• Nenhum resultado encontrado

Demonstrações Contábeis Individuais e Consolidadas Alubar Metais e Cabos S.A. 31 de dezembro de 2021 com Relatório do Auditor Independente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Demonstrações Contábeis Individuais e Consolidadas Alubar Metais e Cabos S.A. 31 de dezembro de 2021 com Relatório do Auditor Independente"

Copied!
101
0
0

Texto

(1)

Consolidadas

Alubar Metais e Cabos S.A.

31 de dezembro de 2021

com Relatório do Auditor Independente

(2)

A Administração da Alubar Metais e Cabos S.A, em atendimento às disposições legais e estatutárias pertinentes, apresenta o relatório da administração e as demonstrações contábeis individuais e consolidadas da Companhia relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2021, acompanhada do relatório dos auditores independentes.

A Alubar

Com mais de 20 anos no mercado, a Alubar é líder na produção de cabos elétricos de alumínio na América Latina e detém um vasto portfólio de produtos e soluções para atender os empreendimentos de energia elétrica. Somos o maior produtor de vergalhões e ligas de alumínio do continente americano.

Nós valorizamos em nossos empreendimentos a mão de obra local, o compromisso com a melhoria contínua do nosso desempenho ambiental e da segurança no ambiente de trabalho, o desenvolvimento de produtos por meio dos altos padrões tecnológicos e uma relação de parceria e transparência com a comunidade, clientes, colaboradores e fornecedores.

O Grupo Alubar é uma empresa brasileira, com presença internacional, e, após expandir em 60%, em 2018, a capacidade de produção de seu parque fabril em Barcarena, no Brasil, no ano de 2019 a Alubar expandiu sua atuação em duas novas unidades: uma no Rio Grande do Sul (Brasil), voltada ao mercado latino-americano, e outra no Canadá, para atender projetos na América do Norte.

No Brasil a Alubar produz vergalhões, ligas e cabos elétricos de alumínio, com capacidade produtiva anual de 120.000 toneladas/ano e emprega cerca de 1500 pessoas, direta e indiretamente. Além das unidades operacionais, a Alubar possui um escritório global em São Paulo, maior centro financeiro da América Latina, e que faz toda a gestão das fábricas no Brasil e na América do Norte.

Na América do Norte produzimos vergalhões e ligas de alumínio em Bécancour, na província de Quebec. A fábrica é voltada para o mercado norte-americano e, com a aquisição da planta em New Madrid, em novembro de 2021, teremos a capacidade de produzir 170 mil toneladas de vergalhões e ligas de alumínio por ano. Nosso time comercial, localizado em Miami, realiza todos os atendimentos aos clientes atuantes na América do Norte.

Missão

Fornecer vergalhão de alumínio, cabos de alumínio e cabos de cobre, atendendo às necessidades dos clientes, de forma competitiva, respeitando a segurança, o meio ambiente e a comunidade.

Visão

Ser reconhecida como um dos principais fabricantes de vergalhão de alumínio, cabos de alumínio e cabos de cobre do Brasil, buscando sempre o desenvolvimento de novos produtos e negócios para o setor de energia.

(3)

O GRUPO ALUBAR, como fabricante de produtos condutores e soluções para fins elétricos, tem como compromissos:

 Assegurar a satisfação de seus clientes buscando seu atendimento com produtos e serviços de qualidade associados com os objetivos estratégicos, da qualidade, ambientais e de saúde e segurança ocupacional;

 Estabelecer o controle de aspectos e impactos ambientais nas suas atividades operacionais, produtos e serviços, dentro de suas fronteiras e escala de alcance, incentivando a proteção e prevenção do meio ambiente através do uso racional dos recursos naturais;

 Garantir o atendimento às legislações no âmbito federal, estadual e municipal e outros requisitos dentro do contexto organizacional; e

 Buscar a melhoria contínua do desempenho da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional disseminando esses valores a seus colaboradores, clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

Valores

INTEGRIDADE

Significa uma conduta imparcial e honesta. Também está relacionada ao cumprimento das leis e normas que regem as atividades do nosso setor e de nossa organização.

CLIENTES

Nós construímos relacionamentos de longo prazo com os clientes, ouvindo-os, compreendendo-os e superando suas necessidades, em tempo hábil e sem controvérsias.

EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é a busca incessante de novas oportunidades e de soluções inovadoras diante dos problemas e das necessidades que se apresentam.

MELHORIA CONTÍNUA

Nós sabemos que o sucesso sustentado depende da nossa capacidade de melhorar continuamente a qualidade, o custo e a oportunidade dos nossos produtos.

PESSOAS

As pessoas são um diferencial no desempenho da Alubar. Nós recrutamos, treinamos e promovemos as melhores pessoas, e estamos comprometidos com a qualidade, inovação, compensação justa, diversidade, respeito pelos outros e mérito.

ORGULHO DE SER ALUBAR

Temos orgulho de fazer parte de uma empresa que faz a diferença na sua área de atuação e na sua capacidade de enfrentar e vencer desafios. Assumimos verdadeiramente o comportamento como donos do negócio, buscando sempre os objetivos definidos.

(4)

ainda causados pela pandemia, mas também com o objetivo de ajudar na aplicação da vacina que teve início no Brasil no mês de março.

Como parte da sua responsabilidade social e com foco na preservação da saúde das pessoas, a Alubar se uniu ao Grupo Mulheres do Brasil e participou do movimento Unidos pela vacina realizando a doação de mais de 38 mil itens necessários para a aplicação da vacina em 48 municípios do estado do Pará.

Os itens foram organizados em kits e distribuídos de acordo com o número de habitantes de cada localidade. A Prefeitura de Barcarena, no estado do Pará, continuou tendo o apoio da Alubar para o enfrentamento contra a COVID-19.

Organograma societário

(5)

O ano de 2021 foi marcado pela expectativa de retorno da economia mundial ainda com a crise pandêmica do COVID-19. No Brasil acompanhamos os investimentos e as atividades mês a mês para que a questão econômica do país não prejudicasse a operação e os resultados financeiros da empresa.

No mercado norte-americano o retorno mais imediato da economia contribuiu para que pudéssemos viabilizar projetos, como a constituição da fábrica de vergalhões em New Madrid, no Missouri. Com os resultados do ano de 2021 os mercados nos quais a Alubar atua tiveram atuações distintas:

 No mercado de transmissão, pautado basicamente por cabos de alumínio nu, somos responsáveis por 70% da produção nacional. No ano de 2021 tivemos um volume histórico de produção. Apesar disso, para próximos anos prevemos uma queda no consumo deste produto devido a não realização de alguns leilões e por atraso em obras que estavam em andamento.

 Para o mercado de distribuição, que abrange os cabos isolados, cobertos e nus, a Alubar ampliou sua capacidade de atendimento triplicando o volume de produção para atender as concessionárias de energia e o mercado privado. Hoje, estamos presentes em todas as grandes concessionárias de energia.

 O mercado de cobre, movido prioritariamente pela construção civil, continuou fortemente impactado pela pandemia. Para auxiliar no aumento do volume de distribuição de cabos de alumínio, o parque fabril de cobre foi redirecionado para esse produto.

 No mercado norte-americano, com a retomada da economia e uma valorização do produto local, a Alubar conseguiu alcançar os volumes e resultados projetados. Além disso, identificou a possibilidade de expandir e com isso surgiu a operação em New Madrid.

A empresa termina 2021 dentro do projetado pela administração e mantendo a sustentabilidade de seus negócios de acordo com o projetado.

2020 2021

Receita bruta 2.543.196 3.786.537 Receita líquida 2.260.610 3.468.010

EBITDA 280.819 360.402

Lucro líquido 170.110 184.839

(6)

anteriores, realizando trabalhos voltados para treinamentos, mapeamento de processos, revisão das matrizes de risco e coordenação do projeto de elaboração de políticas globais do Grupo Alubar.

Treinamentos e Revisão das Matrizes de Risco: Os auditores internos ministraram treinamentos sobre gestão de riscos para as lideranças e analistas das áreas operacional e administrativas, além do Conselho de Administração e a Diretoria Executiva. Ao final dos treinamentos, os gestores das unidades do Brasil revisaram/elaboraram as matrizes de risco com o acompanhamento da Auditoria Interna.

Mapeamento de Processos: Para conhecermos melhor como funcionam as atividades realizadas na unidade da Alubar Montenegro, localizada no Rio Grande do Sul, e para subsidiar as avaliações de risco e futuras auditorias, mapeamos 51 subprocessos nos diversos setores da empresa.

Coordenação do Projeto de Elaboração de Políticas Globais:Com a expansão das operações do Grupo Alubar para a América do Norte (Canadá e Estados Unidos), no ano de 2021 foi desenvolvido um projeto para a elaboração de políticas padronizadas, que possam ser utilizadas em todas as unidades do Grupo Alubar contemplando as particularidades de cada local onde a empresa tem atuação.

Auditorias: Em 2021 foram realizadas 6 auditorias contemplando as áreas administrativas e operacionais. Os setores auditados foram Compliance, Compras, Meio Ambiente, Produção Cabos, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Recursos Humanos.

COMPLIANCE

No ano de 2021 a equipe de Compliance da Alubar aprimorou os controles e rotinas do departamento, sempre garantindo a observância dos mais elevados padrões de integridade. Iniciamos o processo de revisão dos Códigos de Conduta e Políticas de Compliance, adaptando-os ao novo layout de políticas globais da empresa e, buscando o reforço e difusão dos valores e princípios do programa de integridade, foram produzidos diversos comunicados abordando temáticas de integridade, ética e anticorrupção para as unidades da Alubar no Brasil e no Canadá.

Um ponto relevante desse ano foi a alteração da operadora do Canal de Ética, o qual passou a ser administrado pela empresa terceirizada Contato Seguro. Esta mudança de plataforma, que ocorreu no segundo semestre, trouxe benefícios, como facilidades na gestão e apuração dos relatos recebidos, além de contar com o atendimento especializado de psicólogos que ficam disponíveis a qualquer hora do dia para assegurar o melhor recebimento dos relatos.

Outro ponto de destaque foi ser reconhecida pela terceira vez consecutiva como Empresa Pró-Ética. A iniciativa pioneira na América Latina, organizada pela Controladoria Geral da União, promove a adoção de medidas de integridade e de prevenção da corrupção pelo setor empresarial. O reconhecimento é resultado do comprometimento de todos os nossos colaboradores.

(7)

No ano de 2021, mesmo com a continuidade da pandemia do COVID-19 e todos os desafios enfrentados para que a produção fosse mantida, a Alubar conseguiu sustentar seu planejamento de produção nas unidades operacionais de Barcarena (Pará), Montenegro (Rio Grande do Sul) e Bécancour (Canadá).

Na Alubar Metais e Cabos foram instaladas 8 máquinas para atender o projeto de expansão dos cabos de distribuição de energia elétrica, seguindo todos os protocolos de saúde, segurança e prevenção da COVID-19.

Na Alubar Métaux o ano de 2021 foi marcado pelo investimento na área ambiental e em automatização de equipamentos visando a segurança dos operadores, além de aumentarmos o portfólio de produtos de ligas de alumínio.

Na Alubar Montenegro, no Rio Grande do Sul, e na Alubar Métaux, em Bécancour, tivemos um incremento positivo na produção realizada de cabos elétricos e vergalhões de alumínio, respectivamente.

Legenda

AMC – Alubar Metais e Cabos AMN – Alubar Montenegro AMX – Alubar Métaux

(8)

comerciais pautados na confiança e qualidade dos produtos.

A Alubar Metais e Cabos e Alubar Montenegro conseguiram atingir as metas de volume de faturamento, mantendo, também o cronograma de produção e entrega aos clientes. Com a continuidade da pandemia, a equipe Comercial adaptou o atendimento junto aos clientes e conseguiu desenvolver negócios no mercado privado de energia.

ALUBAR METAIS E CABOS e ALUBAR MONTENEGRO Toneladas/faturamento

Cabos 2020 2021

Transmissão 105.558,77 99.870,55

Distribuição 10.628,75 14.722,58

Cobre 3.495,13 574,08

ALUBAR MÉTAUX Toneladas/faturamento

2020 2021

Vergalhão Brasil América do

Norte Brasil América do Norte

14.134 37.918 0 79.191

TOTAL 52.052 79.191

(9)

2020 2021

Colaboradores AMC AMN AMX AMC AMN AGM AMX

Diretos 921 60 54 713 49 140 68

Efetivos 855 60 0 654 49 131 68

Aprendizes 32 0 0 29 0 2 0

PCD´s 33 0 0 29 0 5 0

Estagiários 1 0 0 1 0 2 0

Sexo AMC AMN AMX AMC AMN AGM AMX

Homens 83% 93% 91% 85% 86% 59% 88%

Mulheres 17% 7% 9% 15% 14% 41% 12%

Tempo de Empresa AMC AMN AMX AMC AMN AGM AMX

Até 5 anos 67,64% 96,67% 100% 65,36% 97,96% 75,00% 100%

De 6 a 10 anos 18,57% 1,67% 0% 19,35% 0,00% 15,71% 0%

Acima de 10 anos 13,79% 1,67% 0% 15,29% 2,04% 9,29% 0%

Gerações AMC AMN AMX AMC AMN AGM AMX

Baby boomers 1% 0% 6% 4% 2% 14% 41%

X 17% 18% 65% 37% 55% 43% 37%

Millennials 64% 70% 22% 57% 43% 43% 22%

Z 18% 12% 7% 3% 0% 0% 0%

2020 2021

Cargos estratégicos AMC AMN AMX AMC AMN AGM AMX

Homens 77% 100% 90% 90% 100% 77% 80%

Mulheres 23% 0% 10% 10% 0% 23% 20%

Cargos Operacionais

Homens 94% 97% 100% 94% 89% 0% 93%

Mulheres 6% 3% 0% 6% 11% 0% 7%

Cargos Administrativos

Homens 61% 88% 63% 53% 86% 51% 0%

Mulheres 39% 12% 37% 47% 14% 49% 100%

Cargos Técnicos

Homens 81% 88% 91% 80% 77% 100% 100%

Mulheres 19% 12% 9% 20% 23% 0% 0%

(10)

no mês de março no Brasil, por conta do aumento dos números de contágios, internações e perdas, seguimos atendendo nossos clientes no Brasil e na América do Norte e cuidando do nosso capital humano.

A Alubar é uma empresa essencial e os nossos produtos são fundamentais para o mercado do alumínio no continente americano. Como profissionais também somos essenciais e seguimos o compromisso de manter as operações em funcionamento, no sentido de atender a demanda dos nossos clientes e dos contratos, garantindo um resultado financeiro saudável para o período.

Nossa preocupação desde o início da pandemia sempre foi proteger a saúde dos nossos mais de 1500 colaboradores diretos e indiretos. E para combater a COVID-19, continuamos e redobramos os cuidados com ações de combate, reforçando sempre o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social em todas as unidades de negócio da empresa, como no transporte, refeitório e área de descanso.

Mas o ano de 2021 não foi somente de desafios e sim de muita esperança e crescimento. Para acelerar a vacinação contra a COVID -19, apoiamos o Movimento Unidos Pela Vacina com a doação de mais de 38 mil itens necessários para a aplicação da vacina, em 48 municípios do estado do Pará. Neste processo, diversas áreas da empresa se mobilizaram para realizarem a compra e a entrega destes materiais necessários para que a vacinação fosse realizada para populações e locais remotos. A logística de entrega destas doações envolveu percursos terrestre, fluvial e aéreo e foram cerca de 8 mil quilômetros percorridos.

Com o intuito de acelerar a vacinação contra a COVID-19, realizamos uma parceria com a prefeitura do município em Barcarena, por meio da Secretaria de Saúde. A ação proporcionou a vacinação na empresa, aumentando o número de colaboradores e terceirizados protegidos. Na unidade Alubar Metais e Cabos, foram vacinados com a primeira dose, 539 colaboradores e terceiros e 420 com a segunda dose. Na Alubar Global Management, em São Paulo, testamos os colaboradores semanalmente e quinzenalmente, durante todo o ano, para prevenir o contágio pelo coronavírus e rastrear possíveis casos.

Em abril, a Alubar também aderiu à campanha de vacinação contra a Gripe Influenza H1N1, para aumentar ainda mais a proteção e a segurança de seus colaboradores, imunizando ao todo 539 colaboradores das unidades Alubar Metais e Cabos, em Barcarena, Alubar Montenegro, no Rio Grande do Sul, e Alubar Global Management, em São Paulo.

Mercadologicamente, ao longo do ano de 2021 fizemos mudanças para crescer e expandir no nosso mercado de atuação. Realizamos novas obras de expansão e instalamos 8 novos equipamentos na unidade de Barcarena, no Pará, que permitirá aumentarmos em até três vezes a produção de condutores elétricos para linhas de distribuição de energia. Nosso objetivo é aumentar a participação da Alubar nos projetos das concessionárias que já atende, além de fortalecer a atuação no mercado de energias renováveis, que tem tendência de crescimento para os próximos anos.

(11)

controle de chegada das matérias-primas à entrega dos produtos. Com as novas instalações, a empresa empreende um maior dinamismo à operação, oferecendo um novo padrão de qualidade e precisão compatíveis com o crescimento do Grupo Alubar.

Na Alubar Métaux, localizada em Bécancour, no Canadá, foram realizadas várias melhorias a fim de aumentar a segurança e a produtividade da planta com a substituição do Forno Degasser e de queimadores portáteis e a instalação de um novo Forno de Secagem. Além disso, a fachada administrativa foi revitalizada deixando a marca Alubar cada vez mais presente na província de Quebec.

Nas áreas de produção estamos investindo em inovação para trazer mais segurança para os nossos colaboradores, melhorias no uso dos recursos naturais, aumento de produtividade, menor tempo de parada das máquinas e redução de custo. Em Barcarena, no Pará, os laminadores de vergalhões foram modernizados e ganharam novas tecnologias de sensores de monitoramento on-line para se adaptar ao modelo de Indústria 4.0.

Como uma indústria essencial ao setor elétrico brasileiro, a Alubar manteve suas operações e investimentos mesmo em meio à pandemia da COVID-19. As obras de expansão da empresa ocorreram sem paralisação da produção e sempre com cuidados redobrados para evitar o risco de contágio por coronavírus entre os colaboradores. A empresa seguiu mantendo todos os protocolos de segurança para evitar o contágio da doença.

Pelo segundo ano consecutivo a Alubar, na edição do ano de 2021, marcou sua presença entre as 500 maiores empresas brasileiras, de acordo com o Anuário Valor 1000. A Alubar alcançou a 329ª colocação (posição geral), subindo 170 posições em relação ao ano anterior. Além disso, a nossa empresa é a 24ª maior das regiões Norte e Centro-Oeste, com uma variação positiva de 58,3% de receita líquida. Entendemos que este resultado é a evolução de um trabalho sólido e sustentável que permeia nossas relações com colaboradores, clientes e comunidade.

No segundo semestre do ano de 2021 foi marcado pela nossa volta às feiras e exposições de negócio.

No mês de setembro estivemos presentes na feira Eletrotec + EM-Power South America, uma das maiores do setor de infraestrutura e instalações elétricas para apresentar nossas soluções para o mercado de distribuição e renováveis. Esse evento representou o nosso retorno no contato com os clientes dentro do mercado de distribuição de energia elétrica e energia renovável.

Em novembro a Alubar mais uma vez expandiu sua atuação é constituiu uma nova fábrica nos Estados Unidos, localizada na cidade de New Madrid, no estado do Missouri, às margens do rio Mississipi, na divisa com os estados de Kentucky e Tennesee. Localizada no meio oeste americano, a fábrica produzirá vergalhões e ligas de alumínio e com ela nos tornamos a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano. A área dos laminadores tem 70.000 m². O início das atividades está planejado para abril de 2022. Nossa capacidade total de produzir vergalhões será de 300 mil toneladas por ano.

(12)

ao mercado que nos preocupamos em fomentar um ambiente corporativo mais íntegro no Brasil. Isso aumenta a confiança entre os nossos parceiros de negócios, pois, para os clientes, é interessante se relacionar com uma empresa que se destaca pela integridade.

Isso é SER ALUBAR e acreditamos que juntos nós podemos sempre alcançar novos lugares, novos mercados. Somos uma empresa comprometida com o crescimento do negócio de forma sustentável, com o crescimento e desenvolvimento das pessoas e incentivando a proteção e prevenção do meio ambiente através do uso racional dos recursos naturais.

Maurício Gouvea dos Santos Diretor Executivo

(13)

Demonstrações contábeis individuais e consolidadas

31 de dezembro de 2021

Índice

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis individuais e

consolidadas ... 1

Demonstrações contábeis individuais e consolidadas auditadas Balanços patrimoniais ... 5

Demonstrações dos resultados ... 7

Demonstrações dos resultados abrangentes ... 8

Demonstrações das mutações do patrimônio líquido ... 9

Demonstrações dos fluxos de caixa ... 10

Demonstrações do valor adicionado ... 12

Notas explicativas às demonstrações contábeis individuais e consolidadas ... 13

(14)

Fax: +55 81 3201-4819 ey.com.br

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis individuais e consolidadas

Aos

Administradores e Acionistas da

Alubar Metais e Cabos S.A.

Barcarena - PA Opinião

Examinamos as demonstrações contábeis individuais e consolidadas da Alubar Metais e Cabos S.A.

(Companhia), identificadas como controladora e consolidado, respectivamente, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2021 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, individual e consolidada, da

Companhia em 31 de dezembro de 2021, o desempenho individual e consolidado de suas operações seus respectivos fluxos de caixa individuais e consolidados para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) emitidas peloInternational Accounting Standards Board (IASB).

Base para opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.

Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir, intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis individuais e consolidadas”. Somos independentes em relação à Companhia e suas controladas, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

(15)

Demonstrações do valor adicionado

As demonstrações individual e consolidada do valor adicionado (DVA) referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2021, elaboradas sob a responsabilidade da diretoria da Companhia, e apresentada como informação suplementar para fins de IFRS, foram submetidas a procedimentos de auditoria executados em conjunto com a auditoria das demonstrações contábeis da Companhia. Para a formação de nossa opinião, avaliamos se essas demonstrações estão conciliadas com as

demonstrações contábeis e registros contábeis, conforme aplicável, e se a sua forma e conteúdo estão de acordo com os critérios definidos no Pronunciamento Técnico NBC TG 09 - Demonstração do Valor Adicionado. Em nossa opinião, essas demonstrações do valor adicionado foram

adequadamente elaboradas, em todos os aspectos relevantes, segundo os critérios definidos nesse Pronunciamento Técnico e são consistentes em relação às demonstrações contábeis individuais e consolidadas tomadas em conjunto.

Outras informações que acompanham as demonstrações contábeis individuais e consolidadas e o relatório do auditor

A diretoria da Companhia é responsável por essas outras informações que compreendem o Relatório da administração.

Nossa opinião sobre as demonstrações contábeis individuais e consolidadas não abrange o Relatório da administração e não expressamos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre esse relatório.

Em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis individuais e consolidadas, nossa responsabilidade é a de ler o Relatório da administração e, ao fazê-lo, considerar se esse relatório está, de forma relevante, inconsistente com as demonstrações contábeis ou com nosso

conhecimento obtido na auditoria ou, de outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante.

Se, com base no trabalho realizado, concluirmos que há distorção relevante no Relatório da administração, somos requeridos a comunicar esse fato. Não temos nada a relatar a este respeito.

Responsabilidades da diretoria e da governança pelas demonstrações contábeis individuais e consolidadas

A diretoria é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis individuais e consolidadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS), emitidas peloInternational Accounting Standards Board (IASB), e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

(16)

Companhia ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela governança da Companhia e suas controladas são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações contábeis.

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis individuais e consolidadas

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis individuais e consolidadas, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança

razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detecta as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

 Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtivemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

 Obtivemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de

expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Companhia e suas controladas.

 Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas

(17)

e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Companhia. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Companhia a não mais se manter em continuidade operacional.

 Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis individuais e consolidadas representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance e da época dos trabalhos de auditoria planejados e das constatações significativas de auditoria, inclusive as deficiências significativas nos controles internos que eventualmente tenham sido identificadas durante nossos trabalhos.

Recife, 25 de março de 2022.

ERNST & YOUNG

Auditores Independentes S.S.

CRC-2SP015199/O-6

Henrique Piereck de Sá Contador CRC-PE023398/O-3

(18)

31 de dezembro de 2021 (Em milhares de reais)

Consolidado Controladora

Notas 2021 2020 2021 2020

Ativo Circulante

Caixa e equivalentes de caixa 4 129.136 29.723 114.504 22.850

Títulos e valores mobiliários 5 39.054 24.419 39.054 24.419

Contas a receber 6 430.684 344.955 285.829 260.347

Estoques 7 208.554 148.185 154.278 111.118

Adiantamentos a fornecedores 39.348 59.269 5.484 55.347

Instrumentos financeiros derivativos 18 53.149 64.118 53.149 64.118

Tributos a recuperar 8 144.295 120.251 111.445 106.601

Imposto de renda e contribuição social a recuperar 6.948 6.948 6.948 6.948

Outros créditos 16.016 15.309 9.585 10.960

Total do ativo circulante 1.067.184 813.177 780.276 662.708

Ativo não circulante Realizável a longo prazo

Títulos e valores mobiliários 5 16.214 15.761 16.214 15.761

Tributos a recuperar 8 13.911 - 13.009 -

Depósitos judiciais 146 160 146 160

Imposto de renda e contribuição social diferidos 27 8.631 4.007 - -

Instrumentos financeiros derivativos 18 65.777 19.310 65.777 19.310

Partes relacionadas 19 2.323 2.145 25.298 21.522

Valor justo dos ativos do plano de pensão 30 42.110 42.110 - -

Outros créditos - 3.318 - 3.318

Investimento em controladas 10 - - 332.141 250.539

Propriedades para investimentos 9 83.299 - 83.229 -

Imobilizado 11 828.857 705.113 649.030 559.196

Direito de uso 12 41.682 44.619 30.960 35.898

Intangível 7.211 4.620 5.965 4.579

Total do ativo não circulante 1.110.161 841.163 1.221.769 910.283

Total do ativo 2.177.345 1.654.340 2.002.045 1.572.991

(19)

Balanços patrimoniais 31 de dezembro de 2021 (Em milhares de reais)

Consolidado Controladora

Notas 2021 2020 2021 2020

Passivo Circulante

Fornecedores 13 283.918 198.704 261.274 191.313

Instrumentos financeiros derivativos 18 47.854 17.889 47.264 17.889

Empréstimos e financiamentos 14 452.706 339.557 437.714 339.557

Obrigações por arrendamentos 12 4.875 8.154 4.522 7.070

Obrigações trabalhistas e previdenciárias 15.043 22.793 11.677 20.089

Obrigações tributárias 15 38.341 28.290 19.355 23.373

Imposto de renda e contribuição social 27 2.091 9.872 963 9.872

Dividendos a pagar 17 52.381 31.901 52.381 31.901

Adiantamentos de clientes 71.995 103.833 71.209 103.612

Total do passivo circulante 969.204 760.993 906.359 744.676

Não circulante

Empréstimos e financiamentos 14 534.870 362.943 465.009 362.652

Obrigações por arrendamentos 12 37.356 38.570 26.437 28.814

Obrigações tributárias 15 29.608 41.095 29.608 41.095

Partes relacionadas 19 - - 58 -

Obrigações com plano de pensão 30 31.722 54.977 - -

Imposto de renda e contribuição social diferidos 27 27.507 38.262 27.507 38.262

Provisão para contingências 16 2.500 3.185 2.500 3.185

Total do passivo não circulante 663.563 539.032 551.119 474.008

Patrimônio líquido 20

Capital social 87.114 87.114 87.114 87.114

Reservas de lucros 284.952 168.784 284.952 168.784

Ajuste de avaliação patrimonial 172.501 98.409 172.501 98.409

Patrimônio líquido atribuível aos acionistas

controladores 544.567 354.307 544.567 354.307

Participaçao de não controladores 7 8 - -

544.574 354.315 544.567 354.307

Total do passivo e patrimônio líquido 2.177.345 1.654.340 2.002.045 1.572.991

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis individuais e consolidadas.

(20)

Exercício findo em 31 de dezembro de 2021

(Em milhares de reais, exceto o lucro por ação, expresso reais)

Consolidado Controladora

Notas 2021 2020 2021 2020

Receitas de vendas 21 3.468.010 2.260.610 2.067.708 1.809.961

Custo dos produtos vendidos 22 (2.977.737) (1.872.423) (1.682.257) (1.459.830)

Lucro bruto 490.273 388.187 385.451 350.131

Despesas operacionais

Vendas 23 (84.724) (72.338) (80.103) (69.272)

Administrativas e gerais 24 (147.533) (97.759) (73.138) (64.848)

Participação nos resultados de controladas 10 - - 23.905 3.914

Outras receitas operacionais, líquidas 25 62.497 36.567 53.990 28.893

Total de despesas operacionais (169.760) (133.530) (75.346) (101.313)

Resultado operacional antes do resultado

financeiro 320.513 254.657 310.105 248.818

Resultado financeiro

Receitas financeiras 26 64.935 103.250 64.747 96.398

Despesas financeiras 26 (157.975) (164.599) (154.352) (148.479)

(93.040) (61.349) (89.605) (52.081)

Resultado antes do imposto de renda e da

contribuição social 227.473 193.308 220.500 196.737

Imposto de renda e contribuição social 27

Corrente (58.267) (57.625) (46.089) (57.625)

Subvenção Federal - IRPJ 28.535 34.611 28.535 34.611

Diferido (12.928) (184) (18.132) (3.612)

(42.660) (23.198) (35.686) (26.626)

Lucro líquido do período 184.813 170.110 184.814 170.111

Resultado atribuível aos:

Acionistas controladores 184.814 170.111

Acionistas não controladores (1) (1)

184.813 170.110

Lucro básico por ação - em R$ 28 2,12 1,95

Lucro diluído por ação – em R$ 28 2,08 1,90

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis individuais e consolidadas.

(21)

Demonstrações dos resultados abrangentes Exercício findo em 31 de dezembro de 2021 (Em milhares de reais)

Consolidado Controladora

2021 2020 2021 2020

Lucro líquido do período 184.813 170.110 184.814 170.111

Outros resultados abrangentes do exercício, líquidos de impostos

Operações de hedge accounting 39.778 159.184 39.778 159.184

Ajustes acumulados em plano de pensão 26.915 (25.606) 26.915 (25.606)

Efeito cambial na conversão das demonstrações contábeis

de controladas no exterior 7.399 (36.575) 7.399 (36.575)

Total resultados abrangentes 258.905 267.113 258.906 267.114

Resultado atribuível aos:

Acionistas controladores 258.906 267.114

Acionistas não controladores (1) (1)

258.905 267.113

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis individuais e consolidadas

(22)

(Em milhares de reais)

Consolidado Controladora

Reservas de lucros

Ajuste de Avaliação Patrimonial Capital

social

Reserva de incentivos

fiscais

Reserva legal

Lucros retidos

Lucros (prejuízos) acumulados

Outros resultados

abrangentes Subtotal

Participação de não

controladores Total

Saldos em 31 de dezembro de 2019 87.114 80.414 13.028 - (63.020) 1.406 118.942 (4) 118.938

Lucro líquido do exercício - - - - 170.111 - 170.111 (1) 170.110

Destinação do lucro:

Constituição de reserva legal - - 8.506 - (8.506) - - - -

Reserva de incentivos fiscais - 34.611 - - (34.611) - - - -

Dividendos mínimos obrigatórios - - - - (31.749) - (31.749) - (31.749)

Reserva de lucros - - - 32.225 (32.225) - - - -

Outros resultados abrangentes

Operações de hedge accounting - - - - - 159.184 159.184 - 159.184

Ajustes acumulados em plano de pensão - - - - - (25.606) (25.606) - (25.606)

Efeito cambial na conversão das

demonstrações contábeis - - - - - (36.575) (36.575) - (36.575)

Outros - - - - - - - 13 13

Saldos em 31 de dezembro de 2020 87.114 115.025 21.534 32.225 - 98.409 354.307 8 354.315

Dividendos distribuídos de reservas - - - (29.576) - - (29.576) - (29.576)

Lucro líquido do exercício - - - - 184.814 - 184.814 (1) 184.813

Destinação do lucro:

Reversão da reserva legal - - (4.111) 4.111 - - - - -

Reserva de incentivos fiscais - 28.535 - - (28.535) - - - -

Dividendos mínimos obrigatórios - - - - (39.070) - (39.070) - (39.070)

Reserva de lucros - - - 117.209 (117.209) - - - -

Outros resultados abrangentes:

Operações de hedge accounting - - - - - 39.778 39.778 - 39.778

(23)

Demonstrações dos fluxos de caixa

Exercício findo em 31 de dezembro de 2021 (Em milhares de reais)

Consolidado Controladora

2021 2020 2021 2020

Atividades operacionais

Lucro líquido do período 184.813 170.110 184.814 170.111

Ajustes para conciliar o lucro liquido ao caixa:

Depreciação 32.670 27.122 26.706 24.246

Amortização 1.020 1.038 1.008 1.033

Amortização do direito de uso 9.562 7.702 9.006 6.767

Valor residual na baixa de ativo imobilizado 686 779 686 779

Provisão de perdas esperadas em contas a receber 1.491 300 771 -

Participação nos resultados de controladas - - (23.905) (3.914)

Recuperação de despesas (Nota 25) (16.630) - (16.630) -

Provisão para contingências (682) 74 (682) 74

Juros incorridos sobre passivo por arrendamento 871 977 202 537

Crédito tributário da exclusão do ICMS da base de

calculo do PIS/Cofins (6.000) (24.588) (6.000) (24.588)

Ajustes a valor justo de ativos (Nota 9) (35.100) - (35.100) -

Amortização de custo de captação 4.533 3.446 4.533 3.466

Juros e variações monetárias e cambiais, líquidas 1.325 44.227 4.770 25.213

178.559 231.187 150.179 203.724

(Acréscimo) decréscimo de ativos:

Contas a receber (87.220) (150.415) (26.253) (62.740)

Estoques (43.739) (40.022) (26.530) (5.607)

Adiantamentos a fornecedores 18.350 (40.085) 48.292 (36.166)

Tributos a recuperar (26.756) (4.362) (11.853) 4.106

Depósitos judiciais 14 (47) 14 (47)

Outros créditos 3.232 (4.025) 3.715 (1.752)

Acréscimo (decréscimo) de passivos:

Fornecedores e outras contas a pagar 85.314 85.026 70.061 82.859

Obrigações tributárias (13.537) 34.630 (35.169) 33.259

Obrigações trabalhistas e previdenciárias (7.750) 6.058 (8.411) 3.641

Adiantamentos de clientes (31.835) 7.041 (32.404) 6.820

Instrumentos financeiros derivativos 34.246 (78.149) 33.655 (78.149)

Pagamentos de contingências (3) (319) (3) (319)

Caixa gerado pelas atividades operacionais 108.875 46.518 165.293 149.629

Juros pagos sobre empréstimos e financiamentos (62.586) (29.956) (62.586) (29.957)

Juros pagos sobre arrendamentos (871) (722) (202) (722)

Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais 45.418 15.840 102.505 118.950

(24)

Exercício findo em 31 de dezembro de 2021 (Em milhares de reais)

Consolidado Controladora

2021 2020 2021 2020

Atividades de investimento

Aplicações financeiras (43.718) (8.762) (43.718) (8.762)

Resgates de aplicações financeiras 30.550 - 30.550 -

Aquisição de propriedade para investimentos (48.018) - (48.018) -

Aquisição de imobilizado (153.705) (139.394) (108.590) (68.971)

Aquisição de intangível - (1.325) - (1.279)

Aquisição de investimentos - - (22.406) (124.795)

Caixa líquido aplicado nas atividades de investimento (214.891) (149.481) (192.182) (203.807) Atividades de financiamento

Captação de empréstimos e financiamentos 1.258.627 534.292 1.169.253 534.000

Pagamento de principal de empréstimos e financiamentos (930.280) (447.379) (927.046) (447.379)

Pagamento de arrendamento (11.117) (5.852) (8.992) (6.596)

Empréstimos com partes relacionadas (178) (7.563) (3.718) (24.761)

Dividendos pagos (48.166) (12.025) (48.166) (12.025)

Caixa líquido gerado pelas atividades de financiamento 268.886 61.473 181.331 43.239

Acréscimo (decréscimo) no caixa e equivalentes de caixa 99.413 (72.168) 91.654 (41.618) Caixa e equivalentes de caixa

No início do período 29.723 101.891 22.850 64.468

No final do período 129.136 29.723 114.504 22.850

Acréscimo (decréscimo) no caixa e equivalentes de caixa 99.413 (72.168) 91.654 (41.618) Transações que não afetaram o caixa

Atividades operacionais

Variação MTM instrumentos financeiros hedge accounting 28.760 271.272 28.760 271.272

Variação MTM instrumentos financeiros hedge fuxo de caixa (34.883) 1.384 (34.883) 1.384

Compensação impostos a recuperar IRPJ e CSLL (26.463) (3.174) (26.463) (3.174)

Compensação de impostos a recuperar Pis/Cofins (11.356) (694) (11.356) (694)

Impostos diferidos 7.586 - 7.586 -

Atividades de investimento

Ajuste cambial na conversão de balanço (8.730) - (8.730) -

Atualização do plano de pensão (27.151) - (27.151) -

Integralização de capital através de mútuo Alubar Coppertec - - - 3.427

Integralização de capital através de mútuo Alubar Montenegro - - - 2.836

Compensação de adiantamentos de imobilizados 1.571 1.897 1.571 1.897

Atividades de financiamento

Capitalização de juros e despesas financeiras (Nota 11) 6.687 6.292 6.687 6.292

Captação de financiamentos por arrendamento 274 29.800 274 29.800

Remensurações do arrendamento (Nota 12) 6.625 - 4.068 -

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis individuais e consolidadas.

(25)

Demonstrações do valor adicionado

Exercício findo em 31 de dezembro de 2021 (Em milhares de reais)

Consolidado Controladora

2021 2020 2021 2020

Receitas 3.540.807 2.304.515 2.131.965 1.848.839

Vendas dos produtos 3.468.010 2.260.636 2.067.708 1.809.961

Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa (1.491) (300) (771) -

Outras receitas 74.288 44.179 65.028 38.878

Insumos adquiridos de terceiros (3.059.223) (1.888.033) (1.735.147) (1.472.133)

Custos de produtos vendidos (2.853.061) (1.766.239) (1.598.728) (1.379.810)

Material, energia e serviços de terceiros (206.162) (121.794) (136.419) (92.323)

Valor adicionado bruto 481.584 416.482 396.818 376.706

Depreciação e amortização (28.694) (28.160) (23.497) (25.279)

Valor adicionado líquido 452.890 388.322 373.321 351.427

Valor adicionado transferido 64.656 104.418 88.652 100.315

Participação nos resultados de controladas - 3.916 23.905 3.916

Receitas financeiras 64.656 100.502 64.747 96.399

Valor adicionado a distribuir 517.546 492.740 461.973 451.742

Distribuição do valor adicionado (517.546) (492.740) (461.973) (451.742)

Pessoal (100.244) (109.682) (58.831) (82.313)

Remuneração direta (78.532) (84.780) (39.304) (59.264)

Benefícios (17.774) (19.796) (15.829) (18.140)

FGTS (3.938) (5.106) (3.698) (4.909)

Impostos, taxas e contribuições (64.027) (42.213) (54.945) (43.753)

Federais (61.886) (40.296) (53.697) (42.819)

Estaduais (1.302) (1.231) (474) (338)

Municipais (839) (686) (774) (596)

Remuneração do capital de terceiros (168.436) (170.735) (163.383) (155.565)

Encargos financeiros (157.976) (161.852) (154.352) (148.479)

Aluguéis (10.460) (8.883) (9.031) (7.086)

Remuneração do capital próprio (184.839) (170.110) (184.814) (170.111)

Dividendos (36.759) (31.749) (36.760) (31.749)

Lucros retidos do exercício (148.080) (138.361) (148.054) (138.362)

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis individuais e consolidadas.

(26)

31 de dezembro de 2021

(Em milhares de reais, exceto quando indicado de outra forma)

1. Contexto operacional

A Alubar Metais e Cabos S.A. (“Companhia” ou “Controladora”), em conjunto com suas controladas denominada “Grupo Alubar” ou “Grupo”, é uma sociedade anônima de capital fechado, de controle estrangeiro, constituída em 31 de agosto de 2006, com sede na Rodovia PA 481 s/n, Km 2,3 - Centro - Barcarena-PA. O Grupo Alubar está envolvido prioritariamente na fabricação de fios, cabos e condutores elétricos de alumínio nus e isolados e cabos de cobre, na produção de alumínio e suas ligas em formas primárias, na fundição de materiais não ferrosos e suas ligas, e na produção de laminados de alumínio e cobre.

A Companhia é controlada pela Aluminum Investment S.A. com sede no Uruguai.

1.1. Contrato de fornecimento de alumínio

A Companhia possui contrato de fornecimento de alumínio, sua matéria prima principal, com a Albras Alumínio Brasileiro S.A. (“Albras”), sendo este um fornecedor estratégico para as atividades da Companhia. No exercício de 2021 foram fornecidas 106.539 toneladas de alumínio (84.026 toneladas no exercício de 2020).

1.2. COVID - 19 - Coronavírus - Impactos para a Companhia

A Companhia tem acompanhado a propagação do vírus do COVID-19 no Brasil e no mundo e seus impactos sobre suas pessoas e seus negócios.

Nesse sentido, a administração tem dispensado especial atenção àqueles eventos econômicos que podem impactar a continuidade dos negócios e/ou às estimativas contábeis levadas à efeito, como:

recuperabilidade de ativos financeiros e não financeiros, tributos sobre o lucro, mensuração de ativos e passivos de arrendamento, mensuração do valor justo, provisões e passivos contingentes, reconhecimento de receita e liquidez e cumprimento de compromissos financeiros.

A seguir estão detalhadas as avaliações e conclusões sobre os impactos da pandemia no que tange as principais transações da Companhia.

(27)

Notas explicativas às demonstrações contábeis intermediárias individuais e consolidadas-- Continuação

31 de dezembro de 2021

(Valores expressos em milhares de reais, exceto quando indicado de outra forma)

1. Contexto operacional--Continuação

1.2. COVID - 19 - Coronavírus - Impactos para a Companhia--Continuação Recuperabilidade de ativos financeiros

Aplicações financeiras, depósitos bancários e instrumentos financeiros derivativos

A Companhia e suas controladas possuem saldos a receber de instituições financeiras, referentes a caixa e equivalentes de caixa, aplicações financeiras e instrumentos financeiros derivativos, no montante de R$ 297.328 e R$ 282.696 em 31 de dezembro de 2021 (R$147.580 e R$ 140.707 em 31 de dezembro de 2020), na controladora e consolidado, respectivamente. Tais ativos são mantidos em instituições financeiras sólidas nas quais, embora no atual cenário haja possibilidade de aumento da inadimplência de seus clientes, não existem indicativos de aumento significativo do risco de crédito dessas contrapartes. Adicionalmente, o Banco Central implementou diversas medidas para aumentar a liquidez das instituições financeiras, de forma que nenhuma perda é esperada em função da pandemia.

Contas a receber de clientes (provisão para perdas esperadas)

As contas a receber são concentradas em grandes empresas. Em 30 de dezembro de 2021, os 11 maiores clientes representam 75,0% e 64,7% do contas a receber (78,6% e 72,7% 31 em de

dezembro de 2020) no consolidado e controladora, respectivamente. A Companhia considera o risco de inadimplência desses clientes extremamente baixo e que os efeitos da pandemia sobre tais contrapartes não são significativos, dessa forma nenhuma perda adicional é esperada.

Estoques

Considerando que a Companhia e suas controladas possuem como atividade principal a produção e venda de cabos de alumínio e cobre estanhado utilizados em linhas de transmissão pelo Brasil e no mundo, condutores elétricos para o segmento de baixa e média tensão além de vergalhões de alumínio destinados à fabricação de condutores elétricos ou com fins siderúrgicos, seu segmento de atuação não foi significativamente impactado pela pandemia, de forma que não se observou redução em demanda ou interrupção de fornecimento que pudessem impactar os preços dos produtos.

Dessa forma, a Companhia verificou que os riscos de realização dos estoques por um valor inferior ao valor realizável líquido já estão contemplados dentro das estimativas atuais de perdas e não se espera perdas adicionais em função da pandemia.

Imobilizado e intangível

Conforme informado anteriormente, as operações da Companhia e suas controladas não sofreram interrupção, de forma que, durante o período, as unidades industriais funcionaram normalmente e sem ociosidade. A administração monitora individualmente a capacidade de geração futura de fluxos de caixa das suas principais linhas de produção, de forma a identificar tempestivamente casos em que os fluxos de caixa descontados a valor presente sejam inferiores ao investimento realizado. A administração revisou as principais estimativas utilizadas nos cálculos de recuperabilidade dos ativos (inflação, taxa de crescimento, capex, taxa de desconto, entre outras), porém não foi identificada a necessidade de constituição de provisões para perda sobre o imobilizado e o intangível.

Referências

Documentos relacionados

e) 15% das despesas elegíveis totais do projeto, no caso dos projetos do setor da indústria que se enquadrem no âmbito da RIS 3 Regional e que contribuam para o desenvolvimento

Exames laboratoriais: Fator anti-nuclear: não reagente; Fator reumatoide: negativo; Anticorpos anti-HBc total: não reagente; Anticorpos Anti-HBs: 0,7mUI/mL; HBsAg:

Nesse período, a legislação não reconhecia ainda a interface entre os problemas ambientais e o processo de desenvolvimento econômico, especialmente entre o meio

Fica permitido às cooperativas formadas por trabalhadores portuários avulsos, registrados de acordo com esta Lei, se estabelecerem como operadores

Neste trabalho, teve-se o objetivo de obter informações quanto ao comportamento dos parâmetros operacionais de um sistema fotovoltaico de bombeamento de água, tais como:

Assim, abordaremos alguns projetos que, mesmo em meio a conflitos, se destacaram e qualificaram vários professores leigos, nas décadas de 1970 a 1990, dentre eles o GEA

Constituiu-se assim um Estado de exceção 12 no Brasil, de forma permanente e estrutural, onde a figura do soberano se impõe sempre pela violência, regulando então a vida

public static void main (String args[]) { Socket clientSocket=