• Nenhum resultado encontrado

WEG S.A. Áudio Conferencia Resultados do 2º Trimestre de de agosto de h00 (Brasilia) Transcrição do original em português

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "WEG S.A. Áudio Conferencia Resultados do 2º Trimestre de de agosto de h00 (Brasilia) Transcrição do original em português"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PARTICIPANTES DA EMPRESA

Sr. Laurence Beltrão Gomes – Diretor de Finanças e Relações com Investidores

Sr. Luís Fernando Oliveira – Gerente de Relações com Investidores

APRESENTAÇÃO

Operadora: Bom dia e bem vindos à áudio conferência da WEG sobre os resultados do Segundo Trimestre de 2013.

Informamos que esta áudio conferência está sendo gravada e que neste momento todos os participantes estão conectados apenas como ouvintes. Mais tarde iniciaremos a sessão de perguntas e respostas, quando serão fornecidas novas instruções.

Caso necessitem de alguma assistência durante a áudio conferência, queriam, por favor, solicitar a ajuda de um operador digitando asterisco zero. Para obter o comunicado sobre o resultado trimestral ou a apresentação que utilizaremos durante esta teleconferência, por favor, dirija-se à página de Relações com Investidores da WEG no endereço www.weg.net/ri.

Antes de prosseguir, gostaríamos de esclarecer que eventuais declarações que possam ser feitas durante essa áudio conferência relativas à perspectiva dos negócios, às projeções, metas operacionais e financeiras e ao potencial de crescimento futuro da WEG constituem-se em meras crenças e premissas da administração da Companhia, bem como em informações atualmente disponíveis. Estas declarações envolvem riscos, incertezas e premissas, pois se referem a eventos futuros, e, portanto, dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer.

Investidores devem compreender que condições econômicas gerais, da indústria e outros fatores operacionais podem afetar o desempenho futuro da WEG e conduzir a resultados que diferem materialmente daqueles expressos em tais considerações futuras.

Gostaríamos de lembrar que esta áudio conferência está sendo conduzida em português com tradução simultânea para o inglês.

Conosco hoje em Jaraguá do Sul estão o Sr. Laurence Beltrão Gomes, Diretor de Finanças e Relações com Investidores, o Sr. Wilson Watzko, Diretor de Controladoria e o Sr. Luís Fernando Oliveira, Gerente de Relações com Investidores da WEG.

(2)

_________________________________________ Sr. Laurence Beltrão Gomes – Diretor de Finanças e Relações com Investidores

Bom dia a todos. É um prazer recebê-los para falar sobre os resultados do segundo trimestre de 2013. Eu vou rapidamente falar sobre alguns dos principais pontos sobre esse trimestre incluindo alguns detalhes sobre o crescimento e o desempenho da receita. O Luís Fernando vai destacar alguns aspectos em relação aos custos, Ebitda, capital de giro e investimentos e aí nós podemos passar para a sessão de perguntas e respostas.

Começando então, por favor, pela página 3 eu gostaria de chamar a atenção de vocês para dois pontos: o primeiro é o crescimento de receitas de 11,2% com leve aceleração em relação à taxa do primeiro trimestre de 2013, mas ainda abaixo do nosso padrão usual. A nossa expectativa é que continuaremos a ver essa aceleração gradual no segundo semestre de 2013.

O segundo ponto é a continuação da recuperação da rentabilidade e das margens. Podemos ver o crescimento absoluto nas margens, no lucro bruto, no Ebitda e no lucro líquido. A recuperação de margens é um processo gradual mas que é muito claro e parece consistente.

Na página 4 nós mostramos a evolução da receita operacional líquida trimestral ao longo dos últimos trimestres. Mesmo ajustada para os eventos não recorrentes o crescimento foi o maior do que 9%. O bom desempenho no mercado interno com um crescimento orgânico ajustado de 15,9% é explicado pela maior competitividade nos mercados de produtos de ciclo curto, produtos seriados, que ganharam condições de competição contra produtos importados.

Se a desvalorização do câmbio tem impacto positivo sobre a receita medida em reais é preciso lembrar que o dólar norte-americano também se valorizou em relação a diversas moedas no mundo, e isso explica em parte a diminuição das receitas no mercado externo medida em dólares que caíram 1,9%.

De toda forma, apesar dos desafios para o crescimento de 2013 isso não compromete a nossa aspiração de atingir receitas de R$ 20 bilhões até o ano de 2020. Continuamos absolutamente confiantes nas oportunidades identificadas no processo de elaboração do plano WEG 2020 e continuamos a trabalhar para aproveitar essas oportunidades ao máximo.

(3)

No slide número 5 nós temos a distribuição da receita pelas principais áreas de negócios. O principal destaque aqui foram os negócios de produtos de ciclo curto, os produtos seriados no mercado brasileiro. Isso vale tanto para os equipamentos industriais voltados para a indústria de máquinas e equipamentos como para os motores para uso doméstico. Nesses casos a competitividade adicional trazida pelo novo patamar do câmbio foi benéfica para a produção local. Não há visibilidade, contudo, de grandes alterações no cenário para as áreas de produtos engenheirados de ciclo longo mais relacionados à indústria de processo. Aqui nesses casos os investimentos em expansão de capacidade produtiva continuam em ritmo lento no Brasil e no exterior.

Em GTD temos sinais positivos nos preços de produtos de transmissão e distribuição e perspectivas de que os leilões de energia desse segundo semestre indiquem alguma recuperação de demanda, embora o ritmo atual ainda seja lento. Eu gostaria de chamar então o Luís Fernando para continuar a apresentação. Por favor Luís Fernando pode prosseguir.

_________________________________________ Sr. Luis Fernando Oliveira – Gerente de Relações com Investidores

Olá bom dia a todos. Queira passar imediatamente para página 6 que traz o breakdown dos custos de produção e a comparação com o segundo trimestre de 2012. O destaque mais uma vez é o aumento da margem bruta de 2,6 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado atingindo 32,8%. As razões desse bom desempenho foram a desvalorização cambial, a melhor diluição dos custos de transformação, a desoneração da folha de pagamentos e a venda do imóvel não operacional, um imóvel industrial em Hortolândia em São Paulo.

Na página 7 nós temos a demonstração do cálculo do Ebitda. Podemos notar a expansão consistente da margem Ebitda, que é um efeito que a gente já vem notando há alguns trimestres, muito consistente.

(4)

Na página 8 nós vemos aí a evolução do capital de giro como percentual da receita líquida ao longo dos últimos anos. Nós temos chamando a atenção para a tendência de queda do capital de giro como percentual da receita nesse trimestre. Nesse tri especificamente é um resultado divergente mas que não muda na nossa visão essa tendência.

O crescimento de capital de giro é sazonal e esperado no segundo trimestre, acontece normalmente, e além disso a gente tem um efeito adicional da desvalorização cambial sobre os recebíveis em moeda estrangeira. Lembramos que apesar desse aumento no capital de giro continuamos a observar uma expansão no retorno sobre o capital investido.

Finalmente no slide número 9 nós temos um investimento orgânico em expansão de capacidade nos últimos trimestres. A nossa expectativa continua sendo de investir aproximadamente R$ 265 milhões ao longo de 2013 em expansão e modernização de capacidade produtiva.

Isso encerra a nossa apresentação eu passo a palavra para o Laurence fazer algumas considerações.

_________________________________________ Sr. Laurence Beltrão Gomes – Diretor de Finanças e Relações com Investidores

Bem, antes de passar para a sessão de perguntas e respostas eu só gostaria de reforçar alguns pontos: primeiro nós continuamos confiantes nas oportunidades de mercado que estão disponíveis para uma empresa como a WEG e por isso acreditamos que as aspirações do plano WEG 2020 são totalmente alcançáveis. Essas oportunidades são tanto de crescimento orgânico como através de transações que tragam novos produtos, novos mercados, novas tecnologias ao nosso negócio. Trabalhamos nas duas frentes continuamente.

Buscamos crescimento e competitividade a qualquer condição. Os resultados indicam que estamos no caminho certo.

Então isso encerra a nossa apresentação e podemos passar agora para a sessão de perguntas e respostas. Por favor operadora, pode prosseguir. _________________________________________ Sessão de Perguntas e Respostas

Operadora

Obrigada. Senhoras e senhores iniciaremos agora a sessão de perguntas e respostas. Lembramos mais uma vez que esta áudio conferência está sendo conduzida em português com tradução simultânea para o inglês. Para fazer uma pergunta por favor

(5)

digitem asterisco um e para retirar a pergunta da lista digitem asterisco dois.

Nossa primeira pergunta vem do Sr. Alexandre Falcão, HSBC

_________________________________________ Sr. Alexandre Falcão –

HSBC

Bom dia Laurence, Luís Fernando. Minha pergunta tem a ver com o efeito de dólar que vocês já sentiram, quer dizer, primeiro qual é o tamanho, qual é a duração do ciclo de vocês? Onde é que a gente vai começar a ver um impacto de um do dólar mais baixo... desculpe, um dólar mais alto?

E segundo se vocês vão enxergar algum benefício dessa diminuição de barreira tarifária para aço, de importação de barreira tarifária para aço já nos próximos resultados e se isso já foi impactado para preços mais competitivos. Obrigado.

_________________________________________ Sr. Laurence Beltrão Gomes – Diretor de Finanças e Relações com Investidores

Bem obrigado Falcão pela pergunta. Eu acho que é importante mencionar que esse câmbio, o câmbio médio do trimestre, foi um câmbio de 2,06; se nós continuarmos com esse patamar de câmbio atual em torno de 2,25 assim nós acreditamos num segundo semestre melhor para a WEG do que foi o primeiro semestre de 2013, um impacto direto mas um impacto positivo também indireto em relação à maior competitividade dos nossos clientes, dos OEMs nacionais, e também uma maior competitividade da WEG no mercado externo e também no mercado interno.

Então também é importante ressaltar que uma parte dos nossos custos de produção também são dolarizados, são atrelados ao câmbio (uma pequena parte), então o efeito não é totalmente direto; mas acho que a mensagem é que o segundo semestre acreditamos num segundo semestre melhor para a WEG do que foi o primeiro semestre.

Em relação ao aço essas negociações são negociações de contratos trimestrais ou quadrimestrais que são feitas. Importante aqui é que é um ambiente bastante competitivo. Nós

obviamente usamos o poder de barganha que temos para enfrentar essas negociações, mas a competição é bastante importante nesse mercado. E também outro ponto a ressaltar é que a indústria toda passa, repassa esses aumentos. Os potenciais aumentos são repassados aos preços de forma bastante clara e fluida porque toda a indústria sabe, a indústria mundial também repassa.

_________________________________________ Sr. Alexandre Falcão –

HSBC

Tá ótimo, obrigado. Se eu puder só um follow up em GTD especificamente: dá para imaginar que como você não teve nenhum grande investimento anunciado principalmente em cogeração ou ampliação ou novas usinas de açúcar e álcool continuar vendo o GTD perdendo espaço na torta de receita de vocês? Qual você acha que é um patamar que isso deve estacionar? Obrigado. _________________________________________ Sr. Luis Fernando Oliveira – Gerente de Relações com Investidores

Oi Falcão. Na verdade GTD ele é um negócio cíclico e é um negócio de ciclo longo. Na verdade a gente pode esperar que ele continue perdendo pelo menos num curto espaço de tempo ele está com um dinamismo mais lento do que os outros negócios, então a tendência é que ele acabe diminuindo um pouco mais a importância digamos assim.

Não tem muito piso para isso; mas eu diria que é muito difícil cair muito além do que a gente está vendo, 20% parece ser um patamar razoável. É difícil imaginar que caia muito além disso. Os negócios estão num nível básico, digamos assim, que não há expectativa de queda adicional; pelo contrário, a expectativa é que a gente esteja, eventualmente, com indicações de preços melhores nos leilões de energia e tende a dar um maior dinamismo para o negócio e indicam que ao longo dos próximos trimestres a gente pode começar a ver alguma recuperação na demanda desse setor. _________________________________________ Sr. Alexandre Falcão –

HSBC

(6)

Muito obrigado.

_________________________________________ Operadora

Com licença, lembrando que para fazer perguntas basta digitar asterisco um.

Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Ricardo Schweitzer, Votorantim Corretora.

_________________________________________ Sr. Ricardo Schweitzer –

Votorantim Corretora

Bom dia Laurence, bom dia Luís Fernando, obrigado pelo call. Vocês já deram um follow up com relação ao segmento de geração especificamente, mas a gente tem percebido também tanto nesse release quanto no anterior uma mudança bastante marginal de tom com relação ao segmento de transmissão e distribuição.

Se vocês pudessem dar um pouco mais de detalhe com relação ao view de vocês tendo em vista que a gente vinha trabalhando com um cenário de preços ruins por conta de excesso de oferta no segmento a gente agradeceria bastante.

_________________________________________ Sr. Luis Fernando Oliveira – Gerente de Relações com Investidores

Ricardo desculpa, estava muito ruim à sua questão, a gente não conseguiu compreender a questão. Você poderia repetir um pouquinho mais lento eventualmente?

_________________________________________ Sr. Ricardo Schweitzer –

Votorantim Corretora

Me ouve bem agora?

_________________________________________ Sr. Luis Fernando Oliveira – Gerente de Relações com Investidores

Sim, agora melhor.

_________________________________________

Sr. Ricardo Schweitzer –

Votorantim Corretora

Ok. Eu havia perguntado com relação ao segmento de transmissão e distribuição que a gente percebeu uma mudança - ainda que muito marginal - no tom de vocês com relação ao segmento em relação ao que vinha sendo dito em trimestres anteriores. Vocês vinham falando para a gente a respeito de um mercado ainda bastante deprimido por conta de capacidade que a gente tem hoje no Brasil.

E a percepção que a gente tem principalmente pela introdução que o Laurence fez é que o tom está um pouquinho diferente. Então se vocês pudessem abrir um pouquinho mais o view de vocês com relação ao segmento seria bom.

_________________________________________ Sr. Laurence Beltrão Gomes – Diretor de Finanças e Relações com Investidores

O que nós... realmente a área de transmissão e distribuição ela melhorou esse ano, ela vem melhorando gradualmente, também como nós mencionamos uma pequena melhora em preços, houve essa melhora. Não houve mudança no tom, esperamos que isso continue melhorando.

O grande potencial que nós temos ainda é no mercado externo. Ainda temos uma capacidade de produção a ser ocupada na unidade do México. Essa unidade que foi construída e direcionada para o mercado americano é um grande potencial que nós temos, que o mercado americano ainda de transmissão e distribuição vem com uma rede bastante obsoleta, equipamentos bastante obsoletos, com idade já muito avançada. É um grande mercado que está para acontecer já há três anos. Então há uma expectativa positiva também em relação ao mercado externo principalmente vindo de investimentos em transmissão nos Estados Unidos.

_________________________________________ Sr. Ricardo Schweitzer –

Votorantim Corretora

Ok obrigado.

_________________________________________ Operadora

(7)

Com licença novamente, para fazer uma pergunta favor digitar asterisco um, estrela um. Novamente, para fazer uma pergunta pressione asterisco um. Com licença, nossa próxima pergunta vem do Sr. Alexandre Falcão, HSBC.

_________________________________________ Sr. Alexandre Falcão –

HSBC

Obrigado pelo follow up. Na verdade eu queria que vocês comentassem um pouco sobre como está o rollout de eólica, o segmento de eólica de vocês, se vocês estão enxergando, como é que está a capacidade produtiva de vocês, o que tem de projeto no pipeline, o que dá para esperar de receita para frente? Obrigado.

_________________________________________ Sr. Laurence Beltrão Gomes – Diretor de Finanças e Relações com Investidores

Nós continuamos com um projeto de localização e desenvolvimento dos protótipos, continuamos com as negociações, as negociações estão em andamento. Esse segmento é um segmento promissor para a WEG. Nós acreditamos que vamos ter uma participação no futuro próximo condizente com a nossa participação no mercado de máquinas elétricas.

Mas as negociações elas continuam, várias frentes de negociações abertas, que não terminaram. Houve uma mudança nesse segmento no ano passado, a regulamentação, as regras, então houve uma mudança relevante em vários aspectos desse segmento. Continuamos o projeto, ele continua, está indo, não tem atualmente nenhuma novidade nessa área.

Vamos aguardar o leilão, os leilões de energia que vão acontecer no segundo semestre, isso vai ser importante também em relação ao preço desses leilões e quanto a eólica vai ganhar nos leilões; mas está indo tudo de acordo com o esperado nessa área. _________________________________________ Sr. Alexandre Falcão –

HSBC

Tá ótimo, obrigado. _________________________________________ Operadora

Com licença, lembramos que para fazer perguntas basta digitar asterisco um.

Encerramos neste momento a sessão de perguntas e respostas. Gostaria de passar a palavra ao Sr. Laurence para as considerações finais. Por favor Sr. Laurence, pode prosseguir.

_________________________________________ Sr. Laurence Beltrão Gomes – Diretor de Finanças e Relações com Investidores

Bem, muito obrigado pela participação de todos e um bom dia.

_________________________________________ Operadora

A áudio conferência da WEG está encerrada. Agradecemos a participação de todos, tenham um bom dia e obrigada por usarem Chorus Call.

Referências

Documentos relacionados

◦ O balancete do banco central mostra como a intervenção cambial afeta a oferta de moeda porque os ativos do banco central são a base do processo de oferta de moeda doméstica.. ◦

O AQUASAFE tem múltiplas aplicações (em todo o tipo de sistemas que necessitem gerir dados para produzir informação) estando actualmente a ser utilizado para dar suporte à gestão

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Vendedores Mecânicos Coordenadores Funcionários Tabela de comissão Evento de comissão Regra de comissão Período comissões Tabela condicional Grupo comissão

Sinal de saída Antena Doadora T T Micro controlador Down-Link Up-Link REFORÇADOR CELULAR Sinal medido na saída da Antena Doadora (vide slide a seguir) Sentido do Sinal Sinal

Ante o exposto, proponho conhecer do Recurso interposto pela FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO para, no mérito, negar-lhe provimento, pelas razões e fundamentos constantes da

a) Calcular o erro absoluto que pode ser cometido em qualquer medição efetuada com este voltímetro. b) Calcular o erro percentual de que pode estar afetado o valor medido,

31 PEUGEOT/207PASSION XS 2010/2011 CINZA FLE FINAL: 4 / 022374 60 dias uteis R$ 90,00 MEDIA MONTA / VEICULO SINISTRADO / FAZER CSV POR CONTA E RISCO DO ARREMATANTE / VEICULO SEM