• Nenhum resultado encontrado

Categoria Educação e Cultura Projetos e Programas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Categoria Educação e Cultura Projetos e Programas"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

O CENTRO DE OPERAÇÕES DA

PREFEITURA DO RIO NA WEB

Como o centro operacional urbano mais integrado da

América Latina usa a internet para otimizar a mobilidade no

Rio e educar a população, com o objetivo de adotar

uma cultura de gestão inteligente da cidade

Categoria Educação e Cultura

(2)

Resumo/Abstract

Quando tudo começou | O centro operacional urbano mais integrado da

América Latina foi inaugurado em 31 de dezembro de 2010, no Rio.

O Case | O projeto de comunicação direta do Centro por meio da internet

começou no primeiro dia de funcionamento. Os canais utilizados são redes sociais e website para disseminar nova cultura colaborativa entre o cidadão e a cidade, com o objetivo de implementar a gestão inteligente de todos os fatores que envolvem a mobilidade municipal. O Centro de Operações Rio é o porta-voz oficial da cidade e divulga informações para otimizar a mobilidade dos cidadãos. Os internautas informam qualquer tipo de ocorrência emergencial que testemunhem em vias públicas.

Resultados do projeto | Audiência direta de 80.000 cidadãos; engajamento

progressivo da população; reconhecimento internacional.

Fase atual do projeto| Website recém-implementado disponibilizando na

(3)

Centro de Operações Rio | Breve histórico

• Inaugurado em 31 de dezembro de 2010;

• Objetivo: monitorar as operações envolvidas na rotina da cidade, atuando para reduzir ao máximo qualquer tipo de impacto negativo na rotina do carioca, provocado por eventos programados ou inesperados;

• Mais de 30 órgãos integrados (municipais, estaduais e concessionárias). É o centro operacional urbano mais integrado da América Latina;

• Monitoramento em tempo integral: 400 profissionais se revezam em 3 turnos, 24h por dia, 7 dias por semana;

• 600 câmeras posicionadas em todos os bairros da cidade;

• Monitoramento contínuo das vias públicas e das condições do tempo; • Planejamento operacional para grandes eventos no Rio.

(4)

Centro de Operações Rio | Comunicação como uma diretriz

A comunicação é uma das diretrizes do Centro de Operações. Além de cuidar da operação da cidade, a comunicação com a população é uma prioridade e é pensada como uma “via de mão dupla”:

1- Comunicação para orientar a população sobre como se deslocar pela cidade da maneira mais rápida e segura, seja em situações programadas e planejadas ou em eventos emergenciais e atípicos.

2- Comunicação no sentido oposto, da população para o Centro de Operações, seja para solicitar orientação sobre deslocamentos ou alertar para situações inesperadas na cidade. O engajamento dos cidadãos via internet é uma das principais metas do Centro de Operações.

(5)

Centro de Operações Rio | Comunicação como uma diretriz

Comunicação como “via de mão dupla” Incêndio em Copacabana (06/07/2012)

9h14: Seguidor nos informa sobre prédio em Copacabana com princípio

de incêndio. Operadores da sala de

controle alertados sobre o possível incêndio

9h25: Confirmação do incêndio e início da operação integrada de resposta ao evento

9h35: Início de comunicação para

situação de crise na internet e envio de nota oficial para imprensa. Mensagens: orientações de segurança; esquema especial de trânsito; “a Prefeitura recomenda que evitem o bairro”; e detalhes sobre ações.

9h30: Helicópteros de TVs transmitem imagem ao vivo do local do incêndio

(6)

A Comunicação no Centro de Operações Rio | Características Gerais

• Porta-voz oficial da Prefeitura para as operações da cidade – todos os órgãos da prefeitura se comunicam via Centro de Operações, de maneira preventiva (informações pré-programadas) e emergencial (orientações para situações de crise);

• Porta-voz oficial da Prefeitura em situações de crise, aglutinando informações sobre todas as iniciativas tomadas pela prefeitura e orientações de segurança à população.

Todas estas características estão dentro do contexto de usar a comunicação para minimizar o impacto de eventos (programados ou emergenciais) na rotina da cidade e do cidadão. Minimizar estes impactos significa otimizar e garantir a segurança da mobilidade dos cidadãos, levando em conta a dinâmica e os mais diferentes cenários na cidade. Com este objetivo, divulgamos mensagens ininterruptamente através da internet, orientando e, no médio e longo prazo, educando o carioca em relação a como proceder para otimizar seu deslocamento na cidade.

• 24 horas por dia / 7 dias por semana, atendendo os meios de comunicação e comunicando para a

(7)

A Comunicação no Centro de Operações Rio | Características Gerais

- Nos dias de chuva forte. Nestes casos, orientamos/educamos sobre como se deslocar com segurança, levando em conta fatores como ruas alagadas e deslizamentos em áreas de risco. As sirenes do sistema de alerta da Defesa Civil em áreas de risco são acionadas do Centro de Operações. Orientações aos moradores destas regiões também são comunicadas pelos canais de comunicação do centro operacional na internet.

- Ocorrências graves de trânsito. A comunicação tem como foco as interdições inesperadas, as melhores rotas de deslocamento e os elementos que envolvem as operações emergenciais de tráfego.

- Grandes eventos, como a Rio+20. A comunicação é feita antecipadamente, alertando sobre as modificações no sistema de tráfego para grandes eventos. Os cidadãos são permanentemente orientados para que otimizem seus deslocamentos, mesmo com o cenário atípico de um grande evento.

O Centro de Operações orienta/educa para garantir a mobilidade dos cidadãos em quais tipos de situações, além dos cenários de rotina? Veja alguns exemplos:

(8)

O Case| Centro de Operações e o projeto de comunicação-educação via web

Comitiva internacional se desloca na Linha Vermelha, durante a Rio+20.

Rua alagada no Méier, durante dia de chuva forte no Rio de Janeiro

(9)

O Case| Centro de Operações e o projeto de comunicação-educação via web

• O Centro de Operações da Prefeitura do Rio na internet: é o canal oficial da Prefeitura na web para orientar o deslocamento urbano 24 horas por dia, via Twitter, Facebook e website institucional.

• Os canais de comunicação do Centro de Operações na internet são utilizados para otimizar a mobilidade urbana no Rio durante crises, situações de emergência, em eventos programados que alterem a rotina da cidade ou mesmo no dia-a-dia. Na web, o Centro de Operações comunica orientações sobre como se deslocar pela cidade, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para uma audiência direta que tem picos de aproximadamente 80.000 pessoas.

• Este trabalho de comunicação se reflete diretamente (e de maneira educativa) no comportamento do carioca em relação à mobilidade urbana. A ideia é disseminar nova cultura colaborativa entre o cidadão e a cidade.

(10)

A Comunicação no Centro de Operações Rio | Características Gerais

Deslocamento de comitivas internacionais na Linha Vermelha, durante a Rio+20

Divulgação de planejamento de trânsito da Rio+20 no

Facebook. Interação com seguidores da rede social. Seguidores do Twitter tiram dúvidas sobre o trânsito durante a Rio+20, via Twitter.

Manifestação atrapalha trânsito durante a Rio+20 e orientação aos motoristas no perfil do Centro de Operações no Twitter

(11)

O Case| Centro de Operações e o projeto de comunicação-educação via web

• O projeto de comunicação-educação via web, inovador e único no país, nasceu no mesmo dia da inauguração do Centro de Operações Rio – por ser uma das diretrizes de atuação do centro operacional. A implementação do projeto se desenvolve em partes:

• Fase 1: No primeiro dia de operação do Centro, entrou em funcionamento

o perfil no Twitter @OperacoesRio, desde o início abastecido com

informações sobre as diversas operações que envolvem a rotina da cidade, 24 horas por dia.

• Fase 2: No início de 2011, iniciamos o perfil no Facebook.

• Fase 3: Última etapa, a implementação do website foi realizada em julho de 2012, disponibilizando na internet imagens em tempo real de mais de 400 câmeras da prefeitura do Rio, posicionadas em todos os bairros da cidade.

(12)

O Case| Centro de Operações e o projeto de comunicação-educação via web

(13)

O Case | Os objetivos do Centro de Operações na web

• Facilitar o deslocamento na cidade;

• Educar o cidadão-internauta para uma postura mais consciente e participativa, em relação à segurança e eficiência do seu próprio deslocamento;

• Minimizar impactos de situações inesperadas ou eventos programados na mobilidade dos cidadãos;

• Contribuir para a otimização do tempo de resposta às ocorrências que interfiram em vias públicas;

• Consolidar o Centro de Operações como fonte oficial de informação, por meio dos canais de comunicação da internet, agregando credibilidade, confiabilidade e potencial de mobilização para orientações preventivas; • Posicionar o Centro de Operações como ponto focal de informação sobre a

rotina operacional da cidade, estimulando o cidadão a enviar informações da rua, seja de situações-problema ou qualquer outro evento relevante presenciado.

(14)

Relevância do trabalho | Motivação para inscrição

A internet e as redes sociais do Centro de Operações têm se potencializado como veículo de comunicação direta com a população e, em menos de dois anos de existência, os perfis no Twitter, Facebook e o website do Centro de Operações somam uma audiência direta que atinge picos de aproximadamente 80.000 pessoas por semana. Participar do Prêmio Mobilidade Urbana será uma maneira de potencializar ainda mais a visibilidade das redes sociais e do website do Centro de Operações. Uma oportunidade de ampliar o alcance desta bem sucedida ferramenta de comunicação direta, tanto pela divulgação do projeto através do prêmio, quanto pela credibilidade que podemos agregar ao trabalho .

(15)

Descrição do projeto do Centro de Operações na web

Adequação ao tema

O projeto de comunicação do Centro de Operações na internet se adequa como um programa de educação, na medida em que seus objetivos resultam na disseminação de uma cultura colaborativa entre o cidadão e a cidade para a implementação de uma gestão inteligente de todos os fatores que envolvem a mobilidade dentro do município do Rio. Para adotar este novo modelo, é preciso educar a população sobre uma série de novos padrões operacionais e detalhar estes recém-criados protocolos de ação. Esta é a base de toda a linha editorial da comunicação do Centro de Operações Rio na web.

(16)

Descrição do projeto do Centro de Operações na web

Adequação ao tema

Nossos canais de comunicação na web procuram dar respostas e orientações sobre questões como:

• Quem é o porta-voz oficial da cidade sobre os temas que envolvem as operações de rotina (como trânsito e transporte público)?

• Para quem e com quais meios o cidadão deve se comunicar sempre que se deparar com um evento inesperado que envolva a sua mobilidade em via pública?

• Quais são os protocolos e as indicações de segurança em dias de chuva forte na cidade?

• Em um dia de chuva forte, o que o cidadão pode fazer para minimizar o impacto em sua rotina e os riscos para si, sua família e seus vizinhos?

(17)

Descrição do projeto do Centro de Operações na web

Adequação ao tema

A comunicação na internet do Centro de Operações visa educar e disseminar os preceitos desta gestão inteligente da cidade, que tem a prefeitura como agente responsável por estabelecer um novo padrão de interação de “mão dupla” entre o cidadão e a cidade. Para comunicar este novo modelo de cidade inteligente, o Centro de Operações comunica informações 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, com a intenção de criar uma audiência direta, um grupo de “early adopters” desta nova cultura.

(18)

Descrição do projeto do Centro de Operações na web

Inovação

O Centro de Operações Rio, por si só, é o maior exemplo de inovação tecnológica e de gestão urbana ocorrido nos últimos anos no Rio de Janeiro e no Brasil. O conceito de “smart city”, aplicado pela IBM ao projeto do Centro de Operações, é uma das abordagens mais inovadoras quando se fala em gestão urbana. O trabalho de comunicação do Centro é igualmente inovador: utilizamos as novas tecnologias da web como uma engrenagem do projeto de implementação de um inovador sistema de gestão urbana. No Estado do Rio (e no Brasil) não há nenhum tipo de projeto semelhante de comunicação, focado em contribuir para uma mobilidade urbana mais eficaz e segura e que, ao mesmo tempo, seja porta-voz oficial da prefeitura em relação às questões operacionais da cidade. Este trabalho de comunicação é pioneiro na medida em que não conta com nenhuma referência. Outra característica singular do projeto de comunicação é que as informações são divulgadas ininterruptamente pela internet, 24 horas por dia, sete dias por semana.

(19)

Descrição do projeto do Centro de Operações na web

Contribuição à Mobilidade Urbana

Para garantir ao cidadão uma mobilidade urbana mais eficaz, comunicamos informações sobre melhores itinerários para deslocamentos; orientações sobre deslocamentos em situações de crise (para minimizar impacto de crises na rotina do cidadão e otimizar solução de problemas por evitar aglomeração de pessoas e veículos em áreas críticas); divulgação sobre esquemas especiais de tráfego para a realização de grandes eventos (como o Rock in Rio, o Carnaval e a Rio+20). Tudo isso funcionando 24 horas por dia.

(20)

Abrangência: público-alvo, localidades e cronogramas de implementação

Público-alvo e abrangência: O público-alvo do projeto são as pessoas

que circulam pelo município do Rio e na região metropolitana, na medida em que divulgamos informações sobre vias intermunicipais. A abrangência do projeto é a capital fluminense e, indiretamente, os municípios vizinhos.

Cronograma de implementação: O projeto de comunicação na web do

Centro de Operações começou a ser implementado a partir de dezembro de 2010 e, desde então, funciona continuamente até hoje. Já foram implementadas funcionalidades multimídia, como fotos e vídeos. A cada grande evento, implementamos novos procedimentos nas redes sociais e no website, com o objetivo de chegar à Copa do Mundo e às Olimpíadas, com uma variedade de opções de comunicação com o internauta via redes sociais e outros canais de comunicação web, além de recursos funcionais, como a interação por vídeo e áudio.

(21)

Resultados obtidos e esperados

• Suporte de comunicação em planejamentos especiais de trânsito para grandes eventos e situações de crise, contribuindo para reduzir impactos negativos na rotina da cidade. Exemplos: Show do Paul McCartney,

Incêndio em Copacabana (junho/2012), Carnaval (420 blocos

programados), Jogos Mundiais Militares.

• Chegar à Copa do Mundo de 2014 com audiência direta na web de mais de 150.000 cidadãos-internautas.

• Audiência direta com picos de quase 80.000 internautas.

• Canal de comunicação na web que recebe informações diariamente dos internautas sobre ocorrências na cidade.

• Reconhecimento internacional: único perfil brasileiro do Twitter indicado, em 2011, para o prêmio Shorty Awards, o “Oscar” da rede social. O perfil @OperacoesRio ficou entre os seis finalistas na categoria “Governo”, disputa vencida pelo perfil da NASA.

(22)

Pessoas envolvidas no trabalho | Investimentos necessários

Pessoas envolvidas no trabalho

Equipe de jornalistas da Assessoria de Comunicação do Centro de Operações Rio (nove profissionais).

Investimentos envolvidos

Nenhum investimento extra, a não ser a contratação da equipe de Assessoria de Comunicação (que inclui este projeto de

comunicação dentro de suas atividades diárias) e a aquisição de uma máquina fotográfica.

(23)

Dificuldades para implementação do projeto

Dificuldades na implementação

- Apuração simultânea de informações junto aos diferentes órgãos para manter alimentação em tempo real das redes sociais.

- Desafio de integração com as assessorias de comunicação dos órgãos e concessionárias integradas ao Centro de Operações Rio.

- Implementar, junto aos veículos de comunicação que fazem cobertura

diária da cidade, a cultura de acompanhar as notícias em tempo real de nossas redes sociais.

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, será apresentado uma fundamentação teórico-metodológica utilizada em pesquisas em História da Educação Matemática e os participantes poderão

Marc Sprenger, antigo presidente do Conselho de Administração, Zsuzsanna Jakab, directora do ECDC, e Miroslav Ouzký, deputado ao Parlamento Europeu, na inauguração do Centro

Quanto à massa fresca da parte aérea (MFPA), as mudas desenvolvidas no meio de cultivo adicionado de 6,0 g.L -1 de ágar apresentaram os maiores valores (1,99 g), não

The study of the surface teatments influence regardings wettability and visual evaluation of the SEM images allows a more detailed understanding of the surface

Paciente feminina, branca, 24 anos, sem sintomas oculares, revela preocupação com o apareci- mento de manchas avermelhadas no olho direito, há 30 dias. Ao exame

Relações invariantes , além de serem uma ferramente útil para demonstrar a correção de algoritmos iterativos, elas nos ajudam a compreender o funcionamento do algoritmo. no

Por fim, deixa-se como sugestão para trabalhos futuros a verificação da sinalização, volume de tráfego e procedimentos de segurança para realização de ensaios

A utilização desta prática pedagógica pode ser profícua no processo de aprendizagem, na medida em que contribui para que o aluno compreenda melhor os processos