• Nenhum resultado encontrado

COMO FAZER REDAÇÃO PARA O ENEM... SEM ESTRESSE!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMO FAZER REDAÇÃO PARA O ENEM... SEM ESTRESSE!"

Copied!
194
0
0

Texto

(1)

COMO FAZER REDAÇÃO PARA O ENEM...

SEM ESTRESSE!

(2)
(3)

Cláudia Regina Silveira

Doutora em Letras – Literatura Brasileira

COMO FAZER REDAÇÃO PARA O ENEM...

SEM ESTRESSE!

Florianópolis 2015

(4)

Capa:

Vinicius Viganigo Diagramação:

Julliet Michels Revisão:

Cláudia Regina Silveira

Reservados todos os direitos de publicação total ou parcial para o autor.

Impresso no Brasil.

S587c

Silveira, Cláudia Regina

Como fazer redação para o Enem... sem estresse! / Cláudia Regina Silveira. – Florianópolis : Ed. do Autor, 2015.

194 p. ; 21 cm

ISBN: 978-85-919133-0-5

1. Língua portuguesa – Composição e exercícios. 2. Redação.

3. Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil). I. Título.

CDD 469.8 CDU 81’42 Catalogação na fonte por Fernanda Possenti de Souza CRB 14/1317

(5)

1.ESCREVER, ESCREVER ... 09

2.O ENEM ... 13

Vantagens de fazer o Enem ... 14

A redação no Enem ... 16

Competências do Enem ... 16

Seu desempenho na redação do Enem... 21

3.ESCREVENDO A REDAÇÃO ... 25

Como agir na hora de fazer a redação? ... 26

As instruções do Enem ... 27

Visual da Redação ... 28

Linguagem ... 29

Saiba como construir um bom parágrafo ... 31

Treinando os parágrafos... ... 32

4.O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ... 37

Como organizar a estrutura do texto ... 39

INTRODUÇÃO ... 39

Treinando a introdução ... 40

Mais dicas para iniciar sua redação ... 43

Treinando parágrafos ... 46

DESENVOLVIMENTO ... 46

Treinando o desenvolvimento ... 48

CONCLUSÃO ... 49

Treinando a conclusão ... 52

5.TEMAS ENEM ... 57

Temas para você treinar para a prova de redação do ENEM ... 112

SUMÁRIO

(6)

6.A REDAÇÃO E A GRAMÁTICA ... 115

Treinando a língua ... 119

7.COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS... 125

Treinando Coesão e Coerência Textuais ... 129

A coesão entre orações ... 131

Treinando a coesão ... 134

8.SINAIS DE PONTUAÇÃO ... 139

Treinando a Pontuação ... 144

9.NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA ... 165

O alfabeto ... 167

A acentuação gráfica ... 167

O uso do hífen ... 170

Treinando a nova ortografia ... 175

10.GABARITO ... 183

11.REFERÊNCIAS ... 191

Bibliografia Consultada ... 192

Sites Consultados ... 193

(7)

PREFÁCIO

Este livro é dedicado àqueles que estão em situação “nada confortá- vel” na vida: estudantes à beira da prova do Enem! Em todo esse tempo de trabalho, o problema que eu tenho ouvido é sempre o mesmo: o medo da prova de redação. Sim, eu sei, o medo faz parte da vida: você já teve medo da mula sem cabeça, do bicho papão, do homem do saco, do professor de redação e por aí afora. Mas chega um momento na vida em que precisamos encarar esse medo. E o momento é agora!

Este livro é dedicado a você: que chora, que se desespera, que tem vontade de correr, que mata aula de redação, que enrola o professor e que acaba não escrevendo coisa alguma...

Por que este livro é dedicado a você? Ora, porque foi pensando em todas essas situações de desespero de vestibulandos que esse livro foi criado. Não espere encontrar aqui teorias apuradas ou estudos apro- fundados da língua portuguesa. Não! O conteúdo produzido para este livro é muito prático. O objetivo é fazer com que você perca de vez esse medo de chegar perto da escrita e veja que a redação não é um bicho de sete cabeças.

O material aqui produzido pretende ajudá-lo, dando-lhe informações acerca do Enem e a importância de se realizar essa prova – as vantagens que o governo dá para quem obtém êxito: inserção no PROUNI, SISU, Ciência sem Fronteiras... veja bem: se você é daqueles que dizem que

“odeiam português”, essa é a sua chance. Treine bastante a redação, passe na prova do Enem, vá a uma universidade, faça o Ciência sem Fronteiras, vá para fora do país e, daí sim, você poderá se especializar em outra língua a qual julga mais fácil. Mas, para isso, primeiro seja bom em sua língua materna e passe no Enem!

Já que não tem jeito, adapte-se à situação! E lembre-se de que é graças a sua compreensão da língua portuguesa que você consegue conversar

(8)

com os amigos, cantar aquele(a) gatinho(a) da sala ao lado, ler as mensagens no celular, enfim, nossa língua é tudo de bom! Não tem por que ter medo dela. Para encorajá-lo, este livro traz, ainda, muitas dicas de como se comportar na hora da prova, como tratar a folha de redação, em que momento fazer a redação e, claro, como fazer a redação. Por meio de exercícios você verá como é fácil chegar ao sucesso da escrita.

Mas é fundamental o treinamento. Lembre-se de que “a preguiça é inimiga da perfeição”. Por isso, a necessidade de escrever, escrever, es- crever. E é isso que esse livro propõe: que você aprenda a escrever de uma forma bem light, sem sustos.

Boa leitura e, sobretudo, bom treinamento!

(9)

ESCREVER

ESCREVER

ÇÃ O P ARA O ENEM º REDA ÇÃ O P ARA O ENEM º REDA ÇÃ O P ARA O ENEM º

ÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º

(10)

ESCREVER, ESCREVER

Escrever não é a coisa mais fácil do mundo. Aliás, não é muito comum encontrar pessoas que dizem ter facilidade de escrever. Se você é daque- les que pertencem à comunidade dos que “odeiam redação”, “eu não sei fazer redação” ou “tenho medo de redação”, relaxe, isso pode ser apenas falta de hábito de escrever.

Para vencer esses bloqueios, seguem algumas dicas:

a) Treine – não existe uma escrita perfeita sem treinamento. Leitura ajuda? Sim, ajuda, mas não basta. A prática da redação é essencial.

b) Escreva como forma de desabafo – faça isso frequentemente; escre- va, ao menos, um parágrafo por dia, sem se preocupar com gramática ou estilo. Apenas escreva, sem compromisso.

c) Tenha paciência – escrever bem exige paciência; muitas vezes, há necessidade de reescrever três, quatro vezes o mesmo parágrafo até ele ficar bom.

d) Fique de olho no vocabulário – procure ampliar seu vocabulário, a partir da prática da leitura.

e) Conheça os clássicos – selecione seu tipo de leitura. Certamente, é importante ter prazer ao ler, mas também é fundamental ler para adquirir cultura, conhecimento. Coloque em sua lista, clássicos como Machado de Assis, José Saramago, Rubem Fonseca, Érico Veríssimo e tantos outros.

f) Leia para conhecer – para um melhor aproveitamento, leia com um dicionário ao lado. Ao consultar uma palavra, você raramente irá se es- quecer de seu significado.

g) Não use como desculpa a “falta de inspiração” – é importante não depender da tal “inspiração”, porque se ela não aparecer no dia da pro- va, a coisa poderá complicar... Escrever vai muito além da inspiração;

escrever necessita de força de vontade, de trabalho braçal (escrever,

(11)

apagar, voltar ao texto, reescrevê-lo). Escrever é a verdadeira luta com as palavras. Por isso, na hora da prova, esqueça a ideia de ficar esperando que a inspiração apareça. Concentre-se no tema, leia a proposta e colo- que a mente a funcionar.

h) Não desanime se tiver “muitas ideias na mente” – pare e organize-se.

Não dá para escrever tudo em apenas 30 linhas. Escolha os argumentos mais convincentes e tenha em mente que sua redação poderá ter, no máximo, cinco parágrafos (sendo dois deles para introdução e conclusão – nos outros três, você poderá trabalhar com até três fatos diferentes).

i) Fique atento se o “não sei falar sobre o assunto” aparecer – esse problema é bem sério, pois você não poderá falar sobre o que não sabe, e “encher linguiça” não o levará adiante. Para isso, procure se informar.

Assista aos noticiários; leia jornais e revistas; atualize-se, pois os temas são normalmente de domínio público, mas vencerá aquele que sobre ele demonstrar conteúdo mais interessante.

j) Afaste o desânimo se a primeira versão não ficou boa – escrever é como “catar feijão”, como disse o poeta. Há necessidade de paciência, escolha das palavras. Escrever, apagar e recomeçar sempre!

(12)
(13)

O ENEM

ÇÃ O P ARA O ENEM º REDA ÇÃ O P ARA O ENEM º REDA ÇÃ O P ARA O ENEM º

ÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º

(14)

O ENEM

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) existe desde 1998 e foi instituído pelo Governo Federal para avaliar o desempenho dos estu- dantes ao final da educação básica, especialmente da rede pública de ensino.

A partir de 2009, modificações importantes ocorreram visando à democratização do ensino. Em seu novo formato, o Enem traz um total de 180 questões agrupadas em quatro áreas de conhecimento:

linguagens, códigos e suas tecnologias (onde estão inseridos os conteúdos de redação, gramática, interpretação de texto, literatura, língua estrangeira moderna, artes, educação física e tecnologia da informação); matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias (que abrange os conteúdos de química, física e biologia) e ciências humanas e suas tecnologias (com os conteúdos de geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais).

Vantagens de fazer o Enem

As principais vantagens do Enem estão ligadas diretamente à faci- lidade de acessar o ensino superior. O objetivo do MEC (Ministério da Educação) era o de que todas as universidades acabassem com seus vestibulares e aderissem ao Enem como entrada única, mas isso ainda não aconteceu. Fazendo-se valer de sua autonomia, as universidades podem escolher dentre as seguintes opções para aderirem ao exame:

exclusivamente pelo Enem; somente na 1ª fase; como parte da nota; ou, ainda, para preencher vagas remanescentes.

Os institutos federais de educação (outrora escolas técnicas e CEFETs), também incluíram o Enem em seus processos seletivos para os cursos de graduação. Já para os cursos técnicos, alguns institutos passaram a

(15)

utilizar, em 2013, além de seus exames próprios, o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos).

Importante ressaltar, ainda, que, em algumas universidades parti- culares, o Enem pode garantir bolsas de estudo. Além disso, algumas empresas, em especial aquelas que trabalham com estagiários, adotam como critério de seleção o desempenho dos candidatos no exame do Enem (é uma chance a mais para quem não tem tempo de experiência, por exemplo).

Outra vantagem é que o Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos) e, ainda, para pro- cessos de permanência, como o FIES (Fundo de Financiamento Estudan- til), programa do MEC que objetiva financiar a graduação de estudantes matriculados em universidades particulares. O Enem também é um dos requisitos para quem quiser pleitear uma vaga no Programa Ciência sem Fronteiras, dos cursos de graduação no exterior (o candidato deve ter feito o mínimo de 600 pontos, considerando os testes aplicados a partir de 2009).

É válido observar, ainda, que a nota do Enem só é usada em benefício do candidato, isto é, se aumentar a nota do vestibular, caso contrário, a nota do Enem é descartada.

Finalmente, é importante lembrar que o Enem oferece a certificação do Ensino Médio. Para os candidatos que ainda não terminaram o Ensi- no Médio e que têm mais de 18 anos, é possível pleitear tal certificação junto a uma das instituições que aderiram ao processo – Secretarias Es- taduais de Educação e Institutos Federais.

Após todas essas vantagens apresentadas, creio que não haverá mais dúvidas da importância de prestar o Enem. Mas, se você quiser saber mais, visite as páginas que estão listadas nas referências, ao final deste livro.

(16)

A REDAÇÃO DO ENEM

Nos últimos anos, a redação do Enem tem solicitado a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com um tema de cunho social, cultural, político ou científico.

Fazer um texto dissertativo-argumentativo, significa dizer que você terá de defender uma tese, uma ideia; para isso, deverão ser usados argumentos para sustentá-la. Esses argumentos terão de ser muito consistentes e coerentes e, para isso, você terá de recorrer à linguagem culta da nossa gramática, usar corretamente os mecanismos de coesão e organizar suas ideias. Difícil? Não! É só questão de treino. Lembre-se de que ninguém nasceu sabendo escrever.

As competências do Enem

Após tantas mudanças, a correção da redação do Enem também tomou um outro rumo. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às

“competências” que você deverá atingir na hora de fazer a prova. Tais competências são avaliadas de 0 a 200 pontos, assim divididos: 200 pontos (excelente domínio da competência); 160 pontos (bom domínio);

120 pontos (domínio regular); 80 pontos (domínio fraco); 40 pontos (do- mínio insuficiente); 0 ponto (desconhecimento total).

Conheça, agora, as competências exigidas:

1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

Para atingir a pontuação máxima nessa competência, primeiramen- te, você tem de saber a distinção entre a linguagem escrita e a falada.

Assim, não serão toleradas gírias, palavrões, deboches, palavras como

“daí”, “né”, “tipo assim”, enfim, não poderão ser utilizadas palavras

(17)

que indicam um nível informal da língua. Seu vocabulário deverá ser claro, preciso e seguir as regras gramaticais de concordância, regência, pontuação, acentuação gráfica, grafia, etc.

Usar linguagem coloquial não rola...

Tipo assim, use a norma culta da gramática!

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

Uma das coisas que mais se ouve quando se refere à redação de ves- tibular é: “cuidado para não fugir do tema!”. Isso porque saber interpre- tar a proposta de redação é fundamental. Fugir ao tema (ou não saber interpretar a proposta de redação) significa dizer que você não entendeu o assunto principal da proposta. E se isso acontecer, você já sabe: fuga total é zero! Mas o que é fuga total ao tema? Fugir totalmente ao tema significa dizer que você escreveu sobre algo “nada a ver” com o que foi pedido. Veja alguns exemplos: tempos atrás, uma universidade solicitou que os candidatos falassem sobre a problemática dos camelôs em São Paulo. Acredite: muita gente falou sobre a problemática dos “camelos”

(aqueles bichinhos do deserto...) em São Paulo. Imaginem a dificuldade de falar sobre camelos em São Paulo... Outra vez, um concurso solicitou que os candidatos escrevessem sobre a importância do lazer; muitos de- satentos falaram sobre a importância do “laser”... Isso é fugir totalmente ao tema.

Existem também as fugas “tangenciais”, ou seja, quando você escreve “mais ou menos” sobre o assunto pedido. Um exemplo disso foi um concurso de vestibular que solicitou um tema em que o candidato

(18)

deveria falar sobre aquela prova que ele estava realizando. Algumas pessoas falaram sobre provas de uma maneira geral; veja que elas não fugiram totalmente ao tema, mas também não abordaram o que se esperava.

Outra forma de “fuga” na redação é quando o candidato não atenta ao tipo de redação que é solicitado – ou seja, se ele pedir uma dissertação e você fizer uma narração. Como o Enem pedirá um texto dissertativo-argumentativo, então, você deverá fazer um texto de opinião, expressando argumentos para a defesa de um ponto de vista (texto dissertativo-argumentativo nada mais é do que defender uma ideia (dissertativo), utilizando-se de explicações para justificá-la (argumentativo)).

A fim de evitar essas “fugas”, atente para alguns pontos:

a) leia duas, três vezes os textos motivadores antes de sair escrevendo;

b) preste bastante atenção às gravuras dadas no tema;

c) grife as ideias principais do texto motivador;

d) evite copiar partes dos textos dados;

e) reflita sobre o assunto proposto e decida a melhor forma de abordá-lo;

f) organize suas ideias (seu texto tem de ter começo, meio e fim);

g) seja coerente em seu pensamento, de forma que o corretor possa entender seu raciocínio facilmente;

h) não “viaje” no tema, ou seja, não invente ideias que não estejam ali.

Limite-se ao que é dado nos textos motivadores, mas não se prenda a eles, assim, você criará um texto com originalidade, e o corretor perceberá que você tem conhecimento sobre o assunto.

Pare, pense, reflita bem antes de sair escrevendo qualquer coisa...

(19)

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fa- tos , opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista Como estamos tratando de um texto dissertativo-argumentativo, esta competência irá verificar se você criou um texto com coerência, isto é, se você defendeu seu ponto de vista de modo organizado e se conseguiu interpretar as ideias lançadas nos textos motivadores.

Para atingir a totalidade dos pontos nesta competência, você deverá ficar atento a alguns pontos, como:

a) fazer uma relação lógica entre as partes do texto;

b) apresentar claramente a tese e os argumentos que a defendem;

c) conectar um parágrafo a outro;

d) cuidar com a conclusão, verificar a relação dessa parte com todo o resto do texto.

Tenha em mente essa ordem: interprete bem a proposição e organize seus argumentos no texto.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos neces- sários para a construção da argumentação

Esta competência avaliará a sua capacidade de organizar o texto do ponto de vista lógico e formal. Para isso, você precisará utilizar os cha- mados mecanismos de coesão e coerência, os quais farão a ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual.

Veja algumas dicas que você poderá utilizar para garantir a coesão e a coerência em seu texto:

a) evite repetição de palavras – para isso, utilize sinônimos (jovem/ o rapaz), pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos), advérbios, nominalização (estudar/ o estudo; desgastar/ o desgaste), hipônimos

(20)

(mesa/ móvel), hiperônimos (felino/ gato) e elipses (omissão de um termo);

b) não deixe frases soltas, use conectivos (palavras que unem frases) – você deverá fazer o uso correto de conjunções (pois, porque, no entanto, portanto), preposições (desde, entre, com), pronomes relati- vos (que, o qual, nas quais) e demais procedimentos que asseguram a retomada e a antecipação dos componentes oracionais;

c) não deixe os parágrafos soltos – é necessário fazer um encadea- mento de ideias para deixar bem evidente a progressão de sentido de seu texto.

Resumindo, para atingir esta competência, atente para o uso da co- esão, de conectivos, dos tempos verbais, pontuação, sequência lógica, progressão de sentido.

Lembre-se de que o modo de dizer é tão importante quanto o que se diz!!!

5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Levando-se em consideração que a proposta de redação lhe apresentará um problema (de ordem político-social), é fundamental que você proponha uma ou mais soluções para resolvê-lo (não basta mostrar sua indignação com a injustiça social, com a pobreza, com os velhinhos na rua; é preciso propor estratégias para a resolução). Tais soluções devem estar pautadas em uma relação lógica e coerente com

(21)

os argumentos, opiniões e fatos mostrados no desenvolvimento.

Fique atento, ainda, para não manifestar ideias preconceituosas ou desrespeitosas aos valores humanos. Cuide de seu posicionamento quando o assunto for emitir opinião sobre raças, religião, opção sexual ou violência. Não escreva nada que vá contra as conquistas por meio de lutas sociais, políticas e culturais, ou seja, “não rompa com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.” (Enem)

Desconsiderar as diferenças seria negar o sentido e o propósito da educação, que se pauta em valores como tolerância e igualdade.

Seu desempenho na redação do Enem

De acordo com seu desempenho na escrita, o Enem pode considerar a sua redação a partir dos seguintes aspectos:

a) Redação excelente: é aquela em que o candidato demonstra domínio total de todas as cinco competências, ou seja, apresenta domínio da língua culta (1); desenvolve de forma muito coerente o tema, inserido argumentos consistentes e demonstrando domínio do tipo dissertativo- argumentativo (2); seleciona, organiza e interpreta fatos e opiniões de forma muito consistente; elabora com propriedade seu ponto de vista e sua argumentação (3); utiliza a coesão e a coerência textual de forma absoluta, sem que frases ou ideias fiquem fragmentadas (4); apresenta a proposta de intervenção de forma precisa, original e criativa (5). Esta redação terá uma pontuação máxima, ou seja, 200 pontos.

b) Redação boa: o candidato apresenta bom domínio das cinco compe- tências, ou seja, ele faz uma redação original e criativa, mas não che- ga à perfeição; desenvolve uma redação com um bom conhecimento

(22)

da língua, mas comete alguns desvios gramaticais (1); respeita o tema, mas não o explora totalmente; seus argumentos são convincentes, porém não são bem desenvolvidos (2); seleciona, organiza e interpreta fatos e opiniões de forma consistente; utiliza argumentos previsíveis e comuns (3); mostra conhecimento de coesão e coerência (4); apresen- ta a proposta de intervenção de forma clara e bem articulada com o tema (5). Esse tipo de redação alcançará 160 pontos.

c) Redação regular: apresenta razoável domínio da norma padrão, com vários problemas gramaticais (1); desenvolve o tema de maneira ade- quada, porém muito superficialmente; demonstra domínio da disserta- ção, mas quase não trabalha a argumentação (2); seleciona, organiza e interpreta fatos e opiniões de forma pouco consistente e quase não há articulação entre os argumentos; limita-se aos textos motivadores (3); utiliza os elementos de articulação do texto de forma regular, com algumas inadequações (4); a proposta de intervenção é abordada de forma muito razoável. Esse tipo de redação levará 120 pontos.

d) Redação fraca: demonstra pouco domínio da linguagem padrão, apre- sentando problemas gramaticais sérios (1); aborda apenas parcialmente o tema ou copia trechos dos textos motivadores; não domina o tipo dissertativo-argumentativo (2); interpreta de maneira equivocada ou contraditória fatos e opiniões, embora relacionados ao tema (3); apre- senta muitos problemas de coesão e coerência; o texto é fragmentado (4); a proposta de intervenção é apresentada de forma insuficiente, não mantendo relação com o que foi discutido no texto. Esse tipo de reda- ção alcançará 80 pontos.

e) Redação ruim: apresenta desvios gramaticais constantes, além de gí- rias e frases feitas (1); desenvolve o tema muito tangencialmente, sem

(23)

explorá-lo; não apresenta o domínio do tipo textual (dissertativo-argu- mentativo) (2); não apresenta um ponto de vista, pois não demonstra opinião sobre o assunto (3); demonstra falta total de coesão e quase nenhuma coerência (4); a proposta de intervenção é realizada muito superficialmente (5). Esse tipo de redação levará 40 pontos.

f) Redação muito ruim: apresenta total desconhecimento das normas cultas da gramática, cometendo erros grosseiros (1); foge totalmente ao tema ou não apresenta a estrutura de texto dissertativo-argumentativo (2); apresenta fatos, opiniões e argumentos equivocados ou ausência de ponto de vista (3); texto totalmente desarticulado, solto, vago (4);

não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta diferente do tema (5). Esse tipo de redação levará nota zero (além dessas obser- vações, convém lembrar que levará nota zero textos que não cumpram o mínimo de linhas exigido; redações escritas a lápis ou em outra cor de tinta que não seja aquela mencionada nas instruções; redações escritas em versos).

(24)
(25)

ESCREVENDO A

REDAÇÃO

ÇÃ O P ARA O ENEM º REDA ÇÃ O P ARA O ENEM º REDA ÇÃ O P ARA O ENEM º

ÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º

(26)

ESCREVENDO A REDAÇÃO

Como agir na hora de fazer a redação?

Agora que você já sabe como será avaliado na redação do Enem e quais as competências lhe serão cobradas, é necessário refletir sobre seu comportamento na hora de fazer a prova.

1. Uma boa dica é iniciar a prova sempre pela redação, pois é o momen- to em que sua mente ainda não está cansada.

2. Leia duas ou três vezes o tema, com calma, para se apropriar bem da temática solicitada.

3. Durante a leitura, grife os trechos que você julgar importantes e selecione as palavras-chave; isso o orientará na hora de escrever e impedirá que você fuja do tema.

4. Após a seleção das ideias centrais, faça uma auto-indagação, ou seja, faça perguntas sobre os pontos que você julgou mais importantes. As respostas a essas dúvidas serão os argumentos de sua redação.

5. Na hora da escrita, o rascunho é fundamental. Mas não faça do ras- cunho um “pano de chão”; construa-o com cuidado, de preferência com o mesmo tamanho de letra que você usará na folha definitiva, isso evitará “surpresas”. O rascunho deve ser feito a lápis, assim você poderá apagar, em caso de erro, e a quantidade de linhas permane- cerá a mesma.

6. O título não é elemento obrigatório no Enem, mas é sempre bom fazer – se optar por fazê-lo, ele deverá ser a última ação do seu rascunho (mas na hora da folha definitiva, deve ser a primeira coisa a se fazer, se não, você poderá esquecê-lo). O título deverá sintetizar o con- teúdo do seu texto. Os melhores títulos são aqueles que despertam interesse no leitor; aqueles que causam curiosidade em quem o lê.

(27)

Atente para uma coisa muito importante: como o título não é obrigatório, não haverá um espaço exclusivo para ele na folha de redação; então, você deverá escrevê-lo na linha 1 e iniciar o texto da introdução já na linha 2 (não pule uma linha!).

7. Terminado o rascunho, não passe a limpo imediatamente a redação.

Faça uma outra prova, relaxe um pouco; somente depois volte à re- dação para passá-la a limpo. O fato de você se ocupar com outras atividades, evitará que certos erros passem despercebidos, pois, de tanto olhar para seu texto, a mente não consegue mais enxergar possíveis problemas gramaticais, por exemplo.

8. Leia com paciência a redação; faça uma cuidadosa revisão do rascu- nho (mesmo que tome um certo tempo, vale a pena demorar um pouquinho mais aqui nessa parte!).

Não se esqueça de olhar o tempo para não demorar de- mais... Por isso é bom você treinar em casa!

Esses são os passos básicos para fazer uma boa redação. Mas lembre- se de que nada adianta a teoria sem a prática. Para fazer funcionar tais procedimentos, treino é fundamental.

As instruções do Enem

Todo concurso que exige redação possui diretrizes a serem seguidas pelo candidato. Antes de fazer a prova, é fundamental que você leia as instruções dadas (não as ignore, mesmo que você já tenha realizado vários concursos, pois pode haver surpresas, inovações e, muitas vezes,

(28)

não seguir as orientações poderá significar sua eliminação do concurso).

As últimas redações do Enem trazem as seguintes instruções:

a) O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

b) O texto definitivo deve ser escrito a tinta (caneta), na folha pró- pria, em até 30 linhas.

c) A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficien- te” e receberá nota zero.

d) A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertati- vo-argumentativo receberá nota zero.

e) A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

f) A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsi- derado para efeito de correção.

Fique atento, ainda, para os seguintes elementos:

a) Não coloque seu nome ou número de inscrição na folha de redação, a não ser no local indicado (também não faça nenhum desenho ou marca, isso poderá anular sua redação).

b) Não faça redação em versos.

c) O lápis poderá ser usado somente no rascunho.

Respeite o número de linhas: entre 7 e 30 linhas!!!

Visual da Redação

Assim como você cuida do seu visual, a redação também deverá ter uma aparência muito boa, a fim de causar boa impressão. Veja algumas dicas:

(29)

1. Na hora de passar a redação a limpo, lembre-se de que você deverá usar a caneta. Escreva com cuidado, mas se errar, não se desespere, não use corretivos; basta um simples risco na vert horizontal. Lembre- -se de que a folha definitiva é “filha única”, se for rasurada, não haverá outra para substituí-la, portanto, cuide muito bem dela!

2. Faça uma letra legível, sem garranchos. Você poderá fazer letra de forma, mas cuidado para diferenciar letras maiúsculas e minúsculas.

3. Deixe margem (recuo) para o parágrafo (mais ou menos 2cm).

4. Nunca exceda o número de linhas estabelecido como limite máximo.

Não faça nenhum tipo de marca na folha de redação – isso poderá tirá-lo do concurso!!!

Na hora de escrever, fique atento...

1. O título deve estar de acordo com o texto.

2. Não copie trechos dos textos motivadores; seja original, exponha suas ideias.

Linguagem

1. Sua linguagem deverá ser clara, impessoal e objetiva (não abuse das figuras de linguagem). Opte por escrever, por exemplo: “Neste ponto, será abordada a questão dos transgênicos.” Em vez de: “Neste pon- to, abordaremos a questão dos transgênicos” (assim não é errado, mas é melhor que seja de forma impessoal, na 3ª pessoa do singular + partícula “se”). E lembre-se: nunca use a 1ª pessoa do singular (eu) em um texto dissertativo: “Neste ponto, eu abordarei a questão dos transgênicos”. Assim não pode!

(30)

2. Lembre-se de que você deverá primar pelo padrão culto e formal da língua – não use expressões da língua falada: “tipo assim”, “eu acho”, etc.

3. Escreva as frases em ordem direta, é mais fácil de escrever e de inter- pretar.

4. Evite abreviaturas. Se usar siglas, coloque entre parênteses seu signi- ficado.

5. Evite os clichês, chavões e frases feitas: “o peixe morre pela boca”;

“os pobres estão cada vez mais pobres, e os ricos cada vez mais ri- cos”, etc.

6. Não faça rimas (ou ecos): “A repressão à eleição gerou a substituição da Associação naquela nação.”

7. Cuide muito, muito, muito da ortografia.

8. Evite usar palavras estrangeiras – prefira o termo traduzido, se houver:

“stress” para “estresse”; “expert” para “perito” e assim por diante.

9. Cuidado com o gerundismo. A expressão composta por três verbos é completamente equivocada. Assim: “Ele vai (futuro) estar (infinitivo) dizendo (gerúndio)...” Diga, simplesmente: “Ele dirá.”!

10. Muito cuidado com as mesóclises. O texto até que fica chique, mas se você utilizá-la de forma incorreta, sua nota despencará. Um dia, dar-me-ás razão...

11. Evite repetição de palavras – use sinônimos; nossa língua possui mui- tas formas de dizer a mesma coisa.

12. Use conectivos (pronomes, conjunções, preposições) para ligar uma palavra ou uma frase a outra; eles garantirão um texto coerente e uma relação lógica entre as ideias.

Lembre-se de que você não precisa escrever difícil para garantir notas boas. Escreva com simplicidade, mas cor- retamente.

(31)

Saiba como construir um bom parágrafo

Inicialmente é preciso dizer que a aparência da formatação de nossa redação é fundamental – imagine, por exemplo, um texto de 30 linhas, com apenas um único parágrafo. Só pelo tamanho, ele já assusta e es- panta leitores. Por isso, é importante que ele esteja dividido em sua folha de redação. Mas, não devemos mudar de parágrafo a nosso bel prazer – a mudança de parágrafos pressupõe mudança de assunto ou aborda- gem de um outro enfoque. É importante, também, dizer que não existe um padrão de parágrafos (nem em quantidade de parágrafos, nem em linhas que os compõem). Mas, em geral, uma dissertação possui entre quatro e cinco parágrafos.

Parágrafo é uma unidade de texto caracterizada por desenvolver uma ideia central, que agrega ideias secundárias. No caso de um texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos deverão manter relação com a tese principal do texto, apresentada na introdução.

Fique muito atento para que seu parágrafo tenha começo, meio e fim. Cuide dos sinais de pontuação (ponto final e ponto e vírgula) para que ele não fique muito extenso e para que as ideias não fiquem con- fusas. Use ponto final e ponto e vírgula, assim, diminuirá o tamanho do parágrafo, e o texto ficará mais claro. E cuidado com verbos no gerún- dio, pois eles dão ideia de continuidade.

Atenção: seu parágrafo deverá ser composto por introdução, desenvolvimento e conclusão.

(32)

Treinando os parágrafos...

Como vimos, o parágrafo deve ser formado pela seguinte estrutura:

Ideia principal + uma ou duas frases que explicitem tal ideia

6. Com base nessa teoria, desenvolva um parágrafo, a partir das ideias principais de cada tópico:

a) O esporte tem sido um aliado no combate ao uso de entorpecentes e à prática da violência, porque...

b) As mulheres vêm conquistando um espaço cada vez maior na vida social e política de muitos países, no entanto...

c) Há muito tempo algumas regiões brasileiras sofrem com as enchentes, mas...

d) A preservação do meio ambiente é uma luta constante e...

e) Algumas pessoas defendem a legalização da maconha; outras, po- rém...

f) A televisão pode ser uma excelente aliada para a conscientização do povo desde que...

7. (UDESC 2008) Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: “Tatuagem com bobagem”. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.)

I - Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.

II - As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são

(33)

de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais.

III - Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.

IV - Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal .

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, em que os períodos devem aparecer.

a) II, I, III, IV b) IV, II, III, I c) IV, I, II, III d) III, I, IV, II e) I, III, II, IV

8. Faça o mesmo que o exercício anterior, para o texto abaixo, de Ildefonso Meneses:

( ) A classe dominante, dona do poder econômico, precisa ganhar mui- to; então aumenta a produção e provoca, pelo marketing, o consumo em larga escala.

( ) Nesse contexto, as telenovelas teriam a função de distrair o homem de seus reais problemas, fazendo-os conviver com os estereótipos alienantes criados pela tevê e sua estimulante linguagem.

( ) A telenovela, gênero de representação que incorpora também a linguagem de cinema, reproduz a vida em termos de arte, usando, porém, a linguagem das massas.

( ) O marketing cria o consumidor insaciável, alienado, que não distin- gue o necessário do dispensável, o essencial do supérfluo.

( ) Infelizmente, tem estado quase sempre a serviço do consumismo

(34)

característico do capitalismo selvagem em que vivemos.

( ) A vida, revivida nas novelas, representaria o sonho dourado tor- nando possível, como o efeito alucinógeno de uma droga fatal, um estado de uma estranha paz, aparente ausência de dor e de conflito.

9. As redações abaixo foram classificadas, no Enem 2012, como redações “nota 1000”. Mas, repare que os parágrafos estão fora de ordem. Sua tarefa será enumerá-los, dando-lhes uma sequência lógica.

4.1. Cidadania virtual

( ) A internet nos abre uma ampla porta de acesso aos mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um universo de informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais pessoas, de diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variadas classes sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que integra nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto as redes sociais simbolizam de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como se estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial , fortemente integrada ao mundo virtual.

( ) Para um bom uso da internet sem cair nas armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a construção da criticidade, o bom senso entre os usuários da rede, uma verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o real e o virtual. É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa cidadania.

(35)

( ) Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual, um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência, diferentes impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos meios de comunicação pode nos oferecer.

( ) Toda a comodidade que a rede virtual nos oferece é , no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se publica na internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha entre o público e o privado. Afinal, a internet se constitui também como um ambiente social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas originadas no meio virtual podem sim trazer consequências para o mundo real. Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização de manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o real e o virtual.

(Texto extraído do documento: A Redação no ENEM 2012 – Guia do Participante. Disponível em: http://www.inep.gov.br/)

4.2. Universalização com informação

( ) A velocidade com a qual as redes virtuais foram inseridas em nossa sociedade ainda não permitiu que as pessoas assimilassem e reconhecessem os limites que separam o ambiente público do privado.

Mediante esse descompasso, é importantíssimo que os governos incluam na agenda da universalização do acesso às redes, também ações educativas – palestras ou cursos – a fim de orientar os cidadãos, novos atores, sobre o que é e como funciona esse novo palco de relações.

(36)

Atitudes como essa é que vão garantir, com dignidade, o acesso a esse mundo virtual de relações.

( ) Devido à sua natureza social, o ser humano, durante toda a sua história, dependeu dos relacionamentos para conviver em comunidade e assim transformar o mundo. Hoje, as redes sociais na internet adquirem extrema importância, visto que são os principais meios através dos quais as pessoas se relacionam diariamente. Além de universalizar o acesso a elas, devemos também conhecer esse novo ambiente em que agimos.

( ) Porém, um ponto importante a ser analisado é a questão do futuro da privacidade. O fato de acessarmos essas redes até mesmo do conforto do nosso lar, isolado contato físico do convívio social, nos faz esquecer de que a internet é um ambiente público. Nele as outras pessoas podem, e vão, julgar comportamentos, criticar ideias, acompanhar os “passos”

dos outros e inclusive proporcionar constrangimentos.

( ) As inovações tecnológicas, em sua maioria, buscam criar soluções que facilitem cada vez mais as nossas tarefas do cotidiano. Uma dessas tarefas, imposta pela sociedade, é a de mantermo-nos presentes e participativos em nossos círculos de relacionamentos, principalmente no dos amigos. Tarefa árdua em meio ao agito e falta de tempo do nosso estilo de vida contemporâneo, tornou-se muito mais simples com o advento das redes sociais digitais, como o “Facebook” e “Orkut”, por exemplo. O sucesso dessas inovações é notado pela adesão maciça e pelo aumento considerável no número de acessos.

(Texto extraído do documento: A Redação no ENEM 2012 – Guia do Participante.

Disponível em: http://www.inep.gov.br/)

(37)

O TEXTO

ARGUMENTATIVO-DISSERTATIVO

ÇÃ O P ARA O ENEM º REDA ÇÃ O P ARA O ENEM º REDA ÇÃ O P ARA O ENEM º

ÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º REDAÇÃO PARA O ENEM º

(38)

O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Como mencionado anteriormente, o tipo de redação solicitado pelo Enem é o dissertativo-argumentativo, ou seja, é uma modalidade de texto na qual o autor expõe seu ponto de vista sobre o tema, com o objetivo de convencer o leitor de que ele está com a razão (repare que é dissertativo, porque explica uma ideia, e argumentativo, porque defende uma tese).

O texto dissertativo-argumentativo exige reflexão e seleção de ideias (opiniões). Por isso, é importante que você fique atento a alguns detalhes:

a) Inicialmente você deve observar bem o tema, compreendê-lo e fazer relação com alguma situação de seu conhecimento.

b) Escreva argumentos favoráveis e contrários ao tema proposto.

c) Reflita sobre seu posicionamento (de que lado vai ficar? De um lado?

De outro? Em cima do muro?).

d) Comece a fazer um esboço da redação, com uma pequena introdução em que apareçam dados históricos ou informações gerais.

e) Agora é hora de apresentar os argumentos, ou seja, dizer o porquê das ideias (se optou pelos favoráveis, enalteça-os); inicie pelos argu- mentos mais simples e vá até os mais complexos.

f) Ao final da redação, você deverá elaborar uma proposta de inter- venção social para o problema abordado no desenvolvimento de seu texto que respeite os direitos humanos.

g) Terminado o texto, faça uma leitura do todo, retirando os excessos, palavras e ideias repetidas, corrigindo os problemas gramaticais, como ortografia, pontuação, acentuação, etc.

h) Agora já pode passar a redação para a folha definitiva.

(39)

Como organizar a estrutura do texto

Para atender às exigências do texto dissertativo-argumentativo soli- citado no Enem, você precisará organizar a estrutura de sua redação de forma bem convencional, formada por três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

INTRODUÇÃO: é a parte inicial do texto, a qual apresenta o assunto (ideia central) a ser debatido. É na introdução que fazemos a exposição da tese1 a ser defendida e das ideias ligadas a essa tese, que serão aprofundadas no desenvolvimento do texto.

Logo, a introdução pode ser montada da seguinte maneira:

Tese (ou seja, o assunto principal, a ideia central a ser defendida), as ideias secundárias (aquelas que complementam e fundamentam a ideia central) e, por fim, a conclusão (o fechamento do parágrafo, ou seja, uma menção ao que foi dito na ideia central e nas secundárias).

Introdução = tese + ideias secundárias + fechamento do parágrafo

Veja como exemplo a introdução de uma redação que foi considerada como redação modelo, atingindo o máximo de todas as competências exigidas no Enem2:

Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida, inúmeros  brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latinoamericanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas

1 - Tese é a ideia que você defenderá em seu texto. Para isso, leia a proposição dada no Enem para entender bem o tema da redação.

2 Essa redação foi extraída do material disponibilizado pelo INEP: A redação no Enem 2013: guia do participan- te (p.28), de autoria da candidata Gabriela Araujo Attie (Uberlândia – MG).

(40)

pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

Perceba os elementos que fazem desse fragmento uma boa introdução:

a) Tese: o Brasil do século XXI é um país que recebe muitos imigrantes (inversão do que havia na década de 1980).

b) Ideias secundárias: muitos brasileiros emigraram na década de 1980; apesar de se mostrar um país atrativo, as condições dos imi- grantes são precárias no século XXI.

c) Fechamento do parágrafo: a adaptação dos imigrantes no Brasil representa um desafio ao governo.

Treinando a introdução...

1. Com base na teoria acima, desenvolva um parágrafo de introdu- ção (apenas a introdução) para cada um tópicos a seguir:

A Copa do Mundo de 2014 e seus Reflexos no Brasil e no mundo

a) Tese: ______________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

b) Ideias secundárias: __________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

c) Fechamento do parágrafo: ____________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

(41)

Redação completa do parágrafo: _____________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Regulamentação do trabalho doméstico

a) Tese: ______________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

b) Ideias secundárias: __________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

c) Fechamento do parágrafo: ____________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

Redação completa do parágrafo: _____________________________

_____________________________________________________________

____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

(42)

Programa “Mais médicos”

a) Tese: ______________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

b) Ideias secundárias: __________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

c) Fechamento do parágrafo: ____________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

Redação completa do parágrafo: _____________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Eleições

a) Tese: ______________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

b) Ideias secundárias: __________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

(43)

___________________________________________________________

c) Fechamento do parágrafo: ____________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

___________________________________________________________

Redação completa do parágrafo: _____________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Mais dicas para iniciar sua redação

Os exercícios anteriores já deram a você uma boa base de como ini- ciar uma dissertação. Mas, se ainda assim você não se sente seguro, ou ainda ficou em dúvida sobre a forma de como iniciar uma redação, seguem algumas dicas para você treinar (escolha a(s) que você mais se adapta e comece a escrever):

a) Frase de impacto – é a forma mais comum de se iniciar uma introdu- ção. Coloca-se uma (ou mais) frase(s) declarativa(s) para surpreender o leitor e desenvolve-se o parágrafo a partir dela(s).

Ex.: O fato de o homem existir implica ele estar em relação com os outros.

E não há relação humana fácil. Uma delas vem se destacando justamente pelos problemas que tem provocado e pelas profundas reflexões que tem le- vantado no seio da sociedade. Quem domina quem no relacionamento entre pais e filhos, por exemplo, é uma das indagações que norteiam as discussões sobre as dificuldades dessa conturbada relação. (In.: Desmistificando a redação, p. 55)

(44)

b) Contraste – o parágrafo apresenta um trecho com elementos que se opõem.

Ex.: A criação de animais transgênicos em laboratório tanto pode representar a superação de inúmeros problemas por que passa o ho- mem, quanto pode ser uma ameaça ao equilíbrio do ecossistema e à continuação da espécie humana. É este o paradoxo que vive a sociedade com as últimas descobertas científicas.

c) Causa e consequência – o parágrafo trabalha com um fato motiva- dor (causa) e com fatos decorrentes (consequência). Para encontrar a causa, faça a pergunta: “por quê?” Para encontrar a consequência, pergunte: “o que acontece em razão disso?”

Ex.: O Brasil tem enfrentado, nestes últimos anos, gravíssimos proble- mas econômicos. (Tema) Em razão disso, nosso país contraiu uma dívida externa de proporções incalculáveis. (causa) Isso significa dizer que, du- rante muito tempo, canalizaremos uma enorme verba para o pagamento dessa dívida, em vez de utilizar esse capital em obras que beneficiem a população. (consequência) – (In: Técnicas básicas de redação – adaptado)

d) Alusão histórica – quando o parágrafo é constituído por uma infor- mação histórica. O leitor é situado no tempo e consegue dimensionar melhor o problema.

Ex.: Diferentemente do que ocorreu em séculos passados durante o processo de colonização, o Brasil, no século XXI, destaca-se no cenário mundial por atuar como área de atração populacional.(...) (In: Guia do Participante Enem 2013)

e) Pergunta – você poderá iniciar sua redação com um questionamento (certamente, a resposta deverá aparecer no desenvolvimento).

(45)

Ex.: É certo dizer que grande parte dos políticos brasileiros não possuem muito prestígio e confiabilidade entre o povo? Diariamente, os noticiários mostram que a maioria dos parlamentares estão mais preocu- pados com a discussão dos mecanismos que os fazem chegar ao poder do que com os verdadeiros problemas da população. A cada ano essa situação parece ficar mais evidente, e os problemas do povo acabam sendo deixados de lado.

f) Comparação – a introdução poderá conter elementos comparativos que desencadearão seu desenvolvimento no decorrer do texto.

Ex.: O tema da reforma agrária está presente há bastante tempo nas discussões sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparação entre o movimento pela abolição da escravidão no Brasil, no final do século passado e, atualmente, o movimento pela reforma agrária, podemos perceber algumas semelhanças. Como na época da abolição da escravidão existiam elementos favoráveis e contrários a ela, também hoje há os que são a favor e os que contra a implantação da reforma agrária no Brasil. (In: Roteiro de Redação, p. 78)

g) Enumeração – é a exposição de uma série de elementos que comple- mentarão a tese. A enumeração pode seguir os critérios de importân- cia ou pode ser uma escolha aleatória.

Ex.: O índice de crianças obesas cresce de forma alarmante no mundo.

Isso pode ser verificado devido a diversos fatores, tais como, o sedenta- rismo decorrente da demasiada permanência em frente ao computador ou à televisão e à alimentação inadequada.

(46)

Treinando parágrafos...

Desenvolva parágrafos que possuam em seu início:

a) Frase de impacto – Tema: A liberação da maconha.

b) Contraste – Tema: Diminuição da maioridade penal.

c) Causa e consequência – Tema: A tecnologia desenvolveu meios que possibilitam a comunicação entre pessoas separadas por milhares de quilômetros.

d) Alusão histórica – Tema: Ditadura Militar e) Pergunta – Tema: O destino do lixo no Brasil f) Comparação – Tema: Manifestações Populares

g) Enumeração – Tema: Desigualdade salarial entre homens e mulheres

DESENVOLVIMENTO: é a parte destinada a fundamentar a tese apresentada na introdução. O desenvolvimento, em geral, é formado por dois ou três parágrafos e apresenta, de forma ordenada, os argu- mentos3 a serem defendidos. Normalmente, utiliza-se um parágrafo para cada argumento (assim, se na introdução você apresentou duas ideias secundárias, no desenvolvimento você abrirá dois parágrafos de argumentação). Esses parágrafos poderão ser organizados de diferentes formas:

a) estabelecer relações de causa e efeito (dizer os porquês, as conse- quências, as razões);

b) estabelecer comparações (diferenças e semelhanças entre os pontos);

c) estabelecer exemplos (apoiar-se em depoimentos, citações, dados es- tatísticos, pesquisas ou alusões históricas para reforçar sua afirmação).

3 Os argumentos são, na verdade, as justificativas que você utilizará para convencer o leitor de que seu ponto de vista é coerente.

(47)

Veja o exemplo de desenvolvimento da redação acima citada (lembre- se bem de qual era o tema: o Brasil do século XXI é um país que recebe muitos imigrantes):

A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros. Embora o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo previsões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C.

Esse aspecto contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, entretanto, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão-de-obra e a miséria.

Repare que são usados os seguintes argumentos no primeiro pará- grafo do desenvolvimento: a ascensão econômica do Brasil é fator que atrai imigrantes; houve um aquecimento nos setores econômicos e au- mento de consumo da classe C.

Já no segundo parágrafo, a argumentação é a de que se por um lado, esse fator positivo atrai imigrantes, por outro gera exploração de mão-de-obra e miséria.

Portanto, nos parágrafos do desenvolvimento, temos de fazer a argu- mentação da tese levantada na introdução.

Desenvolvimento = dar argumentos para sustentar a tese abordada na introdução (1 ou 2 parágrafos)

(48)

Treinando o desenvolvimento...

Desenvolva parágrafos de desenvolvimento para as introduções que lhe são dadas a seguir.

Tema 1 - A proposta se baseou em uma peça publicitária de um car- tão de crédito fictício. O anúncio trazia imagens de um shopping center e o slogan: “Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X”. O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as relações de consumo.

Introdução: O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumismo. (Redação de autoria de Pedro Teixeira – considera- da nota máxima pelos corretores do Vestibular da FUVEST 2013).

(Escreva dois parágrafos de desenvolvimento) Tema 2: Consumismo garante realização pessoal?

Introdução: Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a dinâmica de informações é intensa e constante. A troca de ideias e mercadorias entre os mais distantes lugares tornou-se ainda mais fre- quente e rápida após o advento da internet. Dentro desse contexto, há um importante fator que deve ser levado em consideração: a mídia como um mecanismo de manipulação das massas.

(Autora: Natalia Yumi Yamamoto - adaptado)

(Escreva dois parágrafos de desenvolvimento)

(49)

Tema 3: Trabalho infantil no Brasil

Introdução: Nenhuma criança trabalha porque quer. Mas porque é obrigada. Prova disso é que só as pobres entram precocemente no mercado de trabalho. No Brasil, três milhões de menores entre 10 e 14 anos saem de casa todos os dias para garantir o próprio sustento e, mui- tas vezes, o da família. Algumas nunca entraram numa escola. Outras tiveram que abandonar os livros antes do tempo. Jogados nas ruas ou em atividades insalubres, a maioria tem o destino traçado. De uma ou outra forma, está condenada. Não terá direito ao futuro. (Correio Brasiliense.

Brasília, 19 jun. 1999. Editorial. In: GARCEZ,L. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever, p. 34)

(Escreva três parágrafos de desenvolvimento)

CONCLUSÃO: última parte do texto, formada por apenas um parágrafo. Esse parágrafo traz o fechamento do texto, e você deverá fazê-lo de forma coerente com as ideias apresentadas na introdução e defendidas no desenvolvimento. É nessa parte que você deverá expor a Competência 5 exigida pelos corretores do Enem: elaborar uma pro- posta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Conclusão = Retomada do tema central + proposta de intervenção para o problema abordado no tema respeitando os direitos humanos

Veja o exemplo do fechamento da redação exemplificada na introdução e no desenvolvimento:

(50)

Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindí- vel a intervenção governamental, por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes. Ademais, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG’s, além de garantir seu acesso à saude e à educação, por meio de políticas públicas específicas a esse grupo.

O texto contempla totalmente a Competência 5, pois apresen- ta uma proposta de intervenção: o governo precisa intervir fiscalizando as empresas que empregam os estrangeiros e aquelas que os exploram.

Além disso, a candidata trabalha a questão dos respeitos humanos, exigi- da na Competência 5: “...é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles (...) além de garantir seu acesso à saude e à educação...”

Agora, leia a redação completa para você lembrar todas as partes4: A imigração no Brasil

Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida, inúmeros  brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latinoamericanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas

4 De acordo com os avaliadores do Enem, a redação apresenta domínio da linguagem escrita (há somente um problema com a palavra “saúde”, na última linha, que está escrita sem acentuação gráfica); a proposta de redação foi bem compreendida; os argumentos foram empregados de forma muito coerente, e o texto apresentado é do tipo dissertativo- -argumentativo; a candidata demonstrou, ainda, amplo conhecimento e excelente articulação dos elementos do texto, trabalhando muito bem a coerência e a coesão textual. Além disso, como foi comentado, cumpriu com excelência a proposta de intervenção na conclusão do texto.

(51)

pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros. Embora o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo previsões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C.

Esse aspecto contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, entretanto, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão-de-obra e a miséria.

Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindí- vel a intervenção governamental, por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes. Ademais, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG’s, além de garantir seu acesso à saude e à educação, por meio de políticas públicas específicas a esse grupo.

Vejamos a construção dessa redação como um todo:

a) No primeiro parágrafo, ela apresentou o tema da redação: o Brasil do século XXI é um país que recebe muitos imigrantes.

b) No segundo e no terceiro parágrafos houve a argumentação para a tese (ou seja, por que o país recebe muitos imigrantes?) que são: as- censão econômica do Brasil; aquecimento na economia e aumento de consumo da classe C. Tudo isso tem como consequência a exploração de mão-de-obra e miséria dos imigrantes.

(52)

c) No quarto e último parágrafo, o fechamento de todas as ideias: o governo precisa intervir, por meio da fiscalização, para que o problema da exploração aos imigrantes acabe; além disso, é preciso garantir- lhes saúde e educação.

Sintetizando, sua redação deverá ficar com a seguinte estrutura:

TESE (introdução) +

ARGUMENTO 1 (desenvolvimento) +

ARGUMENTO 2 (desenvolvimento) +

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO (conclusão)

Treinando a conclusão...

1. Escreva um parágrafo de conclusão para cada uma das propostas abaixo (não se esqueça de fazer a proposta de intervenção).

Texto 1: O analfabetismo e a não-cidadania (In: http://portaldo- professor.mec.gov.br)   

O analfabetismo é o desconhecimento do alfabeto, é a incapacidade de ler e/ou escrever. É um dos grandes problemas da maioria dos países, principalmente os subdesenvolvidos, que sofrem bastante com altos ín- dices de pessoas que não têm acesso a bens culturais. Entre as causas do analfabetismo pode-se destacar o desinteresse da classe política e entre as consequências a desestrutura da sociedade.

Os políticos corruptos, infelizmente numerosos, aproveitam-se da

Referências

Documentos relacionados

«conceptualizar e a formular» as suas regras e princípios, vão ser capazes de construir as suas próprias teorias que orientam a prática docente como rampa de lançamento para

A partir de 2004, com a junção de desenvolvimento tecnológico e inovação em política pública, o Brasil implementou um sistema de vanguarda para monitoramento e fiscalização

3 Drawing on statistical tools to estimate the impact of monitoring and law enforcement efforts on deforestation, they find that, from 2007 through 2016, these efforts avoided

Se retirarmos, ao acaso , dois bombons dessa caixa a probabilidade de que ambos sejam de nozes é 2/7.. a) Determine o número total

COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO o que é analisado na correção Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita Competência II: Compreender a proposta de redação

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

Os excertos apresentados podem aparecer em temas que retratem o indivíduo como ser atuante em questões políticas da atualidade. Dessa maneira, podem ser utilizados em propostas como

A con- clusão serve apenas para fazer um fechamento sobre tudo, uma lição que pode ser tirada sobre o assunto que você já defendeu.. E é justa- mente nesse aspecto que ela traz