• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO Rua Penalva, Dom Silvério -BH/MG CEP: ATIVIDADE: 1ª Quinzena de Junho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO Rua Penalva, Dom Silvério -BH/MG CEP: ATIVIDADE: 1ª Quinzena de Junho"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO Rua Penalva, 201 - Dom Silvério -BH/MG CEP: 31985-260 – www.empemm.com ATIVIDADE: 1ª Quinzena de Junho DATA:

01/06/2021

PERÍODO:

01/06/2021 a 15/06/2021 ENSINO FUNDAMENTAL II - 3º CICLO - 8º ano

PROFESSORA: Mônica Miranda COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ALUNO: SALA:

DATA DE DEVOLUÇÃO: 15/06/2021 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO:8 horas ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA ENVIO: monica.miranda@edu.pbh.gov.br

Antes de iniciar a atividade, leia atentamente as seguintes instruções:

Faça a atividade no caderno, com letra legível;

Lembre-se de colocar seu nome completo, turma e numero e referência da atividade (1ª Quinzena de junho)

Tire uma foto bem nítida da atividade e mande para o e-mail acima.

SISTEMA DIGESTÓRIO

O Sistema Digestório é responsável pela digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Os principais órgãos que fazem parte do Sistema Digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

O Sistema Digestório é também conhecido como Sistema Digestivo ou Aparelho Digestivo. Ele é formado por um conjunto de órgãos que atuam no corpo humano. A ação desses órgãos está relacionada ao processo de transformação do alimento, que tem o objetivo de ajudar na absorção dos nutrientes. Tudo isso acontece por meio de processos mecânicos e químicos.

Componentes do Sistema Digestório

O Sistema Digestório divide-se em duas partes.

(2)

Uma delas é o tubo digestório (propriamente dito), antes conhecido como tubo digestivo.

Ele se divide em três partes: alto, médio e baixo. A outra parte corresponde aos órgãos anexos.

Veja no quadro abaixo os órgãos que compõem cada parte do Sistema Digestório.

A Digestão

O processo de digestão inicia-se na boca. Nessa cavidade o alimento sofrerá a ação dos dentes, que atuam garantindo que os alimentos sejam cortados, triturados e amassados. Essa etapa da digestão é chamada de digestão mecânica, por não envolver substâncias químicas que atuam no alimento. Na digestão mecânica realizada pelos dentes, o alimento só se tornará menor, garantindo uma melhor ação das enzimas e também auxiliando na deglutição.

Na boca também atuam as glândulas salivares, que são uma das glândulas acessórias desse importante sistema. Essas glândulas são responsáveis pela secreção da saliva, a qual atua na digestão química. Na saliva é encontrada a amilase salivar ou ptialina, uma enzima que atua quebrando carboidratos. O alimento, triturado e misturado à saliva, forma um aglomerado chamado bolo alimentar.

(3)

A língua também é uma estrutura importante presente na boca, sendo ela a responsável por ajudar o alimento a misturar- se com a saliva e também a mover o bolo alimentar para o fundo da cavidade oral para que seja deglutido. Após sair da cavidade oral, o alimento segue para a faringe.

A faringe é uma estrutura comum entre os sistemas digestório e respiratório, sendo uma área de transição. Esse órgão abre-se na traqueia e também no esôfago, e o alimento segue por esse último órgão.

O esôfago é um órgão muscular que garante que o bolo alimentar seja levado, por

meio de contrações da musculatura lisa, até o estômago. O esôfago apresenta cerca de 25 centímetros de comprimento, e o bolo alimentar leva cerca de 5 a 10 segundos para passar por todo o órgão e chegar ao estômago.

O estômago é um órgão que se caracteriza por ser uma porção dilatada do trato digestivo e está localizado inferiormente ao diagrama. Esse órgão pode ser dividido em: cárdia, fundo, corpo e porção pilórica. A cárdia está localizada na transição entre esôfago e estômago; o fundo é a porção superior em forma de cúpula; o corpo é a porção central que ocupa maior parte do estômago; e a porção pilórica é uma área estreitada na região terminal.

No estômago observa-se a liberação de uma substância denominada suco gástrico. O suco gástrico apresenta dois componentes principais: o ácido clorídrico e a pepsina. O ácido clorídrico ajuda a desdobrar as proteínas do alimento, facilitando a ação das enzimas. A pepsina, por sua vez, atua quebrando as proteínas em polipeptídeos menores. Vale salientar que a pepsina funciona melhor em ambientes ácidos, diferentemente da maioria das enzimas. O bolo alimentar misturado ao suco gástrico passa a ser chamado de quimo. No estômago o alimento permanece por cerca de 2 a 6 horas.

O intestino delgado é um compartimento longo que pode apresentar mais de seis metros de comprimento. É nele que a maior parte do processo de digestão acontece. O intestino delgado é dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo.

O duodeno, primeira porção do intestino delgado, apresenta cerca de 25 cm e é onde ocorre a junção do quimo às secreções provenientes do pâncreas, fígado e do próprio

intestino delgado.

(4)

Essas secreções são:

 Suco pancreático: solução alcalina, produzida pelo pâncreas, rica em bicarbonato e também em enzimas, tais como a tripsina e a quimiotripsina, que atuam nas proteínas; as nucleases pancreáticas, que atuam nos ácidos nucleicos; e a lipase pancreática, que atua nos lipídios.

 Bile: A bile é uma secreção produzida pelo fígado e, diferentemente das outras secreções que são liberadas no sistema digestório, caracteriza-se por não apresentar enzimas. Essa secreção apresenta sais que atuam como emulsificantes, ou seja, funcionam como detergentes. A bile, apesar de produzida no fígado, é armazenada na vesícula biliar.

 Suco intestinal ou entérico: O revestimento do intestino delgado também é responsável por secretar substâncias. Dentre as enzimas encontradas no suco intestinal ou entérico, destacam-se a maltase, que atua na maltose, a sacarase, que atua na sacarose, e a lactase, que atua na lactose.

No duodeno ocorre a maior parte da digestão, estando as outras partes do intestino delgado relacionadas, principalmente, com a absorção de nutrientes. Após sair do duodeno, o produto do processo de digestivo segue para o jejuno, que apresenta cerca de 2,5 metros de comprimento e segue para o íleo, que possui cerca de 3,5 metros.

As vilosidades presentes no intestino (figura) garantem uma maior absorção.

Como dito, o intestino delgado apresenta também a função de absorver nutrientes.

Nesse órgão observa-se a presença de dobras chamadas de vilosidades. Nas células das vilosidades, observa-se ainda várias dobras microscópicas, chamadas de microvilosidades.

Essas dobras garantem um aumento da superfície de contato, proporcionando, desse modo, um aumento na taxa de absorção.

O intestino grosso é o último órgão que atua no sistema digestório. Esse intestino, quando comparado ao intestino delgado, apresenta-se muito menor possuindo apenas cerca de 1,5 metro. O intestino grosso apresenta importantes funções no processo digestivo, sendo responsável pela formação da massa fecal e reabsorção de água, processo esse que se iniciou no intestino delgado. É no intestino grosso, portanto, que as fezes são formadas. O reto, porção final do intestino grosso, termina em um estreito canal anal, que se abre no ânus. É pelo ânus que as fezes são eliminadas para o meio externo.

Resumo do sistema digestório

O sistema digestório é responsável por garantir a quebra do alimento em partículas menores e pela absorção de nutrientes que são necessários ao corpo.

No sistema digestório temos o trato gastrointestinal, que é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; e as glândulas associadas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.

Na boca o alimento é rasgado e triturado pelos dentes e, com a ajuda da língua, é misturado com a saliva.

O bolo alimentar segue da boca para a faringe e da faringe para o esôfago, sendo levado por meio de movimentos peristálticos até o estômago.

No estômago o bolo alimentar sofre a ação do suco gástrico e passa a ser chamado de quimo.

Do estômago o quimo segue para o intestino delgado, onde sofrerá a ação do suco pancreático, da bile e das secreções produzidas pelo próprio intestino delgado.

No intestino delgado, além de grande parte do processo de digestão, ocorre também a absorção de nutrientes.

No intestino grosso formam-se as fezes, as quais são eliminadas pelo ânus.

(5)

Vídeos complementares (acesso não obrigatório):

https://www.youtube.com/watch?v=H4bPZs35On4 https://www.youtube.com/watch?v=ZtgcWbcIWy4

Após a leitura atenta deste material, responda às questões abaixo:

1- Qual a função do Sistema digestório?

2- Observe o esquema e identifique órgãos apontados pelas setas de um a sete.

1_______________________________

2_______________________________

3_______________________________

4_______________________________

5_______________________________

6_______________________________

7_______________________________

3- Com relação ao sistema digestório humano, responda:

a) Quais são os segmentos do tubo digestivo humano desde a entrada do alimento até a eliminação dos detritos fecais.

b) Quais são as órgãos anexos ao tubo digestivo humano?

c) Qual a enzima presente na saliva e que tipo de alimento ela metaboliza?

c) Qual órgão é comum ao Sistema digestório e respiratório?

e) Quais os componentes do suco gástrico e suas funções?

f) Qual a função da bile?

4- A doença celíaca, é um distúrbio autoimune que ocorre em pessoas que são intolerantes ao glúten e não podem consumir essa proteína, que é encontrada no trigo e em outros grãos. Essa doença altera a absorção de nutrientes, pois achata e danifica as vilosidades do intestino delgado. Qual a função das vilosidades presentes no instestino delgado?

Fontes:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm

https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/sistema-digestorio.htm

Referências

Documentos relacionados

Para fazer esse tipo de separação em um laboratório, usa-se o funil de separação (ou funil de decantação). Exemplo: separação da mistura água + óleo.. 2) Separação de

O sangue chega ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Esse sangue é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esse sangue desoxigenado segue, então, para

Dessa forma, encontramos as duas raízes que formam o conjunto solução da equação dada neste exemplo. O conjunto solução que resolve a equação, que torna

Porém, ele de fato surgiu no século XVIII como desdobramento da Revolução Industrial na Inglaterra e do surgimento do liberalismo clássico, tendo como principal

Com esses compostos, o corpo também elimina água e o excesso de sais.. Ela compõe o sangue, as células e outras estruturas do corpo. Ao longo do dia, perdemos água

MARQUE A ALTERNATIVA EM QUE A DIVISÃO SILÁBICA (EM PEDAÇOS) DA PALAVRA ESPERANÇA ESTÁ CORRETA. A) ESCREVA UMA LISTA DOS ENFEITES QUE VOCÊ ESTÁ VENDO NA ÁRVORE DE NATAL. B) ESCREVA

Acutângulo quando tem três ângulos agudos. Retângulo quando tem um ângulo reto. Obtusângulo quando tem um ângulo obtuso.. Em um triângulo retângulo os lados que formam o ângulo

Outro protozoário que pode ser adquirido por meio de água, frutas ou verduras contaminadas é a Giardia lamblia, causadora da enfermidade denominada giardíase. O