• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ANÁLISE DO IMPACTO DAS MIDIAS SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DE UMA LOJA DE ROUPAS FEMININAS LOCALIZADA NO NOROESTE PAULISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: ANÁLISE DO IMPACTO DAS MIDIAS SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DE UMA LOJA DE ROUPAS FEMININAS LOCALIZADA NO NOROESTE PAULISTA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: ANÁLISE DO IMPACTO DAS MIDIAS SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DE UMA LOJA DE ROUPAS FEMININAS LOCALIZADA NO NOROESTE PAULISTA

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: Administração

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E ARTES DOM BOSCO DE MONTE APRAZÍVEL - FAECA DOM BOSCO

AUTOR(ES): AMANDA TOFOLI BORGES, YNARA CORDEIRO FERNANDES

ORIENTADOR(ES): MARCOS ROBERTO LACERDA GOMES, JOÃO ANGELO SEGANTIN

(2)

1. RESUMO

Uma parcela significativa das empresas procura inovar sua forma de conquistar novos clientes, é possível obter novos clientes por meio do marketing digital com a utilização das redes sociais. Um dos grandes motivadores para esta escolha são seus benefícios de interação, rapidez na obtenção de dados, resultados, seletividade, entre outros. A partir deste artigo científico, foi desenvolvido uma pesquisa em uma loja de roupas femininas da região noroeste paulista, objetivando avaliar o alcance da comunicação antes e depois da utilização das redes sociais como veículo de comunicação. Com os resultados obtidos neste, foi possível constatar que as redes sociais são ótimas ferramentas, plenamente capazes de influenciar na decisão na hora da compra. Assim, conclui-se que os empresários devem acompanhar a evolução tecnológica e desenvolver suas estratégias de marketing digital, como observado na empresa analisada que, durante o desenvolvimento deste estudo, estruturou uma divulgação em redes sociais e obteve retorno significativo.

2. INTRODUÇÃO

Com os atuais avanços tecnológicos, e os desenvolvimentos das mídias sociais, o comercio vem ganhado cada vez mais opções para divulgar sua marca e produtos. Com o grande número de usuários nas redes sociais como Facebook, Instragram e Whats App, os lojistas contam com uma maior facilidade de divulgação, comunicação e venda de seus produtos.

Na atualidade, especificamente na área de roupas femininas, é evidente que tem sido um ramo lucrativo no mundo virtual, pois as redes sociais são ótimas ferramentas para influenciar os consumidores a adquiri os produtos, devido ao compartilhamento de fotos de conjuntos de roupas em modelos chegarem nas timilines dos clientes, de uma forma rápida e praticamente sem custos.

Procurou-se com este trabalho levantar teorias referentes ao marketing digital, mais precisamente ao uso de redes sociais na comunicação e, também, diagnosticar o antes e o depois do uso das redes sociais para divulgação de uma loja de roupas femininas.

(3)

3. OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo geral analisar o impacto da divulgação em uma loja de roupas femininas através de redes sociais, bem como, seu poder de interação entre empresa e consumidor.

Já como objetivos específicos foram delineados: a) Ampliar o conhecimento teórico sobre o marketing digital; b) Analisar o potencial das redes sociais como ferramenta de divulgação; c) Diagnosticar através de pesquisa de campo o real impacto das redes sociais na comunicação, considerando uma pequena cidade do interior paulista.

4. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.

A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida através de leituras de artigos científicos já publicados, livros, enciclopédias e impressos diversos.

A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos dos textos. (SEVERINO, 2016, p.131).

Após o desenvolvimento teórico, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa que, segundo Souza (p. 39, 2007), “caracteriza-se pelo emprego da quantificação tanto no processo de coleta dos dados quanto na utilização de técnicas estatísticas para o tratamento do mesmo”. Com esta técnica de pesquisa os dados foram quantificados através de tabulação computadorizada e os seus resultados apresentados através de gráficos.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1. Marketing

Na administração de empresas, o marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam os desejos do consumidor. Também se refere às estratégias

(4)

de comunicação e de vendas que superem a concorrência. Segundo Cobra (2009, p.4), “marketing passou a ser entendido como uma função empresarial que cria valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradora para a empresa”.

O marketing tem como objetivo compreender as necessidades dos clientes e do mercado e atendê-las da melhor forma, portanto as empresas devem buscar sempre inovar, encantar e fidelizar clientes, através da utilização das ferramentas de estratégias de marketing como um diferencial competitivo, possibilitando alcançar os objetivos organizacionais.

[...] o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (KOTLER; KELLER, 2006, p.4).

Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

5.2 Marketing digital

A internet proporcionou muitas mudanças e, entre elas, o surgimento do marketing digital. Segundo Limeira (2010, p. 10) “marketing digital é o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo de informação recebida”.

Com a evolução da internet, houve novas possibilidades para o campo do marketing, no qual possibilitou um espaço amplo e dinâmico para vender e se relacionar com clientes.

A internet deixou de ser uma mídia para ser um ambiente. Uma brecha virtual no espaço – tempo no qual temos experiência de entretenimento, de troca e acúmulo de informações, de comunicação e de compras. Torna-se cada dia uma maneira de exercermos cada vez mais nossa cidadania, a nossa própria condição humana na era da informação e do conhecimento.

(VAZ, 2010, p. 415).

Com o surgimento da internet, as empresas tiveram que renovar sua forma de fazer propaganda utilizando as ferramentas que a internet proporciona. A propaganda na internet é uma forma de inovar o modo de como as empresas devem ser anunciadas. Uma das formas de se fazer propagandas na internet é através de

(5)

links patrocinados, que são anúncios pagos por clique e aparecem nas redes sócias por exemplo.

Para que um produto, empresa ou marca seja visualizado e acessado é preciso realizar uma propaganda na internet apresentando as informações, por meio de um site ou anúncio, para assim gerar interesse no usuário e possivelmente efetivar uma venda. As estratégias do marketing digital passaram a desempenhar uma função prática direcionada ao tipo de consumidor, o que além de proporcionar uma relação de duas vias entre empresa e cliente, realiza as funções de divulgação de marca, produtos, serviços, propaganda, publicidade e outros que são cruciais no processo de consolidação da marca.

Com a utilização da internet para trabalhar com o marketing, além de proporcionar benefícios para a empresa, o marketing digital possibilita diversas vantagens aos clientes. Las Casas (2012, p. 336) afirma que os benefícios proporcionados pelo crescimento do marketing através da internet são: “[...] conforto, rapidez, custos mais baixos, informações, relacionamento “mais próximos” e ainda a possibilidade de coletar dados com detalhamento maior”.

Ao iniciar o desenvolvimento do marketing digital na empresa, é importante conhecer as oportunidades que este tipo de investimento oferece, mas sem perder de vista que os resultados só aparecem com as estratégias sendo executadas corretamente e deve haver sempre melhorias.

5.3 A influência das redes sociais para o marketing digital

A internet possibilitou uma revolução no marketing digital através do surgimento de inúmeros blogs e redes sociais virtuais, possibilitando que qualquer pessoa se relacione e interajam com facilidade com pessoas, lojas, empresas, quem quer que seja e onde quer que esteja. Las Casas (2014, p. 42) define redes sociais como “um grupo de pessoas, de organização ou de outros relacionamentos conectados por um conjunto de relações sociais, como amizades, trabalho em conjunto ou uma simples troca de informações”.

As redes sociais são caracterizadas como uma ferramenta que permite ao usuário criar um perfil público possibilitando o contato com outros indivíduos de forma a estabelecer e manter relações, compartilhamento de experiências e informações entre os usuários. Elas também proporcionam interatividade, rapidez na

(6)

obtenção de dados, seletividade e capacidade de gerar conteúdos próprios na Internet, moldando o dia a dia dos novos consumidores.

O consumidor pode conferir uma postagem em sua rede social patrocinada e se interessar, ou seja, se esta for de seu interesse, ele poderá comprar o produto se comunicando com a marca de forma direta via rede social.

Os consumidores querem ter flexibilidade de escolha e escutar o que dizem sobre a marca, opiniões isentas e de pessoas comuns como eles, as pessoas querem exercer o poder de escolha que tem, para adquirir a solução que acreditam ser a melhor, e não a que a empresa lhes diga.

Ferramentas para pesquisa eles tem – a internet e as redes sociais estão ai, com uma enorme quantidade de elementos para que eles exerçam tal poder - a era do “vender” dá espaço a do “ajudar a comprar”. (VAZ, 2010, p. 69).

Antigamente, os consumidores tinham o habito de se fazer a comparação de preços visitando diversas lojas para observar o melhor custo-benefício, desta forma, o vendedor tinha ainda a chance de influenciar o consumidor. Porém, nos dias de hoje o consumidor tem a possibilidade de pesquisar a marca e as opiniões de outros consumidores antes de comprar um produto por meio de vários influenciadores digitais nas redes sociais, podendo obter informações detalhadas sobre o produto/serviço, além de indicações de outros consumidores antes de fechar negócio.

5.4 Uso estratégico das redes sociais

As empresas têm utilizado como estratégia a identificação de grupos ou usuários que representam segmentos em suas redes sociais e que permite influenciar a percepção de outros usuários.

Entender como o consumidor é influenciado na compra não é tarefa simples, mas essencial quando se inicia o processo mercadológico, em que se procura estudar o porquê da compra, como e quando o cliente vai optar em adquirir seus produtos e serviços. (TAVARES, 2013, p. 19).

Neste contexto, os influenciadores digitais se tornaram uma importante estratégia de marketing para as empresas pela espontaneidade e interação diferenciada que proporcionam aos consumidores através de suas redes sociais.

Segundo Politi (2019), “Influenciador digital é um indivíduo que possui um público fiel e engajado em seus canais online e, em alguma medida, exerce capacidade de influência na tomada de decisão de compra de seus seguidores”.

(7)

Os influenciadores digitais tem a capacidade de afetar o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores, através de suas redes sociais, indicando e utilizando produtos.

Com o crescimento da internet, não é mais possível pensar em ações isoladas na internet. Seja qual for seu negócio, com toda a certeza uma parcela significativa de seus consumidores é representada por usuários frequentes da internet que acessam a rede mais do que qualquer outra mídia. Assim, incluir a internet como parte de seu planejamento de marketing, criando ações integradas que permitam utilizar melhor os recursos disponíveis, é fundamental. (TORRES, 2009, p. 61).

Além de atrair um cliente e aumentar as oportunidades de vendas, a internet, juntamente com os influenciadores digitais, permite que as empresas possam criar relacionamentos duradouros com o cliente e despertar o interesse em uma nova compra.

Porém, as empresas devem levar em consideração que com a interatividade proporcionada pelas redes sociais o consumidor tem acesso ilimitado às informações que podem influenciar na sua decisão de compra.

6. RESULTADOS

Foram desenvolvidas duas pesquisas com clientes de uma loja de roupas femininas localizada em Sebastianópolis, cidade da Região Noroeste do Estado de São Paulo. A primeira descreveu o nível de interação dos clientes com mídias digitais e a segunda analisou o impacto da comunicação da loja utilizando, além do material gráfico, as mídias digitais.

As abordagens aconteceram no interior da própria loja no final do atendimento ao cliente. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado com perguntas e opções de respostas, a tabulação dos dados foi desenvolvida através do programa Excel as informações apresentadas através de gráficos.

Importante destacar que as entrevistas aconteceram nos meses de fevereiro e março, antes do início do programa estadual de prevenção ao COVID-19.

Na sequência estão as apresentações e comentários dos resultados da pesquisa.

(8)

Gráfico 1. Faixa etária

Fonte: Análise do Impacto das Mídias Sociais na Divulgação de uma Loja de Roupas Femininas Localizada no Noroeste Paulista, 2020.

O gráfico 1 apresenta a faixa etária dos respondentes da pesquisa.

Gráfico 2. Interações em redes sociais

Fonte: Análise do Impacto das Mídias Sociais na Divulgação de uma Loja de Roupas Femininas Localizada no Noroeste Paulista, 2020.

A rede social mais utilizada pelos clientes da loja é o Instagram, uma rede mundialmente conhecida e bastante utilizada para publicações de fotos e vídeos.

Gráfico 3. Influências em redes sociais

Fonte: Análise do Impacto das Mídias Sociais na Divulgação de uma Loja de Roupas Femininas Localizada no Noroeste Paulista, 2020.

Analisando os setores comerciais pesquisados e o poder de influência nas redes, pode-se observar que, entre os entrevistados, o setor de roupas é o que tem mais atrativos capazes de influenciar. Neste sentido, o próximo gráfico apresenta o

42%

24%

16%

18%

Qual a sua idade?

De 15 a 25 anos De 26 a 35 anos De 36 a 45 anos Acima de 46 anos

22%

45%

33%

0%

Quais redes sociais você mais utiliza?

Facebook Instagram Whats app Nehuma

20%

7% 44%

29%

Qual área mais te influencia através de anúncios na internet?

Comida Roupas

Eletrodomésticos Eletroeletrônicos

(9)

número de vezes em que os respondentes já foram influenciados pela internet.

Gráfico 4. Número de influências

Fonte: Análise do Impacto das Mídias Sociais na Divulgação de uma Loja de Roupas Femininas Localizada no Noroeste Paulista, 2020.

A partir destas conclusões a loja passou a utilizar o marketing digital através das redes sociais. Foi criado paginas da loja no Faceebok e no Instagram para divulgar fotos e vídeos dos seus produtos. Utilizou o WhatsApp para interagir diretamente com seus clientes em relação a separar roupas, entregar a domicilio, tirar dúvidas sobre formas de pagamentos e podendo prestar o pós-venda.

Após, foi aplicado outro questionário para avaliar o impacto destas mudanças e a informação está apresentada na sequência.

Gráfico 5. Propaganda

Fonte: Análise do Impacto das Mídias Sociais na Divulgação de uma Loja de Roupas Femininas Localizada no Noroeste Paulista, 2020.

No gráfico nº 5 é possível observar o impacto da mídia digital na divulgação da loja após a primeira etapa do estudo, comparada com a distribuição de panfletos.

Vale destacar também que a informação transmitida pelos amigos é muito forte em pequenas cidades.

11%

18%

64%

7%

Quantas vezes ja foi influenciado por propagandas na internet?

Uma vez

De duas a cincos vezes Cinco vezes ou mais Nehuma

49%

31%

20%

Qual motivo te levou a procurar pela loja?

Fotos nas redes sociais Preço dos produtos Indicação de amigos

(10)

Gráfico 6. Atrativo

Fonte: Análise do Impacto das Mídias Sociais na Divulgação de uma Loja de Roupas Femininas Localizada no Noroeste Paulista, 2020.

O gráfico nº 6 apresenta a atratividade da internet e a comprovação do seu poder no setor de roupas femininas. A maioria dos entrevistados procurou a loja porque se sentiu atraído pelas fotos dos produtos.

Gráfico 7. Interação

Fonte: Análise do Impacto das Mídias Sociais na Divulgação de uma Loja de Roupas Femininas Localizada no Noroeste Paulista, 2020.

Ao questionar sobre a interação dos clientes com a loja através das redes sócias, foi constatado que a maioria interagiu e suas expectativas foram superadas com o atendimento recebido.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo visou analisar terias de marketing digital destacando a abrangência das redes sociais e seu impacto na comunicação e interação com clientes. Assim, pode-se afirmar que os objetivos foram alcançados.

A revisão bibliográfica apresentou conceitos e definições de marketing digital com ênfase nas redes sociais como canal eficiente e eficaz de interação entre empresas e clientes.

29%

56% 15%

De que forma você soube da loja?

Através de amigos Por Panfletos

Através das redes sociais

22%

67% 11%

Você já interagiu com a empresa através das redes sociais?

Não

Sim, porem não atendeu minhas expectativas Sim, e superou minhas expectativas

(11)

Já, a pesquisa levou a reflexão sobre a abrangência do mundo on-line.

Pois, mesmo desenvolvida numa pequena cidade do interior paulista, foi possível constatar que os clientes pesquisados estão conectados com a web, possui conta em redes sociais e interagem com pessoas e empresas.

Assim, conclui-se que os empresários devem acompanhar a evolução tecnológica e desenvolver suas estratégias de marketing digital, como observado na empresa analisada que, durante o desenvolvimento deste estudo, estruturou uma divulgação em redes sociais e obteve retorno significativo.

8. FONTES CONSULTADAS

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Crocriação de valor: conectando a empresa com os consumidores através das redes sociais e ferramentas colaborativas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Otani.TCC:Métodos e Técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.

POLITI, Cassio. Influenciador digital: o que é e como classificá-lo? Disponível em:

https://www.influency.me/blog/influenciador-digital/ Acesso em: 14 de abr. de 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Editora Cortez, 24.

ed. rev. E atual. São Paulo, 2016.

SOUZA, Antonio Carlos de, FIALHO, Francisco e OTANI, Nilo

TAVARES, Cristiano Viana Cavalcante Castellão. Marketing na região do cariri:

melhores marcas, merchandising, satisfação e comportamento do consumidor. 1. ed.

Curitiba: CRV, 2013.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Fluxo principal: 1 empresa insere todos os dados pedidos na página; 2 sistema informa que o cadastro foi realizado com sucesso e dirá para o mesmo aguardar a confirmação de sua

O fato de a porcentagem de mulheres no sistema prisional ser baixa (6,3% no Brasil e entre 0% e 29,7% no mundo) faz com que suas necessidades não sejam consideradas

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada

No âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) ambiciona-se uma escola renovada, capaz de direccionar a humanidade para um caminho

This type of systems have several different data sources (e.g., blood pressure and cardiac rhythm sensors, light sensor, etc) and the application should manage the devices connected