Mestre em Direito (UFRJ) - Estudioso Layane Nunes - Arquiteta/docente/doutora/UEM - BRcidades Maringá

Lays Cristina Araujo Silva - Advogada - Rede feminista de juristas Leandro Ferreira - Líder - Acmmerj

Leida Moreira - Assistente Social _ Gerente de Políticas Habitacionais _ Especialista em Administração Pública Prefeitura Municipal de Vila Velha _ Gerência de Políticas Habitacionais Leila Marques da Silva - Arquiteta e urbanista - CAU RJ

Leila Menna Barreto - Arquiteta - SEAERJ

Lélio Marcus Munhoz Kolhy - Arquiteto Urbanista - BrCidades Núcleos Ceará Lenimar Goncalves Rios - Forum da Cidadania - Santos

Leonardo Castro Maia - Promotor de Justiça - Ministério Público do Estado de Minas Gerais Leonidas Mendes de Araújo Fiy - Professor - SINTENP-PB

Letícia Affonso Fávero César - Professora - Estudioso

Letícia Carolina Lerio - Arquiteta e urbanista - BrCidades - Maringá Letícia Cristina Cascimiro da Silva - Professora

Letícia Maria de Araújo Zambrano - Arquiteta/ professora universitária Universidade Federal de Juiz de Fora

Letícia Moreira Sígolo - Professora e Pesquisadora / Doutora FAU USP - LabHab FAU USP

Letiicia Tabachi Silva - Arquiteta Urbanista/Especialista em Politicas Publicas e Gestao Governamental/Doutora em planejamento urbano - BrCidades ES

Letizia Vitale - Professora doutora e pesquisadora - professora UNIP / pesquisadora LABHAB FAU USP

(25)

Lígia Santi Lupo - Arquiteta Mestranda - Fau USP

Lilian Louise Fabre Santos - Arquiteta e Urbanista/Conselheira do CAU-SC/Doutoranda Pós-Arq UFSC - Iab/SC

Lino Fernando Bragança Peres - ARQUITETO , DIURIR EM URBANISMO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO APOSENTADO - FÓRUM DA CIDADE, BR CIDADES SC E IBDU

Livino Silva Neto - Presidente - Movimento Comunitário do Jardim Botânico DF

Liza Maria Souza de Andrade - Professora Dra. Liza Maria Souza de Andrade (Arquiteta Urbanista) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Brasília (Grupo Periférico/Residência CTS

Lizete Maria Rubano - Arquiteta urbanista profa. dra. da FAUMackenzie, pósdoutoranda da FAUUSP - FAUMackenzie e FAUUSP

Lorena Cavalcante Brito - ARQUITETURA E URBANISTA/ PROFESSORA UNIVERSITÁRIA/ MESTRE EM ARQUITETURA E DOUTORANDA EM GEOGRAFIA OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/ NÚCLEO GOIÂNIA

Lorena da Silva Gregório - Estudante - UEM

Luana Alves de Melo - Arquiteta Urbanista - CAUS - Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade

Luana Cristina Rodrigues Corrêa - Arquiteta - CAU SC

Luana Miranda Esper Kallas - Arquiteta e urbanista/ professora ensino superior/ doutora - Universidade Federal de Goiás

Luana Paula Ribeiro Varejao - Advogada popular e Mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE - Centro Popular de Direitos Humanos

Luana Schmitt Montero - Arquiteta e Urbanista - Setor público Lucas Adler Rodrigues Procheira Esp. - Arquiteto e Urbanista

Lucas FaulhaberArquiteto Urbanista - CAU/RJ - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro

Lucas Lima Leonel Fonseca - Arquiteto - Cau

Lucas Piaia Petrocino - Arquiteto Urbanista - Direção Nacional da Juventude do PT Lucas Sabino Dias - Arquiteto e Urbanista / Professor / Mestre - UFSC

Lucas Santos Pais - Motorista - Mst

Lucia Agata - Assistente social - Forum de trabalho social em habitacao -ftsh/sp Lucia Maria Moraes - Arquiteta/ Professora/ Doutora - Plataforma DHESCA Brasil

(26)

Lúcia Siqueira - Arquiteta e urbanista - consultora

Luciana Bedeschi - Advogada - Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

Luciana de Oliveira Royer - Professora Doutora - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Luciana Gomes - Arquiteta e urbanista - UFPB

Luciana Lessa Simões - Arquiteta Urbanista - Prefeitura de Santo André/SP

Luciana Nicolau Ferrara - Arquiteta e Urbanista/Docente/Doutorado - UFABC e ONDAS

Luciano Aparecido Neris - Administrador de Empresas, Especialista em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos IDESS - Instituto de Desenvolvimento Econômico Setorial Sustentável

Luciano Bernardino da Costa - Professor universitário / Prof. Dr. na área de Arte, Espaço e Cultura Instituto de Arquitetura e Urbanismo _ Universidade de São Paulo

Luciano joel Fedozzi - Doutor em Sociologia e professor da UFRGS - INCT Observatporio das Metrópoles

Luciano Silva Vasconcelos - Professor - Instituto Federal de Sergipe Luciene Reis da silva - Autônoma - Região sudeste

Lucimar Ferreira - Arquiteta Urbanista - Cdhu

Luis Gustavo Vieira Martins - Pesquisador e servidor público - Assoc. Bras. de Economistas pela Democracia

Luís Henrique Pavan - Pesquisador - Universidade Federal de Santa Catarina

Luis Octavio de Faria e Silva - Arquiteto educador doutor pela FAUUSP - Escola da Cidade/

Plataforma Arquitetura e Biosfera Luis Paulo Bresciani - Professor FGV

Luís Roberto Marques da Silveira - Arquiteto, professor universitário - Departamento de Arquitetura e Urbanismo/CTC/UFSC

Luis Zorraquino - Arquiteto urbanista

Luiz Antonio Nigro Falcoski - Arquiteto Urbanista e Prof.Titular UFSCar - ADUFSCar Luiz Augusto Carneiro Júnior - Publicitário/Designer - Estudioso

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro - Professor Universitário - UFRJ - Observatório das Metrópoles Luiz Fernando Almeida Freitas - Arquiteto Urbanista - IAB_RJ_NÚCLEO VASSOURAS

Luiz Fernando Macarrão - Engenheiro/ Advogado

(27)

Luiz Fernando Sirimarco - Engenheiro - Conselho Municipal de Habitação - Juiz de Fora - MG Luiz Gonzaga da Silva "Gegê" - Educador POPULAR - CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES/CMP Luiz Kohara - Engenheiro civil - Doutor Arquitetura e Urbanismo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

Luiz Otávio Cruz Teixeira - Graduado em Sociologia pela FFLCH - Setorial Estadual de Moradia PTSP Luiz Paulo Cobra Monteiro - ARQUITETO/PROFESSOR UNIVERSITÁRIO/MESTRE - PUC MINAS Luiza Cheuiche - Arquiteta e Urbanista - Fórum Cooperativas do RS

Luzia Aparecida Rainieri - Consultora de viagens Luzia favacho de sousa - Universitária - Unifesspa

Luzineide Brandão Ramos - Arquiteta e Urbanista - Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo

Lygia Gonçalves Constantino - Arquiteta - Aposentada

Lyvia Amado de Oliveira - Estudante de mestrado - Universidade de São Paulo, Instituto de Energia e Ambiente, Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental

Maeurânia Nunes de Menezes - Atendente - UMM

Mailiz Garibotti Lusa - Professora Universitária - UFSC - DSS - Grupo Terra, Trabalho e Resistência Maíra Longhinotti Felippe - Professora do Magistério Superior - Universidade Federal de Santa Catarina e IAB/SC

Maíra Rocha Mattos - Arquiteta e Urbanista- Conselho de Arquitetura e Urbanismo Manoel José Martins - Químico - Independente

Manoel Rodrigues Alves- Professor e pesquisador universitário - IAU-USP

Manoel Santos Silva - Educador social - Associação dos cidadãos unidos da zona leste

Manoel Teixeira Azevedo Junior - Arquiteto e urbanista. Mestre em Planejamento Urbano e Regional - IAB/MG

Manuel Gomes Alves - Contador - Fundação CDDH Bento Rubião Manuela Rettore - Arquiteta e Urbanista - Coletivo MEIO - Caxias do Sul

Marcela Alves de Almeida - Arquiteta/Professora do magistério superior/Doutora - Universidade Federal do Espírito Santo.

Marcela silviano brandão lopes - Professora/ doutora - Ufmg Marcelo Álvares de Lima Depieri - Professor universitário - PUC-SP

(28)

Marcelo Fernández Baca dos Santos - Arquiteto e Urbanista - Maitá ATHIS

Marcelo Karloni da Cruz - Docente do ensino superior U. FEDERAL DE ALAGOAS DOUTOR EM DINAMICAS TERTITORIAS - BR CIDADES

Marcelo Pires - Bacharel em Letras e em Arquitetura & Urbanismo - UFF

Marcelo Tramontano - Professor Associado, Arquiteto - Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP Márcia Aparecida Silva Falcão Teles - Coordenadora Geral - Movimento Pró-Moradia Sítio do Campo.

Marcia C Senra Marinho de Lima - Cientista Social - Aposentada

Márcia Ivana da Silva Falcão - Professora. Mestra - Observatório das Metrópoles núcleo Porto Alegre

Marcia Maria de Carneiro Meccia - Arquiteta - CAU -Ba e IAB -Ba Márcia Maria Pereira Chagas - Assistente Social

Márcia S. Hirata Docente pós-doutor - Universidade Federal de São João del-Rei Marcia Xavier Espíndola - Arquiteta e Urbanista - ADONE

Marcilio José Rosa e Silva - Consultor - MNLM Márcio José Ramos - Geólogo - PT Olímpia - SP

Márcio Menezes do Nascimento - Geógrafo /Consultor ambiental/ mestrando - Universidade Federal de Sergipe

Marcos Andrei Freire Dias - Arquiteto/assessor de habitação/mestrando em cartografia social Iab. ma

Marcos Antônio da costa Borges - Zelador de escola - Associação de moradores do aluguel social Marcos Costa - Pós graduado em Mobilidade e Cidades Contemporâneas - Escola da Cidade Marcos Heleno Fernandes Montenegro - ENGENHEIRO, MESTRE EM ENGENHARIA URBANA ONDAS -OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS À ÁGUA E AO SANEAMENTO

Marcos Henrique Gabriel da Cruz dos Santos - Professor de Educação Básica - SEDF Marcos Pellegrini Bandini - Geólogo - Concidadania de Santos-SP

Marcos Roberto Borges dos Santos - Arquiteto - Amobapa

Marcos Landa - Coordenador do MNLM - MNLM Movimento Nacional luta pela Moradia

Marcus Vinicius Mariano de Souza - Professor do Magistério Superior Federal/Doutor em Geografia - Unifesspa

(29)

Margaret Miranda - Arquiteta Urbanista - Sindarq MS

Margareth Alheiros - Professora Aposentada do Curso de Geologia da UFPE, doutora em Geologia Sedimentar e Ambiental (UFBA)

Margareth Matiko Uemura - Mestre em arquitetura e urbanismo- Instituto Polis

María Alice dos Santos Mota - Arquiteta e Urbanista - Vice Presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico de Brasília.

Maria Alice Vieira da Silva - Estudante universitária - FAU UFAL Maria Aparecida Carletto - Assistente Social - Haja Rehabitar

Maria Barbosa Rastelli - Assistente Social - Associação dos Movimentos de Moradia da Região Sudeste.

Maria Botelho Lima - Arquiteta e Urbanista - IAB Maria Carolina Brandão Carneiro - Arquiteta Urbanista

Maria Carolina maziviero - DOCENTE ARQUITETURA E URBANISMO UFPR - Brcidades Maria Cecilia Levy - Arquiteta - Ex COHAB/SP

Maria Cecília Loures - Professora aposentada - Centro de Direitos Humanos de Londrina

Maria Celeste Lemes Correa - Engenheiro Civil - CRF - Comunidade Organizada em defesa de moradias nas ocupacoes irregulares Familias sem moradias no MS.

Maria Célia de Sena Gonçalves - Professora - UNMP

Maria Cristina Rocha Simão - Professora/arquiteta/ doutora em urbanismo - IAB MG Maria da Gloria Duarte Medeiros - Dona de Casa - Apoiadora do movimento Maria das Graças da Cruz. Paulino - Agricultora aposentada - Associação comunitaria

Maria das Graças de Jesus Xavier - Educadora social - Associação dos Movimentos de Moradia da Região Sudeste

Maria das Graças Silva Araújo - Professora aposentada - APEOESP Maria das Graças Torreão Ferreira - Arquiteta - IAB

Maria de Fátima Abreu - Engenheira Civil/Sanitarista, Mestre em Promoção da Saúde - Consultora (BID)

Maria de Fátima dos Santos - Assessora parlamentar - Associação dos Movimentos de Moradia da Região Sudeste

Maria de Fátima Loureiro Vasconcelos Pedroso - Servidor público - Opta

(30)

Maria de Lourdes da Paz Rodrigues - Assistente Social - Fórum de Trabalho Social em Habitação Maria de Lourdes Gonçalves Duarte - Idosa - Apoiadora do movimento

Maria de Lourdes Ramos Souza - ASSISTENTE SOCIAL - APAC - IMPERATRIZ MA.

Maria de Lourdes Zuquim - Arquiteta urbanista - Fauusp

Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante Ribeiro - Professora universitária - Grupo Rede Centro Oeste de Mulheres

Maria do Socorro Dias da Silva - Aposentada - Pastoral Familiar Maria Eduarda Pires - Arquiteta - CAU

Maria Edwiges Sobreira Leal - Arquiteta e Urbanista , Diretora da BELArq - Arquitetura e Urbanismo, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais - CAU MG IAB MG

Maria Elaine Kohlsdorf - Arquiteta e Urbanista. MSC (UnB, Planejamento Urbano, 1979);

Pós-Graduada e Pesquisadora (Universitæt Sututtgart, Al., 1971-74; 1983); Graduada (UFRJ, 1967) Professora aposentada (FAU-UnB), Professora-visitante (MP CECRE, UFBA; diversas outras IFES, esporadicamente). IAB, CAU.

Maria Eliana Jubé Ribeiro - Arquiteto e Urbanista - PUC/GO

Maria Elisa Baptista - Arquiteta e urbanista - Instituto de arquitetos do Brasil Maria Eliseth - Coordenação do MNLM - formação ADM pública - MNLM Maria Ester de Souza - ARQUITETA/PROFESSORA/DOUTORA - ARCA

Maria Eugenia Guimaraes - Consultora/Diretora/Doutora em Sociologia Territórios Globais - TG Soluções para o desenvolvimento sustentável

Maria fatima leite - Aposentada

Maria Inês Sugai - Professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo UFSC/

UFSC - BrCidades

Maria Isabel Braga da Camara - Arquiteta, especialista em gestão urbana Aposentada do IPHAN Maria Isabel Cabral - Arquiteta/coordenadora - Assessoria técnica Ambiente Arquitetura Maria Isabel Villac - Professor Adjunto - FAU Universidade Presbiteriana Mackenzie

Maria Islande Souza Dias - Assistente social - Movimento de trabalhadoras/es por Direitos- MTD Maria Jose Salles - Doutorado em Ciências - Fisenge

Maria Laura de Barros Lopes - Psicóloga, Antropologia, pesquisadora do direito à cidade Universidade Estadual de Montes Claros MG Unimontes

(31)

Maria Lucia Refinetti Martins - Arquiteta e Urbanista, Professora Titular FAUUSP - BrCidades Maria Lúcia Salum D’Alessandro - Engenheira civil/ urbanista / mestre em política urbana - Pmsp Maria Luiza Carnielli - ARQUITETA E URBANISTA - EX ESTAGIÁRIA SETOR HIS, GIHAB-VT CEF (CAIXA ECONOMICA)

Maria Magaly da Silva - Babá

Maria Odete Aparecida Moreira Mello - Bióloga - ASCORSI

Maria Raphaela Cristiny de Oliveira - Assistente social do Departamento de Habitação social e regularização fundiária - SEMTHAS - Prefeitura de Caicó-RN

Maria Roberta Calandrini de Azevedo Melo - Professora/Educadora Física/Licenciatura Maria Rosarita Vicentini Assumpção Costa Ferreira - Engenheira

Maria Stella D’Agostini - Politologa/Professora/Doutoranda - Demode/Ipol/UnB

Maria Virgínia Righetti Fernandes Camilo - Assistente social, docente ensino superior,doutora em educação - HAJA, Faculdade de serviço social PUCmpinad

Mariana Cicuto Barros - Arquiteta/ Professora/ Doutorado - FAUUSP/FACESP/SASP Mariana Fernandes Teixeira - Arquiteta urbanista/conselheira CAU-MG/mestre - CAU-MG Mariana Fix - Professora - FAUUSP

Mariana Grandizoli e Silva - Arquiteta e Urbanista - Seiva Projetos Sustentáveis

Mariana Lira dos Santos Miranda - Estudante de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Alagoas

Mariana Marroqui Rossi - Pós-graduanda - PUC-Paraná Mariana Panzera - Urbanista - IAB SC

Mariani Souza Silva - Assistente social - Prefeitura municipal de Cachoeiro de Itapemirim Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes - Docente - Universidade de Brasília

Mariela Cristina Ayres de Oliveira - Professora/UNIVERSIDADEFEDERAL/DOUTORA - UFT

Marilia Gabriela Bello Garcia - Arquiteta, Urbanista e pesquisadora - Pesquisadora do Observatório das Metrópoles

Marina Barrio Pereira - Arquiteta e Urbanista - Peabiru TCA

Marina Bernardes - Arquiteta e Mestra em Arquitetura e Urbanismo - Projeto social - arquitetura para quem mais precisa

Marina de Sousa Lima Araújo - Advogada - OAB SP COMISSÃO DE DIREITO URBANISTICO

(32)

Marina Dick Born - Bancária - Sindicato dos bancários de Rio Grande-RS e Região

Marina Oliveira Franzini - Arquiteta e Urbanista/ Mestranda em Arq. e Urb. PPG.au/UFV/

Especialista em Direito Urbanístico - Coletivo Nós Urbanos Marina Pannunzio Ribeiro - Doutoranda - UFSCar

Marina Toneli Siqueira - Professora universitária - UFSC Mário Araújo - Economista - Fundo Haja.org

Mário Gonçalves Viana Junior - Engenheiro Civil - ANEAC

Marisa Almeida Blanco - Assistente Social - Fórum de Trabalho Social em Habitação-FTSH Marisa Patricio - Arquiteta - Moma Arquitetura

Mariza Ramos da Silva - Assistente social - Prefeitura Paranaguá - PR

Marlova Piva Kulakowski - Eng. Civil, Prof. Universitária stricto sensu, Dra. - ANTAC, CREA, SENGE-RS, SINPRO

Marta Dora Sister - Socióloga - CDHU

Marta Rodrigues - Professora - CONEN MULHER Bahia

Marta Santa Cruz Pordeus - Arquiteta e Urbanista - Articulação Recife de Luta

Martha Machado Campos - Arquiteta urbanista/professora universitária/doutorado - BrCidades Núcleo ES

Martim Ferraz Costa Furtado - Arquiteto e Urbanista / Pesquisador - FAUUSP Matheus de Souza Oliveira - Arquiteto e Urbanista - UnB

Matheus Lopes Medeiros - Arquiteto - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais Matheus Nascimento Nogueira - Mestrando - PPGAU-UFES

Matilde G. Alexandre - Vendedora autônoma - Casarão Candido Mendes.

Maura Neder - Arquiteta - Prefeitura de Campo Grande MS

Maura Pardini Bicudo Veras - Professora Titular de Sociologia da PUC-SP Doutora e Livre Docente em Ciências Sociais pela PUCSP -

Mauri Vieira da Silva - Arquiteto - Aposentado - servidor municipal Maurílio de Freitas Fonseca - Arquiteto - IAB

Mauro da Silva Historiador - Prefeitura de Alfenas-MG Membira Selene Dantas - Arquiteta e urbanista - Nsa

(33)

Michelle Duarte Oliveira - Gestora Ambiental/bolsista/pos graduanda - Embrapa, UnB Michely Cristina Malcher de Oliveira - Assistente social - Cras

Michiko Shiroma de Carvalho - Socióloga / pesquisadora social - REDE Brasileira de Pesquisadores de População em situação de rua.

Miguel Angel Pousadela - Arquiteto e Ubanista - Mestre em Engenharia Civil - Aposentado Miguel Luiz Ramos Filho - Arquiteto - Conselho Municipal de Urbanismo de Olímpia-SP Miguel Martins Fiorelli - Estudante de arquitetura e urbanismo - Grêmio da FAU USP Millena Silva Rodrigues - Estudante universitária - UFG

Milton Balestrini - Arquiteto/professor/doutor - UnIversidade de Araraquara Milton Ramos - Engenheiro Agrônomo - Partido dos Trabalhadores

Mirella Cínthia Clemente Ferreira - Assistente Social - ELOs Mirelle Gampert Cruz - Arquiteta e Urbanista

Miriam Medina-Velasco - Docente Curso Urbanismo - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Mohema Rolim - Arquiteta e Urbanista - Habitat Brasil

Mônica Aparecida de Oliveira Tome - Auxiliar de serviços escolar - Programa habitacional de cachoeira do campo

Monica Balestrin Nunes - Analista de Infraestrutura- Ibama

Mônica Isabel Alves Rodrigues - Bancárias - Sindicato dos Bancários

Monica Lima dos Santos - Educadora Popular/ luta moradia - ORGANIZAÇÃO POPULAR (OPA-CE) Mônica Pereira dos Santos - Professora mestre rede estadual - Seduc

Mônica Tagnin - Arquiteta Urbanistica

Myllena Santos Nascimento - Estudante de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Estadual de Londrina

Nalligia Tavares de Oliveira - Arquiteta e Urbanista - BR cidades Natasha Mendes Gabriel - Arquiteta urbanista - Instituto Elos Nathalia Sander - Arquiteta e urbanista -UFSC

Nedio Miranda Marques - Arquiteto

Nelcilene Lima da Silva -Mestranda em Geografia Urbana - Geurb| UFPB | Ferurb Nelio Lopes Martins - Vigilante - Associação de moradores do aluguel social

(34)

Nelio Nivaldo Guazzelli - Engenheiro civil - Adema

Neusa Aparecida Santos (Neusinha Santos) - Psicóloga - União de Moradia

Neuza Matias as Catarino - Funcionária pública municipal - CMP - Central de Movimento Popular Nina Maria Jamra Tsukumo - Arquiteta Prof Dra

Nirlene Dutra Victorio - Direito Previdenciário - Direção Zonal 161 POA/RS

Noemia Perli Goldraich - Médica/Professora-associada do Departamento Pediatria - UFRGS Norma LAcerda Gonçalves - arquiteta/professora titular - UFPE

Nuria Pardillos - Assistente social e pesquisadora - Fórum de Trabalho Social em Habitação de São Paulo.

Odilio Figueiredk Neto - Arquiteto - CAU

Olinda Beatriz Trevisol Meneghini - Profissional de arquitetura e urbanismo Osmar Silva Borges - Assessoria especial/ DireitoFLM - Frente de Luta por Moradia Osvaldo Emery - Arquiteto, Mestre em Arquitetura - Ibram/MinC

Otávio Fantoni Constantino - Advogado e Mestre em Direito pela FGV

Otavio Martins Peres - Professor Faculdade Arquitetura e Urbanismo UFPel - FAUrb - Universidade Federal de Pelotas

Otilie Macedo Pinheiro - Arquiteta urbanista

Pablo Almeida Bandeira - Advogado - MTD - Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos

Pablo Peixoto de Lima - Arquiteto Urbanista - Sociedade Civil

Paola Caiuby Santiago - Gestora Social/ Mestrado em Mobilidade e Cidades Contemporâneas Conexão Cultural

Paolo Colosso - Professor , vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo- Universidade Federal de Santa Catarina - Brcidades

Patricia Cristina Ronchi - Arquiteta e Urbanista - CAU Patryck Araujo Carvalho - Arquiteto e Urbanista - IBDU

Paula Maria Motta Lara - Arquiteto urbanista, ex secretaria nacional do Patrimônio da União Paula Zasnicoff Cardoso - Arquiteta e Urbanista, professora IBMEC, mestre .

Paulo Afonso Caldeira dos Santos - Educador Popular - UNMP-Pará

Referências

Documentos relacionados

55 Estes valores sugerem que rações para juvenis de corvina-legítima, com níveis de CP de 50% agregados a teores em lípidos otimizados, tornam-se mais vantajosas para a

Entre as 171 empresas fabricantes de moldes e ferramentas, 25 fazem também a fabrico de peças plásticas (para além das 19 empresas fabricantes de peças plásticas fi liadas

Minesse ® não deve ser utilizado por mulheres que apresentem qualquer uma das seguintes condições: história anterior ou atual de trombose venosa profunda

Seligman – Deixar de entender a felicidade, as emoções positivas, como o objetivo final comum, como o único fator no qual as pessoas baseiam suas escolhas?. Em vez disso,

Arquiteta, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo da EESC - USP | Graduação_ Departamento de Arquitetura e Urbanismo da

Curso Superior na área específica ou de Licenciatura concluído, com comprovação emitida por Instituições de Ensino Superior reconhecidas/autorizadas pelo

Assim, objetivou-se com o presente trabalho avaliar doses e modos de aplicação de inoculante contendo Azospirillum brasilense, na qualidade industrial de grãos de

O Centro da CEDEAO para as Energias Renováveis e Eficiência Energética (ECREEE), no âmbito do seu Programa de Capacitação dos Recursos Humanos, em colaboração