• Nenhum resultado encontrado

Ordenamento territorial e gestão de riscos na região do Litoral Norte de São Paulo - Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ordenamento territorial e gestão de riscos na região do Litoral Norte de São Paulo - Brasil"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis,

UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e

Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de

acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s)

documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s)

título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do

respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito

de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste

documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por

este aviso.

Ordenamento territorial e gestão de riscos na região do Litoral Norte de São Paulo

-Brasil

Autor(es):

Gallo Junior, Humberto; Olivato, Débora

Publicado por:

Imprensa da Universidade de Coimbra; RISCOS - Associação

Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança

URL

persistente:

URI:http://hdl.handle.net/10316.2/34939

DOI:

DOI:http://dx.doi.org/10.14195/978-989-96253-3-4_139

Accessed :

29-Jan-2021 00:16:14

digitalis.uc.pt

pombalina.uc.pt

(2)

MULTIDIMENSÃO

E

TERRITÓRIOS DE RISCO

III Congresso Internacional

I Simpósio Ibero-Americano

VIII Encontro Nacional de Riscos

Guimarães

2014

(3)

791

Capítulo 4: AplicAção do plAneAmento/plAnejAmento e ordenAmento do território à gestão de riscos

ORDENAMENTO TERRITORIAL E GESTÃO DE RISCOS NA

REGIÃO DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO - BRASIL

humberto Gallo junior

Instituto Florestal – SMA/SP, Brasil hgallojr@ig.com.br

Débora Olivato

Secretaria Estadual de Educação – SP, Brasil debora.olivato@gmail.com

RESUMO

A região do Litoral Norte de São Paulo está situada no domínio da Mata Atlântica e possui cerca de 80 % de sua área protegida por Parques Estaduais criados na década de 1970. O zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral norte, publicado em 2005, define as diretrizes de uso e ocupação do solo. O mapeamento de áreas de risco efetuado em 2006 pelo Instituto Geológico de São Paulo identificou diversas áreas em situação risco a escorregamentos, queda de blocos e inundações. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi fazer uma correlação entre os instrumentos de ordenamento territorial e a gestão de riscos na região. Foi efetuada a análise dos marcos legais vigentes e sua correlação com a estrutura de gestão de riscos e dinâmica de ocupação, com estudo de caso na bacia hidrográfica do rio Indaiá, município de ubatuba – Brasil - SP. Verificou-se que embora o tema dos riscos ambientais seja importante para a região, ele não é priorizado na gestão territorial. A implantação pelo poder público de conjunto habitacional e creche em área de risco na bacia estudada evidencia este problema. A criação dos Parques Estaduais foi fundamental para a conservação de áreas frágeis na escarpa da Serra do Mar. Porém, com a implantação de diversos empreendimentos previstos para a região, espera-se o aumento da população com tendência à ampliação da ocupação de áreas de risco. Os municípios envolvidos não estão estruturados para suportar esta demanada, o que contribui para o agravamento da questão.

Palavras-chave: ordenamento teritorial; gestão de riscos; Litoral Norte de São Paulo.

Introdução e Objetivos

A região do Litoral Norte de São Paulo compreende os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, passou por uma intensificação do processo de ocupação a partir da década de 1950. De acordo com Raimundo (2007), a abertura da rodovia BR-101 na década de 1970, interligando Santos ao Rio de Janeiro, desencadeou processos de re-territorialização na região, culminando com a ascenção do turismo como atividade econômica preponderante. Em 1977, no período de intensas discussões internacionais sobre a problemática ambiental, foram criados os Parques Estadualis da Serra do Mar, de Ilhabela e da Ilha Anchieta, recobrindo em torno de 80% da região.

No ano de 2004 foi instituído o zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte (SÃO PAULO, 2005), com objetivo de disciplinar o uso e ocupação da terra.

Em 2006 foi publicado o mapeamento das áreas de riscos associadas a processos de escorregamentos e inundação do município Ubatuba (SÃO PAULO, 2006).

A região apresenta elevada fragilidade ambiental e atualmente há uma perspectiva de uma ampliação acelerada da ocupação em virtude de emprrendimentos de grande magnitude que estão sendo implantados, como o Projeto de Exploração de Gás de Mexilhão, as obras do Pré-Sal, a ampliação do Porto de São Sebastião, entre outros.

O objetivo deste trabalho foi fazer uma correlação entre os instrumentos de ordenamento territorial e a gestão de riscos na região, a partir da análise e correlação entre os marcos legais

(4)

792

vigentes, com a realização de estudo de caso na bacia hidrográfica do rio Indaia, localizada no município de Ubatuba (Figura 1).

Figura 1 - Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Indaiá no município de Ubatuba-SP. Elaboração Fabio Pincinato, 2012.

Resultados

O zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte (SÃO PAULO, 2005) compreende cinco zonas no setor terrestre, sendo as zonas 1 e 2 voltadas à conservação dos ecossistemas naturais ou pouco alterados, a zona 3 correpondente às áreas rurais e as zonas 4 e 5 abrangendo áreas com características efetiva ou potencialmente urbanas (Figura 2).

(5)

793

Capítulo 4: AplicAção do plAneAmento/plAnejAmento e ordenAmento do território à gestão de riscos

No estudo preparatório para este zoneamento foi incluído um inventário de movimentos gravitacionais de massa, elaborado pelo Instituto Geológico, com dados levantados pelas Defesas Civis – municipais e estaduais – no período de 1988 e 2001.

na área da Bacia Hidrográfica do rio Indaiá estão registradas quatro áreas sujeitas a escorregamento de solo, e uma área de escorregamento de solo e bloco de rocha.

Dentro do contexto de estudo geral do zoneamento, há um sub-capítulo denominado “riscos ambientais”, onde são destacados os riscos provenientes de postos de abastecimento de combustíveis e empresas de saneamento básico, como também as atividades vinculadas ao terminal de Petróleo e Gás da Petrobras e ao Porto de São Sebastião.

Atualmente o zoneamento está em processo de revisão, existindo uma forte pressão dos municípios e alguns segmentos para ampliação das zonas passíveis de adensamento urbano e também para a abertura da possibilidade de atividades industriais, o que levaria à forte descaracterização da região.

Embora os mapeamentos realizados pelo Instituto Geológico de São Paulo no ano de 2006 apontem diversas áreas em situação de risco a inundações e escorregamentos, a questão não tem sido contemplada de forma satisfatória nas discussões de revisão do zoneamento. Do ponto de vista da gestão de riscos, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (BRASIL, 2012) apresenta uma série de orientações para elaboração dos planos da defesa civil nas diversas escalas espaciais (federal e estadual, e em municípios prioritários inseridos no cadastro nacional). O município de ubatuba está inserido no Plano Preventivo de Defesa Civil - específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar, redefinido pelo Decreto no. 42.565 de 1/12/1997 (SÃO PAULO, 1997). O Plano é acionado no período de verão, que concentra os maiores índices pluviométricos e apresenta maior possibilidade de ocorrência de escorregamentos e inundações.

Verificou-se que o municpío de ubatuba não está devidamente estruturado para lidar com a questão dos riscos ambientais, em virtude da falta de infra-estrutura, recursos financeiros e pessoal.

O estudo realizado na Bacia do Rio Indaiá permitiu constatar a existência de ocupações em áreas com restrição legal, incompatíveis com as normas estabelecidas pelo zoneamento ecológico-econômico. Verifica-se o avanço das construções no sentido do Parque estadual da Serra do Mar, cujo limite é a cota de 100 m de altitude.

Na entrada do bairro do Taquaral, esta sendo construído um conjunto habitacional popular com 144 apartamentos (de execução da Secretaria Estadual da Habitação em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba), e uma escola de educação infantil - creche municipal (de execução do MEC em parceria com a Prefeitura Municipal), ambos localizados na várzea do rio Indaiá (fotos 1, 2 e 3). A Escola Municipal Prof. José Souza Simeão, principal ponto de referência para a comunidade, também está localizada nesta área. Essa área foi considerada como de alto risco a inundação no mapeamento realizado pelo Instituto Geológico (SÃO PAULO, 2006), conforme Figura 3.

Considerações Finais

Conforme asssinalado por Gallo Jr et al (2011), o zoneamento Ecológico Econômico Estadual deve ser tomado como principal instrumento de ordenamento territorial na região do Litoral Norte de São Paulo, de forma a viabilizar a conservação de ecossistemas de grande importância no contexto da Mata Atlântica. O processo de revisão deste marco legal deve incorporar as

(6)

794

informações relativas às áreas de risco, essenciais para a delimitação das zonas e estabelecimento de diretrizes e regras de ocupação.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608. htm. Acesso em: 10/04/2013.

GALLO JR. et al. Políticas ambientais e ordenamento do território na região do Litoral Norte de São Paulo, Brasil. In: Anais do XIII Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL). San José, Costa Rica: 2011, 10p. RAIMUNDO, S. 2007. As ondas do Litoral Norte (SP): Difusão espacial das práticas caiçaras e do veraneio no

Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (1966-2001). Tese de Doutoramento. UNICAMP – Instituto de Geociências. Campinas-SP, 304p.

Foto 1: Entrada do bairro do Taquaral. Observa-se a Escola Simeão à direita e o conjunto habitacional em construção ao

fundo. Débora Olivato - 30/01/2013

Foto 2: área de alto risco de inundação -E.M. Simeão -, com conjunto habitacional

e creche em construção. Débora Olivato. - 30/01/2013

Foto 3: Contrução da Creche em área de alto risco de inundação no bairro do Taquaral. humberto Gallo junior -

25/01/2013

Figura 3. Áreas de Risco da bacia hidrográfica do Rio Indaiá, segundo o mapeamento do Instituto Geológico de São Paulo (SÃO PAULO,

(7)

795

Capítulo 4: AplicAção do plAneAmento/plAnejAmento e ordenAmento do território à gestão de riscos

SãO PAuLO. Decreto nº 42.565 de 01 de Dezembro de 1997. redefine o Plano Preventivo de Defesa Civil - PPDC específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar, e dá outras providências. Disponível em: < www.jusbrasil.com.br/busca?q=Decreto...São+Paulo&c>. Acesso em: 02/04/2013 SÃO PAULO, Governo do Estado, Secretaria e Meio Ambiente – CPLEA, 2005. zoneamento Ecológico e

Econômico do Litoral Norte. São Paulo, SMA/CPLEA, 56p.

SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Instituto Geológico – IG. Mapeamento de áreas de risco a escorregamento e inundação. Relatório: Município de Ubatuba. Volume 1, 2006. Disponível em http:// www.sidec.sp.gov.br/producao/map_risco/uploads/doc1350328738.pdf. Acesso em: 22/04/2013.

Referências

Documentos relacionados

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

[...] a educação profissional, em todos os níveis e modalidades, tem assumido um caráter de ordem moralista, para combater a vadiagem, ou assistencialista, para propiciar

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

PROFESSOR CH Tu NA segunda terça quarta quinta Sexta Curso Local da. aula ANA

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção