• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO UNICULTURA. Maria Eduarda Courcouvelis Casadei

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COLÉGIO UNICULTURA. Maria Eduarda Courcouvelis Casadei"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO UNICULTURA

Maria Eduarda Courcouvelis Casadei

DINÂMICA SEGUNDO AS LEIS DE ISAAC NEWTON

GUARULHOS 2022

(2)

INTRODUÇÃO

As leis de Newton são um conjunto de três leis que explicam a dinâmica do movimento dos corpos, juntas elas formam as bases da mecânica clássica. Foram criadas por Isaac Newton e publicadas em 1687, em seu livro "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural".

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos.

A Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que agem sobre ele.

A Segunda lei de Newton explica que força resultante aplicada a um corpo, é igual ao produto da massa da matéria pela aceleração adquirida. Ou seja, a soma da força vetorial sobre um corpo produzirá uma aceleração desse corpo diretamente proporcional ao seu momento linear.

Isso explica o porquê de quando uma força de mesma intensidade é aplicada em corpos de massas diferentes, a aceleração produzida por eles é diferente.

(3)

LEI QUE EXPLICA A FORÇA RESULTANTE

A segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que agem sobre ele

Postulada pelo físico inglês Isaac Newton, a Segunda Lei foi publicada, juntamente com a Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia) e a Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação), em 1687 na obra de três volumes, intitulada

“Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”.

A Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) afirma que:

“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”

A Segunda lei de Newton explica que força resultante aplicada a um corpo, é igual ao produto da massa da matéria pela aceleração adquirida. Ou seja, a soma da força vetorial sobre um corpo produzirá uma aceleração desse corpo diretamente proporcional ao seu momento linear.

Desse modo, a aceleração adquirida, após a aplicação da força, terá a mesma direção e sentido da força resultante

Fórmula da Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) A fórmula matemática da Segunda Lei de Newton pode ser representada, de maneira simplificada, da seguinte forma:

F= m.a

F = força resultante (medida em newtons (N)) m = massa do corpo (medida em kg)

a = aceleração (medida em metro por segundo ao quadrado m/s²).

Essa fórmula estabelece a resultante das forças e é chamada equação fundamental da dinâmica. Assim, a massa do corpo (m) é a constante de proporcionalidade da equação e é a medida da inércia de um corpo.

(4)

Cabe ressaltar que a força, nesse caso, diz respeito a um referencial inercial.

Sabendo que Força (F) e aceleração (a) são grandezas vetoriais que possuem módulo, direção e sentido, é importante levar em consideração a direção e o sentido no qual a força é aplicada.

Isso explica o porquê de quando uma força de mesma intensidade é aplicada em corpos de massas diferentes, a aceleração produzida por eles é diferente.

FORÇA RESULTANTE

A força resultante é a soma vetorial de todas as forças aplicadas a um corpo. De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

Para haver aceleração e o corpo alterar sua velocidade é preciso que a soma das forças que atuam sobre ele, ou seja, a força resultante não seja nula. A aceleração dos corpos depende do seu tamanho e da força que imprime para que ocorra a alteração de velocidade. De modo que, os corpos que possuem maior massa, apresentam aceleração menor, já os corpos com menor massa, possuem aceleração maior.

Assim, é possível concluir que a massa do corpo concede uma resistência à variação da velocidade, sendo, por isso, a medida indireta da inércia de um corpo.

Nesse sentido, a aceleração de um corpo submetido a uma força resultante é diretamente proporcional à intensidade da força e inversamente proporcional à sua massa

FORÇA PESO

Através da Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) é possível chegar à outra definição essencial para compreensão de fenômenos da Física: o peso. A Força Peso equivale à atração que um planeta exerce sobre um corpo em sua superfície. Essa força pode ser calculada da seguinte forma:

P = m.g

(5)

P = Peso m = massa

g = é a aceleração da gravidade local.

A força peso varia de acordo com a gravidade, portanto, a massa de um corpo é fixa, mas o seu peso é variável. Dessa forma, um corpo com massa de 30kg no planeta Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2, possui o seguinte peso: P = 30.

9,8 / P = 294 N.

O mesmo corpo em um planeta com gravidade diferente, como Marte, por exemplo, onde a gravidade = 3,711 m/s2, o peso do corpo seria o seguinte: P = 30.3,711 / P = 37,11 N

PRIMEIRA LEI DE NEWTON

A Primeira Lei de Newton é também chamada de "Lei da Inércia" ou "Princípio da Inércia". Inércia é a tendência dos corpos de permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU).

Assim, para um corpo sair do seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme é necessário que uma força passe a atuar sobre ele.

Portanto, se a soma vetorial das forças for nula, resultará no equilíbrio das partículas. Por outro lado, se houver forças resultantes, produzirá variação na sua velocidade.

Quanto maior for a massa de um corpo, maior será sua inércia, ou seja, maior será sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

Para exemplificar, pensemos num ônibus em que o motorista, que está numa determinada velocidade, se depara com um cão e rapidamente, freia o veículo.

Nesta situação, a tendência dos passageiros é continuar o movimento, ou seja, eles são jogados para frente.

(6)

SEGUNDA LEI DE NEWTON

A Segunda Lei de Newton é o "Princípio Fundamental da Dinâmica". Nesse estudo, Newton constatou que a força resultante (soma vetorial de todas as forças aplicadas) é diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.

No Sistema Internacional (SI) as unidades de medida são: F (força) é indicada em Newton (N); m (massa) em quilograma (kg) e a (aceleração adquirida) em metros por segundo ao quadrado (m/s²).

Importante ressaltar que a força é um vetor, ou seja, possui módulo, direção e sentido.

Dessa forma, quando várias forças atuam sobre um corpo, elas se somam vetorialmente. O resultado desta soma vetorial é a força resultante.

A seta acima das letras na fórmula representa que as grandezas força e aceleração são vetores. A direção e o sentido da aceleração serão os mesmos da força resultante.

TERCEIRA LEI DE NEWTON

A Terceira Lei de Newton é chamada de "Lei da Ação e Reação" ou "Princípio da Ação e Reação" no qual toda força de ação é correspondida por uma força de reação.

Dessa maneira, as forças de ação e reação, que atuam em pares, não se equilibram, uma vez que estão aplicadas em corpos diferentes

(7)

CONCLUSÃO

É possível concluir que as Leis de Newton são os princípios fundamentais usados para analisar o movimento dos corpos. Juntas, elas formam a base da fundamentação da mecânica clássica.

Assim, a massa do corpo concede uma resistência à variação da velocidade, sendo, por isso, a medida indireta da inércia de um corpo. Nesse sentido, a aceleração de um corpo submetido a uma força resultante é diretamente proporcional à intensidade da força e inversamente proporcional à sua massa.

Portanto, se a soma vetorial das forças for nula, resultará no equilíbrio das partículas. Por outro lado, se houver forças resultantes, produzirá variação na sua velocidade.

Lembrando que essas forças apresentam a mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos.

Para exemplificar, pensemos em dois patinadores parados um de frente para o outro. Se um deles der um empurrão no outro, ambos irão se mover em sentidos opostos.

(8)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/fisica/segunda-lei-de-newton-principio- fundamental-da-dinamica

https://www.todamateria.com.br/leis-de-newton/amp/

https://www.todamateria.com.br/isaac-newton/

Referências

Documentos relacionados

De acordo com Newton, qualquer corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se a resultante das forças que atuam sobre esse corpo for nula (1ª Lei

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

De acordo com a 1.ª Lei de Newton, quando a resultante das forças que atua sobre um corpo é nula, o corpo ou está em repouso ou desloca-se com movimento retilíneo e uniforme.. Se

A segunda lei de Newton mostra que força resultante e aceleração andam juntas; logo a aceleração da gravidade está ligada a uma força: a força peso, ou simplesmente peso...

2ª Lei de Newton (a força faz variar o módulo ou direção da velocidade) Condições: Força resultante – balanço de todas as forças aplicadas no corpo ≠ 0.. Possui aceleração

- Prisma Reto: possui arestas laterais perpendiculares à base, cujas faces laterais são retângulos.. - Prisma Oblíquo: possui arestas laterais oblíquas à base, cujas faces laterais