• Nenhum resultado encontrado

Encomenda: é um assalto!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Encomenda: é um assalto!"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Números de janeiro a novembro de 2021 já superam todos os anos desde 2001, quando a contagem começou

P3

Americana tem recorde histórico de prisões e flagrantes em 2021

Curtindo as férias

Criticado pela ausência na Bahia, Bolsonaro vai ao Beto Carrero World

tododia.com.br | Edição Digital 31 Dez | 2021

SEXTA

Brasil + Mundo

07

ENQUADRADO | Câmeras flagram quando falso carteiro saca arma e domina dona de casa em assalto no Jd. Santa Maria, em Americana

Encomenda:

é um assalto!

Ladrão vestido de carteiro rende dona de casa e rouba família em Americana

P5

Reprodução

Ladrões levam 25 notebooks de escola de Santa Bárbara

Cidades 05

Cidades 04

Viajar de ônibus do trans- porte coletivo urbano em Campinas fica mais caro a partir da próxima segunda- -feira (3). As tarifas do trans- porte público municipal serão reajustadas em 13,16%, em média. Segundo a prefeitura, o preço das passagens não tinha aumento há dois anos e cinco meses.

Tarifa de ônibus sobe em Campinas

Raphael Moser / NSC TV / Reprodução

SUSTO NA RUA CARIOBA | Um vazamento de gás causado por uma tentativa de furto em uma empresa abandonada trouxe medo a moradores da Vila Condenonsi, em Americana, e provocou a interdição parcial da Rua Carioba (foto) na manhã desta quinta-feira (30). Não houve feridos. Segundo a Guarda Municipal, a tentativa de roubo de uma válvula provocou o vazamento. A rua ficou interditada por mais de uma hora e meia para os trabalhos do Corpo de Bombeiros da Comgás. P5

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

anunciou nesta quinta-feira a prorrogação das inscrições para o concurso público para 206.891 vagas de trabalho temporário no Censo Demográfico de 2022. Na região de Campinas, incluindo Americana, Sumaré e Hortolândia, são 3,4 mil vagas oferecidas. Inicialmente, o prazo para os inte- ressados na candidatura se estendia até quarta-feira (29).

Com a prorrogação anunciada nesta quinta, as inscrições serão aceitas até o dia 21 de janeiro.

Concurso do IBGE com 3,4 mil vagas na região é prorrogado

Cidades 04

Bebê nasce dentro de loja em S. Bárbara

Cidades 05

(2)

OPINIÃO

/ j o r n a lto d o d i a

02

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

Fonte: CPTEC | Unicamp

25°

17°

Pancadas de chuva

CLIMA NA RMC

Bolsonaro é um presidente medíocre, um político deplorável e um ser humano desprezível

RENAN CALHEIROS Senador

+ 0,43%88

Dólar Com.

- 2,06%

R$ 5,576

Euro

- 2,20%

R$ 6,314

Bovespa

+ 0,78%

104.919 pontos

ECONOMIA

Mega Sena

Quina

Federal

02 - 08 - 34 - 38 - 47 - 51 Concurso 2.439 | 18/12/2021

Concurso 5.743 | 30/12/2021 09 - 49 - 51 - 54 - 71

1º Prêmio 078158 2º Prêmio 075563 3º Prêmio 048743 4º Prêmio 077843 5º Prêmio 037004 Concurso 5.625 | 24/12/2021 Número Bilhete

SUA SORTE

Esta edição tem 14 páginas

ISSN 1807-9504

Jornal TODODIA Fundado em 28 de outubro de 1996

Ano XXII - Nº 8.969

TODODIA - O jornal da Região Metropolitana de Campinas FRASE DO DIA

FALECIMENTOS Santa Bárbara d’Oeste

Lorival Ferreira do Nascimento

Faleceu ontem, aos 73 anos. Era casado com Tereza do Prado Nascimento. Deixa os filhos: Ricardo, Fernando, Rafael e Luciano. Será sepultado hoje, às 10h, no Parque dos Lírios. (Funerária Araújo-Orsola)

Fernando Frazão / Agência Brasil

TUDO PRONTO PARA 2022 | Equipes do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos vistoriam as balsas com fogos de artifício do Réveillon de Copacabana.

IMAGEM DO DIA

Arrive 2022! Fica com Deus 2021, seja bem-vindo 2022!

Mais um ano chega ao fim. Ano esse de muitas mudanças, particularmen- te falando, mas também com a esperança de sobre- viver. Isso porque o Brasil conseguiu abrir grande vantagem na vacinação a Covid-19. Data dezembro, vivemos um cenário me- lhor. Esforços e reconheci- mento merecido à ciência, ao esforço de alguns e à tecnologia.

Confesso não ter olha- do para 2021 com uma perspectiva positiva, mas muito aconteceu. Tivemos a perda irreparável de no- mes importantes na mú- sica, humor, atuação e em outros campos como o po- lítico, social e da televisão.

Casos como o da atriz Eva Wilma, o ator e humorista Paulo Gustavo e a canto- ra Marília Mendonça, que com sua morte nos fez sentir a perda de um ente querido e próximo. Perdas que não serão preenchidas e que deixarão um vazio não preenchido em nossos corações.

Este ano também trouxe consigo a maior crise hí- drica do Brasil em 90 anos.

Ainda vimos o desmata- mento recorde da Amazô- nia, nosso cerrado pegan-

Sim, precisamos ter a coragem e o desapego necessários para dizer:

“fica com Deus 2021” e seja bem-vindo 2022! En- tregar a Deus tudo o que vivemos nesse ano que passa e abrir nossa mente e coração para as coisas novas que Deus tem re- servadas para nós. Nesse tempo de balanço e revi- são de vida, é fundamen- tal estabelecermos metas a serem atingidas com perseverança, progredin- do sempre em todas as dimensões da vida. Tenho o hábito de dividir essas metas em etapas, com a finalidade de saber se es- tou progredindo em cada etapa das metas propos- tas. A experiência mostra que é necessário marcar pontos concretos de me- lhora, mais próximos que a meta final, principal- mente para mantermos a motivação e superarmos o desânimo.

O mundo hoje exige de cada um de nós uma superação diária. Vive- mos em meio a uma grande competitividade, onde vence quem é mais inteligente, mais rico, quem realiza melhores negócios. Claro que pre- cisamos sempre superar nossos limites, mas é pre- ciso ter em nosso coração uma certeza: estamos de acordo com a vontade de Deus. Não alcançaremos a meta desejada, por nós mesmos, precisamos da ação divina. Precisamos ser ousados na fé, orando sem cessar, rezando com insistência e perseveran- ça, sem desanimar. Supe- rar todos os nossos limites MARCOS BARBOSA

PADRE BRUNO COSTA JORNALISTA E APRESENTADOR

MISSIONÁRIO DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA

do fogo, e agora, no fim do ano, chuvas torrenciais e cidades inteiras debaixo d’água. Cenário preocu- pante e que só escancara as ações do homem duran- te anos na natureza, as cau- sas dessas intervenções. E apesar disso, poucas ações efetivamente são tomadas.

No campo político, con- tinuamos a conviver com a intolerância e agressões a todo instante por par-

te de nosso presidente, a saúde, imprensa e ciência.

Alguém que se julga inteli- gente o bastante, mas que demonstra como nunca, o despreparo e a falta de empatia com a população brasileira. Resultado, de- saprovação recorde de seu governo e pesquisas que apontam a não renovação de seu mandato em 2022 (que assim seja!).

Na cultura, apesar do in- vestimento quase nulo por parte do Estado, tivemos o retorno do cinema, teatros, novelas e shows musicais e artísticos. Apesar do medo em fazer parte de aglo- merações, há uma maior segurança e desejo pelo retorno. Necessário para quem depende desse novo recomeço para o sustento, e a todos em geral, que não viam a hora de poder ter

um alento e diversão.

Bem ou não, espero que 2022 traga o melhor. Pensar positivo é indispensável e a mudança depende de cada um de nós.

Está afim de arranjar um novo trabalho, iniciar um curso ou uma faculdade?

Corra atrás! Envie currícu- los, procure por bolsas de estudo. O Enem, inclusive, pode ser a porta de entrada para esse sonho. Também temos o Prouni e bolsas de 50% e 100% que algumas faculdades particulares também oferecem. Falo por experiência própria.

Quer reformar a casa ou comprar um carro? Se você tem o dinheiro é mais fácil, mas se não tem, que tal começar a poupar? Por menor que seja a quantia a guardar, já vai te ajudar a estar mais próximo de alcançar seu objetivo. Um real que você guarda por dia, no fim do mês somam 30 reais. Pense nisso!

Nada acontece sem o mínimo de esforço ou sa- crifício. Mas também sai- ba direcionar essa energia.

Muitas vezes direcionamos ela sem que nos movamos ou observamos oportuni- dades de nos promover.

Também saiba deixar que as coisas aconteçam e si- gam seu curso natural. Não tente forçar situações. O tempo, muitas vezes, é o principal catalisador das boas novas e destas mu- danças que tanto espera- mos. Saiba observar o arre- dor e curtir também.

Que seu ano novo seja próspero e feliz!

Confesso não ter olhado para 2021 com uma perspectiva

positiva

e fraquezas é uma con- quista diária que, por nós mesmos, não conseguire- mos. Precisamos do au- xílio do Santo Espírito de Deus, somente assim che- garemos à meta desejada.

Também é importante sabermos quando uma etapa chega ao final. Se in- sistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perderemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisa- mos viver. A perseverança nos leva a compreender que mudanças fazem par- te da vida, elas abrem por- tas para novos caminhos que podem ser mais cla- ros e melhores. Mudanças nem sempre são fáceis, mas nos levam para fren- te. É um desafio! É preciso viver uma verdadeira su- peração. É necessário que tenhamos fé. A mudança pode ser uma chance para encontrarmos o que sem- pre desejamos.

Quando propomos me- tas para o futuro, devemos prever possíveis proble- mas e estratégias para su- perá-los, quando apare- cerem. A previsibilidade é parte da virtude da perse- verança. Certamente, de- vemos deixar tudo aquilo que não foi bom, que não edifica; levar conosco apenas as coisas boas, que somam, que agregam; e começar o ano novo com novos propósitos, trans- formados em atitudes!

Seja qual for o nosso projeto de vida, só con- seguiremos atingir nos- sas metas pela graça do Senhor, perseverando na fé e superando todas as dificuldades próprias de cada um. A perseverança é fundamental em nossa vida, e nunca devemos parar no negativo que te- mos, olhar sempre para frente, lembrando que o hoje, com Cristo, é melhor do que tudo que já pas- sou. Este é o segredo dos fortes: perseverança e su- peração. Assim alcançare- mos o Céu!

Expediente: Avenida São Jerônimo, 2.210 - Morada do Sol - CEP: 13.470-310 Telefone 3471.2700 | www.tododia.com.br | tododia@tododia.com.br Para sugestões de pauta: 3471.2710 e redacao@tododia.com.br Para anunciar: 3471.2740 e comercial2@tododia.com.br Balcão de anúncio: Sede do jornal | Para assinar: 3471.2784

Mande sua mensagem, sua foto, conte sua história, dê sua opinião, ajude a fazer o TODODIA: redacao@tododia.com.br

Presidente: Roberto Romi Zanaga Editor-chefe: Wagner de Freitas Conselho Editorial:Marcia Marcon

Maria Cristina Luchiari Pisoni Paulo Medina

Ricardo Alécio Roberto Romi Zanaga

(19) 9 9444-6774 - Redação (19) 3471-2700 - Distribuição (19) 99240-1784 - Financeiro (19) 99191-0870 - Comercial facebook.com/jornaltododia

Fale conosco

@jornaltododia

(3)

CIDADES

/jornaltododia

03

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

SEGURANÇA PÚBLICA

Dois dos principais ín- dices de produtividade policial terminam o ano de 2021 batendo recor- des em 20 anos em Ame- ricana.

Conforme balanço ofi- cial mais recente dispo- nível na base de dados do governo do estado, de janeiro a novembro des- te ano foram 918 prisões efetuadas pelas forças de segurança da cidade, o que já representa o maior número para um só ano desde o início da série histórica da Secretaria de Segurança Pública, em 2001 (veja no quadro abaixo).

Além disso, o núme- ro de flagrantes lavrados pela Polícia de janeiro a novembro atingiu 715 ca- sos, e embora o ano ainda não tenha terminado, o número também repre- senta a maior marca des- de 2001.

Enquanto a população da Americana cresceu aproximadamente 34%

nesses 20 anos, passando de pouco mais de 182 mil habitantes no início dos anos 2000 para 244 mil em 2021, segundo esti- mativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de prisões efetuadas neste ano (918) é 115% maior em relação ao ano de 2001 (426 casos). É superior também ao número de ocorrências do gênero em todo o ano de 2020 (801) e de 2019 (882).

A quantidade de fla-

grantes lavrados neste ano (715 até novembro) também é bastante su- perior aos anos anterio- res – 462 casos em 2020 e 354 ocorrências em 2019.

Na comparação com o primeiro ano da série his- tórica, em 2001, quando ocorreram 421 flagrantes lavrados, a alta este ano é de 69%.

ANÁLISE

Para o delegado de Polícia Gelson Barre- to, apenas estudos mais aprofundados poderiam determinar os motivos do aumento dos números relacionados a práticas de crimes e, consequen- temente, do número de prisões realizadas.

Mas ele afirma que, além da otimização do trabalho das polícias na atuação e solução de ocorrências, o aumento da atividade criminosa está diretamente ligado às mudanças sociais.

“O aumento de pri- sões se deveu a uma mais oportuna ação das polí- cias frente principalmen- te aos crimes ocasionais. A atividade criminosa deve ser analisada sob dois fa- tores: pode ser ocasional ou habitual e até organi- zado. Cada espécie deve ser analisada no primeiro momento de forma isola- da e depois em conjunto.

Para um levantamento es- tatístico mais realista so- bre esses estudos deveria ser considerado o número de prisões por cada espé- cie de crime”, comenta.

“As prisões mais co- muns são aquelas relacio- nadas aos crimes ocasio-

nais, em que a repressão oficial se faz presente de forma mais rápida e não implica necessariamente em grande logística. As- sim também os habituais, por causa da previsibili- dade. Difícil é o comba- te ao crime organizado por sua complexidade e necessidade de grandes investimentos, principal- mente da chamada inte- ligência policial. Do pon- to de vista da Segurança Pública todo aumento de criminalidade é fator ne- gativo, não desejado, visto que as forças de seguran- ça pública visam em pri- meiro plano justamente evitar que o crime ocorra.

E quanto a isso voltamos à questão da necessida- de do estudo do crime por categoria: ocasional, habitual ou organizado.”, completa Barreto.

O delegado destaca ainda que, por conta das medidas de isolamento social adotadas durante a pandemia, alguns crimes, como a violência domés- tica, passaram a ser mais frequentes.

“O fenômeno da pan- demia implicou sim, conforme constatação pessoal, em um aumento principalmente dos casos de violência doméstica, por ter sido imposta uma proximidade maior e mais duradoura entre pessoas, dando oportunidade à eclosão de conflitos. O estresse determinado por essa proximidade, aliado a problemas financeiros, por exemplo, tem sido fator determinante para aumento desse tipo de crime”.

Números de janeiro a novembro de 2021 já superam todos os anos desde 2001, quando a contagem iniciou

Americana registra recorde histórico de prisões e flagrantes

RENATO PEREIRA E WAGNER DE FREITAS AMERICANA

NÚMERO DE PRISÕES EFETUADAS POR ANO EM AMERICANA DESDE O INÍCIO DA SÉRIE HISTÓRICA

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 426

343 323

230

352

284 331

417

493

428

624 634 646

748 738 802 788 801

882 801

918*

* Número referente aos meses de janeiro a novembro (dezembro ainda não disponível) Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

População de Americana em 2001 – 182.300 (IBGE - ano 2000) População de Americana em 2021 - 244.370 (IBGE - estimativa)

Divulgação

PRISÃO | Número registrado pela Polícia Civil em 2021 é recorde em Americana

DIG elucida 263 casos e recupera R$ 1,5 mi

Balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Polícia Civil apon- ta que somente a DIG (Delegacia de Investiga- ções Gerais) de Ameri- cana foi responsável por 149 prisões efetuadas neste ano, 41 delas em flagrante. A delegacia também esclareceu 263 ocorrências e registrou a recuperação de mais de R$ 1,53 milhão em dinheiro e bens.

Ainda no balanço de produtividade da DIG constam a apreensão de aproximadamente 209 quilos de maconha e outros 185 quilos de co- caína ao longo do ano.

Foram 168 mandados de busca e apreensão cumpridos, 504 sigilos telefônicos quebrados e nove bancários, além de 22 interceptações.

“Conseguimos man- ter a produtividade da polícia no mesmo patamar que do ano passado, mesmo com a diminuição do con- tingente”, explica o delegado da DIG, José

Donizeti de Melo.

A DIG de Americana contava até o final de 2020 com nove inves- tigadores, número que caiu para cinco depois da readequação de fun- cionários promovida pela Secretaria de Segu- rança Pública do Estado de São Paulo.

“A expectativa é que sejam realizados novos concursos para que o número de policiais au- mente, pelo menos, ao que era antes”, completa o delegado.

Na avaliação de Melo,

não houve um aumento no número de crimes cometidos em relação ao ano passado, mesmo com a pandemia.

“Os índices se manti- veram. Já temos ações em andamento para 2022, uma vez que a ação é contínua. Temos dado ênfase no trabalho realizado com o auxílio da tecnologia, que é por onde conseguimos reu- nir provas, por exemplo, e vamos contar cada vez mais com isso”, destaca o delegado.

| RENATO PEREIRA

DELEGADO | José Donizete Melo, da DIG de Americana

Arquivo / TodoDia Imagem

(4)

CIDADES

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

04

ANO DE CONQUISTAS

ANO DE CONQUISTAS (2)

ORÇAMENTO DA METRÓPOLE

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) divulgou nesta quinta-feira um balanço do ano em relação ao mandato na Assembleia Legislativa – e pelo visto, tem muito a comemorar. De acordo com o gabinete, o parlamentar de Sumaré destinou, por meio de suas emendas, nada menos que R$ 8,8 milhões em recursos para a prefeitura e instituições da cidade e conquistou ainda, junto ao governo do estado, outros importantes investimentos, como a retomada da construção da ETEC e importantes obras de infraestrutura e mobilida- de urbana, parte delas já em andamento.

“Temos muito a agradecer a Deus por este ano de 2021. As vacinas contra a Covid-19 chegaram e, com a imunização da população, conseguimos salvar vidas, avançar no combate à pandemia e retomar investimentos em outras áreas. Celebra- mos anúncios esperados há anos e vimos novas obras sendo iniciadas pelo Governo do Estado, atendendo aos nossos pedi- dos. São muitas melhorias e obras em andamento em Sumaré e fico muito feliz e grato a Deus em poder contribuir para levar mais qualidade de vida e justiça social a todos. Em nome do prefeito Luiz Dalben, agradeço todo o apoio recebido e reforço que o nosso mandato seguirá à disposição e lutando em busca de novas conquistas para a nossa cidade”, falou o deputado.

Em Campinas, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) sancionou, nesta quinta-feira (30), a Lei Orçamentária Anual. Para o pró- ximo ano, a metrópole terá um orçamento na ordem de R$ 7,1 bilhões, valor 9,7% maior que o de 2021. A Saúde e a Educação são as áreas que ficaram com a maior parcela dos recursos. Para a área da Saúde, o orçamento previsto é de 1,7 bilhão, sendo R$

1,3 bilhão da Saúde e R$ 392,1 milhões, da Rede Mário Gatti. Já a Educação vai concentrar mais de R$ 1,4 bilhão. Das secretarias, a terceira com maior orçamento é Serviços Públicos que, para o próximo ano, terá recursos na ordem de R$ 485,7 milhões. Dos recursos previstos, 70% são próprios; 7% do Governo Federal;

7% do Governo Estadual e 16% da administração indireta.

FOGO CRUZADO

fogocruzado@tododia.com.br

Cidades da região terão 3,4 mil vagas temporárias para o Censo de 2022

Concurso do IBGE tem inscrições prorrogadas

O IBGE (Instituto Bra- sileiro de Geografia e Es- tatística) anunciou nesta quinta-feira (30) a prorro- gação das inscrições para o concurso público para 206.891 vagas de trabalho temporário no Censo De- mográfico de 2022.

Inicialmente, o prazo para os interessados na candidatura se estendia até quarta-feira (29). Com a prorrogação anunciada nesta quinta, as inscri- ções serão aceitas até o dia 21 de janeiro.

O concurso prevê 183.021 vagas de recen- seador, 18.420 de ACS (agente censitário super- visor) e 5.450 de agen- te censitário municipal (ACM).

Ao todo, serão 3,4 mil vagas na região de Cam- pinas.

Sumaré, Americana e Hortolândia estão entre as cinco cidades que ofe- recerão o maior número de vagas: 269, 244 e 208, respectivamente.

Em Sumaré são 242 va- gas para recenseador, 23 vagas para agente censi- tário supervisor (ACS) e quatro vagas para agen- te censitário municipal (ACM).

Americana contará com 218 vagas para re- censeador, 21 para ACS, três para ACM e outras duas para agente censi- tário de administração e informática (ACAI).

Já para Hortolândia serão contratados 187 re- censeadores, 16 agentes censitários supervisores, três agentes censitários municipais e dois de agentes de administração e informática.

A FGV (Fundação Ge- túlio Vargas) é a organiza- dora da seleção.

As inscrições podem ser feitas no site do con- curso https://conheci- mento.fgv.br/concursos/

ibgepss21/10.

A taxa é de R$ 57,50 para recenseador e de R$

60,50 para agente censi- tário. Os valores podem ser quitados até 16 de fe- vereiro.

Com o novo calendário, a data das provas tam- bém foi alterada: passou de 27 de março para 10 de abril.

Os candidatos podem concorrer nos dois pro- cessos seletivos, já que as provas ocorrem em

turnos diferentes, diz o IBGE.

Os exames dos recen- seadores estão previstos para a manhã. Já as pro- vas dos agentes censi- tários estão agendadas para o turno da tarde.

Conforme o coorde- nador de Recursos Hu- manos do IBGE, Bruno Malheiros, a prorrogação dos prazos é normal e es- perada em processos se- letivos desse porte.

“Há o acréscimo de ser um processo que foi aber- to em um período de fes- tas de final de ano, com a população viajando. Os alunos das universidades são um público que se in- teressa pelo trabalho de recenseador, e eles estão de férias neste momento.

Além disso, muita gen- te está empregada com contratos temporários que expiram agora no final de dezembro, e vai começar a buscar novas

oportunidades”, afirma.

No caso das vagas de recenseador, os candida- tos precisam ter ensino fundamental completo.

Esses profissionais vão atuar diretamente na co- leta das informações do Censo em mais de 70 mi- lhões de domicílios.

Os salários de recen- seador são variáveis, de acordo com a produção.

É possível simular a re- muneração no site do Censo do IBGE.

Já as vagas de ACS (agente censitário su- pervisor) e ACM (agente censitário municipal) são de nível médio. Os salá- rios são de R$ 1.700 e R$

2.100, respectivamente.

O ACM gerencia o tra- balho dos postos de co- leta das informações do Censo. Enquanto isso, o ACS, subordinado ao ACM, tem como princi- pal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

O Censo Demográfico costuma ocorrer de dez em dez anos.

A nova edição estava prevista para 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de coronaví- rus.

Em 2021, a falta de verba orçamentária por parte do governo federal impediu a realização da contagem da população.

Os valores para a pes- quisa em 2022 foram li- berados após o STF (Su- premo Tribunal Federal) ser acionado.

TRABALHO

FOLHAPRESS E DA REDAÇÃO REGIÃO

CENSO | Recenseadores serão contratados pelo IBGE

Divulgação

TRANSPORTE COLETIVO

Tarifa de ônibus aumenta 13% em Campinas

Viajar de ônibus do transporte coletivo ur- bano em Campinas fica mais caro a partir da próxima segunda-feira (3). As tarifas do trans- porte público municipal serão reajustadas em 13,16%, em média.

Com os novos valores, a tarifa do Bilhete Único Comum passa de R$ 4,55 para R$ 5,15 (0,60 de au- mento); o Vale Transpor- te custará agora R$ 5,60, antes era R$ 4,95. Já o Bi- lhete Único Escolar sobe de R$ 1,82 para R$ 2,06;

e o Bilhete Único Uni- versitário passa, agora, a R$ 2,58, antes custava R$

2,28.

Os usuários das linhas Circular-Centro (conhe- cida como Linhão da Saúde) que pagavam R$

3,30, a partir do reajuste pagarão R$ 3,73.

Já o pagamento da 2ª integração no sistema vai de R$ 0,40 para R$

0,45.

Segundo a prefeitura, que publicou ontem o decreto do prefeito Dá- rio Saadi (Republicanos) com o reajuste, as tarifas não sofriam alteração no preço há dois anos e cin-

co meses (desde junho de 2019).

Ainda de acordo com a administração, o reajuste aplicado agora tem índi- ce menor do que a infla- ção acumulada no perío- do. “Enquanto o índice acumulado foi de 16,52%

de julho de 2019 a no- vembro de 2021, o reajus- te aplicado às tarifas foi, em média, de 13,16%”, argumenta a prefeitura.

Além da inflação, em crescente alta, outros fatores que motivaram o reajuste, segundo a prefeitura, foram o au- mento dos insumos que compõem a tarifa do

transporte.

Somente o diesel acumula aumento de 69,58% no período de ju- nho de 2019 a dezembro de 2022.

Os trabalhadores do setor também tiveram aumento de 10% em seus salários neste mesmo pe- ríodo – e a mão de obra é outro item com impacto de 40% no custo opera- cional.

A pandemia também fez o número de passa- geiros despencar, o que resultou em menor recei- ta em tempos de custos bem superiores aos anos anteriores.

DA REDAÇÃO CAMPINAS

Divulgação

ÔNIBUS | Tarifa mais cara em Campinas a partir do dia 3

(5)

CIDADES

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

05

Bandido vestido com uniforme da estatal ilude dona de casa e entra em residência para roubo com comparsa

Falso carteiro assalta em Americana

INSEGURANÇA PÚBLICA

Imagens de câmeras de segurança mostram quando um assaltante, armado e vestido com o uniforme dos Correios, entrou em uma residên- cia e roubou dinheiro, joias, notebooks, celu- lares, tênis, entre outros objetos da família da pro- prietária do imóvel. Ele abordou a vítima e a con- venceu a abrir o portão. O crime ocorreu por volta das 11h no bairro Santa Maria, em Americana, no último dia 23 de dezem- bro. Um segundo bandi- do participou do roubo.

O bandido fingiu ser funcionário dos Correios e disse que iria entregar uma mercadoria. O crimi-

noso convenceu a dona de casa a abrir o portão para entregar a suposta

“encomenda” e anunciou o assalto, puxando uma arma da cintura. Ele obri- gou a vítima a entrar na casa. Ainda com o portão aberto, em seguida, um segundo ladrão entra no imóvel.

Dentro da residência, os bandidos mantiveram a mulher e a filha sob do- mínio para efetuar o rou- bo. A Polícia Civil investi- ga o caso.

CRACHÁ É OBRIGATÓRIO Os Correios informa- ram, em nota enviada ao TODODIA, que apuram a ocorrência internamen- te, “de forma preventiva, para colaborar com as

autoridades de segurança pública”.

A estatal informou tam- bém que a Polícia Federal já foi acionada e não há evidências de que se trata de empregado dos Cor- reios.

A empresa esclareceu que, além do uniforme (no caso de carteiro), é obrigatório o uso do cra- chá em local visível por todos os empregados.

“Em caso de atitude suspeita, orientamos acionar os órgãos de se- gurança e registrar ma- nifestação nos canais de atendimento dos Cor- reios, pelo telefone 0800 725 0100 ou pela inter- net, no endereço https://

www.correios.com.br/fa- lecomoscorreios”, finaliza nota.

DA REDAÇÃO AMERICANA

CRIME | Câmera filmou falso carteiro assaltando residência em Americana no dia 23

EDUCAÇÃO ROUBADA

Ladrões furtam 25 notebooks e equipamentos de escola em SB

Bandidos invadiram uma escola estadual no bairro Jardim Europa e levaram cerca de 25 com- putadores portáteis em Santa Bárbara d’ Oeste.

Até o momento, nenhum autor do crime foi identi- ficado.

Em um post nas redes sociais, uma professora da Escola Estadual Heloi- za Therezinha Murbach Lacava, no Jardim Euro- pa, relatou que ao menos dois ladrões entraram na unidade na madrugada desta quarta-feira (29) e levaram um projetor, uma impressora, duas caixas de som, 25 note- books que eram utiliza- dos pelos alunos e com- putadores de uso dos professores.

Segundo a funcionária, todos os notebooks estão em nome do governo do estado de São Paulo.

Câmeras de seguran- ça da escola gravaram a ação dos bandidos.

“Caso alguém tenha conhecimento ou venha

a ter, por favor, entrem em contato com a escola, pois tentarão vender es- ses itens furtados. As ima- gens já estão em poder da polícia, porém contamos com a colaboração de to- dos”, diz a professora.

| RAFAEL REZENDE

Divulgação

FURTO | Câmeras registraram crime na escola em SB

RODOVIA DOS BANDEIRANTES

Atropelamento mata homem em Sumaré

Um homem morreu na madrugada desta quinta-feira (30) após ser atropelado enquan- to atravessava a Rodovia dos Bandeirantes, em Sumaré. O motorista da Dodge Journey que atro- pelou a vítima não se feriu. Até o fechamento desta edição, a vítima fa- tal ainda não havia sido identificada.

De acordo com infor- mações da Polícia Mi- litar Rodoviária, o mo- torista do veículo com placas de São Paulo (SP) transitava pela primei- ra faixa de rolamento da Bandeirantes, altura de Sumaré, quando no quilômetro 122, sentido Capital, atropelou o pe- destre que tentava atra- vessar a pista.

Uma equipe de resgate da CCR AutoBan, con- cessionária da rodovia, foi acionada.

A vítima sofreu feri- mentos graves e não re- sistiu, falecendo ainda no local.

A polícia realizou o teste do etilômetro (ba- fômetro) no motorista e foi descartada a influên- cia de álcool.

Após os trabalhos de perícia, o veículo e o condutor foram libera- dos.

O corpo do homem, de cor parda, magro, apro- ximadamente 1,75m de altura, foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) de Americana.

A vítima estava sem documentos.

| RAFAEL REZENDE

Uma mulher deu à luz um menino dentro de uma loja de utilida- des no início da noi- te desta quarta-feira (29), em Santa Bárbara d’Oeste.

O Corpo de Bombei- ros foi acionado, mas o bebê, que nasceu prematuro, não espe- rou a chegada da cor- poração.

De acordo com os Bombeiros, uma equipe de resgate foi enviada para a ocor- rência em que uma mulher estava em trabalho de parto no interior da loja de uti- lidades, localizada na Avenida da Agricultu- ra, próximo ao Tivoli Shopping.

Ao chegar ao local, eles já encontraram o recém-nascido nos braços da mãe.

O bebê, do sexo mas- culino, nasceu prema- turo, com aproximada- mente 24 semanas. Ele estava bem.

Os socorristas então realizaram o transpor- te imediato da mãe e do filho até a materni- dade do Hospital San- ta Bárbara e deixaram os dois aos cuidados do médico de plantão.

Ambos passam bem e permaneciam inter- nados ontem.

| RAFAEL REZENDE

Bebê nasce dentro de loja em S. Bárbara

PREMATURO

AMERICANA

Vazamento de gás interdita Rua Carioba

Um vazamento de gás causado por uma tentativa de furto em uma empresa abandonada trouxe medo a moradores da Vila Conde- nonsi em Americana e pro- vocou a interdição parcial da Rua Carioba na manhã desta quinta-feira (30). Não houve feridos.

De acordo com infor- mações da Gama (Guarda Municipal de Americana), equipes foram acionadas

por moradores, que senti- ram um forte cheiro de gás vindo de uma tinturaria de- sativada na Rua Carioba.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da CPFL foram acionadas e isolaram o local até a che- gada da empresa Comgás, que conseguiu conter o va- zamento.

Não houve feridos, e após o local ser deixado em segurança, a via foi libera-

da. O vazamento foi nota- do por volta das 9h, mas foi controlado perto das 10h30.

Segundo a Gama, houve uma tentativa de furto em uma das válvulas do enca- namento de gás após a gra- de ter sido arrombada. No local foram encontrados pelos patrulheiros ferra- mentas utilizadas no cri- me. Nenhum suspeito foi

localizado. | RAFAEL REZENDE RUA CARIOBA | Interditada por quase 2h após gás vazar

Guarda Municipal / Divulgação

(6)

BRASIL+MUNDO

/ j o r n a lto d o d i a

06

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

O cantor sertanejo Maurílio Ribeiro, 28, que fazia dupla com Luiza, foi enterrado na tarde desta quinta-feira (30) no cemitério São João Batista, em Imperatriz (cerca de 630 km de São Luís), no Maranhão. A cantora Luiza estava abalada e foi amparada pela namorada, a ex-BBB Marcela Mc Gowan. O velório do cantor ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e foi aberto ao público.

Luiza e Marcela subiram no caminhão do Corpo dos Bombeiros que levou o corpo do cantor ao cemitério. Maurílio morreu na tarde de quarta no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG). Ele estava internado desde o dia 15 na UTI de um hospital após sofrer três paradas cardíacas em decorrência de uma tromboembolia pulmonar. O músico vinha apresentando piora no quadro clínico.

O Brasil registrou 154 mortes por Covid e 12.753 casos da doença, nesta quinta-feira (30). Com isso, o país chegou a 619.024 vidas perdidas e a 22.275.622 pessoas infectadas desde o início da pandemia. O salto de casos em relação a dias anteriores pode, pelo menos em parte, ser derivado de um restabelecimento dos sistemas de registro do Ministério da Saúde. Nas últimas semanas, diversos estados vêm apresentando dificuldades para registro de casos, o que foi causado por um ataque cibernético ao sistema federal, no início de dezembro. É o que afirma Roraima, por exemplo. São Paulo, por sua vez, mais uma vez afirmou que não houve atualização das informações de casos e óbitos por Covid entre os dias 11 e 30 de dezembro.

Começou nesta quinta-feira (30) a Operação Ano- Novo 2022, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Até domingo (2) haverá policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade. O objetivo é garantir aos usuários das rodovias federais mais segurança e fluidez do trânsito. Segundo a PRF, será dada atenção especial às ações de combate à embriaguez ao volante, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e o controle do excesso de velocidade. O uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e do celular pelo motorista também estão entre os focos das equipes.

Maurílio, da dupla com Luiza, é enterrado em cemitério em Imperatriz, no Maranhão

Brasil registra 154 mortes por Covid e mais 12 mil novos casos da doença

PRF inicia Operação Ano-Novo 2022 nas estradas federais em todo o país

GIRO

Reprodução

LUTO | Caixão com o corpo de Maurílio é levado

Navios com casos positivos atracaram nos portos de Santos e Salvador

Anvisa identifica 146 casos de Covid em dois cruzeiros

A Anvisa (Agência Na- cional de Vigilância Sani- tária) informou que hou- ve a identificação de 146 casos de Covid em dois navios de cruzeiros ma- rítimos. Os cruzeiros vol- taram a navegar em 1° de novembro no Brasil após uma portaria do governo federal. Após essa autori- zação, a Anvisa aprovou um protocolo sanitário para a retomada das ati- vidades. Um dos navios atracou no porto de San- tos (SP) para que 132 pes- soas desembarcassem nesta quarta-feira (29).

Fazem parte desse gru- po 78 pessoas com casos confirmados da doença e 54 que tiveram contato com os casos positivos.

O desembarque ocor- reu após o aumento do número de casos de Co- vid – apenas entre os tri- pulantes foram observa- dos em 51.

A agência reguladora informou que o navio leva cerca de 4.000 pes- soas a bordo. Até esta quinta-feira (30) não es- tavam autorizados novos desembarques ou embar- ques e o navio deve per- manecer atracado até a

finalização da análise dos dados epidemiológicos.

Já o outro navio atra- cou no porto de Salvador.

Foram confirmados 68 casos de Covid-19, sen- do 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros. No momento, encontram-se embarcados 3.836 viajan- tes e ninguém teve autori- zação para desembarcar.

“A Anvisa adotará as medidas previstas nos normativos vigentes, que podem incluir a necessi-

dade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades”, disse a agên- cia em nota.

Segundo o protocolo da Anvisa, somente as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 podem embarcar no país.

São válidas as vacinas que fazem parte do PNI (Pro- grama Nacional de Imu- nizações) e as que são reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além da vacinação, o uso de máscara é obri- gatório a bordo e em ter- minais de passageiros.

Dentro das embarcações o distanciamento entre os grupos de viajantes deve ser no mínimo de 1,5 metro. Todos os dias, no mínimo 10% das pes- soas que trabalham na embarcação e 10% dos passageiros têm que ser testados. Tripulantes de- vem ser testados com maior frequência.

PANDEMIA

RAQUEL LOPES FOLHAPRESS

Divulgação / Prefeitura de Santos

POSITIVO | Navio atracado em Santos tem 78 pessoas com casos confirmados de Covid

ASSISTÊNCIA

Governo divulga calendário para pagar o Auxílio Brasil

O Ministério da Cida- dania divulgou, nesta quinta-feira (30), o ca- lendário oficial de paga- mentos do Auxílio Brasil para 2022. A terceira par- cela do programa que substituiu o Bolsa Famí- lia será paga no próximo dia 18 de janeiro.

Para saber o dia em que irá receber o benefí- cio, a família deve olhar o último dígito do NIS (Número de Identifica- ção Social), impresso no cartão do titular. Para cada número, há uma data de pagamento di- ferente – quando o NIS termina em 1, por exem- plo, o pagamento será em 18 de janeiro. Veja abaixo todas as datas em que o benefício será de-

positado em 2022.

O governo iniciou os pagamentos da primeira parcela do Auxílio Brasil em 17 de novembro. O plano informado pelo governo era começar a pagar, no mínimo, R$

400 para mais de 17 mi- lhões de famílias cadas- tradas no Auxílio Brasil a partir de novembro, mas foi adiado. Também não há mais a previsão de que as famílias rece- bam os atrasados refe- rentes a novembro, que serviriam para equivaler o benefício ao valor de R$ 400 prometido. As parcelas mensais ficam disponíveis para saque somente por 120 dias após a data indicada no calendário. | FOLHAPRESS

VIRADA DO ANO

Réveillon no Rio lota hotéis e anima bares e restaurantes

Após ser atingido em cheio pela pandemia, o setor de turismo na ci- dade do Rio de Janeiro vive clima de otimismo com a proximidade do Réveillon. A rede hotelei- ra carioca projeta 100%

de ocupação até a noite da virada de ano, e bares e restaurantes também sentem aumento no fluxo de clientes. Em uma ten- tativa de frear aglomera- ções, a Prefeitura do Rio cancelou shows musicais, mas manteve a queima de fogos em pontos como a praia de Copacabana, na zona sul.

A ocupação da rede ho- teleira da cidade iniciou esta semana na faixa de 92%, conforme balanço do HotéisRIO (Sindica- to dos Meios de Hos-

pedagem do Município do Rio). A expectativa é alcançar 100% com um público formado por tu- ristas brasileiros, diz o presidente da entidade, Alfredo Lopes.

O dirigente atribui a de- manda aquecida a uma combinação de fatores.

Entre eles, estão o dólar alto, que encarece via- gens para o exterior, e o avanço da vacinação con- tra a Covid-19.

No Rio, mais de 80%

da população total já re- cebeu as duas doses ou a dose única dos imuni- zantes, segundo dados da prefeitura. A administra- ção determina a apresen- tação do comprovante de vacinação para entrada em locais como hotéis.

| FOLHAPRESS

(7)

BRASIL+MUNDO

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

07

Ainda em férias em SC, presidente vai a parque temático, provoca aglomerações e participa de derrapagens

Bolsonaro visita Beto Carrero e curte show

GOVERNO

Em meio à tragédia da Bahia e das críticas dian- te de sua ausência no atendimento às vítimas do estado, o presiden- te Jair Bolsonaro viajou nesta quinta-feira (30) ao município de Penha, litoral norte de Santa Ca- tarina, para uma visita ao parque Beto Carrero World.

Bolsonaro saiu de car- ro do forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, e chegou ao local por vol- ta das 11h. Em seguida, participou de uma apre- sentação temática cha- mada Hot Wheels - Epic Show, onde andou de carro, num show famoso pelas derrapagens. Após isso, ele conversou com pessoas no local.

Como mostrou o jor- nal Folha de S.Paulo, as cenas dos momentos de folga de Bolsonaro no litoral catarinense, en- quanto a Bahia enfrenta crise gerada pelas fortes chuvas, têm constrangi- do aliados e membros do governo federal.

Parlamentares da opo- sição ainda intensificam as críticas e cobram que o mandatário suspenda os dias de praia para li- derar a ajuda diante da tragédia na Bahia.

Na última terça-fei- ra (28), por exemplo, a

hashtag #BolsonaroVa- gabundo entrou na lista de “assunto do momen- to” do Twitter.

Recente pesquisa do Datafolha mostrou que, para os brasileiros, Bol- sonaro é o pior presi- dente da história do país.

Ele é citado por 48% dos entrevistados, reflexo de sua queda de populari- dade em razão da crise econômica e da má ges- tão da pandemia.

Em entrevista à Folha, o governador Rui Costa (PT) diz que o enfren- tamento às chuvas que assolam o estado e já causaram ao menos 25 mortes é o maior desafio de sua gestão.

As enchentes destruí- ram estradas, inutiliza- ram estoques de medi- camentos e vacinas e deixaram milhares pes- soas desabrigadas ou de- salojadas (Leia mais na página 8).

FÉRIAS

Bolsonaro viajou a São Francisco do Sul (SC) na segunda-feira (27) para passar o Réveillon com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e a filha mais nova, Laura.

Desde que chegou ao local, Bolsonaro fez se- guidos passeios de jet ski, provocou aglome- rações na praia, visitou uma pizzaria e disse não ter nenhuma intenção de

interromper a sua folga no litoral.

Bolsonaro tem promo- vido aglomerações ape- sar de ter tido contato

com um deputado que foi diagnosticado com Covid nesta semana.

O deputado federal Co- ronel Armando (PSL-SC)

diz que, assim que soube do resultado, nesta terça (28), informou a equipe médica do presidente, devido ao contato recen- te de ambos.

Ainda assim, Bolsona- ro manteve atividades em contato com o pú- blico. Na maior parte do tempo, permaneceu sem máscara.

Reservadamente, auxi- liares do presidente reco- nhecem que o ideal seria ele suspender a folga e viajar às áreas atingidas.

Consideram, porém, di- fícil Bolsonaro dividir es- paço com o governador petista da Bahia.

MANOELA BONALDO FOLHAPRESS

Fotos: Reprodução / Redes sociais

PRESENÇA | Bolsonaro é cercado por pessoas ao chegar ao parque Beto Carrero, em SC

DIVERSÃO | Presidente dirige carro do show Hot Wheels

‘Ser humano desprezível’, diz Renan Calheiros

Após Jair Bolsonaro (PL) negar ajuda hu- manitária da Argen- tina à Bahia, o sena- dor Renan Calheiros (MDB-AL) disse que o presidente é um

“ser humano despre- zível”. Renan foi rela- tor da CPI da Covid, que investigou ações e omissões do gover- no federal durante a pandemia e apre- sentou relatório que denuncia Bolsonaro por supostos crimes contra a humanida- de, prevaricação e charlatanismo.

“Bolsonaro é um presidente medíocre, um político deplorá- vel e um ser humano desprezível”, escre- veu Renan nas redes sociais.

Ele diz ainda que o presidente “des- denhou” das quase 620 mil pessoas mor- tas por Covid-19 no Brasil e que agora

“vagabundeia” de jet ski enquanto chu- vas fortes castigam o centro-sul da Bahia.

| FP

ECONOMIA

Salário mínimo sobe para R$ 1.212 em janeiro

O governo deve rea- justar o salário mínimo para R$ 1.212 a partir de janeiro de 2022. O valor atual do piso é de R$

1.100 por mês.

A correção do salário mínimo que vem sendo elaborada pelo governo deve compensar a infla- ção deste ano, mas sem aumento real (acima da inflação).

O Orçamento de 2022, aprovado na semana passada pelo Congresso, já previa a alta do piso salarial para R$ 1.212.

Portanto, o cálculo das despesas do próximo ano já considera esse reajuste.

Isso significa que a correção do valor não deve exigir um corte de despesas para que o Or- çamento fique dentro do teto de gastos -regra que

impede o crescimento das despesas acima da inflação.

Uma MP (medida pro- visória) deve ser publi- cada até esta sexta-feira (31), elevando o valor do salário mínimo para R$

1.212. Essa alta é estima- da por técnicos do go-

verno com base em duas variáveis: a inflação (em cerca de 10%) e um valor de aproximadamente R$

2 referente a um reajuste retroativo.

Esse aumento atrasa- do de R$ 2 se deve a uma aceleração da inflação no ano passado - usada

para calcular o salário mínimo de 2021. O au- mento dos preços ficou acima da expectativa do governo, mas o presi- dente Jair Bolsonaro (PL) decidiu adiar esse ajuste no valor.

O salário mínimo é corrigido pelo INPC (Ín- dice Nacional de Pre- ços ao Consumidor). Ao anunciar, em dezem- bro do ano passado, o reajuste para R$ 1.100, a equipe do ministro Paulo Guedes conside- rou a inflação oficial de janeiro a novembro de 2020, somada à estima- tiva para o índice em dezembro. Mas o índice de inflação oficial, divul- gado apenas em janeiro de 2021, foi maior que o esperado pelo Ministé- rio da Economia.

| FOLHAPRESS

Arquivo / TodoDia Imagem

REAJUSTE | O ministro da Economia, Paulo Guedes

RECURSOS NO EXTERIOR

Governo sanciona novo Marco Legal do Câmbio

O presidente Jair Bol- sonaro sancionou, sem vetos, a lei que cria o novo Marco Legal do Câmbio. O texto foi pu- blicado no Diário Oficial da União, na edição des- ta quinta-feira (30), como Lei 14.286/2021, após ter sido aprovada pelo Sena- do Federal no último dia 8 de dezembro.

A norma facilita o uso de moeda brasileira em transações internacio- nais e abre espaço para bancos e instituições financeiras brasileiros investirem no exterior re- cursos captados no Brasil ou fora do país.

Pela nova lei, institui- ções financeiras autori- zadas a funcionar pelo

Banco Central poderão usar esse dinheiro para alocar, investir, financiar ou emprestar no terri- tório nacional ou no es- trangeiro.

Devem ser observados requisitos e limites de regulamentos editados pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e pelo BC. Segundo o go- verno, isso ajudará a fi- nanciar importadores de produtos brasileiros.

A nova legislação tam- bém aumenta o limite de dinheiro vivo que cada passageiro pode portar ao sair ou entrar no Bra- sil. O valor passou dos atuais R$ 10 mil para US$

10 mil (cerca de R$ 50 mil pelo câmbio atual) ou o equivalente em outra moeda, de acordo com a nova legislação.

AGÊNCIA BRASIL BRASÍLIA

(8)

BRASIL+MUNDO

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

08

CHUVA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nas redes sociais nes- ta quinta-feira (30) que aceitará a ajuda oferecida pela Argentina às vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado na última semana. Na noite anterior, o governo fede- ral dispensou o auxílio do país vizinho.

“Me dirijo a todos os países do mundo: a #Bah- ia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento”, escre- veu o governador no Twitter.

Costa disse que os baia- nos e brasileiros que vi- vem no estado precisam de todo tipo de ajuda.

“Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cida-

des e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem- -vinda qualquer ajuda neste momento.”

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afir- mou nas redes que a aju- da da Argentina não era necessária. Ele disse que o governo argentino ofe- receu assistência de dez homens para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à popula- ção afetada. Esse traba- lho, segundo Bolsonaro, já está sendo feito pelas Forças Armadas.

“O fraterno ofereci- mento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordena- ção com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistên- cia à população afetada”,

afirmou o presidente na manhã desta quinta-fei- ra (30).

Bolsonaro disse ainda que o governo está aberto a receber ajuda interna- cional. “Ontem, o Itama- raty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão: são barracas de acampamento, colcho- netes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão ad- quiridos no mercado bra- sileiro”, disse.

O presidente tem sido criticado por ter mantido as férias em Santa Cata- rina e não ter visitado a Bahia em meio ao desas- tre que já matou ao me- nos 24 pessoas.

Em entrevista, o gover- nador Rui Costa estimou em cerca de R$ 1,5 bilhão a recuperação do estado.

Ele afirmou que não há registro anterior de tama-

nha destruição na Bahia.

AJUDA

O governo federal che- gou a anunciar R$ 80 milhões para restaurar as estradas federais no estado, valor conside- rado insuficiente por Costa. Ele diz que serão necessários pelo menos R$ 400 milhões. Questio- nado se esperava a visita de Bolsonaro no estado, o governador respondeu que não. “O presidente durante toda a sua gestão demonstrava desprezo em relação à vida huma- na (...) Ele não demonstra nenhum sentimento em relação à dor do próxi- mo”, afirmou.

Rui Costa (PT) dispensa diplomacia brasileira e diz que qualquer ajuda “é muito bem-vinda neste momento”

Bolsonaro rejeita, mas governador da Bahia vai aceitar ajuda da Argentina

FOLHAPRESS RIO DE JANEIRO

Camila Souza / Governo do Estado da Bahia

MORTE | Bombeiros trabalham na remoção de corpo de vítima de enchente na Bahia

Número de mortos sobe para 25

A Defesa Civil da Bahia divulgou nesta quinta (30) que au- mentou para 25 o nú- mero de mortos no estado por causa das fortes chuvas que aco- metem a região. De 163 cidades afetadas pelos temporais, 151 estão em situação de emer- gência. A quantidade de pessoas feridas au- mentou para 517.

Ao menos 643.068 pessoas foram atingi- das pela tragédia, que deixou 37.035 comple-

tamente desabrigadas.

VERBA O Ministério da Saú- de enviou mais de R$

12 milhões para a Bah- ia. A verba tem como objetivo dar suporte à vigilância em saúde.

Em entrevista à TV Sudoeste, o ministro da Saúde, Marcelo Quei- roga, ainda prometeu mais recursos para o estado para serem usa- dos em “recursos de média e alta complexi- dade”. | FP

Cinco rodovias federais seguem com interdições devido aos temporais na BA

As chuvas que atingi- ram o centro-sul da Bah- ia desde a semana pas- sada ainda deixam cinco estradas federais inter- ditadas, segundo infor- mações da PRF (Polícia

Rodoviária Federal).

A situação é mais críti- ca no km 781 da BR-030, na altura do município de Dário Meira, onde a rodovia segue totalmen- te bloqueada após a pis-

ta ter cedido. Equipes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutu- ra de Transportes) estão no local atuando para a desobstrução da estrada.

Com pouco mais de 10

mil habitantes, a cidade de Dário Meira foi uma das mais atingidas pelas chuvas na Bahia. Casas ficaram submersas e mo- radores relatam um ce- nário de destruição. Há

escassez de alimentos e medicamentos.

A BR-101 é a rodovia com mais trechos inter- ditados. São três pontos de bloqueio parciais. No km 406, altura de Ibira-

pitanga, parte da pista cedeu; no km 314, em Tancredo Neves, o acos- tamento desmoronou, assim como no km 351, altura de Teolândia.

| FP

CLIMA

Chuva chega a SP e gera estado de atenção

As chuvas intensas que atingiram a cidade de São Paulo, nesta quinta-feira (30), fizeram com que a capital entrasse em esta- do de atenção para alaga- mentos. A informação foi divulgada pelo CGE-SP (Centro de Gerenciamen- to de Emergências Climá- ticas da Prefeitura de São Paulo). Todas as zonas da cidade estavam em esta- do de atenção - a zona Sul desde 15h58, enquanto as zonas Leste, Norte, Oeste e Centro entraram em ní- vel de atenção às 16h30.

Segundo nota do Cen- tro de Gerenciamento, as chuvas estão vindo do

interior do estado, forma- das por calor e umidade.

“As próximas horas se- guem com tempo instá- vel, com chuva com po- tencial para alagamentos e rajadas de vento”, afir- ma o órgão.

Nesta sexta (31), na vés- pera de ano novo, haverá sol entre nuvens e tempe- raturas mais altas ao lon- go do dia, com mínima de 18°C e máxima de 25°C.

Mas, à tarde, vem a chuva.

“No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta e ocorrem chuvas na forma de pancadas, com trovoa- das e rajadas de vento. No decorrer da noite as ins-

tabilidades vão perdendo força, restando apenas pontos isolados e varia- ção de nuvens para a hora da virada”, afirma o CGE.

O primeiro dia de 2022 seguirá com o clima de forma semelhante. Du- rante o dia, afirma a pre- feitura, a temperatura mínima será de 18°C, en- quanto a máxima pode superar 26°C. Chuvas com rajadas de vento de- vem acontecer na parte da tarde.

Essa chuva chega a São Paulo após causar estra- gos no estado da Bahia.

Os temporais se deslocam em direção ao Sudeste do

país e devem permanecer por até dez dias.

ESTADO

O Governo de São Paulo mobilizou uma força-ta- refa da Defesa Civil Esta- dual e do Corpo de Bom- beiros para atuação em todas as regiões do estado devido ao alerta para for- tes chuvas a partir desta quinta (30). Em conjun- to com as Defesas Civis Municipais, são mais de 12 mil profissionais pre- parados para operações especiais de salvamento e resgate com apoio de aeronaves, veículos e em- barcações. | FOLHAPRESS

Arquivo / TodoDia Imagem

EM SAMPA | Estado é de atenção para alagamentos

(9)

ESPORTES

/ j o r n a lto d o d i a

09

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

Reprodução/Instagram

CARO | Philippe Coutinho ganha R$ 95 milhões por ano

Pedro Souza/ Atlético-MG

BOM HUMOR | Diego Costa faz post e rebate pagamento de multa para quebrar contrato

Alto salário do meia afasta possibilidade de contratação pelo Verdão

Philippe Coutinho não interessa ao Palmeiras

Os torcedores do Pal- meiras ficaram empolga- dos e agitaram as redes sociais com uma possí- vel contratação do meia Philippe Coutinho, do Barcelona, após notícias de que o atleta pretende jogar no Brasil em 2022, além do interesse do clube catalão em se des- fazer do jogador. Porém, o Palmeiras não preten- de neste momento fazer qualquer investida pelo meia, de 29 anos.

A questão salarial já afasta qualquer possibi- lidade no Palmeiras. De acordo com informações da imprensa espanhola, o jogador ganha 15 mi- lhões de euros por ano (cerca de R$ 95 milhões).

Além disso, o Barce- lona precisa se livrar do salário de Coutinho para poder inscrever novos jo- gadores, de acordo com as regras da Liga Espa- nhola. Assim, o clube não liberaria o meia de graça ou com o pagamento de uma pequena parte dos vencimentos.

De qualquer forma, os valores que envolve- riam essa contratação são vistos como fora de qualquer realidade no Palmeiras.

Apenas o aporte de alguma empresa viabili-

zaria um negócio dessa magnitude, algo que não existe no momento e não é cogitado no Verdão.

Uma possível contrata- ção de Coutinho nesses moldes também é vista como algo fora do pro- jeto e do padrão que o Palmeiras vem tendo nos últimos anos, tanto pen- sando no presente quan- to no futuro.

O foco da diretoria, encabeçado pela nova presidente Leila Perei-

ra, é contratar jogadores jovens, que rendam em campo e tenham poten- cial de revenda.

Inclusive o clube “re- serva” o seu grande in- vestimento da tempora- da na contratação de um centroavante. Esse é o principal pedido do téc- nico Abel Ferreira, além de um zagueiro canhoto.

A diretoria tem traba- lhado em nomes impor- tantes e pretende gastar um valor considerável no jogador da função.

Pagar os salários de Cou- tinho influenciaria tam- bém na parte financeira

PESO EM EUROS

DA REDAÇÃO SÃO PAULO

NEGOCIAÇÃO

Santos encaminha acordo por Nathan

O Santos avançou nas negociações para a contratação do meia Nathan, do Atlético-MG.

A proposta é de um ano de empréstimo com op- ção de compra. O joga- dor está avaliado em 5 milhões de euros (apro- ximadamente R$ 31,5 milhões). O Santos deve desembolsar R$ 1 milhão pelo empréstimo e arcar com salário integral do jogador. Inicialmente, o Peixe havia proposto que os vencimentos do meia fossem divididos com o Galo, mas o clube minei- ro recusou. A nova pro- posta agradou à direção do Atlético, que sinalizou positivamente ao em- préstimo.

O Santos também conta com a vontade de Nathan, que deseja jogar no clube paulista.

As negociações estão encaminhadas, faltando apenas a aprovação do atleta. Além do Peixe, Fluminense e América-

-MG também disputam o jogador.

Revelado pelo Athleti- co, Nathan teve grande destaque pelo Furacão entre 2014 e 2015 e foi vendido para o Chelsea, da Inglaterra, por 7 mi- lhões de euros (R$ 23 mi- lhões na cotação da épo- ca). Mas o meia nunca chegou a jogar pelo clu- be inglês e foi empresta- do ao Vitesse, da Holan- da, e ao Belenenses, de Portugal.

Em 2018, voltou ao Brasil para o Atlético- -MG, também por em- préstimo. O jogador agradou no Galo e no ano passado, com aval do técnico Jorge Sam- paoli, foi comprado por 3 milhões de euros (R$

17,9 milhões na época).

Na atual temporada, sob o comando de Cuca, Nathan passou a ser op- ção no banco de reservas.

Mesmo assim, disputou 39 partidas e marcou três gols. | DA REDAÇÃO

Bruno Cantini/Atletico

CASA NOVA | Nathan deve ser emprestado ao Peixe

NAS REDES SOCIAIS

Alvo do Timão, Diego indica que não pagará multa

O atacante Diego Costa desmentiu por meio das redes sociais um rumor de que estaria disposto a pagar a multa de cerca de R$ 16 milhões para rescindir contrato com o Atlético-MG e acertar com o Corinthians. Em tom irônico, o atacante fez uma postagem em sua conta no Instagram segurando uma garrafa de cerveja e escreveu:

“Única coisa que ando pagando e olhe lá!!! Fica a dica”

Diego tem contrato com o Atlético-MG até o fim de 2022. A multa para a rescisão é do total cor- respondente ao que ele teria a receber de salário

até o fim do contrato.

Alguns veículos noti- ciaram que, insatisfeito no Galo, o atacante esta- ria disposto a tirar o valor do próprio bolso para deixar o clube e poder acertar com outra equi- pe. Ele nega veemente- mente.

Diego foi contrato pelo Atlético em agosto de 2021 a pedido de Cuca, que gostaria de um cen- troavante de ofício para atuar ao lado de Hulk.

Pelo Galo, disputou 19 partidas e marcou 5 gols - alguns importantes na caminhada rumo ao títu- lo brasileiro, conquista- do após um jejum de 50 anos.

O jogador tem contrato com o Galo, mas segun- do apuração do jornalis- ta Paulo Vinícius Coelho (PVC), está insatisfeito e pediu para deixar a equi- pe em 2022.

Representantes de Diego Costa chegaram a oferecer o jogador para o Corinthians há um mês.

No primeiro momento, o Timão sinalizou que pretendia contratar um centroavante mais bara- to, mas não descartou o veterano.

Porém, o Corinthians já avisou o estafe do atacante que não cogita pagar qualquer indeniza- ção ao Atlético-MG para tê-lo. | DA REDAÇÃO

para a chegada do cen- troavante.

O Palmeiras já anun- ciou as chegadas do go-

leiro Marcelo Lomba, do meio-campista Atuesta e do atacante Rafael Na- varro para 2022.

Torcida agitou as redes sociais após notícia de que atleta

quer voltar ao Brasil

(10)

ESPORTES

Sexta, 31 de Dezembro de 2021

10

Zagueiro assinou procurações com mais de um empresário e a renovação com o Tricolor beneficiou apenas um

Agente de Arboleda cogita ir à Justiça

CONFUSÃO

A renovação de Arbo- leda com o São Paulo deve ganhar novos ca- pítulos. O empresário Joseph Lee, Kirin Soccer, cogita entrar na Justiça após o acordo ter sido fechado com o agente equatoriano José Cha- morro. O zagueiro assi- nou procurações com mais de um empresário, entre eles Lee.

O imbróglio envolven- do os agentes foi o que travou a renovação de Arboleda nas últimas se- manas. O São Paulo tinha tudo acertado com Cha- morro, mas procurava segurança jurídica para fechar o negócio. No dia 23 de dezembro, o clube anunciou a prorrogação do contrato por três anos.

Lee afirma ter feito quatro reuniões com pessoas do São Paulo nos últimos meses. A primei- ra teria acontecido com o departamento jurídico

no Morumbi. Já as outras três foram no CT da Barra Funda, com a participa- ção dos diretores Carlos Belmonte e Rui Costa e o presidente Julio Casares.

Os próximos passos ainda são incertos. O caso foi repassado ao jurídico da Kirin Soccer,

que estudas as medidas que serão tomadas. O departamento financei- ro também trabalha na história por causa de dí- vidas que o São Paulo e o próprio Arboleda teriam com a empresa.

Joseph Lee é o segun- do empresário a cogitar medidas após a reno- vação de Arboleda. No último sábado (25), o

“Lance” noticiou que o FOLHAPRESS

SÃO PAULO

Miguel Schincariol/São Paulo FC

IMBRÓGLIO | Arboleda renovou contrato com o São Paulo por mais três anos no último dia 23 de dezembro

Divulgação

SEM FOLGA | Manuela Ganciar retoma torneios dia 3

Reprodução/Instagram

FESTA | A cantora Ludmila já está na mansão de Neymar

PREPARAÇÃO

Tenista de N.O. finaliza temporada de treinos

A tenista de Nova Odessa Manuela Gon- çalez Ganciar finaliza a pré-temporada no dia 30 de dezembro de 2021.

Durante todo o mês, a tenista treinou em preparação para os tor- neios do circuito Pau- lista, pela CBT (Confe- deração Brasileira de Tênis), e torneios in- ternacionais - juvenis e

profissionais - pela ITF (Federação Internacio- nal de Tênis).

Sem férias, Manuela iniciará as competições no dia 3 de janeiro em Serra Negra, pelo 18°

Circuito Paulista de Tê- nis Kids e InfantoJuvenil - 1ª Etapa.

Em 2022 Manuela completará 17 anos e jogará na categoria 18 anos, defendendo o Clube Sociedade Hípica de Campinas.

DA REDAÇÃO NOVA ODESSA

Dos seis times brasi- leiros que disputarão a Copa Sul-Americana a partir da fase de gru- pos, três serão cabeças de chave: Santos, São Paulo e Internacional.

O sorteio ocorrerá na semana de 23 de março, em Assunção.

Outros três times também já estão con- firmados, todos argen- tinos: Independiente, Racing e Lanús. Os ou- tros dois, para fechar os oito grupos, só serão conhecidos após a pri- meira etapa da compe- tição. Somente clubes brasileiros e argentinos (seis de cada) entram direto na fase de grupos da Sul-Americana, os 32 outros participantes se enfrentam em jogos eliminatórios, em con- frontos nacionais, para a definição das vagas.

Se a LDU (Equador) e o Junior Barranquilla (Colômbia) avançarem à fase de grupos eles com- pletarão os cabeças de chave, times que ficam no pote 1 do sorteio.

Ambos são favoritos.

| DA REDAÇÃO

3 brasileiros são cabeça de chave

SUL-AMERICANA LESIONADO

Neymar troca Réveillon na Bahia por festas na mansão

Recuperando-se de uma lesão nos ligamen- tos do tornozelo esquer- do sofrida em novem- bro, Neymar trocou seu tradicional Réveillon em Barra Grande, na Bahia, por uma maratona de festas em sua mansão em Mangaratiba, no lito- ral sul do Rio de Janeiro.

Os festejos começaram na quarta (29) com uma noite de pôquer e muita música na boate subter- rânea construída dentro do terreno.

Convidados famosos já estão por lá, como a cantora Ludmilla, o meia Nenê, do Vasco; o luta- dor Charles do Bronx, do UFC; o promotor de eventos, David Brazil;

seus parças Gil Cebola, Gui Pita e companhia, entre outros. Neymar pai também está presente.

O cardápio dos even- tos está sendo assinado pelas redes cariocas de bares descolados “Espet- to Carioca” e “Mané”, que possuem dezenas de uni- dades no Rio de Janeiro e têm se expandido para outros estados.

Conhecido por cor- tar o cabelo de muitos boleiros e estar sempre

sendo chamado para aparar as madeixas dos atletas da seleção brasi- leira na Granja Comary (RJ), Everson “Perninha”

é quem tem cuidado do visual dos participantes.

Nesta quinta-feira (30) os festejos continuam como pré-noite da virada na mansão orçada em cerca de R$ 28 milhões. Antes da pandemia, Neymar passou o Réveillon em Barra Grande (BA) com o surfista Gabriel Medi- na e o jogador de vôlei Bruninho. O evento é co- nhecido por reunir mui-

tos famosos, assim como acontece na edição deste ano.

Neymar sofreu uma le- são ligamentar no torno- zelo esquerdo no dia 28 de novembro, em partida contra o Saint-Etiénne, pelo Campeonato Fran- cês, em disputa de bola com o jogador Ivann Ma- çon. Ainda não há uma previsão concreta de re- torno aos gramados, mas estima-se que o craque brasileiro possa voltar entre os dias 19 e 26 de fevereiro.

| DA REDAÇÃO

agente Joseph Trindade, representante da Euro Futs, cogitava medidas jurídicas para cancelar o acordo do zagueiro com o São Paulo.

Em contato com a re- portagem, o São Paulo enviou uma nota oficial negando qualquer pos- sibilidade de a renovação do zagueiro ser anulada.

“O São Paulo Futebol Clube não tem qualquer relação direta com os empresários/agentes. O clube gostaria de tran- quilizar a sua torcida,

pois não há qualquer possibilidade jurídica de o contrato de renovação com o jogador Arboleda ser invalidado na Justiça”, diz a nota.

Em nota, o clube nega qualquer possibilidade de anular renovação

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Ao completar as três séries, com aproveitamento em todos os componentes curriculares, o aluno receberá o Certificado de ENSINO MÉDIO COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE ADMINISTRADOR

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used