• Nenhum resultado encontrado

História da Depilação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "História da Depilação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Sumário

Historia da depilação ... 04

A profissão depilador ... 05

Biossegurança ... 06

Higiene Pessoal ... 07

Atendimento ao cliente ... 08

Ética Profissional ... 09

Anatomia da pele ... 12

Estudos Microbiológicos... 17

Processo de depilação passo a passo ... 20

Ficha de avalição ... 21

Assepsia da pele ... 22

Produtos utilizados na depilação ... 22

Passo a Passo ... 29

Depilação Masculina ... 33

Depilação avançada ... 40

Depilação Artística ... 45

Depilação com linhas ... 7

Diferença da depilação com linha para todos métodos ... 10

Área que podem ser depiladas com a linha e os cuidados ... 11

Facial ... 11

Corporal ... 12

Cuidados e observações ... 15

(2)

História da Depilação

A presença excessiva de pêlos no corpo é um problema de todos os dias e de todas as mulheres, que já vem do tempo da antiga Grécia. Em 2000 a.C., as mulheres gregas arrancavam os pêlos com as mãos, ou queimavam-nos com cinzas quentes sobre a pele.

A dor era tanta que as sacerdotisas dos templos de Creta ingeriam uma bebida forte, que entorpecia o corpo. Uma espécie de anestesia que evitava assim o sofrimento. A história nos revela que em 1500 a.C. os homens também removiam os pêlos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e tris sulfeto de antimônio.

Ao longo dos anos, os pêlos foram sempre considerados algo de supérfluo. E até de repugnante e maléfico, no caso das mulheres muçulmanas, que tinham como hábito raspar o corpo todo.

Elas usavam um xarope espesso, composto de açúcar e sumo de limão, que, diziam, ajudava a extrair os pêlos.

Os egípcios foram, por seu turno, os primeiros a utilizar o extrato de sândalo, a argila e a cera de abelhas, ingredientes que dariam origem à depilação com cera tão em voga entre nós.

Os romanos também se referem a composições depiladoras, algumas das quais continham soda cáustica como destacado ingrediente.

Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pêlos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente.

Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pêlos através de decomposição química surgiu na Antigüidade. Na realidade, durante séculos seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas alternativas foram introduzidas.

É no século XX, porém, que a depilação se torna uma questão de higiene, bom gosto e elegância.

Nos anos 20 e 30, a depilação era apenas feita nas pernas, enquanto a zona púbica não era delineada, nem tão pouco as axilas.

No início da segunda metade do século, a depilação das axilas é a grande conquista, generalizando-se a prática da depilação. Apenas as mulheres naturistas mantém tudo... ao natural.

Finalmente, nas duas últimas décadas, a adesão passa a ser total, sendo a depilação feita nas pernas, axilas, braços e, por vezes, na região púbica de mulheres e também de homens.

A Profissão de Depiladora

Atualmente área de beleza movimenta cerca de R$18 bilhões de reais anualmente e emprega mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, e uma profissional do mercado de beleza que não passa por crise é a depiladora. Especialmente aquela que estudou para isso e sabe deixar a pele da freguesa lisinha, sem muito sofrimento. Uma das vantagens dessa profissão é que ela não requer investimento inicial muito alto. Para a depiladora

(3)

Essa profissão permite autonomia. A depiladora autônoma faz seus horários de trabalho de acordo com as possibilidades e interesses. É uma ocupação essencialmente manual, deve desenvolver segurança e facilidade ao trabalhar com as mãos, através de movimentos firmes e leves, para fazer um trabalho delicado e bem acabado. Os punhos devem ser mantidos soltos, como se a mão fosse um

“chicote”. Além das mãos, utiliza-se muito a visão. É necessária uma iluminação adequada para uma visão que melhor informe o que deve ser retirado.

Como qualquer outro profissional, tem que apresentar certas características para que possa desenvolver suas atividades, por exemplo:

Boa apresentação

A higiene pessoal e do material utilizado, aliado a uma aparência simpática e agradável são de estrema importância para que o(a) cliente continue a procurá-lo(a). A atitude discreta evita problemas de relacionamento. Disciplina é muito importante para manter seu ambiente de trabalho sempre em ordem, o que facilita a utilização de seus materiais de trabalho, evitando perda de tempo em procurá-los.

Características físicas

Asseio, habilidade manual tátil, precisão visual, destreza dos dedos (precisão de micro movimentos), e resistência para permanecer de pé.

Características intelectuais

Uma característica importante é a capacidade de expressão verbal e oral, uma vez que se está todo o tempo em contato com pessoas, e capacidade de compreensão, para poder executar o trabalho o mais próximo possível de como foi solicitado pelo cliente. A redução do tempo de execução do trabalho é outro fator que garante maior progresso profissional.

Características emocionais

A facilidade de contato pessoal e social, são muito importantes para o depilador(a), cujo trabalho apresenta necessidade de relacionamento com as pessoas. O ambiente de trabalho não deve ser depósito de dificuldades e problemas pessoais. Finalmente podemos citar a responsabilidades e a discrição, como características de suma importância, para que o seu trabalho transcorra num ambiente respeitoso e agradável.

(4)

Biossegurança

É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, visando à saúde do homem e preservando o meio ambiente.

Ambiente - Para permitir um melhor desempenho das atividades profissionais, o estabelecimento deve ter uma iluminação adequada, que permita a realização de procedimentos com segurança; ventilação que garanta um ambiente arejado; pisos e paredes com revestimentos laváveis, ou seja, resistentes à limpeza com água e sabão; mobiliários com superfície lisa (não porosa); pia exclusiva para limpeza de material; equipamentos especiais para a esterilização e tanques para lavar os panos de limpeza e higienização.

Devemos conservar nosso local de trabalho sempre limpo e organizado.

 Usar luvas descartáveis sempre que for atender uma cliente.

 Usar máscaras durante os procedimentos.

 Manter o material sempre á mão de preferência a carrinhos auxiliares com rodas facilita na locomoção;

 Prefira lixeiras com tampa e pedal

 Manter local de trabalho bem arejado e iluminado

 Esterilizar os materiais após o uso

 Não reutilizar a cera

 Todo material descartável não deve ser reutilizado

 Manter um arquivo com fichas de anamnese de cada cliente

 Lembre-se cada cliente é única trate-a com respeito e carinho.

 Utilizar pinças descartáveis ou esterilizadas a cada cliente

 Trocar o lençol descartável a cada cliente

 Depilação – A cera tem que trazer no rótulo a identificação do produto, procedência, validade e número de registro na Anvisa. Além disso, não pode ser reaproveitada. A depiladora deve controlar sua temperatura e utilizar apenas material descartável, nunca reciclado, na extração de pêlos.

Higiene Pessoal

Nossa aparência é fundamental para uma boa impressão.

Devemos manter:

 Cabelos limpos, penteados e presos;

 Unhas sempre curtas e com esmaltes de cores claras;

 Não usar anéis, relógios, pulseiras e brincos podem machucar a cliente;

 Prefira roupas claras, como jalecos ou avental(branco);

 Maquiagem sempre muito discreta.

(5)

Modelo de roupa adequada para causar uma boa impressão e manter-se de acordo com os padrões que envolvem a profissão e higiene pessoal:

(6)

Atendimento ao cliente

O que faz os clientes retornarem a uma Empresa? É, sem dúvida, a qualidade dos produtos que ela comercializa as facilidades que a mesma oferece, tanto em formas de pagamento quanto em serviços e, principalmente, o tratamento dado aos clientes por parte dos funcionários.

Com salões de beleza não é diferente, o profissional de depilação deve possuir algumas habilidades fundamentais para a boa gestão do negócio. O bom profissional de atendimento é aquele que possui técnica e se mantém atualizado, e isso é imprescindível ao depilador, afinal é ele quem lida diretamente com o cliente no salão. E o depilador profissional deve preservar algumas características fundamentais para que o atendimento ao cliente possua excelência nos salões de beleza:

 Ter total domínio dos produtos comercializados e dos serviços prestados no salão;

 Entender e identificar as necessidades e desejos de seus clientes;

 Saber o funcionamento e a estrutura do salão;

 Conhecimento e entendimento do mercado de atuação e das práticas da concorrência;

 Criação e manutenção de relacionamentos duradouros com os clientes. Que é conhecido atualmente como fidelização;

 Possuir confiança e determinação;

 Ser carismático;

 Trabalhar com soluções para seus clientes;

 Manter-se atualizado;

(7)

 Saber lidar com mudanças;

 Ser um expert no que faz;

 Saber respeitar regras;

 Manter a palavra;

 Entender que a sorte é uma questão de trabalho;

 Assumir as responsabilidades;

Partindo destes princípios criaram-se novas terminologia para definir o grau de interação entre o cliente e os salões de beleza, dentre elas podemos destacar:

Encantamento: Alcançar um alto grau de satisfação do cliente a chegar ponto de transformá-lo no maior meio disseminador de seus serviços.

Satisfação: Suprir as necessidades do cliente.

Fidelização: Tornar o cliente fiel ao profissional e a seus serviços, mesmo assim, alguns funcionários vêem o cliente como um adversário a ser abatido ou como um chato que deve ser “paparicado”. Essa postura ou pensamento nunca deve existir em salão de beleza, onde o principal parceiro é o cliente – esse é o princípio que deve reger todas as atitudes daqueles que prestam atendimento em uma empresa.

Os profissionais no mercado atual, necessitam da percepção que seu espaço quanto profissional nunca poderá ser roubado. O que pode ocorrer é a perca deste espaço dependendo da atitude do profissional no mercado e das práticas utilizadas por ele para ganhar cliente.

Portanto, podemos afirmar que a tendência do mercado exige que os profissionais atuem em regime de cooperação, formando assim uma rede de relacionamentos com uma atitude ganha- ganha. Os profissionais necessitam atuar segundo seus próprios objetivos, projetos e conquistas.

Ética Profissional

Ética: O conjunto de princípios morais que devem ser respeitados no exercício de uma profissão.

Sendo assim, podemos citar quais são os princípios morais a serem respeitados pelo profissional de beleza.

Ordem e limpeza no salão – As condições do salão de beleza fazem parte do comportamento ético do profissional, haja vista que ninguém gosta de freqüentar locais sujos e em mau estado de conservação. A limpeza dos instrumentos após a utilização antes de ser usado novamente, a utilização de produtos em bom estado de conservação e dentro dos prazos de validade, o cumprimento das exigências da ANVISA são algumas das atitudes a serem tomadas pelo profissional para garantir um comportamento ético em relação a este quesito;

Integridade – A postura integra do profissional esta atrelada à seu comportamento. É sabido que corriqueiramente nos salões de beleza há muita fofoca. Isso ocorre pelo fato de haver muita confissão das clientes neste local, por sentir que há confiança no profissional que ali esta. A partir

(8)

do momento que este profissional começa a disseminar as informações compartilhadas pelos seus clientes, ele passa a ser antiético e coloca sua integridade de lado. Outro comportamento que deverá ser evitado é a comparação com outros profissionais da área. Este tipo de atitude acaba por denegrir a imagem dos demais profissionais. E mostra a falta de postura e de integridade por parte deste profissional.

Marketing Pessoal - Marketing pessoal esta vinculado à aparência de seu profissional. É indiscutível que o profissional da área tenho muito cuidado sua própria aparência, afinal, quem irá a um salão onde os profissionais não cuidam de sua própria imagem. Além disso, o vestuário é importantíssimo, usar roupas discretas que não mostrem as pernas, sem decotes e sem transparências fazem parte de uma conduta ética. Utilizar fragrâncias suaves é vital, pois isso poderá gerar mal estar por parte dos clientes. Unhas cortadas e bem cuidadas também são importantes pois podem acarretar em ferimentos nas clientes caso isso não ocorra.

Atendimento – O cuidado no atendimento é importante. Utilizar de um tom de voz suave, ter cordialidade, simpática, abusar do sorriso, e ter atenção com o cliente são imprescindíveis para ter um comportamento ético em relação ao atendimento.

(9)

Exercícios

A. Quais as características necessárias para ser uma boa depiladora?

B. Quais os cuidados em relação a biossegurança que uma profissional deverá adotar para atuar como depiladora?

C. Em relação ao atendimento, qual o procedimento a ser adotado pela depiladora? Quais cuidados devemos ter?

D. Qual a conduta correta para ser uma depiladora profissional?

Anotações

(10)

Anatomia da Pele

A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo.

Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, dessa orgânica, controle de fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.

Fisiologia (Função)

A pele é um órgão muito mais complexo do que aparenta. A sua função principal é a proteção do organismo das ameaças externas físicas. No entanto, tem também funções imunitárias, é o principal órgão de regulação de calor, protegendo contra a desidratação e possui funções nervosas, constituindo o sentido de fato e metabólicas, como a produção da vitamina D.

Anatomia da pele

A pele apresenta três camadas: epiderme, derme e hipoderme subcutâneo *tecnicamente externo à pele, mas relacionando funcionalmente). Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.

A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melancólicos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante.

Epiderme - Dividida em três camadas

É formada por um revestimento de camadas de células sobrepostas, sendo que as células superficiais são achatadas e compõem uma camada córnea rica em queratina (por isso a pele é classificada como um epitélio estratificado pavimentoso

queratinizado). Sua espessura varia de

Referências

Documentos relacionados

Triagem da infecção pelo HCV por meio de testes rápidos em indivíduos maiores de 18 meses.. Fonte: Manual Técnico para o Diagnóstico das

De maneira geral, o apoio, a valorização e os investimentos são os fatores que mais contribuem para o crescimento e desenvolvimento do paradesporto nacional,

Capitalismo Sindical” e consiste basicamente em dizer que processos políticos podem ter o seu princípio alterado em detrimento de uma outra classe social. No caso das Primaveras

Tabela 3 - Duração do ciclo após a germinação, produtividade, eficiência no uso da água em cenários climáticos futuros RCP4.5 para o milho semeado em 10 de outubro.. Já para

Segundo Brown (2004), apoiado principalmente no trabalho de Warren e Nisbet (1999), é possível conceber que os indivíduos, quer sejam professores ou estudantes, geralmente

Com o presente projeto de investimento denominado "Nexxpro Speed (Qualificação) - Reforço do Posicionamento Competitivo Internacional", a empresa pretende

Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O