• Nenhum resultado encontrado

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 04 - N 186, 21 de Tevet /01/201 PARASHAT DA SEMANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 04 - N 186, 21 de Tevet /01/201 PARASHAT DA SEMANA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 04 - N°186, 21 de Tevet 5770 - 07/01/201

PARASHAT DA SEMANA

B¨H Um líder desde o berço

Esta semana começamos a leitura do segundo livro da Torá, Séfer Shemot. Livro que além de contar a histporia do nosso povo

milenário, se encarrega de nos mostrar, através da figura de Moshe Rabeinu, uma infinidade de exemplo, os quais demonstram não somente uma EMUN´R SHLEMÁ, uma fiel confiança e crença em D- us, mas, por sua vez uma forma constante de comportamentos

corretos, para poder conformar e fortalecer ao nosso Am Israel.

Neste começo, com Parashat Shemot, no inicia a narrar sobre o nascimento de Moshé, sua relação com o Faraó do Egito, e como foi que nossos irmãos, que sabiam haviam sido escravizados pelos egípcios, começaram a sonhar com a liberdade.

Assim mesmo, esta história, e toda a narrativa a respeito de como Moshé surge, assim como os milagres mostrados ao Faraó para mostrar o poder Divino, são muito conhecidos e todos conhecemos como foram estes acontecimentos.

Agora, o que chama muito a atenção, e sobre este ponto é que quero me deter por uns instantes, é justamente o encontro de Moshé com a Salsa Ardente.

Moshé, um homem simples, pastor de ovelhas, perde uma de seu rebanho, e pensando no

bem estar da mesma, pensando que sem uma ovelha seu rebanho não seria o mesmo,

decide sair para procurá-la. e persegui-la até até levá-la de volta com o resto dos animais.

(2)

guiado até conseguir, sob a direção Divina, libertar o povo judeu de sua escravidão.

Muitas são as perguntas que me surgem a respeito deste episódio:

Qual foi o motivo para Moshé ter sido eleito?

Como Moshé aceita tão facilmente, e crê em um arbusto em chamas?

O que houve com o medo de Moshé? Atrever-se a enfrentar um Faraó não é um feito simples de se realizar e muito menos de chegar a convencê-lo a liberar a seu povo escravizado.

Mesmo assim, além das perguntas que podem surgir, e além das maravilhosas opiniões e respostas que nos dão nossos comentáristas bíblicos, creio que há duas palavras que definem claramente a Moshé, para sabermos porque foi eleito e porque teve o valor de cumprir com as ordens Divinas: HUMILDADE E FÉ.

Moshé era realmente um homem humilde em todos os sentidos. Comprometido com a tarefa, com sua gente e preocupado para que ninguém sofresse. E foi assim, que o demonstrou quando defendeu aquele escravo das mãos de um egípcio.

E, por outro lado, a fé que Moshé demonstrou a todo momento Sem conhecer a D-us, com tão somente uma aparição e umas palavras, confiou na Dinvindade e conseguiu transmitir para todo o povo este sentimento, para sentirem-se fortes e saírem adiante, caminhar para a liberdade e a terra prometida.

Este Shabat Shemot, é um Shabat na qual a Torá , mais uma vez, nos presenteia com um ensinamento:

"Com fé e humildade se pode seguir adiante", pensar no próximo, ajudando, apoiando o Tikun Olam, o crescimento e a continuidade, são valores fundamentais, que baseados na crença, nos permitirão concretizar nossos objetivos.

Queira D-us, que neste Shabat Kodesh, possamos tomar estas duas qualidades

maravilhosas quem possuía Moshé Rabeino, copiar-las dele, e saber que se um se propõe, com força, fé e humildade, tudo se pode lograr.

Shabat Shalom Umeboraj Rab. Ari Oliszewski

EDITORIAL

Novos tempos, novas ideias

Depois de uma pequena pausa, quando a última edição do SIB e-News saiu em formato reduzido estamos de volta com as notícias que interessam a nossa comunidade.

Dizem os especialistas em comunicação que o termo chave para a nova década é

(3)

compartilhamento de informações. No mundo conectado em que vivemos onde a internet consegue aproximar amigos e familiares que estão a milhares de quilômetros de distância e o celular deixou de ser apenas um aparelho telefônico para se transformar em computadores bem mais potentes do que aqueles que usávamos a pouco menos de 10 ou 15 anos, as chamadas redes sociais (Orkut, facebook, Blogs, Twitter, etc.) mostram a importância de sabermos o que realmente está acontecendo no mundo para assim termos maiores condições de nos defender contra as mentiras que todos os dias ouvimos de pessoas ignorantes (no sentido literal do termo: Que não tem conhecimento sobre determinado assunto) e podermos assim, mostrar o nosso "lado da notícia".

Uma antiga anedota do meio jornalístico diz que se um cão morde um homem, isto não é notícia mas se um homem morde um cão, é matéria de 1ª página.

Hoje, mais do que nunca, somos responsáveis - cada um de nós - por lutarmos contra os que os pseudo-intelectuais que usam qualquer desculpa para atacar toda e qualquer ação realizada por Israel ou qualquer notícia relacionada ao povo judeu.

Lembrem-se, Só existe uma única arma contra a ignorância e o preconceito:

O conhecimento.

E este conhecimento precisa ser passado, de forma consciente e correta, não somente de pais para filhos mas, principalmente, para os outros pais e filhos.

Como prometemos as novidades, aos poucos, vão aparecendo e já nesta edição damos início a seção Colaboração dos leitores onde o Dori Azoubel traduziu e nos enviou um excelente texto do portal israelense YNet. À ele nosso muito obrigado.

Dando continuidade às mudanças do SIB e-news, estamos a procura de pessoas com gosto pela escrita - e imagino que algumas destas já tenham percebido que estou me referindo a elas, mas não somente, claro - que se interessariam em ter colunas fixas em nosso informativo.

Os interessados, como sempre, podem entrar em contato conosco pelo nosso e-mail (sib.e.news@gmail.com).

À todos um Shabat Shalom e, se D-us permitir, até a próxima edição.

(4)

Notícias da comunidade

Os seminovos estarão de merecidas férias durante o mês de janeiro.

Em breve anunciaremos o retorno das atividades.

De mudança

Nosso chaver Gilberto Galinkin informa que por motivos profissionais reside agora em Belo Horizonte.

Quem precisar de seus contatos, favor enviar um e-mail para sib.e.news@gmail.com e teremos imenso prazer em fazer esta ponte.

Ao Gilberto nossos melhores votos nesta nova fase.

No Brasil e no Mundo

Israelense entra para o "Guiness Book" ao

passar 66 horas em um cubo de gelo

(5)

O israelense Hezi Din, de 29 anos, permanec eu 66 horas em um c ubo de gelo e entrou para o Guinness, o “livro dos recordes”. Ele superou a marc a do norte-americ ano David Blaine, que, em

2000, fic ou 58 horas em um c ubo de gelo.

Fonte: Jornal Alef

Chazak VeHematz

(6)

Na segunda-feira passada (dia 04 de janeiro), o ex- primeiro- ministro israelense Ariel Sharon c ompletou quatro anos em c oma, aparentemente irreversível. Ele sofreu um derrame c erebral em 2006 e, desde então, é mantido vivo artific ialmente.

Fonte: Jornal Alef

Chanuká no Chile

O presidente da Comunidade Judaica do Chile, Gabriel Zaliasnik, qualific ou como inédita a realizaç ão de Chanuká no país. Na oc asião, autoridades como o presidente do Senado, Jovino Novoa, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Alvarez, procederam ao ac endimento de seis velas do c andelabro judaico e compartilharam sonhos (sufganiot) com membros desta

c omunidade no interior do Palác io da Moeda (Casa do Governo do Chile). De acordo c om o

ministro secretário-geral da Repúblic a, José Antonio Viera Gallo, c om a celebração o governo quis

"reafirmar a liberdade de c ulto, a liberdade religiosa, os princ ípios democ rátic os. Ao mesmo tempo que, Israel guarda sua memória, o povo do Chile, tampouco esquec e a sua". Ele

interpretou a c omemoraç ão c omo a festa "da liberdade, da tolerância, da resistênc ia a opressão e da afirmação da identidade nac ional no mundo global que se diz respeitoso de todos e onde todos c abemos”.

Fonte: Jornal Alef

Morre aos 86 anos o capitão do navio Exodus

Morreu, aos 86 anos, Ike Aronowic z, capitão do navio "Exodus". De acordo com o presidente israelense Shimon Peres, ele "deu uma c ontribuiç ão únic a para o Estado, que jamais será

esquec ida". O "Exodus" zarpou do porto de Sete, na Franç a, com mais de 4.500 passageiros a bordo, a maioria sobreviventes do Holoc austo nazista que dec idiram se estabelec er na Palestina.

(7)

O navio foi c erc ado pela marinha britânic a na costa da Palestina e impedido de atrac ar em Haifa.

Depois de semanas isolados no mar, seus passageiros foram forçados a retornar à Franç a. Por fim, tiveram que desembarc ar na Alemanha e foram mandados para campos perto de Lubec k. O inc idente revoltou a c omunidade internac ional, que ainda digeria c om dific uldade o que havia ac ontec ido aos judeus nos c ampos de c onc entraç ão do Terc eiro Reich durante a II Guerra Mundial. Pressionadas, as autoridades britânic as transferiram os refugiados judeus para campos no Chipre, onde permaneceram até a criação do Estado de Israel, em 1948. "O Exodus foi

também c riação de Aronowic z. Ele não foi apenas seu c apitão, e sim um líder que deu à viagem c aráter e determinaç ão", dec larou Peres.

Fonte: Jornal Alef

Intolerância em Buenos Aires

O candelabro de Chanuká do Chabad Lubavitch, loc alizado em Buenos Aires aparec eu pintado c om a frase "A Argentina é c atólica!". A DAIA, entidade representativa da c omunidade judaic a do país, expressou sua veemente condenaç ão a um novo ataque antissemita de extrema gravidade. Dias antes, o c emitério judaic o da c idade de São Luis, foi vítima de uma profanaç ão, sem prec edentes nessa provínc ia, c om pic haç ões antissemitas no muro perimetral e em 27 sepulturas, c om apologia ao nazismo e profusas ofensas, incluindo suásticas e ameaç as de morte aos integrantes da c omunidade judaica loc al.

Fonte: Jornal Alef

Curtas

- O primeiro-ministro de Israel, Bibi Netanyahu, pretende visitar o Brasil em 2010.

- 69% dos israelenses são a favor de celebrações do Ano Novo em Israel. A maioria não vê nenhum problema com a comemoração, mas se opõe ao financiamento do evento pelo governo.

(8)

- Lula pretende visitar 21 países, de fevereiro a julho de 2010, incluindo roteiros novos como Israel, Irã, Cisjordânia e pelo menos cinco nações africanas.

- O Ministro de Finanças de Israel anunciou um novo corte nos impostos e aumento drástico no preço da água em 2010.

- Cerca de 40% dos judeus, que totalizam 13,3 milhões em todo o mundo, moram em Israel, segundo pesquisa liberada hoje. Os casamentos inter-religiosos são apontados como o maior fator da diminuição global de judeus, com destaque para os realizados na Rússia, com 75% dos casamentos, EUA com 55%, França e

Inglaterra com 40%, Canadá com 35%, Austrália 25% e México com 10%.

- Auschwitz recebeu um número recorde de visitantes em 2009 totalizando 1,3 milhão de pessoas.

Fonte: Rua Judaica.

Irã Tenta Comprar Urânio no Mercado Internacional

O Irã está muito próximo de fechar um acordo para importar clandestinamente 1.350 toneladas de minério de urânio purificado do Cazaquistão, conforme um relatório da inteligência obtido pela ‘Associated Press (AP)’

na terça-feira. Diplomatas disseram que esta avaliação aumentava em muito a preocupação internacional sobre as atividades nucleares de Teerã. Tal acordo de minério de urânio purificado seria muito significativo, pois este material parece estar acabando em Teerã, e que é necessário para a continuidade do seu programa de enriquecimento de urânio. Este relatório foi preparado por uma nação membro da Agência Internacional de

Energia Atômica e entregue à AP sob a condição que esse país não fosse identificado devido à natureza confidencial das informações. Tais importações estão proibidas pelo Conselho de Segurança da ONU.

(9)

Um funcionário sênior da ONU, que exigiu anonimato para discussão de informações oficiais, disse que a agência tinha conhecimento do relatório de inteligência, mas que ainda não tinha chegado a uma conclusão.

Um diplomata do Ocidente, que é membro do comitê das 35 nações membros da IAEA, afirmou que o relatório causava "preocupação" entre os países que tomaram conhecimento do mesmo o que estava gerando

"discussões entre os órgãos de inteligência". Este diplomata também solicitou o anonimato para discutir informações de inteligência.

Um resumo de duas páginas do relatório obtido pelo AP mostrava que um acordo poderia ser concluído num prazo de poucas semanas e que Teerã estava disposta a pagar US$ 450 milhões, pela remessa e entrega. "O preço é muito alto causado pela natureza secreta do acordo e devido ao compromisso do Irã para manter em segredo os elementos que fornecerão o material", informou o resumo. Um funcionário do país que preparou o

relatório disse que "elementos" seriam funcionários do governo agindo por conta própria sem aprovação do governo do Cazaquistão.

JUSTIÇA CONDENA OS “PROTOCOLOS DOS SÁBIOS DE SIÃO”

Em julho de 2005, o então presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro – FIERJ, Osias Wurman, e seu diretor-jurídico, Jacksohn Grossman, fizeram entrega ao Procurador-Geral de Justiça deste Estado, de representação contra a Editora Centauro, em razão de haver editado a obra apócrifa “Protocolos dos Sábios de Sião”, vendida na Bienal do Livro, recém-realizada no Riocentro.

(10)

Iniciava-se aí uma longa e árdua batalha judicial, na qual a comunidade judaica, representada pela FIERJ, e atravessando três gestões, teve decisiva atuação. Isto porque, após a abertura pelo Ministério Público da ação penal (denúncia) contra os sócios da Centauro, a FIERJ requereu e conseguiu funcionar como assistente de acusação, o que foi permanentemente torpedeado pela defesa dos réus, já que estes tentaram mediante diversos recursos, afastá-la do processo.

Inúmeros outros incidentes, habeas-corpus e recursos foram tentados pelos acusados, inclusive junto ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, visando extinguir o processo.

Após produzidas diversas provas, dentre as quais o testemunho de Osias Wurman, eis que vem de ser proferida sentença condenatória dos proprietários da Editora Centauro, pelo MM. Dr. Juiz da 28ª. Vara Criminal, à pena de 2 (dois) anos de reclusão e multa, convertida por serem os réus primários, em serviços à comunidade, por infração ao art. 20 § 2º., da Lei no. 7.716/89.

Nas alegações finais da FIERJ, subscrita pelos advogados Jacksohn Grossman e Ricardo Sidi, havendo também funcionado no processo o advogado Ronaldo Orlowski, foram ressaltados, além de outros pontos, os vínculos dos acusados com admiradores do nazismo, conforme as páginas do orkut que mantinham na internet. Além disso, foi anexado ao processo um exemplar do livro, em cuja contracapa consta tratar-se do

“perigo judaico” e o que seria “o mais terrível e cínico plano subversivo da história, o plano dos judeus para dominar o mundo”. Também foi destacado que todo aquele que ofende a dignidade pessoal de qualquer ser humano, especialmente quando movido por razões de fundo racista e discriminatório, também atinge – e profundamente – a dignidade de todos os demais seres humanos.

(11)

Esta é a segunda condenação no país de um editor de livros antissemitas, já que a primeira foi no Rio Grande do Sul, de Siegfried Ellwanger(S.E.Castan), mantida pelo STF, em cuja decisão o livro “Protocolos” foi

identificado como disseminador do ódio e preconceito contra os judeus, conforme consta dos votos dos Ministros Maurício Corrêa, Gilmar Mendes e Ellen Gracie.

De parabéns a comunidade judaica por não haver se deixado levar pela indiferença e combatido os que ofendem a Humanidade com suas práticas discriminatórias e preconceituosas.

Fonte: Rua Judaica.

DAVID BECKHAM DESPEDE-SE DE SEU AVÔ JUDEU

São momentos difíceis para David Beckham, o astro do futebol mundial, e sua família. Joseph West, avô materno do futebolista, faleceu em Londres aos 83 anos de idade. O astro acabava de chegar da África do Sul onde foi assistir o sorteio do Mundial, quando lhe comunicaram a triste noticia, e ele pode dar seu último adeus a uma das pessoas mais importantes de sua vida. O neto não pode reprimir as lágrimas. O futebolista usava a tradicional kipá em azul, para o ato religioso. Sua mãe provem de uma família judia.

O próprio David referiu-se a si mesmo como um

"meio judeu", e no ano passado matriculou o filho pequeno num colégio judaico em Los Angeles.

Fonte: Rua Judaica.

(12)

Endereçada ao presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, a carta falou do evento realizado com a presença de cerca de duas mil pessoas no ginásio do clube Hebraica. A cerimônia, transmitida ao vivo pela internet, foi uma iniciativa da CONIB, da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e da Hebraica.

Em sua visita ao Brasil, a primeira ao país de um presidente israelense em cerca de 40 anos, Shimon Peres esteve também em Brasília e no Rio de Janeiro.

Leia abaixo uma tradução não oficial da carta enviada por Shimon Peres:

Prezado Sr. Lottenberg, Prezado Claudio

Entrar em contato com a comunidade judaica durante minha recente viagem representou uma experiência extremamente emocionante, e fiquei profundamente impressionado pelo imponente evento que presenciei em São Paulo.

Quero expressar meu sincero agradecimento por essa afetuosa iniciativa. Representou

uma fonte de grande satisfação testemunhar as ricas atividades culturais dessa vigorosa e

(13)

florescente comunidade, e senti muito orgulho ao estar em seu convívio.

Trouxe a lembrança dessa ocasião comigo para Israel, e ela terá um lugar especial em meu coração.

Com sinceros agradecimentos a você e os melhores desejos de muito sucesso a toda a comunidade judaica brasileira.

Fonte: Conib

Colaboração dos leitores

Quem é o imigrante?

Por: Asaf Wall, y-net

Traduzido para português: Dori Carmel Azoubel Original em hebraico no y-net

Os Membros do Knesset (MK) Zahalka e Tibi (partidos árabes no parlamento de Israel) repetidamente afirmam que os judeus são imigrantes na terra de Israel. Wall lembra-lhes alguns fatos:

Esta semana eu assisti uma entrevista com o MK Zahalka no programa de Dan Margalit

"EREV CHADASH" (TARDE NOVA). Zahalka, navegando em suas estorias sobre Ehud Barak, afirmou que: "ele ouve música clássica e assassina crianças, 1400 crianças...". A questão da música clássica particularmente incomodou Zahalka que repetiu o argumento várias vezes.

Mas não sobre os enigmas sinfônicos de Barak quero argumentar, nem mesmo a questão de que se um profissional como Dan Margalit merecia ser levado a um confronto gritante.

Pouco antes de sair, Zahalka chamou Margalit de: "imigrante". Esta expressão se junta a afirmação do MK Dr. Ahmed Tibi, que os judeus são "imigrantes, e alguns fascistas".

Há de se salientar que tanto Zahalka como Tibi possuem o título de Dr.. As áreas de especialização deles, sejam quais são, certamente não incluem a história de Israel. Duas pessoas tão inteligentes não conhecem a história básica do país de sua residência. Pois Kafr Qara, lugar de residência do Dr. Zahalka, foi fundada somente no século 18 sob as asas da conquista árabe da terra de Israel. Taybeh, de onde vem o Dr. Tibi, só foi

povoada por árabes no século 17 (vindos Arábia Saudita e do Egito, e que o indiquem os

(14)

Phalestinos). Eles não sabem que, sob as aldeias árabes na Galiléia estão soterradas sinagogas da época do Segundo Templo? E que no final do século 19 existiam na terra de Israel apenas -140,000 não judeus (um quarto deles imigrantes dos últimos anos. Ver: J.

Peters, "From Time Immemorial".). E vejam só, o número de não judeus em 1948 é 10 vezes maior, quase inteiramente devido à imigração de árabes a Israel.

"É Sheikh Mwnnis aqui ", gritou Zahalka antes de sair do estúdio em Tel Aviv, e deixou o sua ultima cartada. Aparentemente o apetite de Zahalka e seus assessores não se limita apenas aos "territórios ocupados" (depois de 1967). Mas a aldeia "Sheikh Mwnnis" onde encontra-se hoje a Universidade de Tel Aviv, foi estabelecida, na melhor das hipóteses, apenas no final do século 18, durante a conquista da Terra de Israel por Ibrahim Pasha.

Este evento teve lugar cerca de 2.500 anos após a inscrição em Sillwhan - na antiga

Jerusalém, com letras hebraicas usadas para escrever (originalmente N.T.) estas palavras.

Assim, as lendas sobre "imigrantes" são falsas, mesmo quando as relacionamos aos contos de fadas dos Irmãos Grimm. Por que então, os membros árabes do Knesset, mentem descaradamente na frente das câmeras? Não temem que sejam contestados na frente de todos?

Não, eles não têm medo! Mentiras e distorções são os pilares fundamentais da dialética árabe. Primeiro, porque os representantes árabes conseguem através disso infiltrar o medo e o ódio. Continuam atiçando o conflito, um interesse muito importante para eles.

Já que o conflito preserva seu status de MKs, tornando-os populares entre aqueles que os enviaram.

Por fim, estão certos que a grande maioria dos judeus não será capaz de responder a alegação de "imigrantes". Não porque ela é verdadeira, mas porque estos estão mais interessados em i-phones e Reality-Shows, e não têm qualquer interesse na história da terra de Israel. Os israelenses querem estudar administração de empresas e não história ou MIKRAH. Acima deste fato "constroem" os mercadores de mentiras árabes sua

propaganda, e com toda a razão.

Assim sendo, algumas palavras finais para MK Zahalka: Por favor, leia as palavras do Faraó

Merneptah, onde especifica a existência de israelitas na terra de Canaã cerca de 3225

anos atrás. Pode-se concluir que, históricamente, você é que é um hóspede aqui. Eu não

tenho nenhum problema que você fique, e ao contrário dos judeus nos países árabes,

usufrua de igualdade de direitos. Mas um pouco de respeito aos veteranos. Lembre que,

você não passa de uma vírgula na contínua história hebraica em Israel. E portanto, não

sendo provocador como você, apenas recorde algo importante: Figuras históricas como o

Rei David, Judah o Macabeu e mesmo Bar Kochba, já eram os donos da casa por aqui

(15)

muito antes do planejamento da existência de Ibrahim Pasha. Então não tente me alimentar com seus "LOKSHIM" (asneiras), Zahalka. Eu posso ser um MEHAGUER (imigrante), mas não sou MEFAGER (retardado).

Além de que não tem Graça.

Basta instigadores!

Texto enviado por Dori Carmel Azoubel

CALENDÁRIO JUDAICO

PARASHAT HASHAVUA: Shemot ACENDIMENTO DAS VELAS: 17:51 KABALAT SHABAT: 19:00

SHACHARIT: 8:00 MINCHÁ: 17:00

ARVIT E HAVDALÁ: 18:30 TÉRMINO DO SHABAT: 18:41

CORREIO SIB e-NEWS

Tire suas dúvidas, mande seus comentários, críticas e sugestões.

Escreva para SIB e-NEWS !

Cadastre-se aqui e receba gratuitamente o seu SIB e-NEWS!

Cadastre também os seus amigos e familiares.

Clique aqui e cadastre as datas importantes para você, sua família e seus amigos!

Todos os textos publicados são de responsabilidade dos seus autores

ANÚNCIOS

(16)
(17)

PARA ANUNCIAR: 71 3321 4104

CLASSIFICADOS

Presentes

Se você está querendo presentear um parente ou amigo, fale conosco, estamos confeccionando toalhas para lavabo, toalinhas individuais, com dizeres a sua escolha em

Hebraico ou Português.

Fale com Elza no 3356-5840.

Nagariá - móveis sob medida

Está precisando de um marceneiro? LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz saulqueiroz@hotmail.com

Milhas Aéreas

Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.

Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com) GEFILTE FISCH

(18)

DELÍCIAS JUDAICAS

Torne o shabat de sua família ainda mais gostoso com os guefilte fish, varenikas, chalá, compotas e outras delícias judáicas feitas com as receitas das vovós.

Encomendas com Fernanda, 9139-4567

BOAS IDÉIAS A BAIXO CUSTO

Está pensando em construir ou reformar sem gastar muito?

O Studio UR tem ótimas idéias e, as melhores facilidades de pagamento para você.

Sócios da SIB já começam com 10% de desconto. Faça seu orçamento GRATUITO, parcelamos em até 5 vezes SEM JUROS.

END: Rua Chile, 22 Ed: Desembargador Braulio Xavier 306 Centro.

TEL: 30129668 / 87865086 - Saul Kaminsky/ contato@urbanrecycle.com.br Anuncie seu negócio para 85 mil pessoas no Blog

" ME TIRE DESTE ÓCIO!!!"

Que tal divulgar seu negócio para 85 mil pessoas por mês?

Este é o número de visitantes únicos no Blog Me Tire Deste Ócio!!!

Para mais informações, entre em contato através do e-mail comercial@metiredesteocio.com

E não deixe de nos visitar www.metiredesteocio.com

Notebooks a preços especiais

Macbook g3 com 768 RAM (ja esta no maximo) e clock 1.33 e HD 30GB. tambem acompanha controle remoto e cabos de conexao para TV, gravador de CD/DVD externo e HD

externo de 120GB. Valor R$ 1.500,00

Toshiba 14.1 com 4GB de RAM e HD 320GB, gravador de CD/DVD e Microsoft Office 2007 original (em portugues) instalado. Valor R$ 2.500,00

Netbook Compaq 10.1 com 2GB de RAM e HD 250 GB. Acompanha gravador externo de CD/DVD ASUS. Valor R$ 1.200,00

Interessados por favor entrar em contato com Roberto pelo e-mail roberto@metiredesteocio.com

Classificados

(19)

Referências

Documentos relacionados

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

Talvez seja hora de começar a dialogar mostrando um sorriso para assim conseguir, quem sabe, contagiar a todos e ver sorrisos por todos os lados, as quais demonstrem um crescimento

Segundo a seita judaica, também conhecida como mulheres dos xales , para evitar tornar-se uma tentação para os homens , elas devem vestir-se com dezenas de camadas de

Talvez seja hora de começar a dialogar mostrando um sorriso, para assim conseguir, quem sabe, contagiar as pessoas, e em todos os lados ver sorrisos, as quais demonstrem um

Jerusalém Oriental, ocupada por Israel em 1967 e onde os palestinos esperam instalar sua capital, para Barkat é parte inseparável de Israel?. Há algumas semanas, no auge da crise

Medição de Radiação Térmica com Modulador Sigma-Delta Termoresistivo Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica - Valter Rosa - UFBA-SET2016.. Figura 4.9 Foto da bancada de testes

m - Lote n.® 03, da quadra B, localizado no Distrito Industrial “Álvaro Britto - H”: “um lote de terreno, sem benfeitorias, medindo 44,00 m (quarenta e quatro metros) de

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço