• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

TURMA:

ADELCI ALBERTON

JUSSARA CARVALHO PEREIRA SILVIA BITENCOURT

SILVANA SANTOS

RETRATO DA ESCOLA E.E.B. NOSSA SENHORA DOS PRAZERES.

PLAC 1 PLANO DE AÇÃO COLETIVO Prof.ª GABRIELA NÓBREGA RESES LOCAL DE REALIZAÇÃO: UFSC MÓDULO: PLAC 1 - PLANO DE AÇÃO COLETIVA

VANICE PIZZOLOTTO VITALI CORREIA PINTO - SC SETEMBRO 2014

(2)

RETRATO DA ESCOLA NA CULTURA DIGITAL

1. Situando a Escola na História: Suas Origens e Desenvolvimento

A Escola de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres está situada no município de Correia Pinto, no Planalto Catarinense, município com 14.658 habitantes.

Originalmente a escola foi fundada em 1949, no interior do município, como Escola Mista Municipal de Fundos, sendo transferida, em 1952, para o terreno onde está atualmente. Com esta mudança ganhou também um novo nome: Escola Isolada Municipal Nossa Senhora dos Prazeres.

A escola atende atualmente 830 alunos do Ensino Fundamental (séries iniciais) ao Ensino Médio e Profissionalizante – Magistério – em três turnos.

A clientela é oriunda dos diversos bairros e diversas localidades do interior do município. O perfil socioeconômico dos alunos configura-se entre as classes médias e baixa renda, sendo esta última a mais predominante.

O quadro funcional conta com de 52 professores, diretor geral, 02 assessores de direção, 02 Supervisoras Educacionais e 03 Assistentes Técnicos Pedagógicos, 02 monitores para Sala de Informática, 06 serventes, 03 merendeiras.

A estrutura física da escola compõe-se de dezesseis (16) salas de aula, a sala dos professores, um laboratório de informática, 02 salas multimídias, uma biblioteca, sala da Supervisão Escolar, Laboratório de Ciências, Sala de Atendimento para Educação Especial, Sala de Ciências Humanas, Ginásio de Esportes, Área Administrativa – Sala de Direção e Secretária Escolar, Banheiros Masculinos e Femininos, Almoxarifados, Sala para Supervisão do Magistério, Salas de trabalhos para o projeto Mais Educação, duas cozinhas, refeitório, área de lazer externa e pátio interno.

Os recursos tecnológicos disponibilizados para uso de professores e alunos são 44 computadores nas salas de informática com acesso à internet, três aparelhos de Datashow, um computador à à disposição dos professores na sala de professores; um computador à um computador na sala da Supervisão Escolar, um computador na biblioteca e um à disposição para a Supervisão do Curso de Magistério. Todos possuem acesso à internet através do sistema wi-fi. Há uma lousa digital, uma filmadora digital com sistema full HD, 01 scannner, uma máquina fotográfica digital, aparelhos de som, luzes e microfonia.

As salas de informática e multimídias são constantemente utilizadas pelos professores das diversas áreas de disciplinas para atividades, desde as séries iniciais até as turmas de Magistério;

(3)

Usa-se a multimídia para desenvolvimento de aulas teóricas e práticas que vão desde a produção de textos, uso de jogos didáticos, pesquisas, aulas virtuais, vídeos, filmes, animações, produção de vídeos e DVD.

As salas de informática e multimídias são constantemente utilizadas pelos professores das diversas áreas de disciplinas para atividades, desde as séries iniciais até as turmas de Magistério.

Para construir o retrato de nossa escola observamos a necessidade de integrar os professores, alunos, monitores da sala de informática e a equipe gestora no processo de discussão sobre o uso das TDICS na escola.

De antemão sabe-se das atividades pedagógicas desenvolvidas com uso da Tecnologia Digital nas diferentes áreas e disciplinas do Ensino Fundamental e Médio. O laboratório de informática e as salas de multimídia raramente estão ociosas em qualquer dos três turnos de funcionamento da escola.

Há projetos específicos desenvolvidos pela disciplina de Inglês – Ensino Fundamental II e Ensino Médio com a criação bimestral de vídeo-clip musical pelos alunos para apresentações nas salas de multimídia.

Projeto de com alunos de 3º ano do Ensino Médio desenvolvido na disciplina de Artes.

Projeto com o Magistério: Micro curso de aprendizagem das ferramentas tecnológicas digitais para uso pedagógico.

Projeto Programando o Futuro desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em parceria com a FAPESC e UNIPLAC (Lages), cuja característica é utilizar plataforma especialmente desenvolvida com uma interface gráfica lúdica, a qual permite que programas sejam construídos como blocos de montar e que por meio da linguagem de programação de computadores e a criação de softwares, promove o desenvolvimento do raciocínio lógico e a criatividade dos alunos de ensino fundamental, despertando o seu interesse pela área tecnológica e a melhoria do desempenho frente a disciplinas básicas.

“Apresentação de trabalhos da disciplina de Inglês – Ensino Médio na Feira

Regional do Conhecimento – Lages SC.

Alunos de 3º ano de Ensino Médio.”

(4)

A escola desenvolve simultaneamente o Projeto de Leitura – Ler é fundamental, semanalmente e o Programa Mais Educação, o projeto de Reciclagem Consciente.

O PPP da escola está atualizado, pois todo reinicio de ano escolar ela é objeto de estudo e atualização de acordo com os processos e intenções definidos por todo corpo de trabalho da escola, senso participativo aos pais e alunos. O Grêmio Estudantil, principal representante dos alunos, é muito participativo e atuante.

Este ano o principal projeto da escola é: Família na Escola – resgatando valores e a participação familiar no processo escolar.

No decorrer do ano letivo verificou-se a necessidade de um projeto de valorização da vida junto aos alunos e às famílias, assim nasceu o projeto TRANSFORMANDO E PROTEGENDO A VIDA DE NOSSOS ALUNOS.

O lema central de nossa escola é: Educar, Valorizar e Transformar vidas: na Escola, na Família e na Sociedade.

Faz-se o uso das mídias sociais: blog, site da escola, You Tube e principalmente o facebook, que é atualmente uma poderosa aliada na comunicação entre escola, alunos, pais e comunidade em geral.

Para tomada referencial inicial da realidade ora vigente em nossa escola voltada ao uso das TDCS optou-se por entrevistas gravadas com professores, monitores de informática, supervisão pedagógica, alunos e com a diretora geral da escola e com as mesmas foi produzido um filme.

A escolha desta opção deveu-se ao tempo exíguo para a realização da tarefa e ao acúmulo de atividades anteriormente programadas pela escola: A Feira do Conhecimento e Cidadania ocorrida em 29/08; os preparativos para o desfile cívico – 07/09, os encontros com pais de cada turma da escola, enfim todas as programações dificultaram um trabalho mais amplo neste momento.

Contamos também com o apoio do grupo de professores participantes do Sismédio, pois os mesmos já haviam realizado uma pesquisa com os alunos sobre o uso de mídias e tecnologias.

“Alunos do 7º ano 03 desenvolvendo projeto de Ficha Literária Digital na Sala de Informática 02.”

(5)

Desta realidade nosso grupo verifica grande mudança no aparato da práxis pedagógica proporcionado pela tecnologia digital, tanto na trajetória pessoal, como na profissional, trazendo desafios e problemas, cuja solução vai depender do trabalho pedagógico realizado, dos objetivos e estratégias utilizadas para criar novos cenários de interação, visando a produção do conhecimento.

As dificuldades no uso das tecnologias são abrangentes, tais como o acesso limitado à web;

velocidade lenta de conexão; salas de aula sem acesso à internet.

Por outro lado, o corpo docente também contribui com estas dificuldades com a resistência por parte dos docentes, devido à falta de conhecimento operacional e de como utilizar os aplicativos disponíveis na sua disciplina;

Alguns docentes têm receio, pois os alunos possuem maior domínio sobre esses instrumentos, mesmo de forma informal, a maioria acessa diariamente jogos e aplicativos sociais, o que amplia seus conhecimentos em relação ao uso das mídias, embora estas não sejam voltadas para atividades educacionais.

Com base nas entrevistas e diálogo com os professores da nossa Unidade de Ensino, podemos observar que os mesmos estão empenhados em superar suas dificuldades e a falta de conhecimento relacionado ao uso das tecnologias. O grupo docente, os alunos, orientadores de informática, e o grupo gestor, foram receptivos à proposta de participar da construção do retrato da escola, assim como os alunos Esperamos que com esse curso possamos oferecer aos professores mais possibilidades de interação com essas ferramentas pedagógicas.

2. ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES LEVANTADAS

Todo trabalho ou produção laborativa exige organização. Aqui a sistemática envolve os dados da pesquisa construída ao longo do processo de conhecimento das ações e produções ao desenrolar do curso de Especialização.

O grupo optou por pesquisa exploratória, descritiva, explicativa, pois os diferentes momentos exigem adequação aos dados levantados.

Nestes momentos iniciais escolhemos pela aplicação de questionário junto aos professores, alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais e séries finais; alunos do Ensino Médio dos turnos matutino e noturno.

Em segundo momento fez-se entrevistas – usando as questões sugeridas no e-book do curso, com professores, alunos e orientadores da sala de informática da escola, bem como com a diretora geral da escola.

(6)

Esses dados estão sendo organizados e analisados da seguinte maneira:

1. Apresentação em Power Point com as reflexões iniciais do grupo, descrevendo a unidade escolar e o uso das diferentes tecnologias, ilustrada com imagens da equipe gestora e projetos desenvolvidos pela equipe docente e discente, retiradas do facebook da Escola.

2. Entrevista com professores e alunos referentes a projetos pedagógicos, assim como com e orientadores da sala de tecnologia, gravados em vídeo. Seguindo basicamente o roteiro:

Como as TDIC vêm sendo utilizadas, quais recursos estão disponíveis, a opinião sobre esses recursos introduzidos na prática pedagógica, os desafios e sugestões para fortalecer o processo de cultura digital na escola.

3. Foram elaboradas algumas questões sobre uso das tecnologias, aplicados em turmas do ensino fundamental, ensino médio e professores da Unidade Escolar.

4. A pesquisa foi feita por amostragem com professores e turmas escolhidos aleatoriamente, ou seja, devido ao pouco tempo disponível do grupo essa atividade foi realizada com os profissionais e alunos presentes em determinado dia da semana (sexta-feira) e selecionadas turmas do ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio, nos três turnos.

Planejamos novas pesquisas com outras turmas e professores da Unidade de Ensino para obter dados mais precisos e relevantes sobre o uso das tecnologias disponíveis.

5. Construção de gráficos referente ao uso das tecnologias (dados coletados nos questionários).

Breve análise dos mesmos.

Durante esse processo de construção do retrato da escola, as informações e produções foram armazenadas em diversos dispositivos (arquivos de áudio WMV, imagens JPEG, textos PDF e DOCX, gráficos, POWERPOINT) em pastas e subpastas, nomeadas conforme a atividade executada.

Utilizamos alguns aplicativos como editor de vídeo (Windows Live Movie Maker) e armazenamento em nuvem (Google Drive), facilitando a organização do material sobre as experiências do uso das TDIC observadas na escola e as mudanças no processo ensino aprendizagem.

Para a produção deste material optamos pela mídia youblisher.

(7)

GRÁFICOS

* ACESSO E USO DAS MÍDIAS - ALUNOS

Gráfico 01

Gráfico 02

O resultado dos dois gráficos mostra que os alunos acessam a internet constantemente via celular mais de 04 (quatro) horas diariamente.

106 50 41

7 3 4

Em casa, você utiliza a internet na maioria das vezes:

Pelo celular

Sozinho, tenho um computador só meu

Sozinho, mas divido o uso com outras pessoas da família Acompanhado de irmão ou amigos

Acompanhado de pais ou responsaveis Não acesso

17 20

12 20 57

3 2 2 8 4

Quanto tempo você passa na internet?

Menos de uma hora por dia De uma a duas horas por dia Até três horas por dia Até quatro horas por dia Mais de quatro horas por dia Menos de uma vez por semana Uma vez por semana

Duas vezes por semana

(8)

Gráfico 03

Gráfico 04

A internet aparece como principal meio de pesquisa atualmente; De acordo com os alunos os professores fazem uso de recursos de mídias e são considerados importantes, são usados com frequência pelos alunos.

102

18 0 0 4 0 0

Recursos de mídia utilizados pelo seu professor em sala de aula

são importantes, e utilizo-os com frequência em meus estudos são importantes durante a aula, mas não utilizo-os posteriormente

não são importantes durante a aula, já que posso consultá-los em outro horário não são importantes e não faria diferença se não fossem utilizados

meus professores não utilizam recursos de midia na sala de aula, mas indicam e eu consulto

meus professores não utilizam recursos de mídia em sala de aula, indicam, mas não tenho interesse em consultar meus professores não utilizam nem indicam recursos de mídia em sala de aula

120

37 35 59

26 1

Que tipo de recursos você utiliza para realizar pesquisas escolares?

Internet

Livros, através de acervo próprio ou emprestimo em biblioteca

Revista e jornais, através de assinatura própria ou empréstimo em biblioteca Anotação de aulas

Conversas com colegas, professores ou outros Outro

(9)

Gráfico 05

Gráfico 06

Gráfico 07

38

115 72

28

118

18

Que tipos de conteúdos você acessa com mais frequencia?

E-mail

Redes sociais (facebook, twitter ...)

Sites de entretenimento ( Blog de humor, YouTube ...) Sites de informação ( Revistas, jornais, blog de discussão ..) Sites de busca e pesquisa ( Google, Wikipedia ...)

Sites ou progama de bate-papo

110

44

114

58

107

49

O que você acessa com mais frequência:

redes sociais jogos pesquisas videos músicas filmes outros

118

2,4

Você tem e-mail?

sim não

(10)

No aspecto acesso apresentam maior índice as redes sociais e e-mail, seguidos das redes sociais e musicas como itens mais procurados. A grande maioria dos alunos possui e-mail.

Gráfico 08

Gráfico 09

Os alunos usam com mais frequência os aplicativos Facebook e WhatsApp como meios de comunicação. A internet é a principal base de pesquisas educacionais.

88 88

15

79

19

Qual o aplicativo que você mais usa para se comunicar?

facebook whatsApp Skype sms twitter nenhum

3

39

87

Você considera a internet importante para seus estudos?

sim, mais prefiro outros recursos

sim, mais considero necessário complementar minhas pesquisas com outros recursos sim, a internet constitui base principal de minhas pesquisas

não considero a internet importante

(11)

ACESSO E USO DAS MÍDIAS – PROFESSORES

Gráfico 01

Gráfico 02

Os professores que responderam a pesquisa são em sua maioria do Ensino Fundamental- Anos Finais, seguidos por professores do Ensino Médio, sendo a maioria das disciplinas de Matemática, História e Geografia.

0 5 10

ENSINO FUNDAMENTAL -

ANOS INICIAIS

ENSINO FUNDAMENTAL -

ANOS FINAIS

ENSINO MEDIO

PROFESSORES ÁREA ATUAÇÃO

0

5

DISCIPLINAS QUE LECIONA

(12)

Gráfico 03

Gráfico 04

Os professores conhecem os recursos tecnológicos que a escola possui, sendo a sala de informática a mais utilizada, seguida do computador em sala, da máquina fotográfica digital e do Datashow.

0 2 4 6 8 10 12

SIM NÃO

CONHECE TODOS OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DA U. E.

20 64 108 12

Recursos tecnológicos utilizados na

prática diária

(13)

Gráfico 05

Gráfico 06

Quanto ao uso do Laboratório de Informática da escola é esporádico, porém preocupa o índice de professores que declara nunca ter usado o laboratório.

A grande maioria dos professores possui e-mail e utiliza a rede social facebook.

01 23 45 67

Utilização laboratório de informática com os alunos

20 64 108 1412

Você tem

(14)

Gráfico 07

Gráfico 08

Os professores, em grande maioria, declaram usar as redes sociais como ferramenta pedagógica, no entanto a maioria possui conhecimento básico sobre computadores.

0 2 4 6 8 10 12

SIM NÃO

Utiliza as redes sociais como ferramenta pedagógica

0 2 4 6 8 10

Conhecimento sobre computadores

(15)

Gráfico 09

O gráfico apresenta as sugestões dos professores para tornar presente o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas, sendo:

1. 1º O professor buscar informações sobre uso das tecnologias;

2. 2º Realização de cursos de formação continuada sobre tecnologias;

3. Sugestões de atividades em cada disciplina (projetos).

Claramente o interesse do professor e a falta de formação continuada são os maiores obstáculos do uso efetivo das TDICs como ferramenta pedagógica em nossa escola.

3 ANÁLISE GERAL DA PESQUISA

Como mostram os gráficos, a maioria dos professores não utiliza o computador como recurso didático, embora tenham conhecimento básico em informática.

Os alunos acessam a internet principalmente pelo celular para se conectar ao mundo virtual, a comunicação se faz pelo facebook, whatsApp e sms, a internet é usada como meio de pesquisas escolares, em mais de quatro horas por dia, ou seja, estão sempre conectados em casa ou na casa dos colegas.

0 2 4 6 8 10 12

Sugestões para tornar presente o uso da tecnologias nas práticas pedagógicas

Professor deve buscar informações sobre uso das tecnologias

Realização de cursos de formação continuada sobre tecnologia

Reformas nos currículos escolares e cursos de graduação incluindo as tecnologias

Sugestões de atividades em cada disciplina ( projetos) Incentivo da equipe pedagógica e gestora

Outros: Internet banda larga mais rápida

(16)

Os professores sabem quais os recursos disponíveis na escola, usam somente alguns e esporadicamente. Consideram que deveriam buscar informações, cursos e querem sugestões de como usar os recursos tecnológicos em sala de aula.

Professores e alunos percebem que a escola não acompanha o ritmo do avanço das TDIC, embora reconheçam as potencialidades de incorporá-las em sua prática pedagógica.

O grupo enriqueceu a atividade da Construção do Retrato da Escola entrevistando professores, alunos, professores orientadores /monitores da sala de informática e tecnologias e a Diretora Geral da Escola.

O mesmo foi publicado no You Tube e pode ser acessado através do link:

http://youtu.be/61TPbtNcihA

(17)

ANEXOS

QUESTIONÁRIO SOBRE ACESSO E USO DAS MÍDIAS - PROFESSORES DISCIPLINA QUE LECIONA: ____________________________________

TURMAS:

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS ( )

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS ( ) ENSINO MÉDIO( ) 1.Você considera importante a utilização de recursos tecnológicos na sua disciplina:

( ) sim ( ) não

2. Você conhece todos os recursos tecnológicos que sua escola dispõe? ( ) sim ( ) não 3. Dos recursos disponíveis quais utiliza em sua prática diária?

( ) máquina fotográfica digital ( ) data show ( ) lousa digital ( ) filmadora

( ) computador sala dos professores ( ) tablet ( ) sala de informática 4. Quantas vezes você utiliza com os alunos o laboratório de informática:

( ) uma vez por semana ( ) De duas a três vezes por semana ( ) esporadicamente ( )não usou ainda.

5. Caso, você utiliza o laboratório de informática, que tipo de atividade você desenvolve com os alunos?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

6. Caso não utilize, justifique:

( ) desconhece o uso dos computadores ( ) falta de tempo para planejar

( )falta de estímulo por parte dos alunos ou da direção

( ) falta conhecimento sobre os aplicativos / ou de como usá-los na sua disciplina.

( ) outros.

Quais...

7. Você tem

( ) e mail ( ) blog ( ) facebook ( ) twiter ( ) outros ( ) não usa computador 8.Vocé utiliza as redes sociais como ferramenta pedagógica? ( ) sim ( ) não

9. Seu conhecimento sobre o uso dos computadores é:

( ) fraco ( ) avançado

( ) básico ( ) nenhum conhecimento

(18)

10. O que deve ser feito para tornar presente o uso de novas tecnologias nas práticas pedagógicas:

( )Professor deve buscar informações sobre o uso das tecnologias.

( ) Realização de cursos de formação continuada sobre tecnologias;

( ) Reforma nos currículos escolares e cursos de graduação incluindo as tecnologias;

( ) Sugestões de atividades em cada disciplina ( projetos);

( ) Incentivo da equipe pedagógica e gestora;

Outros. Quais...

QUESTIONÁRIO SOBRE ACESSO E USO DE MÍDIAS - ALUNOS Série: _______

1. Você acessa a internet:

( ) Em casa, por internet ADSL, 3G ou internet discada ( ) Na casa de familiares ou vizinhos.

( ) Em lan houses.

( ) No laboratório de informática da escola.

( ) Em locais públicos, por wi-fi.

( ) Não acesso a internet.

2. Em casa, você utiliza a internet na maioria das vezes:

( ) Pelo celular

( ) Sozinho, tenho um computador só para mim.

( ) Sozinho, mas divido o uso com outras pessoas da família.

( ) Acompanhado de irmãos ou amigos.

( ) Acompanhado de pais ou responsáveis. ( ) Não acesso 3. -Quanto tempo você passa na internet?

( ) Menos de uma hora por dia.

( ) De uma a duas horas por dia.

( ) Até três horas por dia.

( ) Até quatro horas por dia.

( ) Mais de quatro horas por dia.

( ) Menos de uma vez por semana.

( ) Uma vez por semana.

( ) Duas vezes por semana.

(19)

( ) Mais de duas vezes por semana.

( ) O tempo que passo na internet é controlado por meus pais/responsáveis 4. -Que tipos de conteúdo você acessa com maior frequência?

( ) E-mail.

( ) Redes sociais (Facebook, Twitter...).

( ) Sites de entretenimento (Blogs de humor, YouTube...).

( ) Sites de informação (Revistas, jornais, blogs de discussão...).

( ) Sites de busca e pesquisa (Google, Wikipedia...).

( ) Sites ou programas de bate-papo

5. Que tipos de recursos você utiliza para realizar pesquisas escolares?

( ) Internet.

( ) Livros, através de acervo próprio ou empréstimo em bibliotecas.

( ) Revistas e jornais, através de assinatura própria ou empréstimo em bibliotecas.

( ) Anotações de aulas.

( ) Conversas com colegas, professores e/ou parentes.

( ) Outro. Qual?____________________

6. -Recursos de mídia (jornais, revistas, filmes, músicas, internet...) utilizados pelo seu professor em sala de aula:

( ) São importantes, e utilizo-os com frequência em meus estudos.

( ) São importantes durante a aula, mas não utilizo-os posteriormente.

( ) Não são importantes durante a aula, já que posso consultá-los em outro horário.

( ) Não são importantes e não faria diferença se não fossem utilizados.

( ) Meus professores não utilizam recursos de mídia em sala de aula, mas indicam e eu consulto.

( ) Meus professores não utilizam recursos de mídia em sala de aula, indicam, mas não tenho interesse em consultar.

( ) Meus professores não utilizam nem indicam recursos de mídia em sala de aula.

7. Você considera a internet importante para seus estudos?

( ) Sim, mas prefiro outros recursos.

( ) Sim, mas considero necessário complementar minhas pesquisas com outros recursos.

( ) Sim, a internet constitui base principal de minhas pesquisas.

( ) Não considero a internet importante.

8. O que você acessa com mais frequência:

( ) redes sociais ( ) jogos

(20)

( )pesquisas ( ) vídeos ( ) músicas ( ) filmes

( ) outros. Quais ...

9. Você tem e –mail ( ) sim

( ) não

10. Qual aplicativo você mais usa para se comunicar?

( )facebook ( ) whatsApp ( ) Skype ( ) sms

( ) outros. Qual ...

( ) nenhum

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM, SOM DE VOZ, NOME E DADOS BIOGRÁFICOS

EM VÍDEOS QUE REPRESENTAM ATIVIDADES FEITAS NA EEB NS DOS PRAZERES.

Eu, abaixo assinado e identificado, autorizo o uso de minha imagem, som da minha voz, nome e dados biográficos por mim revelados em depoimento pessoal concedido e, além de todo e qualquer material entre fotos e documentos por mim apresentados, para compor pesquisas que venha a ser planejadas, criadas e/ou produzidas pelo grupo de professores da EEB NS dos Prazeres, com sede Correia Pinto -SC sejam essas destinadas à divulgação ao público em geral e/ou para formação de acervo histórico.

A presente autorização abrange os usos acima indicados tanto em mídia impressa (livros, catálogos, revista, jornal, entre outros) como também em mídia eletrônica (programas de rádio, podcasts, vídeos e filmes para televisão aberta e/ou fechada, documentários para cinema ou televisão, entre outros), Internet, Banco de Dados Informatizado Multimídia, “home video”, DVD (“digital video disc”), suportes de computação gráfica em geral e/ou divulgação científica de pesquisas, relatórios para arquivamento e apresentação no curso de Especialização em Cultura Digital pela UFSC, sem qualquer ônus ao grupo de professores da EEB NS dos Prazeres ou

(21)

terceiros por essa, expressamente autorizados, que poderão utilizá-los em todo e qualquer projeto e/ou obra de natureza sociocultural.

Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos a minha imagem ou som de voz, ou a qualquer outro, e assino a presente autorização.

Correia Pinto, _05___ de _setembro_________ de 2014.

___________________________________________

Assinatura

Nome:

Endereço:

Cidade:

RG Nº:

CPF Nº:

Telefone para contato:

Nome do Representante Legal (se menor):

Referências

Documentos relacionados

Ganhos na seleção para a produtividade de látex em população natural de Hevea brasiliensis na Reserva Chico Mendes: estudo de caso das IAPs (Ilhas de alta produtividade).. Genetic

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

transversal. A investigação foi realizada com funcionários de uma empresa multinacional do setor de fertilizantes, localizada na cidade de Palmas-TO, durante os meses de fevereiro

A arquitetura proposta possui quatro características principais: (i) inteligência no controle de temperatura, baseado em sensores e agendas de ocupação para conforto

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador