• Nenhum resultado encontrado

THE ETHICAL DIMENSION OF INFORMATION LITERACY OF LIBRARIANS FROM THE FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY OF SANTA CATARINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "THE ETHICAL DIMENSION OF INFORMATION LITERACY OF LIBRARIANS FROM THE FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY OF SANTA CATARINA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIENANCIB) ISSN 2177-3688

GT 6 – Informação, Educação e Trabalho Pôster

A DIMENSÃO ÉTICA DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DOS

BIBLIOTECÁRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

1

THE ETHICAL DIMENSION OF INFORMATION LITERACY OF

LIBRARIANS FROM THE FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION,

SCIENCE AND TECHNOLOGY OF SANTA CATARINA

Eliane Pellegrini, UFSC elianepellegrini@gmail.com

Elizete Vieira Vitorino, UFSC elizete.vitorino@ufsc.br

Resumo: A Competência Informacional pode ser compreendida a partir de quatro dimensões: Técnica, Estética, Ética e Política. Esta pesquisa, em andamento, objetiva compreender a Dimensão Ética da Competência Informacional dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Para alcançar este objetivo, busca-se caracterizar a Dimensão Ética a partir da literatura da área de Ciência da Informação e da Filosofia e descrever esta dimensão a partir das narrativas dos bibliotecários. Adotou-se uma abordagem de tratamento e análise dos dados qualitativa. Para compreender a dimensão ética da Competência Informacional, serão realizadas entrevistas narrativas com os bibliotecários do IFSC e analisadas com base no método fenomenológico de Sanders (1982). Os resultados preliminares apontam que a Dimensão Ética diz respeito à ação humana, com base em princípios para a orientação da boa conduta dos indivíduos. Esta dimensão perpassa as outras dimensões da Competência Informacional por nortear a ação, o fazer do profissional da informação. A Dimensão Ética da Competência Informacional envolve os seguintes elementos: uso ético e legal da informação (questões relacionadas a propriedade intelectual, copirraite, direito autoral e plágio); princípios éticos (respeito, justiça, solidariedade, compromisso); e, reflexão crítica do bibliotecário sobre a ação, visando o bem comum dos indivíduos.

Palavras-chave: Competência Informacional. Ética. Profissional da Informação. Bibliotecários. Dimensão ética da Competência Informacional.

Abstract: Information literacy can be understood from four different dimensions: Technique, Aesthetics, Ethics and Policy. This research, in progress, aims to understand the Ethical Dimension of

(2)

Information Literacy of the librarians from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFSC). In order to accomplish this, we seek to characterize the Ethical Dimension from literature from the areas of Information Science and Philosophy and to describe this dimension based on the narratives from the librarians. It has been adopted a treatment and qualitative analysis approach. In order to understand the Ethical Dimension of the Information Literacy, narrative

interviews will be done with IFSC librarians and analyzed based on the

Sander's phenomenological method (1982). The preliminary results show that the Ethical Dimension relates to human action, based on principles of good conduct for the orientation of individuals. This dimension permeates the other Information Literacy dimensions for guiding the action, the making of the information professional. The Ethical Dimension of Information Literacy involves the following elements: the ethical and legal use of information (issues related to intellectual property, copyright, author rights and plagiarism); ethical principles (respect, justice, solidarity, commitment); and critical reflection from the librarian on the action, aiming for the common good of individuals.

Keywords: Information literacy. Ethics. Professional information. Librarians. Ethical Dimension of Information Literacy.

1 INTRODUÇÃO

A Competência Informacional, no contexto do século XXI, ganha cada vez mais espaço, pois as circunstâncias atuais exigem que os indivíduos possuam um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos sobre o universo informacional. Trata-se de um comportamento que possibilita identificar e suprir as necessidades informacionais do indivíduo, independentemente do canal ou suporte em que se encontram, sem deixar de observar as questões éticas relativas à utilização destas (JOHNSTON; WEBBER, 2003).

A ética é uma das dimensões da Competência Informacional, a qual também está alicerçada noutras três dimensões: Técnica, Estética e Política (VITORINO; PIANTOLA, 2011). Ela diz respeito à ação humana, com base em princípios para a orientação da boa conduta dos indivíduos (RIOS, 2011).

A Competência Informacional é um elemento chave na prática ética de todas as profissões. Não possuir habilidades informacionais, de acordo com Foster (2013), pode ser antiético, pois as ações profissionais influenciam na vida dos indivíduos.

Há um entendimento de alguns autores (CAMPELLO; ABREU, 2005; ORELO; CUNHA, 2013) de que o bibliotecário deve desenvolver em si habilidades e valores éticos voltados ao uso da informação para contribuir no desenvolvimento da Competência Informacional dos indivíduos, bem como, contribuir para o desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o acesso aos recursos informacionais.

(3)

Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Os objetivos específicos são: a) caracterizar a dimensão ética da Competência Informacional a partir da literatura da área de Ciência da Informação e da Filosofia; e, b) descrever a dimensão ética da Competência Informacional a partir das narrativas dos bibliotecários do IFSC.

A seguir, apresenta-se uma breve revisão da literatura – uma amostra daquilo que já foi realizado na pesquisa - sobre a dimensão ética da Competência Informacional, que atende ao primeiro objetivo específico desta investigação.

2 ASPECTOS CONCEITUAIS: A DIMENSÃO ÉTICA DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL

O delineamento da Dimensão Ética da Competência Informacional, bem como, das dimensões Técnica, Estética e Política, originam-se dos estudos de alguns autores (FARIAS, VITORINO, 2009; VITORINO, PIANTOLA, 2011) que utilizam como base as quatro dimensões da competência profissional no campo educacional de Rios (2010, 2011).

A dimensão ética “começa quando entra em cena outros. Qualquer lei, por moral ou jurídica que seja, regula sempre relações interpessoais, incluindo as que se estabelecem com quem a impõe” (ECO; MARTINI, 1999, p. 45). A ética, para Sung e Silva (2011, p. 41) é “uma dimensão que permite o questionamento sobre as práticas, atitudes, regras e ações humanas”, considerando-se as consequências dessas práticas, atitudes, regras e ações para outros. Nesse sentido, a ética está presente em toda a ação do indivíduo, no âmbito pessoal e profissional, considerando-se as implicações de suas ações na coletividade.

Com base em conceitos da Competência Informacional (JOHNSTON; WEBBER, 2003; CATTS; LAU, 2008; ABELL et al., 2004) observa-se que a Dimensão Ética está

diretamente ligada ao uso ético e eficaz da informação. Compreender a ética e seu uso responsável no que se refere à Competência Informacional, na visão de Abell et al. (2004),

implica em saber porque a informação é usada; respeitar a confidencialidade da informação e sempre reconhecer o trabalho dos outros indivíduos; compreender a sua natureza e usos para informar corretamente e de forma imparcial. Salienta-se, neste sentido, que bibliotecários possuem o papel de atestar a veracidade dos dados disponibilizados, pois aprenderam o sentido do universo informacional e conhecem as fontes de informação adequadas para a compreensão deste universo.

(4)

da informação, mas também ao bem coletivo, ao bem comum e à cidadania. Seu objetivo é a realização de boas atitudes. Farias e Vitorino (2009, p. 8) observam que a Dimensão ética da Competência Informacional “se relaciona a orientação da ação, baseada nos princípios de respeito e da solidariedade, do convívio e da realização de um bem coletivo”.

O eixo central da reflexão ética relaciona-se à ideia de responsabilidade, que está

articulada com a de liberdade e à noção de compromisso – esse compromisso traz a marca da

moral (RIOS, 2011). No compromisso, o indivíduo empenha a sua palavra, criadora de valores, de significações.

A conduta esperada dos Profissionais da Informação no que tange a dimensão ética da Competência Informacional, de acordo com Menezes e Vitorino (2014, p. 99),

envolve o desejo de fazer o melhor pela organização em que se trabalha e pelo indivíduo que se busca servir. É diante da perspectiva de que há uma influência positiva perante a coletividade que será alcançado o prazer e a realização profissional. Permitindo, desta forma, aproximar os indivíduos a obter e compreender o conhecimento, para construção do processo interpretativo por parte dos seres humanos e por consequência, o desenvolvimento da Competência Informacional (MENEZES; VITORINO, 2014, p. 99).

Com base nas reflexões dos diversos autores sobre a dimensão ética, percebe-se que esta, no âmbito da Competência Informacional, refere-se ao uso legal e responsável da informação, fundamentado nas leis e normas que regem o uso da informação em cada país, e nos princípios éticos de respeito, justiça, solidariedade e compromisso, que resultam no bem coletivo e na cidadania. Esta dimensão exige um caráter crítico e um julgamento de valores do bibliotecário, uma vez que, a todo instante, é necessário tomar posições e assumir posturas no ambiente de trabalho e, principalmente, com relação ao uso da informação.

3 ASPECTOS METODOLÓGICOS

Adotou-se uma abordagem de tratamento e análise dos dados qualitativa. Parte-se do pressuposto que o tema Competência Informacional é um fenômeno (BRUCE, 1999; CAMPELLO, 2003) e na busca por uma metodologia que pudesse dar conta de compreender um fenômeno, percebeu-se a fenomenologia como uma via de acesso.

(5)

aproximadamente três a seis participantes. Optou-se, no entanto, por aumentar para 8 esse número a fim de obter um maior rigor metodológico e variedade de narrativas. Este método é constituído de três componentes fundamentais: determinação dos limites “do que” deve ser investigado; coleta de dados; e, análise fenomenológica dos dados.

Na atual fase da pesquisa, se está identificando os bibliotecários mais experientes por meio de um questionário envidado ao e-mail institucional do grupo de bibliotecários.

Para a coleta de dados, será utilizada a entrevista narrativa que, nas palavras de Jovchelovitch e Bauer (2002), encoraja e estimula o entrevistado a contar a história sobre algum acontecimento importante de sua vida e do contexto social e é uma técnica metodológica apropriada aos estudos que se fundamentam nas ideias fenomenológicas e existenciais (DUTRA, 2002). Escolheu-se este instrumento, pois “não há experiência humana que não possa ser expressa na forma de uma narrativa” (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002, p. 91). A análise das narrativas será realizada com base no método fenomenológico de Sanders (1982). Aos participantes da pesquisa será entregue um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Para a fundamentação conceitual da pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico nas seguintes bases de dados: Lisa, Web of Science, Scopus e Eric. Também se

fez o levantamento de artigos em periódicos brasileiros ativos da área de Ciência da Informação. Delimitou-se a busca aos últimos 10 anos.

3 CONSIDERAÇÕES PARCIAIS

Até a finalização desta pesquisa pretende-se caracterizar a Dimensão Ética da Competência Informacional a partir da narrativa dos bibliotecários. Entretanto, até aqui, realizou-se a revisão teórica, fundamentada na filosofia da informação e na ética da informação, e a revisão conceitual, que abrange conceitos sobre ética, ética profissional, ética bibliotecária, Competência Informacional e a Dimensão Ética.

É possível, com base na literatura da área de Ciência da Informação e Filosofia, apontar alguns resultados preliminares: a Dimensão Ética diz respeito à ação humana, com base em princípios para a orientação da boa conduta dos indivíduos. Esta dimensão perpassa as outras dimensões da Competência Informacional por nortear a ação do profissional. Ao vivenciar a Dimensão Ética, além de agir em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, o bibliotecário também se beneficia com sua própria ação, uma vez que é nesta dimensão que se alcança a realização profissional e que se vivencia o princípio ético maior de Aristóteles: a

(6)

uso ético e legal da informação (questões relacionadas a propriedade intelectual, copirraite, direito autoral e plágio); princípios éticos (respeito, justiça, solidariedade, compromisso); e, reflexão crítica do bibliotecário sobre a ação, visando o bem comum dos indivíduos.

REFERÊNCIAS

ABELL, Angela et al. Alfabetización en información: la definición de CILIP (UK). Boletín

de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, Málaga, n. 77, p. 79-84, dez. 2004. Disponível em: <dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/1302261.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015.

BRUCE, Christine S. Workplace experiences of information literacy. International Journal of Information Management, v. 19, n. 1, p.33-47, 1999. Disponível em:

<http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0268401298000450>. Acesso em: 14 jul. 2015.

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da Competência Informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília,D.F., v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em:

<http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewArticle/26/21>. Acesso em: 14 jul. 2015.

CAMPELLO, Bernadete; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 178-193, jul./dez. 2005. Disponível em:

<http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2/150>. Acesso em: 14 jul. 2015.

CATTS, Ralph; LAU, Jesus. Towards Information Literacy Indicators. Paris: UNESCO, 2008. Disponível em:

<http://www.uis.unesco.org/Library/Documents/wp08_InfoLit_en.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015.

DUTRA, Elza. A narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. 2, p. 371-378, 2002. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a18v07n2.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015.

ECO, Humberto; MARTINI, Carlo Maria. Em que creem os quais não creem?: um diálogo sobre a ética no fim do milênio. São Paulo: Record, 1999.

FARIAS, Christianne Martins; VITORINO, Elizete Vieira. Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 2-16, maio/ago. 2009. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n2/v14n2a02.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015.

FOSTER, M. Information literacy as a facilitator of ethical practice in the professions. Journal of Information Literacy, v. 7, n. 1, p.18-29, 2013. Disponível em:

(7)

JOHNSTON, B.; WEBBER, S. Information literacy in higher education: a review and case study. Studies in Higher Education, v. 28, n. 3, ago. 2003. Disponível em:

<http://searchebscohostcom.ez46.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=afh&A N=10282845&lang=pt-br&site=ehost-live&authtype=ip,cookie,uid>. Acesso em: 14 jul. 2015.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

MENEZES, Priscila Lopes; VITORINO, Elizete Vieira. A Competência Informacional fundamentada na dimensão ética. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e

Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 86-107, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/46044/32151>. Acesso em: 14 jul. 2015.

ORELO, Eliane Rodrigues Mota; CUNHA, Miriam Figueiredo Vieira da. O bibliotecário e a competência informacional. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 23, n. 2, p. 25-32, maio/ago. 2013. Disponível em:

<http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/12892/9682>. Acesso em: 14 jul. 2015.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SANDERS, Patricia. Phenomenology: a new way of viewing organizational research. Academy of Management Review, v. 7, n. 3, p. 353-360, 1982. Disponível em:

<http://www.jstor.org/stable/257327?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 14 jul. 2015.

SUNG, Jung Mo; SILVA, Josué Cândido. Conversando sobre ética e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011.

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da Competência

Informacional. Ciência da Informação, Brasília,D.F., v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Abstract In a survey of myxozoan parasites of ornamental freshwater fish from the Rio Negro river, it was found that seven of 30 (23.3 %) Corydoras melini specimens

didático e resolva as ​listas de exercícios (disponíveis no ​Classroom​) referentes às obras de Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Machado de Assis,

The fourth generation of sinkholes is connected with the older Đulin ponor-Medvedica cave system and collects the water which appears deeper in the cave as permanent

No entanto, foi notório que o anseio pela mudança na portaria dos condomínios parte inicialmente de experiências e fatores externos ao da solução, como a

O conjunto de livros em evidência compõe um acervo mais amplo, salvaguardado pelo Laboratório de Ensino de História (LEH), vincu- lado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH),

Caso utilizado em neonato (recém-nascido), deverá ser utilizado para reconstituição do produto apenas água para injeção e o frasco do diluente não deve ser

Para isso, onsideramos os aspe tos me âni os (mi ros ópi- os) do sistema magnéti o em questão - um onjunto de spins lo alizados, sob ampo magnéti o onstante, afastados

Atraves do estudo realizado, constata-se com relacao as praticas mais importantes que identificam uma empresa socialmente responsavel, que 64,5% dos estudantes identificam uma