• Nenhum resultado encontrado

aboard: Uma Plataforma para Educação Inclusiva a partir de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "aboard: Uma Plataforma para Educação Inclusiva a partir de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

aBoard: Uma Plataforma para Educac¸˜ao Inclusiva

a partir de Comunicac¸˜ao Aumentativa e/ou Alternativa

Nat´alia M. Franco1, Thiago P. Lima1, Augusto L. Lima1, Edson A. Silva1,

Rinaldo J. Lima1, Ticia F. Cavalcante2, Robson N. Fidalgo1

1Centro de Inform´atica – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

2Centro de Educac¸˜ao – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Recife – PE – Brasil

{nmf,tpl,all3,eas4,rjl4,rdnf}@cin.ufpe.br, ticiaferro@gmail.com

Abstract. Speech impaired people needs Inclusive Education (IE) and specific resources for developing their potencial and learning. In this context, this arti-cle presents the aBoard Plataform, a free and cloud-based set of softwares for Augmentative and Alternative Communication (AAC) that can be adapted for IE pedagogical activities (e.g., teaching letters, numbers and routines). This plataform is evaluated in comparison to other solutions according to specific functionalities for AAC aplications as well as their adherence to the Nielsen’s Heuristics. aBoard stands out from other solutions and is configured as a suita-ble tool for public-inclusive education context.

Resumo. Pessoas com deficiˆencia na comunicac¸˜ao precisam de uma Educac¸˜ao Inclusiva (EI) e de recursos espec´ıficos para desenvolver o seu potencial e me-lhorar a sua aprendizagem. Neste contexto, este artigo apresenta a Plataforma aBoard, um conjunto de softwares gratuitos e em nuvem para Comunicac¸˜ao Aumentativa e/ou Alternativa (CAA) que pode ser adaptada para atividades pe-dag´ogicas da EI (e.g., ensino de letras, n´umeros e rotinas). Esta plataforma ´e avaliada em comparac¸˜ao com soluc¸˜oes similares no que tange a funcionalida-des espec´ıficas para aplicac¸˜oes de CAA e `a aderˆencia `as heur´ısticas de Nielsen. O aBoard se destaca das demais soluc¸˜oes configurando-se como uma ferra-menta adequada para o contexto do ensino p´ublico inclusivo.

1. Introduc¸˜ao

No Brasil, segundo o Censo 2010 do IBGE [IBGE 2010], existem 2,6 milh˜oes de pessoas com alguma deficiˆencia intelectual (e.g., Transtorno do Espectro Autista e S´ındrome de Down) ou desordens neurol´ogicas (e.g., Paralisia Cerebral, Les˜ao Crˆanio Encef´alica e Mi-crocefalia) que podem ter sua capacidade de comunicac¸˜ao limitada de forma tempor´aria ou permanente. De maneira geral, a privac¸˜ao na comunicac¸˜ao restringe as possibilidades de acesso igualit´ario `a educac¸˜ao e `as oportunidades de crescimento intelectual. Quando esta privac¸˜ao ocorre durante os primeiros anos de vida, esta pode provocar d´eficit no de-senvolvimento cognitivo e atraso na aquisic¸˜ao da l´ıngua escrita [Mousinho et al. 2008]. Para estes casos, faz-se necess´aria a inserc¸˜ao de Tecnologias Assistivas (TA) que visam complementar a capacidade de comunicac¸˜ao destes indiv´ıduos. Neste contexto, estas TA s˜ao denominadas recursos de Comunicac¸˜ao Aumentativa e/ou Alternativa (CAA).

(2)

A CAA ´e destinada a atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou que est˜ao em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever [ASHA 2017]. Os recursos de CAA visam reconhecer e valorizar todas as tentativas de comunicac¸˜ao de um indiv´ıduo – sejam elas por meio de gestos, express˜oes faciais, olhares, escrita ou desenhos –, e tentam complement´a-las. Neste cen´ario, os recursos de CAA s˜ao adequados para atender `as necessidades b´asicas de express˜ao destes indiv´ıduos, uma vez que, por meio da selec¸˜ao de um conjunto de pictogramas (i.e., desenhos figurativos que representam objetos, ac¸˜oes ou conceitos), estes indiv´ıduos podem estabelecer uma comunicac¸˜ao b´asica. Na Figura 1, apresenta-se um exemplo de frase constru´ıda com pictogramas.

Figura 1. Exemplo de frase com pictogramas

No contexto da educac¸˜ao, as classes comuns do ensino regular n˜ao s˜ao sufici-entes para prover assistˆencia compat´ıvel com as necessidades destes indiv´ıduos, de tal forma que estas pessoas precisam de uma Educac¸˜ao Inclusiva (EI). Assim, o Minist´erio da Educac¸˜ao [BRASIL 2009] instituiu que os alunos com deficiˆencia devem ser matricu-lados nas classes comuns do ensino regular, bem como no Atendimento Educacional Es-pecializado (AEE). O AEE tem como func¸˜ao, complementar ou suplementar a formac¸˜ao do aluno por meio da disponibilizac¸˜ao de recursos que eliminem as barreiras para sua plena participac¸˜ao na sociedade e que ajudem no desenvolvimento de sua aprendizagem. Neste contexto, o professor precisa realizar adequac¸˜oes na pr´atica pedag´ogica para que os alunos consigam participar das situac¸˜oes cotidianas da sala de aula a partir de um ca-nal alternativo `aquele que est´a impedido. Estas adequac¸˜oes podem ser feitas utilizando uma abordagem gameficada [Farias et al. 2015, Moura et al. 2016] ou, mais focada na comunicac¸˜ao (i.e., com recursos de CAA).

Os recursos de CAA s˜ao importantes para as pessoas com deficiˆencia na fala. Por´em, apesar de existirem v´arias soluc¸˜oes para CAA, estas n˜ao se adequam bem ao con-texto nacional do ensino p´ublico inclusivo, visto que, em sua maioria, se apresentam na l´ıngua inglesa e/ou n˜ao s˜ao gratuitas. Estas caracter´ısticas imp˜oem barreiras na adoc¸˜ao das soluc¸˜oes, pois, professores e alunos n˜ao dominam o inglˆes, tampouco as escolas disp˜oem de recursos para financiar a compra de licenc¸as de software. Neste contexto, este trabalho apresenta uma plataforma computacional gratuita e em nuvem para CAA adequada ao contexto nacional do ensino p´ublico inclusivo, a qual ´e denominada aBoard.

A Plataforma aBoard tem como diferencial o fato de ser em nuvem e por ter as funcionalidades de sugerir s´ımbolos e oferecer respostas r´apidas. O fato de ser em nuvem permite que o usu´ario tenha acesso aos seus dados a partir de qualquer dispositivo. Com relac¸˜ao as funcionalidades, estas se destacam, respectivamente, pela capacidade de suge-rir pictogramas de acordo com o elemento previamente selecionado e pela facilidade de usar express˜oes b´asicas (e.g., sim, n˜ao, por favor, obrigado) sem interferir na construc¸˜ao

(3)

offline, n˜ao necessitando de conex˜ao com a Internet para utilizar o dispositivo m´ovel; 2) Tem uma interface minimalista, o que mant´em o foco do usu´ario no que ´e importante – os pictogramas; 3) Organiza o conte´udo em categorias, o que agiliza a selec¸˜ao dos

pictogra-mas, pois reduz o espac¸o de busca; 4) ´E em nuvem, permitindo o acesso aos seus dados

a partir de qualquer dispositivo; 5) Provˆe feedback visual e sonoro ao selecionar qualquer pictograma ou bot˜ao de ac¸˜ao, funcionando como um reforc¸o para o usu´ario; 6) Permite a criac¸˜ao expl´ıcita de express˜oes (e.g., frases e operac¸˜oes matem´aticas); e 7) Permite a personalizac¸˜ao do conte´udo, o que aumenta a identificac¸˜ao entre usu´ario e dispositivo, encorajando a sua adoc¸˜ao. De modo a mostrar resultados pr´aticos sobre o uso da plata-forma no contexto da EI, apresenta-se como esta pode ser usada para adaptar diferentes atividades pedag´ogicas inclusivas. Al´em disso, a fim de obter evidˆencias de que o tra-balho proposto avanc¸a o estado da arte, a Plataforma aBoard ´e comparada com outras soluc¸˜oes gratuitas e com vers˜ao em portuguˆes, no que se refere `as Heur´ısticas de Nielsen [Nielsen 1995].

O restante deste artigo est´a organizado da seguinte forma: na Sec¸˜ao 2 apresenta-se a vis˜ao geral e as tecnologias da Plataforma aBoard com o apresenta-seu potencial de adaptac¸˜ao de conte´udos; na Sec¸˜ao 3 apresenta-se a avaliac¸˜ao comparativa da Plataforma aBoard com as demais soluc¸˜oes computacionais, desde a selec¸˜ao dos crit´erios de avaliac¸˜ao at´e a compilac¸˜ao dos resultados; e, finalmente, na Sec¸˜ao 4 apresentam-se as considerac¸˜oes finais deste artigo, bem como os trabalhos futuros.

2. Plataforma aBoard

A Plataforma aBoard ´e formada por trˆes componentes de software: 1) aplicativo aBoard; 2) aBoard Editor; e 3) aBoard Server. O aplicativo visa permitir que pessoas com de-ficiˆencia na fala possam, a partir da selec¸˜ao de pictogramas em um dispositivo m´ovel, pro-duzir frases que expressem seus desejos, opini˜oes e sentimentos, aumentando a interac¸˜ao social e reduzindo a frustrac¸˜ao desses indiv´ıduos e realizar atividades pedag´ogicas adapta-das (e.g., contac¸˜ao de hist´orias e construc¸˜ao de express˜oes matem´aticas). Com o prop´osito de agilizar e facilitar estas construc¸˜oes/produc¸˜oes, o aplicativo aBoard oferece os recursos de sugest˜ao de pictogramas e respostas r´apidas. A partir do primeiro recurso, o usu´ario recebe como sugest˜ao uma lista de pictogramas que podem completar o sentido do ´ultimo pictograma selecionado. Por exemplo, ap´os a selec¸˜ao do pictograma “Comer”, s˜ao su-geridos pictogramas referentes a coisas “comest´ıveis”, de tal forma que o usu´ario n˜ao perde tempo com pictogramas de coisas “beb´ıveis”. Por sua vez, o recurso de respos-tas r´apidas permite, a partir de express˜oes b´asicas e frequentes (i.e., sim, n˜ao, por favor, obrigado, desculpa, ajuda, ol´a, at´e logo, n˜ao sei e tanto faz), estabelecer um di´alogo pa-ralelo sem interferir na construc¸˜ao/produc¸˜ao de uma express˜ao. Por exemplo, durante a construc¸˜ao de uma express˜ao, o usu´ario pode usar o recurso de resposta r´apida para soli-citar ajuda ou confirmar/negar uma pergunta feita pelo mediador (i.e., familiares e profis-sionais de educac¸˜ao/sa´ude). O aplicativo aBoard encontra-se na loja da Google a partir do link https://play.google.com/store/apps/details?id=assistive.

aboarde o seu tutorial de uso pode ser encontrado em: http://assistive.cin.

ufpe.br/pt/aboard-app/_intro/Tutorial_aBoard.pdf. Por sua vez, o

aBoard Editor´e um sistema Web que provˆe aos mediadores das pessoas com deficiˆencia

na fala um conjunto de funcionalidades que permitem organizar, criar, editar e excluir os pictogramas que formam o conte´udo (i.e, vocabul´ario e atividades pedag´ogicas) utilizado

(4)

no aplicativo aBoard. Ou seja, o aBoard Editor personaliza o conte´udo a ser exibido no aplicativo aBoard. Vale destacar que os pictogramas s˜ao organizados a partir dos concei-tos de categorias e elemenconcei-tos, os quais se baseiam na ideia de pastas e arquivos de um computador, respectivamente. Ou seja, as categorias podem ter subcategorias e/ou ele-mentos. Al´em disso, vale ressaltar que o aBoard Editor disponibiliza aproximadamente 15 mil pictogramas do ARASAAC [Palao 2017] para a personalizac¸˜ao do conte´udo. O

aBoard Editorest´a dispon´ıvel a partir do site http://assistive.cin.ufpe.br/

aboard/e o seu tutorial de uso pode ser encontrado em: http://assistive.cin.

ufpe.br/pt/editor/_intro/Tutorial_aBoard_Editor.pdf. Na Figura 2 mostram-se as interfaces gr´aficas do sistema Web aBoard Editor e do aplicativo aBo-ard. Por fim, o aBoard Server ´e um servic¸o em nuvem respons´avel pelo armazenamento dos dados, disponibilizac¸˜ao do conte´udo e controle de acesso dos usu´arios.

Figura 2. Interfaces (A) do sistema Web aBoard Editor e (B) do aplicativo aBoard

Na Figura 3 apresentam-se os componentes, tecnologias e tipos de usu´arios da Pla-taforma aBoard. O aplicativo aBoard ´e desenvolvido utilizando a linguagem JavaScript em conjunto com o framework Titanium, pois este tem facilidades para gerar aplicativos Android e iOS. O aBoard Editor ´e desenvolvido com o framework Angular 2, seguindo as especificac¸˜oes HTML5 e CSS3. Por fim, o servic¸o aBoard Server ´e desenvolvido utili-zando a linguagem Java, com o framework SpringBoot para controle do fluxo de servic¸o, o padr˜ao JSON Web Token para controle de acesso e o PostgreSQL para gerenciar os dados armazenados.

(5)

2.1. Uso da Plataforma aBoard para educac¸˜ao inclusiva

Dada a capacidade de personalizac¸˜ao de conte´udo, a Plataforma aBoard pode ser usada por professores da educac¸˜ao inclusiva para diversos fins, tais como: 1) Adaptac¸˜ao de conte´udos pedag´ogicos – e.g., ensino de letras, s´ılabas, n´umeros e conceitos como ani-mais, cores e lugares; 2) Instruc¸˜ao de rotinas – e.g., a sequˆencia de ac¸˜oes para lavar as m˜aos; e 3) Atividades l´udicas – e.g., contac¸˜ao de hist´orias e reproduc¸˜ao de m´usicas. Na Figura 4 apresentam-se quatro adaptac¸˜oes feitas com a Plataforma aBoard que podem ser utilizadas em atividades pedag´ogicas com crianc¸as:

1. Na adaptac¸˜ao apresentada na Figura 4-A tem-se um exemplo de como trabalhar as letras do alfabeto de maneira visual e contextualizada;

2. Na adaptac¸˜ao apresentada na Figura 4-B tem-se um exemplo de como trabalhar as operac¸˜oes b´asicas de matem´atica;

3. Na adaptac¸˜ao apresentada na Figura 4-C tem-se um exemplo de como trabalhar conceitos usando m´usicas infantis. No caso do exemplo, apresenta-se a adaptac¸˜ao da m´usica “Sopa”, de autoria do Palavra Cantada;

4. Na adaptac¸˜ao apresentada na Figura 4-D tem-se um exemplo de como trabalhar rotinas, ensinando os passos necess´arios para a realizac¸˜ao de tarefas. No caso do exemplo, aborda-se a sequˆencia de passos envolvidos na atividade de “Lavar as M˜aos”.

Figura 4. Adaptac¸ ˜ao de atividades pedag ´ogicas com a Plataforma aBoard

A ideia deste tipo de adaptac¸˜ao ´e explorar novos conceitos a partir de um recurso l´udico. Ressalta-se que o limite desta tecnologia ´e a criatividade e o empenho dos pro-fessores em adaptar conte´udos e explorar o potencial de cada aluno. Al´em disso, destaca-se que, pelo fato da Plataforma aBoard destaca-ser na nuvem, o conte´udo pode destaca-ser criado em qualquer computador com acesso `a Internet (n˜ao ´e necess´ario instalar nenhum software para isto) e usado em um dispositivo m´ovel com o aplicativo aBoard instalado. Note

(6)

que a personalizac¸˜ao do conte´udo requer acesso constante `a Internet. Contudo, o uso do conte´udo no dispositivo m´ovel pode ser offline, pois a Internet s´o ´e necess´aria quando se deseja sincronizar o conte´udo produzido no computador com o conte´udo a ser exibido no dispositivo m´ovel. Assim, mesmo que o computador ou o dispositivo m´ovel sejam dani-ficados, o conte´udo guardado na nuvem sempre poder´a ser acessado em qualquer outro computador ou dispositivo m´ovel.

3. Avaliac¸˜ao comparativa

3.1. Trabalhos Relacionados

Considerando o contexto nacional do ensino p´ublico inclusivo, al´em de ser um aplicativo gratuito e com vers˜ao em portuguˆes, foram considerados os seguintes crit´erios para se-lecionar os trabalhos relacionados: 1) Estar dispon´ıvel na loja da Google – este crit´erio visa garantir que o aplicativo pode ser facilmente encontrado e executado em dispositivos m´oveis de baixo custo; 2) Ter mais de 1.000 downloads e nota maior ou igual a quatro estrelas – este crit´erio visa garantir que o aplicativo tem uma boa qualidade; 3) Permitir personalizac¸˜ao de conte´udo e criac¸˜ao de express˜oes – este crit´erio visa garantir a edic¸˜ao do conte´udo e a construc¸˜ao expl´ıcita de express˜oes e di´alogos. Apenas dois aplicativos atenderam a estes crit´erios: Adapt1e LetMeTalk2, os quais n˜ao tˆem artigos cient´ıficos.

O aplicativo Adapt tem de 10.000 `a 50.000 instalac¸˜oes e encontra-se em sua vers˜ao beta 0.7. Este aplicativo n˜ao requer uma conta de usu´ario para ser usado e, ao inici´a-lo, este j´a vem com um conjunto de pictogramas para uso. As principais funcionalidades dis-pon´ıveis s˜ao: rolagem do conte´udo por paginac¸˜ao, sugest˜ao ou predic¸˜ao de pictogramas e rolagem da tela por bot˜ao. J´a o aplicativo LetMeTalk tem de 100.000 `a 500.000 instalac¸˜oes e atualmente est´a na vers˜ao 1.4.29. Este aplicativo tamb´em n˜ao requer a criac¸˜ao de uma conta de usu´ario para ser usado e, ao inici´a-lo, j´a ´e mostrado um conjunto de pictogra-mas organizados em categorias. As principais funcionalidades dispon´ıveis s˜ao: disponi-bilidade de c´opia de conte´udo, alterac¸˜ao da posic¸˜ao de qualquer pictograma na ´area de conte´udo, imagem customizada, express˜ao com pictogramas e suas legendas, reproduc¸˜ao da express˜ao toda ou de um pictograma desta, compartilhamento das express˜oes cons-tru´ıdas, navegac¸˜ao vis´ıvel e livre. Uma vis˜ao mais detalhada dessas funcionalidades ´e apresentada na pr´oxima sec¸˜ao.

3.2. Materiais e m´etodos

Para esta avaliac¸˜ao foi realizado um focus group [Shull et al. 2008] com 4 profissionais que trabalham h´a pelo menos 1 ano com CAA e 1 pesquisador mediador. Este m´etodo foi escolhido pois permite obter, em pouco tempo, m´ultiplos pontos de vista de um grupo de especialistas em uma ´area espec´ıfica. Outra caracter´ıstica que contribuiu para a escolha deste m´etodo foi a possibilidade de intervenc¸˜ao do pesquisador mediador durante a sess˜ao, permitindo assim o direcionamento das discuss˜oes e a elucidac¸˜ao de d´uvidas.

O primeiro objetivo do focus group foi definir os crit´erios de avaliac¸˜ao. Assim, com a ajuda dos profissionais e da mediac¸˜ao do pesquisador, definiu-se um conjunto de 3 caracter´ısticas b´asicas para aplicac¸˜oes de CAA, a saber: 1) Organizac¸˜ao do Conte´udo –

1https://play.google.com/store/apps/details?id=com.argulu.adapt 2https://play.google.com/store/apps/details?id=de.appnotize.letmetalk

(7)

maneira de estruturar os pictogramas; 2) Construc¸˜ao de Express˜oes – maneira de estabele-cer a comunicac¸˜ao; e 3) Navegac¸˜ao pelo Conte´udo – maneira de percorrer pelo conte´udo. Em seguida, para cada caracter´ıstica, foram elencadas funcionalidades importantes para aplicac¸˜oes de CAA, as quais podem ser vistas na Tabela 1 e s˜ao explicadas a seguir: (1) Legenda na parte superior do pictograma – permite que a m˜ao do utilizador n˜ao encubra a legenda quando o pictograma ´e selecionado; (2) Disponibilidade de c´opia de conte´udo – permite acessar uma c´opia do conte´udo a partir de diferentes dispositivos; (3) Alterac¸˜ao da posic¸˜ao de qualquer pictograma na ´area de conte´udo – permite organizar a ´area de conte´udo da forma que for mais conveniente/confort´avel para o usu´ario; (4) Imagem cus-tomizada – permite a inclus˜ao de imagens (i.e., fotos tiradas pelos dispositivos m´oveis, imagens obtidas na Internet, etc.) que sejam familiares ao usu´ario; (5) ´Audio customi-zado – permite a inclus˜ao de ´audios (e.g., gravac¸˜oes de falas e m´usicas) familiares ao usu´ario; (6) Rolagem de conte´udo por paginac¸˜ao – permite que os pictogramas estejam sempre vis´ıveis, pois, diferente da rolagem do tipo infinita, a rolagem por paginac¸˜ao ga-rante que os pictogramas nunca ser˜ao cortados; (7) Comunicac¸˜ao paralela `a construc¸˜ao da express˜ao – permite que o usu´ario consiga dialogar com o seu interlocutor sem que a estrutura da express˜ao em construc¸˜ao seja modificada e/ou perdida; (8) Sugest˜ao ou predic¸˜ao de pictogramas – possui algum recurso para sugerir/predizer pictogramas; (9) Interface simples – possui interface compreens´ıvel ao usu´ario; (10) Tutorial e ajuda dis-pon´ıveis – disponibiliza material de apoio ao usu´ario; (11) Express˜ao com pictogramas e suas legendas – indica que os pictogramas da express˜ao s˜ao exibidos junto com as suas le-gendas; (12) Reproduc¸˜ao da express˜ao toda – permite vocalizar as express˜oes constru´ıdas; (13) Reproduc¸˜ao isolada de qualquer pictograma da express˜ao – permite reforc¸ar um pic-tograma espec´ıfico da express˜ao; (14) Compartilhamento da express˜ao constru´ıda – per-mite postar as express˜oes em m´ıdias sociais e em aplicativos de mensagens instantˆaneas; (15) Exclus˜ao da express˜ao toda – permite limpar por completo uma express˜ao constru´ıda com apenas uma ac¸˜ao; (16) Exclus˜ao de um pictograma qualquer da express˜ao – permite excluir qualquer pictograma e n˜ao apenas o ´ultimo; (17) Alterac¸˜ao da posic¸˜ao de um pic-tograma da express˜ao – permite reordenar os picpic-togramas da express˜ao em construc¸˜ao; (18) Navegac¸˜ao sempre vis´ıvel – tem recurso de navegac¸˜ao semelhante ao breadcrumb; (19) Distinc¸˜ao entre categoria e elemento – permite distinguir facilmente entre um pic-tograma que representa um conjunto de elementos e um elemento, respectivamente; (20) Rolagem da tela por bot˜ao – permite a navegac¸˜ao a partir de bot˜oes o que facilita o uso do aplicativo por indiv´ıduos sem o movimento de deslizar; (21) Rolagem da tela por swipe – permite a navegac¸˜ao por gestos de deslizar o dedo na tela; (22) Navegac¸˜ao livre – per-mite construir uma express˜ao sem seguir uma ordem pr´e-definida; e (23) Uso intuitivo – permite realizar atividades sem que seja necess´ario decorar os passos para isto.

Uma vez definidas as funcionalidades, estas foram mapeadas para as 10 heur´ısticas propostas por Nielsen [Nielsen 1995], as quais correspondem a princ´ıpios gerais do de-signde interfaces do usu´ario e s˜ao exibidas na Tabela 2. Ressalta-se que este mapeamento permite a avaliac¸˜ao das Heur´ısticas de Nielsen, no contexto das aplicac¸˜oes de CAA, de maneira mais objetiva. As caracter´ısticas, funcionalidades e heur´ısticas podem ser obser-vadas na Tabela 1.

Por fim, a Plataforma aBoard foi comparada com as outras soluc¸˜oes gratuitas e em portuguˆes no que tange a verificac¸˜ao das caracter´ısticas e funcionalidades especifica-das, bem como no que tange `a aderˆencia `as Heur´ısticas de Nielsen. Para isso, durante a

(8)

realizac¸˜ao do focus group os profissionais interagiram com os aplicativos e, a partir das funcionalidades elencadas, avaliaram, em comum acordo, quais delas estavam presentes em cada aplicativo.

3.3. Resultados

Na Tabela 1 apresenta-se o resultado da avaliac¸˜ao comparativa. Na caracter´ıstica

Conte´udos˜ao agrupadas 10 funcionalidades, das quais o Adapt satisfaz 3 (30%), o

Let-MeTalk, 5 (50%) e o aBoard, 7 (70%). Na caracter´ıstica Express˜ao s˜ao agrupadas 7 funcionalidades, das quais o Adapt n˜ao satisfaz nenhuma (0%), o LetMeTalk, 5 (71,4%) e o aBoard, 5 (71,4%). Na caracter´ıstica Navegac¸˜ao s˜ao agrupadas 6 funcionalidades, das quais o Adapt satisfaz 2 (33,3%), o LetMeTalk, 5 (83,3%) e o aBoard, 6 (100%). Por fim, no geral, o Adapt satisfaz 5 (21,7%) dos crit´erios, o LetMeTalk, 15 (65,2%) e o aBoard, 18 (78,3%).

Tabela 1. Avaliac¸ ˜ao comparativa das soluc¸ ˜oes

# Caracter´ıstica Heur´ıstica Funcionalidade Adapt LetMeTalk aBoard 1 Conte´udo 1 Legendas na parte superior do pictograma N˜ao N˜ao Sim 2 Conte´udo 2 Disponibilidade de c´opia de conte´udo N˜ao Sim Sim 3 Conte´udo 3 Alterac¸˜ao da posic¸˜ao de qualquer pictograma na ´area de conte´udo N˜ao Sim N˜ao

4 Conte´udo 3 Imagem customizada N˜ao Sim N˜ao

5 Conte´udo 3 Audio customizado´ N˜ao N˜ao N˜ao

6 Conte´udo 4 Rolagem do conte´udo por paginac¸˜ao Sim N˜ao Sim 7 Conte´udo 7 Comunicac¸˜ao paralela `a construc¸˜ao da express˜ao N˜ao N˜ao Sim 8 Conte´udo 7 Sugest˜ao ou predic¸˜ao de pictogramas Sim N˜ao Sim

9 Conte´udo 8 Interface simples Sim Sim Sim

10 Conte´udo 10 Tutorial e ajuda dispon´ıveis N˜ao Sim Sim Sim 3 (30%) 5 (50%) 7 (70%) N˜ao 7 (70%) 5 (50%) 3 (30%) 11 Express˜ao 1 Express˜oes com pictogramas e suas legendas N˜ao Sim Sim 12 Express˜ao 2 Reproduc¸˜ao da express˜ao toda N˜ao Sim Sim 13 Express˜ao 2 Reproduc¸˜ao isolada de qualquer pictograma da express˜ao N˜ao Sim Sim 14 Express˜ao 2 Compartilhamento da express˜ao constru´ıda N˜ao Sim N˜ao 15 Express˜ao 3 Exclus˜ao da express˜ao toda N˜ao N˜ao Sim 16 Express˜ao 3 Exclus˜ao de um pictograma da express˜ao N˜ao Sim Sim 17 Express˜ao 3 Alterac¸˜ao da posic¸˜ao de um pictograma na express˜ao N˜ao N˜ao N˜ao

Sim 0 (0%) 5 (71,4%) 5 (71,4%) N˜ao 7 (100%) 2 (28,6%) 2 (28,6%) 18 Navegac¸˜ao 1 Navegac¸˜ao sempre vis´ıvel N˜ao Sim Sim 19 Navegac¸˜ao 1 Distinc¸˜ao entre categorias e elementos N˜ao Sim Sim 20 Navegac¸˜ao 2 Rolagem da tela por bot˜ao Sim N˜ao Sim

21 Navegac¸˜ao 2 Rolagem da tela por swipe N˜ao Sim Sim

22 Navegac¸˜ao 3 Navegac¸˜ao livre N˜ao Sim Sim

23 Navegac¸˜ao 6 Uso intuitivo Sim Sim Sim

Sim 2 (33,3%) 5 (83,3%) 6 (100%) N˜ao 4 (66,7%) 1 (16,7%) 0 (0%) Total Sim 5 (21,7%) 15 (65,2%) 18 (78,3%) Total N˜ao 18 (78,3%) 8 (34,8%) 5 (21,7%)

Com base nos resultados apresentados na Tabela 1, pode-se afirmar que: 1) Ape-nas as funcionalidades 9 (interface simples) e 23 (uso intuitivo) s˜ao contempladas por todas as soluc¸˜oes. Tais funcionalidades indicam que estes aplicativos tˆem uma interface minimalista e que sua utilizac¸˜ao ocorre sem que se precise decorar os passos necess´arios para cada ac¸˜ao; 2) As funcionalidades 5 (´audio customizado) e 17 (alterac¸˜ao da posic¸˜ao de um pictograma na express˜ao) n˜ao s˜ao contempladas por nenhuma das soluc¸˜oes. Possuir essas funcionalidades permitiria um feedback sonoro com ´audio familiar e mais agrad´avel ao utilizador, bem como uma melhor organizac¸˜ao na disposic¸˜ao dos pictogramas para a

(9)

construc¸˜ao e correc¸˜ao de express˜oes, permitindo menor esforc¸o e maior flexibilidade para reordenar os pictogramas de uma express˜ao; 3) As funcionalidades 3 (alterac¸˜ao da posic¸˜ao de qualquer pictograma na ´area de conte´udo), 4 (imagem customizada) e 14 (comparti-lhamento da express˜ao constru´ıda) s˜ao implementadas apenas pelo LetMeTalk, o que ca-racteriza estas funcionalidades como seu diferencial; e 4) As funcionalidades 1 (legenda na parte superior do pictograma), 7 (comunicac¸˜ao paralela `a construc¸˜ao da express˜ao) e 15 (exclus˜ao da express˜ao toda) s˜ao implementadas apenas pelo aplicativo aBoard, de-notando que estas funcionalidades s˜ao seu diferencial. Vale ressaltar que o Adapt n˜ao se destaca diante das demais aplicac¸˜oes com relac¸˜ao a nenhuma funcionalidade.

Na Tabela 2 apresenta-se a sumarizac¸˜ao destes resultados em relac¸˜ao `a aderˆencia das soluc¸˜oes a cada uma das Heur´ısticas de Nielsen. No que tange `as funcionalidades mapeadas a cada heur´ıstica na Tabela 1, tem-se que as heur´ısticas 6 e 8 s˜ao totalmente aderidas por todas as soluc¸˜oes. O Adapt adere totalmente `as heur´ısticas 4, 6 e 8, o LetMe-Talk, `as heur´ısticas 6, 8 e 10 e, o aBoard, `as heur´ısticas 1, 4, 6, 7, 8 e 10. Vale ressaltar que n˜ao foi poss´ıvel avaliar as heur´ısticas 5 e 9, uma vez que n˜ao houve a ocorrˆencia de erros no uso dos aplicativos.

Tabela 2. Ader ˆencia das soluc¸ ˜oes `as heur´ısticas de Nielsen

# Heur´ıstica Adapt LetMeTalk aBoard

1 Visibilidade do estado do sistema 0% 75% 100%

2 Correspondˆencia entre o sistema e o mundo real 16,6% 83,3% 83,3%

3 Controle do usu´ario e liberdade 14,28% 57,14% 42,86%

4 Consistˆencia e padr˜oes 100% 0% 100%

5 Prevenc¸˜ao de erros N˜ao avaliada N˜ao avaliada N˜ao avaliada

6 Reconhecimento ao inv´es de recordac¸˜ao 100% 100% 100%

7 Flexibilidade e eficiˆencia de utilizac¸˜ao 50% 0% 100%

8 Est´etica e design minimalista 100% 100% 100%

9 Reconhecimento, diagn´ostico e recuperac¸˜ao de erros N˜ao avaliada N˜ao avaliada N˜ao avaliada

10 Ajuda e documentac¸˜ao 0% 100% 100%

4. Considerac¸˜oes finais

Este artigo apresentou a Plataforma aBoard, um conjunto de softwares (aplicativo aBoard,

aBoard Editor e aBoard Server) para CAA e EI que tem como pontos fortes o fato de

ser em nuvem e ter as funcionalidades de sugest˜ao de pictogramas e respostas r´apidas. Esta plataforma ´e comparada com outras soluc¸˜oes gratuitas e com vers˜ao em portuguˆes no que se refere `a aderˆencia `as Heur´ısticas de Nielsen e a funcionalidades desej´aveis para um aplicativo de CAA. Neste contexto, a Plataforma aBoard se destaca dos demais aplicativos por implementar um n´umero maior de funcionalidades, bem como pela sua maior aderˆencia `as Heur´ısticas de Nielsen.

Os benef´ıcios que podem ser obtidos a partir do uso da Plataforma aBoard s´o dependem da criatividade e empenho dos professores em adaptar conte´udos e explorar o potencial de cada aluno. De forma geral, o uso da Plataforma aBoard favorece: 1) A interac¸˜ao do usu´ario com outras pessoas; 2) O desenvolvimento de habilidades cognitivas referentes a percepc¸˜ao, atenc¸˜ao, mem´oria (imediata, recente/mediata, remota, visual, au-ditiva e viso motora), racioc´ınio, conceituac¸˜ao, linguagem e alfabetizac¸˜ao; 3) O ensino de rotinas escolares e familiares; 4) A reduc¸˜ao de frustrac¸˜oes; 5) A melhora da autoestima e da qualidade de vida do usu´ario e de seus familiares; 6) A express˜ao de necessidades,

(10)

sentimentos e opini˜oes de forma mais clara; e 7) A realizac¸˜ao de atividades de forma mais independente.

Como projetos futuros, pretende-se dar suporte a todas as funcionalidades da Ta-bela 1. Vale destacar que, j´a est˜ao em desenvolvimento: 1) Um acionador externo – para pessoas que tenham alguma limitac¸˜ao motora que as impec¸a de utilizar um dispositivo m´ovel –, uma vez que a navegac¸˜ao do aBoard tamb´em ´e baseada em bot˜oes; 2) A vers˜ao IOS do aBoard; e 3) Um m´odulo de predic¸˜ao de pictogramas que considera os aspec-tos sint´aticos e semˆanticos das express˜oes produzidas. Ressalta-se que o objetivo deste m´odulo ´e servir de apoio ao letramento e `a alfabetizac¸˜ao, uma vez que ensina aos alunos a maneira correta de estruturar as frases.

Agradecimentos

Esta pesquisa ´e apoiada pelo CNPq (458798/2013-4 e 461492/2014-8) e pela Capes (88887.095638/2015-01).

Referˆencias

ASHA (2017). American Speech-Language-Hearing Association. http://www.asha.org/. BRASIL (2009). Resoluc¸˜ao no 4, de 2 de Outubro de 2009. Institui Diretrizes

Operacio-nais para o Atendimento Educacional Especializado na Educac¸˜ao B´asica, modalidade Educac¸˜ao Especial.

Farias, E., Cunha, M., and Souza, J. W. (2015). Abc autismo? uma aplicac¸˜ao mobile para auxiliar no processo alfabetizador de crianc¸as com autismo. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Inform´atica na Educac¸˜ao, volume 4, page 232.

IBGE, C. D. (2010). Caracter´ısticas gerais da populac¸˜ao, religi˜ao e pessoas com de-ficiˆencia. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estat´ıstica.

Moura, D., de Oliveira Filho, D. L. S., Laertius, D., Silva, A. J. G., Paiva, P., de Sales, T., Cavalcante, R., and Queiroz, F. (2016). Teo: Uma su´ıte de jogos interativos para apoio ao tratamento de crianc¸as com autismo. In Simp´osio Brasileiro de Inform´atica na Educac¸˜ao-SBIE, volume 27, page 627.

Mousinho, R., Schmid, E., Pereira, J., Lyra, L., Mendes, L., and N´obrega, V. (2008). Aquisic¸˜ao e desenvolvimento da linguagem : dificuldades que podem surgir neste per-curso. Revista de Psicopedagogia, 25(78):297–306.

Nielsen, J. (1995). 10 Usability Heuristics for User Interface Design.

http://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/.

Palao, S. (2017). ARASAAC - Portal Aragonˆes de Comunicac¸˜ao Aumentativa e Alterna-tiva. http://catedu.es/arasaac/.

Shull, F., Singer, J., and Sjoberg, D. I. K. (2008). Guide to Advanced Empirical Software Engineering.

Referências

Documentos relacionados

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

[r]

As hastes ao saírem do armazenamento a frio, apresentavam um percentual de 17 a 20% de flores senecentes, mas aos sete dias em temperatura ambiente este índice manteve-se menor