• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL – CONCURSOS

1. Com base no texto, analise as sentenças abaixo.

Em "...nada ocorreu..." o verbo

A) transmite a ideia de uma ação contínua.

B) expressa uma ação que está ocorrendo no momento em que se fala. C) transmite a ideia de uma ação completamente concluída.

D) expressa a ideia de uma ação que ocorrerá num tempo futuro. E) indica um fato incerto no presente.

2. “ O motorista deve conhecer o Código de Trânsito” - Se o verbo sublinhado fosse conjugado no pretérito imperfeito do indicativo, ficaria:

A) O motorista devia conhecer o Código de Trânsito. B) O motorista deverá conhecer o Código de Trânsito. C) O motorista deveria conhecer o Código de Trânsito. D) O motorista deva conhecer o Código de Trânsito. E) O motorista devesse conhecer o Código de Trânsito. 3. "Motorista pára em cima da faixa do pedestre", o verbo

I. é acentuado para diferenciar da preposição para. II. está no singular, porque concorda com motorista. III. está no presente do indicativo.

Está(ão) CORRETA(S) A) I, apenas. B) I e III, apenas. C) III, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III.

(2)

4. Analise a tira da Mafalda e responda as questões

- Em "...vim te emprestar...", o verbo sublinhado se encontra no presente do indicativo. Com este verbo no futuro do subjuntivo, o texto ficaria

A) Vir-te-ia emprestar. B) Vir-te-ei emprestar. C) Vier te emprestar. D) Viesse te emprestar. E) inha te emprestar.

5. No fragmento "...mas não dão a mínima para a felicidade de quem os produz", os verbos sublinhados expressam uma ação que está ocorrendo no momento da fala.

- Assinale a alternativa em que o verbo sublinhado expressa a ideia de uma ação que ocorrerá num tempo futuro em relação ao tempo atual.

A) O empresário exige do trabalhador multiplicação da quantidade de produtos. B) O trabalhador recebera atenção devida dos empresários.

C) A vida de um desempregado será sempre indesejada. D) O trabalhador produziu em dobro.

E) O trabalhador queria a compreensão dos empresários.

- No fragmento "...aumentando o bem-estar material, proporcionando satisfação estética...", os verbos sublinhados

A) são de primeira conjugação, encontrando-se no particípio. B) são de segunda conjugação, encontrando-se no particípio. C) são de primeira conjugação, encontrando-se no gerúndio. D) são de terceira conjugação, encontrando-se no particípio. E) são de segunda conjugação, encontrando-se no gerúndio.

(3)

6. Leia os versos abaixo e responda. Em Pasárgada tem tudo[...]

Tem telefone automático Tem alcalóide à vontade Tem prostitutas bonitas

- O emprego do verbo ter nos contextos acima é característico da língua popular.

Assinale a alternativa em que a substituição desse verbo se faz de acordo com a língua culta. A) Deve haver telefone automático /Existe prostitutas bonitas.

B) Existe telefone automático/Deve existir prostitutas bonitas. C) Deve haver tudo/Devem haver prostitutas.

D) Há alcalóide à vontade./ Há prostitutas bonitas. E) Existe alcalóide à vontade/Existe prostitutas bonitas.

7. Texto para responder a questão abaixo

Analisando o 2º parágrafo do TEXTO I, observa-se que a forma verbal lembremos A) acentua a importância dada às previsões dos cientistas

B) refere-se a algo relacionado com os sonhos dos cientistas. C) projeta novo ponto de vista sobre a história dos computadores. D) introduz um convite do autor para que o leitor participe do relato. E) recapitula o que foi dito anteriormente.

8. Considere o texto abaixo e responda a pergunta

Sabe-se que o verbo é uma palavra invariável que indica ação, estado e fenômeno da natureza, mas cada forma verbal apresenta um valor semântico. Partindo desse princípio, analise os termos grifados no texto acima e assinale a alternativa correta.

A) As palavras destacadas não são verbos, pois indicam as ações das personagens.

B) No trecho "O guarda-florestal via sempre o mesmo índio passando a cavalo e a mulher atrás, a pé", a forma

(4)

C) No trecho "O guarda-florestal via sempre o mesmo índio passando a cavalo e a mulher atrás, a pé", a forma

verbal via é pretérito prefeito

D) A forma verbal "passando" está no gerúndio, indicando uma circunstância de tempo e de modo. E) As formas verbais "resiste e pergunta" estão no presente do subjuntivo, indicando uma ação acabada 9. Observe o trecho abaixo.

"... atraindo mais investimentos estrangeiros, aquecendo a economia e gerando mais empregos." Sobre os verbos sublinhados, é correto afirmar.

A) Apenas o primeiro pede complemento que não vem regido de preposição. B)Todos pedem complemento regido de preposição.

C) Nenhum deles pede complemento.

D) Apenas o segundo pede complemento não regido de preposição. E) Todos pedem complemento que não vem regido de preposição

10. A frase em que há emprego da voz passiva e em que todas as formas verbais estão

adequadamente correlacionadas é:

A) Um amigo de verdade seria sempre necessário para que fôssemos impelidos a acreditar mais em nós mesmos.

B) A ausência do amigo seria uma lacuna insanável caso não venhamos a contar com nossa memória, que nos povoa com imagens.

C) Ao passarmos a olhar as coisas com os olhos do amigo que perdemos, estaríamos convencidos do valor que déramos à sua perspectiva.

D) São falsos amigos aqueles que, em qualquer ocasião, passassem a desfiar elogios quando, de fato, merecermos recriminações.

E) Teríamos tido decepções com alguns amigos se esperarmos que eles possam nos oferecer todo o afeto de que precisássemos.

11. Analise as ASSERTIVAS abaixo quanto aos aspectos verbais e assinale a alternativa INCORRTEA.

A ) No vocábulo “zombavam” (L.24), além do radical zomb-, identificam-se o morfema temático de primeira conjugação a e o morfema modo-temporal -vam.

B) Em Língua Portuguesa, há três tipos de paradigmas de conjugação verbal, a saber, dos verbos que terminam em -ar; -er e -ir.

C ) Entende-se por “paradigma de conjugação”, de uma maneira geral, as terminações correspondentes aos tempos, pessoas e modos, que se repetem a cada vez que conjugamos um verbo.

D) Não por acaso, os verbos que mais utilizamos têm formas irregulares, donde podemos concluir que um verbo se torna irregular, ou seja, com características diferentes dos verbos regulares, por serem muito usados e, portanto, terem sofrido muitas transformações ao longo do tempo.

(5)

E) Verbos regulares e irregulares não são iguais em suas formas. Dizemos que um verbo é irregular quando seu sentido é dado de acordo com o contexto. ( regulares não alteram o seu radical nem a sua desinência / Irregulares- o seu radical e sua desinência são alterados )

12. Em “medirá”, o fragmento em destaque se classifica como: A) Desinência número-pessoal.

B) Desinência modo-temporal. C) Vogal temática.

D)Tema. E) Radical.

13. Assinale a alternativa que mostra a separação correta dos morfemas do verbo dado.

A) LEVO = L+E+V+O

B) ENCONTREI = EN+CONTR+E+I C) CONTRAÍSTES = CONTRA+I+STES D) PLANEJARIAS = PLAN+EJAR+IA+S

E) AMASSÁSSEMOS = AM+A+SSA+SSE+MOS

14. Assinale a alternativa que mostra uma forma verbal de estrutura plena, isto é, com quatro

morfemas. A) (tu) compres. B) (eles) amaram. C) (nós) traremos. D) (ele) inflacionou. E) (eu) contemplasse. )

Referências

Documentos relacionados

 Voz Ativa: Um verbo está na voz ativa quando a flexão verbal nos indica que o sujeito é quem pratica a ação expressa pelo verbo, ou seja, ele é o agente da

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

No presente trabalho, o etoxazol foi estu- dado nas doses de 1,1 a 5,5 g i.a./100 L de água, sendo que, na dose de 5,5 g i.a./100 L de água, dose próxima à de registro comercial

Se a permanência no regime simplificado implica que os sujeitos passivos, no exercício da sua actividade, não tenham ultrapassado no período de tributação

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O

Computado os escores médios das palavras no conjunto de treinamento, o programa deverá inferir o sentimento de um segundo conjunto de comentários, chamado de conjunto de teste..

(C) Na região interior do Brasil.. Verbo é uma palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fato ou fenômeno da natureza.  Os alunos estavam interessados nas

O folclore brasileiro é riquíssimo, pois teve suas origens em três grandes culturas, a indígena, a africana e a europeia, o que levou a uma grande diversidade de